A sua identidade digital está protegida e protegida?
Vivemos em um mundo onde nossa identidade é exigida em todos os lugares como moeda e só vai piorar. Cada aplicativo que usamos, cada site em que participamos, cada organização com a qual fazemos parceria, todos exigem que criemos um nome de usuário e uma senha. O resultado são usuários e senhas infinitos que são um pesadelo de manter. Não apenas isso, mas a maioria de nós é altamente previsível em nossas convenções de nomenclatura e frequentemente usa as mesmas senhas e quanto mais senhas tivermos, mais previsíveis (e hackeados) obteremos.
Blockchain para identidade digital
Este vídeo fala sobre desafios comuns de identidade digital e explora como o Blockchain pode ajudar a manter sua identidade digital sob controle e protegê-la. Os próprios recursos que tornam o Blockchain de valor são os que precisamos para um gerenciamento de identidade mais seguro. Proveniência, imutabilidade e finalidade são fundamentais para manter o controle de identidade eficaz.
Isso pode afetar a todos nós
Para dar um exemplo pessoal, há cerca de um ano mudei de emprego. Isso envolveu abrir mão do meu celular do trabalho e comprar um novo pessoal. Eu poderia ter mantido meu número antigo, mas decidi fazer uma pausa limpa e obter um novo número. Na época, parecia uma boa ideia, mas mal sabia a quantidade de problemas que isso criaria com minha identidade digital. O número de sites com meu número antigo ativado era assustador e a maioria das pessoas saberá que, se você encontrar um problema com seu ID ou senha de um site, eles enviam um código para seu e-mail ou telefone celular para desbloqueá-lo. Mas e se esse número de telefone celular não existir mais e você não tiver mais sua conta de e-mail do trabalho anterior. Lá se vai sua verificação e começa um loop infinito para recuperar sua identidade e acessar sites, sistemas e aplicativos. Demorei muito para mudar o número do meu celular em todos os lugares de que precisava e ainda estou, um ano depois, encontrando sites que têm meu antigo número de celular em seus registros de conta.
Uma única fonte da verdade.
Mas e se eu pudesse mudar o número do meu celular (ou endereço de e-mail) apenas uma vez em um local central e ele fosse retransmitido ou acessado por todos os aplicativos, contas e sites que precisam dele. E se eu precisar alterá-lo, vou para aquele local central, faço a atualização que é então automaticamente copiada e atualizada em todos os outros lugares em que as informações são armazenadas. Isso não seria uma virada de jogo. Quanto tempo e esforço isso pouparia a todos nós.
Um dos princípios orientadores do Blockchain é que ele pode fornecer uma única fonte da verdade por design.
Este é apenas um pequeno exemplo de onde o Blockchain tem a capacidade e poderia ser empregado para habilitar e simplificar a manutenção e a segurança de nossa identidade digital. Como o vídeo explica, há muitas facetas de nossa identidade e precisamos ter certeza de que todas estão seguras, atualizadas e acessíveis.
Desafios de identidade corporativa
Até agora, nos concentramos na identidade digital de uma perspectiva individual, mas os mesmos problemas podem ser aplicados a qualquer empresa cuja equipe tenha que acessar vários sistemas e que dependa de firewalls internos ou externos. Ter um ambiente Blockchain seguro para ajudar as empresas a manter as identidades dos funcionários de forma centralizada é um facilitador chave para garantir que as pessoas certas possam acessar as informações certas no momento certo.
A maioria das empresas tem IDs de funcionários e contas de e-mail e, até certo ponto, usam isso para configurar a rede de funcionários e o acesso ao sistema, mas isso só resolve parte do problema, especialmente se seus funcionários também usam sistemas externos e precisam ter IDs de usuário e senhas adicionais para fazer seus empregos.
Como o link abaixo mostra que a Identidade Digital não está indo embora; na verdade, está se expandindo para cada vez mais facetas da vida diária e dos negócios.
As 5 principais tendências de identificação digital em 2020
Possuir seus dados
Muitos dos desafios nesta era digital giram em torno de quem possui e controla os dados e é aí que o Blockchain pode fornecer clareza, colocando a propriedade nas mãos certas. Você pode não apenas ter um único ponto de acesso, mas esse ponto de acesso está relacionado ao proprietário autorizado dos dados. Além disso, Blockchain fornece segurança adicional, garantindo que o único que pode alterar esses dados é o verdadeiro proprietário dos dados.
Leia também: Blockchain para identidade digital, aqui.
De uma perspectiva individual, não seria ótimo se sentir no controle de seus principais dados pessoais, sejam registros médicos, canais de comunicação pessoais e detalhes de mídia ou financeiros. E da perspectiva da empresa, funções e responsabilidades não seriam claras, incluindo propriedade definida e segura e acesso a dados, melhorar a eficácia operacional e ajudar a reduzir violações de dados e hacking.
Este é um problema solucionável
O resultado final é que quanto mais vezes qualquer Identidade Digital é solicitada e quanto mais locais ela é armazenada, maior o risco de ser comprometida ou acessada por outras pessoas. Isso pode levar à desinformação ou duplicação de dados, na melhor das hipóteses, mas, no pior dos casos, pode levar ao roubo de identidade ou uso criminoso.
Todos nós temos uma identidade digital agora, cabe a nós aceitar que isso vem com a responsabilidade de possuí-la e gerenciá-la individual e coletivamente. Você pode ter o seu sob controle total, mas se assim for, provavelmente você está em uma minoria e essa situação pode mudar a qualquer minuto. Independentemente disso, recomendamos que você assista a este vídeo e pense sobre o que você e / ou sua empresa poderia estar fazendo para proteger e manter sua identidade agora e no futuro!