Como Blockchain na votação criando confiança digital?

O Blockchain pode oferecer uma tremenda segurança para o sistema de votação. Vamos nos aprofundar para entender os efeitos do uso do blockchain para descentralizar o sistema e se é possível promover a transparência na votação.

Embora a maior parte de nossa vida moderna seja digitalizada atualmente, as eleições ainda usam cédulas de papel. No entanto, com o novo século, os especialistas viram uma grande promessa no voto eletrônico que pode acelerar o processo de digitalização neste setor.

Mas a segurança do sistema de votação digital é bastante frágil e não está à altura. O sistema de votação já lida com muita corrupção agora do jeito que está, então incluir outro sistema frágil não o tornará melhor.

Portanto, o blockchain pode servir como base primária para o desenvolvimento do novo sistema de votação que pode levar a mais comparecimento eleitoral e tornar a democracia forte novamente. Na realidade, já existem alguns aplicativos de votação de blockchain em desenvolvimento que podem lidar com a maioria dos problemas.

Analisaremos detalhadamente os problemas existentes do setor e como a blockchain pode oferecer sua solução para resolvê-los.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Blockchain na votação: problemas com o sistema de votação

Por que realmente precisamos de um sistema de votação baseado em blockchain? Bem, existem tantos elementos em jogo em qualquer tipo de votação – seja uma eleição governamental ou uma votação dentro de uma empresa. Você tem que entender o que está em jogo aqui, então a tensão dentro das partes votantes sempre será volátil. É por isso que a segurança geral dos sistemas está sempre em jogo e também dá origem a outros problemas. Vamos verificar o que são –

Uso de cédulas de papel

Um dos problemas básicos do sistema de votação de hoje é o uso de cédulas de papel. Embora estejamos usando tecnologia em muitos aspectos de nossas vidas, este grande setor ainda usa um sistema legado que existe há gerações. Na realidade, o problema com os boletins de voto é que são altamente vulneráveis. Qualquer outra parte pode tirar vantagem disso e aumentar seus votos significativamente.

Mais ainda, eles são facilmente documentáveis ​​ou alteráveis. Assim, mesmo que a gestão ofereça a máxima segurança, os maus jogadores do sistema podem colocar as mãos nos boletins de voto e garantir que a votação é a seu favor.

Quantidade crescente de corrupção

Como você já sabe, o sistema de votação está cheio de corrupção. Muitos partidos podem subornar a equipe administrativa para fraudar a votação e fazê-los ganhar.

Mas não para apenas aí. Até mesmo as pessoas podem entrar no gerenciamento de votação na esperança de obter altos pagamentos para vender seus serviços à parte que está disposta a pagar a quantia.

Esta é uma abordagem muito nojenta. Infelizmente, a taxa de corrupção só está aumentando. Como o sistema de justiça não pode lidar com o problema, os maus jogadores podem facilmente escapar impunes. Portanto, nunca vemos uma votação ou eleição de uma democracia justa.

Obviamente, existem exceções a este sistema. Mas a maior parte do sistema de votação do governo é mais ou menos corrupto.

Escassez de trabalhadores eleitorais

Outro grande problema é a escassez de funcionários eleitorais. Você verá que a votação nos EUA envolverá civis que verificarão a identidade do eleitor, farão o check-in, verificarão se são elegíveis ou resolverão quaisquer problemas técnicos. Na realidade, este é um papel agitado durante o período eleitoral, pois há milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Mais ainda, você também precisa de pessoas capacitadas para lidar com todo esse problema. Não tem jeito; você pode simplesmente contratar pessoas aleatórias para realizar a tarefa. Infelizmente, é difícil encontrar funcionários eleitorais com as habilidades adequadas. Mais ainda, você também deve ter certeza de que todos esses trabalhadores são honestos e não têm qualquer conexão com qualquer partido político na votação.

Tempo de espera prolongado

Com o aumento do número de pessoas no mundo, está ficando cada vez mais difícil gerenciá-las. Hoje em dia, mais e mais pessoas estão interessadas em seus direitos de voto, o que é ótimo, mas pode rapidamente sobrecarregar o gerenciamento de votação de poucos funcionários. Na realidade, os eleitores não gostam de longos períodos de espera. Mas a falta de funcionários eleitorais suficientes pode dar origem a tempos de espera prolongados.

Isso não apenas desencoraja as pessoas, mas também impede a obtenção de todos os votos preciosos no tempo devido. Por exemplo, longas horas de espera podem tornar os trabalhadores menos interessados ​​em votar. Além disso, se a maioria das pessoas não participar da votação, isso não refletirá os resultados reais do que o povo de um país deseja.

Leia também: Definição de Blockchain: O Real Significado da Tecnologia Blockchain

Falta de Transparência

Outra questão é o sigilo em torno do sistema de votação. Desde os cargos gerenciais até a emissão de votos, as massas não têm acesso aos resultados até que a autoridade o declare. Obviamente, como a autoridade centralizada está controlando, os cidadãos não podem confiar nos resultados totalmente. Mais ainda, o nível de sigilo em todas as etapas também garante a chance de manipular os votos.

Portanto, esse sistema precisa de transparência durante todo o processo. Na realidade, ajudará os cidadãos a terem mais fé no sistema e eles começarão a confiar no governo. Mais ainda, também garantirá uma eleição pacífica.

Fraca gestão de operações de votação

Bem, a gestão das operações de votação não está em boa forma no momento. Há muitos elementos em jogo aqui e harmonizá-los todos juntos é uma decisão difícil. Por exemplo, falhas de planejamento, produção e falhas de logística podem cobrar seu preço; se você não tiver medidas preventivas, pode ser um grande desastre muito rapidamente.

Mais ainda, erros nas cédulas eleitorais, atrasos nas chegadas, erros nas listas de eleitores, falta de instalações nas seções eleitorais e assim por diante são alguns dos problemas que uma gestão de operações de votação deficiente não pode resolver. Em suma, o sistema ou a gestão não está à altura, pois ainda usa modelos legados, o que não é suficiente nos dias de hoje.

Falta de gerenciamento de crise

A maioria das seções eleitorais não está equipada para lidar com qualquer crise. Na realidade, os gestores têm que reagir rapidamente e resolver os problemas o mais rápido possível em caso de alguma emergência. Na realidade, os gerentes de votação precisam ter treinamento prévio sobre como lidar com a situação.

Mas, infelizmente, na maioria dos casos, eles não têm o treinamento e não podem reagir a ele adequadamente quando precisam. Por exemplo, essas são algumas das crises potenciais em uma votação – não entrega de materiais essenciais, desastre natural, excesso de eleitores, violência ou perturbação e assim por diante. É por isso que colocar o sistema de votação online pode realmente mudar o cenário aqui.

Baixa segurança em postos de votação

Sem uma manutenção eficaz, as estações de voto não podem oferecer segurança total nas estações de voto. Em tempos de eleição, a situação pode piorar muito em breve. Mais ainda, sempre há algum tipo de multidão que pode se tornar violenta a qualquer momento. Portanto, cabe às estações de votação salvaguardar todos os funcionários, as cédulas e os eleitores.

No entanto, uma multidão de multidões ou um golpe político podem rapidamente crescer fora de controle. É por isso que as estações de votação precisariam de mais segurança e envolveriam as forças de segurança em todos os momentos. No entanto, o número de multidões é sempre avassalador e pode ocultar qualquer eleição pacífica.

Quer saber como o blockchain pode afetar a indústria de pagamentos? Confira nosso guia completo sobre blockchain nas indústrias de pagamento agora mesmo!

Aumento das ameaças cibernéticas

Você pode achar que o sistema de votação não enfrenta nenhuma ameaça cibernética, mas o cenário real é muito pior. Devido à integração da tecnologia, agora muitas pessoas também podem votar online. Portanto, esses votos online precisam ser contados corretamente e precisam de armazenamento adequado fora do alcance de todos. No entanto, a manipulação ou eliminação de votos é um problema preocupante para este tipo de sistema de votação.

Como a tecnologia por trás dessas plataformas de votação não consegue evitar todos os ataques cibernéticos, muitos jogadores ruins podem invadir o sistema e alterar os resultados, colocando em risco a integridade da votação.

Custos crescentes

A manutenção geral do voto acarreta muitos custos. Manter a multidão, o eleitor, todos os produtos, o boletim de voto, tudo é um processo caro. Com o uso da tecnologia, você pode reduzir todos esses custos adicionais. Mas, em muitos casos, o processo de integração de tecnologia também pode custar caro para as pessoas.

Por exemplo, para integrar a nova tecnologia, você precisará integrar recursos de hardware, ter software de segurança em mãos e muito mais. Portanto, eles não são econômicos de forma alguma.

Falta de integração de tecnologia adequada

Como você pode ver, o sistema de votação pode incluir tecnologia em muitos países. No entanto, ainda existem muitos lugares no mundo que não integram a tecnologia em seus sistemas. Mais ainda, a falta de integração de tecnologia adequada pode diminuir a eficiência geral do desempenho das estações de voto. Também é quase impossível manter todos os votos apenas com os recursos humanos, pois eles tendem a cometer muitos erros.

É por isso que automatizá-los e usar a tecnologia adequada quando necessário é a maneira de resolver este problema.

Consulte Mais informação: Blockchain na agricultura: casos de uso e exemplos

O que é o sistema de votação Blockchain?

Agora vamos falar sobre os sistemas de votação blockchain. Na realidade, os sistemas de votação baseados em blockchain oferecem uma tonelada de aplicativos. É um sistema de votação que usa os princípios centrais do blockchain.

Por exemplo, será totalmente descentralizado para que nenhuma autoridade centralizada possa interferir no sistema de votação. Mais ainda, cada eleitor terá sua própria identidade de eleitor verificada.

Esta é realmente uma ótima maneira de determinar quem é elegível para votar e quem não é. Na realidade, garantir ou verificar todos os documentos em momentos de votação ou eleição é um processo muito difícil. O estresse é sempre alto e muitas pessoas podem cometer muitos erros.

No entanto, ele verificará e agilizará automaticamente todo o processo de forma eficaz quando você estiver fazendo isso online. Então, isso vai economizar uma grande quantidade de tempo.

Outra característica é a imutabilidade do sistema. Em um sistema de votação blockchain, quando um eleitor lança seus votos, esse voto é armazenado no livro-razão. A melhor parte é que o livro-razão é imutável. Portanto, ninguém pode alterar ou excluir o voto, se quiser. Na realidade, ele pode realmente se livrar de um dos principais problemas – fraude de votação.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Como funciona a votação no Blockchain?

Você deve estar se perguntando como o processo de votação pode realmente funcionar. Vamos seguir o passo a passo de um sistema de votação básico baseado em blockchain.

Em primeiro lugar, você terá que ir até sua jurisdição e solicitar a votação móvel. Se o coordenador eleitoral apoiar o processo de votação por meio de blockchain, você pode enviar sua cédula diretamente para seu dispositivo inteligente.

Em seguida, você deve baixar ou instalar o aplicativo em seus dispositivos e criar sua conta.

Depois disso, você terá que passar pelo processo de verificação. Em muitos casos, o aplicativo irá vincular o IP do seu dispositivo ou a biometria do seu telefone à conta e excluir todas as suas informações visíveis. Ele também irá verificar sua identificação nacional e verificar se você é elegível para isso.

Tudo é feito neste ponto. Assim que for verificado, você receberá sua cédula no dispositivo e poderá começar a votar com seu PIN ou suas informações biométricas.

Depois de votar, você receberá algum tipo de confirmação de que acabou de votar.

Como você pode ver, é assim que o blockchain pode funcionar na votação.

O Blockchain traz muitos benefícios para vários setores. Confira nosso guia sobre os benefícios da tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Aplicação do Blockchain na votação

Acelerando o processo de registro

Esta é uma das aplicações mais proeminentes do blockchain na votação. Na realidade, o processo de registro em qualquer tipo de votação leva muito tempo para ser concluído. Mais ainda, as complexidades e os erros cometidos durante esse período apenas tornam tudo ainda pior. Novamente, como todo esse processo é no sistema baseado em papel, ele deixa espaço para a corrupção.

Portanto, o blockchain é a tecnologia mais adequada para lidar com esse problema. Na realidade, o blockchain é totalmente capaz de acelerar o processo de registro, o que levará apenas alguns minutos para fazê-lo. Mais ainda, as pessoas não precisam comparecer ao coordenador eleitoral para se inscrever para a votação. Na verdade, eles podem fazer isso por meio de plataformas online que irão verificar automaticamente a autenticidade dos documentos.

Verificação de identificação do eleitor

Outra aplicação do blockchain na votação é o processo de verificação da identidade do eleitor. Na realidade, garantir ou verificar todos os documentos em momentos de votação ou eleição é um processo muito difícil. O estresse é sempre alto e muitas pessoas podem cometer muitos erros. Mais ainda, é aqui que as atividades mais ilegais parecem acontecer, já que as pessoas podem duplicar suas identidades de voto ou alterá-las ligeiramente para que pareçam um eleitor único.

Mas com o blockchain, essa situação mudará gravemente. O Blockchain pode ajudar a otimizar esse processo ainda melhor. Como você fará tudo online, não há necessidade de perder tempo para que sua identidade seja verificada. Os coordenadores eleitorais podem obter suas informações na plataforma, ou a plataforma pode verificá-los e notificá-lo de que você é um possível eleitor.

Infraestrutura de votação descentralizada

A infraestrutura de votação hoje é extremamente centralizada. É por isso que é tão fácil influenciar os resultados. Na realidade, o sistema centralizado sempre terá uma autoridade superior que pode fazer mau uso de sua posição e interferir nos resultados. Portanto, é praticamente impossível garantir que a votação foi 100% justa em quaisquer circunstâncias.

No entanto, a votação eletrônica usando blockchain pode ajudar a eliminar os problemas. Por exemplo, o blockchain pode oferecer sua plataforma descentralizada para votar. Aqui, não haverá autoridade centralizada que possa interferir nos resultados. Portanto, podemos ter certeza de que as eleições são 100% justas usando blockchain.

Transparência aumentada

Como você já sabe, desde os cargos gerenciais até a emissão do voto, as massas não têm acesso aos resultados até que a autoridade o declare. Obviamente, como a autoridade centralizada está controlando, os cidadãos não podem confiar nos resultados totalmente. Mais ainda, o nível de sigilo em todas as etapas também garante uma chance de manipulação dos votos. Não há transparência no sistema em tudo.

Portanto, a votação eletrônica usando blockchain resolverá esse problema. Tudo o que acontece na plataforma é visível para todas as pessoas. Assim, as pessoas em massa podem ver em tempo real quantos votos cada partido está recebendo. Assim, você pode eliminar o sigilo de uma vez por todas e estabelecer uma eleição mais transparente.

Consulte Mais informação: Blockchain na manufatura: um guia para capacitação industrial

Prevenção de fraudes de votação

Essa é a questão da fraude eleitoral. Na realidade, o sistema de votação está cheio de corrupção. Muitos partidos podem subornar a equipe administrativa para fraudar a votação e fazê-los ganhar. Mas não para apenas aí. Até mesmo as pessoas podem entrar no gerenciamento de votação na esperança de obter altos pagamentos para vender seus serviços à parte que está disposta a pagar a quantia. Assim, a adulteração de votos, manipulação de funcionários eleitorais ou mesmo votação dupla pode ocorrer a qualquer momento.

Mas com o voto eletrônico usando blockchain, essa situação pode mudar. Na realidade, o blockchain pode evitar problemas de votação dupla e garantir que um único eleitor tenha apenas uma chance de votar. Mais ainda, também eliminará qualquer envolvimento de terceiros e estabelecerá votação à prova de falsificação.

Melhor segurança cibernética

Devido à integração da tecnologia, agora muitas pessoas também podem votar online. Portanto, esses votos online precisam ser contados corretamente e precisam de armazenamento adequado fora do alcance de todos. No entanto, a manipulação ou eliminação de votos é um problema preocupante para este tipo de sistema de votação. Na maioria dos casos, essas tecnologias não podem oferecer a segurança total que esse nicho precisa.

Portanto, é hora de o aplicativo de votação blockchain intensificar o jogo. Na realidade, o blockchain lida perfeitamente com o problema, pois pode repelir qualquer ataque externo ou interno. Mais ainda, existem muitos aplicativos que também podem lutar contra ataques DDoS. Portanto, é uma grande vantagem para a comunidade eleitoral e os cidadãos de um país.

Melhor gestão de operações de votação

O gerenciamento de operações de votação é uma responsabilidade enorme e muitos não cumprem totalmente com isso. Há muitos elementos em jogo aqui e harmonizá-los todos juntos é uma decisão difícil. Por exemplo, falhas de planejamento, produção e falhas de logística podem cobrar seu preço; se você não tiver medidas preventivas, pode ser um grande desastre muito rapidamente.

Portanto, usar o aplicativo de votação baseado em blockchain pode ajudar a gerenciar todos os problemas de um único lugar. É uma boa maneira de rastrear os processos e garantir que tudo esteja indo de acordo com o planejado. Aqui, o governo pode usar dispositivos IoT para rastrear. Então, é uma grande vantagem para todos.

Contagem de votos mais rápida

Cédulas de papel são um método antigo de votar. Mais ainda, quando há milhões e milhões de pessoas envolvidas, a contagem dos votos pode levar anos para ser concluída. Só nos Estados Unidos, leva vários dias para contar votos em vários estados. Na realidade, esse retardo agrava a situação e também dá margem para manipular o resultado final.

Portanto, usar o blockchain na votação é uma adição maravilhosa para resolver os problemas. Na realidade, o blockchain pode resolver o resultado final diretamente depois que um eleitor votar. Assim, o voto será contado de forma instantânea e eficaz. Como não há humanos envolvidos, não há escopo de erros humanos também.

Quer verificar mais casos de uso de blockchain? Confira os mais de 20 principais casos de uso de blockchain no momento!

Exemplos do mundo real de sistemas de votação baseados em Blockchain

Você deve estar se perguntando sobre as implicações do mundo real dos sistemas de votação de blockchain. Bem, na verdade, existem muitos países que tomaram iniciativas para o blockchain. Então, vamos verificar alguns exemplos de votação do blockchain para ver o cenário real.

Estônia

O governo da Estônia é um dos primeiros exemplos de votação com base em blockchain usando essa tecnologia há algum tempo. No momento, a Estônia é uma das nações avançadas do mundo. Mais ainda, não só na votação, mas também estão usando essa tecnologia em cartões inteligentes e facilitando muitos serviços governamentais.

Canadá

O Canadá também é outro país para o exemplo de votação com base em blockchain. A Câmara de Comércio Digital do Canadá iniciou recentemente sua primeira adoção do blockchain na eleição e está orientando todos os partidos políticos nele.

Serra Leoa

Serra Leoa é outro país que usa blockchain na votação. Mais ainda, eles já conduziram uma votação baseada em blockchain e revisaram como o sistema está funcionando. Na realidade, o Governo quer aumentar o nível de transparência e confiança no sistema e garantir que seja uma oportunidade justa para todos.

Rússia

A Rússia também está trabalhando em um projeto de sistema de votação blockchain. Na realidade, as Autoridades de Moscou estão realizando um projeto piloto de votação eletrônica desde 2019. Aqui, eles fizeram parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação de Moscou (DIT) e a Comissão Eleitoral da Cidade de Moscou. No momento, eles acreditam que os resultados são bem-sucedidos e querem levar isso para a próxima fase.

Blockchain pode ajudá-lo a impulsionar seus negócios. Comece seu projeto de blockchain usando nossa estratégia de implementação de blockchain agora!

Suíça

A Suíça é outro país que está trabalhando no projeto do sistema de votação blockchain. Na realidade, a maioria dos cidadãos de Zug já está muito satisfeita com as ofertas de blockchain de e-votação, pois torna o processo muito rápido e econômico. Mais ainda, eles também participaram da votação recentemente para testar o sistema.

Dinamarca

A Dinamarca está trabalhando em um projeto de sistema de votação blockchain. Já está usando essa tecnologia para muitos setores governamentais. O governo também usou esse sistema para dar votos, e agora eles estão promovendo suas eleições internas usando essa tecnologia.

Austrália

A Austrália também está na corrida para usar o blockchain na votação. No momento, eles estão planejando usar essa tecnologia em seus futuros esquemas de votação. Além disso, eles querem ter certeza de que o sistema é à prova de adulteração e 100% protegido antes de se integrar oficialmente ao sistema.

Coreia do Sul

A capital da Coreia do Sul, Seul, está participando do uso de blockchain para votação. No momento, eles estão se certificando de que a plataforma cidadã Democracy Seoul esteja totalmente integrada com o blockchain para evitar qualquer fraude eleitoral.

Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para ver mais exemplos do mundo real de casos de uso baseados em blockchain.

Pensamentos Finais

No final das contas, o blockchain na votação pode ser uma bênção se o mundo o tratar assim. No entanto, como o blockchain ainda está evoluindo, muitos estão céticos sobre a autenticidade dessa nova tecnologia. Sim, sabemos que o blockchain não é tão perfeito; ainda assim, pode oferecer muitos casos de uso se começarmos a integrar ou nos concentrarmos mais em torná-lo mais seguro e justo.

Portanto, é hora de os governos de todo o mundo se manifestarem e tomarem a iniciativa de tornar nossas eleições mais transparentes e justas. Se você quiser saber mais sobre como o blockchain pode afetar este sistema, recomendamos começar com nosso curso gratuito de blockchain.