Blockchain público vs. privado: como eles diferem?

As empresas estão sempre indecisas com tecnologias de blockchain públicas e privadas. Aqui, vamos cavar mais fundo e entender os recursos e comparar o blockchain público com o privado.

Desde o início da tecnologia de blockchain, as pessoas têm debatido sobre blockchain público vs privado. Em um ambiente corporativo, é realmente muito importante saber as grandes diferenças entre os dois. Basicamente, os exemplos de blockchain públicos e privados desempenham um grande papel nas empresas que buscam o tipo de blockchain perfeito para suas soluções.

Mas como? Bem, se você não consegue identificar como eles diferem e selecionar a plataforma errada, então sua solução não funcionará. No entanto, muitas pessoas ainda os confundem hoje em dia.

É por isso que, para ajudá-lo, vamos nos concentrar no blockchain público versus privado hoje. Depois de conhecer suas semelhanças e diferenças, você pode facilmente escolher aquele que é adequado para suas necessidades.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain público vs. privado: introdução a dois tipos principais de blockchain

O que é Blockchain Público?

Uma rede blockchain pública é uma rede blockchain onde qualquer um pode entrar quando quiser. Basicamente, não há restrições quanto à participação. Mais ainda, qualquer pessoa pode ver o livro-razão e participar do processo de consenso.

Por exemplo, Ethereum é um dos exemplos de plataforma pública de blockchain.

Portanto, se você deseja um sistema de rede totalmente descentralizado, o blockchain público é o caminho a percorrer. No entanto, pode ser um pouco problemático quando você tenta incorporar uma rede de blockchain pública com o processo de blockchain empresarial.

De qualquer forma, a rede pública de blockchain foi o primeiro tipo de blockchain da revolução. Na verdade, foi o Bitcoin que lançou as bases das tecnologias de blockchain.

Depois que as pessoas começaram a ver os benefícios tecnológicos subjacentes, começaram a desenvolver outras variações de blockchain para se livrar de todos os problemas.

A melhor parte sobre as empresas públicas de blockchain é que elas garantem que todos os participantes tenham direitos iguais, não importa o que.

As pessoas podem se juntar e participar do consenso, negociar com seus pares como quiserem.

As empresas públicas de blockchain garantem que essa tecnologia ofereça o mais alto nível de segurança. Mais ainda, é algo que você não verá em um blockchain privado.

Todos podem ver o livro razão também, mantendo assim a transparência em todos os momentos.

No entanto, os exemplos de blockchain públicos também vêm com seu quinhão de falhas. Na realidade, essas plataformas são mais lentas do que o normal. Além disso, pode atrair pessoas mal-intencionadas que usam a plataforma para atividades ilegais devido à natureza anônima.

Vamos verificar os melhores recursos do blockchain público neste guia de blockchain público x privado.

Consulte Mais informação: O que é um Blockchain público? Guia do iniciante

Blockchain público: melhores recursos

Alta seguranca

As empresas de blockchain públicas sempre projetam cada plataforma de uma forma que ofereça total segurança. Na realidade, todos os dias, empresas e organizações lidam com hacks online. Isso está se tornando um grande obstáculo com o passar do tempo.

Além disso, causa perdas de bilhões e bilhões de dólares todos os anos.

Mas com todos os protocolos de segurança de um blockchain público, eles podem facilmente interromper todos os problemas de hackers que enfrentam. Mais ainda, eles podem finalmente garantir o verdadeiro valor ou melhor qualidade de dados para qualquer projeto.

Os protocolos de segurança podem variar de acordo com a plataforma, mas posso dizer com segurança que blockchains públicos são mais ou menos robustos.

 Ambiente Aberto

Como você já sabe, o blockchain público está aberto para todos, assim como seu nome. Portanto, não importa onde você resida, você pode se conectar a essas plataformas. Você só precisaria de uma boa conexão com a Internet e um computador.

Portanto, você sempre desfrutará de todos os benefícios que vêm da tecnologia blockchain. Mais ainda, você pode usá-lo para transações em um ambiente seguro. Além disso, você também pode ganhar dinheiro com a mineração. No entanto, nem todas as plataformas públicas oferecem recursos de mineração.

Vamos dar uma olhada no próximo recurso neste guia de blockchain público versus blockchain privado.

 Natureza Anônima

Esta é realmente uma das melhores características dos blockchains públicos que a maioria dos usuários adora. Basicamente, aqui todos são anônimos. Na verdade, você não usará seu nome real ou identidade real aqui. Tudo ficaria escondido e ninguém pode rastreá-lo com base nisso.

Por ser de domínio público, esse recurso é principalmente para a segurança de seus pertences. No entanto, as pessoas também o usaram por motivos ilegais. Muitos criminosos tendem a usar bitcoin para pagar por atividades ilegais na dark web. Esta também é uma das desvantagens do blockchain público.

Mas não o julgue com base em seu passado ruim. As pessoas podem usar qualquer nova tecnologia para fins bons e ruins. Assim, não deve refletir na tecnologia de blockchain pública de forma alguma.

 Sem regulamentos

Na realidade, o blockchain público não tem nenhuma regulamentação que os nós devam seguir. Portanto, não há limite de como se pode usar esta plataforma para o seu aprimoramento. No entanto, o principal problema é que as empresas não podem trabalhar em um ambiente não regulamentado.

Porque? Bem, é porque, sem regulamentos, é difícil seguir todas as necessidades que um projeto pode precisar. Portanto, eu recomendaria usar redes públicas em plataformas de consumidor. Isso significa que você não deve usá-lo como um sistema de rede interno e nem como externo. Esta também é uma das desvantagens do blockchain público.

Vamos dar uma olhada no próximo recurso neste guia de blockchain público versus blockchain privado.

Implementar a tecnologia blockchain é um processo difícil. Aprenda como implementar o blockchain e usar isso para capacitar sua empresa agora!

 Por que usar isso?

 Verdadeira Descentralização

Em um blockchain público, você terá uma verdadeira descentralização. Isso é algo que está bastante ausente em redes de blockchain privadas. Como todos têm uma cópia do livro-razão, ele também cria uma natureza distribuída.

Basicamente, neste tipo de blockchain, não existe uma entidade centralizada. Assim, a responsabilidade de manter a rede é exclusivamente dos nós. Com a ajuda de um algoritmo de consenso, eles estão atualizando o livro-razão, promovendo justiça.

Além disso, esses dois recursos garantem que sempre haja um ambiente descentralizado no sistema.

De qualquer forma, vamos verificar o próximo neste guia de blockchain público vs blockchain privado.

Transparência Total

Bem, nada pode se comparar a uma plataforma totalmente transparente a qualquer outra coisa. Basicamente, as empresas públicas de blockchain tendem a projetar as plataformas de modo que sejam totalmente transparentes para qualquer pessoa no livro-razão.

Isso significa que você pode ver o livro-razão sempre que quiser. Portanto, não há espaço para qualquer corrupção ou discrepância. De qualquer forma, todos têm que manter o livro-razão e participar do consenso.

Isso é algo que você encontra em plataformas de blockchain privadas.

Imutabilidade

A rede pública de blockchain é totalmente imutável. Mas o que isso significa? Bem, isso significa que uma vez que um bloco entra na cadeia, não há como alterá-lo ou excluí-lo. Assim, garante que ninguém pode apenas alterar um determinado bloco pode obter benefícios de outros.

Na realidade, cada organização lida com questões de alteração. Isso acontece offline ou online. A melhor parte é que as funções hash funcionam como um protocolo de segurança.

Portanto, quando uma pessoa tenta mudar os blocos, ela irá criar uma cadeia diferente se separando da cadeia original. Assim, cancelando suas alterações.

De qualquer forma, vamos verificar o blockchain privado a seguir neste guia de blockchain público vs blockchain privado.

Capacitação total do usuário

Normalmente, em qualquer rede, o usuário deve seguir uma série de regras e regulamentos. Em muitos casos, as regras podem nem mesmo ser justas. Mas não em redes públicas de blockchain. Aqui, todos os usuários têm autonomia, pois não existe uma autoridade central para supervisionar cada movimento.

Essas plataformas também são abertas ao público, então nenhuma empresa pode impedir você de baixar os nós e aderir ao consenso.

Isso é algo que você não verá em plataformas de blockchain privadas. Mais ainda, se você marcar o blockchain privado, verá que os usuários não podem desfrutar de total liberdade.

Saiba mais sobre plataformas de blockchain corporativas para entender como cada uma delas funciona.

O que é Blockchain privado?

Vamos ver o que é um blockchain privado antes de passarmos para a comparação completa. Um blockchain privado é um tipo especial de tecnologia de blockchain em que apenas uma única organização tem autoridade sobre a rede. Então, isso significa que não está aberto para o público participar.

Na realidade, todas as soluções de blockchain privadas terão alguma forma de esquema de autorização para identidade que está entrando na plataforma. Basicamente, as soluções de blockchain privadas desenvolvem essas plataformas para o sistema de rede interno de uma empresa.

Portanto, você precisaria de confiança para usar esta plataforma. Sem confiança entre os nós, este modelo de rede não funcionará. Assim, apenas os funcionários de uma empresa podem ter acesso a ele.

Você pode pensar, como isso é descentralizado então? Bem, não é tecnicamente, de qualquer maneira. Uma blockchain privada não é totalmente descentralizada como as plataformas de blockchain públicas. É mais uma situação parcialmente descentralizada.

No entanto, em plataformas de blockchain privadas, você obterá regulamentações que outras plataformas não possuem. Portanto, todos os nós devem obedecer a certas regras para garantir o fluxo adequado de uma empresa.

Também há muitas controvérsias com plataformas de blockchain privadas. Basicamente, as pessoas acreditam que as autoridades governamentais podem anular uma transação se considerarem adequada. Mas é altamente improvável.

Além disso, como as empresas precisam de privacidade, os casos de uso de blockchain privado parecem se encaixar perfeitamente nesse caso. Sem a devida privacidade, seus concorrentes podem entrar nas plataformas e vazar informações valiosas para a imprensa.

Isso, a longo prazo, pode influenciar muito o valor da marca. Então, em certos casos, as empresas precisam muito de privacidade.

De qualquer forma, vamos verificar os recursos lucrativos do blockchain privado neste guia de blockchain privado vs público.

Quer saber mais sobre blockchains privados? Confira nosso guia introdutório definitivo para blockchain privado agora mesmo!

Blockchain privado: melhores recursos

 Alta eficiência

Mesmo que o blockchain público tenha vindo primeiro, eles tendem a não ser ineficientes. Porque? Bem, é porque eles apresentam a rede a todos. Como resultado, quando mais pessoas tentam usar os recursos, consome muitos recursos que as plataformas não podem fazer backup.

Assim, ele desacelera rapidamente. Por outro lado, o blockchain privado permite apenas um punhado de pessoas na rede. Em muitos casos, eles ainda têm certas tarefas a serem concluídas. Portanto, não há como eles consumirem recursos extras e tornar a plataforma mais lenta.

Para fazer isso, blockchains privados usam protocolos de consenso ecologicamente corretos para chegar a um acordo.

Vamos verificar o próximo recurso neste guia de comparação de blockchain privado e público.

Privacidade Total

Ao contrário das plataformas de blockchain públicas, as soluções de blockchain privadas tendem a se concentrar em questões de privacidade. Se você está procurando uma tecnologia que possa oferecer o mais alto nível de privacidade para sua empresa, esta é a solução perfeita para ela.

Pode parecer um pouco exagerado, mas essa é a verdade. As empresas sempre lidam com questões de privacidade de anúncios de segurança. Mais ainda, eles também lidam com essas informações confidenciais diariamente. Se apenas um deles vazar, isso pode significar uma grande perda para a empresa.

É por isso que é necessário que uma empresa use uma rede que possa proteger essas informações. E é aqui que os blockchains privados entram em jogo.

 Empowering Enterprises

As soluções de blockchain privadas funcionam para capacitar as empresas como um todo, em vez de funcionários individuais. Na realidade, as empresas precisam de grande tecnologia para fazer backup de seus processos. Mais ainda, essas soluções são principalmente para os sistemas internos de uma empresa. Este é um dos melhores casos de uso da blockchain privada.

Como eles são altamente capazes de respaldar as empresas e oferecer segurança, é necessário que você comece a implementar suas próprias soluções de blockchain com base nisso.

 Estabilidade

As soluções de blockchain privadas são estáveis ​​e você terá a tranquilidade que deseja com elas. Basicamente, em cada plataforma de blockchain, você tem que pagar uma certa taxa para concluir uma transação. Mas, em plataformas públicas, a taxa pode aumentar em grande medida devido à pressão dos nós que solicitam transações.

Quando há muitas solicitações de transação, leva tempo para concluí-las. Mais ainda, conforme o tempo aumenta, a taxa aumenta drasticamente. Mas não em plataformas de blockchain privadas. Como apenas um punhado de pessoas pode solicitar transações, não há qualquer forma de atrasos.

Assim, a taxa permanece a mesma.

Consulte Mais informação: 6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer

Por que usar isso?

 Taxas baixas

Em plataformas de blockchain privadas, as taxas de transação são extremamente baixas. Ao contrário das plataformas públicas de blockchain, a taxa de transação não aumenta com base no número de solicitações. Portanto, não importa quantas pessoas solicitem uma transação, as taxas sempre permanecerão baixas e precisas.

Assim, não há nenhum custo oculto.

Economiza dinheiro

Na realidade, o blockchain privado economiza muito dinheiro. Manter um blockchain privado é bastante simples em comparação com o blockchain público. As plataformas de blockchain privadas consomem apenas alguns recursos. Mas, por outro lado, o blockchain público ocupa muito para apoiar a enorme multidão das plataformas. Assim, a longo prazo, economiza muito dinheiro.

Mas isso não significa que seja extremamente barato ou algo assim.

De qualquer forma, vamos ver o próximo neste guia de blockchain privado vs público.

Sem atividade ilegal

Como você já sabe, as plataformas de blockchain privadas têm processos de autenticação antes que você possa fazer login na rede. O que este processo faz é filtrar quaisquer intrusos que tentem entrar no sistema.

Eu já disse a você que as soluções de blockchain públicas têm um passado amargo com relação a atividades criminosas. Obviamente, em um ambiente empresarial, não é algo que você gostaria.

Assim, apenas indivíduos verificados entram no sistema, livrando-se de todas as atividades ilegais.

Vamos ver a comparação principal agora neste guia de blockchain privado vs público.

Regulamentos

Se você está procurando a tecnologia perfeita para sua empresa, o blockchain privado pode ser a escolha certa. Porque? Bem, nas empresas, você deve seguir muitas regras e regulamentos. E se você não segui-los de acordo, há certas consequências.

Em um blockchain privado, a teoria é bastante semelhante. Na realidade, permite que você descreva todas as regras, e seus funcionários devem segui-las.

Vamos verificar o próximo ponto neste guia de comparação de blockchain privado e público.

Curioso sobre a diferença entre um consórcio e um blockchain privado? Confira nosso guia de comparação blockchain privado vs blockchain consórcio agora!

Blockchain público vs. privado: a comparação final

Autoridade

Em um blockchain público, você terá uma verdadeira descentralização. Isso é algo que está bastante ausente em redes de blockchain privadas. Como todos têm uma cópia do livro-razão, ele também cria uma natureza distribuída.

Por outro lado, o blockchain privado tem uma grande autoridade examinando o sistema.

Você pode pensar, como isso é descentralizado então? Bem, não é tecnicamente, de qualquer maneira. Uma blockchain privada não é totalmente descentralizada como as plataformas de blockchain públicas. É mais uma situação parcialmente descentralizada.

É aqui que o blockchain público e o privado parecem diferir de uma maneira menor. Mesmo que blockchains privados possam ser parcialmente descentralizados, eles ainda funcionam melhor para o ambiente corporativo.

Acesso

Em um blockchain privado, apenas uma única organização tem autoridade sobre a rede. Então, isso significa que não está aberto para o público participar.

Na realidade, todas as soluções de blockchain privadas terão algum tipo de esquema de autorização para identificar quem está entrando na plataforma. Assim, apenas membros selecionados têm acesso à rede.

Por outro lado, em uma rede pública de blockchain, qualquer um pode entrar quando quiser. Basicamente, não há restrições quanto à participação. Mais ainda, qualquer pessoa pode ver o livro-razão e participar do processo de consenso.

Vamos ver o próximo ponto de comparação neste guia de blockchain privado vs blockchain público.

Custo de Transação

As plataformas de blockchain públicas tendem a ter um custo de transação mais alto em comparação com as plataformas de blockchain privadas. Na realidade, o enorme número de nós nas plataformas permite diminuir o desempenho. E, como resultado, leva muito tempo para processar as solicitações. Assim, os preços sobem drasticamente.

Por outro lado, em plataformas de blockchain privadas, as taxas de transação são extremamente baixas. Ao contrário das plataformas públicas de blockchain, a taxa de transação não aumenta com base no número de solicitações. Portanto, não importa quantas pessoas solicitem uma transação, as taxas sempre permanecerão baixas e precisas.

De qualquer forma, verifique o próximo ponto neste guia de blockchain público vs privado.

 Consenso

Em um blockchain público, os nós não têm restrições para ingressar no processo de consenso. Como resultado, todos são livres para participar e obter os benefícios da plataforma.

Por outro lado, o blockchain privado decide de antemão quem pode aderir ao consenso e quem não pode. Como resultado, muitos nós realmente não participarão do processo.

Vamos verificar o próximo ponto de comparação neste blockchain privado vs guia de blockchain público.

É necessário ter uma estratégia de negócios baseada em blockchain para ter sucesso. Para saber mais, confira nosso guia de estratégia de negócios de blockchain final agora!

 Velocidade de Transação

Para uma comparação entre blockchain privado e blockchain público, podemos dar uma olhada em suas velocidades de transação. Na verdade, até certo ponto, as duas plataformas podem ter o mesmo desempenho. Mas depois desse certo ponto, a velocidade da transação varia drasticamente.

Normalmente, em um blockchain público, qualquer um pode solicitar uma transação. Portanto, quando há muitas solicitações na rede, a rede fica relativamente mais lenta com a velocidade da transação. Pode levar muito tempo até mesmo para processar uma transação, então.

Mas não em plataformas de blockchain privadas. Aqui, apenas alguns nós podem participar do processo de transação. Então, a velocidade sempre permanece a mesma.

 Tratamento de Dados

Vamos ver o tratamento de dados dessas duas tecnologias para comparar o blockchain privado com o blockchain público. Em um blockchain público, qualquer pessoa pode ler e escrever no livro-razão. Mas você não pode alterá-lo, uma vez que entra no livro-razão.

Mas em um blockchain privado, apenas uma única organização pode ler e escrever no livro-razão. Mais ainda, apenas alguns nós podem escrever no razão. Em alguns casos, eles podem até mesmo excluir um bloco também.

É mais uma situação semelhante para exemplos de blockchain públicos e privados.

 Eficiência

Este é o último ponto do guia blockchain público vs privado. Na realidade, o blockchain público é menos eficiente em comparação com as plataformas de blockchain privadas. Quão? Bem, as plataformas de blockchain públicas lidam com problemas de escalabilidade e ficam lentas quando há muitos nós na plataforma.

Por outro lado, o blockchain privado tem apenas alguns nós na plataforma. Então, eles sempre permanecem eficientes, não importa o que.

Imutabilidade

A rede pública de blockchain é totalmente imutável. Mas o que isso significa? Bem, isso significa que, uma vez que um bloco entra na cadeia, não há como alterá-lo ou excluí-lo. Assim, garante que ninguém pode apenas alterar um determinado bloco pode obter benefícios de outros.

Por outro lado, os blockchains privados são parcialmente imutáveis. Em certos casos, as autoridades podem excluir um determinado bloco se acharem adequado.

É aqui que a comparação entre o blockchain privado e o bloco público difere mais.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional

Blockchain público vs. privado: a tabela de comparação

 Blockchain público Blockchain privado
Acesso Qualquer um Organização Única
Autoridade Descentralizado Parcialmente descentralizado
Velocidade de Transação Lento Rápido
Consenso Sem permissão Autorizado
Custo de Transação Alto Baixo
Tratamento de Dados Acesso de leitura e gravação para qualquer pessoa Acesso de leitura e gravação para uma única organização
Imutabilidade Completo Parcial
Eficiência Baixo Alto

No fim

Chegamos ao ponto final no guia de comparação de blockchain público vs privado. Como você pode ver, existem muitas diferenças em ambas as tecnologias. Na realidade, tanto o blockchain público quanto o privado são adequados para o ambiente corporativo se você pode usar os recursos que deseja.

Mas, no final, a decisão depende inteiramente de você. Esperançosamente, este guia irá ajudá-lo a escolher o guia perfeito para o seu negócio.

Mas se você quiser entrar em mais detalhes, certifique-se de verificar nosso curso gratuito de blockchain para aprender mais sobre ele.