O que são moedas digitais do banco central de varejo e atacado (CBDCs)?
As Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) ganharam reconhecimento proeminente nos últimos tempos. A discussão a seguir visa fornecer uma melhor compreensão das opções de moeda digital do banco central de varejo e atacado.
Qualquer pessoa que conhece as novas tendências em criptomoeda e suas aplicações em finanças deve ter ouvido falar dos CBDCs. As moedas digitais do Banco Central têm muitas ambigüidades em torno de suas classificações e diferentes funcionalidades.
Embora os CBDCs tenham ganhado reconhecimento proeminente, é altamente confuso descobrir até que ponto os bancos centrais podem desenvolver sua própria moeda digital. Além disso, existem muitas preocupações proeminentes em relação aos princípios de design notáveis levados em consideração pelos bancos centrais na criação de sua moeda digital.
Na discussão a seguir, os leitores podem encontrar uma impressão detalhada de uma análise comparativa da moeda digital do banco central de varejo e atacado. Além disso, os leitores também podem explorar a motivação subjacente para cada tipo de moeda digital do banco central.
Inscreva-se agora: Masterclass de Moeda Digital do Banco Central (CBDC)
The Road to CBDCs
Antes de mergulhar nas duas categorias notáveis de CBDC, vamos refletir brevemente sobre a história dos pagamentos. O dinheiro é um aspecto proeminente da atividade econômica e está profundamente associado às necessidades dos usuários. Portanto, o dinheiro tem evoluído constantemente em diferentes formas ao longo da história, com foco na desmaterialização contínua.
Nos últimos anos, as soluções baseadas na Internet promoveram uma mudança radical nas transações globais em direção a uma economia conectada digitalmente. Muitas empresas aproveitaram a oportunidade dessa mudança em direção ao comércio digital e construíram uma reputação formidável como líderes do setor. No entanto, pudemos testemunhar muitas inovações recentemente no caso de pagamentos. A história começou com a introdução do Bitcoin, seguido por stablecoins com base no blockchain Ethereum.
Transações no valor de bilhões de dólares ocorrem regularmente em plataformas de criptomoedas, indicando assim seu potencial para revolucionar a indústria de pagamentos. As plataformas de criptomoeda estão apresentando uma proposta de valor atraente para melhorar a inclusão financeira, independentemente da posição geográfica dos usuários. Então, onde a moeda digital do banco central entra na equação?
Perspectivas sobre CBDCs
Os bancos centrais estão amplamente focados na manutenção da estabilidade monetária e financeira. Portanto, as inovações nas tecnologias de blockchain e stablecoin exigiram que as instituições de banco central revisassem seus desafios em caso de mudanças no setor de pagamentos. Uma das soluções mais comuns para os bancos centrais, neste caso, é a facilidade de uma alternativa para pagamentos digitais privados. É aqui que o tema dos CBDCs entra em cena, como uma variante digital do dinheiro.
O Facebook anunciou seus planos de trazer sua própria moeda digital com o nome de Libra. Os bancos centrais estão particularmente preocupados com os riscos para a estabilidade monetária e as moedas de estado fiduciário existentes com o Libra do Facebook. O Facebook é um gigante online com bilhões de usuários e, se lançar seu próprio dinheiro, pode ser muito estressante para os bancos centrais. Então, pode ser o momento certo para os bancos centrais pensarem seriamente sobre uma alternativa CBDC.
O lançamento bem-sucedido do Facebook Libra apresenta riscos para a soberania monetária dos bancos centrais. Além disso, as outras funções de Libra, além da função de pagamento, poderiam introduzir modificações nos padrões do sistema monetário global. Como resultado, os reguladores também devem se preocupar em encontrar desafios potenciais na gestão do sistema monetário. No entanto, o conceito de moeda digital do banco central foi inicialmente desaprovado pelos bancos centrais.
Basicamente, os bancos centrais foram excessivamente cautelosos sobre uma moeda digital emitida por um banco central, com vários graus de cautela. Enquanto alguns bancos centrais perceberam os CBDCs como uma oportunidade de “esperar para ver”, muitos outros desconsideraram isso como um fator negativo. Por outro lado, as reações às moedas digitais dos bancos centrais, especialmente de bancos centrais e governos de todo o mundo, pediram uma postura revisada sobre os CBDCs. Vamos dar uma olhada nos fatores que impulsionam o potencial para o desenvolvimento de CBDCs nos tempos atuais.
Carteira Novi que é usada para armazenar a moeda digital Libra do Facebook. Aqui está um guia rápido para carteira Novi.
Fundo Monetário Internacional
O Fundo Monetário Internacional (FMI) começou a avaliar o potencial de inovação em moedas digitais em novembro de 2018. Além disso, também mostrou níveis positivos de apoio a propostas de desenho de CBDCs. Os principais executivos do FMI convocaram bancos centrais para avaliar as funcionalidades dos CBDCs para atender às metas de política pública. FMI apontou os benefícios do CBDC para melhorar a privacidade nos pagamentos, inclusão financeira e segurança do consumidor.
Banco de Pagamentos Internacionais
O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) também mudou sua postura em relação às moedas digitais emitidas pelos bancos centrais. Os executivos do BIS acreditam fortemente que os grandes gigantes da tecnologia podem dominar o ecossistema monetário com facilidade, alavancando os efeitos de rede. Atualmente, o BIS está apoiando os esforços de vários bancos centrais para pesquisa e desenvolvimento de moedas digitais com base em moedas fiduciárias nacionais.
O BIS considera as moedas digitais do banco central principalmente como um instrumento para uma nova política pública abrangente para enfrentar a entrada de grandes gigantes da tecnologia nos serviços financeiros. Por outro lado, o BIS também expressou incerteza sobre as implicações potenciais da introdução de CBDCs na estabilidade do sistema financeiro global.
Banco Popular da China
O Banco Popular da China também está intensificando seus esforços para introduzir uma nova moeda digital apoiada pelo governo. Além disso, o Banco Popular da China é o banco central da China, e sua nova moeda digital também se concentra em alcançar uma posição notável na competição mundial de criptomoedas.
Atualmente, o banco central está alavancando instituições orientadas para o mercado para pesquisa e desenvolvimento conjunto de moedas digitais do banco central. Além disso, a nova moeda digital do banco central pode servir como uma nova ferramenta de política monetária ou ativo de investimento. Por outro lado, a moeda digital do banco central também poderia servir de referência para as taxas de juros oferecidas pelos bancos sobre os depósitos.
A China está lançando o projeto DCEP que é apoiado pelo governo e deve se tornar a nova moeda nacional. Saiba mais sobre o projeto DCEP agora!
Banco Central Europeu
O Banco Central Europeu também assumiu uma posição positiva sobre o tema das moedas digitais dos bancos centrais. O BCE chamou a atenção para a classificação dos CBDCs de acordo com a sua finalidade. Ele se concentrou especificamente em verificar se os CBDCs devem estar na categoria de varejo ou atacado.
Os executivos do BCE afirmaram que os CBDCs de varejo poderiam ser úteis para o público em geral. Por outro lado, os CBDCs de atacado provavelmente atenderão aos objetivos das instituições financeiras. Então, é aqui que encontramos o conceito de CBDCs de varejo e atacado pela primeira vez! Agora, você deve estar animado para explorar mais detalhes sobre essas duas categorias de CBDCs.
As informações apresentadas até agora oferecem uma impressão clara da necessidade dos CBDCs na percepção das instituições financeiras globais. No entanto, também é importante refletir sobre os fatores críticos que impulsionam o desenvolvimento de CBDCs. Vejamos as razões para optar por CBDCs nos tempos atuais como segue.
Inscreva-se agora: Curso de treinamento gratuito Enterprise Blockchain Fundamentals
Por que o Drive para CBDCs?
É claro que os bancos centrais estão gradualmente assumindo uma postura favorável à introdução de seu próprio CBDC. Aqui estão alguns dos argumentos notáveis que exigem a introdução de moeda digital emitida pelo banco central.
A moeda digital do banco central é uma opção confiável para a transformação em uma sociedade sem dinheiro. Eles podem solicitar a substituição de pagamentos físicos por pagamentos eletrônicos. Além disso, os CBDCs também podem servir como instrumentos de pagamento com melhores níveis de segurança e liquidez. CBDCs também têm o potencial de reduzir os custos de gerenciamento de caixa porque todas as transações são facilmente rastreáveis e são variantes digitais.
A mudança da moeda do banco central para a moeda digital também pode introduzir uma mudança de uma economia de base informal para uma economia de base formal. Como resultado, a economia poderia se concentrar mais na eficiência, orientação fiscal e transparência. Ao mesmo tempo, a mudança para moedas digitais do banco central baseadas em blockchain pode melhorar o impacto da política monetária.
Benefícios crescentes do CBDC
Os CBDCs podem restringir o escopo de substituição de caixa, o que pode ajudar a evitar taxas de juros negativas. A implementação de CBDCs pode permitir o uso de novas ferramentas de política monetária. Por outro lado, os CBDCs também podem auxiliar no aumento da demanda agregada que pode resolver as demandas de política monetária dos bancos centrais com foco na estabilidade de preços.
Muitas das propostas para CBDCs, particularmente em economias emergentes, enfocam a inclusão financeira. Com a maioria da população enfrentando falta de serviços bancários ou de acesso a bancos comerciais, os CBDCs podem promover economias digitais. Como resultado, eles podem servir como ferramentas confiáveis para melhorar a inclusão social e econômica.
A estrutura regulatória associada ao CBDC também pode fornecer barreiras de entrada mais baixas para novos participantes no setor de pagamento. Além disso, os novos participantes também podem oferecer contas de pagamento aos clientes e aumentar o nível de competição para os bancos existentes. Como resultado, muitas instituições não bancárias e bancos menores podem evitar depender de bancos maiores para executar seus pagamentos.
Por fim, o argumento mais importante a favor das moedas digitais do banco central chama a atenção para um sistema financeiro com maior eficiência e segurança. Os CBDCs podem trazer melhorias nos sistemas financeiros de atacado existentes. Por exemplo, os CBDCs podem simplificar os sistemas de liquidação e pagamentos transfronteiriços, sistemas de liquidação e pagamentos interbancários e sistemas de entrega versus pagamento.
Pessoas físicas, instituições financeiras não bancárias e empresas do setor privado podem liquidar diretamente com dinheiro do banco central sem quaisquer depósitos em dinheiro. Como resultado, eles podem enfrentar riscos menores de concentração de liquidez e risco de crédito nos sistemas de pagamento. Consequentemente, os grandes bancos provavelmente perderão sua importância sistêmica lentamente. Portanto, os CBDCs são alternativas idealmente adequadas para depósitos bancários com riscos consideravelmente mais baixos.
Os EUA estão desenvolvendo um novo tipo de projeto CBDC, que é chamado de dólar digital. Aqui está um guia completo sobre projeto de dólar digital e carteira de dólar digital.
Categorias de CBDCs
Com base nos múltiplos fatores favoráveis às moedas digitais do banco central, fica claro que elas podem significar novas mudanças no sistema monetário e econômico global. No entanto, os CBDCs são classificados em duas propostas diferentes, dependendo da base de usuários-alvo. Os dois tipos mais comuns de propostas CBDC que você pode encontrar são os seguintes,
- Moeda digital do banco central de varejo
- Moeda digital do banco central de atacado
Por outro lado, os leitores também devem observar que existem muitos CBDCs com as características de varejo e atacado. Então, vamos dar uma olhada mais profunda em ambos os tipos de CBDCs para abordar a agenda real desta discussão.
CBDCs de varejo
A moeda digital do banco central de varejo concentra-se especificamente no público em geral. Geralmente, os CBDCs de varejo baseados na tecnologia de razão distribuída incluem os recursos de disponibilidade, anonimato e rastreabilidade. Ao mesmo tempo, também podem oferecer a possibilidade de aplicação de taxas de juros. Os CBDCs de varejo são particularmente conhecidos entre os bancos centrais localizados em economias emergentes.
A principal razão para a popularidade do CBDC de varejo é a motivação para capitalizar as oportunidades de crescimento em fintech. Além disso, promove a inclusão financeira ao mesmo tempo que apresenta uma mudança mais rápida para uma sociedade sem dinheiro. Além disso, os CBDCs de varejo também ajudam a reduzir os custos de impressão e gerenciamento de dinheiro.
Inscreva-se agora: Certificação Enterprise Blockchain Professional (CEBP) certificada
Fatores Chave
Agora, vamos dar uma olhada nos fatores-chave que são os princípios básicos para os CBDCs de varejo como segue.
- CBDCs de varejo são mais adequados para o lado do passivo no balanço do banco central.
- Após o lançamento, os CBDCs de varejo podem apresentar uma nova variante da moeda do banco central. Subsequentemente, o CBDC está também sujeito às funções de emissão, gestão e controlo do banco central. Posteriormente, a oferta de CBDCs de varejo também terá como foco a política monetária do país.
- A distribuição de CBDCs está associada à paridade um para um em paridade com a moeda fiduciária relevante pelo banco central. Ao mesmo tempo, os CBDCs devem ter suporte para conversão perfeita e flexível contra dinheiro e dinheiro de banco comercial.
- Bancos ou empresas podem desenvolver CBDCs de varejo em infraestruturas abertas para permitir que outras empresas criem serviços e produtos sobre ele.
- Outro destaque crítico dos CBDCs de varejo é o fato de que os usuários não precisam de uma conta bancária para acessar ou obter a moeda digital. Além disso, o custo de transação associado a CBDCs de varejo deve ser inferior aos encargos atuais.
- O mais importante de tudo é que as moedas digitais do banco central de varejo devem ser aceitas como moeda de curso legal e forma de pagamento. Os CBDCs também devem servir como uma reserva segura de valor para os cidadãos, bem como para agências governamentais e empresas.
CBDCs de atacado
A próxima categoria notável de CBDCs refere-se diretamente a CBDCs de atacado. Os CBDCs de atacado são adequados para instituições financeiras detentoras de depósitos de reserva em um banco central. A moeda digital do banco central de atacado pode ajudar a melhorar a eficiência dos pagamentos e da liquidação de títulos. Além disso, também resolve as preocupações de liquidez e crédito da contraparte.
Os CBDCs de atacado orientados para o valor podem garantir a substituição ou suporte para reservas no banco central por meio de um token digital de acesso restrito. O token serviria como um ativo ao portador nas moedas digitais do banco central de atacado. Como resultado, o remetente irá transferir o valor para o destinatário durante a transação, sem intermediários.
Portanto, o novo sistema seria consideravelmente diferente do sistema existente. O sistema existente envolve o crédito e débito dos bancos centrais nas contas dos clientes sem transferência dos valores reais. Os CBDCs de atacado são considerados a alternativa mais favorável para os bancos centrais. Eles têm recursos excepcionais para melhorar a velocidade e a segurança dos sistemas financeiros de atacado e, ao mesmo tempo, reduzir custos.
De acordo com o BIS, o CBDC de atacado pode apresentar benefícios potenciais para os sistemas de pagamento e liquidação. O desempenho de CBDCs de atacado em diferentes experimentos já conduzidos e examinados por bancos centrais também apresenta suas vantagens potenciais. O CADcoin no Canadá no âmbito do Projeto Jasper e Projeto Ubin em Cingapura, bem como o Projeto Stella na área do Japão-Euro, são alguns dos principais exemplos de CBDCs de atacado.
Assista à conferência virtual sob demanda sobre ativos digitais e Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) agora!
Moeda digital de varejo versus banco central de atacado
Então, como as duas moedas digitais do banco central funcionam uma contra a outra? Em comparação com as economias avançadas, os bancos centrais das economias emergentes estão mais ansiosos por CBDCs de varejo. Este fator não é mais surpreendente, já que muitos bancos centrais não querem criar conflito entre a moeda do banco central e o dinheiro do setor privado. Também é importante considerar as restrições sobre as vantagens potenciais da utilização de CBDC de varejo.
No caso de economias avançadas, os CBDCs de varejo podem ser um exagero. Quando um banco central emite uma moeda digital que permite que quase todos armazenem valor e façam pagamentos por meio de moeda eletrônica do banco central, a estabilidade financeira e a política monetária enfrentam vários riscos. Portanto, os CBDCs de varejo apresentam uma limitação notável a esse respeito. Por outro lado, CBDCs no atacado podem apresentar uma série de vantagens.
Além da eficiência dos sistemas de liquidação e pagamento de varejo com CBDCs de atacado, os usuários podem monitorá-los em tempo real com melhor disponibilidade. Atualmente, a maioria dos cidadãos goza de inclusão financeira com o uso generalizado de dinheiro na maioria dos países europeus. As vantagens do CBDC no atacado também permitem suporte para vinculação com outras plataformas. CBDCs de atacado permitem que os usuários vinculem títulos ou plataformas de câmbio diretamente com plataformas de dinheiro.
Como resultado, eles podem melhorar a velocidade das transações enquanto eliminam os riscos de liquidação. Além disso, os sistemas de moeda digital do banco central de atacado instantâneo podem melhorar a velocidade de liquidação nos mercados OTC e no financiamento e empréstimos comerciais sindicalizados. CBDCs de atacado também promovem sistemas de pagamento transfronteiriços mais simples, reduzindo efetivamente o número de intermediários.
Você pode refletir sobre um resumo das diferenças entre CBDCs de varejo e atacado na tabela a seguir.
Conclusão
Como você pode notar claramente, as moedas digitais do banco central podem ser a próxima grande novidade no mundo do dinheiro. A popularidade crescente dos CBDCs dependeria amplamente das vantagens associadas aos CBDCs no atacado. Eles são capazes de garantir interrupção limitada, ao mesmo tempo em que garantem pagamentos globais com boa relação custo-benefício.
Ao mesmo tempo, os usuários também podem obter as vantagens de segurança e agilidade em suas transações com CBDCs de atacado. Então, qual é o próximo passo para a moeda digital do banco central? É aqui que os bancos centrais podem exercer seu domínio sobre o ecossistema financeiro geral em todo o mundo.
Por outro lado, os bancos centrais estão enfrentando uma escassez de experiência para desenvolver CBDCs. Comece a explorar mais sobre os recursos de moeda digital do banco central, casos de uso e implicações com nossa masterclass Moeda Digital do Banco Central (CBDC). Deseja se tornar uma parte ativa do desenvolvimento do ecossistema CBDC? Comece com nosso curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP) e torne-se um especialista certificado!