Pode Blockchain complementar Big Data
Big data pode significar muitas coisas para muitas pessoas, então, antes de mergulharmos na análise, achei pertinente fornecer definições de big data e blockchain conforme se relacionam a este relatório.
De acordo com Merriam Webster, a definição de big data é:
Um acúmulo de dados que é muito grande e complexo para processamento por ferramentas tradicionais de gerenciamento de banco de dados
De acordo com Merriam Webster, a definição de blockchain é:
Um banco de dados digital contendo informações (como registros de transações financeiras) que podem ser usados e compartilhados simultaneamente em uma grande rede descentralizada e acessível publicamente
Qual é o tamanho do Big Data?
Big Data normalmente considera três critérios, Volume, Velocidade e Variância ao avaliar se uma necessidade requer uma abordagem de Big Data.
Volume: Quantos dados existem (ou seja, geralmente em termos de terabytes e petabytes).
Velocidade: A rapidez com que entra em um datacenter, chega em um banco de dados e / ou é acessado
Variância: Quais formatos e tipos de dados estão incluídos
Não há regras rígidas e rápidas sobre quando o big data entra em ação, é mais um caso de avaliar as necessidades e chegar a soluções de longo prazo adequadas que permitem dados dos clientes agora, ao mesmo tempo que permitem o crescimento e a diversidade futuros.
É muito capitão, os motores não aguentam
A maioria das pessoas que assistiu a Star Trek, Star Wars ou filme de aventura espacial de qualquer tipo reconhecerá o momento em que uma nave foi atacada e está operando com capacidade limitada. O engenheiro-chefe está tentando desesperadamente convocar potência suficiente dos motores para escapar ou dar um hiper-salto.
Mas eles estão lutando, e parece que toda esperança está perdida. Então, no último minuto, por meio de alguma fonte de energia até então desconhecida ou solução técnica genial, eles encontram uma saída com segundos de sobra.
O que isso tem a ver com os dados, ouço você pensar, bem, na verdade, mais do que você pode imaginar. Assim como o engenheiro precisa de dados bons e precisos para tirar o navio de perigo, as empresas precisam de seus dados para conduzir com eficácia seu caminho e ajudá-los a chegar aonde querem ir.
Quantas empresas podem se relacionar com uma situação de pânico em que de repente você precisa de dados e não consegue encontrá-los ou em que uma decisão importante precisa ser tomada, mas ninguém pode confirmar a precisão dos dados. As consequências podem ser diferentes, mas o cenário de precisar sair rapidamente de uma situação ruim não é tão improvável.
Consulte Mais informação: A sua identidade digital está protegida e protegida??
Big Data, Small World
Era uma vez as empresas focadas em seus próprios dados estruturados internos para administrar e expandir seus negócios. No entanto, agora, com o advento e a adoção de plataformas de mídia social e mecanismos de pesquisa na Internet, muitas empresas também estão obtendo dados não estruturados de fora de sua organização, especialmente ao tentar entender o quadro geral e otimizar seus modelos de negócios.
A quantidade de informações de domínio público é vasta, mas também pode ser contraditória, duplicada e até mesmo falsa, portanto, o uso dessas informações requer um certo grau de diligência e verificação.
Blockchain como um Enabler
E é aqui que o Blockchain pode ajudar, fornecendo uma infraestrutura onde os dados podem ser armazenados com controles adequados aplicados para garantir que sejam verificáveis, rastreáveis e acessíveis às pessoas certas no momento certo. O cliente ainda precisa identificar as fontes de dados e quais dados precisa deles, mas o mecanismo de consenso no Blockchain garante que um processo esteja em vigor para manter esses dados. Além disso, a capacidade de minimizar a duplicação e estabelecer uma fonte da verdade dentro do Blockchain pode ajudar a impedir que “Big Data” se torne “Even Bigger Data”.
Em relação aos dados não estruturados ou estruturados, o Blockchain pode lidar bem com essa combinação e a capacidade de colocar em camadas contratos inteligentes para necessidades específicas permite que muitos formatos de dados e abordagens diferentes sejam integrados.
Saiba mais sobre o blockchain aqui.
Bom vs mal
Os dados são bons, a maioria das pessoas e empresas pode comprar isso!
Mas, como muitas afirmações simples, quando você vai um pouco mais fundo e começa a fazer algumas perguntas, os buracos começam a aparecer e começamos a perceber que dentro do mundo dos dados, assim como na vida, existe o bem e o mal.
Para ajudar a esclarecer por que isso pode acontecer, a tabela a seguir mostra um pouco as camadas de dados, avaliando algumas características-chave dos dados.
Isenção de responsabilidade: antes de todos vocês começarem a questionar esta tabela ou debater o que está na categoria errada ou faltando, devo esclarecer que tudo isso é altamente subjetivo e depende da empresa, dos dados e da situação.
Quantia | Demais | Insuficiente | Nenhum dos dois é ideal, mas pelo menos com muitos você tem os dados em algum lugar se puder otimizá-los |
Acesso | Regulamentado | Aberto a todos | A maioria dos sistemas permite que ambos e a maioria das empresas opere um modelo híbrido, mas a segurança é mais importante do que nunca agora |
Integridade | Verificado | Sem cheques | Os dados devem ser precisos e confiáveis, mas isso não deve retardar o fluxo de dados desnecessariamente |
Sintaxe | Estruturada | Não estruturado | Dados não estruturados são mais difíceis de compilar e analisar, mas podem fornecer uma saída mais rica e abrir novos canais de comunicação e marketing |
Localização | Nuvem | Em casa | A maioria das empresas está migrando para a nuvem, pois é mais escalonável e reduz o custo interno, a dependência de tecnologia e a responsabilidade |
Variedade | Insights diversos | Pode ser difícil de assimilar | A disponibilidade de dados de muitas fontes por meio de vários meios permite uma análise mais rica e foco |
Taxa de atualização | Tempo real | Agendado | A taxa de mudança dita as necessidades de atualização, mas geralmente quanto mais rápido melhor |
De uma perspectiva centrada no Blockchain, depende de quais características de dados mostradas na tabela são fundamentais. Se o foco é a integridade dos dados por meio de rastreabilidade, consenso, verificação, transparência ou fonte única da verdade, o Blockchain realmente tem vantagem sobre outras tecnologias de banco de dados.
Mas se o foco estiver na quantidade de dados e na velocidade de carregamento e acesso, a escolha é menos clara. Como o Blockchain ainda está relativamente em sua infância, ele ainda está aprendendo a se otimizar em termos de escala e velocidade.
O modelo de banco de dados real também entra em jogo, lembre-se de que Blockchain normalmente funciona melhor em um modelo de banco de dados descentralizado, enquanto muitos sistemas e ferramentas SAAS são projetados para uma abordagem centralizada.
Muitos estão prevendo que o Blockchain atingirá a maioridade no espaço de big data à medida que amadurece.
Mais do nosso canto do analista: Por que o Blockchain pode ser uma virada de jogo para a indústria farmacêutica?
O mundo está mudando e os dados estão crescendo, o Blockchain pode ajudar
À medida que a economia global mundial se torna cada vez mais acessível e mais empresas se associam e adquirem outras para expandir sua base de clientes, aumenta a necessidade de dados compatíveis que possam ser facilmente integrados.
A evolução do trabalho virtual e as ferramentas de comunicação cada vez mais aprimoradas significam que a localização se torna um problema menor para muitas empresas. No entanto, de uma perspectiva de dados, isso pode aumentar os desafios, especialmente em relação à segurança e disponibilidade em uma base global. Além disso, conforme as regulamentações se desenvolvem e amadurecem, as empresas precisam ajustar suas estratégias de dados de acordo para garantir que continuem em conformidade.
O big data está ficando cada vez maior, mas à medida que o Blockchain fica mais inteligente, o ponto de interceptação entre os dois está se estreitando e a oportunidade de parceria para benefício mútuo está se tornando mais clara.