Blockchain no pagamento: acelerando os serviços de pagamento

A tecnologia Blockchain é a tecnologia perfeita para sistemas de pagamento. Hoje, vamos dar uma olhada nos possíveis benefícios do blockchain nas indústrias de pagamento.

A tecnologia Blockchain oferece serviços de pagamento seguros, mais rápidos e de baixo custo, juntamente com um livro razão distribuído que pode fornecer confiança entre os participantes. Embora o blockchain tenha começado como a plataforma de suporte inicial para moedas digitais, agora está integrado a vários setores, incluindo pagamentos.

Na realidade, nosso sistema de pagamento está cheio de problemas e precisa de uma mudança agora. Em muitos casos, pode levar dias para processar uma transação com taxas extras e baixa segurança. Esta é a razão pela qual os consumidores estão evitando usar métodos de pagamento para armazenar ou movimentar seu dinheiro.

Além disso, uma boa parte da população nem mesmo tem acesso a bancos e canais de pagamento adequados. Nesse sentido, o Blockchain pode realmente fazer uma mudança. Pode oferecer-lhes a oportunidade que merecem e também reduzir todos os problemas deste setor de forma significativa.

Portanto, neste guia, vamos nos concentrar na função do blockchain nos sistemas de pagamento. Qualquer novato que esteja curioso sobre as implicações do blockchain na indústria de pagamentos deve usar este guia para obter mais detalhes sobre o assunto.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain no pagamento: por que precisamos dessa tecnologia?

Muitos de vocês podem estar céticos sobre o uso de blockchain ou qualquer tecnologia distribuída nos setores de pagamento. No entanto, o setor está cheio de problemas e precisa de uma verificação da realidade nos tempos atuais. Vamos ver quais são os principais problemas deste setor agora!

Fraudes de pagamento e estornos

O número crescente de roubos e fraudes de pagamento é bastante alarmante no momento. Na verdade, com a expansão do setor de e-commerce, as oportunidades de uso indevido de informações dos consumidores ou furtos de cartões estão acontecendo de forma mais agressiva.

Além disso, os estornos são muito caros e podem, por si só, prejudicar a reputação de uma empresa. Mais ainda, o número crescente de estornos pode até mesmo matar o negócio também. Os problemas são, em muitos casos, os estornos não acontecem por um motivo legítimo. Assim, as atividades fraudulentas se acumulam e tornam difícil para uma empresa suportar no longo prazo.

Mais ainda, os problemas de roubo causam problemas enormes para o cliente, que então perde o interesse na marca.

Transações transfronteiriças atrasadas

Atualmente, leva muito tempo para processar um pagamento internacional. Mesmo se você não estiver usando um canal bancário para processar as transações, ainda pode levar até 6 dias para processar isso. Na realidade, isso pode afetar o mundo dos negócios de forma bastante negativa. A empresa precisa movimentar dinheiro diariamente. Além disso, essas transações têm um prazo para cumprir.

Portanto, qualquer atraso no cumprimento desses prazos resultaria em perdas massivas. Portanto, isso torna o processo de negócios bastante ineficiente. Além disso, diariamente, muitas pessoas enviam dinheiro do exterior para suas famílias.

No entanto, quando surge uma emergência, não há como as pessoas enviarem o dinheiro imediatamente. Assim, também causa muitos infortúnios.

Baixa segurança de dados do cartão

Um comerciante precisará de uma certificação de padrões de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento para aceitar qualquer cartão de débito ou crédito. No entanto, em muitos casos, os comerciantes deixam de cumprir todas as necessidades desta certificação. Na maioria dos casos, eles tendem a ignorar o fato de que a segurança dos dados do cartão deve ter a maior prioridade.

É por isso que esses canais têm uma quantidade muito limitada de segurança para as informações do cartão do cliente. Isso é algo que os cibercriminosos podem facilmente explorar e usar quando quiserem. Portanto, sem um protocolo de segurança adequado, esse tipo de roubo de dados continuará acontecendo.

Leia também: Explicação da tecnologia Blockchain: um ecossistema descentralizado

Dificuldade na conversão de moeda

O comércio eletrônico internacional ou global precisa aceitar uma variedade de moedas e métodos de pagamento. Mais ainda, os pagamentos eletrônicos, como cartões de débito / crédito, pagamentos móveis ou e-wallets, precisam oferecer conversões de moeda com eficiência. No entanto, em muitos casos, esses serviços não oferecem suporte para certas moedas nativas, o que limita a capacidade do usuário de fazer compras em qualquer lugar.

Novamente, diferentes provedores de pagamento oferecem serviços diferentes que também vêm com muitas taxas. No geral, a experiência pode ser bastante problemática tanto para o comerciante quanto para os clientes. O processo de conversão de moeda não está sendo otimizado corretamente, então isso também leva tempo. Assim, o comerciante não consegue explorar muito potencial para mais negócios.

Falta de integração técnica adequada

Outro grande problema deste setor é a falta de integração tecnológica adequada. O que isso significa? Bem, isso significa que mesmo agora, os provedores de pagamento usam redes legadas para operar suas atividades diárias. Infelizmente, essas redes legadas não conseguem lidar com a crescente demanda de clientes e empresas.

Portanto, muitos erros ocorrem e as transações ou quaisquer serviços de pagamento podem levar até dias para serem processados. Sem falar que a vulnerabilidade dessas tecnologias aumenta o risco de roubo de identidade ou dinheiro. No entanto, essas organizações ainda relutam em mudar ou integrar novas tecnologias.

Altas taxas de processamento

Bem, nem toda empresa vê as taxas de processamento como um grande problema. No entanto, esse também é um dos desafios do setor. Na realidade, as taxas de processamento sempre aumentam a cada ano e, em muitos casos, as variações das taxas de processamento são bastante complexas. Portanto, fica muito difícil controlar as taxas de processamento e quanto elas custariam a longo prazo.

Sem entender como isso funciona, você pode enfrentar problemas em seu negócio em um estágio inicial. Além disso, para os consumidores, essas tarifas são bastante desnecessárias, pois, em certos casos, podem custar-lhes muito no longo prazo, especificamente para transações internacionais.

Regulamentação Financeira Complexa em Territórios

Cada país vem com seu próprio conjunto de regulamentações quando se trata de processos de financiamento ou pagamento. No entanto, toda vez que uma empresa se expande para novos territórios, eles precisam lidar com novos tipos de regulamentos. Isso significa que eles precisam iniciar ou mudar seus modelos de negócios para cada novo país. Portanto, o processo se torna muito complexo e difícil de acompanhar.

Mas, sem seguir as diretrizes de maneira adequada, as empresas podem ter que pagar multas ou até penalidades com base na lei que infringiram. Esta pode ser uma situação difícil para pequenas e médias empresas, pois pode prejudicar o valor da marca.

Leia o tópico semelhante: A Importância do Blockchain na Indústria de Seguros

Baixa Satisfação do Cliente

Com os problemas crescentes no setor de pagamentos, o nível de satisfação do cliente está caindo rapidamente. E por que não seria? O aumento da quantidade de roubos de dinheiro, roubos de identidade e serviços lentos estão fazendo os consumidores se afastarem dos provedores de pagamento. Por exemplo, suponha que um provedor de pagamento pare de oferecer serviços devido a um ataque cibernético ou discrepâncias em seu sistema. Nesse caso, é o cliente que terá que pagar o preço.

Nesse caso, os clientes que usam os cartões no dia a dia não têm acesso ao dinheiro que possuem e teriam muitos problemas. Também pode levar muito tempo para resolver o problema; todo esse tempo, todos os consumidores terão que procurar outra opção para receber seu dinheiro de volta.

Aumento de ataques cibernéticos

O número de ataques cibernéticos a provedores de pagamento é alarmante. Bem, os provedores de pagamento são seu primeiro alvo quando se trata de ataques cibernéticos. Só os ataques cibernéticos podem custar até US $ 6 trilhões em perdas anuais. Imagine a quantidade de perda que acontece tanto do lado do consumidor quanto do lado da empresa.

Como você já sabe que as empresas não oferecem regulamentos adequados ou protocolos de segurança em vigor, é muito fácil invadir o sistema e roubar o dinheiro ou os dados do consumidor dele. Portanto, este setor precisa de uma nova tecnologia que possa ajudar a combater todos os problemas sem problemas.

Procedimentos repetitivos KYC

Os procedimentos Conheça seu cliente ou KYC existem por um motivo. Sabemos que ele está aqui para proteger os provedores de pagamento e os consumidores de quaisquer problemas de identidade. No entanto, esse processo não é tão fácil quanto parece. Na realidade, envolve muita papelada e precisa de muita documentação oficial para verificá-la.

No entanto, suponha que um cliente decida usar outro provedor de pagamento. Nesse caso, ele / ela deve fazer o mesmo processo novamente. Como não há como os bancos usarem as informações de outros bancos para verificá-lo, o consumidor tem que lidar com o mesmo processo de forma demorada. No longo prazo, é um grande aborrecimento tanto para o banco quanto para o consumidor.

Consulte Mais informação: Blockchain na manufatura: um guia para capacitação industrial

Quais são os benefícios do uso do Blockchain no pagamento?

Agora que você conhece as questões das indústrias de pagamento, é hora de entender como o blockchain pode afetá-lo de forma positiva. Bem, o blockchain ainda não é perfeito agora, mas ainda pode oferecer muitos recursos para esta indústria.

Em primeiro lugar, o blockchain pode oferecer uma plataforma mais segura para processos de transação. Na realidade, o uso de blockchain para processamento de pagamentos pode abrir novas oportunidades tanto para o consumidor quanto para a empresa. A função de hash criptográfico irá garantir que ninguém possa invadir o sistema e alterar seus dados como desejar.

Portanto, o blockchain pode proteger a rede de ataques externos e internos.

Novamente, a plataforma de pagamento blockchain segue uma rede de natureza distribuída. Portanto, não existe uma autoridade governamental central. Isso pode ser bastante positivo, já que as autoridades centrais do governo estão cheias de corrupção agora. Então, suponha que as autoridades centrais não tenham controle sobre os sistemas. Nesse caso, os consumidores podem finalmente confiar no sistema para oferecer a segurança total que eles merecem.

A transparência é outro dos benefícios do blockchain nesta indústria. Atualmente, esta indústria não oferece nenhuma transparência no sistema. Portanto, os clientes não sabem como as empresas estão processando seu dinheiro ou como o estão usando. No entanto, o blockchain pode dar aos clientes seus direitos de volta.

Assim, o uso de sistemas de faturamento baseados em blockchain pode realmente representar muitos benefícios para as empresas e sua base de clientes.

O Blockchain traz muitos benefícios para vários setores. Confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Casos de uso de blockchain no setor de pagamentos

Blockchain no setor de pagamento pode oferecer muitos casos de uso. Vamos verificar o que são –

Verificação de identidade digital

Como você já sabe, a verificação de identidade é um processo demorado e também não oferece 100% de segurança. É por isso que muitos consumidores estão céticos sobre como criar ou compartilhar suas informações para verificação digital. Outro ponto importante é o tempo necessário para cada verificação. Na realidade, leva muito tempo para verificar cada um dos documentos.

No entanto, os métodos de pagamento baseados em blockchain podem oferecer processos automatizados de verificação de identidade. Mais ainda, o processo geral de verificação está se acelerando em comparação com os tradicionais. Aqui, você pode fazer upload de todos os seus documentos, e ele irá verificá-los e criar uma identidade digital para você. Obviamente, neste caso, você será o proprietário de sua identidade digital e terá que mantê-la sozinho.

Alta segurança de dados

Outro grande caso de uso do blockchain para processamento de pagamentos é a alta segurança que ele oferece para os dados. Como você já sabe, os comerciantes deixam de cumprir todas as necessidades desta certificação. Na maioria dos casos, eles tendem a ignorar o fato de que a segurança dos dados do cartão deve ter a maior prioridade.

É por isso que esses canais têm uma quantidade muito limitada de segurança para as informações do cartão do cliente. No entanto, com um sistema de faturamento blockchain, o cenário pode mudar drasticamente. Na realidade, o blockchain oferece um processo de rede seguro onde os comerciantes podem armazenar as informações dos clientes, e ninguém será capaz de acessá-las.

Este processo pode realmente se livrar de qualquer tipo de problema de segurança de dados para sempre.

Melhores protocolos de combate à lavagem de dinheiro (AML)

Devido à falta de protocolos de combate à lavagem de dinheiro (AML) e financiamento ao terrorismo (CTF), muitos bancos ou provedores de pagamento são vítimas dessas atividades ilegais. Por exemplo, o banco HSBC teve que pagar uma multa de US $ 1,9 bilhão em 2012 por se envolver em um esquema de lavagem de dinheiro do cartel colombiano Norte del Valle e do cartel mexicano de Sinaloa.

Esse tipo de cenário acontece muito, então podemos pensar. Só porque o modelo existente não é capaz de lidar com a situação, não significa que deve continuar assim.

No entanto, o blockchain para esquemas de processamento de pagamentos pode, na verdade, alterar o cenário para sempre. Usar um sistema de faturamento blockchain ajudará os bancos honestos a acompanhar melhor as conformidades. Mais ainda, eles podem detectar facilmente qualquer tipo de atividade ilegal que possa acontecer a longo prazo.

Processos automatizados de conhecer seu cliente (KYC)

Como você já sabe, o processo KYC não é tão fácil quanto parece. Na verdade, envolve muita papelada e precisa de muita documentação oficial para verificá-lo.

No entanto, suponha que um cliente decida usar outro provedor de pagamento. Nesse caso, ele / ela deve fazer o mesmo processo novamente. Como não há como os bancos usarem as informações de outros bancos para verificá-la, o consumidor tem que lidar com o mesmo processo de forma repetitiva.

Mas com métodos de pagamento baseados em blockchain, o consumidor terá que passar pelo processo apenas uma vez. Depois disso, todos os processos serão automatizados. Na realidade, o blockchain é compartilhável, mas um tipo seguro de sistema de razão. Assim, os bancos podem se comunicar entre si e usar os dados KYC de um banco para outro.

Pense em quanto tempo e papelada isso vai economizar!

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Transações transfronteiriças mais rápidas

O pagamento internacional é parte integrante dos negócios da empresa. Mas leva muito tempo para processar um pagamento transfronteiriço hoje em dia. Mesmo se você não estiver usando um canal bancário para processar as transações, ainda pode levar até 6 dias para processar isso. Na realidade, isso pode afetar o mundo dos negócios de forma bastante negativa.

Por outro lado, os métodos de pagamento baseados em blockchain podem realmente oferecer um tempo de transação mais rápido. Na verdade, você pode processar uma transação em segundos, em vez de dias! Você pode imaginar as implicações desse recurso? Isso pode economizar muitas vezes e aumentaria a eficiência de muitas empresas.

Transferências ponto a ponto (P2P)

Outro grande caso de uso da plataforma de pagamento blockchain são as transferências ponto a ponto. Na realidade, o uso da tecnologia blockchain ajudará você a fazer transações diretamente com outro usuário. Você não terá que passar por um intermediário ou uma autoridade central para fazer isso.

Embora os aplicativos de transferência P2P já existam no mercado, eles não são capazes de oferecer liberdade total, pois todos vêm com alguma forma de limitação. Por exemplo, eles podem suportar apenas uma única localização geográfica ou ter uma zona específica.

Mas em um blockchain, não há opção para quaisquer limitações. Você pode transacionar dinheiro de qualquer lugar do mundo.

Taxas de processamento reduzidas

As taxas de processamento são um grande problema quando se trata de provedores de pagamento. Na realidade, o fardo recai tanto sobre os consumidores quanto sobre as empresas. Em muitos casos, as taxas de processamento sempre aumentam a cada ano e, em muitos casos, as variações das taxas de processamento são bastante complexas. Portanto, fica muito difícil controlar as taxas de processamento e quanto elas custariam a longo prazo.

Mas com a plataforma de pagamento baseada em blockchain, não haverá necessidade de um intermediário. Portanto, você não terá que pagar nenhuma taxa de processamento por ele também. Isso reduz significativamente o número de taxas de transação para empresas e consumidores.

Proteção contra crimes cibernéticos

Outra questão importante com a qual o setor de pagamento lida é o aumento da taxa de crimes cibernéticos. Isso acontece porque as empresas não oferecem regulamentos adequados ou protocolos de segurança quando necessário. Assim, torna-se muito fácil invadir o sistema e roubar dinheiro ou dados do consumidor dele.

No entanto, com o sistema de pagamento baseado em blockchain, você não terá que se preocupar com ataques cibernéticos nunca mais. O Blockchain é perfeitamente adequado para lidar com qualquer tipo de ataque cibernético. Mais ainda, existem até aplicativos de ataque anti-DDoS baseados em blockchain que podem ajudá-lo a se defender de qualquer ataque DDoS. Pode ficar melhor do que isso?

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Empresas que usam a tecnologia Blockchain em setores de pagamento

BBVA

O BBVA é uma das empresas de pagamentos que está usando o blockchain. Mais ainda, recentemente, eles concluíram um empréstimo sindicalizado com a Red Electrica Corporation usando essa tecnologia maravilhosa. O melhor é que, segundo eles, o processo de transação foi tão rápido que atingiu velocidade recorde na plataforma do BBVA.

Intesa Sanpaolo

O Intesa Sanpaolo também é outra empresa de pagamentos que está usando a tecnologia blockchain para seus aplicativos. Na realidade, eles estão usando essa tecnologia para validar dados comerciais. Recentemente, outros participantes, como Eternity Wall e Deloitte, começaram a testar a tecnologia para ver seus benefícios.

Barclays

O Barclays é o segundo maior banco do Reino Unido no momento, e eles também estão no ecossistema de blockchain. No momento, eles são uma das empresas de pagamentos proeminentes e ativas que estão usando o blockchain para otimizar seus protocolos KYC e transferências de fundos. Além disso, eles ainda têm patentes contra esses dois recursos que implementaram em sua plataforma.

HSBC

O HSBC também está usando blockchain na indústria de pagamentos. Na realidade, o banco já está trabalhando em uma infinidade de projetos que podem facilitar suas transferências de fundos e documentação sem papel. Assim, seus investidores podem rastrear todo o seu dinheiro dentro da plataforma.

Além disso, recentemente, o HSBC Bangladesh competiu pela primeira emissão internacional de uma carta de crédito.

Visto

A Visa já trabalha nessa tecnologia há algum tempo. Na realidade, a empresa também está usando blockchain na indústria de pagamentos para lidar com seus serviços de pagamento business-to-business. No momento, o projeto ainda está vivo e próspero.

Sem um modelo de negócios adequado em mente, é difícil usar o blockchain como alavanca. Confira nossa estratégia de implementação de blockchain final para saber mais sobre o desenvolvimento de blockchain.

Banco santander

O Banco Santander está usando blockchain na indústria de pagamentos para otimizar seu projeto de identidade digital. Junto com outros participantes, a empresa está trabalhando em um sistema automatizado de identidade digital. Mais ainda, este projeto pode dar ao usuário mais controle sobre seus próprios dados e como eles querem usá-los.

MasterCard

A MasterCard é uma das empresas de processamento de pagamentos que também está usando o blockchain. Eles têm uma plataforma de teste de moeda digital que pode ajudar os bancos a lidar com a iniciativa CBDC (moeda digital do banco central). Mais ainda, esta plataforma irá demonstrar como o cliente pode usar as moedas para pagar na vida cotidiana.

PayPal

O PayPal é outra das empresas de processamento de pagamentos que está usando o blockchain para obter mais eficiência nos negócios. Na realidade, essa empresa está oferecendo aos usuários a possibilidade de comprar, vender e até mesmo manter criptomoedas ou tokens digitais em suas carteiras do PayPal. Isso, evidentemente, abrirá novas possibilidades para as empresas no futuro.

Citibank

O Citibank está usando um sistema de pagamento blockchain para modernizar os processos de negociação de commodities. Na realidade, eles usarão o blockchain para oferecer uma solução melhor para o financiamento do comércio de commodities. Isso significa que eles irão agilizar todas as transações financeiras ou contratos de negociação por meio de sua plataforma.

ING Bank

O ING Bank também está usando um sistema de pagamento blockchain para testar sua tecnologia de privacidade conhecida como blindagem. Isso ocultará o valor em qualquer transação usando bitcoin. Isso garantirá que todas as informações de seus clientes estejam sempre seguras e que não haja danos à privacidade.

Muitas empresas ao redor do mundo estão interessadas na tecnologia de blockchain. Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Conclusão

No final das contas, o uso de blockchain nas indústrias de pagamento pode realmente ajudar a se livrar de muitos problemas sem problemas. Você pode melhor processamento de transações, mais segurança para seus dados e propriedade de sua identidade digital. Acreditamos que a implementação do blockchain pode realmente oferecer benefícios para empresas e clientes.

Se você está interessado em implementar o blockchain em seus sistemas de pagamento, você precisa começar a aprender a tecnologia mais profundamente. Recomendamos começar com um curso de blockchain gratuito para dominar os principais elementos do blockchain antes de iniciar seu próprio projeto. Então, por que esperar? Pegue o intuitivo agora!