A importância do blockchain na concessionária de energia limpa

À medida que a economia projeta mais demanda no setor de serviços públicos, ela também está sendo afetada por muitos problemas. Este guia abordará todos os problemas e conduzirá um link entre o blockchain e o gerenciamento de utilitários para entender como esta tecnologia pode resolver todos os problemas.

O utilitário é um grande espectro para trabalhar. Abrange todos os elementos de que precisamos para funcionar diariamente – gás, eletricidade e água. Estes são alguns dos elementos básicos da utilidade, mas o espectro para eles é muito mais amplo.

O problema é que nosso consumo dessas utilidades ou energias não é eficiente o suficiente. Como resultado, estamos queimando lentamente nossa reserva e também emitindo muito carbono em nossa atmosfera. Devido a vários atos de má gestão e corrupção, as empresas do setor também enfrentam grandes perdas todos os anos.

Usar blockchain no utilitário pode mudar o cenário. Embora o blockchain não seja a única cura para todos os problemas deste setor. Mas tem a capacidade de reduzir uma boa parte dele. Então, veremos como essa tecnologia pode afetar esta indústria e nosso dia a dia.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na utilidade: quais são os problemas deste setor?

Na realidade, este setor apresenta muitos problemas, e a maioria deles precisa de uma solução imediata. É por isso que usar o blockchain na indústria de serviços públicos ajudará em termos de abordar e reduzir todos os problemas.

Baixa Satisfação do Cliente

Um dos principais problemas dessa indústria é diminuir a satisfação do cliente. Na realidade, a infraestrutura para esse setor ainda funciona em um modelo muito antigo. Como resultado, não consegue acompanhar a mudança de comportamento dos clientes. Assim, os consumidores não estão satisfeitos com o que estão recebendo.

Por exemplo, um quarto da população dos EUA não parece beber água da torneira. Mas por quê? Isso ocorre estritamente por causa dos cheiros ruins, que se relacionam com o medo da segurança da água. Então, se a população não se sente segura para beber, então o setor de serviços públicos falhou gravemente a esse respeito.

Aumento dos custos de manutenção

Os custos de manutenção desses setores são extremamente elevados. Segundo especialistas, as infraestruturas de distribuição e transmissão não estavam à altura e tiveram muito pouco investimento. Por outro lado, devido à falta de investimentos insuficientes, o custo de manutenção deste setor está em alta. Como resultado, o desempenho do serviço não está à altura, diminuindo a confiabilidade da infraestrutura.

Você sabe o que isso significa? Isso significa que uma infraestrutura menos confiável resulta em mais custo de manutenção e, novamente, diminui a qualidade. É uma lacuna sem fim em que o custo continuará aumentando e a qualidade continuará diminuindo.

Gestão de ativos ineficaz

Os ativos são a base da indústria de serviços públicos e de energia. Na prática, são dutos, transformadores, cabos elétricos e muito mais. Mas, na realidade, as organizações não têm uma visão abrangente adequada de seus ativos em um só lugar. Como resultado, eles acham muito difícil controlar todos os ativos e gerenciá-los de acordo. Mas, sem o gerenciamento adequado, o desempenho cairá drasticamente e, portanto, aumentará o custo para mantê-los. Além disso, como a maioria dessas empresas ainda usa documentos em papel, é ainda mais difícil para elas a longo prazo. Portanto, a gestão de ativos é um fator realmente importante quando se trata de serviços públicos.

Coordenação em Geração Distribuída de Energia

A geração de energia é estritamente centralizada e tem sido assim há muito tempo. No entanto, devido ao surgimento de novas e melhores tecnologias, o modelo agora enfrenta desafios mais do que nunca. O problema com o modelo de energia distribuída é que não há infraestrutura suficiente para coordenar entre eles.

Agora, o governo ou outras autoridades estão pedindo ao setor de serviços públicos que acomode fontes de energia centralizadas e distribuídas. Isso significa que as empresas devem oferecer segurança e confiabilidade nas duas direções e no cliente. Mas esta não é uma tarefa simples, e a indústria não está totalmente equipada para gerenciar os problemas.

Leia também: Definição de Blockchain: O Real Significado da Tecnologia Blockchain

Fraca segurança cibernética

Pode parecer que este setor não lida com ataques cibernéticos, mas, na realidade, esse setor também tem que lidar com esse tipo de ataque. Na verdade, seja por motivos financeiros ou políticos, mas o setor de serviços públicos é fortemente visado por malfeitores. Mais ainda, as tentativas de violar o sistema estão apenas crescendo, e a infraestrutura definitivamente não é adequada para lidar com isso.

Como esses sistemas têm um único ponto de falha, os malfeitores podem usar essa vulnerabilidade e lançar um ataque. Então, é por isso que este setor precisa de um sistema de rede forte que possa proteger todos os dados dos jogadores ruins.

Responsabilidade ambiental

Em todas as indústrias do setor de serviços públicos, o investimento em responsabilidade ambiental aumentará ainda mais no futuro. Atualmente, nenhum desses setores tem a capacidade de oferecer energia limpa de qualquer forma. Mais ainda, as concessionárias de energia elétrica e a gás terão o maior impacto nesse sentido. Na verdade, o problema é que esse setor libera uma grande quantidade de carbono no meio ambiente. Portanto, reduzi-los é um grande desafio.

Como eles não têm como rastrear suas emissões, eles não podem implementar certos protocolos em vigor para mantê-los ou reduzi-los de qualquer forma.

Precificação dinâmica

A mudança de preços dos serviços públicos é um grande ponto de preocupação para os consumidores. Na realidade, os preços podem depender muito da economia de um país ou do mundo. Portanto, qualquer mudança na economia global pode alterar os preços. Mas o problema surge quando os consumidores precisam acompanhar a mudança de preço.

Mais ainda, é uma preocupação ainda maior para os clientes comerciais e industriais, pois eles têm que pagar uma grande escala de taxas em termos de obtenção dos serviços. Mesmo neste momento, essas empresas não possuem um determinado aplicativo de desktop ou aplicativo móvel para informar os clientes sobre a mudança. Portanto, realmente diminui a satisfação do cliente e aumenta a tensão na indústria.

Quer saber como o blockchain pode afetar a indústria de pagamentos? Confira nosso guia completo sobre blockchain nas indústrias de pagamento agora mesmo!

Armazenamento ineficiente de energia

Outro grande problema é o problema de armazenamento de energia. Não apenas energia, mas qualquer tipo de serviço público também não possui gerenciamento de armazenamento suficiente conforme necessário. Devido à falta de uma gestão adequada, as empresas deixam de atender as demandas dos clientes neste caso.

Por exemplo, muitas empresas não têm uma opção boa e segura de armazenamento de eletricidade. Assim, em várias etapas, a eletricidade produzida se perde, e o mundo enfrenta graves apagões.

Em um mundo onde as pessoas dependem principalmente de eletrônicos e vários produtos que precisam de eletricidade, um apagão pode facilmente atrapalhar esse estilo de vida.

Faturamento fraudulento

O principal problema é o aumento da corrupção neste setor. Por exemplo, muitos consumidores têm que enfrentar contas de serviços públicos falsas ou documentadas, embora saibam claramente que não consomem tanta energia. No entanto, devido à falta de segurança adequada no local, o jogador ruim dentro do sistema explora esse.

Em alguns casos, os pessoais de alta autoridade estão até mesmo no esquema de faturamento fraudulento. Portanto, reclamar ou tomar medidas contra essas contas não traz nenhum resultado. A situação está totalmente fora de controle no momento, e os consumidores são os que estão sofrendo por causa disso.

Falta de Transparência

Todos os processos do setor de utilidades não têm transparência. Assim, muitos podem explorá-lo para ganho pessoal. Pode estar explorando a própria empresa ou mesmo explorando os clientes. Devido a este problema, muitos dos documentos são adulterados e a empresa tem que lidar com a situação quando já é tarde demais.

Mais ainda, isso também prejudica a reputação das empresas se a empresa permitir que a situação se agrave.

Leia o tópico semelhante: Blockchain para logística: revolucionando a indústria

Benefícios do Blockchain no setor de serviços públicos

Agora que você sabe sobre o provável problema deste setor, você também deve aprender como o blockchain pode oferecer benefícios para este setor.

Blockchain oferece alguns recursos básicos que podem ser úteis nesse sentido. Por exemplo, o blockchain oferece transparência e isso pode ajudar este setor a combater a corrupção. Portanto, usar o blockchain no setor de serviços públicos para aumentar a transparência em cada estágio é um grande ponto positivo.

Novamente, a quantidade de segurança que você obterá usando o blockchain na indústria de utilidades é impressionante. Já existem muitos aplicativos populares no mercado que oferecem segurança, mas nenhum deles está nem perto do blockchain.

Na realidade, o uso de criptografia e outros protocolos para salvaguardar e verificar cada um dos dados garantirá a integridade deste setor. Então, não importa o quanto jogadores ruins tentem se infiltrar na rede, eles não conseguem.

A natureza distribuída da tecnologia também o ajudará a preservar a confiança do consumidor. Como você já sabe, os consumidores estão perdendo lentamente a confiança devido à crescente influência das autoridades centralizadas. Mas como o blockchain pode ajudar a sustentar uma abordagem descentralizada, será mais fácil confiar no sistema, pois a autoridade centralizada terá muito pouco poder sobre a rede.

É por isso que você definitivamente deve usar o blockchain no utilitário para obter a melhor opção para o seu negócio.

Blockchain é perfeito para aumentar a eficiência de sua empresa. Aprenda sobre a estratégia de implementação do blockchain agora!

Casos de uso de Blockchain na utilidade

Existem muitos casos de uso populares neste setor. Aqui, veremos alguns dos mais eficazes em uso atualmente no mercado. Então, vamos ver o que eles são –

Utilitários de tokenização

Um dos primeiros usos do blockchain no setor de energia é a tokenização de utilitários. Na realidade, a maior parte do país desperdiça mais ou menos energia. Mas os EUA parecem estar em primeiro lugar. Você sabia que quase 71% da energia é perdida no transporte?

Mais ainda, mais de 20% da utilidade no setor de manufatura nem sequer é usada! Esta certamente não é uma maneira eficaz de lidar com todas as nossas necessidades de serviços públicos quando temos recursos muito limitados quando se trata de serviços públicos.

No entanto, o uso de blockchain para tokenizar esses utilitários ajudará a reduzir uma grande quantidade de desperdício. Mais ainda, tokenizar esses utilitários ajudará a controlar a energia no dia-a-dia.

Manutenção adequada de microgrelha

Outro caso de uso popular de blockchain na comercialização de utilitários é a manutenção de microrredes. Anteriormente, a rede elétrica centralizada era considerada uma boa fonte de energia, mas com o tempo resultou em mais perdas de energia e ineficiente. Para ajudar a lidar com isso, micro-redes são introduzidas. Na verdade, ele localiza as redes elétricas e ajuda a manter a energia funcionando.

Mas eles também precisam de um sistema de rede de monitoramento adequado. Aqui, o blockchain pode intervir e ajudar a monitorar todas as transações de energia. Mais ainda, também pode ajudar no monitoramento do consumo de energia para prever as demandas de antemão.

Comércio de energia ponto a ponto

Outro grande uso do blockchain no setor de energia é o comércio de energia ponto a ponto. Na realidade, um de nossos serviços básicos é eletricidade. No entanto, a indústria de serviços públicos é muito ineficiente para atender a todas as demandas dos consumidores. Como resultado, muitos países não têm um fluxo constante de eletricidade todos os dias.

Mas com o blockchain, os consumidores podem utilizar sua fonte inexplorada de eletricidade. Por exemplo, eles podem vender o armazenamento de massa ou qualquer forma de energia solar diretamente para outro parceiro que precise. Portanto, não só resolverá o problema, mas também criará um novo tipo de oportunidade de negócios para os indivíduos.

Incentivo automatizado para adoção renovável

A popularidade das energias renováveis ​​está aumentando. Na realidade, o processo de extração de muitos elementos da utilidade está prejudicando o meio ambiente de maneiras diferentes. Portanto, a pressão para que as empresas adotem novas e melhores fontes de energia está em alta. No entanto, muitas empresas ainda não estão ansiosas para começar a implementar a infraestrutura necessária para isso.

Mais ainda, em muitos casos, os consumidores não querem seguir certas regras na forma como gerenciam a utilidade que estão obtendo. Mas com o blockchain, governos ou autoridades competentes podem oferecer incentivos automatizados para as pessoas ou empresas que adotam infraestruturas renováveis.

Este uso de blockchain no setor de energia irá lentamente criar um interesse em reutilizar utilitários.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Acelerando a adoção de veículos elétricos

Os veículos elétricos dependem de serviços públicos mais do que nunca. Como funcionam com eletricidade e precisam que funcione corretamente, é outro elemento importante que consome muita energia.

Embora o conceito de carros elétricos fosse um conceito estranho até mesmo na última década, é tudo real neste momento. Mais e mais empresas estão lançando seu próprio tipo de veículo elétrico para agilizar o protocolo de energia limpa.

Assim, um dos casos de uso de blockchain mais proeminentes em concessionárias é a aceleração da adoção de veículos elétricos. Usando o blockchain, as empresas podem ter um sistema de rede adequado e oferecer um sistema de negociação entre os motoristas.

Reduzindo as emissões de carbono

Outro grande problema desse setor é o aumento da emissão de carbono que ocorre devido à produção dessas utilidades. Este aumento da quantidade de carbono está causando danos massivos ao meio ambiente. No entanto, como essas empresas não têm uma opção de rastreamento adequada, elas não podem rastreá-los e reduzir as emissões estrategicamente.

Mas com casos de uso de blockchain em concessionárias, é possível reduzir a emissão de carbono para sempre. Na realidade, o blockchain na indústria de serviços públicos oferecerá um método de rastreamento. Este método identificará rapidamente as zonas de risco e ajudará a reduzir a emissão de forma mais estratégica. Assim, as empresas podem finalmente rastrear e eliminar esse problema para sempre.

Custos de manutenção reduzidos

Outro dos casos de uso de blockchain em concessionárias é a manutenção reduzida que custa para a indústria. Como você já sabe, os custos de manutenção desses setores são extremamente altos. Por outro lado, devido à falta de investimentos insuficientes, o custo de manutenção deste setor está em alta. Como resultado, o desempenho do serviço não está à altura da marca e diminui a confiabilidade da infraestrutura.

É aqui que o blockchain pode entrar em jogo. Na realidade, o blockchain pode ajudar a otimizar toda a cadeia de suprimentos de forma mais eficaz. Dessa forma, as empresas saberão o que está acontecendo em que estágio. Isso reduzirá o custo de manutenção e ajudará a evitar circunstâncias ruins.

Fornecer utilitários de atacado

Outro uso maravilhoso do blockchain é na comercialização de utilitários. Aqui, as empresas podem se concentrar na distribuição de utilitários no atacado para os usuários finais. Portanto, ao combinar o blockchain com dispositivos IoT, eles podem facilmente rastrear e negociar a utilização sem quaisquer problemas. Mais ainda, dessa forma, os consumidores podem comprar o utilitário diretamente da fonte em vez de passar por qualquer varejista. O processo de faturamento e medição das concessionárias pode ser feito a partir de um único ponto. Então, é mais conveniente para muitas pessoas. Além disso, plataformas de blockchain públicas são perfeitas para este tipo de projeto.

Melhor gerenciamento de dados de serviços públicos

Blockchain no comércio de serviços públicos pode oferecer um sistema de gerenciamento de dados melhor. Na realidade, todos os processos do setor de utilidades não têm transparência. Assim, muitos podem explorá-lo para ganho pessoal. Pode estar explorando a própria empresa ou mesmo explorando os clientes. Assim, sem o gerenciamento de dados e segurança adequados, a situação só vai piorar.

Mas com o blockchain no utilitário, a indústria terá o sistema transparente de que precisa. Mais ainda, o blockchain pode oferecer gerenciamento de dados à prova de violação, o que ajudará não apenas a classificar os dados, mas também a protegê-los.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Empresas que usam Blockchain na indústria de serviços públicos

Grupo Enel

O Grupo Enel está usando blockchain no setor de serviços públicos para comercialização de serviços públicos. De acordo com a empresa, o processo foi super tranquilo e não precisou de nenhum corretor central para fazê-lo. Mais ainda, eles tiveram que investir menos dinheiro na aquisição de energia elétrica porque não havia intermediário.

Engie

Engie é outra empresa que está usando blockchain na indústria de serviços públicos para otimizar a implementação de blockchain interna. Na realidade, eles já testaram a prova de conceito de seu projeto e lançaram 2 produtos – Rockside e Dojo. Até agora, eles estão usando Ethereum como base do projeto.

TEPCO

A TEPCO também está usando blockchain em sua empresa de energia. Junto com a Itochu Corporation, eles estão trabalhando em uma plataforma que comercializará o excedente de eletricidade. Mais ainda, a empresa em breve iniciará um projeto de prova de conceito na primeira metade de 2021.

E.ON

A E.ON também está usando blockchain para a indústria de energia. Na realidade, eles já desenvolveram uma plataforma que ajudará seus clientes a obter total transparência e controle sobre seu próprio consumo de energia. Mais ainda, eles também solicitaram uma patente sobre esta nova forma de sistema.

KEPCO

KEPCO ou Korea Electric Power Corporation também está usando blockchain na distribuição de energia. No momento, eles assinaram um contrato com dois fornecedores locais para a negociação de Certificados de Energia Renovável (RECs). Eles acreditam que o blockchain pode abrir novas possibilidades para eles no longo prazo.

Iberdrola

A Iberdrola é uma das maiores concessionárias de energia elétrica da Espanha. Na realidade, essa empresa também está usando blockchain na distribuição de energia. Mais ainda, eles completaram recentemente um teste baseado em blockchain para ver se a energia fornecida e consumindo energia é totalmente renovável. E eles têm o prazer de anunciar que o projeto foi um grande sucesso. Agora eles usarão o blockchain para acelerar a adoção de energia renovável.

Consulte Mais informação: Blockchain na agricultura: casos de uso e exemplos

Exelon

A Exelon também é uma das empresas que está usando o blockchain na utilidade. Bem, na verdade, uma de suas subempresas ComEd é quem usa a tecnologia do setor para aumentar a eficiência em todos os sentidos. Eles também estão planejando testar a tecnologia por mais de três anos para compreender totalmente o conceito.

Kansai Electric Power

Kansai Electric Power está usando blockchain em um utilitário para fins de comercialização de serviços públicos. Mais ainda, eles planejam usar a energia solar como utilitário comercial. No entanto, eles ainda estão testando a tecnologia e não temos nenhuma ideia sobre uma plataforma definitiva ainda.

Centrica

Centrica também está usando blockchain em um utilitário para comércio de utilitário ponto a ponto. No momento, eles estão trabalhando com a Verv e estão no meio de um teste sobre como a energia da comunidade é trocada por P2P. Mais ainda, o teste está trabalhando com as comunidades locais para ver como o sistema de treinamento realmente funcionará.

TenneT

A TenneT é outra grande empresa que está usando blockchain na rede elétrica para oferecer uma forma única de distribuição de eletricidade. O projeto inclui principalmente a obtenção de eletricidade de baterias de consumidores, painéis solares e veículos elétricos para manter o fornecimento e a demanda de energia elétrica. Aqui, o blockchain pode oferecer uma combinação perfeita de fornecimento e pode agilizar todo o processo completamente.

Existem tantas empresas ao redor do mundo que começaram a usar a tecnologia blockchain em seus negócios. Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre como a estão usando.

Nota Final

O setor de serviços públicos é realmente um vasto setor que precisa fazer certas mudanças na infraestrutura para acompanhar o ritmo acelerado do mundo. Mencionamos muitos problemas neste setor neste guia. Todos esses problemas são extremamente cruciais e precisam ser resolvidos o mais rápido possível.

É por isso que usar o blockchain em um utilitário pode ajudar a indústria a não desmoronar. O uso dessa tecnologia garantirá que os consumidores confiem nas empresas novamente e também se livrará de qualquer corrupção. Acreditamos que esta é uma oportunidade única para a indústria de serviços públicos usar o blockchain e atualizar seus sistemas para melhor.

Portanto, qualquer novato que queira entender essa tecnologia um pouco melhor e implementar projetos de blockchain nesta indústria deve começar com nosso curso de blockchain gratuito. Você também pode se inscrever em cursos de blockchain para se tornar um profissional qualificado. Porque esperar? Dê o primeiro passo em direção ao seu objetivo agora!