Blockchain na indústria farmacêutica: a indústria farmacêutica evoluirá?

Você acha que o blockchain na indústria farmacêutica funcionará ou não? Aqui, vamos discutir o blockchain em produtos farmacêuticos e seu papel no aprimoramento da tecnologia que o cerca.

Com a saúde sendo o tópico número um em todo o mundo, a farmácia desempenha um papel crucial para atingir os objetivos.

O Blockchain tem quase uma década. Sua presença foi sentida em quase todos os setores lá fora. É altamente aplicável a diferentes casos de uso, desde serviços financeiros a imóveis. O vencedor aqui são as empresas que o utilizam para melhorar seus processos.

O impacto do blockchain pode ser medido porque ajudará o setor de saúde a economizar $ 100- $ 150 bilhões por ano. Esses números devem entrar em vigor em 2025. A economia pode ser vista no custo operacional, custo de pessoal, custos de funções de suporte, falsificação e assim por diante! Blockchain e farmacêutica, ambos juntos, podem percorrer um longo caminho!

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na indústria farmacêutica: o estado atual da indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica é uma parte crítica da saúde. É uma indústria de US $ 482 bilhões. Sem ele, não haveria desenvolvimento, distribuição ou descoberta de medicamentos. Quando falamos do setor farmacêutico, queremos dizer estas três coisas: processo de distribuição, desenvolvimento e descoberta.

Neste momento, a indústria farmacêutica não está em boas condições. O fato de 9 entre 10 medicamentos não chegarem à fase de ensaio clínico diz muito sobre sua condição. Isso também significa que raramente um novo medicamento raramente chega ao processo de aprovação da FDA. Tudo isso acontece principalmente devido à falta de dados do paciente, nos quais as empresas farmacêuticas baseiam seu processo de pesquisa e aprovação.

Para entender melhor a indústria farmacêutica, vamos dar uma olhada rápida nos desafios.

Disparidade de dados farmacêuticos

No cerne da indústria farmacêutica estão os dados, pois permitem que eles experimentem, entendam e inovem novos medicamentos para diferentes doenças. As empresas farmacêuticas sempre consideram a disparidade de dados um grande problema ao tentar resolver doenças específicas. Essa disparidade de dados vem dos silos que armazenam os dados. Os silos funcionam conectando-se a diferentes plataformas.

A dependência de diferentes fontes e a incapacidade de verificar os dados carregados e compartilhados tornam a disparidade de dados um problema real. A disparidade de dados também vem devido ao uso de diferentes estruturas de dados e modelos usados ​​pelas fontes de dados e departamentos.

Aumento da concorrência de medicamentos genéricos

Tem havido um aumento da competição com os medicamentos genéricos. A razão por trás da decisão do FDA de lançar medicamentos genéricos de baixo custo no mercado de uma forma mais rápida e fácil.

Isso dificulta a aprovação de novos medicamentos. Os novos medicamentos geralmente têm um período de exclusividade de 180 dias. Mas o backlog de aplicativos genéricos é enorme e, portanto, torna o princípio de exclusividade difícil de manter.

Leia também: Definição de Blockchain: O Real Significado da Tecnologia Blockchain

Expectativa crescente do cliente

A cada dia que passa, os clientes estão ficando mais inteligentes e informados. Suas demandas como clientes estão ficando cada vez mais. Com o aumento do escrutínio, cabe às empresas farmacêuticas tomar as melhores medidas, tanto econômica quanto clinicamente, para fornecer seus serviços que atendam às expectativas dos clientes em países pobres e ricos.

Análise de dados que consome tempo e muitos recursos

Como os dados são acessados ​​de diferentes fontes usando diferentes modelos e estruturas, a parte de análise de dados se torna muito demorada e cheia de recursos. As empresas precisam primeiro se certificar de que os dados coletados são atualizados e perspicazes antes de começarem a fazer análises de dados neles.

Eles também precisam se certificar de que usam ferramentas de análise de dados inovadoras para descobrir o que procuram.

Cadeia de mantimentos

Um dos maiores desafios da indústria farmacêutica é manter a cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos farmacêutica é complexa e arriscada.

Qualquer cadeia de suprimentos comprometida significa que a empresa farmacêutica perde muito dinheiro devido a fraudes e medicamentos falsificados. No relatório global do mercado de saúde, as empresas farmacêuticas devem perder cerca de US $ 200 bilhões todos os anos devido a medicamentos falsificados.

Fraca Produtividade Científica

Na última década ou assim, a comunidade científica da indústria farmacêutica não fez nada de extraordinário. A taxa de produção permaneceu a mesma, o que leva à crença de que o processo de descoberta e desenvolvimento é fundamentalmente falho.

Se você comparar com outras indústrias de pesquisa, então a pesquisa científica da indústria farmacêutica está longe de ser comparada a eles.

Estagnação

O último desafio que enfrenta a indústria farmacêutica é a estagnação. É por causa de nenhuma mudança nas estratégias, cultura de gestão e modelos mentais. Tudo é feito de maneira tradicional, o que não melhora nenhum dos pontos de dor atuais da indústria farmacêutica.

Quase todas as indústrias mudaram em termos de cultura e processo de gestão. No entanto, cuidados de saúde e produtos farmacêuticos parecem sofrer com a competição de pensamento, que está além do controle de muitas competições farmacêuticas por aí.

Leia o tópico semelhante: Como o Blockchain poderia perturbar os cuidados de saúde?

Blockchain resolvendo quase todos os desafios e problemas da indústria farmacêutica

farmácia blockchain pode ir para um novo tipo de infraestrutura se as empresas começarem a adotá-la.

Agora que entendemos os desafios que cercam a indústria farmacêutica, vamos explorar a solução.

Blockchain é uma nova tecnologia que contém a chave para todos esses desafios. Alguns desafios estão além da capacidade do blockchain; no entanto, isso os afeta indiretamente.

Blockchain é uma solução ponto a ponto que não precisa de uma entidade centralizada para funcionar corretamente. Ele utiliza um modelo de consenso para chegar a um consenso para as transações e outras atividades que são realizadas na rede. As redes blockchain também são imutáveis, seguras e transparentes.

O Blockchain pode modernizar a indústria farmacêutica, pois introduz três elementos importantes na indústria: privacidade, transparência e rastreabilidade. Isso ajudará com as leis, práticas, privacidade e regulamentações globais do setor. Também pode ajudar a indústria farmacêutica a rastrear e rastrear drogas usando blockchain.

Por exemplo, os ensaios clínicos se beneficiarão enormemente devido ao acesso a mais transparência e informações corretas. Existem outros casos de uso em que o blockchain se destaca, e para obter um melhor entendimento, precisamos examinar os principais casos de uso do blockchain no pharma e como ele pode rastrear.

Se você quiser ler mais sobre a tecnologia blockchain, recomendamos que você leia nosso guia de blockchain para iniciantes.

Casos de uso de blockchain na indústria farmacêutica: Blockchain para Pharma

Existem muitos casos de uso de blockchain em pharma. Vamos examiná-los abaixo.

Autenticidade de medicamentos devolvidos

As empresas farmacêuticas precisam lidar com os medicamentos devolvidos periodicamente. Isso acontece devido ao excesso de estoque por parte dos atacadistas. É por isso que eles têm que devolver o estoque não utilizado aos fabricantes.

A qualquer momento, 2-3% dos medicamentos são devolvidos. No entanto, quando você combina com o volume de dinheiro, pode chegar a algo entre 7 a 10 bilhões de dólares.

Mas, o maior problema é que as devoluções são compostas por medicamentos falsificados. O desafio das empresas farmacêuticas é identificá-los e, em seguida, separá-los antes que possam vender os medicamentos devolvidos ao mercado.

Para garantir que isso aconteça, cada medicamento precisa ser codificado em barras e serializado.

Uma autoridade centralizada o faz (pelo menos na UE). Mas fazer isso pode significar envolver outro fornecedor que controla a autenticação dos medicamentos. Nos EUA, falta um regulador centralizado de banco de dados.

A solução é utilizar um blockchain descentralizado. Ao fazer isso, os fabricantes de produtos farmacêuticos podem registrar facilmente o número de série da embalagem no blockchain. Isso significa que o medicamento pode ser verificado de qualquer lugar. A farmácia Blockchain é o início de uma nova era.

Ele dá aos clientes e atacadistas a capacidade de verificar a autenticidade sem a necessidade de depender de uma autoridade centralizada.

O aplicativo SAP Pharma Blockchain POC é uma das provas de conceito para resolver o problema. Eles fornecerão um blockchain descentralizado que pode ser acessível tanto pelos clientes quanto pelos atacadistas.

Blockchain é perfeito para aumentar a eficiência de sua empresa. Aprenda sobre a estratégia de implementação do blockchain agora!

Conformidade da cadeia de suprimentos farmacêutica

O uso de blockchain na cadeia de suprimentos farmacêuticos traz muitos benefícios. A cadeia de suprimentos farmacêutica é uma das maiores preocupações para as empresas farmacêuticas. O desafio não é apenas gerenciar a cadeia de suprimentos de forma eficaz, mas também cumprir o padrão. Pode –

  • Redução de medicamentos falsificados
  • Visibilidade aprimorada
  • Conformidade regulatória
  • Melhor transporte da cadeia de frio

Drogas sensíveis

Os medicamentos sempre requerem vários parâmetros para serem rastreados. Isso inclui a captura de informações como qualidade do ar, umidade, faixa de temperatura e assim por diante. Se um desses parâmetros não for mantido, o medicamento pode estragar e não ser útil para o usuário final. Um dos melhores exemplos são as vacinas. Eles exigem um ambiente cuidadosamente operado ao longo de sua jornada na cadeia de abastecimento.

O Blockchain pode ajudar a resolver o referido problema integrando-se à cadeia de suprimentos e à IoT. A cadeia de suprimentos pode ser equipada com dispositivos que rastreiam a umidade, a temperatura e outros fatores vitais. Uma vez registrado, pode-se enviá-lo facilmente às partes interessadas para que possam tomar as providências necessárias quando necessário. Ele resolve o problema de gerenciar um livro-razão separado e, em seguida, tentar sincronizá-los.

Conformidade

Blockchain é igualmente útil para adicionar governança e conformidade com a cadeia de abastecimento. Isso é possível devido aos principais recursos do blockchain, incluindo imutabilidade, natureza distribuída e transparência.

Automação

Blockchain também oferece contratos inteligentes. Os contratos inteligentes oferecem a capacidade de automatizar tarefas no blockchain. Isso é muito útil, pois os contratos inteligentes podem executar notificações se as condições de conformidade não forem atendidas. Uma vez feito isso, todas as partes relevantes para o medicamento serão notificadas.

Como você pode ver, os benefícios do uso de blockchain na cadeia de suprimentos farmacêuticos são enormes.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Melhores ensaios clínicos

Como o blockchain pode armazenar informações sobre os pacientes, ele também pode fornecer maneiras de melhorar os ensaios clínicos. As empresas podem usar o blockchain como uma forma de se comunicar com os pacientes e ajudá-los a obter informações sobre todas as etapas do processo de ensaio clínico. Isso reduz o pânico entre os pacientes e os ajuda a compreender melhor os riscos.

Os protocolos dos ensaios clínicos também são mais transparentes tanto para as partes interessadas quanto para os pacientes. Esta é uma etapa crítica, considerando que é sempre difícil fornecer uma forma satisfatória e rigorosa de realizar o processo de consentimento informado.

De acordo com o FDA, 10% dos estudos sofrem com o problema de consentimento, incluindo formulários não aprovados, nenhum documento de consentimento assinado, protocolos ausentes, não informar o paciente sobre o protocolo revisado e assim por diante.

A inclusão do Blockchain melhora os ensaios clínicos gerais, pois oferece melhor transparência de consentimento e rastreabilidade. Os formulários de consentimento podem ser verificados com um carimbo de data / hora adequado. Além disso, ninguém pode adulterar as informações uma vez armazenadas.

Qualidade e confiabilidade de dados de ensaios clínicos

A confiabilidade e a qualidade dos dados de ensaios clínicos também melhorarão com a integração do blockchain. A natureza descentralizada permite que os laboratórios clínicos usem uma fonte de dados transparente e imutável, onde não é possível dificultar os dados.

Os dados do ensaio clínico são armazenados no blockchain público, onde você pode verificar os dados sempre que necessário. É à prova de falsificação e os laboratórios clínicos podem confiar completamente nos dados para realizar os resultados de seus testes.

As empresas farmacêuticas também podem usar o sistema para convencer mais pacientes e ajudá-los a participar dos testes. Mais ainda, os farmacêuticos também podem rastrear e rastrear os dados usando a tecnologia.

Gestão de inventário

O último caso de uso que vamos discutir para blockchain no setor farmacêutico é o gerenciamento de estoque.

Com a integração adequada com a cadeia de suprimentos, as empresas farmacêuticas podem gerenciar melhor seus estoques. O estoque também pode ser automatizado para criar gatilhos quando houver um cenário de oferta ou demanda.

Por exemplo, se houver um pico na demanda, ele pode simplesmente alertar o sistema sobre a demanda, solicitando mais produção de medicamentos. Também dará visibilidade adequada dos atacadistas e de como está o desempenho de seu estoque em diferentes circunstâncias. Mais ainda, os produtos farmacêuticos também podem rastrear e rastrear cada estágio usando a tecnologia.

Leia também: Mais de 10 casos de uso Enterprise Blockchain

Oportunidades farmacêuticas com Blockchain

A indústria farmacêutica atual é centrada no paciente. Há uma certa vantagem em seguir o padrão; não oferece a inovação necessária.

Além disso, se você for um paciente com uma doença subjacente, seu médico tem uma chance maior de passar por um tratamento centrado no paciente.

Blockchain pode ajudar com a abordagem centrada no paciente e ajudar as empresas farmacêuticas a rastrear os pacientes através do blockchain.

Para garantir que os pacientes recebam a orientação certa, as empresas farmacêuticas precisam fazer parcerias com a comunidade médica. Com isso, eles podem receber feedback diretamente dos pacientes e, em seguida, usar esses dados e conhecimentos para descobrir o valor de comunicação e justificar o preço.

Blockchain pode não apenas ajudar no processo, mas também facilitar o processo de conexão com os pacientes.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Empresas que usam uma solução Blockchain na área de saúde e indústria farmacêutica

Muitas empresas estão utilizando a tecnologia blockchain na indústria farmacêutica e de saúde. Alguns dos mais notáveis ​​são os seguintes.

Pfizer

A Pfizer está participando ativamente do projeto blockchain da MedilLedger. O objetivo do projeto é criar um ecossistema fechado que permita às empresas rastrear a droga até o último detalhe. Ele também garante que não haja possibilidade de falsificação. Mais ainda, a Pfizer já tem certeza das implicações do blockchain e está usando-o em seu benefício.

NMC Healthcare

NMC Healthcare é muito proativo no trabalho com startups para melhorar o setor farmacêutico e de saúde. É um provedor de saúde privado com base nos Emirados Árabes Unidos que trabalha com startups desde 2017.

United Healthcare

A United Healthcare também está tentando participar junto com a Optum. O consórcio pharma blockchain do qual eles estão participando contém Multiplan, Humana e Quest Diagnostics.

No projeto do consórcio pharma blockchain, o principal objetivo é reduzir o custo geral associado às tarefas administrativas. O uso de blockchain pode agilizar todo o processo e ajudar a atualizar o banco de dados com mais frequência em comparação com os sistemas tradicionais.

Roche  

A Roche é uma das maiores gigantes da indústria farmacêutica. Eles estão atualmente trabalhando com a Abbvie e a Pfizer para testar o piloto da cadeia de suprimentos por meio de sua divisão Genentech.

Mais ainda, eles também estão trabalhando em um sistema em tempo real que irá e os dados de sangue do paciente cardíaco. Eles estão trabalhando na ideia de Dex e PwC Cingapura.

Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre como a estão usando.

Conclusão

Isso nos leva ao fim de nosso blockchain no artigo farmacêutico. A indústria farmacêutica é uma das indústrias de evolução mais lenta que existe. Discutimos todos os problemas pelos quais a indústria farmacêutica atual está passando.

A maioria dos problemas pode ser resolvida usando blockchain. Alguns dos maiores usos do blockchain na indústria farmacêutica são a melhoria na autenticidade do medicamento devolvido, melhor conformidade quando se trata de medicamentos sensíveis, automação e melhores testes clínicos. As duas últimas melhorias serão gestão de inventário e dados de ensaios clínicos.

Já existem grandes nomes da indústria que estão usando o blockchain para melhorar seu processo de trabalho. Aqui, as empresas farmacêuticas têm uma boa oportunidade de fazer o melhor uso possível do blockchain. Em qualquer caso, se você é apenas um novato e deseja se aprofundar mais sobre a tecnologia blockchain, confira nosso curso gratuito de blockchain agora mesmo!