O que é um contrato inteligente? Um guia completo

Você já se perguntou: “O que é um contrato inteligente?” Se você fizer isso, você veio ao lugar certo, pois iremos listar um guia completo sobre contratos inteligentes.

Em qualquer setor, a automação é uma necessidade, pois as empresas agora procuram maximizar os lucros, mantendo as despesas o mais baixas possível. Outra razão pela qual as empresas desejam automação é remover o erro humano e tornar o processo o mais suave possível.

Obviamente, existem muitas tecnologias que permitem às empresas fazer exatamente isso. A tecnologia Blockchain é uma das tecnologias que oferecem automação como um dos principais recursos. Contratos inteligentes são usados ​​para obter automação. Eles estão no centro da automação.

Para saber mais sobre isso, vamos aprender a definição de contato inteligente.

o que é um contrato inteligente

O que é um contrato inteligente?

Um contrato inteligente é um código digital usado para trocar ativos, incluindo ações, dinheiro ou propriedade, sem a necessidade de intermediários.

Em termos técnicos, é um contrato automatizado ou autoexecutável que contém o acordo entre duas partes incorporadas por meio de código. O contrato inteligente é distribuído, descentralizado e transparente, pois é executado na tecnologia blockchain.

A falta de intermediário torna-o um conceito incrível, pois pode funcionar automaticamente. A melhor comparação com isso no mundo real seriam os documentos fornecidos por advogados.

A capacidade dos contratos inteligentes de incorporar as regras, tanto positivas quanto negativas, é muito útil em quase todos os ambientes.

O caminho para o conceito de contrato inteligente

A ideia do contrato inteligente não é nova. De fato, a ideia do contrato inteligente foi proposta pela primeira vez por Nick Szabo há duas décadas.

Segundo ele, os contratos inteligentes são “um conjunto de promessas especificadas em formato digital”. Nick Szabo é um cientista da computação e criptógrafo. Portanto. ele trabalhou em dois tópicos principais: moeda digital e contratos digitais.

Com seu trabalho, o conceito de contratos inteligentes é estabelecido onde ele teve como objetivo trazer o conceito para melhorar práticas de direito contratual altamente evoluídas para usuários de internet. O comércio eletrônico pode utilizar o design e implementá-lo.

O conceito evoluiu ao longo dos anos, mas sua verdadeira implementação foi vista pela primeira vez quando o blockchain passou a existir. Quando o Bitcoin foi lançado, veio com o suporte para contratos inteligentes, mas permitiu apenas criar e executar contratos inteligentes simples. Foi o ethereum que consolidou o uso de contratos inteligentes em casos de uso do mundo real.

Vitalik Buterin é o fundador da Ethereum. Isso nos leva a uma questão muito interessante de quem inventou os contratos inteligentes?

Quem inventou contratos inteligentes?

Nick Szabo inventou o conceito de contratos inteligentes. Seu trabalho foi cercando isso e criptografia. Ele é um cientista da computação americano.

Em 1998, ele trabalhou no Bit Gold, uma criptomoeda. Bit Gold definiu contratos inteligentes como protocolo de transação computadorizado que pode ser definido via contrato para fins de execução.

Muitos confundem Vitalk Buterin com o fundador do conceito de contratos inteligentes, mas isso não é verdade.

Mas ele introduziu uma maneira ideal de usar contratos inteligentes na tecnologia de blockchain.

O que é um contrato inteligente? Contrato inteligente da Blockchain

Agora que sabemos sobre a origem do contrato inteligente, é hora de examinar os contratos inteligentes baseados em blockchain.

Satoshi Nakamoto em 2008 lançou a primeira criptomoeda, bitcoin. Basicamente, ele utilizou a tecnologia inovadora de blockchain.

O protocolo Bitcoin só pode ser usado para criar contratos inteligentes simples. Mas, havia muitas equipes em todo o mundo que trabalharam na tecnologia e introduziram contratos inteligentes em Bitcoin. Uma dessas equipes vem de Particl.io, uma plataforma de comércio eletrônico que utiliza blockchain em seu núcleo. Eles possibilitaram um contrato inteligente e inteligente no Bitcoin, que cuida dos fundos armazenados no depósito sem confiança.

Outro grupo também conseguiu fazer um contrato inteligente eficiente funcionar na rede bitcoin. Eles lançaram um framework FASTKITTN que resolveu o problema de gerenciamento de contratos inteligentes complexos em bitcoin.

Também resolveu o custo associado à execução de contratos inteligentes na rede bitcoin. Eles discutiram todo o processo de fazer isso em seu artigo de pesquisa, Contatos inteligentes práticos em Bitcoin.

Para resolver os problemas, eles utilizaram os ambientes de computação confiáveis ​​(TEEs). Além disso, eles conseguiram executar o contrato inteligente fora da cadeia, o que resultou em uma maneira eficiente de executar contratos inteligentes com total segurança.

Contrato Inteligente Ethereum

Ethereum mudou a forma como os contratos inteligentes funcionavam em um ambiente de blockchain. ethereum foi projetado com contratos inteligentes em mente. E é por isso que os contratos inteligentes são eficientes no ecossistema ethereum.

No momento, o ethereum é a escolha número um para a criação de contratos inteligentes.

Como funciona o contrato inteligente?

Nesta seção, daremos uma olhada mais de perto nos contratos inteligentes.

Vitalik Buterin em um DC Blockchain Summit descreveu os contratos inteligentes como uma forma de transferir ativos ou moeda em um programa. Ele também acrescentou que o programa executa o código com base nas condições nele definidas. Ele faz isso automaticamente e verifica as informações com base nas informações que obtém.

O contrato inteligente é executado quando a condição é atendida.

Se a condição não atender, o contrato inteligente será executado com base na condição fornecida.

Outra coisa importante que ele mencionou é que um livro-razão descentralizado faz cópias do contrato ou documento inteligente para estabelecer imutabilidade e segurança.

O que ele descreveu pode ser muito técnico para alguém novo no conceito. É por isso que vamos ver um exemplo abaixo.

Exemplo de contrato inteligente

O mercado imobiliário está adotando o blockchain. Se você, em um futuro distante, decidir comprar um imóvel usando uma plataforma movida a blockchain, poderá ver os contratos inteligentes em ação.

Então, você viu um imóvel e decidiu comprá-lo.

Existem muitos parâmetros que precisam ser cuidados durante um negócio imobiliário. Por exemplo, você precisa definir valores de empréstimo, prazo de parcelamento e outras condições exclusivas.

Para encerrar o contrato inteligente, você precisa assiná-lo e colocá-lo em ação.

Por exemplo, você decidiu pagar antecipadamente 20% do valor do imóvel. Depois disso, você decidiu pagar o restante do valor do imóvel em prestações e demais condições que você pudesse ter.

O vendedor cria um contrato inteligente com base nas condições discutidas. O contrato inteligente é colocado em movimento, uma vez que ambos decidam que tudo está documentado corretamente.

Com o tempo, você vai pagar as parcelas, e isso vai ficar registrado no contrato inteligente.

A propriedade da propriedade é transferida para você assim que todo o pagamento for transferido para o vendedor. Tudo é feito automaticamente, sem a intervenção de quaisquer intermediários ou partes.

Em comparação com um negócio imobiliário feito através de um método tradicional, você poderá economizar tempo e esforço na conclusão de todo o negócio.

Tanto o comprador quanto o vendedor economizam dinheiro, pois não há intermediários.

Além disso, o contrato inteligente notificará todas as partes associadas assim que ocorrer um evento no contrato inteligente, que inclui bancos, compradores, vendedores e a seguradora.

Um exemplo técnico de contrato inteligente

Depois de ler tudo isso, você deve estar animado com as possibilidades associadas aos contratos inteligentes. Mais ainda, para entender melhor o que os contratos inteligentes podem fazer e alcançar, vamos dar uma olhada no contrato inteligente movido a ethereum.

Azure forneceu uma boa coleção de amostras em seus Página GitHub. Como discutimos a transferência de ativos ou transferência de propriedade acima, vamos dar uma olhada em seu exemplo de transferência de ativos. Você pode encontrá lo aqui.

Para garantir o manuseio adequado de ativos de alta qualidade, é importante incluir mais dois participantes além do comprador e do vendedor: Avaliador e Inspetor. O inspetor é responsável por inspecionar os ativos antes que o comprador faça uma compra.

O avaliador é do lado do vendedor. Ele torna ativos consideráveis ​​para os compradores. Ele também facilita a venda para o vendedor.

Para entender melhor, vamos dar uma olhada na imagem abaixo.

o que é um contrato inteligente

Fonte: Página de amostra do Azure GitHub

Ele também contém vários estados para definir a condição do contrato inteligente. Atualmente, o contrato inteligente que vamos discutir inclui 10 estados, incluindo

  • Ativo
  • Oferta colocada
  • Inspeção pendente
  • Inspecionado
  • Avaliado
  • Aceitação nocional
  • Vendedor aceito
  • Aceitaram
  • Rescindido

O fluxo de trabalho é complexo e é por isso que não vamos discuti-lo aqui. No entanto, você pode verificar o arquivo readme.md para o repositório de transferência de ativos.

Mas, como é o contrato inteligente?

Vamos dar uma olhada abaixo:

transferência de ativos

As 23 linhas de código acima são o código inicial para o contrato AssetTransfer. Ele inicia as variáveis-chave dentro do contrato e, em seguida, também coloca o construtor para inicializar as variáveis.

Além da função acima, há outra função importante, MakeOffer e Aceitar a Oferta.

Vamos dar uma olhada nas funções abaixo.

enganar

A oferta é feita aqui. Agora dê uma olhada nas funções AcceptOffer e Reject abaixo.

oferta de acceot

Cada função tem seu próprio propósito. Na maioria dos casos, a função denota os estados de contrato inteligentes.

Todo o contrato tem 218 linhas com diferentes funções, como MarkInspected, MarkAppraised e assim por diante!

Benefícios do contrato inteligente

Agora, você deve ter um bom entendimento dos contratos inteligentes e como eles funcionam. Nesta seção, daremos uma olhada nos benefícios do contrato inteligente e o que ele tem a oferecer como um todo.

Seguro

Os contratos inteligentes fornecem um ambiente seguro para a execução dos contratos. Isso protege os detalhes do contrato e outras informações importantes contra o vazamento. Além disso, a execução inteligente do contrato também não é afetada por terceiros ou humanos, tornando-os livres de hackers. Para garantir a segurança, todas as informações críticas são protegidas por criptografia.

Autônomo

Os contratos inteligentes são autônomos, o que eleva sua funcionalidade a um nível totalmente novo. Depois que os contratos inteligentes são implantados, eles podem ser executados e concluídos sem qualquer interferência.

Interrupção grátis

Os contratos inteligentes não podem ser interrompidos por terceiros se não forem projetados para fazê-lo em primeiro lugar.

Sem confiança

Os contratos inteligentes fornecem um ambiente sem confiança, onde todos os interesses da parte são protegidos.

Custo-beneficio

Contratos inteligentes são econômicos, pois são autônomos e não exigem nenhum intermediário.

Desempenho Rápido

Contratos inteligentes são rápidos! Um contrato pode ser executado em questão de minutos em comparação com horas quando se trata de contratos baseados em documentos do mundo real.

Abordamos os benefícios do contrato inteligente com mais detalhes. Para saber mais, confira nossos Contratos Inteligentes: O Guia Definitivo para Iniciantes.

Problemas e desafios de contrato inteligente

Assim como qualquer outra tecnologia, os contratos inteligentes não estão isentos de problemas e desafios. Na realidade, o mercado está evoluindo, e muitas empresas estão procurando maneiras de adotar a tecnologia blockchain. Na verdade, a adoção de contratos inteligentes é dificultada pelo fato de que a tecnologia blockchain não está madura.

Sim, a tecnologia blockchain ainda está em seu estágio inicial.

Os principais desafios que assolam o mundo dos contratos inteligentes incluem o seguinte:

  • Curva de Adoção:

O blockchain em um estágio nascente também impacta a adoção de contratos inteligentes. Além disso, as empresas precisam superar muitos desafios para implementar contratos inteligentes, pois primeiro precisam de uma rede baseada em livro-razão descentralizada.

  • Legal e regulamentações:

Qualquer aplicação de contrato inteligente precisa seguir os regulamentos com base no ecossistema e no local onde deve ser executada.

  • Não padronizado:

Contratos inteligentes ainda não são padronizados com múltiplas abordagens e soluções disponíveis online.

  • Curva de aprendizado:

Blockchain e contratos inteligentes não são fáceis de dominar. Assim, o desenvolvedor precisa não apenas ter aptidão para codificar, mas também compreender o lado jurídico do código que está escrevendo para o contrato. Além disso, os juízes e as agências de advocacia devem ser capazes de entender o código por si próprios ou por meio de interpretações.

  • Complexidade do ecossistema de negócios:

Contratos inteligentes não são adhocs que podem ser adicionados ao sistema. Isso torna não possível adicionar ou executar, especificamente em um ecossistema de negócios complexo.

  • Dados privados:

Blockchain é imutável. Isso não é a favor das leis de privacidade de dados que são definidas por diferentes motivos geográficos em todo o mundo. Para seguros, o GDPR significa permitir que o usuário faça o sistema esquecer isso. Atualmente, o trabalho ainda vai tornar o blockchain o mais flexível possível sem perder seus pontos-chave.

Além disso, existe uma competição que impede que os contratos inteligentes se tornem viáveis. Os partidos lutam para decidir o ponto médio e afetar todo o processo. Por último, existem expectativas das pessoas que podem levar a problemas, visto que o blockchain ou outras tecnologias relacionadas simplesmente não estão maduras ou populares o suficiente no mercado. Ainda requer um bom tempo antes de ser aceito.

DAML – Código aberto para contratos inteligentes

Nos desafios, falamos sobre a falta de padronização. A DAML tenta resolver o problema fornecendo uma linguagem para contratos inteligentes. Assim, permite que os desenvolvedores criem incríveis aplicativos distribuídos full-stack para blockchain, DLT e até mesmo bancos de dados.

Então, o que torna o DAML tão especial em primeiro lugar? Bem, é fácil, eficiente e seguro de usar. O ecossistema é rico e vem com DAML IDE, DAML Sandbox, DAML Assistant e outras formas de integração.

No fundo, você encontrará a própria linguagem. Ele oferece suporte a alguns recursos principais que listaremos a seguir:

  • Modelo DAML: É um sistema de tipo poderoso que torna mais fácil definir e apresentar esquemas de dados complexos para design orientado por domínio
  • Permissões refinadas: Você pode usar DAML para fazer uma permissão refinada, permitindo que uma pessoa específica para um determinado contrato ou parte de um contrato.
  • Logíca de negócios: O DAML é altamente configurável, permitindo que as empresas mapeiem a lógica de negócios perfeitamente nos aplicativos distribuídos
  • Teste baseado em cenário: No teste baseado em cenário, você obtém controle total para testar os diferentes aspectos de seus contratos inteligentes e sua funcionalidade.

Existem muitas empresas que estão desenvolvendo ativamente aplicativos full-stack usando DAML. Essas empresas incluem Accenture, ISDAI, Hashed Health, Change HealthCare e muito mais!

No entanto, o mais fascinante sobre DAML é seu suporte para outras tecnologias de razão distribuída, incluindo Hyperledger Sawtooth, Amazon Aurora, Hyperledger Fabric, VMWare, Corda e muito mais!

Se você estiver interessado em aprender mais sobre DAML, confira nossa publicação sobre o tema aqui: The Ultimate Guide to DAML

Casos de uso / aplicativos de contrato inteligente

Os contratos inteligentes são versáteis em sua abordagem. Isso significa que temos toneladas de casos de uso e aplicativos de contrato inteligente.

Em suma, os contratos inteligentes podem ser usados ​​nos seguintes cenários.

  • Atividades comerciais
  • Armazenamento de registros
  • Gestão da cadeia de abastecimento
  • Mercado imobiliário
  • Sistema de hipoteca
  • Protegendo os direitos autorais
  • Reivindicação de seguro

Cobrimos os casos de uso de contrato inteligente em detalhes aqui: Os 12 principais casos de uso de contrato inteligente

DeFI: os melhores casos de uso de contrato inteligente

Finanças Descentralizadas (DeFi) é um movimento de código aberto para o setor financeiro, criando um ecossistema onde os usuários podem contar com aplicativos distribuídos (dApps) para suas necessidades financeiras.

É basicamente fornecer serviços financeiros por meio de uma rede pública e distribuída que não é confiável e tem mais alcance em comparação com o Financiamento Centralizado (CeFI).

Se você quiser ler mais sobre isso, recomendamos conferir nosso guia de introdução aqui: O que é Finanças Descentralizadas (DeFi)? Um pequeno guia

Também planejamos publicar um Curso Completo DeFi, então continue checando o espaço para mais informações sobre ele.

Conclusão

Isso nos leva ao final de nosso Guia completo do que é um contrato inteligente. Cobrimos muitas coisas sobre contratos inteligentes e, agora, você deve ter um entendimento claro do que os contratos inteligentes têm a oferecer.

Então, o que você acha dos contratos inteligentes? Você acha que isso afetará sua vida de uma forma ou de outra no futuro? Comente abaixo e deixe-nos saber sua opinião abaixo.