Como o Blockchain pode atrapalhar os cuidados de saúde?
Blockchain é um catalisador para a mudança de processos e modelos de negócios nas empresas de saúde. Vamos descobrir exatamente como o blockchain está se tornando uma força disruptiva, particularmente no setor de saúde.
O setor de saúde é um grande mercado. Apenas nos EUA, o gasto total com saúde é estimado em US $ 3,8 trilhões em 2018. Também está previsto chegar a US $ 6 trilhões até o ano de 2027. Mas a triste realidade é que esse aspecto importante de nossa vida é extremamente ineficiente. Na realidade, mais de 30% dos gastos com saúde são um desperdício devido à má gestão e segurança.
O blockchain de inovação de última geração se relaciona com a saúde ao oferecer alta segurança, rastrear medicamentos e devolver a propriedade a indivíduos que têm o direito de consentir com seu uso. Mais ainda, os indivíduos também podem migrar entre os dados com base na custódia dos dados através de várias fronteiras organizacionais.
Blockchain pode realmente fazer uma mudança, e é chegada a hora de nosso setor de saúde utilizar esta tecnologia para seus próprios benefícios. Portanto, neste guia, vou orientá-lo no reino do blockchain na área de saúde e como essa tecnologia está interrompendo lentamente este setor. Vamos começar!
Inscreva-se agora: Curso Básico de Blockchain Gratuito
Blockchain na área de saúde: por que esse setor precisa mudar?
O sistema de saúde atual está cheio de lacunas e problemas de segurança. A maioria dessas questões gira em torno de dados médicos, cadeia de suprimentos de medicamentos, testes clínicos, informações do paciente, credenciais do médico e assim por diante. A partir de hoje, esses problemas são tão avassaladores que mesmo as principais empresas de saúde não são capazes de lidar com eles. Vamos ver quais são esses problemas –
Medicamentos falsificados
Este é um dos problemas mais mortais do setor. Na realidade, as indústrias de saúde não têm as ferramentas adequadas para rastrear cada medicamento desde o estágio de fabricação até os pacientes. Portanto, muitos medicamentos são falsificados. A pior parte é que esses medicamentos falsificados entram no sistema sem serem detectados e as pessoas só os compram para adoecerem gravemente.
Em muitos casos, essas drogas são até fatais. O problema é que o grande número de medicamentos falsificados também faz com que o setor de saúde perca dinheiro todos os anos. As empresas farmacêuticas podem perder bilhões a cada ano com produtos falsificados.
Má gestão e segmentação de dados
Este é outro aspecto importante em que o sistema de saúde falha muito. Na verdade, o sistema de gestão no setor de saúde realmente não está à altura. Como resultado, a maioria dos dados é perdida ou perdida. Então, quando há necessidade deles, você não pode encontrá-los facilmente ou a tempo. Na realidade, também pode fazer com que os médicos obtenham informações incorretas ou mesmo atrasos no recebimento das informações adequadas, causando sérios danos aos pacientes.
Além disso, em muitos casos, os dados são segmentados em todo o banco de dados e de maneira desorganizada. Portanto, organizá-los sob os mesmos critérios também não é possível.
Sem privacidade do paciente
A pior parte do sistema de saúde é a falta de privacidade para os pacientes. Do lado do paciente, ele não tem nenhum controle sobre quem pode ver suas informações pessoais e quem não pode. Além disso, eles tendem a não ter acesso às suas próprias informações, o que é bastante absurdo para começar. Na maioria das vezes, essas informações são vendidas a terceiros, onde eles usam indevidamente as informações sem o consentimento do paciente.
Na realidade, isso diminui os níveis de satisfação do cliente e a confiança dos médicos em fazer a melhor ligação.
Armazenamento insuficiente de dados de saúde
Não é uma surpresa que o setor de saúde continuará a armazenar informações do paciente, porque essas informações são necessárias para o benefício dos pacientes e até mesmo para os pesquisadores mais tarde. Mas, com o tempo, o sistema de armazenamento desses dados de saúde tornou-se obsoleto. Não são suficientes para armazenar a quantidade crescente de informações ou mesmo capazes de analisá-las.
Mais ainda, os sistemas de armazenamento de dados têm brechas de software que são facilmente visadas pelos cibercriminosos. Portanto, representa a ameaça de uma violação de segurança maciça.
Fraca segurança cibernética
Os sistemas de saúde precisam ter um nível mais alto de protocolos de segurança para proteger a confidencialidade dos pacientes e do médico. Mas a tecnologia que eles estão usando atualmente não é adequada para esta tarefa. Na realidade, a tecnologia legada está sujeita a brechas de segurança que estão dando origem a ataques cibernéticos.
Na maioria das vezes, esses cibercriminosos obtêm acesso a esses dados e os vendem a terceiros que fazem mau uso das informações. A pior parte é que, em muitos casos, a autoridade nem percebe que o sistema foi hackeado.
Portanto, sem resolver esse problema, o setor de saúde logo ficará para trás.
Custo crescente
O custo da saúde está aumentando dia a dia. Mais especificamente, o custo de fabricação dos medicamentos é muito alto e, por isso, os consumidores têm que comprá-los por um preço alto. Isso não permite que todas as pessoas tenham acesso a instalações de saúde adequadas, que é seu direito.
No entanto, devido às crescentes ineficiências do setor da cadeia de abastecimento, os custos de fabricação e transporte aumentam, levando a um aumento no preço do produto. Então, para começar, este setor precisa descobrir as ineficiências e tomar medidas com base nisso.
Leia também: Principais recursos da tecnologia Blockchain
Benefícios do Blockchain nas indústrias de saúde
Agora que você sabe quais são os principais problemas desse setor. Vamos verificar os benefícios que o blockchain pode trazer para a mesa.
Precisão de dados
O uso do blockchain na área de saúde pode ajudá-lo a obter a precisão dos dados em cada estágio. Para garantir que todos os registros médicos do sistema de saúde estejam em dia, o blockchain pode emprestar sua imutabilidade à tarefa. Na realidade, qualquer informação armazenada no blockchain não pode ser alterada de forma alguma. Portanto, se você implementar um procedimento de auditoria adequado, todos os documentos permanecerão intactos.
Assim, não haverá espaço para qualquer tipo de discrepância ou informações imprecisas. Já existem muitos projetos em andamento para resolver este problema específico para a saúde.
Interoperabilidade
Os benefícios do blockchain na área de saúde também se estendem à interoperabilidade. Na realidade, você pode usar a tecnologia blockchain para se conectar a várias partes dentro deste setor. Por exemplo, você pode usar uma plataforma de blockchain para funcionar como um hub para se conectar a provedores de seguros de saúde, hospitais, produtos farmacêuticos, distribuidores ou até mesmo inspetores de saúde.
Dessa forma, você terá uma experiência mais completa, onde o paciente pode solicitar automaticamente o seguro quando estiver no hospital. Além disso, isso ajuda a verificar muitos documentos legais em um tempo muito mais curto.
Alta seguranca
A Blockchain se esforça para oferecer os melhores protocolos de segurança do mercado. Usando blockchain, os sistemas de saúde podem aumentar seus procedimentos de segurança e eliminar qualquer ameaça de ataques cibernéticos.
Portanto, nenhum criminoso pode simplesmente invadir o sistema e acessar os dados e vendê-los a terceiros. Este é um dos benefícios do blockchain na área da saúde que é totalmente necessário. Além disso, como a tecnologia não tem um ponto de falha central, em tempos de desastres naturais, a comunidade de saúde pode acessar os documentos independentemente de sua localização.
Baixo custo de manuseio
O custo de manuseio da tecnologia blockchain é bastante baixo em comparação com os sistemas legados tradicionais. Mesmo com baixa manutenção, o sistema é perfeitamente capaz de lidar com um grande aumento de tráfego em um curto espaço de tempo. Além disso, algumas plataformas podem oferecer de 3.000 a 10.000 transações por segundo. Imagine o quanto isso é mais rápido em comparação com os sistemas de processamento tradicionais.
Isso é algo que falta ao setor de saúde, pois investe milhões de dólares todos os anos apenas para manter. Na realidade, o blockchain pode atrapalhar a saúde de forma eficaz, oferecendo esta solução de redução de custos sem complicações. No entanto, existem alguns outros fatores de custo para isso. Vou explicar em breve.
Rastreabilidade em tempo real
Outro benefício do uso de blockchain neste setor é o recurso de rastreabilidade. Na realidade, o blockchain pode oferecer rastreamento em tempo real de drogas ou qualquer outra ação dentro do ecossistema. Por exemplo, os fabricantes podem rastrear todos os medicamentos desde a linha de produção até os consumidores. Mais ainda, eles podem até rastrear seus suprimentos para garantir a mais alta qualidade a cada vez.
Outro grande recurso é o rastreamento de relatórios de exames médicos. Usando isso, o paciente saberá exatamente quando ele / ela pode esperar receber a entrega de vários exames médicos. Então, desta forma, blockchain e saúde podem começar a coexistir e criar um ecossistema de trabalho melhor e eficiente.
Leia também: Blockchain para saúde: casos de uso e aplicativos
Quais são os casos de uso prováveis?
Protegendo Registros Eletrônicos de Saúde
Vamos imaginar um cenário onde você só precisa preencher seus formulários médicos apenas uma vez e não lidar com nenhuma papelada nunca mais! O Blockchain na área de saúde pode oferecer a você um único portal com todas as informações em formatos digitais. Normalmente, os setores de saúde ainda estão usando sistemas manuais baseados em papel, que estão sujeitos a erros.
Mas com o blockchain na mistura, é apenas uma questão de tempo onde cada documento ganha uma presença digital. Além disso, existem muitas aplicações de blockchain na área de saúde que criam um hub para o paciente, e ele / ela pode carregar suas informações gerais lá, e outros médicos podem visualizá-las com permissão.
Então, é um ótimo caso de uso para blockchain.
Melhores reclamações de seguros e auditorias
Blockchain e saúde podem criar um ecossistema maravilhoso onde os sinistros de seguro são processados em uma velocidade maior. Na realidade, todos nós precisamos de seguro saúde para cobrir nossas contas médicas. Mas o processo é extremamente demorado e um pouco tedioso.
Na verdade, todos os americanos precisam ter seguro saúde, ou então terão que enfrentar uma multa. Embora o sistema possa variar de país para país, no final, o seguro desempenha um grande papel nele. Então, o processo precisa ser o mais suave possível, ou sempre haverá alguém que terá problemas por isso.
Usando o blockchain, as empresas podem simplificar suas apólices de seguro saúde, rastreando qualquer comportamento suspeito e livrando-se de toda a papelada. Além disso, ao se conectar diretamente ao hospital, eles podem obter atualizações sobre as condições e requisitos do paciente.
Prevenção de faturamento fraudulento
Todos os anos, bilhões e bilhões de dólares são coletados como forma de liquidação de cobranças fraudulentas e receitas falsas. A transparência dessas contas médicas é inexistente, e por isso os pacientes são vítimas disso todos os dias. Para impedir isso, o blockchain pode oferecer a transparência de cada transação que aconteceu para cada paciente.
Como o paciente pode controlar suas contas por meio da plataforma blockchain, não há espaço para golpes de contas médicas ou faturamento excessivo de um paciente. Assim, as indústrias de blockchain e saúde podem criar um espaço seguro adequado para os consumidores que constrói confiança e segurança.
Consulte Mais informação: Blockchain na indústria farmacêutica: a indústria farmacêutica evoluirá?
Reduzindo produtos farmacêuticos falsificados
Os produtos farmacêuticos falsificados são um dos principais problemas do setor da saúde. Como você já sabe, isso causa bilhões de perdas todos os anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 10% dos produtos farmacêuticos do mundo são produtos falsificados. Mesmo que pareça uma pequena quantia, na realidade, coloca $ 75 bilhões nos bolsos dos fabricantes ilegais.
Mais ainda, com tantos produtos falsificados a cada ano, 100.000 pessoas morrem. Nesse caso, o blockchain interromperia o atendimento à saúde, oferecendo um procedimento de rastreamento adequado. Na realidade, você pode usar o blockchain para rastrear todos os medicamentos e garantir que os consumidores recebam apenas os originais. Mais ainda, isso também ajudará a identificar quaisquer medicamentos e fabricantes falsificados.
Verificando Ensaios Clínicos
Este é mais um dos casos de uso da tecnologia blockchain na área de saúde. Na realidade, testes médicos ou testes clínicos dependem muito do processo de verificação de dados porque vidas valiosas dependem disso. No entanto, os dados não são 100% verificados em muitos casos, dando um escopo de atividades fraudulentas.
Mas o custo de verificar todos os dados é muito caro quando o orçamento é apertado. Mais ainda, o retorno para esse tipo de investimento é próximo de zero. Aproximadamente $ 150.000 são gastos na verificação de dados com apenas $ 500 em troca.
No entanto, o blockchain pode ajudar a resolver esse problema, oferecendo um mecanismo de hashing para verificar e registrar a data e hora de todos os dados para evitar erros. Portanto, também pode reduzir o custo de armazenamento ou verificação de todas essas informações. Já existem muitas aplicações de blockchain na área de saúde que oferecem esse recurso.
Proteção de dados do paciente
Os dados do paciente são um dos elementos mais importantes das indústrias de saúde. Como você já sabe, os pacientes no momento não têm controle sobre seus dados. Portanto, o uso indevido de todas as informações é uma tarefa fácil para criminosos ou empresas obscuras.
Além disso, na maioria dos casos, essas violações de dados custam caro, pois nos Estados Unidos isso leva cerca de US $ 6,2 bilhões a cada ano. Mais ainda, esse custo é repassado para os pacientes, aumentando em última análise suas despesas gerais, o que definitivamente não é justo.
O Blockchain pode atrapalhar o setor de saúde usando suas políticas de privacidade. Muitas plataformas de blockchain são privadas ou federadas. Assim, usando essas plataformas como base, o setor de saúde pode oferecer privacidade e segurança aos pacientes. Assim, também eliminará violações de dados.
Credenciamento de equipe médica
Existem muitos médicos e especialistas na área médica sem uma verificação de antecedentes adequada. Em muitos casos, a falta de tempo e recursos e a demanda esmagadora podem fazer hospitais ou clínicas negligenciarem esse processo.
Como resultado, às vezes, pessoas subqualificadas podem ser contratadas em uma posição de trabalho exigente, o que também coloca os pacientes em risco. No entanto, o blockchain pode substituir rapidamente este método antigo de verificação com descentralização de última geração, onde pode ser verificado diretamente online.
Mais ainda, você também pode usar essa tecnologia para permitir acesso total, parcial ou muito limitado a todas as credenciais. No momento, existem muitas aplicações de blockchain na área de saúde que oferecem esse recurso.
Consulte Mais informação: Lista de mais de 20 casos de uso de tecnologia Blockchain
Desafios e considerações de implementação
Existem certos desafios de implementação associados ao blockchain. Na verdade, usar o blockchain na área de saúde ainda precisa de muito trabalho. No momento, o blockchain ainda é uma tecnologia relativamente nova. Portanto, ele tem algumas restrições que precisam ser corrigidas. Portanto, qualquer implementação de blockchain no setor de saúde precisa considerá-los de antemão.
Restrições de escalabilidade
Blockchain é uma tecnologia maravilhosa, mas há uma compensação quando se trata de usar todos os benefícios que ela oferece. Para começar, trata de problemas de escalabilidade.
Portanto, quando há muitos participantes na rede, o desempenho da rede se deteriora drasticamente. Portanto, isso pode representar um grande problema, pois o setor lida com muitos pacientes ao mesmo tempo.
No entanto, existem alguns fatores cruciais para isso. Certa implementação de blockchain na área de saúde está tentando resolver o problema com blockchains privados ou usando consensos diferentes. Mas ainda precisa de um longo caminho a percorrer.
Padronização de Dados
A padronização de dados é um grande ponto de preocupação. Sem entender ou selecionar que tipo de informação deve ser armazenada na plataforma, você não pode utilizar os benefícios de forma adequada. Por exemplo, se você escolher um tipo de dados que é muito maior, então você achará difícil armazenar todos os tipos de informação, mesmo se você usar blockchain.
Digamos que uma plataforma queira preservar o atestado médico também. Mas esse é um tamanho desnecessariamente grande para armazenamento, o que evidentemente afetará o desempenho. Portanto, nesse caso, delinear a padronização de dados de antemão irá evitar que ela tenha um desempenho insatisfatório. Qualquer tipo de implementação de blockchain na área de saúde deve oferecer padrões para o armazenamento de dados.
Os desafios de implementação do Blockchain podem se tornar um grande obstáculo para o seu projeto se você não souber como gerenciá-los. Você pode verificar os 10 principais desafios de implementação de blockchain corporativo para aprender mais sobre eles.
Processo de Adoção Lento
Um dos grandes desafios do blockchain na área de saúde é a fase de adoção. Como é uma tecnologia nova, muitos não estão interessados em usar a tecnologia em vez dos sistemas legados que usam há anos. Na realidade, é uma mudança enorme e pode alterar a forma como conduzimos os negócios.
Além disso, a incompletude ou o novo recurso é um tanto imprevisível porque ninguém sabe como será um mundo com um ecossistema baseado em blockchain. Portanto, o processo de adoção ainda é bastante lento. Nesse caso, as organizações ou plataformas podem oferecer incentivos para motivar as pessoas a participarem.
Alto custo
Esta é uma das desvantagens do blockchain na área de saúde. Na realidade, a tecnologia blockchain pode aumentar suas receitas, mas implementar ou mesmo substituir sistemas anteriores por isso requer um investimento massivo.
Como a tecnologia ainda não está amplamente disponível e apenas uma pequena quantidade de empresas ou startups estão trabalhando nela, o preço ainda é bastante alto. Além disso, como as organizações de saúde precisam migrar de seus sistemas antigos para a nova tecnologia, será necessário mais tempo e dinheiro para substituir cada um deles. É por isso que muitas empresas não estão interessadas em investir tanto dinheiro em tecnologia.
Considerações regulatórias
Outra das principais desvantagens do blockchain na área de saúde é a falta de regulamentações. Sem regulamentações adequadas na plataforma, o setor de saúde não pode ter um desempenho eficiente. Essas empresas precisam de regulamentos para acompanhar as tarefas diárias e seguir regras específicas para eliminar quaisquer atividades ilícitas.
Portanto, o que as organizações podem fazer é definir políticas sobre a administração da tecnologia blockchain e definir os termos regulatórios de antemão. No entanto, eles também precisam considerar a natureza descentralizada do sistema também.
Qualquer tipo de modificação deve ocorrer sem afetar os princípios fundamentais do blockchain.
Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)
Empresas do mundo real que usam Blockchain para saúde
Mudança de saúde
A Change Healthcare é uma das empresas que está usando o blockchain no setor de saúde. De qualquer forma, eles estão oferecendo uma Intelligent Healthcare Network ™ para gerenciar reclamações de pacientes e rastreamento de status em tempo real. Mais ainda, está usando o Hyperledger Fabric como a tecnologia subjacente para o projeto.
Quer saber mais sobre o tecido Hyperledger? Confira nosso guia definitivo sobre tecido Hyperledger agora!
FDA (Food and Drug Administration)
A solução da FDA é outra tomada criativa onde você pode ver o blockchain interrompendo a saúde. Mais ainda, esta plataforma irá proteger dados de saúde como EMR, dados genômicos, testes clínicos e assim por diante. De qualquer forma, esta tecnologia também está usando Hyperledger para alimentar sua solução.
DHL
A DHL é outro bom exemplo de blockchain prosperando no setor de saúde. Na realidade, eles estão trabalhando com a Accenture em um POC que rastreará os medicamentos desde a fabricação até os consumidores. Dessa forma, eles podem lidar facilmente com problemas de falsificação.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças também estão aqui para usar essa tecnologia no setor de saúde. No momento, eles estão trabalhando diretamente com a IBM em uma plataforma que registrará e fornecerá segurança a todos os Registros Eletrônicos de Saúde (EHR). Então, eles estão usando o Hyperledger Fabric para isso.
Pfizer
É uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Na realidade, a Pfizer e a Biogen estão usando blockchain para perturbar o setor de saúde, criando o Grupo de Trabalho de Blockchain de Fornecimento Clínico. Mais ainda, este grupo está desenvolvendo um POC para rastrear e gerenciar registros do inventário digital de produtos farmacêuticos.
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Outro dos grandes projetos de saúde de blockchain é usar a tecnologia para compartilhar dados com segurança sobre o coronavírus. Mais ainda, a plataforma usará o Hyperledger Fabric como a tecnologia subjacente. Além disso, a plataforma pode oferecer detecção precoce e pontos de acesso para COVID-19.
Metlife
O centro de inovação da MetLife, LumenLab, está trabalhando em processos de automação de seguro saúde. Na realidade, eles estão oferecendo seguro automatizado para mulheres grávidas que estão lidando com diabetes gestacional. A melhor parte é que eles nem precisam reivindicar o seguro; ele irá automaticamente para eles assim que eles apresentarem uma prova dos problemas.
GlaxoSmithKline
A GlaxoSmithKline é uma das maiores empresas farmacêuticas do momento. Mas eles também estão trabalhando em vários projetos de saúde de blockchain. Um dos projetos usa Ethereum que rastreará todos os produtos farmacêuticos e eliminará o escopo de falsificações para se misturar com produtos autênticos.
McKesson
McKesson é uma das empresas líderes no setor de saúde. Na realidade, essa empresa, junto com outras gigantes, está trabalhando com a MediLedger para criar uma plataforma de contratação e estorno. As empresas farmacêuticas geralmente têm um acordo de preços com GPOs e atacadistas. Portanto, é importante que todas as partes conheçam as preferências antes de comprá-las.
UnitedHealth Group
O UnitedHealth Group está trabalhando em um dos projetos de saúde blockchain que se concentra em manter todos os registros de saúde atualizados e protegidos. Na realidade, como a saúde lida com informações incorretas na maioria das vezes, a empresa está tomando medidas para eliminar esse problema de uma vez por todas.
Consulte Mais informação: Lista das 50 principais empresas que usam a tecnologia Blockchain
Pensamentos Finais
Blockchain lentamente assumindo o controle das indústrias de saúde. No entanto, pode ser uma das tecnologias até agora que está mudando a hierarquia do setor de saúde, dando autoridade aos pacientes.
Essa transferência de autoridade está, em última análise, levando a um atendimento mais centrado no paciente. No entanto, os efeitos do blockchain na área de saúde estão apenas no nível superficial até o momento. Ainda tem um longo caminho a percorrer.
Qualquer iniciante pode usar este guia para aprender sobre a força disruptiva da tecnologia. Mas se você estiver mais interessado em aprender sobre a tecnologia blockchain, pode começar com nosso curso gratuito de blockchain. Dê o primeiro passo em direção a uma nova era agora!