Blockchain na indústria de alimentos: rastreabilidade e segurança de alimentos

Como o blockchain na indústria de alimentos pode ajudar a melhorar todas as ineficiências? Vamos dar uma olhada mais de perto no cenário atual da indústria de alimentos e como o blockchain se encaixa no ecossistema.

Quando o blockchain começou a surgir, os especialistas pensavam que ele estava limitado aos setores financeiros. Mas, com o tempo, o blockchain começou a forçar a adoção em vários setores fora do setor financeiro. No momento, a indústria de alimentos parece ser um dos destinos mais inclusivos para a tecnologia de blockchain. Nos últimos dois anos, vários participantes do setor de alimentos estão anunciando sua própria iniciativa de blockchain.

Não só isso, mas em 2019, o blockchain começou a perturbar a indústria em um ritmo rápido. De acordo com pesquisas, mais de 20% das principais empresas globais usarão blockchain até o ano de 2025. Portanto, isso significa que a aplicação da tecnologia de blockchain na indústria de alimentos aumentará nos próximos anos.

O que torna essa tecnologia tão atraente que os gigantes da indústria de alimentos estão implementando suas próprias soluções? Neste guia, discutiremos como a blockchain é importante para a indústria de alimentos e como ela pode remodelar o futuro dos alimentos.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na indústria de alimentos: questões-chave da indústria de alimentos

Existem certas questões relacionadas com a indústria alimentar. Embora esta indústria seja enorme, ainda que os problemas não sejam resolvidos de forma eficiente, ela pode colapsar o ecossistema. Então, vamos ver por que essa indústria precisa da tecnologia blockchain.

Falta de rastreabilidade do produto

Bem, rastrear os produtos é um grande problema, pois a maioria das empresas parece relutante neste caso. Com o rastreamento adequado, os consumidores não têm ideia de como ou de que forma os alimentos foram processados. Na realidade, nenhum consumidor está mais interessado em elementos organizados e saudáveis ​​do que nunca. Então, eles são extremamente céticos sobre cada elemento que estão comendo.

Mas se a empresa de alimentos não estiver rastreando os produtos ou o processo, como eles manterão a qualidade? O problema é que rastrear o alimento ou o processo desde os fornecedores até o consumidor precisa de investimento adicional. Portanto, muitas empresas não estão tão dispostas a gastar mais dinheiro do que o necessário neste.

Mudança de regulamentos

Na realidade, o espaço de alimentos e bebidas está sujeito a regulamentações governamentais. Portanto, muitas organizações como EPA, FDA, FTC e OSHA estão trabalhando diligentemente para manter certas normas relacionadas a rótulos de alimentos, produtos saudáveis ​​e higiene.

Na maioria dos casos, as empresas seguem todas as regras de todo o coração; no entanto, em certas falhas de comunicação, a indústria acaba com alimentos de má qualidade, excedente de matéria-prima e desperdício de alimentos. Devido à natureza das mudanças nas regras, muitas empresas precisam fazer o recall de seus novos produtos, pois as novas regras não estavam em sincronia com seus produtos. Então, no final, eles acabam perdendo dinheiro e tempo valioso.

Complicações do gerenciamento de estoque

A gestão de estoques na indústria de alimentos é um pouco complicada, pois os alimentos têm datas de validade. Portanto, a manutenção desses produtos é mais severa do que em outras indústrias. Mais ainda, para manter a higiene, eles têm que monitorar constantemente as condições das instalações de armazenamento. No entanto, o monitoramento manual leva muito tempo.

Mais ainda, as empresas não estão devidamente equipadas para lidar com a gestão em tempos de demandas sazonais. Assim, a indústria acaba com estoque mal administrado, o que leva ao desperdício de alimentos e perdas de dinheiro. Então, muitas vezes, os embarques chegam atrasados, ou podem enviar os produtos errados com vida útil mais curta.

Demandas Geracionais

Bem, a demanda por alimentos varia de geração em geração. Nem todas as gerações têm um gosto semelhante em alimentos ou bebidas. Portanto, torna-se muito difícil lidar com todos os problemas ao mesmo tempo. Na realidade, as empresas precisam atender a seis grandes gerações, desde bebês até idosos. Sim, eles podem gerar dados com base nas preferências do consumidor, mas não existem muitas ferramentas por aí para classificá-los de forma eficiente.

Portanto, as empresas podem delinear as demandas básicas de seus consumidores, mas há muito espaço para crescimento. Às vezes, devido à falta de medidas eficientes, eles podem calcular mal e aumentar a produção de um produto de baixa demanda.

Leia também: Explicação da tecnologia Blockchain: um ecossistema descentralizado

Falta de transparência na rotulagem

Pois bem, esse é um dos grandes problemas da indústria alimentícia que afeta diretamente os consumidores. Embora, em alguns casos, as empresas tendam a ser honestas sobre os ingredientes que usam na produção. Mas, na maioria dos casos, eles enganam pelas informações do rótulo. Por exemplo, agora as pessoas são mais atraídas por alimentos vegetarianos ou veganos.

Mas em muitos pratos à base de vegetais, use ingredientes provenientes de produtos à base de carne. Além disso, eles tendem a classificá-los como elementos químicos para que as pessoas comuns não consigam diferenciar entre o que estão usando. Novamente, algumas empresas podem usar produtos químicos prejudiciais e nem mesmo mencioná-los no rótulo. Definitivamente, esse não é um meio aceitável de fazer negócios.

Produtos alimentares falsificados

Outro grande problema é o número crescente de produtos falsificados. Parece que mais ou menos todos os setores têm de lidar com questões de falsificação. Mas, na indústria de alimentos, isso pode dar errado a qualquer momento. Obviamente, se as pessoas começarem a comer produtos falsificados, podem ficar gravemente doentes e até mesmo levar à morte. Além disso, com o passar do tempo, mais e mais empresas duvidosas estão introduzindo produtos falsificados com produtos autênticos. Então, torna-se muito difícil diferenciar entre eles.

Mas a empresa-mãe tem opções muito limitadas para lidar com o problema. Se esse problema não for resolvido a tempo, prejudicará tanto a empresa quanto o consumidor.

Ciclos lentos de inovação de produtos

Criar novos produtos é uma decisão difícil neste setor. Na realidade, as empresas precisam analisar extensivamente a base de consumidores e os tipos de alimentos de que gostam. Além disso, a popularidade de qualquer novo produto é uma aposta que depende do tempo. Às vezes, a popularidade do produto pode durar décadas e, às vezes, apenas alguns meses. Portanto, a empresa tem que prestar atenção extra para fazê-los, o que leva muito tempo.

Assim, para combater o problema, eles vão ajudar com uma tecnologia que pode prever e até mesmo ajudá-los a analisar melhor as demandas dos consumidores. Ou então, a empresa não consegue acompanhar a concorrência e logo ficará para trás.

Má Segurança Alimentar

Bem, esta é uma das questões mais urgentes da indústria de alimentos. Na realidade, mesmo uma conduta incorreta leve ou manuseio incorreto de elementos alimentares pode levar à contaminação. E não temos que dizer a você as consequências disso. Infelizmente, a indústria de alimentos ainda não é adequada para rastrear a verdadeira fonte de contaminação. Na maioria dos casos, pode até passar despercebido até que seja tarde demais.

É uma questão de saúde pública e é um crime grave. Apenas por um pequeno problema, a empresa pode perder todas as suas reputações, pagar multas pesadas e até encerrar as atividades. Além disso, nos dias de hoje, os consumidores são céticos sobre a maioria das coisas que compram. Portanto, uma pequena contaminação pode acabar mal para você e sua empresa.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Como o Blockchain funciona na indústria alimentícia

O Blockchain pode funcionar de várias maneiras na indústria alimentícia. Aqui estão alguns dos casos de uso lucrativos que você verá no blockchain.

Melhorando a rastreabilidade dos alimentos

Como você já sabe, a rastreabilidade dos alimentos é muito necessária nesta indústria. Rastrear os produtos é um grande problema, pois a maioria das empresas parece relutante neste caso. Com o rastreamento adequado, os consumidores não têm ideia de como ou de que forma os alimentos foram processados. Portanto, a indústria precisa de uma mão amiga neste momento.

Portanto, o blockchain na rastreabilidade de alimentos pode alterar o cenário aqui para todos. O Blockchain está totalmente equipado para lidar com o rastreamento dos alimentos desde os fornecedores até o consumidor que os compra. Assim, as empresas podem aproveitar esse poder para aumentar sua visibilidade na linha de produção e oferecer ao mercado uma alimentação de melhor qualidade..

Garantindo a Segurança Alimentar

Outro grande benefício do blockchain é que você pode usá-lo para segurança alimentar. O Blockchain em segurança alimentar pode ajudar os consumidores a ficarem à vontade e comprarem todos os seus produtos sem se preocupar com contaminação ou qualquer outro problema. Pois a indústria de alimentos ainda não é adequada para rastrear a verdadeira fonte da contaminação. Na maioria dos casos, pode até passar despercebido até que seja tarde demais. Assim, usando o blockchain, as empresas podem monitorar o manuseio dos elementos brutos e dos produtos acabados. Mais ainda, eles podem até mesmo lidar com seus subprodutos com mais cuidado para manter a qualidade e o padrão de seus alimentos sem quaisquer problemas.

Seleção de fornecedores da indústria de alimentos

Outra coisa que o blockchain pode ajudar é na seleção do fornecedor. No setor de alimentos, as empresas são bastante competitivas e sempre querem estar na primeira posição no mercado. Mas a escolha do fornecedor das matérias-primas precisa ser muito bem pensada, pois matérias-primas de baixa qualidade só resultarão em produtos acabados de baixa qualidade.

Portanto, usando blockchain na cadeia de abastecimento da indústria de alimentos, eles podem se conectar com melhores fornecedores, onde os fornecedores têm que oferecer a comprovação de sua qualidade. Assim, o blockchain pode criar um mercado onde os fornecedores podem se conectar com os compradores e licitar em determinados projetos com base em sua qualidade.

Atendendo às demandas operacionais

Atender às demandas operacionais diárias também é uma tarefa difícil. Na realidade, as empresas têm dificuldade em atender às demandas crescentes e produzi-las em um curto espaço de tempo. Como a indústria nem sempre possui canais adequados para superar a enorme carga de demandas de operação.

Portanto, torna-se muito difícil atender a todas as demandas de várias gerações ao mesmo tempo. Mas, usando o blockchain na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos, as empresas podem finalmente lidar com o problema. Usando a tecnologia, eles podem acompanhar todos os elementos da linha de produção e atender às demandas da operação diária.

O Blockchain traz muitos benefícios para vários setores. Confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Gerenciamento de estoque aprimorado

Existe um termo na cadeia de abastecimento chamado “Lead time”. É o tempo que vai desde o início de um processo até o fim do processo. Portanto, quanto menor for esse tempo, melhor a empresa pode gerenciar seus estoques. No entanto, diminuir o tempo de espera é difícil usando métodos típicos, e apenas um pequeno número de gigantes da tecnologia pode fazer isso às vezes.

No entanto, com o blockchain na cadeia de abastecimento da indústria de alimentos, ele pode automatizar o processo de produção de alimentos e se livrar de discrepâncias dentro da linha de produção. Portanto, pode reduzir significativamente o Lead Time e, evidentemente, melhorar a gestão de estoque.

Previne a coerção de preços

Os preços na indústria de alimentos variam muito. Portanto, é considerada uma das indústrias voláteis no momento. Por várias razões – as empresas sociais ou ambientais podem alterar seus preços. Mas essa mudança de preço afeta negativamente os consumidores, pois eles também têm uma quantidade limitada de dinheiro para investir em produtos alimentícios.

Portanto, o blockchain pode ajudar a reduzir o custo de fabricação dos produtos. Ele também pode cortar todas as taxas de intermediários, em última análise, reduzindo o preço final para os consumidores. Na realidade, certas aplicações de tecnologia blockchain na indústria de alimentos podem oferecer esse recurso sem problemas.

Eliminando produtos falsificados

O Blockchain pode ajudar a erradicar o aumento do número de produtos falsificados. Se as pessoas começarem a comer produtos falsificados, podem ficar gravemente doentes e até mesmo levar à morte. Mas a empresa-mãe tem opções muito limitadas para lidar com o problema. Se esse problema não for resolvido a tempo, prejudicará tanto a empresa quanto o consumidor.

Mas, o blockchain na rastreabilidade de alimentos pode resolver o problema instantaneamente. Como o blockchain pode rastrear todos os produtos da linha de produção até o consumidor, ele pode garantir se o produto é autêntico ou não. Mais ainda, também pode reduzir o escopo de produtos falsificados que chegam ao mercado, identificando a origem do problema.

Leia o tópico semelhante: A Importância do Blockchain na Indústria de Seguros

Reduzindo o desperdício de alimentos

O uso de blockchain na rastreabilidade de alimentos pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Existem muitas causas para o desperdício de alimentos, desde a má gestão do estoque até o atraso no envio de produtos. Em todos os casos, a indústria tem que lidar com perdas massivas, o que por sua vez aumenta sua pressão para produzir mais produtos em um curto espaço de tempo para atender às demandas existentes.

Mas com o blockchain, as empresas podem começar a rastrear os alimentos para manter os códigos de saúde e seguir todas as diretrizes e melhorar seu sistema de gestão. Como eles podem acompanhar tudo online, é fácil melhorar a eficiência e reduzir o desperdício de alimentos ao mínimo, mesmo em tempo real.

Fornecer Proveniência da Cadeia de Abastecimento de Alimentos

Outro grande obstáculo é a inexistência de procedência de produtos alimentícios. Então, você comprou um produto, e ele pode anunciar de uma certa forma, mas realmente oferece o que anuncia. Na maioria dos casos, isso não acontece. Os consumidores agora não confiam cegamente no produto que estão comprando na loja hoje em dia. Eles precisam de proveniência para saber exatamente como e quando sua comida foi feita.

Na realidade, o blockchain é perfeito para isso; você pode usar blockchain em segurança alimentar para manter a procedência, desde os fazendeiros até a loja de varejo. Apenas digitalizando o código QR no produto, um cliente pode ver a história por trás daquele produto alimentício e ter certeza de que é o que afirmam ser.

Provando Declarações de Rótulos

Como você sabe, as empresas tendem a ser um pouco enganosas quando se trata de rótulos. Em muitos casos, eles podem até usar produtos químicos prejudiciais, mas fazem parecer que estão usando todos os elementos orgânicos. Isso pode levar à morte de pessoas devido ao consumo de produtos químicos nocivos nos alimentos processados. Então, você pode usar o blockchain em iniciativas de segurança alimentar para combater os problemas.

Como o blockchain gravará cada elemento que você usou no processo de fabricação de um produto, você pode tornar esse registro público para seus consumidores a fim de provar suas reivindicações de rótulo. Se você não tem nada a esconder, então por que não usar o blockchain para provar o ponto?

Inscreva-se agora: Curso Enterprise Blockchains e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

Várias empresas que usam blockchain na indústria de alimentos

Walmart

O Walmart está usando blockchain na cadeia alimentar para rastrear pacotes de manga fatiada. Anteriormente, demoravam cerca de seis dias para rastrear todo o processo da comida. No entanto, agora leva apenas alguns segundos! Você pode imaginar a quantidade de tempo que eles estão economizando? Mais ainda, esse rastreamento ocorreu desde o México até a loja. Então, os pacotes passaram por vários estágios, e o blockchain conseguiu detectar a condição em cada um deles.

Carrefour

O Carrefour é um dos maiores varejistas da Europa que está usando blockchain para rastrear seus frangos caipiras. Mais ainda, eles também permitem que os clientes acompanhem o processo em todas as etapas, sabendo exatamente onde e como o frango estava disponível na loja. Portanto, com sucesso, a empresa deseja usar blockchain em itens de alimentos e bebidas, incluindo leite, salmão, tomate, ovos, mel e assim por diante.

Nestlé

A Nestlé está usando blockchain na cadeia alimentar para rastrear seu leite desde as fazendas e a casa de produção até as fábricas. No momento, eles estão trabalhando com o OpenSc no projeto piloto. No entanto, é uma ótima maneira de mostrar seus pontos fortes ao mercado, pois eles estão optando por permanecer transparentes em suas ações. Mais ainda, eles também planejam incluir outros produtos neste projeto mais tarde.

Anheuser-Busch InBev

A Anheuser-Busch InBev é uma das maiores cervejarias do mundo no momento. No momento, eles estão usando blockchain no nicho de alimentos e bebidas e estão tentando melhorar a rastreabilidade da cadeia de suprimentos de bebidas. Na realidade, eles querem melhorar as condições de vida das pessoas na África, pois tendem a obter as matérias-primas de lá.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

JBS

A JBS está usando o gerenciamento de blockchain na indústria de alimentos para aumentar o processo de verificação cruzada dos dados de transporte de gado de seus fornecedores. Na realidade, o uso da tecnologia ajudará a empresa a garantir segurança, confidencialidade e rastreabilidade.

Tyson Foods

A Tyson Foods está usando o gerenciamento de blockchain na indústria de alimentos para rastrear sua cadeia de suprimentos desde as fazendas e a casa de produção até as fábricas. Eles estão atualmente trabalhando com FoodLogiQ no projeto piloto e outras empresas do setor. Mais ainda, eles também planejam incluir outros produtos neste projeto mais tarde. Segundo eles, o projeto é um grande sucesso no momento.

Kraft Heinz

Kraft Heinz é outro jogador no reino do blockchain. Na realidade, eles estão usando blockchain na indústria de alimentos para melhorar as medidas de segurança para alimentos infantis. Mais ainda, eles também querem garantir que os alimentos para bebês sejam sempre da mais alta qualidade, por isso planejam implementar um recurso de rastreabilidade com a tecnologia.

Albert Heijn

Albert Heijn está usando blockchain para rastrear seu suco de laranja das fazendas às fábricas. No momento, eles estão trabalhando com a Refresco no projeto piloto. Mais ainda, eles também planejam incluir outros produtos neste projeto mais tarde. Na realidade, seu objetivo principal é aumentar sua transparência e manter processos sustentáveis ​​da cadeia de suprimentos.

Plantaze

Plantaze está usando blockchain em alimentos e bebidas para rastrear as 15.000 garrafas de vinho exclusivas que eles produzem a partir de uvas de alta qualidade. No momento, eles estão trabalhando com OriginTrail e TagItSmart no projeto. Mais ainda, eles também planejam lidar com problemas de vinhos falsos que são tão persistentes no mercado. Na realidade, seu principal objetivo é aumentar sua transparência e garantir que seus consumidores tenham o produto autêntico da empresa.

Alimentos para abelhas

A Bumble Bee Foods está usando o gerenciamento de blockchain na indústria de alimentos para rastrear o atum albacora que os pescadores pegam no mar. No momento, eles estão trabalhando com a SAP no projeto piloto. De qualquer forma, é uma ótima maneira de mostrar seus pontos fortes ao mercado, pois eles estão optando por permanecer transparentes em suas ações. Seu objetivo principal é eliminar a rotulagem incorreta e ajudar os consumidores a rastrear todo o processo de comercialização.

Muitas empresas ao redor do mundo estão interessadas na tecnologia de blockchain. Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Pensamentos finais

Como você já sabe, o blockchain pode oferecer muitos benefícios na indústria de alimentos. A indústria alimentar está cheia de problemas e, sem encontrar uma solução adequada, os consumidores estão em risco. Portanto, o uso de blockchain na indústria pode ajudar a eliminar a maioria dos problemas persistentes e garantir uma comunidade melhor e mais saudável no futuro.

Se você é apenas um iniciante e deseja utilizar o blockchain em sua empresa, recomendamos conferir nosso curso gratuito de blockchain! Este pode ser o ponto de partida de sua jornada de blockchain.