Blockchain SAP: Tutorial de aplicativos e serviços

Você quer aprender sobre o blockchain SAP? Se você fizer isso, você veio ao lugar certo.

SAP é um dos gigantes do setor. Eles oferecem uma das melhores soluções de Enterprise Resource Planning do setor. Foi fundado em 1972 e, até agora, cresceu enormemente e também se tornou uma solução essencial para gestão de negócios.

No momento, ela ocupa a posição # 1 no mercado de ERP. Como líderes de ERP, eles estão fadados a entrar no Blockchain como um mercado de serviços.

A tecnologia Blockchain, por outro lado, tem sido vista como uma ferramenta de mudança. Ele mudou sozinho a forma como as organizações estão resolvendo problemas.

Antes de nos aprofundarmos nos aplicativos e serviços do SAP Blockchain, vamos dar uma olhada no Blockchain de uma perspectiva empresarial.

Inscreva-se agora: Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains

O que é Blockchain como serviço?

Antes de mergulharmos profundamente no SAP Blockchain como um serviço, vamos tentar entender o próprio BaaS.

Blockchain como serviço é uma plataforma como serviço onde o provedor cuida de tudo, incluindo a infraestrutura e o software. Assim, por exemplo, um cliente pode acessar facilmente a tecnologia blockchain na infraestrutura de nuvem SAP. Eles não precisam gastar na infraestrutura ou no talento necessário para gerenciá-la ou mantê-la. No entanto, há uma taxa associada ao próprio serviço.

Existem muitas plataformas populares de blockchain como serviço, como a plataforma blockchain da IBM, Amazon Blockchain Templates, DragonChain e, claro, o SAP Blockchain as a Service.

Deseja obter acesso a modelos de blockchain corporativos? Inscreva-se agora em nosso curso de modelos de blockchains empresariais!

Aplicativos e serviços SAP Blockchain

O ecossistema de aplicativos e serviços do SAP Blockchain é composto de dois componentes principais. Eles incluem o seguinte:

  • SAP-Cloud-Platform-Blockchain
  • SAP-HANA-Blockchain-Service.

Serviço Blockchain do SAP Cloud Platform (SCP)

blockchain sap

SAP é grande. Eles oferecem uma infinidade de serviços que vão desde Analytics, Gerenciamento de Dados até Dispositivos Móveis, Experiência do Usuário e assim por diante. Seu serviço Blockchain fez uma estreia em 17 de maio de 2017. Eles o lançaram no evento anual Sapphire e aconteceu em Orlando, EUA..

O SAP Blockchain as a Service é descrito como pronto para uso. Isso significa que o cliente não precisa ser proprietário de sua infraestrutura ou da solução para hospedar seu Blockchain. A implementação do blockchain é cara, e é aí que o blockchain do SAP entra em jogo.

De acordo com a arquitetura de blockchain oficial da SAP, eles descrevem que é a maneira mais fácil de colocar seu DLT na nuvem. É também o gateway de menor risco, que permite aos clientes experimentar a tecnologia de razão distribuída.

Os benefícios são evidentes, pois o cliente não precisa participar da configuração inicial da infraestrutura.

O serviço é aprimorado graças à sua integração com o SAP Leonardo. Os serviços de blockchain estão sob o SAP Leonardo. É a tecnologia SAP que combina tecnologias inteligentes, experiência no setor e serviços. Em palavras simples, SAP Leonardo permite que os clientes façam uso prático da tecnologia. Ele permite que os clientes expandam suas soluções para usar cadeias de suprimentos digitais e programas de IoT em grande escala.

Introdução ao SAP Cloud Platform Blockchain Service (SCP) e Cloud Foundry

Como o serviço SAP Cloud Platform Blockchain faz parte do Cloud Foundry, você poderá usar o Hyperledger Fabric para fins de implantação.

Cloud Foundry é uma plataforma de aplicativo em nuvem de código aberto que é apoiada por empresas de tecnologia de ponta, como IBM, Google, SAP, Microsoft e outras. Ele permite que qualquer pessoa crie, teste, implante e dimensione aplicativos blockchain facilmente. Você tem total liberdade quando se trata de escolher serviços de aplicativo, estruturas de desenvolvedor e nuvens. Como é de código aberto, você também pode encontrá-lo em algumas instâncias e distribuições de nuvem privada.

O processo de negócios usando a tecnologia blockchain pode ser implementado no Hyperledger Fabric. Além disso, a natureza plug-and-play do Fabric o torna uma solução ideal para ser usado com SAP Cloud. O Hyperledger Fabric também é altamente escalonável. Ele pode ser usado para criar aplicativos blockchain com permissões e escalabilidade adequadas. Pode facilmente atingir 1.000 transações por segundo.

Comece com Cloud Foundry e SAP agora mesmo!

SAP Cloud Platform: primeiros passos

As etapas para começar com o tutorial do blockchain SAP são as seguintes.

  1. Faça login no SAP Cloud Platform.
  2. Agora, vá para o botão de teste do Cloud Foundry
  3. Você pousará na tela inicial do cockpit. Lá você precisa clicar no link de teste.
  4. Uma vez feito isso, você será redirecionado para o painel do Cloud Foundry.
  5. Agora, você tem que criar uma memória e adicionar um novo espaço.
  6. Uma vez feito isso, vá para o Service Marketplace e selecione Blockchain.
  7. A partir daí, crie novas instâncias do Blockchain. Como se trata de um teste, o plano de serviço será selecionado automaticamente.
  8. Depois de finalizar o plano, você será capaz de realizar quatro ações: visualizar o painel, vincular o aplicativo, criar uma chave de serviço ou destruir a instância.

Esta instância é a configuração básica e agora você, como cliente, pode conectar-se facilmente a qualquer plataforma ou serviço. Agora tudo o que você faz é escrever o código de acordo com seus requisitos de negócios.

Outra parte essencial do SAP-Cloud-Platform-Blockchain-Service é o SAP HANA Blockchain. Ele permite que os clientes conectem plataformas blockchain corporativas ao ambiente de banco de dados HANA da SAP.

Serviço SAP HANA Blockchain

Agora que entendemos os serviços SAP Cloud Blockchain, é hora de examinar o blockchain do SAP HANA. Faremos uma introdução básica, uma visão geral técnica e como configurá-la. Vamos começar.

Até agora, cobrimos o SCP e como ele permite que os clientes trabalhem com o Blockchain construindo aplicativos blockchain na infraestrutura em nuvem. SAP Leonardo também entra em cena, pois permite que o SCP trabalhe com tecnologias populares, como a Internet das coisas, IA e assim por diante.

A última parte da arquitetura do blockchain SAP é o Blockchain SAP HANA. Ele permite que plataformas populares de blockchain se conectem ao popular banco de dados SAP HANA. Essa capacidade de se conectar ao SAP Hana abre novas possibilidades e recursos não presentes em outros ecossistemas semelhantes.

SAP não é criar sua própria plataforma. Eles queriam criar um ecossistema que envolvesse o SAP, ajudando na integração das tecnologias SAP existentes e outras blockchain corporativas. Hyperledger Fabric é uma das plataformas de blockchain empresariais populares com a qual você pode trabalhar aqui.

Ele também oferece suporte a MultiChain e Quorum.

Como funciona

Em palavras simples, o blockchain SCP primeiro se conecta à rede blockchain. Para ingressar, ele utiliza o serviço de nuvem usando a plataforma de nuvem SAP. Agora, o Blockchain do SAP HANA entra em ação, conectando o banco de dados SAP HANA com o serviço de nuvem.

SAP HANA requer dois componentes para fazer tudo isso acontecer. Requer o serviço SAP HANA Blockchain e o adaptador SAP HANA Blockchain.

  • Serviço SAP HANA Blockchain – O blockchain SAP Leonardo o implementa.
  • Adaptador SAP HANA Blockchain – é implementado pela instância SAP HANA usando o SAP ONE Support launchpad.

A assinatura funciona do adaptador SAP HANA Blockchain para o serviço HANA Blockchain. O serviço HANA Blockchain agora se comunica com o serviço SAP Blockchain – criando uma conexão. Assim que uma transação ocorre, o SAP HANA a replica. A replicação funciona nos dois sentidos, garantindo que outros aplicativos conectados ao SAP HANA possam armazenar dados no Blockchain.

A funcionalidade acima também ajuda os aplicativos blockchain a combinar dados dentro e fora da cadeia facilmente.

Quer saber sobre os aplicativos do blockchain? Aqui está um guia para aplicativos de blockchain que você pode verificar para entender mais sobre eles.

Por que usar SAP para Blockchain?

O SAP Blockchain como um serviço funciona de maneira diferente em comparação com outras plataformas de blockchain. Não tem como objetivo se tornar uma plataforma que tenta implementar Blockchain, mas fornece um ótimo ambiente para os clientes utilizarem estruturas de blockchain já estabelecidas por aí. Os três motivos pelos quais precisamos do SAP para Blockchain são os seguintes.

  • Centrado no Processo de Negócios: Todos os serviços blockchain fornecidos pelo SAP são orientados para os negócios, o que significa que os valores críticos de um negócio, incluindo processos impactados, casos de uso, integridade de dados e qualidade, são mantidos.
  • Experiência em redes: SAP garante que as redes funcionem conforme pretendido para garantir o sucesso do blockchain. Eles são especialistas em rede e garantem que o ambiente permaneça seguro e perfeito.
  • Camada de abstração BaaS: Para garantir que possa ser integrado a outros sistemas, ele fornece uma camada de abstração BaaS. A camada oferece suporte a padrões abertos e garante a integração adequada com aplicativos SAP e de terceiros.

Tutorial Sap Blockchain: Casos de Uso SAP Blockchain

A integração do Blockchain em aplicativos SAP garante que a adoção ocorra mais rápido do que o normal. A SAP está trabalhando duro para lançar novas ferramentas de blockchain que podem ajudar a integrar diferentes aplicativos SAP. Agora, você pode integrar Blockchain em aplicativos SAP, como rastrear e rastrear mercadorias em trânsito, gerenciamento de transporte e logística, rastrear e rastrear produtos farmacêuticos e assim por diante.

Vejamos alguns casos de uso do mundo real em que o SAP pode desempenhar um papel importante. Alguns dos projetos que listaremos já foram concluídos ou estão em andamento.

CAMELOT ITLab

CAMELOT ITLab está usando Blockchain para proteger dispositivos móveis contra ameaças. Estamos vivendo em um mundo onde os telefones celulares são parte integrante da força de trabalho. Até mesmo as empresas investem em seus dispositivos móveis – alocando, protegendo e mantendo esses dispositivos. Com o Blockchain, eles podem registrar cada dispositivo na rede e validar os dispositivos de acordo. Você também pode criar uma identidade internacional de equipamento móvel (IMEI) usando o SAP Leonardo Blockchain. O projeto foi lançado.

Prova de conceito de transporte marítimo com base em Blockchain

Os negócios internacionais são uma grande parte da economia global. É essencial para as empresas garantir que seus modelos de cadeia de suprimentos estejam funcionando conforme necessário. O modelo atual não é ideal e não oferece transparência adequada nem protege a cadeia de abastecimento de fraudes. O uso do Blockchain pode digitalizar o processo comercial e garantir segurança e transparência para todas as partes. O gerenciamento de transporte da SAP fornece isso utilizando a cadeia de blocos, segurança adequada e integridade.

Rede de segurança de dispositivo sem fio

Proteger a rede contra acesso não autorizado é importante, e é aí que entra a rede de segurança do dispositivo sem fio. Isso é obtido por uma lista negra de IEMIs gerenciados no Blockchain. Os dispositivos são então compartilhados com todos os MNOs para garantir que dispositivos infectados ou bloqueados não possam acessar redes protegidas. Diferentes fornecedores podem implementá-lo para dispositivos de lista negra. O projeto está atualmente em Prova de Conceito.

Província Autônoma do Tirol do Sul

Bolzano, Itália, está usando Blockchain para implementar uma rede que funciona de forma eficiente e fornece melhorias na tecnologia de contabilidade digital.

Consórcio SAP Blockchain

A SAP está tentando transformar o mundo, e é aí que entra o consórcio blockchain. Ele traz empresas com ideias semelhantes e líderes da indústria que estão prontos para enfrentar os desafios de negócios mais importantes que existem. Eles estão tentando usar o Blockchain e fornecer a melhor solução possível para os problemas.

As empresas que fazem parte do SAP High Tech Blockchain Industry Consortium incluem Lenovo, T-Mobile, PPG e outras. Os membros fundadores do High Tech Blockchain Industry Consortium incluem Flex, A3 da Airbus, HP Enterprise, Intel e UPS. Eles também têm membros fundadores para Life Science and Pharmaceutical Industries.

Intrigado com a tecnologia blockchain? Antes de iniciar sua jornada com o SAP, aprimore suas habilidades usando nosso curso certificado Enterprise Blockchain Professional (CEBP) agora!

Considerações finais: o SAP Cloud Platform está pronto para uso?

O ecossistema de blockchain da SAP parece promissor. A capacidade de usar a solução blockchain sem a necessidade de configurar a infraestrutura é inovadora. Além disso, a qualidade das soluções SAP fala por si.

Mas não é isso que todo mundo pensa. Os críticos apontam como toda a ideia ainda não foi testada quando se trata de ser implementada em grande escala, especialmente no mercado corporativo / corporativo. A falta de evidências tangíveis de como a tecnologia de razão distribuída se encaixará em uma grande empresa onde sistemas multi-paisagem são usados ​​é uma das maiores preocupações.

Além disso, implementar uma solução de blockchain de ponta a ponta não seria fácil, e entender quais empresas estão dispostas a fazer isso é a chave para sua adoção.

Para acelerar a adoção, o SAP HANA pode desempenhar um papel crucial. Ele pode atuar como abstração, garantindo fácil implementação. É também uma solução separada que permite trabalhar em conjunto com o SAP.