Descentralizado x centralizado: uma comparação detalhada

No mundo do blockchain, você encontrará muito o debate descentralizado versus centralizado. Afinal, a tecnologia blockchain pode tornar os sistemas centralizados uma coisa do passado.

Em qualquer cenário, se você é novo na tecnologia de blockchain, então você pode ficar confuso com os conceitos de centralização vs descentralização.

Neste artigo, vamos explorar o conceito descentralizado vs centralizado em conexão com as indústrias atuais e blockchain.

Então, sem qualquer demora, vamos começar.

Se você está com pressa, verifique a tabela.

Centralizado Descentralizado
Envolvimento de terceiros sim Não
Ao controle O controle total fica com a autoridade central O controle fica com o próprio usuário
Hackable Mais propenso a hacks e vazamentos de dados Menos sujeito a hacks e vazamentos de dados como nenhum ponto único de falha
Ponto unico de falha sim Não
Fácil de usar Intuitivo e fácil de usar Não é fácil de usar
Taxas de câmbio Taxas mais altas Menos taxas
Anônimo Os usuários não são anônimos Oferece anonimato

Descentralizado x centralizado: uma comparação completa

Vamos começar com a comparação entre descentralizado e centralizado.Descentralizado x centralizado

Leia também,

  • Blockchain para iniciantes: guia de primeiros passos
  • Salário do desenvolvedor Blockchain em ascensão

O que é centralização? E como isso funciona?

A centralização gira em torno de nós mais do que você pode esperar. Se estiver usando plataformas de mídia social como o Facebook, você está usando um sistema centralizado. Outras plataformas online populares, como o YouTube, também são centralizadas.

Então o que isso significa?

Isso significa que uma autoridade central está no controle dos dados e funções da referida plataforma. Portanto, se você estiver usando a plataforma do Facebook, a empresa Facebook tem controle total sobre os diferentes aspectos de seus recursos, incluindo a capacidade de decidir quem e quem não pode entrar na plataforma.

Se você quiser uma perspectiva técnica, o sistema centralizado requer intermediários terceirizados para verificar os dados. Isso significa que se você está enviando uma mensagem para seu amigo usando a plataforma do Facebook, os dados serão verificados e depois transferidos por essa plataforma.

Outro ótimo exemplo seria o envio de um e-mail. No momento em que você envia um e-mail para outra pessoa, o provedor de serviços de e-mail tem conhecimento do que você enviou e de quando. Essas informações são armazenadas de forma privada, sem nenhum identificador, mas o serviço de e-mail, em qualquer caso, tem uma cópia dessas informações.

Em suma, os serviços centralizados têm suas informações armazenadas com o seu consentimento. Se você se lembrar da primeira vez que criou uma conta em qualquer plataforma centralizada, como Facebook, Yahoo, Gmail, etc., você tinha que fornecer seu nome completo, nacionalidade, data de nascimento e quaisquer outras informações para se registrar no plataforma.

Então, por que estou lhe contando tudo isso?

O fato de que tudo é armazenado em um local centralizado, pode ser hackeado ou mal utilizado para outros fins. O Yahoo, em 2015, percebeu um dos maiores hacks em que o grupo de hackers conseguiu visualizar e-mails privados de milhões de contas!

A centralização também pode se referir a uma estrutura organizacional onde a capacidade de tomada de decisão é apenas com poucas pessoas. Isso significa que também cobriremos a organização descentralizada versus centralizada.

Agora que temos uma compreensão de uma entidade centralizada, vamos dar uma olhada em como ela funciona.

Internet centralizada vs descentralizada

Vantagens da centralização

Existem, sem dúvida, vários benefícios ou vantagens da centralização. Eles estão listados abaixo.

1. Cadeia de comando

Com centralizado, a cadeia de comando é claramente definida. Se uma organização utiliza a centralização, eles conhecem a cadeia de comando. Isso significa que cada pessoa na organização conhece sua função e a quem também deve denunciar. Eles também sabem qual pessoa está sob seu controle e são responsáveis ​​pelas ações de seus subordinados também.

Tudo isso também significa que a delegação é fácil na cadeia. Os executivos seniores podem facilmente delegar trabalho a seus subordinados e finalizar e terminar o trabalho da melhor maneira possível. Se o trabalho for concluído com sucesso, ele cria um nível de confiança entre os trabalhadores e a cadeia, melhorando a confiança necessária para fazê-lo funcionar.

Quando se trata de uma rede que utiliza centralização, um nó central ou um conjunto de nós são responsáveis ​​pela verificação transacional.

2. Custos reduzidos

Uma das maiores vantagens da centralização é o custo associado a ela. Qualquer rede ou infraestrutura centralizada requer menos suporte e custo. Como organizações ou redes centralizadas são pré-planejadas, os custos associados a elas não cruzam os orçamentos até e a menos que seja absolutamente necessário para expandir a rede.

3. Implementação de decisão rápida

Não há dúvida de que as organizações ou redes de centralização permitem a implementação rápida de decisões. Como as redes centralizadas têm menos nós ou pessoas, requer menos comunicação entre os diferentes níveis de autorização.

Além disso, se uma rede centralizada decidir implementar uma mudança, isso pode ser feito em questão de minutos. Por exemplo, uma rede centralizada pode colocar mais ênfase no procedimento KYC e decidiu adicionar mais requisitos para ele. Como a rede é centralizada, eles podem forçar as novas diretrizes ou alterar o procedimento KYC, que pode entrar em operação quase que instantaneamente após o teste adequado.

Desvantagens da Centralização

Existem também várias desvantagens de centralização. Alguns deles são os seguintes:

1. Confiança

Mesmo que as organizações centralizadas sejam seguras e confiáveis, elas não são 100% seguras ou confiáveis. A confiança é um acordo que é definido pelo provedor de serviços e o usuário.

No entanto, isso é um acordo e pode ser quebrado facilmente. Grandes corporações sofrem com problemas de confiança de seus usuários, de vez em quando.

Acontece quando há um lapso de segurança no sistema, as pessoas tendem a ignorar o serviço por algum tempo antes que o prestador recupere a confiança oferecendo soluções e remuneração aos afetados.

Tudo isso acontece por causa da centralização e pela razão de todos os dados serem armazenados em um banco de dados centralizado.

2. Ponto único de falha

A centralização também significa que toda a rede depende de um único ponto de falha. As organizações sabem sobre a desvantagem e, portanto, implantaram medidas para contê-la. No entanto, o fato de haver uma chance de falha é uma grande desvantagem para serviços de missão crítica.

3. Limitação de escalabilidade

Como um único servidor é usado na maioria dos casos, isso leva a limitações de escalabilidade.

Qual é o estado atual de centralização?

A centralização é, sem dúvida, uma forma eficaz de gerenciar organizações ou redes. Ele tem sido usado com eficácia por grandes organizações, como Microsoft, Facebook, Yahoo e assim por diante. Na verdade, nossos governos também dependem de uma abordagem centralizada.

No caso de um governo centralizado, os executivos políticos coordenam o poder. Você também pode exercer o poder em vários casos.

Para uma grande corporação, a centralização garante que seus dados permaneçam seguros. Isso é necessário para que seus segredos comerciais não vazem. No entanto, há uma maneira modificada de lidar com os dados com a opção de usar redes descentralizadas, como blockchain.

Podemos facilmente dizer que a centralização ainda é muito prevalente no mercado atual. E nem todas as empresas não precisam adotar a descentralização apenas por fazer. Diferentes modelos de negócios prosperam em uma rede centralizada e vai demorar um pouco antes que mais e mais empresas se movam para modelos descentralizados.

O que é descentralização? E como isso funciona?

Agora que temos um entendimento completo de centralização, seria fácil para nós entender e aprender sobre descentralização.

A ideia de descentralização é nova. Ele veio à tona com o lançamento do bitcoin em 2009. Ele também introduziu um novo conceito legal que torna possível a descentralização, ou seja, a tecnologia blockchain. Aqui, se um usuário envia bitcoin para outro usuário, ele não precisa passar por uma autoridade centralizada.

No entanto, isso não significa que a transação não foi verificada. As transações são verificadas com o uso de algoritmos de consenso.

A rede usada pelo bitcoin pode ser conectada por qualquer pessoa.

Isso significa que está aberto. Ele também exibiu outros recursos importantes, como transparência, onde qualquer pessoa pode verificar as transações, se necessário. Em tal rede, uma pessoa ou máquina que se conecta à rede é denominada “nó”. No final, haverá uma rede com milhares de nós capazes de enviar e receber fundos uns dos outros.

Vamos dar um exemplo do mundo real para entender o conceito.

Uma rede de energia descentralizada é onde as pessoas podem se conectar e comprar energia de outras entradas independentes. Dessa forma, eles não precisam pagar os intermediários para acessar a energia em primeiro lugar.

A rede de energia distribuída depende da tecnologia blockchain sem a necessidade de uma autoridade centralizada. Os nós que estão gerando a energia podem compartilhá-la com a rede e serem pagos por isso.

Vantagens da descentralização

Existem múltiplas vantagens de descentralização.

1. Controle Total

Uma das vantagens mais significativas da descentralização é que os usuários têm controle total sobre suas transações.

Isso significa que eles podem iniciar uma transação quando quiserem, sem a necessidade de autorizá-la de uma autoridade centralizada. Em termos simples, que o processo de verificação não depende de terceiros e uma rede descentralizada utiliza métodos de consenso para verificar as informações.

2. Os dados não podem ser alterados ou excluídos

A estrutura de dados da tecnologia Blockchain é apenas anexada. Isso significa que não há chance de ninguém modificar ou alterar os dados depois de armazenados. Existe outra tecnologia de blockchain que utiliza diferentes modelos de dados, como Corda, mas eles também seguem a propriedade de imutabilidade.

3. Seguro

As redes descentralizadas são seguras devido à forma como lidam com dados e transações. Eles usam criptografia para garantir que os registros de dados estejam seguros. Além disso, os dados no bloco atual requerem dados do bloco adjacente para que ele possa usar criptografia para validar os dados.

4. Censura

A descentralização também significa menos censura. Em um sistema centralizado, há mais chances de que as informações sejam censuradas. No entanto, a rede descentralizada é menos sujeita à censura, pois não existe uma autoridade central que controle os dados. Vamos dar um exemplo para entender o cenário.

O Twitter, por exemplo, é conhecido por censurar contas quando encontra algumas postagens ofensivas ou o faz quando o governo tenta censurar contas se isso vai contra sua agenda.

No caso da descentralização, os pares podem interagir diretamente e, portanto, não há ou há menos censura.

5. Desenvolvimento aberto

As redes descentralizadas apoiam principalmente o desenvolvimento aberto. Isso ocorre por causa de sua natureza e como funciona. Por ter um ambiente de desenvolvimento aberto, a rede obtém serviços, ferramentas e produtos incríveis construídos a partir dele.

Linux, por exemplo, é de código aberto e possui um ecossistema que permite a qualquer pessoa melhorá-lo. O mesmo é verdade para redes descentralizadas. Em comparação, uma rede centralizada ou soluções fechadas não têm a chance de ter um desenvolvimento aberto. Isso limita o desenvolvimento em grande medida.

Desvantagens da descentralização

É claro que há muitas desvantagens na descentralização. Algumas das desvantagens incluem o seguinte:

  1. Conflito: A descentralização pode levar a conflitos se não for bem mantida em uma estrutura organizacional
  2. Custo: Em um ambiente organizacional, a descentralização pode custar mais do que a centralização, pois requer a configuração de sistemas que podem tornar a comunicação mais automática.
  3. Crime: Quando se trata de blockchain descentralizado, o crime pode ser uma grande desvantagem. Como tudo é feito na rede é anônimo e pode levar ao uso indevido.
  4. Volatilidade: A criptomoeda descentralizada mostra um comportamento volátil onde os preços flutuam muito!

Qual é o estado atual da descentralização?

A descentralização veio para ficar. Você verá que muitas das principais empresas, organizações e até mesmo governos estão adotando-o, pois oferece mais eficiência para a rede no longo prazo.

Dubai é uma das primeiras ondas de governos que estão atualmente adotando o blockchain em toda a sua estrutura de governança. É agora denominada como a capital mundial de desenvolvimento de blockchain, uma vez que a descentralização ou tecnologia de blockchain está influenciando.

No momento em que este artigo foi escrito, Dubai foi capaz de integrar o blockchain em oito setores da indústria, incluindo imobiliário, turismo, segurança, transporte, finanças, saúde e educação. O resultado final é se tornar a primeira cidade de blockchain do mundo.

A IBM também está na vanguarda ao adotar a tecnologia blockchain e usá-la para melhorar a cadeia de abastecimento de alimentos.

Eles criaram o IBM Food Trust, que visa trazer eficiência e transparência às cadeias de suprimentos de alimentos. Eles estão trabalhando em conjunto com o Walmart e beneficiam todos os participantes da rede com informações acionáveis ​​e rastreáveis.

Existem também vários projetos de contabilidade descentralizados, incluindo Hyperledger, Corda e outros.

Casos de uso centralizados vs descentralizados

Neste artigo, examinaremos alguns dos casos de uso relacionados a centralizado e descentralizado. Todos esses casos de uso o ajudarão a entender melhor como cada um desses conceitos se diferencia e como a descentralização pode realmente ajudar a resolver alguns dos principais problemas dos sistemas centralizados.

Sistema de Pagamentos

Um dos casos de uso mais óbvios de descentralização é o sistema de pagamento. Afinal, o próprio conceito surgiu com a introdução do bitcoin, o primeiro evento monetário descentralizado.

Todas as moedas do mundo que são operadas por bancos funcionam em servidores centralizados. Ao fazer isso, eles têm controle total sobre todas as operações e também sabem sobre todas as suas atividades financeiras..

Isso significa que eles sabem sobre seus hábitos de consumo. No entanto, uma das piores coisas sobre o uso de uma moeda centralizada é que, se alguém obtiver suas credenciais bancárias, poderá acessar facilmente todo o seu dinheiro e usá-lo em seu próprio benefício.

Outra desvantagem dos sistemas de pagamento centralizados é que pode haver uma interrupção ou falha e você não poderá acessar seus fundos quando precisar deles.

Então, como um sistema descentralizado resolve tudo isso? Bem, por ser descentralizado. Como não há autoridade central ou ponto de falha, seus fundos estão sempre disponíveis.

Ele também remove a chance de seus fundos serem hackeados ou acessados ​​por um agente malicioso. Portanto, se você usar a criptomoeda como forma de receber e enviar pagamentos, você tira o papel de entidade centralizada do processo – melhorando-o em todo o caminho. Você pode denominar essas criptomoedas como moedas digitais ponto a ponto.

Outro benefício do sistema de pagamento é a remoção das taxas intermediárias. As únicas taxas associadas ao processo são pequenas ou inexistentes. Eles também não têm fronteiras e são seguros.

Então, quais são as vantagens de usar um sistema de pagamento global? Eles são como abaixo.

  • Transações rápidas
  • Transações baratas
  • Nenhuma informação é compartilhada entre terceiros
  • Seguro
  • Nenhum ponto único de falha
  • Transparente

Votação do Governo

Votar sempre foi um tema polêmico entre o governo e as pessoas que o elegem. As partes opostas também querem usar o tópico para encontrar uma maneira de se defender. Então, o que realmente acontece.

Todo o cenário de votação está lidando com uma questão mais importante, a transparência. A forma atual de fazer a votação não leva em conta a transparência. Isso resulta em muitas teorias de conspiração sobre como os votos são manipulados internamente. Como essas teorias existem, não há como validá-las, pois o sistema não é transparente.

É aí que uma plataforma de votação descentralizada pode ser salva. Os governos podem usá-lo para realizar as votações e fornecer votação transparente. Dessa forma, eles podem apoiar todas as teorias que surgirem quando os resultados das eleições gerais forem declarados.

Usando um sistema de votação transparente ou um sistema de votação funcionando em uma rede descentralizada, os eleitores podem verificar facilmente os votos. Isso também significa que nenhum partido pode cometer fraudes na contagem de votos. Outro benefício de usar esta abordagem é que os resultados podem ser declarados assim que a votação terminar.

Então, quais são os benefícios de um sistema de votação descentralizado?

  • Não haverá qualquer manipulação ou fraude
  • Sem teorias de conspiração
  • Sem ameaças

Energia

Outro caso de uso útil que vamos discutir em nosso conceito de comparação Descentralizada vs. Centralizada.

No momento, as entidades centralizadas controlam e distribuem principalmente a energia, que decidem onde querem fornecer seus serviços e a que preço.

Para resolver isso, a descentralização pode vir com uma solução única. Ele pode usar uma rede elétrica descentralizada que você pode usar para cortar o intermediário.

Também oferece oportunidades iguais para todos que desejam obter energia ou gerar energia e depois vendê-la a outros.

Os profissionais estão, é claro, incluindo

  • Mercado justo
  • Sem envolvimento de terceiros
  • O sistema de pagamento descentralizado pode funcionar com plataformas de energia descentralizadas.

Conclusão: qual está aqui para ficar? Centralizado vs descentralizado

Tanto o centralizado quanto o descentralizado têm seus próprios benefícios. Não há dúvida de que governos, organizações e empresas desejam controlar seus ativos, mesmo quando precisam abrir mão da eficiência por causa dela.

Mas a descentralização veio para ficar! E, com o tempo, crescerá à medida que mais empresas perceberão seus benefícios. Além disso, você também pode implementar a descentralização com um ambiente próximo sustentável e com a ajuda de soluções de blockchain híbridas ou federadas.

Isso nos leva ao fim de nosso guia descentralizado x centralizado. Agora, você deve ter uma boa ideia do que cada um deles tem a oferecer.

Então, o que você acha da comparação? Quais são suas opiniões quando se trata de descentralizado x centralizado? Comente abaixo e deixe-nos saber.