Introdução aos Blockchains permitidos
Não conhece os termos com permissão e sem permissão no Blockchain? Para ajudá-lo a entender, aqui trazemos uma introdução detalhada aos blockchains permitidos. Vamos mergulhar em!
A Descentralized Ledger Technology (DLT) abriu uma série de oportunidades para as empresas que buscam inovar. Não é novo; A tecnologia Blockchain é uma daquelas tecnologias que mudou radicalmente a forma como as indústrias funcionam. No entanto, não pode haver uma solução única para toda a indústria.
Cada startup, empresa, empresa ou setor é diferente quando se trata de suas necessidades e requisitos. É evidente que uma empresa privada simplesmente não pode usar uma rede blockchain totalmente descentralizada. É aí que os diferentes tipos de DLTs entram.
Neste artigo, exploraremos o blockchain com permissão. Além disso, para obter a melhor imagem possível, examinaremos alguns dos melhores blockchains permitidos, tipos de DLTs e outros tópicos vitais relacionados aos blockchains permitidos. Vamos começar com a definição de blockchain permitido.
Inscreva-se agora: curso Blockchain gratuito
Quais são os Blockchains permitidos?
As cadeias de blocos permitidas são redes de cadeias de blocos das quais é necessário ter acesso. Nestes tipos de blockchain, uma camada de controle é executada em cima do blockchain que governa as ações realizadas pelos participantes permitidos. Como você pode ver, os blockchains permitidos funcionam de maneira totalmente diferente dos blockchains públicos e privados. Eles são criados para tirar vantagem de blockchains sem sacrificar o aspecto de autoridade de um sistema centralizado.
Então, basicamente, há uma grande diferença entre um com permissão e um sem premissão, ou seja, a forma como os participantes irão interagir com a rede. Um sistema com permissão também é conhecido por ter uma restrição sobre os participantes do consenso, tornando as redes com permissão altamente configuradas e controladas pelos proprietários. No entanto, não é uma coisa ruim, mas trata-se apenas de construir uma rede blockchain adequada.
Existem muitas estruturas de blockchain com permissão popular por aí. Inclui Hyperledger, Quorum, Corda e outros.
Leia também: 6 principais recursos do Blockchain que você precisa saber sobre!
Benefícios de Blockchains permitidos
Existem muitos benefícios de blockchains com permissão, o que o torna mais preferível de usar em comparação com os blockchains sem permissão. Vamos entender os recursos benéficos dos blockchains permitidos com seus benefícios.
- Desempenho eficiente: Quando comparamos blockchains com permissão a blockchains sem permissão, eles oferecem melhor desempenho. A principal razão por trás disso é o número limitado de nós na plataforma. Isso remove os cálculos desnecessários necessários para chegar a um consenso na rede, melhorando o desempenho geral. Além disso, as redes permitidas têm seus próprios nós pré-determinados para validar uma transação.
- Estrutura de governança adequada: As redes autorizadas vêm com uma estrutura apropriada de governança. Isso significa que eles estão organizados. Os administradores também requerem menos tempo para atualizar as regras na rede, o que é consideravelmente mais rápido quando comparado com blockchains públicos. A rede pública de blockchain sofre do problema de consenso, pois nem todos os nós trabalham juntos para implementar a nova atualização. Esses nós podem colocar seus interesses próprios acima das necessidades do blockchain, o que, em troca, significa atualizações mais lentas para toda a rede. Em comparação, blockchain com permissão não tem problema, pois os nós trabalham juntos para mover as atualizações mais rapidamente.
- Armazenamento descentralizado: As redes autorizadas também fazem uso adequado de blockchain, incluindo a utilização de sua natureza descentralizada para armazenamento de dados.
- Custo-beneficio: Não há dúvida de que blockchains com permissão são mais econômicos quando comparados com blockchains sem permissão.
Blockchain como serviço ou BAAS é outro mercado que é uma grande parte da economia do blockchain. Aqui está um guia detalhado para Blockchain como um serviço.
Desvantagens de blockchains permitidos
Os blockchains permitidos não são isentos de desvantagens ou inconvenientes. Aqui estão as desvantagens dos blockchains permitidos:
- Segurança comprometida – Um blockchain público ou privado tem melhor segurança, pois os nós participam de um método de consenso de maneira adequada. Mas, no caso de blockchains permitidos, isso pode não ser verdade. A segurança de uma rede autorizada é tão boa quanto a integridade do membro. Isso significa que uma pequena seção de um sistema autorizado pode trabalhar em conjunto para modificar os dados armazenados na rede. Desta forma, a integridade da rede pode ser comprometida. Para resolver isso, o sistema deve ter as permissões adequadas definidas para que os malfeitores não possam se fundir para causar o efeito desejado.
- Controle, censura e regulamentação – em um mundo ideal, essas cadeias de bloqueio permitidas deveriam funcionar como uma cadeia de bloqueio pública, mas com regulamentações. No entanto, os regulamentos trazem censura à rede, onde a autoridade pode restringir uma transação ou controlar sua realização. Eles são uma ameaça para qualquer empresa ou organização que esteja usando a rede permitida. Essa abordagem também impede que a rede com permissão aproveite ao máximo todo o ecossistema do blockchain.
Tipos de tecnologias de blockchain e ledger distribuído
A tecnologia blockchain usada no bitcoin era simples. Era uma rede pública ponto a ponto capaz de fazer transações sem qualquer autoridade centralizada, e cada nó tinha sua própria cópia do livro-razão. No entanto, não é a única tecnologia de blockchain ou razão distribuída possível. Existem muitos tipos de DLTs. Vamos listá-los brevemente para ter uma ideia clara.
Leia também: Qual é a diferença entre Blockchain e Distributed Ledger?
-
Blockchains públicos
Blockchain público é o tipo mais comum de blockchain que permite que qualquer pessoa participe e faça transações ou mesmo participe do método de consenso. Existem muitos blockchains públicos proeminentes por aí.
Bitcoin e Ethereum são dois grandes exemplos. Bitcoin é a criptomoeda de primeira geração que utiliza a ideia mais básica de blockchain. Ethereum traz mais para a mesa, fornecendo aos desenvolvedores a capacidade de desenvolver aplicativos distribuídos (dApps) usando contratos inteligentes.
Os blockchains públicos também utilizam algoritmos de consenso que não oferecem suporte a uma abordagem permitida. Eles são de código aberto e qualquer pessoa sem permissão prévia pode participar da rede.
Leia mais sobre os tipos de Blockchain.
-
Blockchains federados / consorciados – blockchains permitidos
Quando se trata de blockchain com permissão, o blockchain Federated / Consortium se enquadra nessa categoria. Este blockchain não permite que nenhuma pessoa externa participe do blockchain. Há muitos benefícios, incluindo maior escalabilidade e é uma excelente escolha para empresas corporativas. Existem muitos blockchains permitidos, incluindo R3, B3i, Hyperledger e assim por diante.
-
Blockchain privado
O último tipo de blockchain que vamos discutir são os blockchains privados. Os blockchains privados são “semelhantes” aos blockchains permitidos, mas têm algumas diferenças que os diferenciam. Os blockchain privados não são abertos ao “público” de forma alguma, enquanto um blockchain permitido pode ter alguns critérios para o público entrar. Ambos são restritivos por natureza, mas sua abordagem difere um pouco.
Diferença entre Blockchain com permissão e sem permissão
Existem muitas diferenças entre blockchains com permissão e blockchains com permissão. Estamos comparando esses dois para que você possa ter uma imagem clara de como os blockchains permitidos e são implementados. A tabela a seguir oferece uma visão rápida do blockchain com permissão e do blockchain sem permissão
Leia agora Blockchain vs banco de dados e entenda a diferença entre os dois.
Rede de blockchain com permissão e sem permissão
Lista das melhores blockchain permitidas
Como podemos ver, as redes autorizadas são cruciais para as diferentes indústrias lá fora. Indústrias como a indústria financeira, cadeia de suprimentos, etc. podem se beneficiar imensamente por meio de redes autorizadas.
As chaves de bloqueio permitidas incluem Quorum, Corda e Hyperledger Fabric. Essas são as soluções de primeira linha quando se trata de soluções permitidas. Vejamos brevemente cada um dos blockchain permitidos abaixo que achamos que se enquadra na categoria de “blockchain com melhor permissão”.
- Tecido Hyperledger: O Hyperledger Fabric Framework é um dos projetos populares do Hyperledger mantido por fundações do Linux. A arquitetura modular permite que qualquer pessoa desenvolva soluções ou aplicativos para se conectar e jogar com diferentes serviços. Ele usa contratos inteligentes conhecidos como “código de cadeia” contendo a lógica do sistema. Quer saber mais sobre o Hyperledger? Confira nossa cobertura detalhada aqui.
- Quorum: Quorum blockchain é um blockchain Ethereum voltado para empresas que se destina ao setor financeiro. É criado por JP Morgan. Já cobrimos isso em detalhes.
- Corda: Corda permite que as empresas criem redes de blockchain interoperáveis. É de código aberto por natureza e oferece excelente valor para as empresas.
Veja mais sobre Corda aqui.
Desafios de soluções permitidas
Os blockchains permitidos não são isentos de desafios. Na verdade, implementar soluções de blockchain com permissão pode ser uma tarefa difícil. Então, o que o torna tão desafiador? São muitos os desafios que ela tem que enfrentar. Poucos deles incluem armazenamento de dados, mensagens e integração, identidade, gerenciamento de contratos inteligentes e assim por diante.
Como empresa, muitas decisões precisam ser tomadas antes de iniciar uma rede com permissão. Por exemplo, a empresa primeiro precisa decidir qual plataforma de blockchain usar. Eles também precisam determinar o tempo de execução do blockchain a ser usado. Afinal, as respostas a essas duas perguntas darão a eles a pilha de desenvolvimento na qual o desenvolvimento ocorrerá.
Vamos dar uma olhada nos desafios que alguém pode encontrar ao desenvolver soluções permitidas:
- Integração: Um dos maiores desafios que uma empresa ou organização enfrenta ao passar por desafios de integração, principalmente ao usar APIs para comunicação. Para facilitar, você pode usar Rhombus, Chain Link e Oraclize. Eles são ótimas ferramentas que irão ajudá-lo a conectar e integrar serviços de forma mais eficiente.
- Dados privados: A privacidade é uma grande preocupação, especialmente quando se trata de setores regulamentados. Para garantir a privacidade adequada, eles devem atender a requisitos específicos. Quorum e Aztec são uma boa escolha quando se trata de desenvolver blockchains permitidos que oferecem grande privacidade.
- Acesso de dados: O acesso a informações em um blockchain permitido pode ser lento em comparação. A solução certa é usar o The Graph, que pode expor dados às APIs e contratos inteligentes para fácil acesso.
- Armazenamento de dados: Os dados podem ser armazenados de várias maneiras em um blockchain. No entanto, nem todos são ótimos, considerando que uma grande quantidade de dados é armazenada no blockchain. Para garantir o armazenamento adequado, é aconselhável usar soluções de armazenamento de dados, como IPFS Private Network, Big chain DB e AWS Quantum Ledger.
- Identidade: O último desafio que vamos discutir é o problema de identidade do participante. Por se tratar de rede permitida, a identidade dos peers já é conhecida, o que pode causar problemas durante os cálculos de consenso. Para simplificar o problema, é aconselhável usar Azure BaaS ou uPort que ajudará sua empresa a aproveitar melhor seus protocolos de identidade e soluções para aplicativos descentralizados.
Leia também: Como funciona o Blockchain?
Bottom Line
Blockchains permitidos estão aqui para ficar. Eles fornecem benefícios de blockchain em um ecossistema fechado, garantindo que ele atenda às necessidades de uma organização. Existem benefícios aparentes em usá-lo, incluindo boa relação custo-benefício, governança adequada e desempenho eficiente. No entanto, ele também apresenta suas próprias desvantagens e desafios. Então, o que você acha dos blockchains permitidos? Comente abaixo e diga-nos, estamos ouvindo.
Se você é um novato na indústria Blockchain, primeiro você precisa aprender os conceitos básicos da tecnologia blockchain. Para iniciantes, oferecemos um curso básico gratuito de Blockchain. Inscreva-se agora e aprenda os fundamentos da Tecnologia Blockchain para aprofundar suas raízes de conhecimento e habilidades.