Blockchain no varejo: casos de uso e aplicações potenciais

O Blockchain pode oferecer uma enorme quantidade de oportunidades para as indústrias de varejo. Vamos dar uma olhada mais de perto na função da blockchain na indústria de varejo.

As indústrias de varejo estavam em alta ainda no ano passado, antes que a pandemia atingisse o mundo. Embora muitas empresas de varejo ofereçam instalações de compra online, a receita principal vem de suas lojas físicas. No entanto, depois que a pandemia veio, os varejistas enfrentaram alguns problemas importantes, como manter a cadeia de suprimentos, vender produtos, abrir lojas e manter todos os clientes e funcionários seguros.

No entanto, tudo isso poderia ser evitado se esta indústria adotasse a tecnologia blockchain desde o início. Na realidade, a confiabilidade, sustentabilidade e qualidade do blockchain de rastreamento e ajuda nos processos de gerenciamento podem oferecer às indústrias de varejo a digitalização final de que precisam.

Então, é hora de as indústrias de varejo se concentrarem no blockchain com mais seriedade e começarem a integrá-lo em seus sistemas legados. Portanto, neste guia, cobriremos por que o setor de varejo precisa de blockchain e como o blockchain pode resolver todos os problemas.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain no varejo: esta indústria realmente precisa de blockchain?

É normal se perguntar se esta indústria realmente precisa de blockchain ou não. Na realidade, o setor de varejo parece estar indo muito bem em comparação com outros setores. No entanto, esse setor lida com muitos problemas internos que precisam ser resolvidos mais cedo ou mais tarde. Esta é a principal razão pela qual esta indústria precisa de uma mudança como um blockchain no momento. Vamos verificar os prováveis ​​problemas.

Mudando as expectativas do consumidor

O setor de varejo tem que lidar com muitos elementos voláteis, e um deles são as expectativas do consumidor. Na realidade, as expectativas do consumidor parecem mudar muito rapidamente, o que é difícil de acompanhar. Existem muitos elementos em jogo, mudando os gostos dos consumidores da noite para o dia. Por exemplo, boa parte do consumidor pode amar um produto hoje, só no dia seguinte, pode ter pensamentos diferentes, e alguns podem até não gostar mais do produto.

Mudanças de estação, ocasiões, feriados, tendências são alguns dos fatores cruciais para isso. Portanto, o setor de varejo precisa ser inteligente o suficiente para compreender todas essas informações. No entanto, previsões precisas ainda não são possíveis até hoje.

Má manutenção da fidelidade do cliente

Para criar uma boa fidelidade à marca, você precisa ter uma boa experiência do cliente. Na realidade, uma das questões mais proeminentes dos varejistas é a prática de perder seus clientes antigos, pensando que eles podem ser substituídos facilmente. Sabemos que às vezes pode ser difícil lidar com os consumidores. Mas a prática de deixar ir só pode voltar para te assombrar mais tarde.

Por exemplo, se você mantiver essa mentalidade, achará mais difícil escalar seu negócio. Embora promoções ou ofertas de venda ou descontos especiais possam ajudar seus antigos clientes a se sentirem desejados, ainda não é o suficiente no momento, porque na maioria das vezes, os varejistas não conseguem entregar ofertas personalizadas.

Comunicação Interna Ineficiente

Isso é mais adequado para grandes empresas de varejo, pois elas parecem ter muitas divisões em vigor. Portanto, manter tanta divisão ao mesmo tempo é caro e complexo. Assim, a mera complexidade de gerenciar e operar essas divisões por meio da comunicação interna pode não ser possível às vezes.

Como resultado, a falta de comunicação entre as divisões pode interromper o processo de negócios e diminuir a satisfação do consumidor. Sem um sistema adequado para automatizar essas comunicações, não há uma maneira adequada de manter esse problema. Portanto, eles precisam da ajuda de tecnologias.

Sem uso de tecnologias avançadas

Bem, muitas tecnologias são feitas especificamente para certas empresas e podem ajudar a promover benefícios extras se usadas corretamente. No entanto, as empresas varejistas estão ficando completamente para trás dessa tendência. Até hoje, muitos varejistas nem mesmo têm uma presença inline. Portanto, eles estão ficando para trás drasticamente.

Na verdade, eles ainda usam o método antigo que expirou há muito tempo. Além disso, em muitos casos, os varejistas consideram o uso da tecnologia uma tarefa difícil e não têm a capacidade de utilizá-la adequadamente.

Novamente, algumas empresas de varejo tomam decisões erradas ao escolher a tecnologia de que precisam. Isso pode levar a ineficiências e desperdício de dinheiro como uma solução construída para outras empresas que não podem oferecer o mesmo benefício para o varejo.

Explore mais tópicos semelhantes: A importância do blockchain na indústria de seguros

Estratégia de marketing moderna e pobre

Sim, muitas empresas de varejo estão lentamente mudando para o reino do marketing online. Mas a falta de uma base de conhecimento adequada sobre o assunto faz com que eles acabem investindo muito dinheiro com quase nenhuma produção. Na realidade, você não pode ficar apenas com o marketing de mídia social; Existem várias maneiras de comercializar seus produtos para os clientes.

Mais ainda, os clientes hoje em dia adoram o engajamento individual de suas marcas pessoais. Portanto, a menos que você possa oferecer esse recurso, eles podem perder o interesse em sua marca em breve. Mais uma vez, as empresas de varejo às vezes podem comercializar os produtos em demasia, o que aumenta a insatisfação do cliente.

Fraude e produtos falsificados

Um dos principais problemas dessa indústria é o aumento da quantidade de atividades fraudulentas e produtos falsificados. Não só há muitos produtos falsificados no mercado que abalam a reputação das empresas de varejo, mas também as atividades de fraude interna afetam a receita..

Na verdade, os produtos falsificados estão se tornando mais difíceis de identificar, o que significa mais insatisfação do consumidor. Sem abordar adequadamente o problema, o cliente e o varejista continuarão perdendo seu precioso dinheiro. Portanto, as empresas de varejo precisam resolver esse problema o mais rápido possível.

Cyber ​​Hacks

O número crescente de hacks cibernéticos é outro gargalo para empresas de varejo. Na realidade, a maioria das empresas de varejo usa um modelo de rede cliente-servidor típico, que é bastante vulnerável, francamente. Portanto, é quase fácil invadir os servidores e roubar dados importantes. Além disso, como toda empresa de varejo mantém dados sobre seus clientes, é muito fácil manipular esses dados e obter acesso às informações de seu cartão de crédito ou conta bancária. Isso pode rapidamente se tornar uma grande violação de segurança, levando à perda de muitas receitas. Mais ainda, também significará que os consumidores não podem confiar em você com seus dados, o que não é uma boa impressão para sua marca.

Inflação de preços de varejo

Os consumidores têm que pagar cada vez mais hoje em dia, pelos itens essenciais de sua vida diária. Portanto, eles tendem a economizar menos dinheiro para o orçamento de qualquer item de luxo. No entanto, os preços de varejo e a alta flutuação das etiquetas de preço apenas desencorajam o cliente de gastar dinheiro. Assim, os varejistas têm que oferecer ofertas especiais ou descontos para atrair os consumidores a comprar os produtos.

No entanto, as empresas de varejo não conseguem nem mesmo lidar com o alto custo no momento. Mas por que? Bem, a falta de automação e planejamento adequados pode resultar em mais custos de fabricação, o que aumenta os preços de varejo também.

Portanto, manter uma taxa mais alta do que as expectativas do consumidor não é uma boa estratégia se você quiser escalar.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Quais são os benefícios do Blockchain no varejo?

Há muitos benefícios em usar o blockchain no varejo. Alguns desses benefícios são exclusivos e só possíveis se a indústria começar a usar essa tecnologia. No entanto, com a ajuda do blockchain, esta indústria pode superar em breve todas as barreiras. Vamos ver quais são os benefícios –

Gerenciamento de estoque adequado

Como você já sabe, as empresas de varejo precisam de gerenciamento de estoque adequado se quiserem aumentar sua eficiência geral. Na realidade, não há nenhuma queda que venha com isso. As empresas só podem se beneficiar porque o gerenciamento de estoque as ajudará a controlar os produtos e suas datas de validade e os interesses dos consumidores.

O Blockchain no mercado de varejo pode ajudar as empresas a administrar seus estoques de forma mais eficiente. Mais ainda, vai economizar muito dinheiro, pois pode automatizar o processo de escassez ou excedente do produto com base na demanda do consumidor em tempo real. Acreditamos que seja um ótimo caso de uso para o setor de varejo.

Uso de criptografia como método de pagamento

Outro grande uso do blockchain no mercado de varejo são os métodos de pagamento criptográficos. Como você já sabe, os mercados de criptomoedas estão crescendo no momento. Mais ainda, parece que diferentes países estão ansiosos para trabalhar nas moedas digitais do banco central, que é praticamente uma versão criptográfica da moeda fiduciária.

Portanto, parece que as criptomoedas se tornarão o dinheiro do futuro. Aqui, as empresas de varejo podem ficar um passo à frente usando criptografia já existente como pagamento oficial pelos produtos. Na realidade, é uma boa estratégia para estimular os consumidores e ajudá-los a pagar pelo produto usando dinheiro digital e seguro de forma transparente.

Melhor gerenciamento de identidade do cliente

Como você já sabe, a maioria das empresas de varejo usa um modelo de rede cliente-servidor típico, que é bastante vulnerável. Portanto, é muito fácil manipular esses dados e acessar as informações do cartão de crédito do consumidor ou da conta bancária. Esta é uma violação maciça de privacidade e uma violação clara da lei estadual.

Para lidar com esse problema, as empresas podem usar o blockchain no mercado de varejo para proteger os dados relativos ao cliente. Na realidade, eles podem oferecer processos de autenticação no sistema e armazenar todas as informações no armazenamento imutável. Assim, o cliente só terá acesso às suas informações, e nenhum terceiro pode violar a rede e fazer mau uso dessas informações.

O Blockchain pode oferecer benefícios para quase todos os setores. Confira os benefícios da tecnologia blockchain agora!

Simplifique o imposto sobre vendas de varejo

Outro dos benefícios do blockchain no varejo é o processo de simplificação do imposto sobre vendas no varejo. Na realidade, todos os anos, cada empresa de varejo tem que pagar impostos com base em suas vendas. No entanto, muitos tendem a evitar o pagamento desse imposto, que chega a US $ 14,5 bilhões! Mais ainda, a maior parte dessa evasão fiscal acontece para varejistas online. Se isso continuar, as empresas podem até mesmo receber acusações criminais contra elas por fazerem isso.

Portanto, para resolver esse problema, a coleta automatizada de impostos sobre vendas com base em blockchain pode ajudar a coletar os impostos com base no número de vendas ou lucro que obtiveram. Mais ainda, os varejistas podem fazer upload de seus documentos, que passarão por verificação adequada na rede. Na verdade, essa é uma ótima maneira de pagar o imposto em devido tempo e evitar quaisquer problemas jurídicos.

Prevenção de produtos falsificados e fraude

Outro benefício do blockchain no varejo é a prevenção de fraudes e produtos falsificados. Na realidade, apenas devido à fraude, o setor de varejo perdeu US $ 62 bilhões em 2019. Mais ainda, as empresas de varejo de alto padrão perderam quase 30% de seu lucro devido a políticas de retorno tolerantes e margens altas. Mas o problema não é a perda, mas o dano que a marca sofre ao manter à venda produtos falsificados.

Usando a tecnologia blockchain, os varejistas podem rastrear seus produtos dos fabricantes e garantir que estão recebendo o produto autêntico todas as vezes. Mais ainda, isso pode ajudá-los a lidar com produtos falsificados para sempre.

Fornecimento de Proveniência do Produto

Outra das blockchains nos casos de uso do varejo é a característica de ter proveniência do produto. Atualmente, os consumidores são céticos em relação a tudo o que compram. E isso é perfeitamente normal, pois eles podem esperar mais quando estão pagando por isso. Mas as empresas de varejo não podem oferecer qualquer proveniência além do selo no contêiner que diz “fabricado em xxx”.

Assim, usando o blockchain, as empresas podem finalmente oferecer a proveniência já que o consumidor pode rastrear ou ver toda a cadeia de abastecimento de um único produto. Começará com os fornecedores e terminará com o consumidor que o comprou. Ele fornecerá a procedência que os clientes desejam agora, e eles podem gastar seu dinheiro em um produto autêntico.

Sem um modelo de negócios adequado em mente, é difícil usar o blockchain como alavanca. Confira nossa estratégia de implementação de blockchain final para saber mais sobre o desenvolvimento de blockchain.

Oferta de contratos de produtos

A falta de manutenção adequada do canal de fornecedores impede o crescimento dessa indústria. Na realidade, o processo de pagamento das remessas leva muito tempo, incluindo verificação e processamento. No entanto, esse processo demorado pode desencorajar muitos fornecedores de fornecer remessas dentro do prazo prometido. Portanto, pode representar muitas perdas para os varejistas também.

No entanto, um dos melhores elementos de blockchain em casos de uso de varejo é o contrato inteligente. Na realidade, muitas empresas de varejo podem usar contratos inteligentes como garantia de pagamento. Aqui, eles podem oferecer uma promessa de pagamento que levará apenas alguns minutos para ser processada. Portanto, os fornecedores ficarão motivados a cumprir o embarque dentro do prazo.

Reduzindo ataques cibernéticos

Outro blockchain popular em casos de uso de varejo é a defesa contra hacks cibernéticos. Como você já sabe, o setor de varejo enfrenta ameaças à segurança com bastante frequência. Portanto, isso pode rapidamente se tornar uma grande violação de segurança, levando à perda de muitas receitas. Mais ainda, também significa que os consumidores não podem confiar seus dados às empresas, o que não é uma boa impressão para a marca.

Mas com o uso de blockchain aqui, o cenário pode mudar drasticamente. Como o blockchain pode oferecer protocolos de alta segurança para combater ataques cibernéticos, nenhuma violação de segurança será mais possível. Portanto, o blockchain pode começar a aumentar as receitas protegendo a rede de uma entidade terceirizada.

Programas de fidelidade inteligentes

Blockchain em uma loja de varejo também pode ajudar em programas de fidelidade. Atualmente, muitas empresas de varejo têm programas de fidelidade em vigor que as ajudam a se conectar com uma multidão muito maior e manter seus antigos consumidores felizes com suas marcas. Mas também existem ineficiências nos programas de fidelidade. Na maioria das vezes, eles oferecem regras inconsistentes que não permitem que o consumidor obtenha os pontos de recompensa.

Além disso, em muitos casos, devido à incompatibilidade do sistema, mesmo que um consumidor seja elegível para pontos, ele / ela pode não obtê-los.

Mas com os contratos inteligentes da blockchain em jogo, as empresas de varejo podem automatizar todo o processo. Eles podem pré-programar as regras em um contrato inteligente e, uma vez que um cliente segue todas as regras, ele / ela automaticamente recebe os pontos.

Transações de pessoa para comerciante

Este é um recurso bastante interessante do blockchain que agora muitos varejistas estão tentando usar. Blockchain em uma loja de varejo pode oferecer transações pessoais aos comerciantes. Na realidade, isso ajuda ambas as partes a se beneficiar do processo de pagamento. O cliente não tem que desembolsar taxas extras usando outros serviços financeiros de terceiros, e o comerciante pode se beneficiar de receber o pagamento diretamente sem usar aplicativos de terceiros.

Mais ainda, isso pode construir uma confiança contínua entre ambas as partes, o que é um grande ponto positivo para as empresas de varejo.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Empresas de varejo que usam a tecnologia Blockchain

Walmart

O Walmart está trabalhando em blockchain em soluções de varejo para rastreabilidade de alimentos. Para isso, eles estão usando o Hyperledger Fabric. No momento, eles estão trabalhando com a IBM para obter suporte técnico para a solução. Mais ainda, a gigante do varejo já trabalhou em dois projetos bem-sucedidos de prova de conceito usando blockchain. De acordo com eles, o blockchain pode ajudá-los a manter a qualidade dos alimentos e evitar resultados desastrosos.

Amazonas

A Amazon está aproveitando ao máximo a tecnologia blockchain. No momento, eles estão usando o blockchain em seus negócios de publicidade. Na realidade, este é realmente um bom uso dos recursos do blockchain, pois pode melhorar sua eficiência de forma eficaz.

Além disso, eles estão vendendo produtos blockchain, como blockchain como um serviço onde oferecem desenvolvimento de rede com base nas necessidades do cliente.

Alibaba

A Alibaba também está trabalhando em blockchain em soluções de varejo. A empresa está usando blockchain para aumentar a rastreabilidade de seus produtos. Mais ainda, eles já construíram uma plataforma de comércio eletrônico internacional chamada Kaola baseada em blockchain. De qualquer forma, esta plataforma registrará todo o desembaraço aduaneiro, detalhes logísticos e registros de produtos. Portanto, eles também planejam usá-lo para combater produtos falsificados com um código bidimensional.

Ahold Delhaize

Uma subsidiária da Ahold Delhaize, Albert Heijn, está trabalhando em blockchain em soluções de varejo para digitalizar seu processo de cadeia de suprimentos. Na verdade, eles querem usar a tecnologia para reduzir o processo burocrático e automatizar todo o processo. De acordo com eles, eles querem tornar sua cadeia de suprimentos limpa, segura e inteligente usando a tecnologia.

Carrefour

O Carrefour entrou na corrida do blockchain há muito tempo. Eles também estão trabalhando em aplicativos de blockchain no varejo para rastrear seus produtos. Mais ainda, a boa notícia é que a empresa afirma que suas vendas aumentaram drasticamente depois que mudaram para o blockchain. O processo de rastreamento foi um grande sucesso na China. Então, eles querem incorporá-lo em outros países também.

Aldi

Aldi está usando blockchain no varejo para gerenciar sua cadeia de suprimentos. No momento, eles estão usando a tecnologia para validar suas compras corporativas. Junto com Verifish, eles estão rastreando frutos do mar irlandeses orgânicos e sustentáveis. Mais ainda, a Verifish desenvolveu o projeto e o BIM está apoiando a solução. Embora o projeto tenha duração de 12 meses, a empresa quer embalá-lo até 2021.

IKEA

Quem não sabe o nome da IKEA? No entanto, você ficará satisfeito em saber que esta empresa também está trabalhando em aplicativos de blockchain no setor de varejo. Particularmente, sua divisão na Islândia está participando de processos de transações comerciais usando o Ethereum. Mais ainda, a solução veio da Tradeshift e eles usaram dinheiro programável. Na realidade, isso também estabelece o uso de CBDC em escala global.

Auchan

Auchan também está trabalhando em aplicativos de blockchain nas indústrias de varejo. A empresa anunciou recentemente que está lançando um aplicativo de rastreabilidade de alimentos usando blockchain na França, Portugal, Itália, Espanha e Senegal. Este é um ótimo exemplo de proveniência, pois eles estão oferecendo aos consumidores para rastrear a vida do produto a partir da leitura do código QR.

The Home Depot

Home Depot é outro nome conhecido entre as empresas de varejo. Usando o blockchain em uma loja de varejo, eles querem eliminar qualquer disputa com o fornecedor que aconteça devido à má gestão. Mais ainda, a disputa também pode inchar o estoque, o que não é eficiente. Portanto, a Home Depot está trabalhando em uma solução piloto para rastrear todas as compras dos fornecedores e garantir que tudo esteja bem conservado.

Alvo

A Target está usando blockchain no varejo para gerenciar sua cadeia de suprimentos. No entanto, ainda não sabemos a aplicação adequada do projeto, mas sabemos que eles estão usando o dente de serra Hyperledger para a solução. Mas depois, eles mudaram para o Hyperledger Grid, que os ajudou a direcionar o setor de varejo de forma mais eficaz.

Consulte Mais informação: As 50 principais empresas que usam a tecnologia Blockchain

Pensamentos finais

O blockchain no varejo pode mudar muitos aspectos deste setor. Embora este setor já seja bastante forte por si só, ele ainda lida com muitos problemas que podem causar problemas no futuro. Mas usando o blockchain, esta indústria pode superar todas as deficiências e apresentar mais recursos para os consumidores.

Se você está no setor de varejo, é hora de adotar essa tecnologia e todos os seus benefícios. Qualquer novato que esteja curioso sobre a tecnologia de blockchain pode verificar nosso curso gratuito de blockchain e começar sua jornada de blockchain.