Blockchain na manufatura: um guia para capacitação industrial

O potencial do Blockchain é perfeitamente adequado para a fabricação. Vamos entender como a blockchain pode aumentar o valor do negócio no setor de manufatura.

Na realidade, o setor manufatureiro contribui para o PIB de todos os países. Você pode ver mais o impacto sobre a economia dos EUA. No quarto trimestre de 2019, os fabricantes foram responsáveis ​​por US $ 2.233,4 bilhões! Portanto, representou 11,39% do total da economia. Então, você pode ver como a manufatura é um elemento importante no crescimento de um país.

No entanto, este setor também é atormentado por muitos problemas. Portanto, o impacto no PIB mundial está diminuindo a cada dia. Devido ao aumento das influências internacionais, os fabricantes precisam permanecer interconectados uns com os outros. Mas apenas o blockchain pode fazer isso acontecer agora.

Portanto, fabricantes em todo o mundo estão começando a desenvolver soluções de blockchain para agilizar suas operações e aumentar sua visibilidade. Como o blockchain tem o potencial de alterar todo o processo de fabricação, é relevante apenas que as empresas comecem a se unir e criem um ecossistema baseado em blockchain.

Neste artigo, vamos nos concentrar na importância do blockchain na fabricação. Isso ajudará qualquer novato por aí a perceber o cenário atual da indústria de manufatura. Mais ainda, também ajudará a aprender como você pode usar essa tecnologia para seus próprios processos de fabricação.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na manufatura: Por que este setor precisa de Blockchain?

A indústria de manufatura lida com muitos problemas no momento. Na realidade, o setor está ficando muito para trás devido ao aumento da quantidade de inconsistências e má gestão. Portanto, este setor precisa de uma mudança terrível no momento.

blockchain em mercados de manufatura

Demandas de previsão de dificuldade

Como o mercado muda o tempo todo, é muito difícil acompanhar as novas tendências o tempo todo. Portanto, muitos fabricantes não podem prever que tipo de produtos estarão em demanda no futuro. Esta falta de habilidade prejudica a reputação do fabricante, pois eles não podem fazer projeções de produtos bem-sucedidas para garantir seu papel nos mercados em mudança.

Além disso, eles não parecem possuir nenhuma ferramenta necessária que possa ajudá-los a estimar quantos ou quando devem continuar vendendo um produto específico. Assim, acabam ficando com muitos produtos devido ao excedente de produção. Em muitos casos, eles até enfrentam uma escassez de produção também.

Gerenciamento incorreto de estoque

Este é outro grande problema para a empresa de manufatura. Praticamente, o modelo que seguem para gerenciar o estoque é antiquado e cheio de problemas. Embora a automação tenha resolvido alguns dos problemas, a complexidade geral do gerenciamento é esmagadora para muitos fabricantes.

Devido à má gestão, eles deixam de entregar os produtos a tempo, resultando em perdas. Mais ainda, eles também não conseguem preservar os produtos no ambiente certo, levando à perda de muito dinheiro.

Na realidade, rastrear o estoque é um processo caro, então muitos não estão interessados ​​em usá-lo. Mas o trabalho manual, neste caso, é demorado e sujeito a erros. Portanto, eles precisam de uma solução que possa economizar custos e ajudá-los a gerenciar estoques de forma mais eficiente.

Baixa eficiencia

A questão é se você quer aumentar a eficiência, você tem que reduzir os custos e até a qualidade dos produtos. Infelizmente, este é o cenário atual da empresa de manufatura, onde eles tentam degradar sua qualidade para aumentar a eficiência. Escusado será dizer que esta abordagem resulta na insatisfação do consumidor, resultando em menos receitas para as empresas.

Mas muitos fabricantes não conseguem sair dessa lacuna, onde a eficiência está negativamente conectada com o custo. Em muitos casos, aqueles que optam pela qualidade têm que sacrificar sua eficiência e ser vítimas de aumento de custos.

Dificuldade em aumentar o ROI

Obviamente, todo fabricante gostaria de aumentar seu ROI (Return on Investment) por qualquer meio. Na realidade, esse processo aumentará significativamente suas vendas ou até mesmo aumentará o valor de seus produtos. Mas não existem muitas maneiras eficazes de as empresas fazerem isso. Além disso, durante muitas crises econômicas, os consumidores não conseguem investir seu dinheiro em produtos.

Assim, diminui as vendas gerais das empresas, e elas não têm nenhum meio necessário para superar o sistema. Portanto, muitos fabricantes enfrentam grande dificuldade para aumentar seu ROI.

Consulte Mais informação:A Importância do Blockchain na Indústria de Seguros

Escassez de mão de obra qualificada

Sabemos que a robótica ou a automação podem ajudar no arquivamento de mão de obra humana. Mas as máquinas não podem fazer tudo no momento. Em muitos casos, os recursos humanos são muito necessários para fazer o sistema funcionar sem problemas. No entanto, a falta de mão de obra qualificada para gerenciar os resultados de forma eficiente ou para resolver qualquer problema com rapidez está afetando o setor..

Além disso, a aposentadoria da geração baby boomer está causando escassez de mão de obra, já que outras gerações consideram esse tipo de trabalho degradante. Portanto, as indústrias de manufatura estão tendo dificuldade em acompanhar os requisitos com uma pequena quantidade de mão de obra disponível.

Sistema de rede legado

Novas tecnologias surgem todos os anos e é difícil acompanhar as mudanças dos tempos. Por exemplo, os dispositivos IoT ou o software de manufatura, ou mesmo a robótica podem se tornar opressores para um pequeno fabricante.

No entanto, o uso dessas tecnologias em grandes fabricantes garante uma maior produção do que pequenos temporizadores. Portanto, os pequenos estão em grande desvantagem e não conseguem acompanhar a concorrência. Assim, isso dá origem a uma lacuna no setor de manufatura, onde apenas os grandes nomes lucram e os pequenos ficam para trás.

Produtos falsificados

Outro grande problema é o número crescente de produtos falsificados. Os fabricantes criminosos tendem a misturar os produtos falsificados com os reais, tornando impossível rastreá-los. Mas esse problema degrada a marca da matriz, e os consumidores passam a evitar a compra dos produtos. Como resultado, as vendas começam a diminuir e a empresa começa a perder dinheiro. Por outro lado, as partes ilícitas começam a receber pagamentos por produtos de má qualidade e de baixa qualidade, e isso muda totalmente o mercado.

Portanto, as empresas precisam combater essa questão com eficiência para que os consumidores possam obter o valor que estão pagando.

Falta de modelo de auditoria adequado

A falta de um modelo de auditoria adequado no cenário de manufatura é outro grande problema desta indústria. Na realidade, sem um modelo de auditoria adequado, muitas empresas não conseguem rastrear a qualidade do produto em cada estágio. Portanto, torna-se difícil descobrir a origem atual do problema quando eles identificam o problema no produto acabado.

Na realidade, isso leva a perdas massivas ao longo dos anos, e as empresas têm que arcar com o fardo de se desfazer de milhões de dólares em produtos de valor só porque não puderam garantir a qualidade.

Veja como o blockchain para imóveis pode se livrar dos problemas desta indústria!

Como o Blockchain pode melhorar a fabricação?

Blockchain pode melhorar a fabricação, oferecendo uma infraestrutura descentralizada. Sabemos que a estrutura descentralizada não é adequada para o ambiente corporativo. No entanto, os recursos que vêm com essa estrutura podem realmente ajudar as empresas de manufatura de várias maneiras. Por exemplo, o blockchain pode oferecer uma política de não adulteração, o que significa que uma vez que os dados entram no sistema, eles permanecem lá. Então, ninguém pode alterá-lo ou adulterá-lo.

Mais ainda, o blockchain pode estabelecer o uso de um sistema de auditoria adequado. Na realidade, tudo no blockchain passa por vários processos de auditoria. Portanto, é a ferramenta perfeita que pode ajudar as empresas a auditar regularmente a qualidade dos produtos em tempo real. Usando dispositivos IoT, eles podem monitorar facilmente a condição de cada produto.

Outra ótima maneira de o blockchain melhorar a fabricação é a redução de custos. Na realidade, o blockchain pode ajudar as empresas a reduzir custos sem prejudicar sua qualidade de forma alguma. Assim, as empresas podem finalmente se livrar das lacunas e, finalmente, oferecer seus melhores produtos para os consumidores. Mais ainda, pode ajudar a economizar muitos recursos também para os pequenos fabricantes.

Por último, o blockchain nos mercados de manufatura pode melhorar o processo de transação que acontece dentro do ecossistema. Tudo é feito em segundos, pagando o fornecedor, tratando do centro de distribuição ou logística. Anteriormente, demorava dias para processar as transações. Mas usando o blockchain, você pode fazer isso em minutos!

Portanto, este é um grande impulso para todas as empresas, pois agora elas podem aumentar suas eficiências ao máximo. Como você pode ver, a importância do blockchain na fabricação é vasta, e não há exceção a ele.

Inscreva-se agora:Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Como o Blockchain é usado na fabricação?

Auditoria da cadeia de suprimentos para aumentar a transparência

Esta é uma das melhores blockchain em casos de uso de manufatura no momento. Na realidade, 78% das empresas se preocupam com o processo de auditoria da cadeia de suprimentos, e o desperdício por isso continua aumentando. Então, esse é um problema que precisa de uma solução imediata. Blockchain pode ajudar facilmente neste caso.

Na realidade, o blockchain pode oferecer auditoria em tempo real dos produtos e garantir que os dados estejam livres de corrupção. Mais ainda, você pode usar o blockchain para verificar a linha de produção sempre que quiser. Esta é uma ótima maneira de reduzir a quantidade de desperdício e aumentar a receita.

Melhorar a eficiência nas fábricas

Outro bom caso de uso é a melhoria da eficiência em todo o setor de manufatura. Como você já sabe, as fábricas precisam lidar com muitos problemas de ineficácia. Mas não há uma boa maneira de aumentá-lo sem destruir a qualidade do produto. Mas usar o blockchain pode ajudá-los a manter um bom equilíbrio entre os dois elementos.

Nesse caso, ninguém precisa sacrificar a qualidade do produto para aumentar seu status. O Blockchain pode melhorar a fabricação eliminando todo o processo caótico e de gerenciamento incorreto. Mais ainda, a falta de erros de origem humana e de dados sem adulteração pode aumentar muito suas receitas. Portanto, aumentará automaticamente sua eficiência.

Reduzindo barreiras para fabricantes menores

Outra das blockchain em casos de uso de manufatura é a vantagem para os fabricantes menores. Na realidade, o blockchain pode se tornar o salvador dessa indústria e, finalmente, acabar com a discriminação contra os pequenos fabricantes. Blockchain pode ajudar a criar novas oportunidades no mercado nacional para fabricantes menores obterem lucro.

Então, finalmente, usando a tecnologia, esses pequenos competidores podem entrar no jogo e fazer seu nome no setor. É relatado que qualquer fabricante que usou a tecnologia em qualquer elemento do setor ganhou uma vantagem competitiva nos mercados. Por outro lado, um blockchain é uma opção econômica até mesmo para pequenos fabricantes.

O Blockchain traz muitos benefícios para vários setores. Confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Reduzindo Falhas Sistêmicas

Bem, o setor de manufatura não está imune a certas violações de dados. Na realidade, essas violações vêm de muitas formas diferentes. Além disso, como as empresas agora usam sistemas de rede para automatizar ou controlar o trabalho, qualquer violação no sistema pode resultar no acesso de criminosos a informações confidenciais. Portanto, pode se tornar um grande fardo para as empresas manter ou ter procedimentos de segurança adequados em vigor.

Blockchain pode ajudar neste caso. Na realidade, a rede do blockchain atua como um firewall contra muitos crimes cibernéticos. Pode impedir que qualquer público malicioso entre no sistema e até alertar os outros membros sobre a tentativa. Isso pode ajudar as empresas a proteger suas informações confidenciais e reduzir quaisquer falhas sistemáticas a longo prazo.

Assim, a importância do blockchain na fabricação está crescendo mais forte a cada dia.

Detecção de falsificação e proveniência do produto

Outro blockchain popular em casos de uso de manufatura é a detecção de produtos falsificados. Mas aqui, o blockchain precisará da ajuda de dispositivos IoT. Esse tipo de atividade fraudulenta está assolando o mundo inteiro. Por exemplo, todo ano, apenas para produtos falsificados, o setor perde US $ 3,7 trilhões. Além disso, os consumidores perdem seu dinheiro também porque não estão recebendo o valor pelo qual estão pagando.

Mas com o blockchain, eles podem finalmente pôr fim a esse problema. Na realidade, usando o recurso de rastreamento em tempo real do blockchain, eles podem usar dispositivos IoT para verificar cada produto que é enviado do fabricante ao consumidor. Portanto, não há como um terceiro se interpor entre as transações e plantar seus produtos no mercado.

Autenticação de dispositivos IoT

Mesmo os dispositivos IoT precisam da proteção do blockchain de vez em quando. Atualmente, as empresas de manufatura usam intensamente os dispositivos IoT para rastrear seus produtos. No entanto, esses dispositivos não possuem os protocolos de segurança necessários para protegê-los de ataques cibernéticos. Portanto, os cibercriminosos podem acessar os dispositivos e desativá-los e adulterar os dados apenas com uma conexão de internet.

É um risco enorme. Mas o blockchain na manufatura pode salvar o dia aqui. Usando o protocolo de segurança do blockchain, os dispositivos IoT podem usar rede descentralizada para armazenar seus dados. Assim, eles podem ficar protegidos, mesmo sob ataque.

Rastreamento em tempo real do processo de manutenção

O tempo de parada de fabricação acontece devido ao problema de manutenção. Mas o custo disso é difícil de calcular. Infelizmente, mais de 80% das empresas não conseguem nem calcular esse custo corretamente. Portanto, isso dá origem a uma enorme ineficiência na cadeia de suprimentos interna. Além disso, como as empresas dependem de equipamentos antigos, a frequência do tempo de inatividade pode aumentar drasticamente.

Mas o uso de blockchain na manufatura para manter a cadeia de suprimentos pode garantir que esse processo seja mais automatizado. Por exemplo, você pode obter o rastreamento em tempo real do processo de manutenção que o ajudará a determinar facilmente o tempo de inatividade. Além disso, em muitos casos, a dependência do blockchain pode ajudá-lo a descobrir a causa raiz do problema.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Protegendo Dados Sensíveis

Outra tarefa importante para blockchain na manufatura é proteger os dados confidenciais dentro da linha de produção. Como você já sabe, o setor de manufatura lida com muitas informações confidenciais internas de vez em quando. Portanto, se a informação vazar ou cair nas mãos dos concorrentes, isso pode significar uma perda enorme. Portanto, é lógico usar uma tecnologia que pode oferecer segurança para essas informações confidenciais.

E o blockchain parece ser a combinação perfeita para isso. Na realidade, o blockchain pode ajudar este setor, oferecendo acesso baseado em autenticação aos dados.

Mercado seguro para fabricação de aditivos

A manufatura aditiva é um novo tipo de abordagem no setor manufatureiro. Na realidade, isso significa impressão 3D. No entanto, ainda não é popular. A questão é que esse setor precisa de um canal adequado para mostrar as possibilidades. Mas com todas as atividades fraudulentas já acontecendo na indústria, muitos fabricantes genuínos não podem se destacar na contagem. Além disso, há outro problema de roubar os designs de outras pessoas invadindo o servidor desta impressora. Mas o blockchain pode oferecer um mercado seguro onde os designers podem patentear seus projetos e vendê-los. Além disso, os governos podem rastrear quaisquer atividades ilegais dentro deste reino usando blockchain também.

Melhorando a Fornecimento de Materiais

O curso de materiais é crucial para as indústrias de manufatura. Porquê? Bem, é porque se eles não usarem materiais autênticos, a qualidade do produto final diminuirá enormemente. Portanto, é lógico testar a fonte antes de fazer a compra final.

Portanto, usar blockchain na manufatura para manter a cadeia de suprimentos é crucial. O Blockchain pode ajudar a garantir que a fonte seja autêntica e que a qualidade dos materiais esteja correta. Mais ainda, o blockchain pode até conectar fontes prováveis ​​com seus compradores para dar-lhes mais opções.

Um modelo de negócios melhor usando blockchain pode ajudar sua empresa de várias maneiras. Comece seu projeto de blockchain usando nossa estratégia de implementação de blockchain agora!

Empresas de manufatura do mundo real que usam a tecnologia Blockchain

Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen está usando blockchain na fabricação para rastrear sua cadeia de suprimentos de minerais. Na realidade, a empresa está tentando obter o material de maneira eficaz e manter a condição adequada. Praticamente, eles rastrearão o cobalto mineral que usam em suas baterias de íon de lítio. A auditoria desses minerais consome muitos recursos, mas o uso do blockchain pode economizar tempo e dinheiro.

Toyota Group

A Toyota é outra das empresas de manufatura que usa blockchain em sua indústria automotiva. Na realidade, este grupo está explorando o efeito do blockchain na indústria para ver onde o blockchain pode brilhar mais. Mais ainda, eles também estão usando blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos para obter as informações necessárias para seus carros autônomos.

Samsung

A Samsung está usando blockchain nos mercados de fabricação de forma muito eficiente. Principalmente, eles querem usar o blockchain para rastrear suas remessas da fábrica para as lojas usando o recurso de rastreamento em tempo real. Segundo eles, eles podem cortar seus custos de envio em até 20% se começarem a usar o blockchain.

Daimler

A Daimler é outra das empresas de manufatura que usa blockchain para sua plataforma de compartilhamento de dados. Na verdade, eles já concluíram uma prova de conceito com o Ocean Protocol em relação ao blockchain. Mais ainda, agora eles sabem como podem usar blockchain para monetizar fluxos de dados dentro de sua cadeia de suprimentos interna.

Foxconn

A Foxconn é uma das maiores empresas de tecnologia do momento e eles são responsáveis ​​pela fabricação do iPhone da Apple. Na realidade, usando o blockchain, eles estão dando uma oportunidade aos credores não bancários de emprestar dinheiro diretamente para a cadeia de suprimentos. Assim, eles podem conectar facilmente os credores com os fornecedores sem qualquer papelada adicional.

Ford

A Ford é outra das empresas de manufatura automotiva que usa blockchain para acidificar minerais. Na realidade, eles estão usando a tecnologia da IBM para rastrear seus suprimentos minerais para a indústria de manufatura automotiva. O objetivo principal é garantir uma rede aberta que possa ajudar outras pessoas a rastrear e validar todos os minerais que economizam tempo e dinheiro.

Nestlé

A Nestlé está usando blockchain no processo de fabricação de alimentos. Aqui, a empresa está trabalhando com a OpenSC para desenvolver seu próprio rastreamento de processos de alimentos e cadeias de suprimentos. Mas essa iniciativa é diferente de seu trabalho com a IBM Food Trust.

Unilever

A Unilever está trabalhando em um projeto piloto de um ano em que usará o blockchain para rastrear suas transações da cadeia de suprimentos de chá. No momento, a empresa está trabalhando com grandes bancos para rastrear os agricultores e o fornecimento geral de chá e o processo de fabricação.

Pfizer

A Pfizer também está usando blockchain na fabricação. Na realidade, eles são uma empresa farmacêutica e querem garantir que os produtos certos em seu suprimento. Assim, junto com outras empresas farmacêuticas, eles estão rastreando todos os seus medicamentos clínicos, desde a fabricação até o consumidor.

Merck & Co.

Outra empresa farmacêutica Merck & Co. está usando blockchain na fabricação para lidar com questões de fabricação como armazenamento de medicamentos, conformidade regulatória, testes clínicos, eficiência da cadeia de frio e assim por diante. Atualmente, eles fazem parte do consórcio Drug Supply Chain Security Act (DSCSA).

Consulte Mais informação:As 50 principais empresas que usam a tecnologia Blockchain

Conclusão

Os benefícios do blockchain na fabricação são vastos. O Blockchain pode gerar oportunidades para toda a indústria e garantir um mercado justo para os grandes e pequenos fabricantes. Como você pode ver, o blockchain pode caber no ecossistema de manufatura sem esforço. Portanto, é hora de empresas ao redor do mundo começarem a incorporar essa tecnologia e aproveitar toda a sua glória.

Você está animado com a tecnologia e quer explorar mais oportunidades? Se você é apenas um iniciante e deseja aprender mais sobre a tecnologia, você pode conferir nosso curso gratuito de blockchain. Comece sua jornada do blockchain e aproveite os benefícios do blockchain agora!