Introdução ao Hyperledger Besu
O panorama da Tecnologia Blockchain está continuamente se expandindo com a adição de projetos novos e marcantes. Entre as muitas menções proeminentes no mundo do Blockchain, o Hyperledger estabeleceu recentemente uma plataforma promissora para promover projetos de tecnologia de razão distribuída. Um dos projetos notáveis no domínio do Hyperledger, Hyperledger Fabric, tem sido um impulsionador crítico no desenvolvimento da solução Blockchain, enquanto outro é o Hyperledger Besu.
Sumário executivo
O foco principal deste documento de discussão é o Hyperledger Besu, a última adição entre os projetos do Hyperledger.
- Ele fornece uma plataforma confiável para construir casos de uso de rede pública, aproveitando a rede pública Ethereum. Também permite a criação de redes autorizadas.
- Opera de acordo com o padrão Enterprise Ethereum Alliance, uma referência padrão para a criação de interfaces comuns entre diferentes projetos de código aberto e fechado no ecossistema Ethereum.
- Facilita a adoção de diferentes mecanismos de consenso.
- A rede ponto a ponto representa uma das características proeminentes do Hyperledger Besu.
- Monitorar o desempenho de nós e redes é outro elemento importante do Hyperledger Besu.
- A privacidade garante que partes externas não possam acessar a lista de partes envolvidas na transação, ou o conteúdo da transação, ou referência das partes remetentes e destinatárias.
Uma das aplicações mais abrangentes associadas ao Hyperledger Besu é na indústria farmacêutica. No projeto Save Pharmaceutical, os medicamentos não utilizados são devolvidos e fornecidos aos pacientes que precisam deles por meio de uma plataforma baseada no Hyperledger Besu que conecta repositórios de medicamentos (por exemplo, farmácias), doadores de medicamentos (por exemplo, clínicas), pacientes individuais e instalações de vida assistida e pacientes. A plataforma garante uma rede de nível empresarial com permissão para operar como um sistema de repositório de drogas.
Vamos descobrir a definição do Hyperledger Besu ao lado de sua arquitetura e recursos. Mais importante de tudo, a discussão a seguir enfatizaria as funcionalidades e seus casos de uso notáveis.
Inscreva-se agora: curso básico gratuito de Blockchain
Definição de Hyperledger Besu
O Hyperledger Besu é basicamente um cliente Ethereum de código aberto baseado em Java e é o projeto Blockchain inicial no Hyperledger que oferece suporte a operações em Blockchains públicos. Agora, as empresas estão mais voltadas para o ecossistema Hyperledger devido ao Besu, que fornece uma plataforma confiável para construir casos de uso de rede pública de acordo com seus requisitos de aplicação.
Portanto, as empresas não precisam se preocupar com as restrições aos casos de uso permitidos do Blockchain apenas com o Hyperledger Besu. Ele alavanca a rede pública Ethereum para operações. O objetivo específico da arquitetura e design concentra-se na modularidade e interfaces limpas. É especificamente adaptado como uma plataforma ideal para permitir o desenvolvimento e implantação de código aberto.
A modularidade no projeto é evidente no isolamento de preocupações entre algoritmos de consenso e vários recursos críticos do Blockchain. Como resultado, a abordagem modular suporta implementação e atualizações mais fáceis para todos os seus componentes. A criação de interfaces limpas entre os diferentes elementos da infraestrutura do cliente oferece uma configuração mais fácil do Ethereum para atender às suas necessidades.
Além disso, ele também atende às necessidades de negócios enquanto fornece flexibilidade para a integração de diferentes projetos do Hyperledger e elementos de uso específicos na base de código. Escrito em Java e desenvolvido sob a licença Apache 2.0, pode ser executado na rede pública da Ethereum, bem como em redes com permissão privada e redes de teste como Gorli, Rinkeby e Ropsten.
Leia mais sobre o Hyperleadger Besu aqui!
Importância do Cliente Ethereum
Agora, é importante refletir sobre o aspecto mais proeminente na definição de Hyperledger Besu. Cliente Ethereum, lembra? Então, o que é um cliente Ethereum? É basicamente o software responsável pela implementação do protocolo Ethereum para um caso de uso específico. Os clientes Ethereum têm interfaces de programação de aplicativos (APIs) que permitem que os desenvolvedores de aplicativos interajam com o Blockchain.
Os clientes Ethereum têm o ambiente de execução sob medida para o processamento de transações Ethereum Blockchain. Eles também facilitam a rede ponto a ponto (P2P) para garantir a comunicação com diferentes nós Ethereum na rede para sincronizar o estado. Além disso, os usuários também obtêm armazenamento para dados persistentes que se concentram principalmente na execução de transações. Esses aspectos mostram claramente a eficiência do Hyperledger Besu.
Leia nosso artigo anterior sobre um guia definitivo para Ethereum e comece!
Características do Hyperledger Besu
A próxima preocupação importante em uma introdução ao Hyperledger Besu refere-se principalmente aos seus recursos. Atualmente, opera de acordo com o padrão Enterprise Ethereum Alliance (EEA). A especificação EEA é uma referência padrão para a criação de interfaces comuns entre diferentes projetos de código aberto e fechado no cenário Ethereum.
Como resultado, os usuários não precisam enfrentar o bloqueio do fornecedor ao mesmo tempo em que ganham a funcionalidade adequada de interfaces padrão entre as equipes para o desenvolvimento de aplicativos. Ele garante a implementação de recursos empresariais no que diz respeito às especificações dos clientes do EEE. Agora, vamos dar uma olhada em um esboço dos outros recursos que você pode aproveitar do Hyperledger Besu.
-
EVM
Ethereum Virtual Machine no Hyperledger Besu é uma máquina virtual completa Turing, que suporta a implantação e execução de contratos inteligentes por meio de transações em Ethereum Blockchain.
-
Mecanismos de consenso
O Hyperledger Besu facilita diferentes mecanismos de consenso na forma de dois algoritmos distintos. Os algoritmos de consenso ajudam na implementação de diferentes algoritmos de consenso relacionados à produção e validação de blocos&validação de transação. Os dois algoritmos de consenso proeminentes são Prova de Autoridade e Prova de Trabalho. Os protocolos de Prova de Autoridade são ideais nos casos em que os participantes das transações se conhecem. A Prova de Trabalho (ou Ethash) é adequada para casos de uso que se concentram em atividades de mineração relacionadas à rede principal Ethereum.
Leia agora: um guia definitivo para algoritmos de consenso
-
Recursos de armazenamento
O próximo recurso importante do Hyperledger Besu refere-se ao armazenamento. Ele fornece o banco de dados de valores-chave RocksDB para persistir os dados da cadeia em um nível de nó local. Os dados são classificados em certas subcategorias, como dados Blockchain e dados do Estado Mundial.
Os dados do Blockchain incluem cabeçalhos de bloco que constituem a cadeia de dados, o que ajuda na verificação criptográfica do estado do Blockchain. Cada cabeçalho de bloco aponta para um estado mundial por meio do hash stateRoot, e os dados do estado mundial indicam o mapeamento para contas de endereços diferentes. As contas de propriedade externa têm equilíbrio de ether, e as contas baseadas em contratos inteligentes também podem conter armazenamento executável e código.
-
Rede P2P
Um dos termos importantes que acompanham o Hyperledger Besu é rede P2P. O Hyperledger Besu aproveita os protocolos de rede devp2p da Ethereum para permitir a comunicação entre clientes. Além disso, ele também fornece um subprotocolo adaptado especificamente para IBFT2.
-
APIs voltadas para o usuário
Outro recurso notável do Hyperledger Besu refere-se às APIs voltadas para o usuário na forma de APIs EEA JSON-RPC e APIs de mainnet Ethereum. As APIs oferecem suporte aos protocolos WebSocket e HTTP. Além disso, o Hyperledger Besu também oferece a API GraphQL.
-
Monitoramento
O monitoramento é um dos principais pontos fortes dos recursos do Hyperledger Besu, pois permite operações na rede pública Ethereum. Inclui funcionalidades de monitoramento de desempenho de nós e redes. O Hyperledger Besu utiliza o método debug_metrics JSON-RPC API ou Prometheus para monitorar o desempenho do nó. Por outro lado, as ferramentas Alethio como o Monitor de Rede EtStats e o Block Explorer ajudam a monitorar o desempenho da rede..
-
Privacidade
Dentre os diversos fatores que se destacam na lista de recursos do Hyperledger Besu, a privacidade tem um lugar de destaque. Privacidade se refere principalmente à manutenção da privacidade das transações entre as únicas partes envolvidas na transação.
Isso garante que partes externas não possam acessar a lista de partes envolvidas na transação, o conteúdo da transação ou a parte remetente e receptora. O Gerenciador de transações privadas é a sua força formidável na proteção da privacidade das transações.
Leia também: Blockchain público vs privado
-
Permissioning
A última, mas uma adição significativa aos recursos do Hyperledger Besu, refere-se ao suporte para permissão. Embora ofereça suporte a casos de uso de uma rede pública, também permite a criação de redes autorizadas. Redes permitidas envolveriam autenticação apenas para nós específicos &contas.
Os usuários podem habilitar a permissão de conta ou permissão de nó na rede de acordo com suas preferências. Além disso, os usuários também obtêm o benefício de permissão local e em cadeia com o Hyperledger Besu. A permissão local utiliza o arquivo de configuração para permissão no nível do nó. Por outro lado, a permissão na cadeia envolve o uso de contratos inteligentes no nível da rede.
Funcionalidades com suporte no Hyperledger Besu
As funcionalidades do Hyperledger Besu também são uma das principais razões para impulsionar sua popularidade. Ele fornece a CLI (Interface de linha de comando) junto com o WebSocket & APIs baseadas em HTTP para garantir a execução, manutenção e monitoramento adequados de nós na rede Ethereum. APIs de cliente fornecem suporte adequado para funcionalidades gerais do Ethereum, incluindo contratos inteligentes, desenvolvimento dapp, casos de uso envolvendo operações e implantação.
As ferramentas como web3j, Truffle e Remix ajudam no suporte a essas atividades. Além disso, o cliente Hyperledger Besu também garante suporte para a implementação de APIs JSON-RPC comuns. Portanto, os usuários não precisam enfrentar dificuldades com ferramentas de integração e ecossistema. O cliente Hyperledger Besu também fornece suporte para a criação de redes privadas de consórcio com permissões.
O Hyperledger Besu atualmente não tem suporte para gerenciamento de chaves com o cliente devido a questões de segurança. Por outro lado, os usuários podem aproveitar o EthSigner ou outras carteiras compatíveis com Ethereum para o gerenciamento de chaves privadas. Ferramentas como EthSigner também facilitam o acesso ao armazenamento de chaves ao lado de transações de assinatura por meio de ferramentas como Microsoft Azure e Hashicorp Vault.
Como já mencionado, ele também suporta nó & permissão de conta com base na configuração local e contratos inteligentes. Além disso, os métodos de conhecimento zero associados ao cliente também podem facilitar transações privadas em uníssono com o protocolo Aztex. Se o caso envolver uma abordagem fora da cadeia, você pode usar o Orion, que é um gerenciador de transações privadas de código aberto.
Leia também: Futuro da Tecnologia Blockchain
Caso de uso prático do Hyperledger Besu
A preocupação final em qualquer introdução ao Hyperledger Besu se referiria principalmente a seus casos de uso práticos. Uma das aplicações mais abrangentes a ele associadas é na indústria farmacêutica. O problema do lixo farmacêutico nos Estados Unidos é um dos principais problemas, com o desperdício de quase US $ 2 bilhões em medicamentos prescritos anualmente.
Grandes volumes de medicamentos prescritos permanecem sem uso em clínicas, lares de pacientes individuais e instalações de vida assistida. Portanto, a solução mais plausível, neste caso, pode apontar para a destruição de medicamentos não utilizados. No entanto, o custo de eliminação de medicamentos não utilizados é outro revés crítico.
Além disso, os precedentes legais para o descarte de drogas não utilizadas por meio de incineração podem criar preocupações ambientais proeminentes. Portanto, a solução mais produtiva, neste caso, seria um mecanismo que pudesse devolver medicamentos não utilizados e disponibilizá-los aos pacientes que deles necessitarem. Tal solução deve obedecer aos seguintes aspectos práticos para melhor eficiência.
- Motivação para as farmácias funcionarem como instalações para a aceitação de medicamentos não utilizados
- Motivação para pacientes e clínicas doarem medicamentos não utilizados
- Controle abrangente e transparência sobre a qualidade e validade dos medicamentos doados
- Segurança de dados
Um dos melhores exemplos do uso do Hyperledger Besu na criação de tal solução é o projeto Save Pharmaceutical. A plataforma aproveita o Hyperledger Besu para conectar repositórios de medicamentos, ou seja, farmácias, doadores de medicamentos, como clínicas, pacientes individuais e instalações de vida assistida e pacientes.
O projeto Save Pharmaceutical está atualmente em desenvolvimento e seria um produto excepcionalmente multifuncional. Pode ser a plataforma ideal para os doadores doarem medicamentos que não estão usando, e as farmácias podem facilmente aprovar ou rejeitar as farmácias doadas. Como resultado, os pacientes que precisam de medicamentos e não podem fazer uso deles devido a dificuldades financeiras podem obter os medicamentos de melhor qualidade.
O Hyperledger Besu serve como a opção ideal neste caso de uso por causa de sua facilidade para operações em uma rede pública. Portanto, os pacientes poderiam acessar informações sobre a disponibilidade de medicamentos nas farmácias. Além disso, a facilidade de permissão pode ajudar as farmácias a manter um melhor controle sobre a aceitação e verificação da qualidade dos medicamentos.
Como resultado, o Hyperledger Besu pode garantir uma rede de nível empresarial com permissão para funcionar como um sistema de repositório de medicamentos. Pode-se notar claramente que é ideal para aplicativos de missão crítica em Blockchain privado, utilizando recursos de protocolo sem permissão.
Se você é um iniciante no mundo da tecnologia blockchain, você deve saber sobre os tipos de blockchain.
Conclusão
A introdução do Hyperledger Besu no ecossistema do Hyperledger representaria novas oportunidades para as empresas aproveitarem os benefícios dos casos de uso de rede pública. Mais importante de tudo, ele garante uma configuração e instalação simples e flexíveis por meio de seus requisitos gerais de sistema.
É mais fácil estabelecer os requisitos do sistema para o Hyperledger Besu com uma impressão clara das especificações da rede, como complexidade da consulta, tamanho do estado mundial, limite de gás do bloco e o número de transações. Além disso, a comunidade aberta do Hyperledger Besu também gera contribuições adicionais para seu ecossistema todos os dias. A adoção do Hyperledger Besu está lentamente ganhando impulso. Saiba mais sobre o Hyperledger Besu agora para aproveitar a oportunidade!
Se você deseja construir uma carreira de sucesso no Blockchain, inscreva-se agora no Curso Blockchain Gratuito e comece sua jornada no Blockchain!