Blockchain e homem ardente: catalisadores de criatividade por meio da comunidade e da confiança

O que a antiga literatura espiritual indiana, o antigo Partenon da Grécia e as maravilhas tecnológicas do Ocidente moderno têm em comum? A criatividade humana flui desinibida quando os seres humanos experimentam um grau razoável de liberdade, senso de comunidade e confiança. Este é o traço comum. Neste artigo, descreverei como o blockchain e o homem ardente estimulam a criatividade por meio da liberdade, comunidade e confiança.

O que é tecnologia de blockchain?

A tecnologia blockchain implementa uma rede ponto a ponto descentralizada (P2P) onde qualquer pessoa pode entrar. Cada nó, ou seja, um computador na rede mantém todas as informações no banco de dados distribuído e pode visualizar todo o histórico de transações.

Cada nó tem autoridade igual, o que resulta em uma comunidade em vez de uma estrutura de comando e controle de cima para baixo. Não há um único administrador central em um blockchain público sem permissão.

A criptografia de dados poderosa protege as transações do usuário no blockchain. Leia mais sobre isso no “Guia do Iniciante: Uso de criptografia em criptomoeda“.

Os registros de transações são agrupados em blocos, que são empilhados em cima dos outros blocos, um a um. Algoritmos de consenso robustos protegem a santidade dos dados.

A descentralização estimula o espírito de comunidade, enquanto uma rede transparente e segura ajuda a aumentar a confiança. Não é à toa que a tecnologia blockchain está transformando o mundo, seja no setor de saúde ou no armazenamento em nuvem.

Leia mais sobre a tecnologia blockchain em “The Ultimate Blockchain Technology Guide: A Revolution to Change the World“.

O que é o festival “Burning Man”?

Larry Harvey e John Law, ambos cidadãos americanos, fundaram o festival “Burning Man” em 1986. Eles construíram uma estátua de madeira de um homem de 2,5 metros e a queimaram ritualmente em uma praia de São Francisco no dia do solstício de verão daquele ano. O evento organizado espontaneamente atraiu imediatamente alguns entusiastas.

Com o tempo, o evento cresceu e, devido às restrições da lei de queimar uma estátua em uma praia da Califórnia, o festival mudou-se para o deserto de Black Rock, no estado de Nevada. De um punhado de espectadores em 1986, o festival de uma semana atrai agora quase 70.000 pessoas de diversas origens para o deserto desolado todos os anos.

Os voluntários do festival constroem uma cidade no deserto inteiramente por conta própria, organizam muitas exposições de arte e outros eventos culturais. Eles constroem uma grande estátua com um templo, hospedam milhares de pessoas, e depois de uma semana eles simplesmente queimam a estátua e o templo.

Blockchain vs Burning Man

Os participantes, chamados de ‘Queimadores’, consideram o ritual de queima um símbolo de destruição cíclica e sequência de criação e, portanto, sagrado. A comunidade do queimador demonstra um incrível senso de sentimento comunitário, abertura, cooperação e criatividade. Depois do festival, todos limpam todo o lugar, novamente para se reunir no próximo ano e construir sua ‘Cidade do Rock Negro’ naquele deserto desolado.

A comunidade evoluiu ao longo das décadas e construiu um conjunto de 10 regras pelas quais se compromete a obedecer, sem aplicação. A seguir estão alguns exemplos das regras:

  1. Abertura;
  2. Respeito mútuo e ação comunitária baseada em consenso:
  3. Esforço voluntário;
  4. Resistência à comercialização de seu festival;
  5. Autossuficiência;
  6. Autoexpressão;
  7. Responsabilidade cívica.

Leia mais sobre o festival Burning Man em o site deles.

Blockchain e Burning Man: muitas semelhanças!

Blockchain e Burning Man têm muitas semelhanças. Vou explicar alguns dos principais, que são os seguintes:

  1. Um propósito nobre;
  2. Impulso na construção da comunidade;
  3. Abertura;
  4. Estresse no esforço voluntário;
  5. Ênfase em um ‘núcleo imutável’.

Blockchain e Burning man têm um propósito nobre

Aquele que tem um motivo pelo qual viver pode suportar quase qualquer como.

Estas são palavras do falecido filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O falecido Viktor Emil Frankl, o fundador da “Logoterapia” e um sobrevivente do Holocausto, imortalizou essas palavras em seu livro “Man’s Search for Meaning”. Leia o livro e como essas palavras comunicam a importância de um propósito nobre aqui.

Os entusiastas do Blockchain querem mudar o mundo para melhor, com a descentralização e os registros imutáveis ​​que a tecnologia promete. Leia sobre esses projetos empolgantes em “Casos de uso de Blockchain no mundo real – 46 aplicativos de Blockchain“.

A comunidade do Burning Man também quer melhorar o mundo em que vivemos, por meio do esforço comunitário e de um vínculo profundo entre os seres humanos. Vamos desejar sucesso a ambas as comunidades!

A importância da comunidade

O festival Burning Man tem tudo a ver com comunidade. O festival e a preparação durante o ano todo se concentram na construção de laços entre completos estranhos. Todos ajudam outros ‘Queimadores’, especialmente se o ‘Queimador’ for novo.

As comunidades conduzem os projetos públicos de blockchain como Bitcoin ou Ethereum inteiramente. Eles debatem várias propostas de melhoria e decidem sobre atualizações futuras de forma transparente. Quando a comunidade Bitcoin implementou o ‘Segregated Witness’ (SegWit), eles usaram uma abordagem comunitária e alcançaram consenso.

Rede aberta e acolhedora

Blockchains públicos e Burning Man permitem que qualquer pessoa entre. Qualquer um pode executar um nó Bitcoin completo. Da mesma forma, o festival Burning Man está aberto a todos, sem qualquer discriminação.

Os blockchains públicos permitem que os usuários usem seus pseudônimos. Burning Man também permite isso para seus ‘Burners’.

Esforços voluntários impulsionam mudanças

No festival Burning Man, você não gasta nenhum dinheiro depois de comprar seus ingressos de entrada e vir com seus equipamentos de acampamento, etc. Apenas uma instalação central aceita qualquer dinheiro pelos bens ou serviços que vendem, e isso é para um propósito muito específico. A comunidade valoriza o conceito de presente e esforços voluntários.

Os desenvolvedores submetem todas as propostas de melhoria em blockchains públicas, voluntariamente. Eles também fazem a programação necessária para essas propostas de melhoria voluntariamente. Por ex. na blockchain Ethereum, o padrão de tokens ERC 20 tem um bug, que queima tokens em alguns casos. Um desenvolvedor Ethereum propôs voluntariamente uma resolução por meio do ERC 223. Leia mais sobre isso em “ERC 20 vs ERC 223 vs ERC 777: Uma comparação entre os padrões de token Ethereum”.

Os princípios básicos não são negociáveis

As pessoas não podem conviver com a mudança se não houver um núcleo imutável dentro delas.

Estas são palavras do falecido especialista em liderança americano e célebre autor Stephen R Covey. Leia quanta importância ele atribuiu a um conjunto de princípios fundamentais não negociáveis aqui. Organizações, comunidades e pessoas de sucesso sempre mantêm um conjunto de princípios fundamentais sagrados, enquanto estão abertas à evolução em tudo o mais.

Burning Man é um festival espiritual, baseado no conceito de vínculo incondicional entre um ser humano e outro. Embora sejam abertos sobre quem participa, eles nunca comprometem suas regras básicas, por exemplo, esforço voluntário sobre a receita de publicidade.

A comunidade do blockchain é extremamente protetora sobre o que eles consideram o núcleo da tecnologia, ou seja, descentralização e imutabilidade de dados. Eles examinam todas as propostas de melhoria e se opõem a qualquer proposta que busque diluir este núcleo.

Blockchain e Burning man: A necessidade de vigilância

Tanto Blockchain quanto Burning Man prometem muito, entretanto, como observou o falecido historiador americano Will Durant, a civilização é frágil. Leva muito tempo para construir uma grande civilização, mas apenas uma geração de descuido pode destruí-la. Leia mais sobre a observação de Durant em esta página da Fundação Will Durant.

Como a comunidade de criptografia descobriu, jogadores inescrupulosos estão aplicando golpes de “ofertas iniciais de moedas” (ICOs) e enganando investidores de criptografia. Fico feliz em ver que a comunidade está considerando melhorias como o DAICO para evitar ICOs fraudulentos. Leia mais sobre isso no “Guia para iniciantes: o que é um DAICO? O ICO aprimorado! “. Eles devem permanecer vigilantes.

A comunidade do Burning Man precisa examinar os alegados casos de abuso de substâncias durante o festival. Além disso, no festival de 2017, um participante derrotou os voluntários e pulou no fogo. Ele morreu no dia seguinte devido a queimaduras graves e a parada cardíaca que causou. O festival cria emoções fortes, e a comunidade deve apoiar os participantes com turbulência emocional para evitar essa lamentável perda de vidas.

Ambas as iniciativas merecem nosso sincero apoio e espero que permaneçam eternamente vigilantes em sua jornada para tornar o mundo um lugar melhor.