Blockchain vs centralizado: qual é o melhor?

Hoje em dia, há muito hype acontecendo com Blockchains, e as pessoas parecem não se cansar disso. O blockchain é um assunto vasto para lidar, e é por isso que você pode se confundir de vez em quando se não tiver o conhecimento adequado sobre ele. Muitas pessoas costumam confundir blockchains com o sistema de banco de dados centralizado e não sabem as diferenças fundamentais entre eles. É por isso que hoje vamos dar uma olhada mais de perto no banco de dados Blockchain vs Centralized, para esclarecer todas as suas confusões.

Vamos em frente, vamos?

Blockchain vs centralizado: qual é a melhor opção?

Blockchains são um novo design do sistema de banco de dados que elimina completamente o procedimento de centralização. Você pode gerenciar o banco de dados sem qualquer administração central. Assim, ao fazer isso, você pode compartilhar ou atualizar dados diretamente com outra pessoa.

Isso difere totalmente do sistema de banco de dados NoSQL ou SQL original, pois são controlados principalmente por uma fonte central.

De muitas maneiras, os blockchains têm mais segurança do que bancos de dados centralizados padrão, como bancos, mas também carecem de alguns outros aspectos!

Você pode armazenar ou até mesmo fazer transações neste sistema sem qualquer problema, assim como o sistema centralizado.

Mas antes de fazer a chamada final, vamos ver como eles atuam em diferentes setores.

Blockchain vs centralizado: análise de desempenho

  1. Terceiros: Blockchain leva a vitória

O principal atrativo do blockchain é a falta de administração central. Isso permitirá que você faça transações diretamente. Mas como?

Na verdade, é muito simples. As transações feitas no sistema blockchain requerem autorização e prova de validade. Esses dois termos garantem a segurança das necessidades de transações, ao contrário dos sistemas centralizados.

Os nós usados ​​no blockchain irão verificar suas transações e processar o pagamento estando em sincronia um com o outro sempre.

Normalmente, o conteúdo de bancos de dados padrão é armazenado em algum tipo de sistema de computador, onde você pode manipulá-lo facilmente. Como resultado, você terá que depender do sistema não importa o quê, em última análise, controlando você.

Blockchain acontece para se livrar desses sistemas e proteger os dados por meio de criptografia de ponta.

Portanto, uma vez que um código é escrito, ninguém pode alterá-lo por qualquer meio. Bem legal né?

  1. Complexidade: Banco de Dados Centralizado Vence

Cada nó no sistema funciona de forma independente no sistema blockchain. Os nós podem fazer isso porque têm acesso total ao banco de dados. Então, se alguma mudança estiver acontecendo, todos eles atualizarão seus livros de acordo.

No entanto, para uma transação financeira, a transparência total não seria o melhor caminho a seguir.

Os sistemas de banco de dados centralizados padrão evitam esse tipo de problema, restringindo a liberdade do usuário. Isso pode ser uma estratégia boa e ruim. Um banco de dados centralizado tem a opção de ler ou gravar quaisquer dados, mas por outro lado, o blockchain permite apenas Gravar a única opção.

É por isso que o blockchain precisa adicionar uma camada extra de segurança para lidar com este problema. Novamente, o uso de vários endereços e criptografias de blockchain torna este procedimento ainda mais complicado do que o normal.

No entanto, pode ser um procedimento muito mais seguro desta forma.

  1. Robustez: o Blockchain vence aqui

Como um sistema completo, o blockchain tem o limite superior de tolerar qualquer quantidade de falhas. Todos os nós aqui são independentes, o que torna qualquer quantidade de perda administrável. Mesmo se um nó ou alguns nós falharem, outros nós têm o livro-razão atualizado e podem continuar sem problemas.

Esse tipo de sistema torna o Blockchain uma ótima tecnologia para lidar. Portanto, se você enviar qualquer tipo de dado pelo sistema, existe a possibilidade de zero falha na transação. É um ótimo procedimento onde você sempre encontrará uma maneira de recuperar o atraso em caso de falha do nó.

Bancos de dados regulares não têm esse tipo de sistema à prova de falhas. É por isso que pode haver muitas falhas de transação no sistema típico.

Então, se você está se perguntando qual é o mais adequado para transações financeiras, então a Blockchain leva a vitória.

  1. Melhor desempenho: é um empate!

Mesmo que blockchains sejam comparativamente mais lentos do que bancos de dados centralizados, a tecnologia ainda é excepcionalmente nova e está passando por muitas alterações para resolver este problema.

Já houve muitos casos em que o sistema foi modificado para funcionar tão rápido quanto um banco de dados centralizado.

Verificar a assinatura usando criptografia público-privado leva muito tempo. Como os nós iniciarão a transação entre dois usuários, ninguém pode descartar esse procedimento. No entanto, muitas criptomoedas, como Nano ou Litecoin, usam uma tecnologia de blockchain que funciona mais rápido do que o normal.

No fim,

Blockchain vs banco de dados centralizado

A diferença entre o blockchain e o banco de dados centralizado é inesperadamente enorme. No entanto, o Sistema centralizado está aqui há séculos e ainda existe sem problemas. Como o blockchain é uma nova tecnologia, vai demorar um pouco mais para se acostumar.

Mas eu tenho certeza; uma vez que ele supere todas as suas falhas, ele sempre será o vencedor do debate blockchain vs banco de dados centralizado.