Mais de 30 perguntas da entrevista do desenvolvedor Blockchain em 2020
Você está procurando as perguntas mais frequentes da entrevista do desenvolvedor de blockchain? Se você fizer isso, você veio ao lugar certo!
Blockchain é de longe uma das tecnologias mais revolucionárias do século 21. Além disso, é frequentemente declarado como a segunda vinda da Internet e prevê-se que perturbe e reformule a forma como fazemos negócios em todo o mundo.
84% das empresas estão tentando incorporar a tecnologia blockchain em suas operações. Como tal, você pode imaginar a crescente demanda por desenvolvedores de blockchain.
Na verdade, de acordo com um relatório de 2019, a demanda global por bdesenvolvedores de lockchain são 517% mais do que em 2018. Os analistas previram que o mercado de blockchain deve crescer a partir de US $ 1,2 bilhão em 2018 para US $ 23,3 bilhões em 2023.
Levando tudo isso em consideração, hoje é o momento perfeito para conseguir o emprego dos seus sonhos como desenvolvedor de blockchain. E para ajudá-lo a se preparar, reunimos uma lista de perguntas da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
Isso deve ajudá-lo a aprimorar seu conhecimento e quebrar a entrevista do desenvolvedor blockchain. Mas, primeiro, recomendamos que você leia alguns desses materiais de estudo:
- Blockchain para iniciantes: guia de primeiros passos
- Como se tornar um profissional Blockchain
- Cursos em Blockchain: Comece sua transformação!
Preparando-se para uma entrevista com um desenvolvedor Blockchain
Além disso, aqui estão algumas dicas e truques que você deve adicionar à preparação da entrevista com o desenvolvedor do blockchain para garantir que você seja selecionado para a postagem.
Pesquise a empresa:
Quase todas as empresas estão procurando candidatos que possam se encaixar em seu ambiente de trabalho e compartilhar os objetivos e visões da empresa. Como tal, você precisa fazer algumas pesquisas para entender a empresa para a qual está se candidatando. Isso inclui informações sobre:
- Data de lançamento da empresa.
- A jornada da empresa.
- O tamanho da empresa.
- Relatórios recentes da imprensa relacionados à empresa, incluindo informações relativas a joint ventures, lançamentos de produtos, novas medidas de publicidade e assim por diante.
- Cultura da empresa.
Concentre-se nas habilidades relevantes e importantes para a postagem:
Você pode ter anos de experiência e toneladas de conjuntos de habilidades exclusivas. No entanto, como você está se inscrevendo para uma entrevista de blockchain, certifique-se de representar habilidades que importam.
Além disso, se você precisar mostrar suas outras conquistas não relacionadas, crie uma coluna separada em seu currículo ou espere que o entrevistador lhe pergunte especificamente.
Prepare-se para as perguntas genéricas da entrevista:
Todas as entrevistas vêm com algumas perguntas básicas que todos nós esperamos do RH. Como tal, certifique-se de ter algumas boas respostas para estas perguntas:
- Fale-me sobre você.
- Onde você se vê daqui a cinco anos?
- Por que você escolheu uma carreira em blockchain?
- Quais são os seus pontos fortes?
- Quais são seus pontos fracos?
- Por que você escolheu esta empresa?
- Qual é a fonte de sua motivação?
- Conte-me sobre seus planos de carreira de longo prazo.
Apresente o seu melhor:
Todos nós conhecemos o ditado – “a primeira impressão é a última impressão”. Como tal, certifique-se de entrar naquela sala de entrevista, sendo a melhor versão de si mesmo.
- Vista-se bem, prefira vestir-se profissionalmente.
- Cuidado com a linguagem corporal. Sente-se ereto com as mãos visíveis para o entrevistador.
- Pense um pouco sobre as perguntas e depois dê suas respostas.
- Não exale negatividade. Não fale negativamente e critique os empregadores anteriores
Agora que você está pronto para a entrevista do desenvolvedor do blockchain, vamos verificar as mais de 30 perguntas da entrevista do blockchain.
30+ Perguntas Mais Freqüentes da Entrevista com o Desenvolvedor Blockchain
Aqui está uma lista das perguntas de entrevista mais comuns e complicadas para uma posição de desenvolvedor de blockchain. Além disso, recomendamos que você não apenas memorize-os imediatamente, mas reserve um tempo para entendê-los para ter certeza de ter um entendimento claro e completo dos conceitos.
# 1. O que é blockchain?
Blockchain é uma tecnologia de contabilidade digital descentralizada e imutável que pode ser programada para manter registros transacionais com foco na transparência e também na segurança.
Os registros transacionais são referidos como “blocos” que são vinculados ou “encadeados” usando criptografia.
# 2. Qual é a diferença entre o blockchain Bitcoin e o blockchain Ethereum?
Bitcoin é basicamente uma moeda digital descentralizada que você pode usar como meio de troca para transações financeiras. É como um dólar digital.
O Ethereum, por outro lado, é uma tecnologia de contabilidade que permite aos usuários criar novos programas. No entanto, ele também vem com seu valor de moeda conhecido como Ether, que é comparável ao Bitcoin e pode ser usado para facilitar as transações financeiras.
# 3. Quais são os diferentes tipos de blockchains?
De um modo geral, existem quatro tipos diferentes de blockchains.
Blockchain Público: Blockchains públicos são de código aberto e permitem que qualquer pessoa participe como desenvolvedores, mineradores e usuários. Além disso, eles são totalmente transparentes, permitindo que qualquer pessoa examine todas as informações transacionais registradas.
Blockchain privado ou autorizado: Como o nome sugere, os blockchains permitidos impõem certas regras de privacidade. Por exemplo, os usuários exigem consentimento antes de participar de uma rede. Além disso, todas as transações permanecem privadas para o exterior e apenas disponíveis para as pessoas dentro do ecossistema.
Blockchain do consórcio: Consortium Blockchain pode ser considerada uma subcategoria da blockchain privada. Além disso, ele vem com os mesmos méritos de um blockchain privado, mas com a cláusula adicional de que eles são governados por um grupo ao invés de uma única entidade.
Blockchain Híbrido: Blockchain híbrido oferece a combinação perfeita entre privacidade e transparência, utilizando aspectos de blockchain público e privado. Além disso, isso é mais popular entre as empresas, pois elas podem controlar quais dados querem tornar públicos e quais dados querem manter privados.
Observação: Esta é uma das perguntas mais comuns da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
# 4. Qual é o princípio no qual a tecnologia blockchain é baseada?
No fundo, o princípio principal é a descentralização. Além disso, também visa proporcionar oportunidades iguais a todos dentro da rede. O Bitcoin teve sucesso em fazer isso. No entanto, os outros tipos de tecnologia de blockchain podem diferir em sua abordagem.
# 5. O que é tecnologia de razão distribuída?
Um livro-razão distribuído, ou tecnologia de livro-razão distribuído, é basicamente um banco de dados que existe simultaneamente em vários locais. Além disso, todos os dados são distribuídos, replicados e sincronizados entre esses locais. Carece de um corpo de armazenamento de dados centralizado ou administrador.
# 6. Qual é a diferença entre tecnologia de razão distribuída e blockchain?
Blockchain é basicamente um tipo de tecnologia DLT ou razão digital. Ou seja, todos os blockchains são DLTs, mas nem todos os DLTs são blockchain.
Blockchain basicamente adiciona um conjunto extra de recursos aos DLTs. Além disso, com o blockchain, todos os dados são compartilhados entre todos os participantes e são protegidos por uma assinatura criptográfica, chamada de hash. Isso torna as informações armazenadas no blockchain imutáveis, aumentando a segurança e a integridade.
# 7. Como o blockchain pode levar a mais confiança?
O Blockchain é projetado de forma que nenhuma informação ou registro armazenado possa ser manipulado ou mesmo destruído. Além disso, o blockchain facilita a transparência e remove um único órgão regulador de governo.
Isso dá aos usuários acesso igual às informações, mas sem se preocupar com violações de segurança, pois tudo pode ser examinado por qualquer pessoa.
Observação: Esta é uma das perguntas mais comuns da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
# 8. Que tipo de registros estão presentes no banco de dados do blockchain?
Existem dois tipos de registros que podem ser armazenados em um banco de dados blockchain:
- Registros transacionais.
- Bloquear registros.
# 9. Quais são os recursos do blockchain?
Os principais recursos que o blockchain traz para a mesa incluem:
- Um sistema descentralizado.
- Razão distribuída.
- Ecossistema seguro e protegido.
- Minting.
# 10. O que é criptografia e qual é o seu papel no blockchain?
Na realidade, a criptografia é o processo de codificação de informações, onde as informações originais são alteradas para que outras partes não possam entendê-las. O proprietário ainda pode acessar as informações descriptografando-as usando uma determinada chave.
No caso do blockchain, todos têm acesso a todos os dados e informações. É aqui que você pode usar criptografia para garantir que outras pessoas não vejam os dados pessoais de uma pessoa, aumentando assim a segurança do sistema.
# 11. O que “bloquear” se refere em blockchain?
Um bloco é um pedaço de registro transacional ou dados que são armazenados no banco de dados blockchain. Esses blocos são então ligados entre si, daí o nome – blockchain.
# 12. Os dados são gravados em um blockchain imutável?
Sim, os dados gravados no blockchain são praticamente imutáveis.
Como você sabe, os dados armazenados em blockchain são conhecidos como blocos. Cada bloco é emparelhado com um valor hash. Agora, cada bloco contém não apenas um valor hash para si mesmo, mas também o valor hash do bloco anterior. Se qualquer alteração for feita no bloco, ele mudará o valor do hash.
Portanto, se você quiser adulterar os dados de um único bloco, terá que alterar todo o blockchain, o que é praticamente impossível.
Observação: Esta é uma das perguntas mais comuns da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
# 13. Qual é a diferença entre “prova de aposta” e “prova de trabalho”?
- Prova de Trabalho: Prova de trabalho é o processo em que os mineiros competem para resolver enigmas criptográficos complexos, investindo enorme poder computacional usando hardware de última geração e uma quantidade absurda de consumo de energia.
Em troca, o mineiro que resolve o problema é recompensado com um token.
- Prova de aposta: A Prova de Participação é uma alternativa à Prova de Trabalho, onde não há competição direta entre os mineiros e alguém é escolhido aleatoriamente para “validar” um bloco. A probabilidade de se tornar um validador aumenta dependendo de quanta aposta você tem no blockchain, ou seja, quantos tokens do blockchain você possui.
Isso ajuda a minimizar o uso de recursos caros e, portanto, é uma opção muito mais ecológica.
# 14. O que são identificadores de bloco?
Um bloco dentro de um blockchain pode ser identificado usando o hash do cabeçalho do bloco e a altura do bloco.
# 15. Como as árvores Merkle desempenham um papel importante no blockchain?
Uma Merkle Tree é uma estrutura de dados semelhante a uma árvore binária e é usada para conter os hashes criptográficos de cada bloco em um blockchain. Aqui o nó folha apresenta um hash de um bloco de dados transacionais enquanto o nó não folha representa um hash do nó folha que o contém.
A vantagem de usar a estrutura Merkle Tree permite que os usuários simplesmente baixem a cadeia de cabeçalhos de bloco, em vez de baixar cada transação e bloco. Como tal, isso torna a verificação da existência de um bloco particular dentro de um blockchain extremamente fácil e conveniente.
# 16. Quais são os tipos comuns de Ledger que podem ser usados no Blockchain?
Os tipos mais comuns de livros que podem ser usados em blockchain incluem:
- Redes centralizadas.
- Redes descentralizadas.
- Redes distribuídas.
# 17. O que é uma função trapdoor no desenvolvimento de blockchain e para que serve?
Na realidade, uma função de alçapão é uma função fácil de calcular em uma direção, mas difícil de calcular na direção oposta, a menos que o usuário tenha acesso a informações especiais.
A função trapdoor é crucial ao desenvolver criptografias de chave pública e você pode usá-la blockchains para criar endereços e chaves privadas para os usuários.
# 18. Por que um blockchain precisa de tokens para operar?
Você pode usar moedas ou tokens em blockchain para implementar mudanças entre estados. De qualquer forma, cada transação dentro de um blockchain se refere a uma mudança de estado que você pode representar movendo uma moeda de um endereço para outro endereço.
Além disso, moedas e tokens também facilitam as transações no blockchain. Cada transação significa que há uma mudança de estado que é representada por uma mudança nos dados. Agora, tokens e moedas são atualmente a única maneira de alterar o estado de um bloco em um blockchain imutável.
# 19. Como funciona a descoberta de pares em uma rede P2P?
Quando um novo nó é inicializado, ele não tem informações sobre a rede porque o blockchain não possui um servidor central. Como tal, o desenvolvedor precisa fornecer uma lista de nós confiáveis diretamente escrita no código do nó que pode então usar para a descoberta inicial de pares.
# 20. O que é scriptPubKey?
Um scriptPubKey é um script de bloqueio colocado na saída de uma transação. Ele contém certas condições que devem ser atendidas para que a transação seja cumprida.
# 21. O que é RSA?
RSA, abreviação de Rivest-Shamir-Adelman, é um algoritmo para assinatura de dados e criptografia. Além disso, você pode usá-lo para proteger dados implementando um algoritmo criptográfico assimétrico que funciona em duas chaves diferentes – ou seja, uma chave pública e uma chave privada.
A chave pública pode ser compartilhada com qualquer pessoa, enquanto a chave privada deve ser mantida em segredo.
Observação: Esta é uma das perguntas mais frequentes da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
# 22. O que é SHA-256?
SHA-256 é uma parte do SHA-2 (Secure Hash Algorithm Versão 2), que é um nome coletivo para diferentes versões de função hash, incluindo SHA-224, SHA-384 e SHA-512.
Portanto, é basicamente uma função hash criptográfica unidirecional que converte um texto de qualquer comprimento em uma string única contendo 256 bits ou 32 bytes.
# 23. O que é mineração?
A mineração é um processo pelo qual a validade de uma transação é feita em uma rede blockchain. Além disso, o processo serve essencialmente a duas funções:
Primeiro, a mineração cria novas moedas em um bloco gerado.
Em segundo lugar, ele fornece prova de trabalho para a rede blockchain que valida uma transação no livro-razão distribuído.
# 24. O que é gasto em dobro? Como você para isso?
Gastar em dobro refere-se à condição em que um único token digital é gasto várias vezes. Como os tokens são basicamente ativos digitais que consistem em arquivos digitais, você pode cloná-los facilmente. Portanto, isso pode gerar muitos problemas para o sistema, inclusive inflação.
Como você pode imaginar, é um grande problema para a infraestrutura do blockchain, mas pode ser evitado de maneira inteligente. No entanto, o blockchain usa várias partes para confirmar uma transação antes de gravá-la no razão. Isso torna o gasto duplo computacionalmente impraticável.
# 25. Quais são algumas das plataformas populares para o desenvolvimento de aplicativos de blockchain?
Algumas das plataformas populares para o desenvolvimento de aplicativos blockchain incluem:
- Ethereum.
- Hyperledger.
- Qtum.
- EOS.
- IOTA.
# 26. Que linguagem é usada para criar contratos inteligentes?
Na realidade, os contratos inteligentes que você cria no Ethereum são desenvolvidos usando Solidez. É uma linguagem de programação orientada a objetos de alto nível com sintaxe semelhante ao JavaScript. Mais ainda, pode ser usado para escrever programas simples e complexos.
# 27. O que é um ataque de 51%?
Um ataque de 51% em um blockchain acontece quando um grupo ou indivíduo acaba controlando mais da metade (ou > 51%) da taxa de hash de mineração ou poder de computação. Nesse caso, eles podem controlar o sistema rejeitando e aprovando transações, e podem até realizar gastos duplos.
# 28. O que é compartilhamento secreto?
É uma das principais maneiras de lidar com a segurança de dados no blockchain. Além disso, você pode usá-lo para separar informações pessoais (ou qualquer informação secreta) em várias unidades. Depois disso, você pode enviá-los ao usuário.
Você só pode recuperar as informações originais quando um participante que possui uma parte do segredo concorda em combiná-lo com o resto do grupo. Isso oferece muitos benefícios de segurança para a tecnologia de blockchain.
# 29. O que é contabilidade executiva?
A contabilidade executiva é um tipo especial de contabilidade especialmente concebido para empresas que oferecem serviços aos seus clientes ou base de clientes. Além disso, ele vem sem limite máximo de serviços, permitindo que as empresas criem e gerenciem qualquer número de serviços necessários.
# 30. O que é um garfo duro e um garfo macio?
- Hard Fork: um hard fork implementa mudanças no protocolo blockchain, o que o torna incompatível com a versão anterior. Isso significa que nós não atualizados não serão capazes de enviar novos blocos para o blockchain.
Você pode usar hard forks para melhorar um blockchain existente ou fazer um novo blockchain..
- Garfo macio: um soft fork é uma mudança no protocolo blockchain que é compatível com versões anteriores. Isso significa que nós não atualizados ainda são capazes de processar transações e enviar novos blocos na cadeia de blocos, desde que não quebrem os novos protocolos.
No entanto, os usuários geralmente percebem que o sistema antigo está desatualizado e é atualizado rapidamente para a versão mais recente.
# 31. Cite os algoritmos criptográficos mais usados.
Alguns dos algoritmos criptográficos mais usados incluem:
- RSA.
- DES triplo.
- Blowfish.
- Dois peixes.
- AES.
Observação: Esta é uma das perguntas mais frequentes da entrevista do desenvolvedor do blockchain.
# 32. Como você lidará com o gerenciamento de risco relacionado à proteção dos registros de transações?
Na realidade, existem várias maneiras de lidar com o gerenciamento de riscos relacionados à proteção dos registros de transações. Isso inclui:
- Identificação das ameaças e vulnerabilidades associadas aos registros financeiros de uma organização e, em seguida, tomar as contramedidas adequadas para mitigar esse risco.
- Invista em um plano de backup.
- Usando um software de gerenciamento de risco dedicado.
# 33. O que é BIP?
BIP é a abreviação de Bitcoin Improvement Protocol.
# 34. O que é um algoritmo de consenso? Quais são os diferentes tipos de algoritmos de consenso?
Um algoritmo de consenso é basicamente um método para garantir que todos os pares da rede blockchain estejam na mesma página em relação ao estado atual do razão distribuído. Mais ainda, o algoritmo ajuda a estabelecer confiabilidade e confiança entre dois pares desconhecidos dentro do ambiente de computação distribuída.
Aqui estão alguns exemplos de algoritmos de consenso populares:
- Prova de Trabalho (PoW)
- Prova de capacidade (PoC)
- Prova de Atividade (PoA)
- Prova de aposta delegada (DPoS)
- Prova de aposta (PoS)
- Prova de Autoridade
- Prova de Queimadura
- Prova de Peso
- Tempo de prova de decorrido
Como Entrevistar um Desenvolvedor Blockchain?
Se você é um profissional de RH ou uma pessoa que recebeu a responsabilidade de entrevistar o desenvolvedor do blockchain, você também pode aproveitar as vantagens do questionário de entrevista e das respostas que são discutidas aqui.
Além do conteúdo, você também deve procurar outras qualidades no candidato, como habilidades de liderança, capacidade de administrar a si mesmo e o desejo de aprender coisas novas.
Na realidade, fazer uma entrevista de desenvolvedor de blockchain não é fácil e você deve tomar seu tempo e se preparar com antecedência!
Conclusão
Esperamos que você tenha achado útil esta lista abrangente das perguntas mais frequentes da entrevista. Na realidade, isso deve ajudá-lo a se preparar para a entrevista do desenvolvedor do blockchain. No entanto, ainda recomendamos que você retifique os fundamentos, pois ter uma compreensão clara dos conceitos básicos sempre lhe dará uma vantagem sobre seus concorrentes.