Holochain Ultimate Guide: Melhor tecnologia do que Blockchain?

Este artigo oferece uma discussão detalhada sobre a tecnologia Holochain. Além dos fundamentos básicos, você conhecerá Holochain vs blockchain, aplicativos Holochain e suas limitações.

Conheça a tecnologia Holochain, que se autodenomina “pensando” fora dos blocos. A evolução do blockchain continua a crescer, assim como outras tecnologias semelhantes.

Holochain é uma tecnologia de razão distribuída ponto a ponto. Ele funciona de forma diferente do blockchain e, portanto, oferece um valor único no mercado atual.

Inscreva-se agora:Curso de fundamentos de Enterprise Blockchains

O que é Holochain?

Holochain pode ser descrito como uma estrutura de código aberto que facilita uma rede ponto a ponto. Ele permite que você crie aplicativos incríveis que dependem da filosofia distribuída.

Isso pode soar muito semelhante ao blockchain, mas a diferença é como eles funcionam internamente.

A geração atual de soluções de blockchain depende muito de energia. Pegue o bitcoin; por exemplo, exige que os mineiros validem os blocos. O algoritmo de consenso de prova de trabalho envolve muito poder de computação para resolver quebra-cabeças criptográficos. Isso leva a uma necessidade significativa em termos de energia – o que não é ideal para a mãe natureza. A tecnologia Holochain usa a linguagem de programação Go, enquanto os aplicativos podem ser escritos em Lisp ou JavaScript.

É um sistema de contabilidade que economiza energia e é centrado no agente. Isso significa que cada agente pode ter uma cópia do livro-razão seguro e agir de forma independente. Ele também pode interagir com outros dispositivos de rede e fornecer uma solução de razão distribuída totalmente escalonável. É administrado por Ceptr.

Como você pode usar o Holochain?

Holochain pode ser usado para desenvolver diversos aplicativos distribuídos. Os aplicativos podem ser criados para uma ampla gama de usabilidade. Por exemplo, a rede é usada para aplicativos de mídia social, governança, organização e assim por diante.

Para lhe dar uma boa ideia sobre sua usabilidade, vamos examinar a lista de aplicativos que você pode criar usando a tecnologia Holochain.

  • Aplicativos colaborativos
  • Aplicativos relacionados à plataforma
  • Aplicativos de mídia social
  • Aplicativos de gerenciamento de relacionamento
  • Aplicativos orientados para a cadeia de suprimentos
  • Aplicativos de gerenciamento de recursos
  • Sistemas de reputação

E muito mais!

O amplo caso de uso torna a tecnologia Holochain uma alternativa válida para Ethereum, que também é uma plataforma dApp. Não é a única alternativa da tecnologia Distributed Ledger (DLT) que existe. Também cobrimos o Hashgraph, que oferece uma solução DLT alternativa viável sobre o blockchain.

Consulte Mais informação:Blockchain vs Hashgraph vs Dag vs Holochain: Tipos de DLTs

Como ele é diferente do Blockchain? Holochain vs. Blockchain

A diferença crítica entre as duas tecnologias é como são utilizadas no mundo real. Ambos são redes ponto a ponto.

No entanto, o blockchain é ideal para sistemas que requerem consenso global. A tecnologia Holochain, por outro lado, é adequada para sistemas que podem funcionar sem a necessidade de um acordo global. A não exigência de um consenso global traz muitos benefícios para a mesa, incluindo melhor escalabilidade, adaptabilidade, eficiência e extensibilidade.

Árvores de hash e tabelas de hash já fazem parte da ciência da computação. Eles são estruturas de dados usadas com eficácia em diferentes sistemas para garantir a integridade dos dados. Eles também foram desenvolvidos em várias formas para se ajustar aos requisitos do sistema.

Isso muda completamente como cada aplicativo pode ter sua própria rede.

Por que é conhecido como Holochain?

O nome Holochain deve-se ao fato de ser composto por diferentes tecnologias e constituir uma experiência “integral”. Ele oferece uma plataforma estruturalmente holográfica e também capacita padrões holísticos.

As três principais tecnologias criptográficas usadas na Holochain incluem o seguinte:

  • Hashchains
  • Canto criptográfico
  • Tabela Hash Distribuída (DHT)

HOLOCHAIN ​​SIMPLESMENTE EXPLICADO

holochain

Recursos Holochain

Já temos blockchain que atualmente é capaz de fornecer uma rede descentralizada. Então, por que precisamos disso? Vejamos os principais motivos abaixo.

Eficiência energética

As atuais plataformas de blockchain requerem um pouco de energia para operar. Isso, a longo prazo, pode ser um grande problema para o planeta Terra, onde o aquecimento global está se tornando uma grande preocupação.

Um novo modelo melhor

A tecnologia Holochain apresenta um modelo melhor que oferece transferência e armazenamento de dados aprimorados.

Ele pode ser usado para permitir que dispositivos de ponta, incluindo smartphones, atuem como parte da rede. A abordagem dá à rede a capacidade de escalar enormemente e também permite que qualquer dispositivo ou par se torne parte dela.

Aplicativos Holochain

Os aplicativos Holochain são outra grande razão pela qual precisamos deles. A abordagem da estrutura de código aberto é única, pois tenta preencher a lacuna entre uma rede pública e uma rede privada.

Os aplicativos Holochcain são soluções distribuídas que se beneficiam muito do melhor dos dois mundos. Isso significa que cada dApp que você cria na cadeia tem sua rede interoperável personalizável.

Configurável exclusivamente

A abordagem da Holochain é fornecer a cada um de seus aplicativos sua rede. Isso torna cada rede a capacidade de se configurar de acordo com os requisitos.

A abordagem única significa que cada aplicativo pode ter seus padrões, protocolos e escolha do algoritmo de consenso.

Isso também significa que cada aplicativo pode alterar o desempenho da rede, incluindo escalabilidade, latência ou taxa de transferência.

Outros aspectos importantes que podem ser configurados incluem resiliência, governança e privacidade. É por isso que a tecnologia Holochain é uma ótima solução de aplicativo descentralizada e não uma rede semelhante a Ethereum, NEO ou outros.

Unicamente conectável

Então, como a tecnologia Holochain funciona se os aplicativos têm seu próprio livro-razão distribuído exclusivo? Para permanecer conectado, os diferentes aplicativos podem fazer a ponte entre si com a ajuda da Interface de Programação de Aplicativo (API) nativa. A API é capaz de fornecer um ecossistema seguro e profundamente integrado.

Essa conectividade exclusiva também significa que os aplicativos podem funcionar offline ou quando são particionados. Em suma, isso os torna um vencedor claro quando se trata de aplicativos do mundo real. Todo aplicativo não consegue ficar online todas as vezes que precisa funcionar. Publicamente, também agrega valor aos setores industriais mais importantes, incluindo energia, cadeia de suprimentos ou Internet das Coisas.

Então, para onde isso nos leva?

Isso nos leva ao microsserviço. Holochain depende muito de microsserviços. Isso significa que um aplicativo é uma coleção de microsserviços autônomos. Além disso, melhora todo o ecossistema, pois os microsserviços podem ser usados ​​em outro aplicativo ou ecossistema.

Os microsserviços são o futuro e é por isso que ela está adotando microsserviços mais do que nunca.

Não há necessidade de aprender Blockchain diferente!

Em uma configuração corporativa, é difícil utilizar ou se ater a uma solução específica. A maior parte da empresa usa uma combinação de soluções para seus diferentes departamentos.

A tecnologia Holochain pode erradicar completamente a necessidade de aprender ou usar blockchain diferente. Como Holochain é uma estrutura de código aberto que oferece soluções DLT, ela pode ser usada para diferentes casos de uso dentro da mesma organização.

Você pode configurar seu aplicativo de acordo com os requisitos. Isso significa que você é livre para escolher o tipo de solução de blockchain que deseja.

Mas isso não significa que você não pode utilizá-lo em uma rede de distribuição já estabelecida. Para começar, você precisa começar a aprender Holochain e utilizá-lo para expandir certos aspectos de um sistema funcional. Desta forma, você pode configurar sua rede usando Holochain e se beneficiar de sua solução descentralizada personalizada.

Você também pode usar a técnica para substituir seus sistemas atuais com a tecnologia Holochain completamente.

Resumindo, a tecnologia Holochain é uma excelente escolha para provedores de serviços que desejam ter o máximo possível de personalização. Isso pode ajudá-los a fornecer uma solução melhor para seus clientes com diferentes requisitos e necessidades.

Novo na ideia do Blockchain? Em seguida, confira o Curso gratuito de treinamento em Blockchain: Tudo o que você precisa saber.

Evolutivo

Basicamente, depende de microsserviços. Isso torna a plataforma ágil e de rápido desenvolvimento. Isso também significa que os microsserviços podem ser interligados.

A abordagem de microsserviço é mais preparada para o futuro e ajudará a desenvolver a plataforma no futuro. De acordo com David Atkinson, não depende de contratos inteligentes, e isso é uma coisa boa.

Os contratos inteligentes podem ser limitantes de várias maneiras. A limitação número um é a necessidade de 100% de precisão. Não há necessidade de os aplicativos Holochain serem tão precisos desde o início. Isso coloca estresse desnecessário nos desenvolvedores que desejam lançar seus aplicativos o mais rápido possível.

A evolução da tecnologia é o que o torna uma solução ideal para o mercado atual, onde o desenvolvimento ágil é a norma. Também se adapta às indústrias mais exigentes, incluindo energia, alimentos ou cadeia de suprimentos. Em suma, se um aplicativo for desenvolvido usando Holochain, ele pode evoluir com o tempo e os requisitos.

Seguro

A arquitetura Holochain permite que os aplicativos sejam mais confiáveis ​​em comparação com os dApps. Cada aplicativo está confinado a seu ecossistema ou rede, o que facilita o manuseio da parte de segurança. Os desenvolvedores podem definir as restrições.

Isso também significa que os dados podem ser compartilhados com outros aplicativos ou redes usando um processo de segurança mais flexível. Os desenvolvedores podem criar essas regras específicas e aproveitar os benefícios do kit de desenvolvimento de aplicativos fornecido por eles.

Ele também tem os meios para lidar com os requisitos de segurança necessários. Como desenvolvedor, você pode obter acesso a várias funcionalidades. Ele utiliza criptografia para fornecer recursos essenciais, como resistência à violação, confiabilidade e prova de autoria de dados.

O aspecto de segurança também inclui GDPR, o que o torna ideal para aplicativos globais. As organizações podem se beneficiar imensamente com isso. Isso resolve o problema do paradoxo do GDPR de blockchain.

Escalável

Holochain também oferece uma solução altamente escalável. À medida que novos aplicativos podem entrar na rede, isso pode ajudar a aumentar o poder computacional da própria rede. Ele se beneficia da arquitetura única que utiliza. Cada nó pode contribuir para o poder de computação.

Para tornar os aplicativos escaláveis, ele utiliza Rust, uma linguagem de programação para compilação WebAssembly. A escalabilidade também depende do número local de pares. Como o número local de pares tende a ser baixo, isso significa que está mais estável do que nunca com latência e sensibilidade de rede reduzidas.

O que é o aplicativo Holochain? Aplicações Holochain vs. dApps

Com um entendimento completo dos recursos do Holochain, é hora de diferenciar entre Holochain e dApps.

Os dApps são a tendência atual do mercado. Blockchains populares fornecem a capacidade de criar dApps usando sua solução de blockchain. Mas o que o torna diferente dos aplicativos Holochain? Vamos mergulhar fundo nisso.

Não tem muita ideia sobre dApps? Certifique-se de ler este guia sobre o que é dApp.

Escalabilidade e estabilidade

A escalabilidade do dApps depende dos recursos da rede, que podem ser limitantes em muitas situações. Geralmente, Ethereum é uma solução capaz, mas não é a mais rápida. Além disso, não há uma maneira adequada de contornar a escalabilidade da rede. Isso é especialmente verdadeiro para DLTs públicos. Para redes privadas, novos pares podem ser adicionados para melhorar a escalabilidade da rede.

Holochain, por outro lado, tem uma vantagem clara neste caso. Em primeiro lugar, a escalabilidade pode ser obtida facilmente, pois diferentes dApps podem se comunicar por meio da API, melhorando a capacidade de computação. Além disso, a estabilidade tende a ser melhor quando se trata de aplicativos Holochain que têm sua rede local com seus requisitos de rede predefinidos.

Adaptável e evolutivo

Os aplicativos Holochain são mais adaptáveis ​​do que os dApps. A arquitetura de aplicativos Holochain foi projetada para dar poderes aos desenvolvedores na construção de sua rede de aplicativos local. Isso significa que eles podem definir diferentes funcionalidades de rede, incluindo escalabilidade, taxa de transferência e assim por diante.

Em suma, é altamente adaptável aos requisitos. Não só isso, os aplicativos Holochain podem evoluir com o tempo. Em termos de dApps, a maior parte da lógica precisa ser decidida de antemão. Os contratos inteligentes, uma vez escritos, são difíceis de mudar. Isso torna a vida dos desenvolvedores difícil – o que não é ideal, considerando que a comunidade de desenvolvedores atual prefere o desenvolvimento ágil.

Funcionalidade online / offline

Os aplicativos Holochain são projetados para funcionar em ambientes online e offline. Em contraste, os dApps, privados e públicos, não podem funcionar sem conectividade com a rede principal. A incapacidade de trabalhar off-line não é desejável, pois muitas operações do mundo real, incluindo a cadeia de suprimentos, precisam funcionar em situações onde não há conectividade com a Internet.

Privacidade e controle de acesso

Os aplicativos Holochain têm melhor privacidade em comparação com os dApps públicos. Quando comparado com dApps privados, oferece opções de privacidade semelhantes. Além disso, o controle de acesso parece ser idêntico em dApps privados e Holochain. A diferença é que o controle de acesso pode ser notado ao comparar dApps públicos e aplicativos Holochain.

Mesh Network Friendly

As redes Holochain são amigáveis ​​à rede mesh. Isso significa que é compatível com qualquer forma de sinal de rádio. Em troca, permite que os aplicativos se conectem a qualquer sinal de rede ou se desconectem de outros.

A capacidade de fazer isso, por si só, dá à rede uma adaptabilidade verdadeira. Em dApps, isso não é possível, pois eles estão confinados às suas redes.

Composibilidade Modular

O design modular oferece aos aplicativos Holochain mais úteis do que os dApps. Com modularidade e microsserviços, as diferentes partes do aplicativo podem ser utilizadas em outras soluções, conferindo-lhe composibilidade modular.

O mesmo não pode ser feito quando se trata de dApps de contratos inteligentes.

Colaboração e abertura

Por ser uma plataforma de código aberto, há uma vantagem clara quando se trata de dApps privados e aplicativos Holochain.

Casos de uso Holochain

Holochain é uma estrutura versátil. Isso também significa que pode ser usado para uma infinidade de casos de uso do mundo real.

  • Redes sociais: A rede social é o melhor caso de uso do Holochain. É útil considerar que uma rede social pode funcionar sem estar conectada, e o usuário pode manter uma cópia dela localmente.
  • Redes de fornecimento: As cadeias de suprimentos também podem se beneficiar imensamente com a Holochain. Pode fornecer uma maneira única de lidar com a cadeia de abastecimento, independentemente da organização, empresa ou localização geográfica.
  • Plataformas P2P: As plataformas P2P podem usar o Holochain de maneira adequada. Pequenas comunidades podem configurá-lo de acordo com suas necessidades. A plataforma P2P também pode se comunicar com outras redes e fazer uso adequado dos recursos do Holochain.
  • Aplicativos colaborativos: Holochain é uma ótima opção para construir aplicativos colaborativos, como bate-papos, agendamento, discussão ou até mesmo wikis.
  • Plataformas de classificação: As plataformas de classificação podem ser criadas, gerenciadas e configuradas usando Holochain.

Isso nos leva ao fim dos casos de uso Holochain.

Quando NÃO usar Holochain?

Portanto, discutimos os casos de uso do Holochain, mas há algum caso em que isso não seja benéfico? Sim existe. Vamos examiná-los abaixo.

  • Dados privados ou secretos: Se você está pensando em proteger seus dados seguros ou privados, evite o Holochain. É preciso muito esforço, privado ou seguro, ou mesmo anônimo. Se você sabe o que está fazendo, pode seguir em frente e usá-lo. Caso contrário, recomendamos não usá-lo.
  • Autoexploração: Se você está pensando em criar um aplicativo Holochain apenas para você, então não é uma boa ideia. Não é ideal para uso por uma pessoa. No entanto, se você quiser usá-lo para sincronizar dados em vários dispositivos, ele pode ser usado.
  • Arquivos enormes: O último caso de uso em que você não deve usá-lo é para armazenar arquivos grandes. Isso ocorre porque cada par pode ter sua cópia do livro-razão. Se for significativo, então anula o propósito da Holochain e torna todo o processo dolorosamente lento.

Holochain GitHub

Holochain é uma estrutura de código aberto que significa que qualquer pessoa pode contribuir para ela.

Se você estiver interessado, dê uma olhada no Repositório GitHub.

Possui 103 repositórios, dos quais, Holochain-rust, Holochain-basic-chat, docs-pages, lib3h e cryptographic-autonomy-licence estão marcados devido à sua importância.

O projeto é gerenciado por nove pessoas no momento. Então, se você fizer uma mudança no código delas, essas nove pessoas finalizarão a mudança aceitando ou rejeitando.

Holochain é ativamente desenvolvido com seu repositório central Holochain-rust com mais de 13.000 commits, 41 contribuições.

Todo o projeto Holochain está licenciado sob GPL-3.0.

Vamos examinar os repositórios principais para obter um melhor entendimento.

  • Holochain-rust → É o framework Holochain central que utiliza a linguagem de programação Rust. Também oferece API de contêiner.
  • Holoscape → Holoscape é a implantação do condutor final do Holochain para o usuário final. Também fornece administração
  • Holochain-basic-chat → exemplo de aplicativo de chat Holochain
  • Persistência Holochain → Usado para armazenar e recuperar dados localmente

Internet humana – Como a Holochain visa atingir seu objetivo?

Seu objetivo é fornecer uma internet mais humana com sua abordagem. Segundo eles, o mundo inteiro cerca a centralização, e isso não é bom. Nossos relacionamentos são cercados por essas corporações que dominam a maioria de nossos movimentos – por exemplo, sugestões de pessoas sobre quem adicionar.

Seu futuro parece brilhante, pois consistirá em uma web distribuída onde o anonimato do usuário será mantido. Os dados compartilhados entre pares ou comunidades são mantidos seguros com seus protocolos e arquitetura.

Se você se inspirar para aprender mais sobre sua visão e missão, então leia White paper Holochain.

Arquitetura Holochain

A arquitetura Holochain é interessante – pode ser resumida como “DHT compartilhado”, onde DHT representa a tabela de hash distribuída. Ele supera os gargalos do blockchain, mantendo os principais recursos do blockchain intactos.

Podemos chamá-lo de “blockchain sem gargalos”.

Ele consegue isso com a ajuda da integridade de dados compartilhados. É uma maneira de lidar com dados em sistemas ponto a ponto, onde é muito mais desafiador proteger os dados em comparação com os dados centralizados.

Com integridade de dados compartilhada, ele oferece segurança de dados robusta sem trazer limitações, como alta demanda de computação.

O principal componente aqui é a tabela hash distribuída (DHT), que fornece grande valor para o ecossistema. Ele oferece consistência eventual, garantindo que os dados sejam propagados com segurança pela rede. Dessa forma, cada par é responsável por suas ações.

A arquitetura também é eficiente, pois garante que a sobrecarga seja o mais viável possível. Na verdade, telefones ou outros dispositivos podem se conectar à rede e melhorar o poder de computação.

A Arquitetura Holochain (arquitetura dApp) consiste em três subsistemas principais. Eles estão:

  • Armazenamento compartilhado (DHT)
  • Aplicativo (Núcleo)
  • Cadeia de hash de origem

holochain

Fonte: Ceptr.org

Agora, vamos examinar cada um deles abaixo.

Inscrição

A aplicação está no centro de toda a ideia. Ele une outros aspectos da rede. Um aplicativo pode ser acessado usando um navegador, e a IU depende de como o desenvolvedor o projetou.

Na imagem acima, você pode ver que ele pode acessar e armazenar dados do DHT. Ele também pode usar sua cadeia hash de origem local. As regras de validação são fornecidas pelo próprio aplicativo, o que garante que nenhum dado seja adulterado, modificado ou perdido.

Os aplicativos são escritos principalmente em Lisp e JavaScript.

Cadeia de hash de origem

Source Hash Chain é o que torna possível que o aplicativo funcione offline. É um livro-razão local que cada par ou pessoa pode possuir. Os dados armazenados na cadeia local precisam ser assinados antes de serem mesclados com o DHT compartilhado global.

Por exemplo, se duas partes interagem entre si, ambas precisam validar em sua cadeia de origem local e, em seguida, integrá-lo ao DHT compartilhado.

Esta é uma ideia revolucionária considerando que nem tudo requer um consenso. Se um aplicativo Holochain de mídia social estiver em execução, não há necessidade de validar cada validação com todo o conjunto de pares. A validação local é mais do que suficiente, que pode então ser compartilhada com o DHT global.

DHT de armazenamento compartilhado

O último componente, DHT, também desempenha um papel crucial em tornar a Holochain possível. DHT já é popular e já é usado em aplicativos de compartilhamento de arquivos, como BitTorrent.

O DHT permite que os pares validem seus próprios dados usando um hash criptográfico. Desta forma, cada dado é preservado com assinatura validada, confirmando que o dado foi confirmado em sua cadeia local..

As transações com várias partes também são possíveis usando DHT. Ao fazer isso, ele cria um cruzamento de cadeias, o que ajuda ainda mais a validar todo o conjunto de transações. Outros agora podem publicar suas transações, o que as torna válidas. Os metadados são frequentemente usados ​​para melhorar o desempenho,

Se o valor do hash não for correspondido durante o cruzamento das cadeias, as transações são invalidadas pela rede.

Conclusão

Isso nos leva ao final do nosso Guia Holochain. Aqui, descobrimos sobre Holochain, o que o torna diferente do blockchain e seus principais recursos. Também nos aprofundamos na arquitetura Holochain para entender como ela funciona e o que torna os aplicativos Holochain tão bons!

Se você estiver interessado em mais fundamentos do blockchain, certifique-se de verificar o curso gratuito de blockchain.