Os 10 principais desafios de implementação do Enterprise Blockchain

Conforme as transições do blockchain do exagero para a realidade, vários desafios de implementação do blockchain estão surgindo. Vamos nos aprofundar para entender melhor esses desafios e como você pode superá-los.

Na realidade, os desafios de implementação do blockchain simplesmente implicam que há mais coisas em que trabalhar antes que a tecnologia possa cumprir sua promessa. Além disso, também está se tornando claro que a tecnologia requer mais detalhes em termos de permitir uma melhor compreensão, portanto, uma melhor implementação.

Curiosamente, chegar ao fundo dos desafios requer um bom entendimento da tecnologia e do que ela acarreta. Mesmo agora, o blockchain é bastante indefinido. Como tal, você pode não ter certeza do que esperar dele no futuro.

Prever o futuro é difícil e muito vago, honestamente. Notavelmente, os problemas que ainda não foram claros incluem a arquitetura de implementação do blockchain, que ainda não foi padronizada. Sob esta luz, discutiremos o problema do blockchain que enfrentamos hoje e se você pode superá-los ou não.

Inscreva-se agora:Curso Blockchain grátis

10 principais desafios de implementação do Enterprise Blockchain

Desafios de implementação do Enterprise Blockchain

Aumento do custo da implementação do Blockchain

Um dos principais desafios da implementação do blockchain é o custo de todo o processo. Notavelmente, a maioria das plataformas de blockchain existentes são bastante ineficientes em termos de velocidade de transações e consumo de energia. Por exemplo, enquanto a rede bitcoin transaciona apenas 3 a 5 transações por segundo, ela consome muita energia no processo.

Por outro lado, Ethereum pode gerenciar até 15 transações por segundo. Infelizmente, todos estes se comparam tão mal com o VISA, que pode realizar 1.667 em um segundo.

Basicamente, as plataformas de blockchain corporativas são executadas em uma estrutura semelhante ao bitcoin e outros. Notavelmente, a rede bitcoin foi a primeira a vir à tona e é a que inspirou todas as outras tecnologias baseadas em blockchain que existem hoje.

No entanto, plataformas de blockchain empresariais populares fizeram grandes avanços em termos de velocidade de transação.

Por exemplo, Hyperledger Fabric reivindicações para permitir velocidades de até 3.500 TPS, que é quase o dobro da velocidade da plataforma VISA. No entanto, o Hyperledger Fabric não funciona em plataformas de prova de trabalho como bitcoin e, portanto, é lento no consumo de energia.

Isso não quer dizer que o processo de implementação seja barato. Primeiro, será necessário contratar as pessoas certas que estão em falta. Além disso, a maioria dos requisitos de software são caros.

Em suma, é preciso estar pronto para pagar pela comodidade que vem com a nova tecnologia. Isso inclui a associação aos consórcios que estão promovendo os projetos de blockchain corporativos, onde a maioria deles são privados. De qualquer forma, vamos verificar os problemas do blockchain e suas soluções no próximo segmento.

Baixa escalabilidade

A tecnologia Blockchain e, por extensão, a tecnologia blockchain corporativa, está lutando com o problema da incapacidade de servir a muitos usuários.

Com o aumento da demanda por blockchain corporativo e os aplicativos associados, as empresas que podem escalar com sucesso suas plataformas de blockchain corporativo vão colher grandes.

Notavelmente, para que a tecnologia ganhe adoção substancial pelas principais entidades, o rendimento deve ser suficiente. Já há uma série de projetos em andamento que estão investigando maneiras pelas quais as velocidades de transação de plataformas corporativas podem permanecer altas, mesmo com muitos usuários a bordo.

Para empresas que possuem um grande número de clientes, é claro que a escalabilidade é necessária para que considerem a tecnologia.

Infelizmente, a maioria das redes de blockchain corporativas existentes ainda não foram testadas. Portanto, este é um dos grandes desafios de implementação de blockchain no momento. Notavelmente, não há evidência de uma rede blockchain corporativa como Corda ou Hyperledger Fabric sendo usada por grandes bancos para determinar a taxa de sucesso.

Como tal, poucas instituições, se houver, estão dispostas a arriscar por medo de que o tiro saia pela culatra. Portanto, é imperativo que os vários projetos de blockchain corporativos se comprometam a garantir ao mercado que suas plataformas sejam suficientemente escaláveis, colocando-as em prática. De qualquer forma, vamos verificar os problemas do blockchain e suas soluções no próximo segmento.

Consulte Mais informação: 6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer

Baixa privacidade de dados

Um dos maiores argumentos de venda do blockchain corporativo é que ele descentraliza as operações de forma que os usuários não exijam a intermediação de intermediários. No entanto, também é um dos desafios de implementação do blockchain.

Na realidade, também é verdade que a maioria das empresas não apreciaria o caso em que alguém pudesse visualizar seus dados, o que poderia ser bastante sensível ao seu negócio principal. Vamos ver os desafios da implementação de blockchain na cadeia de suprimentos como um exemplo.

Digamos que a empresa A e a empresa B são concorrentes no setor de transporte marítimo. Além disso, vamos supor que as empresas estejam interessadas em ingressar no “TradeLens”, uma solução de cadeia de suprimentos baseada em blockchain que visa a digitalização de operações na indústria de transporte marítimo.

Notavelmente, TradeLens é um caso de implementação de blockchain na cadeia de abastecimento, onde as empresas do setor de transporte podem acessar facilmente os dados relativos às mercadorias. Além disso, a solução é executada no Hyperledger Fabric da IBM, onde as interações são ponto a ponto. Além disso, todos os participantes podem acessar facilmente qualquer tipo de dados por meio do razão distribuído. Em essência, isso implica que a Empresa A pode visualizar qualquer tipo de dados relacionados à Empresa B.

Se a Empresa A e a Empresa B forem rivais de negócios, a Empresa B perderá qualquer tipo de vantagem que possa ter, uma vez que a Empresa A visualizar dados que deveriam ter permanecido privados. Por exemplo, a Empresa A evitará qualquer tipo de surpresa ou movimento estratégico que a Empresa B tenha em mente. Dessa forma, os negócios para a Empresa B não serão tão bons quanto a empresa poderia ter imaginado.

Diante disso, é improvável que as empresas adiram a tal plataforma. Portanto, a privacidade de dados continua sendo um obstáculo que os projetos de blockchain corporativos estão procurando remediar se a tecnologia se tornar mainstream.

Base de conhecimento insuficiente no Blockchain

O Blockchain como tecnologia está apenas decolando. Notavelmente, a maioria das soluções que estão surgindo são novas e, em sua maioria, técnicas para a maioria das pessoas no setor. No entanto, as organizações não têm pessoas que entendam claramente o conceito de blockchain e, por extensão, blockchain corporativo. Então, esse é mais um dos desafios de implantação de blockchain que dificultam o crescimento desse setor..

Notavelmente, as organizações carecem de informações sobre aspectos como a escolha da melhor plataforma de blockchain corporativa a ser adotada. Além disso, as empresas não estão cientes das etapas de implementação de blockchain adequadas que devem garantir o melhor resultado, bem como a utilização ideal da tecnologia.

Curiosamente, a tecnologia blockchain promete resolver muitos problemas que eram inicialmente intratáveis. A tecnologia promete atingir quase todos os tipos de indústria, desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até o gerenciamento de identidade. Portanto, as organizações precisam ter clareza sobre suas necessidades de blockchain para que possam escolher a melhor plataforma de blockchain corporativa.

Para cumprir o objetivo com sucesso, a organização precisará de conhecimento de blockchain interno suficiente. Curiosamente, eles poderiam tentar preencher quaisquer lacunas contratando talentos externos. No entanto, há uma escassez de pessoas qualificadas que possam atingir o objetivo com sucesso. Portanto, torna-se difícil para as empresas implementar o projeto relacionado ao blockchain.

Ficar confuso sobre a implementação do blockchain é um cenário normal, pois ainda é uma nova tecnologia. Confira nosso guia sobre “Você precisa de um blockchain?” Para tomar a decisão agora!

Dificuldade em fazer a transição de redes legadas

Outro dos desafios da implementação do blockchain é a fase de transição das redes legadas. Antes que o blockchain entrasse em cena, a maioria das coisas que pretende mudar já estavam funcionando muito bem.

Notavelmente, apesar dos poucos desafios que encontraram, as indústrias estavam entregando serviços ou produtos a seus clientes. Em particular, as indústrias estavam tão acostumadas com as estruturas legadas estabelecidas, bem como com os padrões estabelecidos de acordo com as estruturas.

De preferência no espaço da cadeia de abastecimento, este é um dos maiores desafios da implementação de blockchain.

Além disso, as pessoas nas indústrias estão bastante familiarizadas com as estruturas legadas, de forma que qualquer tentativa de introduzir novas estruturas desestabilizará toda a indústria. Por exemplo, está claro que o setor financeiro está entre os setores que enfrentam uma revolução deflagrada pelo blockchain. Aqui, o setor estabeleceu estruturas que orientam a prestação de serviços.

Notavelmente, as pessoas usam o VISA para transações internacionais. Para os bancos, eles usam SWIFT e outros meios para a movimentação de dinheiro a granel. Essas estruturas estão tão arraigadas no sistema que levará muito tempo para introduzir novos mecanismos. Curiosamente, é exatamente isso que o blockchain está fazendo. Esta tecnologia está mudando fundamentalmente a natureza das operações de todas as maneiras concebíveis.

Como discutido anteriormente, os sistemas legados estão profundamente enraizados na indústria, de modo que as pessoas podem ficar relutantes em experimentar novos sistemas. Por exemplo, as pessoas do setor financeiro poderiam resistir à adoção da tecnologia blockchain porque – i) eles sabem tão pouco sobre ela e ii) eles acham que isso pode significar perdas massivas de empregos devido à perda de alguns cargos.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Falta de parceiros de tecnologia

Como explicado anteriormente, o blockchain ainda é uma tecnologia emergente e muitas pessoas ainda precisam ter uma visão clara sobre ela. Isso quer dizer que mesmo para as organizações que desejam implementá-lo, não há um roteiro claro de implementação de blockchain.

Notavelmente, a falta de padrões claros significa que muitas informações são mais confusas do que úteis.

No entanto, há esforços para tornar esse processo fácil para aqueles que desejam implementar o blockchain corporativo. Notavelmente, a etapa mais importante a considerar antes de mergulhar é encontrar o parceiro de tecnologia certo para guiar pelo labirinto.

No entanto, aí vem outro obstáculo. Quem é o melhor parceiro e como saber se encontrou o parceiro certo?

Curiosamente, este é um dos principais desafios de implementação de blockchain que surge quando as entidades procuram implementar a tecnologia.

Conseguir o parceiro certo permitirá que uma organização descubra o melhor roteiro de implementação de blockchain.

Atualmente, existem projetos abrangentes como Hyperledger, Enterprise Ethereum Alliance e outras plataformas de blockchain corporativas como Corda, Microsoft Azure e malha Hyperledger. Particularmente, essas são plataformas de blockchain privadas que reúnem organizações com ideias semelhantes focadas em blockchain.

A realidade é que o custo de implementação do blockchain é proibitivamente alto. Como tal, é prudente procurar um parceiro para ajudar a implementar a tecnologia.

Mesmo com os muitos e importantes parceiros disponíveis, às vezes é bastante caro acessar suas plataformas. Além disso, as plataformas existentes estão enchendo rapidamente, o que significa que em breve elas podem ficar superlotadas. Em tal ambiente, seria difícil obter serviços personalizados devido à enorme demanda.

Quer saber mais sobre tecnologias de blockchain empresariais? Confira as melhores estruturas de blockchain corporativas para o seu projeto agora!

Problemas de segurança

Desafios de implantação de blockchain vêm em várias formas. É claro que um dos maiores argumentos de venda da blockchain é sua resiliência contra ataques cibernéticos.

No entanto, o setor de blockchain enfrenta vários riscos de atores mal-intencionados. Notavelmente, o ritmo de implementação da tecnologia está aparentemente expondo partes da indústria a hackers.

Na realidade, existem inúmeras vulnerabilidades inerentes à tecnologia devido a processos e defesas imaturos. Por exemplo, as chances de uma pessoa ser vítima de golpes de phishing são bastante altas. Além disso, a falta de padrões claros de desenvolvimento implica que há uma grande quantidade de malware à espreita na indústria. Estes, juntamente com vulnerabilidades de tecnologia, bem como explorações de implementação, representam um grave perigo para usuários desavisados.

Para escapar da possibilidade de problemas de segurança, os usuários estão continuamente optando por redes privadas de blockchain. Notavelmente, essas são redes que não são abertas ao público e que exigem autenticação antes do acesso. Exemplos de tais plataformas de blockchain incluem aquelas nas quais vários projetos de blockchain corporativos são executados.

No entanto, o problema com as redes privadas é que os usuários não têm a mesma autonomia que os usuários de redes públicas de blockchain. Aqui, há uma tendência do nó “presidente” de exercer algumas restrições sobre o que os participantes podem fazer. Por exemplo, isso afeta a capacidade dos usuários de mexer na plataforma da maneira que gostariam.

No entanto, os blockchains públicos são inseguros de tal forma que qualquer um pode executar um nó dentro do ecossistema. Se um mau ator atacar com sucesso uma plataforma de modo que possa iniciar o gasto duplo de moedas, a plataforma provavelmente perderá credibilidade. Isso implica que qualquer pessoa com investimentos no ecossistema terá perdas.

Atividade criminal

A implementação do blockchain empresarial está enfrentando um grande desafio que diz respeito à “limpeza” da tecnologia. Notavelmente, a tecnologia assumiu popularidade global depois que duas coisas aconteceram.

Um, trouxe à luz o bitcoin, que ameaçava virar o setor financeiro de cabeça para baixo. Em segundo lugar, a tecnologia parecia diminuir as atividades criminosas de alto nível, como a lavagem de dinheiro. Curiosamente, os malfeitores usaram a tecnologia para mover grandes parcelas de dinheiro roubado em outro lugar. Blockchain enfrenta esse problema até hoje!

Além disso, os pesquisadores da Cornell University Library estabeleceram através de um enquete que muitas pessoas desconfiam do blockchain por causa das criptomoedas infames. Notavelmente, o estudo estabeleceu que os criminosos usam moedas digitais para liquidar transações duvidosas em mercados baseados na Internet.

Além disso, o estudo observou que os cibercriminosos estavam utilizando criptografia para pedir resgate em casos de ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) de computadores.

Como resultado, o blockchain adquiriu uma qualidade desagradável. Para os possíveis usuários da tecnologia, continua sendo importante primeiro dissipar os temores de que malfeitores continuem a usar a plataforma para conduzir suas atividades criminosas.

Em essência, existe algum tipo de medo entre os novos usuários em potencial que não estão prontos para se envolverem em um esquema do qual não gostam.

Na realidade, é o pensamento de tais incidentes que atrapalha os usuários potenciais da tecnologia. Este é um dos maiores desafios na implantação da tecnologia blockchain no momento.

Leia também:10 principais desafios de adoção de blockchain

Falta de Regulamentos

Este é um dos desafios do blockchain que vêm com soluções e oportunidades. Dadas as várias incidências infelizes discutidas acima, algumas entidades governamentais relutam em permitir o crescimento da tecnologia à mão livre. Além disso, os reguladores estão encontrando dificuldades para definir o ambiente legal para a tecnologia, dada sua complexidade.

Por exemplo, uma rede blockchain consiste em vários nós espalhados pelo globo. Portanto, uma vez que uma transação acontece na plataforma, é difícil para as autoridades definirem claramente a jurisdição e, portanto, as obrigações legais corretas das partes da transação.

Em meio a esse dilema jurídico, é difícil imaginar como funcionará a legislação futura, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da UE.

Em essência, o regulamento concede direitos digitais de propriedade de dados armazenados em uma plataforma de blockchain. Curiosamente, está claro que os usuários de plataformas de blockchain podem operar anonimamente. Nesse caso, observadores experientes se perguntam o quão eficaz o GDPR será.

Além disso, o fato de o GDPR propor alguma forma de proteção de dados é mais confuso. Aparentemente, os dados armazenados no livro razão distribuído estão disponíveis para todos os participantes visualizar, mas não para alterar.

Além disso, nem todos os dados pertencentes a uma determinada transação estão disponíveis para visualização pelos usuários. Isso se deve a uma propriedade de rede blockchain chamada minimização de dados. Portanto, esta é uma evidência de que os dados em uma rede blockchain já estão protegidos.

No entanto, a questão é que a comunidade do blockchain ainda não está clara sobre o que a lei diz sobre a tecnologia emergente. Como tal, este é um ponto de preocupação que faz com que muitos usuários em potencial do blockchain empresarial questionem suas decisões.

Consulte Mais informação: Lista de mais de 20 casos de uso de tecnologia Blockchain

Sem interoperabilidade de plataformas Enterprise Blockchain

Como observado anteriormente, existem várias plataformas de blockchain corporativas hoje. Curiosamente, cada projeto se esforça para fornecer certas soluções para os usuários.

Por exemplo, o Hyperledger Fabric da IBM é excelente no gerenciamento de cadeias de suprimentos, enquanto o Corda da R3 é o melhor para soluções do setor financeiro. Aparentemente, existe algum tipo de desconexão entre essas plataformas, o que torna a navegação entre plataformas um pesadelo.

A interoperabilidade do blockchain empresarial é uma questão pertinente para a qual os desenvolvedores devem encontrar uma solução se a adoção em massa acontecer. Notavelmente, deve-se ser capaz de ingressar na malha do Hyperledger, mas ser capaz de utilizar serviços no Corda ou Microsoft Azure sem quaisquer problemas sérios de compatibilidade.

Este é um dos desafios do blockchain que vêm com soluções e oportunidades.

Curiosamente, duas das plataformas de blockchain corporativas mais populares, que são Enterprise Ethereum Alliance e Hyperledger, se reuniram no ano passado para examinar o problema.

Notadamente, os projetos pretendiam trabalhar em conjunto para que pudessem tentar resolver o problema da interoperabilidade. Parte do acordo envolveu o estabelecimento de certos padrões que orientariam a implementação de soluções corporativas de blockchain.

Apesar do entusiasmo por trás da reunião, há muito o que desejar em termos de interoperabilidade. Curiosamente, a interoperabilidade é uma propriedade do software que determina se ele tem alguma chance de adoção em massa.

Em particular, existem miríades de softwares onde cada um tem usuários. Portanto, deve haver uma maneira pela qual os usuários de diferentes softwares possam interagir e conduzir negócios significativos. Sob esta luz, há uma necessidade de mais trabalho em termos de interoperabilidade de blockchain corporativo para impulsionar a adoção em massa.

Quer saber mais sobre a interoperabilidade do blockchain? Confira nosso guia definitivo sobre interoperabilidade de blockchain agora!

Palavras Finais

Agora que você está ciente dos desafios da implantação da tecnologia blockchain, pode tomar uma decisão informada sobre se deseja usar o blockchain ou não. No entanto, o blockchain será o futuro, mesmo que haja um problema de blockchain hoje.

Com o passar do tempo, a tecnologia blockchain está obtendo as atualizações que irão se livrar desses problemas subjacentes. Mais ainda, em muitos casos, as empresas já estão usando tecnologias de blockchain privadas para lidar com os problemas.

De qualquer forma, se você é apenas um novato e deseja aprender mais sobre essa tecnologia e os problemas, recomendamos conferir nosso curso gratuito de blockchain. Este pode ser o início de sua jornada de blockchain.