O que é DLT (Distributed Ledger Technology)?
O que é DLT?
Para começar, DLT significa Distributed Ledger Technology. Também é conhecido como “razão compartilhada” ou simplesmente razão distribuída.
É um sistema digital que permite que usuários e sistemas registrem transações relacionadas a ativos. Uma tecnologia de contabilidade distribuída armazena as informações em vários locais em qualquer ponto do tempo.
O DLT, ao contrário dos bancos de dados tradicionais, não possui um local central para armazenar informações. Isso é o que o diferencia de um banco de dados tradicional. O recurso de descentralização também oferece melhor segurança, transparência e confiança entre as partes que o utilizam.
Então, de onde vem o DLT?
No núcleo, o DLT se origina da rede ponto a ponto (P2P). Em qualquer rede P2P, os pares se comunicam sem a necessidade de uma entidade centralizada. Tecnicamente, uma tecnologia de razão distribuída é possível por meio de uma rede ponto a ponto. Um algoritmo de consenso é utilizado para fazer a descentralização funcionar.
No momento, as tecnologias de razão distribuída são muito populares. Afinal, eles estão mudando o espaço territorial de diferentes indústrias lá fora. Uma das tecnologias que estão sob a égide da DLT é blockchain.
Vamos discutir isso em breve.
Mas, antes de discutirmos os diferentes aspectos da DLT, vamos primeiro aprender sobre as origens dos livros-razão.
Origem dos livros-razão
A melhor maneira de definir os livros razão é descrevê-los como uma forma de armazenar informações ou transações.
Em milênios, os livros contábeis existiam na forma de papel.
Com a nova tecnologia e abordagem, os livros foram digitalizados, onde os ativos agora são digitalizados por meio de um processo detalhado e, em seguida, armazenados na rede.
Esses livros-razão computadorizados estão no cerne da inovação agora, pois fornecem às indústrias a maneira de resolver problemas que não eram possíveis de resolver usando soluções centralizadas tradicionais.
No momento, existem vários casos de uso de tecnologias de razão distribuída que discutimos em detalhes em nosso site 101Blockchains.com.
Além disso, se você verificar o cenário atual, quase todos os serviços existentes usam a centralização como uma forma de autenticar transações nos livros. Os bancos, por exemplo, são exemplos disso. No entanto, os bancos agora estão trabalhando para um futuro brilhante ao adotar DLT.
Com as mudanças na criptografia e sua implementação na tecnologia de contabilidade, agora é fácil dizer que as tecnologias de contabilidade distribuídas estão prontas para adoção em massa por consumidores e empresas lá fora.
Principais recursos do DLT
Uma tecnologia de razão distribuída tem alguns recursos principais que a tornam única em comparação com as soluções de razão centralizada.
Em termos simples, um DLT é melhor definido como um razão replicado, sincronizado e replicado que funciona de maneira distribuída.
As principais características incluem:
- Imutável: Um livro-razão distribuído utilizou criptografia para criar armazenamento imutável e seguro. Isso garante que os dados, uma vez armazenados, não possam ser alterados ou alterados.
- Anexar apenas: Os livros-razão distribuídos são apenas anexados, pois fornecem o histórico transacional completo. Isso é completamente diferente em comparação com um banco de dados tradicional, onde os dados podem ser alterados para fins de funcionalidade. No entanto, isso pode levar a alterações e manipulação de dados, tanto internamente quanto por fatores externos.
- Distribuído: Outra característica importante do razão é sua natureza distribuída. Sim, não existe um único local onde os dados são armazenados. Cada par tem uma cópia do livro-razão na maioria dos DLTs por aí. Alguns DLTs, como Corda, armazenavam dados de outras maneiras.
- Compartilhado: O razão não está associado a uma única entidade. É compartilhado entre os nós. Alguns nós são responsáveis por ter uma cópia completa do razão enquanto outros nós apenas têm as informações necessárias para torná-los funcionais e eficientes.
Tipos de tecnologias de razão distribuída
Existem basicamente três tipos de tecnologias de razão distribuída lá fora.
- Autorizado
- Sem permissão
- Híbrido
Vamos discutir cada um deles brevemente abaixo.
Autorizado
As redes autorizadas são redes privadas. Eles são projetados para funcionar em um ecossistema fechado, onde o usuário precisa ter acesso concedido por meio de um procedimento KYC.
Os usuários, uma vez validados, podem acessar os recursos da rede autorizada ou dos sistemas de contabilidade distribuídos permitidos. Em uma rede permitida, os nós de validação fazem o trabalho pesado, pois são responsáveis por validar as transações dentro da rede.
A rede também pode ser projetada para restringir alguns usuários para ter acesso limitado às funcionalidades da rede. Esse recurso é muito útil para empresas que desejam aproveitar as vantagens do blockchain, mas não desejam tornar seus dados públicos para todos. Afinal, para uma empresa, é importante proteger seus dados comerciais importantes. Isso é o que os torna únicos e mantém sua posição no mercado protegida de seus concorrentes.
Sem permissão
Redes ou sistemas contábeis distribuídos sem permissão são redes públicas. Por definição, os usuários não precisam de permissão para participar da rede sem permissão. O sistema de razão distribuído está aberto a todos para fazer transações, validar blocos e fazer outras formas de interação com a rede.
A chave aqui é a liberdade. O melhor exemplo de uma rede sem permissão é o próprio bitcoin. Foi a primeira criptomoeda que utilizou a tecnologia blockchain – uma implementação do DLT. Qualquer pessoa pode enviar ou receber bitcoins. Não há limitação de quem pode usá-lo, independentemente da localização, leis e outros fatores que regem como as transações são realizadas.
Híbrido
O último tipo de DLT que discutiremos é um sistema de razão distribuído híbrido. Ele combina redes sem permissão e com permissão e oferece uma rede que se beneficia de ambas.
DLTs híbridos são uma excelente escolha para empresas, pois podem decidir quais aspectos do sistema desejam tornar públicos e quais desejam manter privados.
Se você quiser ler mais, verifique 4 tipos diferentes de tecnologia Blockchain & Redes
Papel do mecanismo de consenso
No centro de qualquer tecnologia de razão distribuída, existem mecanismos de consenso. Esses mecanismos são os procedimentos e regras que governam como os nós em uma rede de razão distribuída validam as transações.
Outra coisa que a tecnologia DLT é decidir quais nós são escolhidos para o propósito de validação. Assim, quando um novo bloco é gerado, ele escolhe os nós e atribui a eles a tarefa de validar o bloco. Todos estes são regidos pelo mecanismo de consenso escolhido pela rede distribuída.
Além disso, se uma rede não tem permissão, os nós competem entre si para validar o bloco.
Alguns dos algoritmos de consenso populares que existem incluem Prova de Trabalho, Prova de Participação, Prova de Participação Delegada, Com base em tolerância a falhas bizantina e assim por diante.
Prova de Trabalho (PoW)
Prova de Trabalho é o mais popular. Ele utiliza cálculos com uso intensivo de energia que resolvem o quebra-cabeça definido pela rede. Com o tempo, o quebra-cabeça se torna mais complexo computacionalmente e torna difícil para os nós validarem.
Este é o problema pelo qual o bitcoin está passando atualmente. Além disso, não há um nó que pode fazer o cálculo e, portanto, o poder computacional é combinado para resolver o quebra-cabeça.
É por isso que a recompensa pela resolução de um bloqueio é distribuída entre os diferentes jogadores, dando a todos um incentivo para participar do processo.
Prova de aposta (PoS)
Prova de aposta segue outro caminho para resolver o problema de consenso. No PoS, os nós com uma participação existente podem participar do método de consenso. Este método alternativo é eficiente em termos de energia e, portanto, resolve muitos problemas com PoW.
Portanto, se um usuário decidir se deseja participar do método de consenso de um DLT que usa PoS, ele precisa investir para participar.
Existem outros algoritmos de consenso populares por aí. Para obter mais detalhes, sugerimos que você leia nosso artigo detalhado sobre o tópico aqui: Algoritmos de consenso: a raiz da tecnologia Blockchain.
Ecossistema DLT
Para obter uma melhor compreensão das tecnologias de razão distribuída, também precisamos aprender sobre seu ecossistema. Portanto, há quatro partes / aspectos diferentes de um ecossistema de tecnologia de razão distribuída. Inclui o seguinte:
- Hardware
- Programas
- O negócio
- Protocolo
Hardware
Quando se trata de hardware, um ecossistema DLT precisa de nós que possam atuar como dispositivos de armazenamento, servidores ou computadores.
Além disso, os nós podem ter três modalidades:
- Bloco de produção de nós de validação → Aqui, o bloco produz nós de validação completos. Esses nós, então, participam do método de consenso e têm uma cópia de todo o razão distribuído, incluindo todas as transações.
- Nós parciais / leves → Os nós parciais / leves têm uma lista de transações limitada que os torna funcionais e fazem parte da rede.
- Nós de validação completos de produção de não bloco → No caso de um não bloco, eles produzem nós de validação completos que não participam do processo de consenso. Eles também contêm todo o razão distribuído com todas as transações possíveis.
Programas
Quando se trata de software, o DLT utiliza diferentes tipos de aplicativos de software. No ecossistema de software de um DLT, você pode encontrar os aplicativos a serem escritos usando várias linguagens de programação, incluindo Java, C ++, Rust, Go, JavaScript, Python e assim por diante. Como você pode ver, os DLTs não são específicos da linguagem e podem funcionar com qualquer linguagem de programação ou ferramentas com base no requisito.
A escolha da linguagem de programação depende da fraqueza e força da linguagem.
Quando se trata de aplicativos executados em DLT, eles podem ser categorizados da seguinte forma:
- Financeiro → Aqui, administra e usa dinheiro
- Semi-financeiro → Neste tipo, o processo de negócios inclui dinheiro, mas o foco principal é completar tarefas.
- Não financeiro → Nesse tipo, não há inclusão de dinheiro, e o foco principal do processo de negócios é completar tarefas.
Desenvolvimento de negócios
Quando se trata do aspecto de desenvolvimento de negócios, a DLT deve cuidar dos investidores, usuários, corporações, desenvolvedores e produtores de blocos.
Todos os interessados devem usar aplicativos, serviços e soluções orientados para DLT para concluir suas tarefas. Por exemplo, os investidores investem na organização fornecendo os fundos necessários para a criação e gestão do ecossistema DLT. Seu foco é garantir o lucro do investimento e também o sucesso em termos de missão ou visão do negócio.
Os desenvolvedores lidam com o desenvolvimento de produtos, aplicativos e serviços. Eles fazem isso utilizando a rede e os protocolos DLT. Eles também são responsáveis por fornecer suporte técnico.
Os produtores de blocos têm participação ativa no método de consenso do DLT. Eles são nós de validação completos e têm uma cópia completa do livro-razão distribuído.
Por último, as empresas usam DLT para fazer suas atividades comerciais e fornecer valor aos seus usuários finais.
Desenvolvimento de protocolo
O último aspecto do DLT que vamos discutir é o desenvolvimento do protocolo. É aqui que o protocolo do DLT é desenvolvido e gerenciado. É trabalhado por acadêmicos e desenvolvedores. Esta camada cuida de como as chaves criptográficas interagem com a rede.
Implementações de razão distribuída
A tecnologia de razão distribuída teve várias implementações ao longo dos anos. No entanto, existem algumas implementações que têm mais impacto do que outras.
Vamos discutir alguns deles abaixo.
Blockchain
Um dos principais exemplos de implementações de razão distribuída é o blockchain!
Blockchain é uma tecnologia de razão distribuída que abalou o mundo. Em 2008, Satoshi Nakamoto apresentou o bitcoin ao mundo. Ele utiliza a tecnologia blockchain para o mundo, o que permite que os pares enviem e recebam moeda digital sem a necessidade de uma entidade centralizada.
Os pares gerenciavam a rede blockchain.
Quando ocorre uma transação, ela é atribuída a um bloco. Para verificar a transação, o bloco é então extraído pelo
Sim, a imutabilidade é um dos principais recursos do blockchain.
Outro recurso que torna o blockchain tão incrível é a transparência. As transações feitas por meio do blockchain podem ser rastreadas e validadas, se necessário. O tipo de blockchain usado determina o nível de transparência. Por exemplo, um blockchain privado fornecerá transparência apenas aos usuários que estão registrados na rede. Qualquer pessoa fora da rede não será capaz de visualizar a transação mantendo a transparência limitada.
Para redes públicas, a transparência pode funcionar de forma diferente.
Nós cobrimos o blockchain em grande profundidade em nosso site. Então, se você estiver interessado em aprender mais sobre isso, você pode verificar os seguintes artigos.
- Blockchain para iniciantes: guia de primeiros passos
- 6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer!
Corda
Corda é um dos projetos DLT de código aberto interessantes que existem, voltado para negócios. Isso significa que oferece privacidade estrita às empresas usando contratos inteligentes e também usa um DLT com uma abordagem econômica.
Corda utiliza uma abordagem diferente quando se trata de transações dentro da plataforma.
As transações apenas para os pares que participam da transação.
Essa abordagem economiza muito tempo, energia e custo quando se trata de validar transações. E é por isso que Corda é uma das melhores soluções DLT para empresas.
Se você deseja saber mais sobre Corda, consulte os seguintes artigos.
- Corda Blockchain: Governante das Empresas Financeiras
- The Ultimate Corda Tutorial 2020
Ethereum
Ethereum é outro exemplo incrível de implementação de tecnologia de razão distribuída. Bitcoin, a primeira criptomoeda implementada a tecnologia blockchain. No entanto, faltou perfeição.
Uma dessas falhas é o uso do algoritmo de consenso de Prova de Trabalho, pois ele exigia muita energia para calcular e validar transações. Em suma, a Prova de Trabalho não é ecologicamente correta.
Ethereum corrigiu isso fornecendo um método de consenso alternativo conhecido como Prova de Participação.
Também introduziu contratos inteligentes, uma forma de automatizar tarefas na rede. Isso também deu origem a aplicativos descentralizados que podem automatizar um grande aspecto do requisito.
Se você deseja saber mais sobre o Ethereum, verifique os seguintes artigos.
- Guia definitivo do Ethereum Smart Contracts
- Mais de 30 perguntas e respostas da entrevista Ethereum
Por que DLT é importante
As tecnologias de razão distribuída são importantes. Suas principais características, como acessibilidade, impenetrabilidade e responsabilidade, o tornam tão desejável para as empresas lá fora. É uma forma de registro que facilita a imutabilidade, a confiança e a transparência aos nós participantes do processo. Leia mais aqui.
Conclusão
Não há dúvida de que os livros-razão distribuídos são o futuro. Afinal, ele oferece um excelente conjunto de recursos para as empresas que estão por aí. Ele também tem a capacidade de resolver os principais problemas sociais e econômicos que o mundo está sofrendo atualmente.
Então, o que você acha das tecnologias de razão distribuída? Você acha que respondemos à sua pergunta “O que é DLT?” Comente abaixo e deixe-nos saber.
Nós estamos ouvindo.