The Rise Of Private Blockchain Technologies

Este artigo enfocará os fundamentos da tecnologia de blockchain privada, bem como seus recursos, diferenças entre tecnologias de blockchain privadas e públicas, plataformas populares e casos de uso de tecnologias de blockchain privadas.

Um blockchain privado é um dos tipos populares de tecnologia de blockchain no momento. Basicamente, existem três tipos de tecnologia de blockchain – Pública, Privada e Federada. Com base em como é cada uma de suas características, as empresas as utilizam em suas próprias soluções.

Se você usar aplicativos de blockchain privados em uma solução onde o sistema público ou federado é necessário, então essa solução não terá sucesso. Portanto, é realmente importante saber que tipo de plataformas de blockchain privadas você está usando.

Assim, para ajudá-lo, estarei cobrindo tudo o que você precisa saber sobre o blockchain privado. Então, vamos começar!

Inscreva-se agora:Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains

blockchain privado

O que é Blockchain privado?

Antes de passarmos a usar blockchain privado em diferentes setores, vamos ver o que é um blockchain privado em primeiro lugar. Em termos simples, um blockchain privado é um tipo de rede blockchain onde apenas uma única autoridade ou organização tem controle sobre a rede.

Sim, parece que não ressoa diretamente com o conceito principal de blockchain agora, certo? Bem, embora os exemplos de blockchain privados possam parecer uma rede centralizada, na realidade, pode oferecer descentralização parcial.

Além disso, em uma rede como esta, você não pode obter uma entrada sem qualquer motivo. Na realidade, esse tipo de rede é adequado como tecnologia interna para uma empresa. Por que?

Bem, porque como tudo depende da tecnologia hoje em dia, os anteriores simplesmente não conseguem acompanhar a mudança dos tempos.

Como resultado, existem muitos problemas, como roubo de dados, hack de identidade e assim por diante.

Portanto, para proteger as informações confidenciais de uma empresa, usar blockchains privados é a opção perfeita.

Portanto, sem autenticação adequada, ninguém pode entrar neste tipo de rede.

Para garantir que qualquer empresa possa usar o blockchain, existem muitas empresas que estão trabalhando para trazer uma versão privada apenas por uma questão de sigilo.

Por exemplo, Ethereum costumava ser uma plataforma exclusivamente pública. Mas agora a EEA está trazendo o blockchain privado da Ethereum com os mesmos recursos e privacidade adicional para essas empresas de ponta.

Reação do Mercado

Bem, existem algumas controvérsias em relação a blockchains privados. Por exemplo, muitas pessoas pensam que usar essa tecnologia não significa que você está usando os valores centrais do blockchain.

Bem, isso pode ser verdade, mas a plataforma vem com todos os recursos, exceto que é apenas privado. Mas para empresas, um blockchain público não é adequado, pois há muitas informações confidenciais que podem vazar.

E assim, blockchains privados ou blockchains corporativos são extremamente populares entre empresas sofisticadas.

De qualquer forma, vamos verificar os recursos de blockchains privados.

Quais são os melhores recursos do Private Blockchain?

Privacidade Total

Na realidade, as plataformas de blockchain privadas se concentram principalmente na privacidade, em vez de divulgações completas. Então, se você está interessado em uma tecnologia em que a privacidade é a maior preocupação, então os blockchains privados são certamente para você.

Por outro lado, uma empresa precisa de segurança e privacidade porque sempre lida com ataques cibernéticos. Além disso, como eles lidam com informações confidenciais o tempo todo, é difícil manter tudo sob controle.

Assim, se uma empresa pode usar um blockchain privado para restringir suas instalações de segurança, então será impossível para qualquer hacker invadir o sistema.

Alta eficiência

Esse tipo de plataforma de blockchain oferece o mais alto nível de eficiência. Na realidade, os exemplos de blockchain privados podem mostrar que eles funcionam muito melhor do que as plataformas de blockchain públicas tradicionais. Mas por que?

Bem, é porque, em privado, apenas um punhado de nós pré-autorizados obtém uma entrada. Portanto, não há como os nós ocuparem mais recursos do que o normal. Mas em um blockchain público, não há limites para o número de nós.

Como resultado, o sistema fica drasticamente lento quando há muitos participantes. Mas a rede privada é imune a esse problema.

Escalabilidade

Na verdade, as plataformas privadas são mais estáveis ​​e você obterá o melhor desempenho delas. O mesmo se aplica à escalabilidade. Para que uma empresa funcione com eficiência, ela deve ser escalonável. Então, com o tempo tem que crescer também. Mas em um blockchain público, quando a rede começa a crescer depois de um certo tempo, ela começa a desacelerar também.

Isso é chamado de problema de escalabilidade. Mas as redes privadas parecem ter superado esse problema, pois pode crescer, mas não desacelerar em nenhum caso.

Mais ainda, isso resulta em taxas reduzidas, transações mais rápidas e assim por diante.

Arquitetura Robusta

Na realidade, as redes privadas têm uma das estruturas de rede robustas do momento. Eles são feitos para serem resilientes a quaisquer problemas. É por isso que eles vêm com um bom nível de protocolos de segurança que ajudam a manter as atividades maliciosas afastadas.

Em algumas das plataformas, você pode até ver o recurso do tipo firewall que protege todas as informações dentro do livro-razão de fora e da presença interna.

Acho que, tecnicamente, uma organização pode alterar a transação se quiser, mas isso é altamente improvável e não passará despercebido.

Quer se tornar um arquiteto de blockchain corporativo certificado? Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Architect (CEBA)!

Por que usar este tipo de blockchain?

  • Economiza Recursos

Se você olhar os exemplos de blockchain privado, verá que essas plataformas estão economizando muitos recursos. Na realidade, manter um sistema privado é bastante simples e não precisa de muita atenção.

Portanto, eles consomem apenas alguns recursos de plataformas públicas de blockchain. Assim, você economiza muito dinheiro e mão de obra necessária para essas soluções. No entanto, isso não significa que será totalmente barato ou algo assim.

Mas comparando com outras tecnologias eficientes como esta, é o mais barato!

  • Taxas baixas

Nessa rede, você pode realizar transações com as taxas mínimas. Na maioria das vezes, você pode nem precisar de uma taxa, para começar. Na realidade, esse é um ótimo motivo para começar com blockchains privados. Além disso, esses blockchains, em muitos casos, não têm um token nativo para a rede.

Assim, qualquer tipo de impacto negativo que as criptomoedas possam trazer não estará aqui.

  • Regulamentos

Outro bom motivo para usar esta rede são os regulamentos. Todos os exemplos de blockchain privados no mundo real giram em torno de regulamentações. Na verdade, as empresas não podem trabalhar sem um sistema regulatório.

E assim, deve haver uma maneira adequada de realizar certas tarefas, e o não cumprimento das regras resultará em consequências. Assim, garante mais segurança aos participantes.

  • Sem partes ilegais

Este é um dos benefícios de usar blockchain privado, uma vez que não oferece nenhum escopo para nenhum terceiro desconhecido entrar na rede. Assim, garante que ninguém possa utilizar o canal para suas atividades ilegais. Ao contrário do blockchain público, o blockchain privado leva esses problemas a sério, pois pode prejudicar a reputação da empresa.

  • Capacitando Organizações Empresariais

Ao contrário do blockchain público, as plataformas de blockchain privadas são mais voltadas para empresas ou organizações. Eles não querem capacitar os usuários, mas sim a empresa como um todo.

Blockchain público vs. privado

Vou explicar brevemente a principal diferença entre blockchain público e privado. Muitos de vocês costumam ficar confusos sobre a diferença entre esses dois tipos, então é melhor esclarecer isso.

Em um blockchain público, todos e qualquer pessoa podem entrar na rede, por outro lado, apenas os nós selecionados podem entrar no blockchain privado.

Além disso, os blockchains privados são parcialmente descentralizados e os públicos são totalmente descentralizados. Mas em termos de velocidade de transação, custo ou eficiência, o blockchain público fica muito para trás.

Esta é uma das principais diferenças no blockchain público vs privado.

Como estamos no tópico, você pode querer verificar a comparação entre as tecnologias de blockchain privadas e de consórcio também.

Mas o blockchain privado também carece de imutabilidade, acesso e assim por diante. De qualquer forma, espero que a tabela abaixo esclareça mais este tópico. Então, dê uma olhada!

Blockchain público Blockchain privado
Acesso Qualquer um Organização Única
Custo de Transação Alto Baixo
Velocidade de Transação Lento Rápido
Autoridade Descentralizado Parcialmente descentralizado
Imutabilidade Completo Parcial
Tratamento de Dados Acesso de leitura e gravação para qualquer pessoa Acesso de leitura e gravação para uma única organização
Consenso Sem permissão Autorizado
Eficiência Baixo Alto

Plataformas de Blockchain Privadas

Existem muitas plataformas de blockchain privadas que são perfeitas para casos de uso corporativo. Então, vou apresentá-los brevemente, um por um.

  • Enterprise Ethereum

Na realidade, Enterprise Ethereum é uma das novas adições a partir de hoje. Ethereum é na verdade um blockchain público que ganhou força com base nos recursos que introduziu. Mas era difícil para as empresas até mesmo usar esses recursos, pois é uma rede totalmente pública.

É por isso que a EEA ou a Enterprise Ethereum Alliance começaram a lançar uma versão blockchain privada da Ethereum apenas para uso comercial. Portanto, este blockchain privado da Ethereum oferece um novo tipo de rede privada que também usa os benefícios da rede pública.

Mais ainda, o blockchain privado Ethereum também é atualizado com base na rede pública. Portanto, ela continuará a crescer e se tornar uma rede mais ampla.

  • Tecido Hyperledger

Esta é uma das plataformas de blockchain privadas populares na lista até agora. Na realidade, o Hyperledger Fabric está repleto de recursos que qualquer pessoa pode usar em qualquer tipo de setor. Além disso, ele vem com acesso permitido, então qualquer membro deve autorizar suas identidades antes de poder entrar nele. Confira mais informações sobre blockchain permitido aqui.

Mais ainda, ele vem com uma estrutura modular, o que significa que você pode plug and play qualquer tipo de item neste. Além disso, permite que você personalize em um grande comprimento. A velocidade da transação é rápida e, na realidade, se destaca em qualquer outra plataforma do mercado.

  • Corda

Corda é outra ótima plataforma que você deve conhecer. Na realidade, o Corda tem dois tipos de versões, uma é de código aberto e a outra é para uso comercial. Mas Corda blockchain é mais adequado para setores financeiros, como setores bancários, seguros, imobiliário e assim por diante.

Mas está evoluindo, então qualquer empresa que esteja procurando maneiras de atualizar seu sistema de rede de financiamento pode dar uma olhada no Corda.

Além disso, o Corda oferece o melhor firewall possível contra qualquer ataque online. Então, é uma ótima opção para usar como sistema de segurança.

  • Ondulação

Ripple é outra plataforma de blockchain privada, exclusivamente para o setor financeiro. Na realidade, ele vem com um token nativo próprio e, usando isso, você pode concluir transações em segundos. De qualquer forma, anteriormente, muitas pessoas pensavam que o Ripple só é adequado para indústrias financeiras.

Mas, lentamente, até mesmo os governos estão começando a usar essa plataforma para seus próprios benefícios. Os custos de transação para esta plataforma são relativamente baixos e oferece um protocolo de consenso seguro. De qualquer forma, para usar esta plataforma, você deve baixar RippleNet.

De qualquer forma, vamos verificar o próximo agora!

  • Quorum

Quorum é o último da nossa lista. JP. Morgan é o responsável pelo sucesso do Quorum. Na verdade, o Quorum é uma versão privada do Ethereum. Mas os desenvolvedores ajustaram a plataforma Ethereum para fazer certas moderações e torná-la amigável para empresas.

De qualquer forma, Enterprise Ethereum e Quorum não são a mesma coisa. Portanto, certifique-se de não confundi-los. Ambos usam métodos e protocolos diferentes para chegar a um consenso.

Além disso, suas políticas de privacidade são diferentes. Você pode aprender mais sobre este tipo de blockchain neste tutorial de blockchain do Quorum.

Quais são os casos de uso de um blockchain privado?

Serviços financeiros

Bem, as empresas de blockchain privadas garantem que todas as redes sejam adequadas para serviços financeiros. E para ser franco, a rede blockchain é perfeitamente adequada para isso. Normalmente, os serviços financeiros têm muitos problemas, como sistemas de rede vulneráveis, baixa velocidade de transação e assim por diante.

Mas com a ajuda de blockchains privados, os setores financeiros podem obter um grande impulso. Além disso, o custo de conclusão de pagamentos internacionais também diminuirá. Mais ainda, aumentará a eficiência, oferecerá transparência e assim por diante.

Mas você deve garantir que sua solução de blockchain seja capaz de evitar problemas de hacking.

Negociação

As indústrias de comércio também são outro alvo importante para as empresas de comércio. Na realidade, mais de US $ 18 trilhões de mercadorias passam por processos comerciais todos os anos. Mas para que tudo corra bem, as empresas precisam de um controle melhor sobre todo o sistema.

Com isso, o setor de comércio pode rastrear seus produtos até mesmo na rota. Além disso, a empresa pode saber quando receberá os produtos por meio do processo de rastreamento. De qualquer forma, garantir o pagamento de um lote de pedido também é importante aqui. Como você pode imaginar, o blockchain de financiamento comercial tem crescido muito nos últimos anos.

Gestão da cadeia de abastecimento

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um dos casos de uso de blockchain privados populares. Na realidade, as empresas privadas de blockchain tendem a fazer plataformas exclusivamente para as indústrias da cadeia de abastecimento, pois é uma grande oportunidade.

E na vida real, os resultados do blockchain para a cadeia de suprimentos também são muito positivos. Muitas empresas já estão usando blockchain privado para este setor e estão vendo um aumento nas receitas.

Mais ainda, até mesmo os clientes obtêm um resultado transparente onde sabem exatamente como ou de onde conseguiram seus produtos. É uma ótima maneira de oferecer autenticidade do produto e reduzir os problemas de falsificação de uma vez por todas.

Quer saber mais sobre as possibilidades de implementação de blockchain privado no gerenciamento da cadeia de suprimentos da sua organização? Inscreva-se em nosso curso Enterprise Blockchains e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos agora!

Retalho

O varejo é um setor maravilhoso onde os aplicativos de blockchain privados podem florescer em sua plenitude. Mesmo que este setor não tenha sido tão receptivo a esta tecnologia no início, mas agora está lentamente incorporando-a também.

De qualquer forma, os produtos falsificados de varejo parecem ser um dos grandes problemas desse setor. E com a ajuda do blockchain no varejo, eles podem rastrear seus produtos desde os fabricantes até as lojas do varejista. Portanto, sempre há uma maneira de se proteger contra qualquer problema malicioso que apareça durante a entrega dos produtos.

Walmart e Alibaba parecem ser dois dos maiores nomes do setor.

Serviços Governamentais

Os serviços governamentais podem parecer uma opção distante, mas na verdade é um dos setores que estão ficando para trás rapidamente. A partir de hoje, o setor está repleto de corrupção, e nenhum outro setor enfrenta tanta corrupção no mundo.

Assim, as pessoas logo estão perdendo a fé nesse tipo de indústria. Além disso, o processo de obtenção de serviços governamentais é bastante lento. Mas com a ajuda de aplicativos privados de blockchain, ele pode finalmente se livrar de qualquer corrupção.

Mais ainda, pode oferecer serviços melhores, rápidos e confiáveis ​​para as pessoas.

Já existem muitos serviços governamentais usando esta tecnologia, devido à grande quantidade de casos de uso de blockchain para o governo.

Cuidados de saúde

A saúde é realmente um setor maravilhoso que precisa de uma mudança o mais rápido possível. Porque? Bem, este setor não oferece confidencialidade ao paciente e, como resultado, muitos dados vazam para o sistema.

Assim, as empresas privadas de blockchain podem ajudar a eliminar todos esses problemas. Eles podem oferecer confidencialidade ao paciente e oferecer acesso a médicos com a permissão dos pacientes. Mais ainda, também elimina medicamentos falsificados e outros problemas de gestão.

Mas o mais importante, o blockchain para saúde pode eliminar a mudança de certificação falsa entre os médicos. Por sua vez, garante melhores políticas de tratamento.

Imobiliária

As empresas privadas de blockchain também são feitas para o setor imobiliário. Na realidade, o mercado lida com alto custo, baixa liquidez, inacessibilidade. Acontece que é a única classe alta que agora tem acesso a imóveis.

Mas parece sair do controle para as pessoas de classe baixa ou média. Mas será que a ajuda das redes privadas neste setor pode florescer. Ele pode finalmente oferecer às pessoas uma propriedade fracionada e então usar isso para beneficiá-las também.

Blockchain para imóveis também protege o processo de pagamento e elimina quaisquer problemas criminais subjacentes.

Seguro

Os aplicativos de blockchain privados podem brilhar nas indústrias de seguros. Na realidade, esse setor está sujeito a problemas, como responsabilidade e trilhas de papel. Compilações como excesso de papelada e sinistros de seguro realmente retardam todo o processo. Assim, é necessário que uma rede privada ofereça seus benefícios a esse setor para sempre.

De qualquer forma, usando a tecnologia, você pode automatizar todo o processo de reclamação de seguro e, portanto, economizar o peso da espera na fila.

Todo o processo é automatizado e suave em blockchain para seguro. Então, não há problemas persistentes.

A MetLife é um dos maiores contribuintes para este nicho.

No fim

As cadeias de bloqueio privadas são uma tecnologia única, especificamente adequada para empresas. Já existem tantas soluções baseadas em blockchains privados.

Além disso, embora muitas pessoas possam pensar que blockchains privados são apenas um sistema de banco de dados centralizado glorificado, a realidade é bem diferente.

Existem muitos exemplos para provar isso agora. Por exemplo, muitas empresas de ponta usam o Fabric como a base de suas soluções de blockchain. Mais ainda, essas soluções estão trabalhando com alto nível de eficiência.

Portanto, certifique-se de começar a verificar esse tipo de blockchain também. Para obter mais detalhes, você pode começar com nosso curso de blockchain gratuito para começar!