Benefícios do Blockchain na indústria de logística

Este artigo se concentrará em compreender o papel do blockchain no setor de logística e como ele ajuda a melhorá-lo.

A logística é um dos elementos-chave da indústria atual. Ele garante que os itens cheguem ao local pretendido em um mínimo de tempo, custo e dano. Em suma, trata da implementação e organização das operações complexas de transporte de mercadorias de um local para outro (geralmente do ponto de origem ao consumo).

O setor de logística atual é enorme! Só nos EUA, uma receita de US $ 791,7 bilhões veio apenas no ano de 2020. É astronômico em termos de números, e isso também torna o setor de logística um dos mais complexos que existem..

A tecnologia Blockchain oferece uma rede descentralizada onde os pares podem se comunicar e fazer transações sem a necessidade de uma autoridade centralizada. Sua natureza descentralizada traz muitos benefícios, incluindo imutabilidade, transparência e segurança. Mais ainda, é perfeitamente adequado para a indústria de logística também.

Inscreva-se agora: Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains

O que é Blockchain em Logística?

A melhor maneira possível que o blockchain pode ajudar a logística é resolver suas ineficiências. No momento, quase todos os elementos de uma cadeia logística têm toneladas de opções para lidar. Essas opções incluem os cenários “e se”.

Corretores, despachantes e outros precisam se concentrar na eficiência, em vez de ficar presos ao escolher a melhor opção. Além disso, sempre houve toneladas de documentação necessária. O processo de documentação adiciona mais ineficiência ao já lento transporte ponta a ponta.

No fundo, é a falta de uma única fonte de verdade e processo complexo que derruba todo o processo logístico. Há necessidade de uma entidade descentralizada que possa processar todas as transações e também atuar como um centro para verificar e melhorar todo o processo.

Ele cuidará de tudo, incluindo o fornecimento de meios para registrar transações, criar um sistema eficiente e transparente e também rastrear ativos com toda a documentação necessária.

Como o blockchain é digital por natureza, a documentação precisa ser feita online, dando a todos acesso aos dados de qualquer lugar que desejarem.

Como a tecnologia Blockchain funciona em logística

Para obter um melhor entendimento, precisamos entender as diferentes etapas da logística e como a tecnologia blockchain precisa ser implementada lá. Vejamos os principais participantes do pipeline de logística e seu papel quando se trata de usar a tecnologia blockchain.

Abaixo, discutiremos os principais elementos do Logistics Blockchain Consortium. É uma tentativa de integrar o blockchain ao pipeline logístico totalmente. Também ajudará você a entender os benefícios do blockchain em sistemas de logística.

Logistics Blockchain Consortium

O consórcio de blockchain logístico é fundado para a indústria de transporte marítima australiana. Atualmente é administrado pela EY, onde os membros incluem BVL, DB Schenker, LKW Walter e outros órgãos padrão e subsidiárias digitais.

O objetivo do consórcio é padronizar e digitalizar a documentação do frete. Inclui todos os documentos, incluindo o certificado de origem, notas de remessa e assim por diante. Com isso, as empresas serão capazes de automatizar 75 milhões de processos por ano. Em troca, eles vão economizar algo em torno de 12 milhões de folhas de papel.

Fabricante

O fabricante é responsável pela fabricação do produto. Eles também devem fornecer um certificado de origem, processamento de dados, códigos de barras, número de lote e datas de envio.

Todas as informações precisam ser armazenadas e criptografadas em um livro-razão distribuído. Para isso, os sistemas do fabricante devem estar sempre conectados à internet. O fabricante também deve utilizar contratos inteligentes para automatizar e orquestrar o fluxo de transações de remessa. O fluxo depende de vários fatores, incluindo algoritmos, parâmetros codificados e algoritmos.

Fornecedor

O fornecedor recebe todas as informações necessárias do fabricante e cria seu próprio conjunto de documentação para compartilhar com o próximo participante do processo logístico. O fornecedor precisa criar uma lista de embalagem, número do lote, número do pedido, data de produção e especificações de envio (DIMS)

Logística 3PL

O próximo jogador na logística é o 3PL. Eles são responsáveis ​​por gerar e automatizar as instruções de roteamento, conhecimento de embarque, descrição da mercadoria e data de embarque.

Transportadora de longa distância

As informações são então passadas para a transportadora de longa distância, que é responsável por manter e gerar temperatura, status de envio e assinatura de entrega.

Armazém

A transportadora de longa distância então despeja as mercadorias no depósito. O armazém, então, trabalha com as instruções de roteamento, código de barras da embalagem, especificações e data de coleta.

Transportadora de curta distância

A transportadora de curta distância leva as mercadorias ao consignatário, mantendo os detalhes automatizados e gerados, incluindo o número da fatura, data de recebimento, ID do cliente, recibo de entrega e status da remessa.

Consignatário

O destinatário recebe o produto com todas as informações detalhadas armazenadas no blockchain.

Em todo o processo, existem três etapas principais.

  • Os fabricantes são responsáveis ​​por transmitir mercadorias para armazéns, fornecedores e provedores 3PL.
  • O provedor 3PL, por outro lado, garante que o envio e a capacidade sejam otimizados em tempo real. Deve também certificar-se de que se otimiza corretamente para que novas cargas possam ser recebidas.
  • Na última etapa, os fornecedores 3PL são responsáveis ​​pelo envio das mercadorias às transportadoras. Eles também devem se certificar de que a visibilidade seja fornecida em todas as etapas. Por último, a transportadora também deve oferecer o status da remessa em todas as fases da remessa.

Blockchain na Aliança de Transporte (BITA)

Mais uma aliança blockchain, atuando em transporte e logística. Foi fundada em agosto de 2017. A aliança cresceu forte desde o início. No momento, tem mais de 500 membros participantes de 25 países. A aliança tem o objetivo de impulsionar a adoção de novas tecnologias entre os setores de transporte, frete, logística e outros setores relacionados.

Isso também significa que eles estão promovendo a adoção de tecnologias de razão distribuída (DLT), como blockchain. Os principais elementos incluem abraçar um padrão comum, educação e colaboração.

Casos de uso de blockchain em logística

Existem muitos aplicativos de logística de blockchain. Para ter um bom entendimento, vamos dar uma olhada nos cinco aplicativos de logística do blockchain. Também ajudará você a entender os benefícios da tecnologia blockchain em logística.

Melhor rastreamento de frete

Usar blockchain em sistemas de logística e cadeia de suprimentos pode ajudá-lo a controlar o frete com mais facilidade. Atualmente, as entregas no mesmo dia e as entregas sob demanda estão aumentando. Portanto, pode rapidamente se tornar um fardo para as empresas de logística, pois elas não têm a infraestrutura para atender às necessidades dessas demandas opressivas.

Muitas empresas de transporte estão tentando investir em uma boa tecnologia de rastreamento, mas a segurança dessas tecnologias é questionável.

Além disso, essas tecnologias não têm um processo de autenticação seguro. Portanto, os cibercriminosos ou pessoas más sempre tiram proveito das informações da rede.

Blockchain pode realmente mudar o cenário aqui. Como o blockchain oferece um canal de autenticação adequado com verificação, ninguém pode adulterar os dados.

Além disso, como você pode acompanhar todas as suas entregas e acompanhar as entregas em tempo real, isso pode realmente garantir uma melhor experiência do consumidor para o setor de logística.

Melhor eficiência do processo de envio

Com o blockchain, a primeira coisa que melhorará a logística é o transporte e o frete. Em suma, pode ser usado para melhorar o processo de entrega internacional e localmente. Isso também os fará melhorar sua capacidade de mercadorias e melhorar a eficiência de seus processos.

A Maersk já conhece a importância do blockchain e já incorporou o blockchain em seus processos e operações. Eles são um dos maiores operadores de contêineres marítimos. O objetivo final é rastrear a remessa da melhor maneira possível, trabalhando com outras autoridades. A IBM também está trabalhando com a Maersk para melhorar a infraestrutura de comércio global.

O blockchain na cadeia de suprimentos certamente ajudará a economizar milhões de dólares.

Dispositivos de segurança para a Internet das coisas (IoT) para aumentar a eficiência

Muitas empresas já estão usando dispositivos da Internet das Coisas para rastrear os produtos ou manter a qualidade o tempo todo. No entanto, esses dispositivos IoT são propensos a ataques cibernéticos porque tendem a usar servidores em nuvem para se comunicarem entre si, o que é um processo vulnerável.

Então, aqui, o blockchain em logística e cadeia de suprimentos pode oferecer segurança para esses dispositivos IoT e monitorar todos os dados que vêm de todos esses dispositivos. Mais ainda, também pode ajudar a analisar e categorizar todos os dados desses dispositivos para fazer mudanças na estratégia de negócios.

Melhor Transparência

Uma das principais características do Blockchain é a transparência. Se implementado corretamente, o blockchain para a cadeia de suprimentos oferece melhor transparência, o que em troca afeta a transparência logística. Isso permite que as empresas confiem umas nas outras com mais credibilidade. Ao ter mais transparência, haverá menos disputas de faturas, menos exploração de trabalhadores e melhores custos de auditoria.

Além dos consumidores finais, o negócio B2B implodirá devido à maior credibilidade e integridade. A confiança significa que os custos de auditoria, disputas de faturas e outros aspectos do conflito serão reduzidos a um grande nível ou mesmo removidos.

Já existem empresas que estão investindo para melhorar a transparência. Uma dessas empresas é a empresa Provenance que conduziu estudos de caso para ver como a blockchain pode melhorar os aspectos logísticos, incluindo a cadeia de abastecimento.

Rastreamento de estoque

O rastreamento de estoque é complexo. As empresas gastam muito dinheiro para torná-lo perfeito e eficiente. E, mesmo assim, oferece muitos problemas. É por isso que o rastreamento de estoque é um dos principais focos das indústrias lá fora. Para gerenciá-lo, as empresas gastam milhões de dólares.

A tecnologia Blockchain pode ajudar a resolver o problema, oferecendo às empresas a capacidade de não apenas gerenciar seus produtos no nível macro, mas também no nível micro. Por exemplo, as empresas podem manter o controle total da logística, monitorando-a de maneira altamente eficiente.

Um exemplo é o sistema baseado em blockchain da IBM. Ele permite que as empresas rastreiem alimentos e relatem suas condições ao longo do processo de transação. Grandes empresas como Nestlé, Walmart, Unilever, etc., já estão participando do projeto e ajudando a alcançar o melhor resultado possível.

Os consumidores finais serão os mais beneficiados, pois sempre receberão os alimentos frescos e prontos para o consumo. Este é um dos melhores casos de uso de blockchain corporativo neste setor.

Resolvendo Disputas

Outra das aplicações da blockchain na logística é a resolução de disputas no transporte de cargas. O transporte de cargas sempre sofre disputas. Isso pode acontecer se as mercadorias forem perdidas ou atrasadas. Disputas são difíceis de resolver e podem facilmente durar semanas antes de serem resolvidas. Tudo isso significa mais despesas de recursos da empresa.

O Blockchain pode resolver disputas mais rapidamente com a ajuda de dados imutáveis ​​e informações em tempo real sobre a carga. Com a automação, muitas disputas podem ser resolvidas em minutos, apoiadas por dados confiáveis. Também ajuda as empresas a resolver disputas de clientes.

Faturamento e pagamentos

Por último, o blockchain pode ajudar a melhorar o faturamento e os pagamentos por meio de um sistema eficiente e seguro. O faturamento pode ser um verdadeiro desafio quando feito em uma escala muito grande. É por isso que você encontrará sistemas que são eficientes em faturamento e pagamentos.

As empresas podem usar contratos inteligentes para automatizar todo o processo e torná-lo livre de erros e transparente. Isso também tornará o faturamento e os pagamentos supereficientes.

Inscreva-se agora: Curso Enterprise Blockchains e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Desafios de implementação de Blockchain em Logística

Existem muitos desafios que as empresas precisam superar para implementar o blockchain. Alguns dos desafios são os seguintes.

  • Uso diferente do modelo de armazenamento de dados: Nem todas as empresas ou sistemas utilizam o mesmo modelo de dados para colaborar no blockchain.
  • Integrando o blockchain ao ecossistema de TI existente: Sempre será um desafio integrar o blockchain ao ecossistema de TI existente.
  • Tecnologia de blockchain em evolução: O último desafio é trabalhar com o próprio blockchain. Blockchain é uma nova tecnologia e está evoluindo em um ritmo rápido. Implementar blockchain agora significará mais desafios de implementação no futuro.
  • O fluxo de informações: Outro grande desafio é gerenciar o fluxo de informações entre as diferentes entidades da logística. Se o comércio for internacional, torna-se mais complexo devido à entrada de mais entidades em todo o processo.

Fator de sucesso para blockchain em logística

Tornar o blockchain um sucesso em logística depende de muitos fatores. Uma empresa precisa ser proativa e trabalhar com esses fatores para implementar o blockchain com sucesso em seus sistemas existentes. No fundo, todos devem colaborar, melhorar seus conhecimentos de blockchain e agregar valor por meio dele.

Cultura de colaboração

Quando uma nova tecnologia chega, sempre falta colaboração. O mesmo é verdade para o blockchain. Blockchain é uma tecnologia que requer colaboração para funcionar. Um dos outros motivos inclui a inclusão de várias partes no ecossistema de blockchain, incluindo parceiros, reguladores, organizações industriais e assim por diante.

Um exemplo seria trabalhar com concorrentes para criar padrões para blockchain para trabalhar em logística.

Valor e engajamento com as partes interessadas

As partes interessadas devem investir seu tempo e esforço para melhorar o valor dos sistemas ou projetos já existentes que estão em vias de implementação. Eles devem fornecer seu conhecimento inestimável e também fazer a viabilidade técnica.

Blockchain é uma nova tecnologia e requer toda a ajuda possível para torná-la madura e pronta para implementação.

Melhorando os recursos e o conhecimento do blockchain

O último fator é trabalhar para melhorar o conhecimento e as capacidades do blockchain. Isso ajudará as empresas de logística a encontrar novos modelos que funcionem no mundo real.

Conclusão

Isso nos leva ao fim do blockchain em logística. A logística é uma das maiores preocupações da atual geração de empresas. Se você faz parte de uma empresa de logística, todo o jogo é diferente. Como você aprendeu no artigo sobre como o blockchain funciona em logística. Os principais participantes incluem fabricantes, fornecedores, logística 3PL, transportadora de longa distância, transportadora de curta distância, armazém e consignatário.

Os principais desafios que o setor de logística enfrenta agora incluem o uso de diferentes modelos de armazenamento de dados, integração com o ecossistema atual, tecnologia de blockchain em evolução e fluxo de informações.

Os casos de uso de blockchain para logística incluem rastreamento de estoque, melhor transparência, resolução de disputas e faturamento & pagamentos. Mesmo com esses casos de uso, há muitos fatores de sucesso para que o blockchain seja bem-sucedido em logística. Se você está ansioso para aprender mais sobre essa tecnologia, inscreva-se em nosso curso Enterprise Blockchains Fundamentals.