A Importância do Blockchain na Indústria de Seguros

Hoje em dia, a grande complexidade do setor de seguros está criando algumas lacunas visíveis, que podem ser facilmente exploradas. No entanto, a capacidade do blockchain de oferecer transparência, alta segurança e imutabilidade está mudando o cenário. Vamos dar uma olhada em como a blockchain pode se tornar uma força disruptiva na indústria de seguros.

Nos Estados Unidos, o seguro desempenha um papel fundamental, especialmente no setor econômico e no bem-estar das famílias e dos indivíduos. Nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, diferentes tipos de seguro também são engrenagens. Todos os anos, este setor é responsável por bilhões de dólares em receitas.

No entanto, nem sempre é o sol e o arco-íris quando se trata do setor de seguros. Na realidade, a maioria das seguradoras está ficando para trás quando o resto do mundo está escalando para uma nova era. As atividades fraudulentas e os prêmios caros estão afetando a popularidade desta indústria.

Mas, o blockchain pode alterar o cenário aqui. Com a blockchain, a indústria de seguros deve crescer de $ 64,5 milhões para $ 1,39 bilhões até o ano de 2023. Assim, em vez de ver a blockchain como o inimigo, a indústria de seguros pode aproveitar a natureza disruptiva dessa tecnologia para recuperar sua glória.

Portanto, neste guia, vou me concentrar principalmente em como o blockchain pode atrapalhar esta indústria e por que você deve implementar o blockchain em seguros.

Inscreva-se agora: Curso Básico de Blockchain Gratuito

Blockchain em seguros: quais são os principais problemas do setor de seguros?

A indústria de seguros certamente não é perfeita. Portanto, se você seguir uma carreira neste setor, notará como os processos tradicionais de seguro estão cheios de lacunas e problemas de segurança. Vamos ver com que tipo de problemas este setor está lidando no momento.

Crescimento de mercado limitado

O crescimento do mercado na última década não foi tão grande para o setor de seguros. Na verdade, em 2006, a taxa de crescimento foi de 12,5%, mas caiu lentamente para 1% em 2010. Mesmo que tenha se recuperado, ainda é bastante baixa.

Na verdade, esse crescimento é um pouco maior do que o PIB global, mas precisa mudar. Os agentes precisam ser mais inteligentes sobre suas estratégias e não podem considerar esse crescimento garantido, pois ele pode diminuir a qualquer momento. Além disso, como a economia está ficando para trás, muitas empresas ou indivíduos não têm dinheiro para gastar em seguros.

Troca ineficiente de dados

A triste realidade é que os dados trocados em todos os elementos do setor de seguros estão cheios de erros. Como o setor depende um pouco demais de documentos em papel, há muitos erros cometidos por humanos. Além disso, muitas vezes, partes erradas podem apenas alterar o conteúdo dos documentos para enganar o sistema.

Portanto, em muitos casos, as pessoas acabam recebendo informações incorretas, o que leva a atrasos em seus pedidos de indenização. Mais ainda, as empresas ainda têm que lidar com informações falsas sobre novos clientes. No geral, isso, em conjunto, causa muitas perdas para o setor. Se isso continuar então, este setor vai começar a morrer lentamente.

Aumento de reclamações fraudulentas

Esta é uma das questões mais importantes com que a indústria de seguros lida no momento. Você nem pode imaginar até onde as pessoas farão apenas para conseguir o dinheiro do seguro. Uma das mais comuns são as alegações falsas de acidentes, em que a parte afirma estar em um acidente, mas isso nunca aconteceu. Além disso, o próprio partido pode até encenar um acidente.

Na realidade, esse tipo de tentativa fraudulenta tenta explorar a natureza dos contratos de seguro e, na maioria das vezes, consegue escapar impune. Não existe um processo de detecção adequado; a empresa é obrigada a pagar pela festa.

No entanto, isso também vale para os dois lados. Também existem muitos golpes de seguros nos casos em que a empresa é o autor do crime. Na realidade, o sistema não é transparente, então as empresas podem enganar as pessoas para que façam um seguro, mas deixando muitas brechas que as impedem de receber seu dinheiro de volta.

Mau tratamento de dados

Outro grande problema é o manuseio de dados no setor de seguros. Na realidade, a maioria das seguradoras não está equipada para lidar com esses dados confidenciais de forma eficaz. Como resultado, há muitos roubos de dados e problemas de roubo de identidade.

Na maioria dos casos, os protocolos KYC coletam informações confidenciais sobre seus clientes e, sem supervisão adequada ou segurança no local, os dados são roubados.

É um problema sério e, com o aumento dos crimes cibernéticos, ele não vai desaparecer tão cedo. Assim, sem configurar um canal de rede adequado, as empresas não podem oferecer proteção para a coleta de dados.

Infraestrutura de tecnologia desatualizada

A indústria funciona em um sistema de rede desatualizado ou legado. Além disso, esse tipo de infraestrutura definitivamente não é capaz de lidar com o aumento da carga de trabalho com grande produção. Na maioria das vezes, atrapalha o crescimento da seguradora.

Mais ainda, também não pode oferecer custos operacionais regulamentados, atendendo à satisfação do cliente e às demandas de negócios. O mundo está avançando e se tornando mais dependente de tecnologias avançadas. Neste cenário, o uso de redes legadas só afetará negativamente.

Sem os protocolos de backup e segurança adequados, não há como as empresas atenderem às demandas dos clientes.

Custos crescentes de operações

Isso está diretamente conectado ao uso de redes legadas. Na realidade, como o setor de seguros continua usando tecnologia desatualizada, eles precisam de mais recursos para fazer tudo. Assim, eles acabam com um modelo de negócios mais complexo, que consome tempo, dinheiro e recursos. Além disso, essas empresas precisam atualizar e trabalhar com agências governamentais também.

Gastar tanto dinheiro apenas com recursos humanos dá origem a erros e produção lenta. Portanto, a melhor maneira, neste caso, é começar a usar tecnologias que possam assumir o fardo e fazer as coisas de forma limpa e eficiente.

Muita regulamentação

Com o tempo, o setor de seguros está se tornando cada vez mais difícil de lidar. Em muitos casos, as grandes empresas têm dificuldade em obter seguro por causa de todos os regulamentos em vigor. Na realidade, se os regulamentos estão dificultando a conexão com os clientes, por que as empresas permaneceriam dentro dos regulamentos?

Obviamente, você precisará de regulamentações no setor de seguros para administrar o setor. Mas a imposição de muitas regulamentações pode ter dois lados. De qualquer forma, se as regulamentações começarem a demandar muito capital, as empresas correrão riscos no exterior.

Além disso, não é realmente a melhor prática atrair negócios.

Inspeção de seguro lenta

Outro problema é o processo lento e complicado de inspeções de seguros. Existem fiscais que verificam se o sinistro é autêntico ou não em caso de sinistro. Mas o processo geral é muito lento. Em muitos casos, pode até levar um mês para inspecionar totalmente e auditar a situação.

Isso não só diminui o nível de satisfação do cliente, mas a empresa também fica para trás massivamente. Mais ainda, devido a erros humanos, a inspeção resulta muitas vezes em falha e o cliente tem que solicitar uma reavaliação. Infelizmente, sem canais adequados em vigor, esse problema continuará a persistir.

Processo lento de reclamação de seguro

Existem etapas demais para cometer erros em um sinistro. Em primeiro lugar, ele começa preenchendo uma grande quantidade de papelada, entrando na fila e enviando-a. Em seguida, a empresa irá analisá-lo e iniciar o processo de inspeção. Mas na maioria das vezes, as seguradoras não têm mão de obra ou processos automatizados para atender às demandas opressivas dos clientes.

Como resultado, pode levar muito tempo para chegar ao seu pedido e, em seguida, designar recursos humanos para ajudá-lo. Na maioria dos casos, isso também prejudica emocionalmente os consumidores, quando eles estão tentando obter o dinheiro do segurado depois de perderem um de seus entes queridos.

Quer saber mais sobre a influência do blockchain na indústria de seguros? Confira nosso guia sobre blockchain para casos de uso e aplicativos de seguro agora!

Principais casos de uso de blockchain em seguros

O Blockchain em seguros vem com seu próprio conjunto de vantagens. Mesmo que essa tecnologia ainda esteja na fase inicial de desenvolvimento, ela já pode resolver muitos problemas de seguro. Vamos ver o que são –

Detecção de reivindicações fraudulentas

Como você sabe, reivindicações fraudulentas estão atormentando o setor há muito tempo. Bem, não é como se as seguradoras não estivessem fazendo nada para impedir a fraude. Eles estão usando tecnologias avançadas para combatê-lo, mas, infelizmente, não ajuda em nada.

No entanto, de alguma forma, a porcentagem continua aumentando. Na realidade, a maioria dessas fraudes ocorre em seguros de saúde / vida. Outros tipos de seguros também têm problemas de sinistros fraudulentos, mas esses 2 tipos têm a maior porcentagem disso.

Especificamente, o blockchain em seguro de vida ou seguro saúde pode ajudar a minimizar reclamações fraudulentas. Como o blockchain rastreia todas as informações, não deixando nenhuma trilha para a parte corrupta seguir, ajuda a detectar quaisquer reclamações fraudulentas.

Então, você pode usar blockchain para sua empresa reduzir a quantidade drástica de atividades fraudulentas.

Facilitando reivindicações e processos de formulação de políticas

Bem, o setor de seguros é o principal exemplo de como as ineficiências e os erros acontecem durante os processos de indenização e formulação de apólices. Na realidade, pode aumentar substancialmente os custos, o que se torna um incômodo para o cliente e para a empresa.

É apenas uma questão de tempo quando os intermediários humanos precisam se adaptar ou serem substituídos por tecnologias que não cometem todos esses erros. Portanto, o blockchain pode ajudar nesse sentido. Usando recursos de contrato inteligente, ele pode revisar rapidamente o conjunto de regras antes de pagar ou negar o sinistro. É mais eficiente e economiza tempo para ambas as partes.

Principalmente o blockchain no seguro saúde pode ajudar a agilizar o processo, auxiliando assim os pacientes o mais rápido possível.

Racionalizando as inspeções de rotina

As seguradoras precisam inspecionar vários aspectos, como documentos, propriedades e ativos diariamente para acompanhar o processo de sinistros. Além disso, sem uma investigação adequada, as atividades fraudulentas começam a aumentar rapidamente. No entanto, esta indústria de seguros carece de pessoal demais para isso. Na realidade, a indústria não está equipada para agilizar o processo de inspeção e muitas vezes até cometem vários erros.

Portanto, é lógico começar a usar blockchain no seguro saúde ou qualquer outro tipo de seguro para agilizar adequadamente os processos de verificação de rotina. Então, se as informações de alguém são mantidas no banco de dados e são atualizadas toda vez que há uma mudança, é muito mais fácil acompanhar o progresso, não é?

É assim que o blockchain pode realmente ajudar.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Prevenção de riscos cibernéticos

Este é mais um dos benefícios do blockchain em seguros. Na realidade, a indústria ainda depende muito de tecnologias da velha geração. É por isso que eles não podem lutar contra nenhum ataque cibernético quando realmente precisam, porque não têm as ferramentas adequadas para isso. Na realidade, o roubo de dados e informações pode custar às empresas bilhões e bilhões de dólares.

No entanto, com o blockchain na mistura, prevenir riscos cibernéticos é realmente fácil. Além disso, o blockchain pode oferecer a tecnologia de ponta necessária para impedir ataques cibernéticos. O Blockchain já provou que pode oferecer melhor segurança e também prevenir muitos ataques cibernéticos em alta escala.

Seguro sob demanda

O seguro sob demanda é um novo tipo de opção no momento e está ganhando o impulso que merece. Aqui, os usuários podem obter seguro diretamente de seus dispositivos móveis ou até mesmo de computadores, sempre que precisarem. Embora já esteja em vigor, a experiência virtual pode ser significativamente melhorada se as empresas começarem a usar o blockchain.

Significativamente, o blockchain no seguro saúde pode ajudar a automatizar todo o processo de forma mais eficaz. Por exemplo, as empresas podem criar contratos inteligentes com regras subjacentes no lugar de seus formulários originais em papel. Os usuários podem acessar diretamente os contratos inteligentes, passar por todas as necessidades e, em seguida, escolher o que precisam.

No máximo, levará apenas alguns minutos!

Rastreamento de ativos em tempo real

As seguradoras têm muitos prêmios em relação a seguros de propriedades ou acidentes. No entanto, eles são um pouco mais difíceis de rastrear ou gerenciar. No entanto, reunir todas as informações sobre propriedades, ativos ou indivíduos é uma abordagem demorada e cara.

Mas com o blockchain no mix, eles podem rastrear os ativos em tempo real para ver as mudanças na propriedade, condições ou quaisquer outros padrões que precisem manter. Mais ainda, como todas as informações do blockchain são verificadas, isso economiza muito tempo e dinheiro para as empresas.

Especialmente, o blockchain no seguro de vida pode rastrear todas as responsabilidades e agilizar o processo de reivindicação de seguro mais rápido.

A tecnologia Blockchain é única, que pode oferecer sua utilidade a quase todos os setores. Confira nossa lista de mais de 20 casos de uso de tecnologia blockchain agora!

Fornecimento de preços dinâmicos

Esta é uma nova abordagem ao seguro, já que as empresas estão tentando prever fatores que alterem o comportamento do consumidor em relação ao seguro. Por exemplo, apenas ter um marcador de posição estático no lugar o tempo todo, mesmo quando a economia está péssima, fará com que as pessoas não procurem seguros.

Assim, fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante na definição dos preços dessas apólices de seguro. Este é um dos benefícios do blockchain em seguros, pois pode prever a mudança de comportamento do consumidor e o valor de mercado em todos os momentos.

Assim, as seguradoras podem aproveitar os dados e fazer alterações em seus preços com base em um cenário do mundo real.

Reduzindo os custos KYC

Bem, um cliente não continuará fazendo seguro de uma única seguradora. Normalmente, eles gostam de pegar suas opções e escolher os melhores de várias empresas. No entanto, toda vez que eles têm que passar pelos mesmos procedimentos KYC, o que leva muito tempo.

Como as informações são as mesmas em cada organização, só será mais eficiente se eles puderem trocar os dados de uma fonte para outra. Portanto, se houver interoperabilidade, o consumidor só precisará preencher as informações uma vez e usá-las para todas as outras empresas.

Na realidade, também economiza muitos custos das empresas.

Fornecendo um modelo de seguro ponto a ponto

Este é um tipo diferente de modelo e muito mais eficaz com o blockchain no lugar. Na realidade, aqui, os membros podem juntar seu dinheiro e manter os prêmios para si próprios, em vez de para as seguradoras. Normalmente, os membros podem reunir todos os seus fundos em uma carteira digital e, em seguida, usar esse dinheiro para investir no setor de seguros.

Se alguém fizer uma reclamação, o investimento será gasto e, se ninguém fizer uma reclamação, todos os fundos serão devolvidos. Mais ainda, já existem muitos aplicativos em vigor, especificamente no espaço Defi para esta finalidade.

Este é outro dos benefícios concretos do blockchain em seguros.

Curioso sobre o DeFi? Confira nosso guia completo e definitivo sobre tecnologia de finanças descentralizadas para saber mais sobre ele.

Várias empresas que usam blockchain na indústria de seguros

Muitas empresas do mundo real estão investindo muito dinheiro em blockchain em projetos de seguros. Vamos dar uma olhada em alguns deles agora.

Grupo AIA

O AIA Group está trabalhando em uma variedade de projetos de blockchain de seguro, e um deles é para soluções de bancassurance. Aqui, eles estão trabalhando com outros bancos parceiros para compartilhar documentações ao vivo uns com os outros.

MetLife

Metlife está trabalhando para o setor de seguro saúde no momento. Mais ainda, sua empresa de base de inovação LumenLab é quem está por trás do projeto. Na realidade, eles estão oferecendo fundos de seguro para entes queridos falecidos e também podem determinar se eles tinham algum seguro de vida para começar.

Prudential Financial

É um dos maiores projetos de blockchain de seguro que em breve mudará o cenário. Na realidade, a Prudential Financial quer aproveitar essa tecnologia para se livrar de atividades fraudulentas, oferecer uma melhor experiência ao cliente e processar a documentação. Mais ainda, ele pode acompanhar o andamento de um contrato também.

AIG

Colaborando com a International Business Machines Corp, o American International Group está trabalhando em uma solução para o desenvolvimento de uma plataforma de seguros inteligente. Portanto, esta plataforma está perfeitamente equipada para lidar com questões de seguros internacionais.

Aegon

A Aegon também está trabalhando em um dos projetos de blockchain de seguro. Na verdade, eles estão participando da iniciativa B3i, que usa Corda para alavancar o blockchain para fins de seguro. Além disso, este projeto é capaz de lidar com a carga de trabalho do processo de resseguro e seguro.

AXA

A AXA está apresentando um dos aplicativos de blockchain mais notáveis ​​em seguros. Eles estão apresentando o aplicativo Fizzy que irá ajudá-lo a obter seguro automatizado e seguro para seus voos atrasados. Então, essa empresa está oferecendo principalmente seguros que cobrem o setor de aviação.

Allianz SE

A gigante de seguros Allianz SE está trabalhando em uma solução que facilitará os pagamentos internacionais de seguros para todos os seus clientes corporativos. De qualquer forma, o sistema está tokenizado no momento, e eles oferecem esses tokens para o pagamento dos sinistros.

Assicurazioni Generali

A Generali também é outra grande empresa que trabalha com a Accenture para o setor de seguros. Na verdade, eles estão desenvolvendo uma solução que vai oferecer o processo de resseguro para serviços de seguros cativos. Mais ainda, com o progresso até agora, esta se tornará uma das melhores aplicações de blockchain no setor de seguros.

Zurique

Zurique está trabalhando com a Accenture para encontrar uma solução que administre os fianças. Normalmente, esses títulos são necessários para garantir o desempenho em certas transações comerciais. Portanto, eles são extremamente importantes para os mercados de seguros.

Liberty Mutual

A Liberty Mutual também está trabalhando em diferentes tipos de aplicativos de blockchain no setor de seguros. Atualmente, eles têm uma solução para aumentar a eficiência entre a gestão de dados de cedentes e resseguradoras.

Consulte Mais informação: Lista das 50 principais empresas que usam a tecnologia Blockchain

Desafios previsíveis

Cenário competitivo

Bem, o blockchain é uma nova tecnologia e está lentamente ganhando força ao longo dos anos. Portanto, qualquer competição no mercado de seguros vai competir por um novo reino. Muitas empresas já estão investindo em blockchain e temem que empresas corporativas levem toda a glória.

Portanto, nesse sentido, as startups não terão escolha a não ser investir em soluções de blockchain caras. Mas se essas soluções não funcionarem bem o suficiente, podem até ir à falência. Então, você vê, quanto mais a empresa tentar integrar o blockchain, mais competitivo o mercado se tornará.

Manutenção e Governança

Esta é uma das limitações do blockchain em seguros. Na realidade, o blockchain não vem com um sistema de governança em vigor. É descentralizado e distribuído por natureza, então não há necessidade de um sistema de governança. Mas as empresas não podem trabalhar sem modelos de governança.

Seus processos ou modelos de negócios não podem funcionar dessa maneira. Mais ainda, a manutenção do blockchain também é um grande ponto de preocupação porque as empresas precisarão de especialistas para manter essa nova tecnologia. Portanto, não há como ignorar esses dois parâmetros e ainda usar a tecnologia.

Falta de regulamentos legais

Outra das principais limitações do blockchain no seguro é a falta de regulamentação. Mais especificamente, termos legais. Bem, todo o conceito de seguro gira em torno de ambientes jurídicos. Sem regulamentos ou leis adequadas, o sistema não pode funcionar. Por exemplo, consumidores e empresas precisam da opção de buscar ajuda de tribunais e advogados.

Como eles podem resolver o problema em qualquer tipo de disputa se não há conceito de lei ou regulamento? Mas o blockchain não oferece esse tipo de recurso. Então, esse também é um grande desafio que o setor precisa superar.

Baixa escalabilidade

Eu acredito que esta é uma das limitações finais do blockchain em seguros. Na realidade, o blockchain ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento. Embora existam muitas soluções disponíveis no momento, na maioria dos casos, elas não conseguem se livrar do problema de escalabilidade.

Portanto, quando há muitos participantes em uma rede, o desempenho dessa rede cairá drasticamente. Isso levará a uma produção e transações mais lentas. Obviamente, nenhuma empresa quer isso. Mas, no momento, não há muitas opções para escolher. Então, se o blockchain deseja obter reconhecimento global, ele precisa resolver o problema de escalabilidade para sempre.

Para implementar soluções baseadas em tecnologia de blockchain, você precisa entender os desafios subjacentes. Saiba mais em nossa lista dos 10 principais desafios de implementação de blockchain corporativo.

Nota Final

O blockchain em seguros pode abrir um reino de novas oportunidades e inovações. Este setor ficou para trás na corrida pela estabilidade econômica. Então, agora é hora de este setor abraçar os recursos desta tecnologia.

Assim que as empresas começarem a implementar o blockchain em seguros, lentamente mudarão o cenário de pior para melhor. Se você está ansioso para aprender mais sobre a tecnologia de blockchain ou deseja começar a trabalhar em um projeto, sugerimos que confira nosso curso gratuito de blockchain.

Porque esperar? Tome a iniciativa e mergulhe no reino da criatividade agora!