Blockchain x banco de dados relacional: qual é a diferença?

A tecnologia Blockchain é uma das maravilhas do mundo agora. Mas o que há de tão louco em um sistema de contabilidade? Os modelos de banco de dados anteriores já não podem resolver todos os problemas? Para responder a todas as suas perguntas, estamos trazendo a comparação de blockchain vs banco de dados relacional.

Tanto o banco de dados relacional quanto o blockchain são perfeitamente capazes de lidar com as tarefas de empresas corporativas. Logo após o desenvolvimento do blockchain, o mundo está enlouquecendo com ele. Mas se o banco de dados relacional é perfeitamente capaz para o trabalho, por que precisamos do blockchain? A verdade é que embora o banco de dados relacional possa oferecer um bom valor, ainda assim fica para trás em muitas categorias em comparação com o blockchain.

Como esses dois modelos de razão são extremamente populares, alguns de vocês podem estar céticos sobre se o blockchain é digno o suficiente para substituir este modelo já existente. Verificaremos apenas isso.

Inscreva-se agora:Curso Blockchain grátis

O que é tecnologia Blockchain?

No banco de dados blockchain vs relacional, você precisa saber sobre as duas tecnologias antes de descobrir como elas são diferentes. É por isso que estamos dando uma breve explicação da tecnologia blockchain em primeiro lugar.

Então, o que é tecnologia blockchain? Bem, é um sistema de contabilidade que é descentralizado e distribuído. Mais ainda, ele também oferece integridade de dados, transparência e assim por diante.

Em termos simples, o blockchain seria conectado em um formato de cadeia. Isso significa que todos os dados do razão assumirão uma estrutura semelhante a uma cadeia. Então, imagine a estrutura dos blocos que estão interligados.

Além disso, um bloco será vinculado aos blocos anteriores e posteriores. Como resultado, todos os blocos criam uma cadeia de blocos, daí o nome.

Mais ainda, cada bloco no razão terá dados ou informações sobre a transação. Então, e quanto à segurança desses dados transacionais? Bem, cada bloco será criptografado criptograficamente. Outra coisa legal sobre o blockchain é que ele terá um Hash ID criptográfico que ninguém pode fazer engenharia reversa.

Você pode pensar que o blockchain é um banco de dados que apenas armazena informações. No entanto, a diferença é imensa. Na realidade, os dois são bastante diferentes, e entraremos nisso em breve na comparação entre o blockchain e o banco de dados relacional.

Blockchain é, por padrão, imutável. Então, isso significa que ninguém pode modificar qualquer tipo de dado. Portanto, qualquer informação que entre no sistema uma vez nunca poderá ser alterada ou excluída. Como resultado, ele permanecerá no livro-razão para sempre.

É também uma conexão ponto a ponto, então não haveria nenhuma autoridade governamental central que possa espionar você ou suas informações. É por isso que o blockchain é considerado uma tecnologia para os usuários, não para as autoridades governamentais.

blockchain vs banco de dados relacional

Como funciona?

Agora que você sabe o que é blockchain neste guia de comparação de blockchain vs banco de dados relacional, é hora de você saber como funciona. Mas antes de começarmos, deixe-me esclarecer alguns dos termos para ajudá-lo a entender melhor a tecnologia.

O sistema de razão contém todas as informações ou alterações que acontecem no sistema. Além disso, todas as alterações de dados no sistema são chamadas de “transações”. Nos primeiros dias de adoção, todos pensavam que o blockchain é adequado apenas para transações de criptomoedas. No entanto, os cenários mudaram completamente. Agora ele pode realizar muito mais transações e ainda está evoluindo.

De qualquer forma, todos os usuários do sistema são nós e eles recebem uma cópia do sistema de razão. Na realidade, as tecnologias de blockchain podem diferir umas das outras e os nós podem se comunicar uns com os outros usando vários métodos.

O processo

Para fazer funcionar, em primeiro lugar, um nó solicitará uma transação. Para realizar transações e receber transações, você precisará de duas chaves – chaves privadas e públicas. Com a chave pública, outro nó pode encontrar você na rede, e com a chave privada, você pode assinar uma transação.

Após a solicitação da transação, um bloco contendo todas as informações é criado. Mas, as informações são criptografadas para evitar falhas de segurança.

Depois disso, ele é transmitido por todo o sistema para todos os outros nós que podem participar da verificação. E assim, para completá-lo, outros nós têm que votar ou chegar a um acordo de que a transação é realmente válida.

Além disso, para chegar a um acordo, eles usarão algoritmos de consenso. Na realidade, existem vários algoritmos que podem ajudar os nós a chegar a um acordo.

Então, depois que os nós declararem a transação como válida, ela será executada e terá um lugar no razão.

Vamos passar para a próxima parte deste blockchain vs guia de comparação de banco de dados relacional.

Consulte Mais informação:6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer

Quais são os benefícios do Blockchain?

Qualquer pessoa que queira usar a tecnologia precisa aprender como a tecnologia realmente oferece. De que outra forma você saberia se essa tecnologia vale a pena ou não? Assim, compilamos os principais benefícios desta tecnologia. Vamos dar uma olhada.

Melhor Transparência

A transparência é um grande problema quando se trata de sistemas centralizados. Ao longo de décadas, as organizações tentaram tornar o sistema mais transparente e se livrar de qualquer tipo de corrupção. Mas, a centralização das redes não pode torná-la 100% transparente.

No entanto, com o blockchain, é relativamente mais fácil alcançar transparência total. Na realidade, a tecnologia em si não precisa de nenhuma força centralizada. Como resultado, tudo está aberto para todos os usuários verem. Mesmo que haja blockchains privados, os nós dentro desse sistema também podem ver muitas informações.

Mais ainda, os pares validam cada transação, portanto, não há como alguém alterar o valor como bem entender.

Vamos verificar o próximo benefício em nosso guia de comparação de banco de dados relacional vs blockchain.

Segurança melhorada

O Blockchain vem com uma grande quantidade de segurança em comparação com as tecnologias tradicionais de manutenção de registros. Como você já sabe, todas as transações do sistema devem obedecer às regras do consenso. Portanto, após a verificação completa, ele entra no livro-razão. Mais ainda, cada bloco é criptografado com um hash exclusivo.

Qualquer pessoa que tentar alterar o valor na transação irá, evidentemente, alterar o Hash ID também. Assim, o bloco se separará da cadeia original e se tornará inválido. Mais ainda, os blockchains oferecem outras camadas de segurança em cada ponto vulnerável, como protocolos de segurança adicionais no processo de autorização e assim por diante.

Vamos verificar o próximo benefício em nosso banco de dados relacional vs guia de comparação de blockchain.

Descentralização

Na realidade, o blockchain é, por padrão, descentralizado. Mas como? Como funciona corretamente sem qualquer autoridade governante? Bem, os pares realmente trabalham juntos para formar a estrutura do sistema. Eles manterão o livro-razão e garantirão que todos recebam o mesmo tratamento.

Como resultado, não há nenhum caso de corrupção e não há um único usuário de alta potência que possa controlar a todos. Embora haja um certo blockchain privado e permitido (Hyperledger, Corda, Enterprise Ethereum, Quorum, Ondulação) que pode não parecer totalmente descentralizado. Mas eles também oferecem outros métodos que podem ajudar a alcançar um ambiente descentralizado.

Vamos verificar o próximo benefício em nosso banco de dados relacional vs guia de comparação de blockchain.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Custos Reduzidos

Gerenciar e melhorar sistemas legados exige muito dinheiro e recursos. Mais ainda, os sistemas são poços de dinheiro. Não importa quanto você gaste, você não pode fazer com que funcione com mais eficiência.

Assim, a entrada do blockchain pode ajudar na redução de todos os custos. O investimento pode parecer uma opção cara no início, mas para uma atualização única, você está obtendo receitas para toda a vida. Usando a tecnologia, as empresas podem reduzir todas as suas operações cheias de erros e agilizar uma estratégia que pode aumentar suas receitas.

Você pode pensar que não funciona, mas atualmente muitas pessoas estão usando essa tecnologia e sabem como ela está mudando o futuro de suas empresas.

Vamos verificar o próximo benefício em nosso banco de dados relacional vs guia de comparação de blockchain.

Rastreabilidade Verdadeira

Com a ajuda do blockchain, as empresas podem alcançar a rastreabilidade verdadeira em seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos que beneficiará tanto os fornecedores quanto os fabricantes. Basicamente, nas linhas de produção, ninguém pode contabilizar os produtos fornecidos que entram na fábrica. Mas o blockchain pode rastrear seus elementos diretamente da fonte em tempo real.

Portanto, é garantido que você ficará atualizado em cada etapa do processo.

Vamos verificar o próximo benefício em nosso banco de dados relacional vs guia de comparação de blockchain.

Altamente eficiente

Blockchain pode ajudar sua empresa a aumentar a eficiência em grande medida. Quão? Na verdade, o blockchain resolve todos os problemas que atrasam os processos de uma empresa. Por exemplo, normalmente, uma transação em um banco tradicional leva cerca de 1-3 dias úteis. Mas se for internacional, pode levar até 6 dias para ser processado.

É muito tempo perdido apenas para fazer ou receber pagamentos. Mas o blockchain pode completar as transações em poucos segundos. Então, você vê, você não só economizará tempo, mas também poderá reduzir as taxas extras para quaisquer transações globais.

O que é banco de dados relacional (RDB)?

Um banco de dados relacional é uma combinação de tabelas, colunas e registros. Mais ainda, RDBs definiram relações entre cada tabela ou conjunto de informações. Basicamente, o conjunto de informações é fortemente organizado para ajudar a encontrar os dados certos no momento certo.

De qualquer forma, as tabelas se comunicarão e se alimentarão com informações quando você precisar delas. Na realidade, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional usa Structured Query Language (SQL) para oferecer acesso programável fácil à interação do banco de dados.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional pode organizar informações usando vários métodos. E as empresas que o utilizam definirão como organizará os dados no sistema.

Saiba mais sobre plataformas de blockchain corporativas para entender como cada uma delas funciona.

Quais são as vantagens do sistema de gerenciamento de banco de dados relacional?

A consistência dos dados

O sistema de gerenciamento de banco de dados relacional é excelente em manter a consistência dos dados em várias instâncias. Na realidade, existem várias tabelas no sistema que estão interligadas entre si. Então, quando há uma mudança que acontece em uma das tabelas, ele atualiza atomicamente todas as tabelas vinculadas também.

Por exemplo, quando alguém retira dinheiro do caixa eletrônico, ele / ela também pode ver a alteração em seu saldo remanescente.

Atomicidade e Compromisso

Todo banco de dados relacional segue as regras de negócios de maneira muito completa. Portanto, ele executará apenas as tarefas que acompanham esses compromissos de negócios. Por exemplo, se o banco de dados rastreia um registro de três elementos que vão entre si, ele só atualizará o valor se puder manter as outras duas tabelas também.

Então, se não puder fazer o mesmo compromisso nas outras tabelas, ele dispensa o pedido.

Simplicidade

O gerenciamento de dados no banco de dados relacional é bastante simples. Ele só vem em linhas e colunas. Assim, não há complexidade para isso. Mais ainda, a estrutura da tabela é familiar para qualquer usuário, e eles podem usá-la sem conhecer nenhum outro aspecto.

Além disso, todos os dados no sistema são cuidadosamente organizados também.

Facilidade de recuperação de dados

Recuperar dados desse tipo de banco de dados é muito fácil. Na realidade, eles vêm com muitos comandos de consulta que você pode usar para buscar as informações exatas que está procurando. Mais ainda, você pode combinar as tabelas para recuperar outras informações de muitas tabelas de uma só vez.

Assim, filtrar os que você precisa é fácil.

Flexibilidade

A melhor parte dos bancos de dados relacionais é a escalabilidade. Você pode esperar que ele seja dimensionado em grande medida, e o desempenho não degradará de forma alguma. Assim, oferece uma estrutura flexível que você pode alterar a qualquer momento sem nenhum problema.

Adicionar novas informações ou atualizar as existentes é simples. De qualquer forma, se houver muita informação e o sistema não tiver os recursos para lidar com isso, pode eventualmente se tornar um pouco lento.

Simultaneidade e bloqueio de banco de dados

Bem, os conflitos podem surgir facilmente no banco de dados relacional quando dois usuários desejam fazer alterações na mesma tabela. Para evitá-lo, o banco de dados bloqueia a tabela enquanto um usuário a acessa. Mas pode limitar o desempenho do aplicativo se bloquear toda a tabela.

Assim, muitos bancos de dados podem bloquear o registro específico para manter o aplicativo em execução, mesmo que esteja sendo atualizado.

Leia também: Como funciona o Blockchain?

Tecnologia de banco de dados relacional vs. blockchain: comparação completa

Autoridade

A primeira grande diferença entre um banco de dados relacional e a tecnologia blockchain é que eles têm sistemas autoritativos diferentes. Em um sistema de banco de dados relacional, há sempre uma forma de autoridade centralizada.

Não há forma de descentralização no modelo arquitetônico do sistema. Basicamente, o que ele faz é oferecer um controle exclusivo à autoridade administrativa e ela pode fazer as alterações que quiserem.

Por outro lado, a tecnologia blockchain oferece uma autoridade descentralizada. O que isso significa? Bem, isso significa que não tem qualquer autoridade central ou intermediário quando manter o livro-razão.

Como resultado, os usuários têm total controle do que acontecerá no sistema. Assim, nenhuma autoridade central pode fazer as mudanças que quiser.

Arquitetura

Outra grande diferença entre um banco de dados relacional e a tecnologia de blockchain é que ambos têm arquiteturas diferentes quando se trata de seu sistema de contabilidade. Basicamente, um sistema de banco de dados relacional possui um modelo cliente-servidor típico. Embora tenha sido a estrutura principal do nosso sistema de internet por um longo período de tempo, existem certos limites quando se trata disso.

Na realidade, o modelo cliente-servidor é altamente vulnerável a hackers e é invadido de vez em quando. Por outro lado, o blockchain oferece uma arquitetura ponto a ponto em vez de uma arquitetura cliente-servidor. Aqui, os usuários no nó podem se conectar uns aos outros usando protocolos criptográficos. Além disso, aumenta o status de segurança do sistema de contabilidade e, portanto, é muito menos sujeito a hacks.

Tratamento de Dados

Ambas as tecnologias tratam os dados de maneira muito diferente. Para um banco de dados relacional, ele suporta CRUD. Isso significa que, nesse sistema, os usuários podem criar, ler, atualizar e excluir. Na verdade, com tanta liberdade para mudar ou alterar, o valor no sistema leva a muita corrupção. As pessoas podem apenas alterar o valor para obter mais benefícios.

Mais ainda, em muitos casos, a autoridade governamental pode alterar ou excluir informações que são cruciais para a empresa. Tudo por causa de seu ganho pessoal.

Por outro lado, o blockchain só dá acesso de leitura e gravação. Mais ainda, em muitos casos, também pode restringir o acesso dessas duas pessoas às massas. Então, aqui, você só pode inserir dados uma vez, e depois disso, você não pode atualizá-los ou excluí-los nunca.

Vamos passar para a parte deste banco de dados relacional vs guia de comparação da tecnologia blockchain.

Integridade de dados

O Blockchain vem com um nível mais alto de integridade em comparação com um sistema de banco de dados relacional. Quão? Bem, em primeiro lugar, qualquer pessoa que tentar alterar o valor na transação irá, evidentemente, alterar o Hash ID também.

Assim, o bloco se separará da cadeia original e se tornará inválido. Mais ainda, os blockchains oferecem outras camadas de segurança em cada ponto vulnerável, como protocolos de segurança adicionais no processo de autorização e assim por diante. Como resultado, a tecnologia preserva a integridade dos dados de todas as maneiras possíveis.

Mas não no banco de dados relacional. Na realidade, eles oferecem detecções automáticas de erros e preenchimento automático obrigatório. Isso significa que ninguém pode deixar nenhuma linha ou coluna vazia na tabela. Mais ainda, ele também pode delinear que tipo de informação iria lá, como números ou caracteres. Mas não pode impedir que outras pessoas alterem essas informações.

Vamos passar para o próximo atributo desta tecnologia blockchain vs guia de comparação de banco de dados relacional.

Implementar a tecnologia blockchain é um processo difícil. Aprenda como implementar o blockchain e usar isso para capacitar sua empresa agora!

Transparência

Outra grande propriedade da tecnologia é oferecer total transparência na hora de verificar os dados. Assim, qualquer pessoa na rede confiará no sistema, pois ele opera com base no algoritmo de prova completa.

Mais ainda, em blockchains públicos, o sistema de contabilidade está à vista de todos. No entanto, nos privados, a opção de visualização pode ser limitada com base em critérios predefinidos.

Por outro lado, o sistema de banco de dados relacional não oferece transparência de forma alguma. É totalmente centralizado e os usuários não têm como saber se o banco de dados contém as informações corretas ou não.

Mais ainda, eles não podem nem mesmo verificar se isso está certo ou errado. Como resultado, os usuários estão lentamente perdendo sua confiança no sistema.

Vamos verificar o próximo atributo desta tecnologia blockchain vs guia de comparação de banco de dados relacional.

Custo

Bem, acho que esta rodada tecnicamente vai para bancos de dados relacionais. Porque? Bem, os bancos de dados relacionais são redes legadas e já existem há muito tempo.

Assim, implementá-los não é tão demorado. No entanto, em comparação com os bancos de dados tradicionais, um banco de dados relacional leva mais tempo para ser configurado. Mas também é barato.

Por outro lado, o blockchain é apenas uma nova adição ao mundo agora. Também está prestes a evoluir e, portanto, é bastante complexo de configurar. Como resultado, o recurso para implementar o blockchain é um pouco caro. Mesmo os talentos que você contrataria para fazer o trabalho têm um pagamento mais alto.

Então, você vê, vai custar mais para você atualizar para o sistema blockchain. Mas no longo prazo, o investimento certamente valerá a pena.

Vamos verificar o próximo atributo desta tecnologia blockchain vs guia de comparação de banco de dados relacional.

Desempenho

Este atributo fornece uma saída muito mais mista. Na realidade, quando se trata de um banco de dados relacional, você obterá uma saída muito mais rápida em comparação com o blockchain. Mas como uma rede legada leva menos tempo para funcionar?

Bem, é porque o sistema de banco de dados relacional não tem funções complexas como consenso ou quaisquer outros protocolos que podem desacelerar o sistema.

Mais ainda, como a autoridade central gerencia o sistema, não há tráfego opressor ocupando toda a largura de banda.

O Blockchain, por outro lado, é muito mais rápido quando há um número limitado de nós. Mas quando esse número começa a aumentar, o sistema fica mais lento com o tempo. Portanto, o desempenho do blockchain varia com o tempo.

Vamos verificar o próximo atributo desta tecnologia blockchain vs guia de comparação de banco de dados relacional.

Criptografia

Por último, o banco de dados relacional não tem nenhuma criptografia no sistema. Não é como se você não pudesse criptografar as informações. Mas o problema é que, no banco de dados, os usuários questionam sobre como encontrar certas informações rapidamente usando as relações entre as tabelas. Mas se você usar criptografias, o sistema terá que descriptografar todos os valores um por um antes de saber qual é necessário.

Portanto, ele cria uma brecha de segurança para o banco de dados. Por outro lado, o blockchain oferece criptografia para proteger todas as informações do sistema. Qualquer pessoa que tentasse alterar o valor teria um resultado completamente diferente. A criptografia é sólida, e ninguém pode mudar isso.

Banco de dados relacional de Blockchain Vs: Tabela de comparação

Banco de dados BlockchainRelational
Autoridade Descentralizado Centralizado
Arquitetura Modelo ponto a ponto Modelo cliente-servidor
Desempenho Relativamente mais lento Rápido
Custo Dispendioso Barato
Tratamento de Dados Apenas ler e escrever Criar, ler, atualizar, excluir
Integridade de dados Tem integridade de dados Não tem integridade de dados
Transparência Transparente Não transparente
Criptografia ×

Conclusão

Blockchain e bancos de dados relacionais têm semelhanças e também são muito diferentes uns dos outros. Se você acha que pode usá-los de forma intercambiável, então você está muito errado. Na realidade, os bancos de dados relacionais foram uma das melhores atualizações do sistema de banco de dados tradicional. No entanto, ainda vem com muitas falhas.

Como resultado, o blockchain, uma nova forma de sistema de razão, está aqui para substituí-lo. Obviamente, também tem algumas limitações, mas já é muito melhor do que bancos de dados relacionais. No final, cabe a você escolher o que usar para sua empresa.

Se você é apenas um novato no reino do blockchain e deseja aprender mais sobre esta tecnologia, recomendamos o uso de nosso curso gratuito de blockchain para isso.