Blockchain na agricultura: casos de uso e exemplos

Os desafios crescentes no setor agrícola estão tornando impossível manter a sustentabilidade. No entanto, de acordo com especialistas, o uso de blockchain na agricultura pode mudar esse cenário para sempre. Vamos entender por que o blockchain é essencial para esta indústria?

O setor agrícola contribui com quase US $ 1 trilhão para o PIB dos Estados Unidos. Portanto, é um dos setores mais vitais do mundo. Mais ainda, mais de 21,4 milhões têm empregos na indústria agrícola, então as apostas são relativamente altas para este setor.

Embora esse setor seja excepcionalmente vasto, muitos desafios ainda afetam a sustentabilidade do setor. Partindo do trabalho desumano para um mercado competitivo, cada questão deve ser tratada a tempo. Ou então, todo o ecossistema pode desmoronar. Já podemos constatar que algumas das infra-estruturas nas zonas rurais já estão a desmoronar. Isso se deve à negligência desse setor.

Portanto, o blockchain pode ajudar este setor a lidar com ameaças consistentes e manter a acessibilidade em todo o ecossistema. Qualquer novato pode usar este artigo como um guia para usar blockchain para indústrias agrícolas.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na agricultura: como o setor agrícola está ficando para trás?

O setor de agricultura estava em alta até uma década atrás, mas com o tempo, muitos problemas se acumularam devido à crescente complexidade do processo. Devido à falta de atenção adequada, eles agora estão desacelerando a cadeia de abastecimento agrícola. Portanto, o blockchain é necessário neste setor mais do que nunca. Vamos ver quais são esses problemas –

Mudando as tendências do consumidor

Um dos maiores problemas são as tendências de consumo, que mudam constantemente. Portanto, a demanda por determinados materiais também varia. Isso se torna um problema para o agricultor porque a maior parte do agricultor tende a trabalhar ou ganhar a vida com base em um único produto. Em raras ocasiões, eles vão para mais de um tipo de produto. No entanto, devido às flutuações na demanda, às vezes eles podem ter um grande pagamento ou uma produção mínima de seu investimento. De modo geral, a experiência é bastante estressante e muitos agricultores precisam lidar com a mudança caso enfrentem perdas. Como não há como prever a mudança nas tendências, eles são vítimas do problema.

Competitividade de commodities

Bem, nossas commodities da vida diária podem vir de várias fontes. Como esses são os bens mais demandados, a aposta é sempre muito alta. Portanto, os pequenos agricultores têm mais dificuldade para competir em mercados abrangentes, onde gigantes corporativos estão jogando monopólio. Isso cria uma enorme lacuna entre os gigantes e os pequenos agricultores, pois eles não têm opção de entrar no ecossistema sem assumir o fardo de fracassar, mesmo que seus produtos ofereçam melhor qualidade do que as empresas líderes. Além disso, como em muitos casos, esses agricultores ou pequenas empresas não têm recursos para comercializar seus produtos, o que também os faz ficar para trás.

Gestão pobre de estoque

A gestão de estoques é um grande problema neste setor, já que a maioria dos produtos aqui produzidos são matérias-primas. Portanto, não passa por nenhum procedimento para aumentar sua vida útil. Começando da colheita à carne, tudo é perecível. Portanto, eles têm que manter seu estoque corretamente antes de fazer a venda. No entanto, muitas empresas agrícolas não estão equipadas para usar tecnologia avançada para gerenciar seus estoques. Isso pode levar ao desperdício de produtos e recursos. Sem falar nas perdas que os agricultores têm de suportar por isso. Na realidade, eles trabalham muito para produzir os itens, mas todo o seu trabalho árduo é em vão para a má gestão do estoque.

Falta de automação e uso de tecnologia

Outro problema desse setor é a falta de automação e uso de tecnologia. Na realidade, a maioria dos agricultores não tem orçamento para comprar equipamentos ou máquinas agrícolas de alto preço. Além disso, como o mundo está mudando rapidamente e a tecnologia está crescendo, muitas tecnologias agrícolas estão disponíveis para ajudar os agricultores. Mas a falta de conhecimento sobre essa tecnologia ou o fundo para bancar esses resultados faz com que os produtores fiquem para trás na competição. Na realidade, as grandes empresas agrícolas tendem a usar toda a tecnologia moderna para aumentar sua eficiência. Mas as pequenas ou médias empresas não podem seguir o caminho.

Consulte Mais informação: Blockchain na manufatura: um guia para capacitação industrial

Regulamentos governamentais coercitivos

As regulamentações governamentais existem para manter o equilíbrio em todas as partes do mundo. Mas a natureza das regulamentações governamentais deve dificultar a produção da agricultura em um país. Em muitos casos, a natureza coercitiva de certas leis governamentais e o aumento da tributação em todas as fases estão forçando muitas empresas à falência. Mais ainda, em muitos casos, muita regulamentação atrapalha o processo de dimensionamento do setor agrícola. Não queremos dizer que o governo não deve impor qualquer regulamentação sobre este setor. Mas exagerar só vai destruir o potencial de um setor de destaque.

Alto preço de terreno para expansão

O preço da terra para fins agrícolas está sempre mudando. Em muitos casos, os preços parecem variar muito, pois a liquidez das terras é muito baixa. Portanto, a expansão em muitos casos não é possível devido aos preços extremamente altos das terras. Não só isso, mas a disponibilidade de terra também é muito pequena em muitos casos. Mais ainda, o imposto adicional que vem com a compra de uma ampla terra pode se tornar um fardo para muitas empresas e agricultores. Portanto, mesmo que um agricultor ou uma empresa esteja indo muito bem quando a demanda aumenta, eles acham difícil escalar e não conseguem acompanhar as demandas dos consumidores.

Aumentando o colapso da infraestrutura

Por muitas razões, a infraestrutura agrícola nas áreas rurais está lentamente entrando em colapso. Pode ser devido a desastres naturais, terra perdendo sua fertilidade ou urbanizações em massa. Portanto, é difícil manter a sustentabilidade quando os outros elementos não estão em sincronia com a infraestrutura. Além disso, a falta de modernização adequada desse setor resulta em perdas, o que também causa o colapso da infraestrutura. Mesmo em grandes empresas, eles podem enfrentar problemas semelhantes, pois o sistema de suporte não está em vigor. Cada empresa precisa de elementos como estradas, empréstimos, terras e assim por diante para garantir que o sistema continue funcionando. Mas a falta desses elementos pode atrapalhar seus negócios de forma massiva.

Segurança e proteção nas fazendas

A segurança é um grande problema nas fazendas. Em cada fazenda, há animais, equipamentos ou veículos valiosos para transportar seus produtos. Mas, em muitos casos, se os ladrões podem ter acesso às suas terras, eles também podem ter acesso ao seu gado ou equipamento. Esta é uma ocorrência comum na agricultura e uma dor de cabeça para os agricultores, pois eles não têm recursos para lidar com esse tipo de furto. Assim, mesmo que consigam investir em equipamentos caros, mantê-los seguros exige mais investimento no processo. E, no momento, não existem muitas tecnologias para oferecer segurança adequada às fazendas.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Benefícios do Blockchain na agricultura

A agricultura também é outro grande setor que pode usar os recursos do blockchain e se beneficiar muito com isso. Vamos verificar quais são os principais benefícios para este setor.

Melhor gerenciamento de estoque agrícola

Na realidade, muitas empresas agrícolas não estão equipadas para usar tecnologia avançada para gerenciar seus estoques. Isso pode levar ao desperdício de produtos e recursos. Sem falar nas perdas que os agricultores têm de suportar por isso. Portanto, este é um grande fardo para os agricultores, pois eles não têm as ferramentas necessárias para lidar com o problema. Mas com a tecnologia blockchain na agricultura, eles podem mudar esse cenário para sempre. Blockchain é perfeitamente adequado para gerenciamento de estoque. Então, pode realmente ajudar os agricultores a manter seus estoques perfeitamente sem problemas. A verdade é que o blockchain pode rastrear o ambiente de armazenamento e notificá-lo quando a produção vai expirar. Então, você pode tomar as medidas adequadas para isso.

Melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento agrícola

Outro grande caso de uso da tecnologia blockchain na agricultura é o aumento da eficiência em toda a indústria. Devido à falta de automação e uso de tecnologia, a eficiência desta indústria não está à altura. Na realidade, é mais importante para os pequenos e médios agricultores não ter acesso a tecnologias de alto preço para aumentar a eficiência geral da produção. Portanto, o blockchain pode certamente ajudar aqui. Usando um sistema de contabilidade imutável em blockchain, ele pode abordar rapidamente todos os elementos e reduzir o custo dos processos agrícolas e aumentar a eficiência geral da produção.

Modernizing Farm Management Software (FMS)

Outro dos benefícios do blockchain na agricultura é o processo de modernização do software de gerenciamento de fazendas. Na realidade, o software de gerenciamento de fazendas vai se tornar popular em breve. No entanto, este software ainda usa o modelo cliente-servidor típico para operar. Portanto, eles ainda não são capazes de oferecer sua produção máxima como poderiam com o blockchain. Portanto, usar o blockchain, neste caso, pode ajudar a levar o FMS a um nível totalmente novo. Mais ainda, este software terá a segurança de que precisam com proteção de blockchains. Assim, os fazendeiros não terão mais que se preocupar com hacks cibernéticos.

Segurança para otimização de IoT na agricultura

O setor de agricultura precisa de dispositivos IoT para monitorar seus produtos. Mais ainda, esses dispositivos podem até mesmo oferecer segurança e proteção para seus equipamentos também. Usando as máquinas, eles podem registrar as condições do tempo e do terreno e ajustá-las de acordo. Mais ainda, alguns dispositivos podem até prever calamidades naturais de antemão. Mas esses dispositivos estão bastante vulneráveis ​​no momento. Em muitos casos, os serviços em nuvem que eles usam para armazenar as informações são fracos para ataques cibernéticos. Portanto, a segurança varia muito. Mas o blockchain pode oferecer ajuda aqui. Os benefícios do blockchain na agricultura aqui serão proteger esses dispositivos IoT e oferecer a eles um sistema de rede melhor para trabalhar.

Blockchain pode oferecer muitos benefícios para outros setores também. Confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Fornecimento de preços justos

Sim, muitas empresas agrícolas não recebem o preço justo que merecem por seus produtos. Embora trabalhem para produzir safras e gado, muitos atacadistas ainda não oferecem o valor que merecem por todo o trabalho. Na realidade, muitos agricultores obtêm o mínimo necessário para sobreviver. Então, usando o blockchain no mercado agrícola, o cenário pode mudar. Usando um mercado baseado em blockchain, eles podem ver a venda de seus produtos para compradores justos e podem até atingir mais compradores do que antes. Isso os ajudará a negociar os preços de maneira mais justa. Assim, os agricultores podem obter o que realmente merecem.

Transparência em subsídios agrícolas

Bem, somos nós que estamos pagando os subsídios para a agricultura. Embora o governo pague, o orçamento para o dinheiro vem de nossos impostos. Mas a transparência em torno dos subsídios é inexistente. Além disso, em muitos casos, podemos ver o favoritismo, pois os grupos maiores obtêm mais do que precisam e as fazendas menores não recebem o suficiente. Portanto, o blockchain no mercado agrícola pode ajudar a aumentar a transparência para essa questão importante. O governo pode usar um blockchain público para transacionar os subsídios para as fazendas legítimas, e o público pode verificar se o dinheiro está indo para onde deveria ou não.

Fornecimento de microcréditos para pequenos e médios agricultores

Outra grande aplicação da tecnologia blockchain na agricultura é a opção de obter microcréditos. Na realidade, fazendas de pequeno e médio porte precisam de empréstimos de vez em quando para administrar seus negócios. No entanto, a política de crédito nos bancos tem políticas de juros mais elevados. Portanto, as empresas estão em uma situação estressante, pois as taxas de juros podem onerá-las com mais empréstimos. Portanto, usar a tecnologia blockchain aqui pode resolver o problema para sempre. O Blockchain pode ajudá-los a obter microcréditos na rede de credores em todo o mundo. Com um pequeno montante de empréstimo, eles podem assumir o ônus de pequenas taxas de juros, ajudando-os a administrar o negócio por muito tempo.

Leia também: Explicação da tecnologia Blockchain: um ecossistema descentralizado

Pagamento de bônus do consumidor aos fazendeiros

Outro ótimo caso de uso do blockchain é a opção de dar gorjeta direta aos agricultores. Como o blockchain pode oferecer a proveniência e a história de um produto processado ou do produto, os consumidores podem ver quem foi o responsável pelo produto em primeiro lugar. Se os consumidores estiverem satisfeitos com a produção, eles podem simplesmente entrar na plataforma de blockchain para dar gorjeta direta aos agricultores. Aqui, as carteiras dos agricultores ficarão conectadas ao sistema para obter as dicas dos clientes. Já existem muitas aplicações de tecnologia blockchain na agricultura que estão trabalhando neste tipo de recurso.

Incentivando práticas sustentáveis

Muitas das práticas na indústria agrícola não são sustentáveis, mas ainda existem. Na verdade, o problema é o uso excessivo de pesticidas que, em última análise, contamina a água para tomar banho, beber e cozinhar. Este é um problema sério, pois pode prejudicar as pessoas de várias maneiras. Assim, sem o incentivo a práticas sustentáveis, esse tipo de má prática continuará existindo. Portanto, o blockchain no mercado agrícola pode ajudar a oferecer incentivos aos agricultores que desejam usar métodos sustentáveis ​​ao invés de produtos químicos que prejudicam os consumidores e o meio ambiente. Normalmente, em países pobres, esse recurso de incentivo pode encorajá-los a usar menos produtos químicos e se concentrar em mais produtos orgânicos.

Melhor responsabilidade para empresas

Bem, as empresas multinacionais tendem a usar uma série de métodos desumanos para aumentar sua eficiência, desde o trabalho ilegal até o uso de produtos químicos nocivos para preservar a produção. Em muitos casos, as grandes corporações também podem lidar com o gado de uma forma muito desumana, o que é bastante chocante. Como não há como o consumidor saber como as empresas lidam com os produtos, ele está perdendo a confiança neles. Portanto, as aplicações da tecnologia blockchain na agricultura podem ajudar a aumentar a transparência em relação às empresas multinacionais. O consumidor pode ver como as empresas lidam com a produção e se o processo é aceitável.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Diferentes empresas que usam a tecnologia Blockchain na agricultura

Yara International

A Yara International está usando blockchain para rastrear o café de seus produtores. Eles também ajudam o consumidor a ver a qualidade e a procedência do café e ainda permitem apoiar os produtores dando dicas diretamente. Eles estão atualmente lançando o aplicativo “Thanks My Farmer” que permitirá aos clientes ajudar os agricultores.

CNH Industrial NV

CNH Industrial NV está usando blockchain na cadeia de abastecimento agrícola para aumentar o gerenciamento de estoque. Esta empresa produz, projeta e vende equipamentos agrícolas e deseja oferecer melhores serviços aos agricultores, gerenciando seus estoques. No momento, eles estão trabalhando com a IBM para trabalhar na solução.

JD.com

A JD.com é uma das gigantes chinesas do comércio eletrônico que está usando a tecnologia blockchain para rastrear seus produtos de carne bovina no exterior. No momento, está trabalhando com a InterAgri da Austrália para obter a carne Angus da empresa. Na realidade, eles planejam usar a tecnologia para gerenciar melhor o processo de cultivo e auditar as informações relacionadas ao manejo do gado..

Bayer AG

A Bayer AG está usando a tecnologia blockchain para monitorar produtos agrícolas. No momento, está trabalhando com a Ant Financial para finalizar o projeto. Na verdade, eles planejam usar a tecnologia para auxiliar no processo de digitalização da agricultura e oferecer produtos de alta qualidade. No entanto, no momento, ainda não sabemos a duração do processo do projeto.

Grains Lawson

Lawson Grains está usando a tecnologia blockchain para aumentar seu processo de cultivo de grãos. No momento, está trabalhando com a AgriDigital para finalizar o projeto. Mais ainda, eles planejam usar a tecnologia para obter melhores serviços de colheita. Novamente, eles estão usando a plataforma para gerenciar seu estoque e sistema de entrega. Esta é uma ótima maneira de mostrar e melhorar sua eficiência.

Consulte Mais informação: As 50 principais empresas que usam a tecnologia Blockchain

Hortobagy Angus

Hortobagy Angus está usando blockchain na indústria agrícola para implementar uma solução de rastreabilidade. No momento, está trabalhando com a TE-FOOD para finalizar o projeto. Mais ainda, eles querem usar a tecnologia para ajudar os agricultores a cadastrar informações rapidamente no sistema. Dessa forma, seus consumidores podem escanear diretamente o código QR e ver as informações por conta própria.

Unilever

A Unilever está usando blockchain na indústria agrícola para oferecer fundos à agricultura familiar. No momento, eles estão trabalhando com vários bancos para processar as políticas de microfinanciamento. Mais ainda, eles também têm outros participantes no ecossistema, desde ONGs até varejistas. Na verdade, é uma ótima iniciativa ajudar as pequenas fazendas.

Napolina (Grupo Princes)

O Princes Group é, na verdade, um dos maiores fornecedores de alimentos da Europa. Napolina é uma das suas marcas de enlatados. Atualmente, eles estão usando blockchain na indústria agrícola para lidar com a questão do trabalho ilegal no ambiente agrícola. Usando a tecnologia, eles planejam tornar todo o processo transparente e se livrar de quaisquer problemas de trabalho ilícito.

Bridgehead

A Bridgehead está usando blockchain na cadeia de abastecimento agrícola para aumentar a transparência de seus processos. Esta empresa trabalha com muitos pequenos agricultores para obter produtos orgânicos e quer oferecer melhores serviços aos agricultores rastreando o café. Seus consumidores podem apenas escanear o código QR e aprender sobre o verdadeiro processo de cultivo de cada produção.

Âncora

A Anchor está usando blockchain na cadeia de abastecimento agrícola para reduzir as emissões de carbono de seus processos. Na realidade, as empresas de laticínios aumentam o número de pegadas de carbono, o que não é sustentável para o meio ambiente. Esta empresa trabalha com 10.500 agricultores para obter produtos orgânicos e quer oferecer serviços mais excelentes aos agricultores com seu leite Anchor.

Blockchain pode ajudá-lo a impulsionar seus negócios. Comece seu projeto de blockchain usando nossa estratégia de implementação de blockchain agora!

Conclusão

O Blockchain na agricultura mostrou como a tecnologia pode alterar os processos existentes que vêm acontecendo há gerações. Mais ainda, o blockchain pode criar o mercado para os fazendeiros a fim de obterem sua parte justa do valor que merecem. No entanto, ficar no topo dos processos agrícolas é uma tarefa complexa, mas ainda assim, é extremamente necessário para todo o setor. Dado o rápido crescimento da tecnologia, você também deve se manter informado sobre o desenvolvimento recente para se manter à frente da concorrência. Recomendamos verificar nosso curso gratuito de blockchain, pois ele pode oferecer uma melhor compreensão do espectro do blockchain.