Centralizado x descentralizado: quais são as principais diferenças?
Rede de internet centralizada vs. descentralizada é um debate que se recusa a ir embora. Neste artigo, exploraremos essas duas redes da Internet e compreenderemos suas principais diferenças.
Não muito tempo atrás, para que uma conexão fosse estabelecida, era necessário saber o número de telefone do computador conectado. Só depois de um dial-up é que se poderia estabelecer uma conexão com outras redes para acessar os dados de sua escolha.
Na época, a organização era muito caótica e complicada; portanto, sua limitação a um subconjunto de pessoas. O fato de cada computador ser independente significava que a rede era altamente descentralizada.
Atualmente, existem apenas algumas empresas de hospedagem e servidores na Web com a responsabilidade de fornecer conexão à Internet, um desenvolvimento que corroeu significativamente o aspecto de descentralização da conexão à Internet, como acontecia nos primeiros anos.
Em 1998, por exemplo, um servidor que respondia por quase 90% de todos os pagers dos EUA parou de funcionar, provocando um dos mais significativos desligamentos de conexão à Internet da história do país. Caso tal incidência volte a ocorrer, a repercussão seria severa e sentida por toda a parte.
O debate sobre redes centralizadas versus descentralizadas parece ser mais pronunciado, uma vez que quase tudo hoje em dia depende da conexão com a internet. Portanto, vamos nos aprofundar para investigar as principais diferenças desses dois tipos de rede.
Inscreva-se agora: Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains
Centralizado x descentralizado: as definições
O que é uma Internet Centralizada?
Há um ponto centralizado em uma rede de Internet centralizada, que pode ser um servidor pelo qual todos os dados em uma rede devem passar, antes da distribuição para vários computadores ou dispositivos.
No início, a Internet operava como uma rede autônoma que conectava diferentes grupos de pessoas e organizações. O fato de que o controle de tais redes era limitado a certos grupos de pessoas permitiu a descentralização da Internet. Isso não é mais o caso, já que a demanda por conexão com a Internet cresceu a níveis que as redes descentralizadas anteriores teriam dificuldade para oferecer suporte.
O estado anterior pelo qual as informações passavam por um ponto central, ou seja, servidor, ainda existe. Ao contrário do passado, hoje em dia existem redes menores dentro de redes maiores. As redes menores podem ser grupos de pessoas ou empresas trabalhando em conjuntos de dados exclusivos.
A evolução da conexão centralizada com a Internet
Na década de 1990 e no início dos anos 2000, era possível postar algo online sem ter que depender de uma empresa ou provedor de serviços específico. Embora ninguém possua todas as ferramentas usadas para fornecer conexões de internet agora, o fato de tais recursos ainda serem domínio de poucas multinacionais ressalta o aspecto da centralização.
Google e Facebook possuem boa parte dos recursos que suportam conexões de internet, algo que a maioria das pessoas atribui a casos de problemas de privacidade. Seria errado contestar o fato de que tais empresas investiram muito em ideias inovadoras que possibilitaram que as pessoas se conectassem à Internet em alta velocidade, independentemente da localização..
No entanto, a consolidação de poder e participação de mercado entre um subconjunto de empresas trouxe uma série de desafios que incentivou a discussão por uma conexão descentralizada à Internet. O surgimento de poderosos provedores de serviços de Internet tornou mais difícil para outros competirem no espaço, algo que as pessoas temem que possa ter sérias repercussões no futuro.
Vantagens da rede centralizada
Existem, sem dúvida, vários benefícios ou vantagens da centralização. Eles estão listados abaixo.
-
Cadeia de Comando Definida
A cadeia de comando é claramente definida em uma rede centralizada. Nesse caso, quando uma empresa usa uma rede centralizada, ela conhece a cadeia de comando. Isso significa que todos os funcionários de uma empresa saberão o que devem fazer e quanta autoridade têm sobre certos elementos.
Tudo isso também significa que a delegação é fácil na cadeia. Os executivos seniores podem facilmente delegar trabalho a seus subordinados e finalizar e terminar o trabalho da melhor maneira possível. Se o trabalho for concluído com sucesso, ele cria um nível de confiança entre os trabalhadores e a cadeia, melhorando a confiança necessária para fazê-lo funcionar.
Quando se trata de uma rede que utiliza centralização, um nó central ou um conjunto de nós são responsáveis pela verificação transacional.
-
Custos Reduzidos
Uma das maiores vantagens da centralização é o custo associado a ela. Qualquer rede ou infraestrutura centralizada requer menos suporte e custo. Como organizações ou redes centralizadas são pré-planejadas, os custos associados a elas não cruzam os orçamentos até e a menos que seja absolutamente necessário para expandir a rede.
-
Implementação de decisão rápida
Não há dúvida de que as organizações ou redes de centralização permitem a implementação rápida de decisões. Como as redes centralizadas têm menos nós ou pessoas, requer menos comunicação entre os diferentes níveis de autorização.
Além disso, se uma rede centralizada decidir implementar uma mudança, isso pode ser feito em questão de minutos. Por exemplo, uma rede centralizada pode colocar mais pressão no procedimento KYC e adicionar mais requisitos. Vamos ver as desvantagens dos sistemas centralizados neste guia descentralizado vs. centralizado.
Desvantagens da rede centralizada
Existem também várias desvantagens de centralização. Alguns deles são os seguintes:
-
Confiar
Mesmo que as organizações centralizadas sejam seguras e confiáveis, elas não são 100% seguras ou confiáveis. A confiança é um acordo que é definido pelo provedor de serviços e o usuário.
No entanto, isso é um acordo e pode ser quebrado facilmente. Grandes corporações sofrem com problemas de confiança de seus usuários, de vez em quando.
Acontece quando há um lapso de segurança no sistema, as pessoas tendem a ignorar o serviço por algum tempo antes que o prestador do serviço recupere a confiança oferecendo soluções e remuneração aos afetados.
-
Problemas de segurança
A centralização também significa que toda a rede depende de um único ponto de falha. As organizações sabem sobre a desvantagem e, portanto, implantaram medidas para contê-la. No entanto, o fato de haver uma chance de falha é uma grande desvantagem para serviços de missão crítica. Então, isso cria um grande problema de segurança para a rede centralizada.
Inscreva-se agora: Curso de Certified Blockchain Security Expert (CBSE)
-
Limitação de Escalabilidade
Como um único servidor é usado na maioria dos casos, isso leva a limitações de escalabilidade.
O que é conexão descentralizada com a Internet?
O impasse de conexão de sistemas centralizados versus descentralizados se resume em como as pessoas podem acessar dados online. As redes de internet centralizadas vêm com servidores que atuam como guardiões dos dados e através dos quais todos os dados passam.
Por outro lado, a conexão descentralizada à Internet depende de uma rede ponto a ponto construída em uma comunidade de usuários em que nenhuma entidade única está no controle. Neste caso, vários dispositivos de internet atuam como hospedeiros da internet, ao invés de um grupo de servidores energizados.
Internet descentralizada, leva a acessibilidade de dados a outro nível, pois existem centenas, senão milhares de nós através dos quais se pode obter acesso, para acessar dados.
No entanto, o uso da Internet descentralizada movida a blockchain pode ser o maior salto na evolução da Internet, capaz de colocar de lado o debate de sistemas centralizados vs. descentralizados.
O debate da rede centralizada vs. rede descentralizada se desdobra com a rede de blockchain descentralizada que se opõe a tudo que o sistema centralizado se acumula.
Quando totalmente implementada, a rede blockchain descentralizada eliminaria as autoridades centralizadas que comandam quando se trata de conectividade online. O protocolo de tecnologia Blockchain já provou ter o potencial de atender aos requisitos, pois permite que transações ocorram em uma rede distribuída sem a necessidade de um intermediário para supervisionar as operações.
De qualquer forma, vamos verificar as vantagens e desvantagens desta rede nesta rede centralizada vs. guia de rede descentralizada.
Vantagens da rede descentralizada
Existem múltiplas vantagens de descentralização.
-
Controlo total
Uma das vantagens mais significativas da descentralização é que os usuários têm controle total sobre suas transações.
Isso significa que eles podem iniciar uma transação quando quiserem sem a necessidade de autorizá-la de uma autoridade centralizada, ou seja, o processo de verificação não depende de terceiros e uma rede descentralizada utiliza métodos de consenso para verificar as informações. Existem muitas organizações descentralizadas trabalhando no momento.
-
Os dados não podem ser alterados ou excluídos
A estrutura de dados da tecnologia Blockchain é apenas anexada. Isso significa que não há chance de ninguém modificar ou alterar os dados depois de armazenados. Outra tecnologia de blockchain utiliza diferentes modelos de dados, como Corda, mas eles também seguem a propriedade de imutabilidade.
-
Seguro
As redes descentralizadas são seguras devido à forma como lidam com dados e transações. Eles usam criptografia para garantir que os registros de dados estejam seguros. Além disso, os dados no bloco atual requerem dados do bloco adjacente para que ele possa usar criptografia para validar os dados.
-
Censura
A descentralização também significa menos censura. Em um sistema centralizado, há mais chances de que as informações sejam censuradas. No entanto, a rede descentralizada é menos sujeita à censura, pois não existe uma autoridade central que controle os dados. Vamos dar um exemplo para entender o cenário.
No caso da descentralização, os pares podem interagir diretamente e, portanto, não há ou há menos censura.
-
Desenvolvimento aberto
Outro dos benefícios das redes baseadas em blockchain é que elas suportam principalmente o desenvolvimento aberto. Isso ocorre por causa de sua natureza e como funciona. A rede obtém serviços, ferramentas e produtos incríveis construídos em cima dela por ter um ambiente de desenvolvimento aberto.
O Linux, por exemplo, é de código aberto e possui um ecossistema que permite a qualquer pessoa melhorá-lo. O mesmo é verdade para redes descentralizadas. Em comparação, uma rede centralizada ou soluções fechadas não têm a chance de ter um desenvolvimento aberto. Isso limita o desenvolvimento em grande medida.
Desvantagens da rede descentralizada
Existem, é claro, muitas desvantagens das redes blockchain. Algumas das desvantagens incluem o seguinte:
- Conflito: A descentralização pode levar ao conflito se não for bem mantida em uma estrutura organizacional
- Custo: Em um ambiente organizacional, a descentralização pode custar mais do que a centralização, pois requer a configuração de sistemas que podem tornar a comunicação mais automática.
- Crime: Quando se trata de blockchain descentralizado, o crime pode ser uma grande desvantagem. Como tudo é feito na rede é anônimo e pode levar ao uso indevido.
- Volatilidade: A criptomoeda descentralizada mostra um comportamento volátil onde os preços flutuam muito!
Tabela de comparação de rede centralizada vs. descentralizada
Fluxo de dados | Em redes de Internet centralizadas, os dados devem fluir através de um ponto central, ou seja, servidor | Os dados fluem por vários pontos, sem nenhum ponto específico por onde devem passar antes que o acesso seja concedido |
Fluxo de comunicação de dados | O fluxo de comunicação de dados é vertical | O fluxo de dados está sempre aberto e gratuito |
Tomando uma decisão | A responsabilidade recai sobre o ponto central que pode ser um servidor | Existem vários pontos que têm recursos de tomada de decisão |
Adoção | Adoção em massa | Ainda nas fases iniciais de adoção |
Privacidade / segurança de dados | A privacidade é sempre um problema, pois as agências e governos podem rastrear o fluxo de informações e dados | Conhecido pela segurança de dados, bem como pelos altos níveis de privacidade |
Fracasso | Sujeito a efeitos de falha de ponto único | Uma variedade de pontos de acesso ou nós pelos quais os dados podem passar, evita os riscos de falha de ponto único |
Autoridade | Reserva sistemática de autoridade em uma rede | A rede envolve a dispersão sistemática de autoridade para vários pontos de acesso |
Blockchain centralizado vs. descentralizado: as principais diferenças
Rastreamento de Dados
Com uma conexão de Internet centralizada, é relativamente fácil rastrear como os dados fluem de um lugar para outro, visto que essas informações passam por um lugar, ou seja, servidores. Porém, com a Internet descentralizada isso não é possível, visto que milhares de dispositivos atuam como nós de armazenamento de dados. Nesse caso, uma pessoa pode acessar um determinado conjunto de informações de milhares de locais em vez de um ponto central.
O fato de tudo passar por um único ponto permite que empresas como o Facebook e o Google acumulem uma quantidade substancial de dados que usam em seu próprio benefício, sem respeitar totalmente a privacidade das pessoas.
Proteção de privacidade
Ao contrário das redes centralizadas, as redes descentralizadas oferecem um certo grau de privacidade que as pessoas passaram a desejar na era digital. O fato de as informações passarem por uma variedade de pontos torna impossível para entidades e governos acompanhar o que as pessoas estão fazendo online.
Redes descentralizadas são ideais para pessoas que amam manter sua privacidade, bem como proteger sua identidade, independentemente do que estejam fazendo online.
Falha de ponto único
As conexões centralizadas de internet estão sempre sob risco de falha de um único ponto, uma vez que os dados devem passar por um determinado ponto central antes da disseminação. Dependendo do sistema de backup em vigor, a falha de um servidor que hospeda uma grande quantidade de dados pode tornar significativamente impossível para as pessoas acessarem os dados em um determinado momento.
Agora que quase tudo depende da conexão com a Internet, um mau funcionamento de servidores, carregando aplicativos ou dados importantes pode causar estragos em quase todos os cantos do mundo. Ataques de hack dessa instalação se tornaram um fenômeno comum que forçou os ISPs a gastar bilhões de dólares para proteger suas redes.
No entanto, com a falha de conexão descentralizada com a Internet de um ponto de acesso, nunca seria impossível para as pessoas acessarem os dados em uma rede. A disponibilidade de milhares de nós através dos quais as pessoas podem acessar as informações reduz o risco de as pessoas não conseguirem acessar os dados, independentemente do problema em questão.
Escalabilidade Limitada
A escalabilidade limitada é outro obstáculo que as redes centralizadas enfrentam, já que todos os aplicativos principais estão contidos em máquinas de servidor único. A adição de mais armazenamento, bem como largura de banda e poder de processamento devem sempre entrar em jogo, para acompanhar o aumento da demanda de conexão à Internet.
Com redes descentralizadas, a arquitetura permite a distribuição de cargas de trabalho em vários nós de computador, em vez de concentrá-lo em um só lugar.
Censura de dados e neutralidade da rede
A conexão centralizada com a Internet resultou em empresas poderosas em desvantagem para os consumidores finais. Por exemplo, os provedores de serviços de internet podem regular a velocidade da internet, permitindo-lhes regular o tipo de dados e a velocidade com que as pessoas acessam as informações.
Os provedores de serviços de Internet não tratam mais todos os dados da mesma forma. Comercialização significa essencialmente quem paga mais, desfruta de uma conexão melhor com menos restrições, em comparação com quem paga menos, um desenvolvimento que trouxe o impasse da neutralidade da rede.
Governança
No caso de sistemas de governo centralizados vs. descentralizados, você deve entender que as redes centralizadas têm autoridades governamentais, mas a rede descentralizada não. Assim, as autoridades terão a maioria dos poderes no sistema centralizado, em vez dos funcionários ou usuários.
Por outro lado, no sistema descentralizado, não existe o conceito de autoridade. Assim, apenas os usuários do sistema detêm a maioria dos poderes. Como você pode ver no debate de sistemas de governo centralizados versus sistemas descentralizados, os sistemas descentralizados são muito mais exclusivos neste recurso. Mas isso não significa que as autoridades governamentais não possam usar essa tecnologia. Blockchain é uma rede descentralizada semelhante. Na realidade, há muitos blockchain para projetos governamentais prosperando sem problemas.
Bottom Line
A Internet descentralizada enfrenta alguns desafios que têm impedido a entrada de criptomoedas no mundo tradicional. Ambos têm o potencial de revolucionar a maneira como as pessoas vivem suas vidas em um futuro próximo. O rosto de forte oposição e uma lista interminável de obstáculos para se tornar popular.
A Internet descentralizada, sem dúvida, tem o potencial de resolver algumas das deficiências que tornaram insustentável a conexão centralizada com a Internet. Desde o tratamento de questões de privacidade até a garantia da segurança dos dados, as conexões descentralizadas da Internet têm uma chance melhor de revolucionar a Internet. Essas conexões também beneficiariam o consumidor final e quebrariam o status quo quando se trata de como as empresas lidam com dados.
Rede de internet centralizada vs. descentralizada é um debate que não terminará tão cedo. Então, se você quiser aprender mais sobre eles, você pode conferir nosso curso gratuito de blockchain.