Blockchain e Lean Six Sigma
Lean Six Sigma tornou-se o padrão ouro quando se trata de avaliar e corrigir processos com sucesso por meio das melhores práticas de gerenciamento de projetos vinculadas a ferramentas e metodologias comprovadas e estabelecidas. Mas, antes de mergulharmos em como o Blockchain pode ser um facilitador de Lean Six Sigma, vamos começar com algumas definições.
Lean Six Sigma
“Lean Six Sigma é uma disciplina que agrega valor ao cliente por meio de operações eficientes e padrões de qualidade consistentes. É uma metodologia que se concentra em melhorar o desempenho, removendo sistematicamente o desperdício e reduzindo a variação. Simplificando, Lean Six Sigma é um conjunto de ferramentas que pode ajudar uma organização a melhorar a satisfação do cliente, qualidade, produtos, serviços e seus resultados financeiros. ”
Você pode verificar a definição do Six Sigma local na rede Internet também.
Para entender melhor o Lean Seis Sigma, é importante separar “Lean” de “Seis Sigma”. O Lean se concentra na eficiência e na eliminação de desperdícios. O Six Sigma, por outro lado, foca na qualidade e consistência. Quando usadas juntas, essas habilidades de resolução de problemas podem transformar uma organização. ”
Mais do nosso canto do analista:Por que o Blockchain pode ser uma virada de jogo para a indústria farmacêutica?
Blockchain pode ajudar
DMAIC e Blockchain
Mas quando se trata de tecnologia, isso permite a metodologia Lean Six Sigma ou a atrapalha. Do ponto de vista do Blockchain, ele oferece muitas qualidades que podem complementar um modelo operacional Lean Six Sigma.
Para ajudar a habilitar essa avaliação, precisamos de um mecanismo de comparação / alinhamento. Dentro dos projetos Lean Six Sigma, uma das metodologias comuns utilizadas é chamada de DMAIC, que significa:
DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC).
Da perspectiva do Blockchain, para permitir nossa avaliação, usaremos suas quatro características principais, a saber:
Consenso, Proveniência, Imutabilidade, Finalidade.
Ao olhar para as características comparativas acima, parece lógico que Lean Six Sigma e Blockchain podem ser ligados entre si, mas como?
Características
Para explorar isso ainda mais, precisamos cavar um pouco mais fundo. O diagrama a seguir busca ver como uma infraestrutura Blockchain pode ajudar uma empresa que busca implementar Lean Six Sigma.
Primeiro, a cláusula get out relativa a este diagrama. Não pretende ser definitivo ou completo, seu propósito é gerar discussão e considerar como o Blockchain pode ajudar projetos lean e seis sigma.
Ao olhar para a proposta de valor que uma infraestrutura Blockchain pode fornecer ao implementar Lean Six Sigma, várias observações rapidamente vêm à mente, incluindo:
- Todas as características do Blockchain ajudariam na fase de definição do Lean Six Sigma, já que a própria estrutura de uma infraestrutura de Blockchain é construída em torno do rastreamento claro dos dados, rastreabilidade e propriedade respaldados por registros do que foi feito por quem e onde. Isso é importante porque a definição de um problema só pode ser feita de forma eficaz quando você tem os dados de origem necessários para analisar. Se você não pode definir o problema, é altamente improvável que possa resolvê-lo de forma eficaz.
- O aspecto Proveniência do Blockchain também se relaciona perfeitamente com a capacidade de medir um processo por meio da demonstração do caminho de um ativo e como ele mudou ao longo do tempo. Esses dados podem ajudar a avaliar a eficiência de um processo
- O consenso atua na peça de controle do lean, pois é onde a validade de todas as transações é confirmada.
- A imutabilidade pode ser aproveitada para ajudar na melhoria, pois é onde está o histórico de transações, que pode não apenas mostrar o que aconteceu anteriormente, mas ao longo do tempo o que acontece conforme as melhorias são implementadas. Também ajuda a fornecer dados para taxas de falha e pode ser uma entrada para custos de baixa qualidade.
Tenho certeza de que há casos válidos para um maior alinhamento neste diagrama e com um pouco mais de reflexão, provavelmente poderíamos ligar todas as caixas, mas o objetivo aqui é mostrar que as infraestruturas Blockchain são configuradas para projetos Lean Six Sigma e as próprias qualidades que definir Blockchain para habilitar Lean Six Sigma de maneiras que um banco de dados tradicional não pode.
Leia também:O Blockchain e os bancos de dados tradicionais podem coexistir?
Blockchain é mais do que apenas uma tecnologia
Para encerrar, acho que é importante considerar as ramificações mais amplas do Blockchain, além de ser visto e percebido apenas como uma infraestrutura técnica e banco de dados.
Quando você pensa sobre Lean Six Sigma e seu foco na eficiência, reduzindo o desperdício e melhorando a produtividade e a qualidade, o Blockchain e o valor que ele possibilita assumem outra dimensão.
Sejamos honestos, muitos clientes não estão necessariamente impressionados com as características técnicas do Blockchain, para eles pode parecer apenas mais uma tecnologia de que não precisam ou não podem pagar.
Mas, quando isso pode ser alinhado com a melhoria das operações de negócios, produtividade e lucro por meio de suas características principais e isso pode ser combinado com metodologias de processo como (mas não se limitando a) Lean Six Sigma, de repente Blockchain se torna uma proposição de valor de negócio real.
Então, se você está pensando em adotar Lean Six Sigma, não se esqueça de olhar para sua infraestrutura de banco de dados ao mesmo tempo e se você não usa Blockchain atualmente, talvez você precise reconsiderar.