Blockchain para imóveis: como isso perturba o mercado

Dado como o blockchain está perturbando maciçamente os setores bancário e financeiro, é muito difícil encontrar qualquer setor que ainda não tenha sido tocado por esta tecnologia. Na verdade, até mesmo o setor imobiliário não conseguiu escapar da perturbação. Então, vamos dar uma olhada em como e por que a blockchain para o setor imobiliário pode se tornar o ponto de viragem deste setor.

Na realidade, os imóveis comerciais têm um papel significativo na economia mundial em geral. De acordo com o MSCI, o mercado imobiliário global aumentou de US $ 8,9 trilhões em 2018 para US $ 9,6 trilhões em 2019. Embora pareça que o setor está indo muito bem, na verdade ele consiste em muitos atritos e problemas de liquidez.

O mercado agora é muito volátil para investir e disponível apenas para a classe alta. Curiosamente, várias empresas imobiliárias baseadas em blockchain surgiram ao longo dos anos e agora pretendem perturbar a forma como esta indústria funciona.

A ameaça é real, afetando as formas tradicionais de imóveis, que logo se tornarão obsoletas. Portanto, a única maneira dessa indústria sobreviver é através da integração do blockchain em seus modelos de negócios.

É por isso que, neste guia, seguirei adiante em como esta tecnologia está perturbando o setor imobiliário e como o blockchain para iniciativas imobiliárias é a melhor abordagem no momento.

Inscreva-se agora: Curso Básico de Blockchain Gratuito

Blockchain para imóveis: quais são os maiores problemas do mercado imobiliário?

Não está aberto a todos

Bem, francamente, o setor imobiliário sempre foi uma escolha de investimento apenas para os ricos. No entanto, a classe média anterior poderia tentar usar isso como uma opção, mas está fora de seu alcance. Não existem muitos ativos que podem atuar como uma alternativa aos imóveis para a classe média. Mas por que a situação é tão difícil agora?

Na realidade, existem muitas barreiras para impedir que a maioria da população tenha acesso a imóveis. Por exemplo, pontuação de crédito, contas bancárias internacionais, credenciamento, cidadania, financiamento, acesso ao patrocinador certo, necessidades de caixa e gerentes de fundos são algumas das principais barreiras.

Além disso, esta indústria lida com muitos intermediários, o que aumenta o nível de dificuldade para a população em geral.

Falta de Transparência

O nível de desonestidade e corrupção assola este setor fortemente. Como não existe um conceito de transparência no processo de negócios, trata-se de evasão fiscal, golpes, lavagem de dinheiro e assim por diante.

Globalmente, a cada ano, $ 800 bilhões a $ 2 trilhões de dólares são lavados. E uma parte significativa disso é por meio de esquemas imobiliários. Mais ainda, a estimativa de lavagem de dinheiro acontecendo no mercado imobiliário é de cerca de US $ 1,6 trilhão.

Obviamente, é um problema enorme com o qual o governo está tendo problemas para lidar. Portanto, se o modelo de negócios começar a incorporar transparência, ele pode combater a corrupção.

Taxas muito altas

Esta é uma preocupação principalmente para investidores interessados ​​em investir em imóveis internacionais. Mas para fazer isso, eles têm que pagar uma grande quantidade de taxas em várias etapas. Por exemplo, existem taxas de corretor, taxas de câmbio, impostos, taxas de advogado, taxas de transferência, taxas de investimento e assim por diante.

Além disso, como o número de intermediários neste setor é muito grande, todos eles fazem seus próprios cortes, aumentando seu orçamento geral para o investimento. Mais ainda, você também deve ter em mente que precisará usar contadores e consultar advogados para manter seus registros fiscais limpos também.

Portanto, no geral, torna-se uma opção de investimento cara.

Níveis de baixa liquidez

Bem, acho que todos sabem como é difícil liquidar ativos imobiliários. É uma das principais razões pelas quais este setor realmente precisa mudar. Aqui, por liquidez, quero dizer a rapidez com que você pode converter seu ativo imobiliário em dinheiro. Devido às altas taxas e ao alto valor dos ativos imobiliários, não há muitos compradores por perto para ajudá-lo a vender seu ativo quando você precisar dele.

Portanto, encontrar um comprador é muito mais difícil do que outros tipos de ativos. Os problemas são as barreiras de entrada, baixa disponibilidade, muitos regulamentos, processos demorados e assim por diante.

Todos esses problemas desencorajam potenciais compradores de investir em imóveis.

Compromissos de alto preço

Essa é mais uma questão que impede a classe média de jamais considerar o mercado imobiliário uma boa opção. Na realidade, esse tipo de investimento precisa de muito capital inicial. Poucas pessoas podem pagar por isso. Mais ainda, apenas um punhado de classes mais altas pode mostrar tanto capital antecipadamente.

Em muitos casos, os investidores precisam buscar outras alternativas caras para chegar a compromissos de preços. Além disso, como o mercado é volátil, é um risco considerável apostar tanto dinheiro em um ativo. Embora você possa ter uma excelente pontuação de crédito em seu próprio país, você não pode usar isso para mercados internacionais.

Baixa velocidade de transação

O horror de comprar um imóvel começa com os processos de transação incrivelmente lentos. Esse setor não apenas é extremamente ineficiente na maioria das vezes, mas também comete muitos erros no processo. Além disso, encontrar a propriedade certa leva muito tempo também.

Aparentemente, leva cerca de 6 meses em média para encontrar um imóvel e mais 6 meses para passar por todos os procedimentos para adquiri-lo. Essa é uma quantidade enorme de tempo a perder em esquemas de investimento.

Se você mantiver tudo isso em mente, verá por que este setor precisa de uma força disruptiva no momento.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Quais são os benefícios do Blockchain no mercado imobiliário?

 

Existem alguns benefícios em usar o blockchain no setor imobiliário. Vamos verificar o que são –

Transparência aumentada

Não há dúvida de que O blockchain é perfeitamente capaz de oferecer a transparência de que o setor imobiliário tanto precisa. Como você já sabe, o setor imobiliário lida com muita corrupção. Mas, com a ajuda de sistemas transparentes, isso pode finalmente parar. Se as imobiliárias começarem a usar o blockchain para suas soluções, os clientes poderão ver para onde está indo o dinheiro.

Além disso, como o banco de dados principal permanecerá público, ninguém pode alterar ou mesmo remover quaisquer transações uma vez que ele entra no blockchain.

Acreditamos que esta é a melhor solução no momento.

Sem silos de dados

Os dados estão todos espalhados pelas imobiliárias. Portanto, você nunca encontrará uma única fonte de ponto onde possa obter acesso a todas as informações necessárias para sua compra. É ainda mais essencial para empresas corporativas. Se houver apenas um único banco de dados contendo todas as informações de várias partes interessadas, a eficiência da empresa aumentará muito.

Blockchain pode oferecer isso. Na realidade, o blockchain pode oferecer logs compartilhados à prova de violação que podem compilar todas as informações sobre uma propriedade. Portanto, o uso de blockchain no mercado imobiliário pode resolver rapidamente um grande problema e também aumentar as receitas gerais.

Processos de transação eficientes

Na verdade, as transações que acontecem diariamente no mercado imobiliário são por meio de transferências eletrônicas e precisam de muito tempo. Mais ainda, em muitos casos, a verificação KYC ou outra documentação exige muito dinheiro. Mas com o blockchain, as transações podem acontecer em minutos.

Mesmo no pior cenário, ele pode concluir um processo em um dia, ao passo que antes demorava dias para terminar. Assim, os investidores ou clientes ficarão mais ansiosos para investir e não se intimidarão com isso.

Mas você precisa garantir que sua solução de blockchain possa atender à demanda diária de sua empresa. Se não puder, você acabará com um sistema lento.

Intermediários Limitados

O melhor benefício de usar blockchain no mercado imobiliário é a redução da esmagadora maioria dos intermediários. Na realidade, muitos intermediários geram complexidade e custos adicionais. Blockchain é eficaz para eliminar os intermediários da equação. Então, ao se tornar totalmente digital, você não terá que lidar com os cortes desnecessários de intermediários.

Além disso, todas as novas listagens na plataforma passarão por um processo de verificação completo. Assim, não há espaço para golpes ou atividades fraudulentas no setor. Não só é mais eficiente para os investidores, mas também para as grandes imobiliárias.

Quer saber mais sobre os benefícios da tecnologia blockchain? Por que você não confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain?

Casos de uso prováveis ​​de blockchain em bens imobiliários

Aumentando a Liquidez

Um dos melhores casos de uso de blockchain nesta indústria é o aumento da liquidez. Na realidade, o uso do blockchain pode criar uma plataforma onde as empresas imobiliárias podem oferecer seus serviços e propriedades para compra e venda.

Mais ainda, os indivíduos que investem em ativos imobiliários também podem listar suas propriedades para melhor alcance. As plataformas de blockchain públicas podem dar as boas-vindas a qualquer pessoa para listar seus ativos. No entanto, eles terão que passar por um processo de autenticação para verificar seus antecedentes e eliminar quaisquer golpes.

Mas ter uma plataforma para compra e venda de propriedades ajudará a conectar compradores em potencial com vendedores de forma mais eficiente.

Melhor processo de pesquisa de propriedades

Procurar o imóvel perfeito é um verdadeiro aborrecimento porque não existem muitas plataformas que ofereçam opções legítimas. Hoje em dia, as pessoas estão mais interessadas em pesquisar online do que ir pessoalmente. Portanto, é apenas senso comum procurar plataformas que oferecem esse recurso.

Mas, na maioria dos casos, essas plataformas oferecem acesso mínimo às propriedades. Mais ainda, em muitos casos, eles têm taxas de assinatura caras. Além disso, outro problema deste tipo de plataforma é a falta de conteúdo atualizado. Na maioria dos casos, eles nem mesmo atualizam se uma propriedade já foi vendida ou não.

Portanto, usar o blockchain pode ajudar tremendamente, pois os corretores podem controlar diretamente os dados e os consumidores não terão que lidar com terceiros. É por isso que a blockchain para imóveis pode oferecer melhores opções de pesquisa de propriedades.

Transparência total nas transferências de títulos

Existem tantas histórias de terror que giram em torno da compra de casas. Desde o histórico de propriedades até as execuções hipotecárias, há muitas possibilidades de cometer erros em cada etapa do processo. Por tudo isso, a compra de uma casa pode voltar e causar muitos problemas para o novo proprietário. Na realidade, sem total transparência no processo de transferência do título, muitos enfrentam até mesmo questões legais quando compram uma nova casa.

É aqui que o blockchain pode realmente ser útil. Usando contratos inteligentes no setor imobiliário, eles podem agilizar o processo de transferência de título. Tanto o comprador quanto o vendedor podem ver por si mesmos quem é o atual proprietário da propriedade, e os futuros compradores também podem ver quem possuiu a propriedade ao longo dos anos!

Compra e venda automatizada de propriedades

Novamente, o processo de compra e venda de propriedades leva muito tempo. Durante esse tempo, o preço pode mudar, junto com a taxa dos corretores. Com todos os problemas, o setor está ficando para trás drasticamente. Portanto, o uso de contratos inteligentes no setor imobiliário pode facilitar o processo de compra e venda de propriedades.

Na realidade, o blockchain pode automatizar todo o processo de compra de uma casa. Os consumidores podem ir a uma plataforma onde os potenciais vendedores exibirão seus ativos. Depois de escolher um, eles podem dar uma olhada fisicamente ou fazer um tour virtualmente. Depois disso, basta configurar os parâmetros e processar o pagamento, e pronto.

Tudo isso pode levar apenas alguns dias para terminar.

Prevenção de fraude de título e escritura

Outro dos casos de uso de bens imóveis do blockchain é a prevenção de ações e fraudes de títulos. Você não vai acreditar em quantos problemas a fraude está causando na última década. Na realidade, esse tipo de atividade fraudulenta está aumentando em um ritmo rápido, especificamente na venda de propriedades pela Internet.

Mais ainda, as pessoas podem vender seus ativos para outra parte sem o seu conhecimento, o que é bastante assustador para começar. Mas como o blockchain pode armazenar todas as informações de propriedade e informações do proprietário e documentos legais no livro-razão, não há nenhuma maneira de terceiros assumirem o controle de seus ativos.

Combate à fraude eletrônica e por e-mail

Você sabia que os golpes de transferência eletrônica e e-mail com base em imóveis estão aumentando 480% a cada ano? São muitas vítimas com perdas mais significativas a cada ano. Mais ainda, esse setor é uma opção bastante cara para começar, e esse tipo de crime torna as pessoas mais relutantes em investir nele. Na realidade, os criminosos podem se passar por agentes ou empresas para enganar as pessoas e fazê-las dar dinheiro.

Como não existe um protocolo de segurança adequado, muitos agentes até têm suas identidades roubadas e, em seguida, são pegos nas acusações criminais. Mas o blockchain pode reduzir esse número drasticamente. Não sabemos se ele pode se livrar totalmente do problema, mas certamente pode lutar fortemente contra ele.

Consulte Mais informação: Lista de mais de 20 casos de uso de tecnologia Blockchain

Descentralizando vários serviços de listagem

Outro dos grandes casos de uso de bens imóveis de blockchain é o uso de MLS descentralizado. Normalmente, no MLS, os corretores corporativos se reúnem para formar um banco de dados de propriedades. Aqui, eles podem compartilhar informações entre si para fazer uma venda potencial. Assim, uma vez que uma propriedade é vendida, a comissão é dividida entre os corretores.

Este é um mercado maduro, mas sem uma base de rede adequada, os criminosos também podem invadir esse sistema. Mais ainda, o uso de blockchain no MLS pode descentralizar o processo, tornando impossível manipular.

Investimento fracionário ou propriedade

Esta é outra abordagem criativa dos casos de uso de blockchains. Usando a tecnologia blockchain, as empresas imobiliárias podem oferecer opções de investimento fracionário. Normalmente, isso significa que vários proprietários podem possuir uma parte de uma propriedade que não é acessível individualmente. Portanto, se a classe média quiser investir em uma propriedade de alto preço, ela pode compartilhar a propriedade com outros.

Na realidade, é uma excelente solução para comprar e vender ativos imobiliários porque pode incluir mais pessoas do que o normal, aumentando as opções de liquidez gerais.

Você pode usar contratos inteligentes para imóveis para facilitar as transações e economizar tempo.

Propriedade baseada em token

Este é um dos casos de uso de bens imobiliários blockchain brilhantes. Na realidade, é uma visão diferente de todos os ativos imobiliários. Por exemplo, você pode investir em uma infinidade de ativos usando tokens. Portanto, aqui, os tokens representarão um valor para os ativos. Portanto, não é como se você fosse o proprietário de uma propriedade específica, em vez de investir nos tokens que representarão um coletivo dessa propriedade.

Assim, é mais semelhante a investir em ouro, que tem muito pouco risco associado a ele. Na verdade, já existem vários projetos em andamento para este tipo de aplicação.

Prevenção de fraude hipotecária

A fraude hipotecária é uma das principais preocupações do setor imobiliário. Na verdade, o aumento do valor do imóvel só aumenta o percentual desse tipo de fraude. Assim, o setor continuará tendo prejuízos que podem chegar a bilhões. Só nos EUA, essa fraude causa uma perda de US $ 2,5 bilhões a cada ano! Você consegue imaginar isso?

Mas se você começar a usar o blockchain para imóveis, poderá evitar esse tipo de fraude desde o início. Como tudo será monitorado online, ninguém pode se esgueirar pelo sistema sem detecção.

Inspeção de propriedade transparente

Há muitos problemas em relação à inspeção de propriedades. Na realidade, a fiscalização imobiliária causa mais prejuízos aos compradores do que aos vendedores. Por exemplo, muitos golpes em empresas imobiliárias mostram uma propriedade falsa ao comprador. Em muitos casos, os compradores só investem na propriedade não para usá-la, mas para vendê-la quando o preço sobe. Então, eles podem nem saber que a propriedade em que investiram nem mesmo existe.

Mas depois de converter para blockchain para imóveis, você pode obter transparência em uma inspeção de propriedade. Não há como enganar o sistema deles aqui, e você verá a propriedade certa na qual irá investir. Mais ainda, você também pode ver o histórico de quaisquer problemas na propriedade apenas a partir da plataforma.

Cortando custos imobiliários

Este é de longe o melhor caso de uso de blockchain. Assim que as empresas começarem a incorporar o blockchain em seu sistema de rede, elas podem automatizar todo o processo e reduzir drasticamente os custos. Mais ainda, não ficará limitado apenas ao nível organizacional, mas também ajudará os consumidores.

Quando o blockchain toma o lugar dos intermediários, você não precisa pagar taxas extras para comprar as propriedades. A mudança drástica no modelo intermediário garantirá cortes mais baixos, além de economizar muito tempo.

Quer implementar a tecnologia blockchain no mercado imobiliário? Comece sua jornada com nossa estratégia definitiva de implementação de blockchain agora!

Como as organizações estão usando o Blockchain para imóveis

Lantmäteriet

Lantmäteriet é uma agência imobiliária do governo sueco que trabalha com tecnologia blockchain. No momento, está trabalhando em uma nova solução que facilitará seu processo de registro de imóveis. Mais ainda, também eliminará quaisquer discrepâncias e tornará o processo mais contínuo.

Brookfield Asset Management

Bem, a Brookfield Asset Management é uma das maiores empresas imobiliárias do mundo no momento. No momento, eles têm um grande interesse em blockchain e planejam trabalhar em uma solução para integrá-la em seu sistema de rede interno. Eles acreditam que podem reduzir seus custos drasticamente usando blockchain para imóveis comerciais.

Link REIT, Hong Kong

A Link REIT em Hong Kong está trabalhando com a Allinfra em um projeto de blockchain no setor imobiliário. No entanto, este é mais um projeto piloto onde eles estão verificando como o blockchain está funcionando no momento para este setor.

JLL

A JLL também está trabalhando em projetos imobiliários de blockchain. Usando a tecnologia, eles estão indo para a avaliação de imóveis comerciais espanhóis. Mais ainda, eles acreditam que podem usá-lo para construir e financiar projetos também.

Westfields

Outro dos bons exemplos de projetos imobiliários de blockchain é a solução de Westfield. Eles estão trabalhando em uma solução que tem como foco a oferta de garantias bancárias imobiliárias. Além disso, irá introduzir principalmente arrendatários no setor de varejo.

Coldwell Banker

Coldwell Banker é um dos gigantes do mercado imobiliário que está trabalhando em soluções baseadas em blockchain. Na realidade, eles estão usando o blockchain para listar agentes, vendedores e oferecer processos de transação. Além disso, eles desejam otimizar suas transações e contratos a partir de uma única plataforma.

Agência Nacional de Registro Público

A Agência Nacional de Registro Público da Geórgia é um dos exemplos de uso de blockchain para aplicações imobiliárias comerciais. Na realidade, a Geórgia está trabalhando em uma solução que aumentará sua transparência imobiliária, reduzirá custos e aumentará a eficiência.

Prologis

A Prologis está trabalhando em uma solução focada em logística imobiliária. Este é mais um ótimo complemento para a lista de projetos imobiliários blockchain. No momento, eles uniram forças com a Blockchain na Aliança de Transporte (BiTA) para desenvolver padrões de dados livres de royalties para as empresas de logística.

Mata Capital

A Mata Capital é uma gestora de fundos imobiliários francesa. Eles estão atualmente trabalhando em soluções de blockchain que se concentrarão na otimização e modernização do processo de manutenção e distribuição de fundos de seu registro de investidores.

Departamento de Terras de Dubai

O Departamento de Terras de Dubai está trabalhando no blockchain para opções de imóveis comerciais. Na realidade, eles estão trabalhando em uma solução que se concentrará em registrar todos os seus contratos imobiliários locais no livro razão. Mais ainda, eles planejam proteger todos os documentos governamentais relacionados nele também.

Blockchain não se limita apenas a empresas imobiliárias. Muitos outros setores também estão usando o blockchain para facilitar seus processos de negócios. Saiba mais na lista das 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain.

Conclusão

Blockchain para o setor imobiliário é um campo que precisa de mais exposição no mundo. Este setor está cheio de corrupção e atividades criminosas. No entanto, a importância deste setor é alta agora. Portanto, sem as diretrizes adequadas em vigor, não há como esse setor florescer de forma eficaz e se livrar da corrupção para sempre.

Ele precisa de uma mudança, e o blockchain está definitivamente à altura da tarefa. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que as empresas imobiliárias percebam o valor do blockchain e comecem a integrar a tecnologia em massa.

Se você está no setor imobiliário e deseja explorar o blockchain em detalhes, recomendamos verificar nosso curso gratuito de blockchain.

O mundo está mudando. Então, por que você deveria ficar para trás na corrida, certo? Comece sua jornada agora!