Por que o Hyperledger Indy é importante para identidades digitais?

O Hyperledger Indy pode devolver o controle sobre sua própria identidade e dados. Sente-se intrigado? Vamos dissecar a plataforma desde o seu núcleo para entender como este projeto funciona.

Com a evolução do mundo digital, todos nós queremos ficar online o tempo todo. No entanto, ao realizar várias tarefas, você pode ter que divulgar suas informações pessoais em várias plataformas também. Especialmente quando você está comprando online, você precisa fornecer suas informações financeiras para comprar qualquer coisa.

E é por isso que a necessidade de identidades digitais é mais do que nunca. Bem, não importa o quão seguras as plataformas online afirmam ser, parece haver um número esmagador de roubos de identidade em todos os casos.

A partir do momento em que você divulga suas informações pessoais, elas ficam armazenadas em vários bancos de dados. E esses bancos de dados não são protegidos de hackers. Mais ainda, as plataformas agora usam nossos dados sem nosso consentimento. Além disso, essas plataformas também vendem suas informações para clientes de publicidade.

Isso definitivamente não parece que você está no controle, está? E é aqui que o Hyperledger Indy vem para jogar.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

O que é Hyperledger Indy??

Hyperledger Indy é um projeto sob o guarda-chuva Hyperledger apoiado pela Linux Foundation. É principalmente uma estrutura feita para identidade descentralizada e também um livro razão distribuído. Na realidade, com a arquitetura Hyperledger Indy, você pode criar identidades digitais que seriam enraizadas no blockchain ou em qualquer outra forma de contabilidade não confiável.

Além disso, com a arquitetura Hyperledger Indy, você obterá muitas bibliotecas, ferramentas, componentes reutilizáveis ​​e muito mais.

Mais ainda, a melhor parte é que cada identidade que sai desta arquitetura Hyperledger Indy é interoperável em vários domínios, silos organizacionais e aplicativos.

Assim, significa que você pode confiar exclusivamente em uma verdade compartilhada com todos os seus associados.

De qualquer forma, com o tutorial do Hyperledger Indy, agora você pode fazer perguntas como com quem está lidando e como pode verificar suas informações antes de interagir com qualquer outra pessoa. Como oferece uma abordagem transparente, não haveria nada escondido de você.

Na realidade, Hyperledger Indy vs. Fabric é um tipo de tópico completamente diferente. Embora possam parecer projetos semelhantes, na realidade não são. O Fabric é mais adequado para uma ampla variedade de casos de uso e setores. Por outro lado, Indy foi criado especificamente para gerenciamento de identidade autossoberana. Portanto, qualquer setor que lida com gerenciamento de identidade pode usá-lo.

Então, se fizermos uma comparação entre o Hyperledger Indy e o Fabric, você verá que ambos os projetos têm algo diferente para oferecer à mesa.

Quer saber mais sobre o Hyperledger? Você pode verificar nosso guia completo sobre blockchain do Hyperledger agora mesmo!

Principais recursos do Hyperledger Indy

No tutorial do Hyperledger Indy, você pode aprender sobre os principais recursos desta plataforma. Vamos ver o que eles são –

Auto-soberania

A partir da documentação do Hyperledger Indy, você saberá que a estrutura armazenava identidades em um livro-razão distribuído. Existem artefatos especiais que a plataforma armazenará para você. Basicamente, esses artefatos incluirão acumuladores criptográficos, prova de existência, chaves públicas e muitos mais.

Ninguém, mas você só pode alterar ou remover sua identidade dele.

Privacidade

Por padrão, a plataforma preservará toda a sua privacidade. Na realidade, a documentação do Hyperledger Indy descreve como preservará as configurações de privacidade e como poderá operar sem qualquer contradição com ninguém.

Mais ainda, você também saberá como ele pode fornecer segurança em um sistema descentralizado.

Reivindicações verificáveis

Na realidade, as declarações de identidade podem ter credenciais semelhantes, como carteira de motorista ou certidão de nascimento ou passaporte. Mas você pode combiná-los para torná-lo ainda mais poderoso.

Mais ainda, você pode provar sua identidade com um único ID do livro-razão – não há mais necessidade de enviar toda a documentação em todos os casos.

Específico

É construído especificamente para identidades descentralizadas apenas. De acordo com a documentação do Hyperledger Indy, você utiliza a plataforma pronta para integração em qualquer empresa que trate de identidades. Então, você não terá que ir para qualquer outra solução ou criar sua própria plataforma apenas para incorporar em seus setores.

Quer saber o que é uma tecnologia de razão distribuída? Saiba mais sobre isso em nosso guia de tecnologia de razão distribuída agora!

Resistente à correlação de identidade

Esta é a melhor parte do Hyperledger Indy. De acordo com a documentação do Hyperledger Indy, é completamente resistente à correlação de identidade. Então, você não terá que se preocupar em deixar migalhas de pão de um ID para outro.

Mais ainda, não há como a plataforma conectar dois IDs ou ter duas identificações semelhantes no livro-razão.

Identificadores descentralizados (DIDs)

De acordo com a documentação do Hyperledger Indy, todos os identificadores descentralizados são globalmente resolvidos e únicos, sem a necessidade de qualquer parte central na mistura.

Assim, cada identidade descentralizada na plataforma terá um identificador único que pertencerá exclusivamente a você.

Ninguém pode reivindicar ou mesmo usar sua identidade como sua. Portanto, o problema de roubo de identidade reduziria muito.

Conexão ponto a ponto

De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, a plataforma possui uma conexão ponto a ponto. Portanto, qualquer comunicação aconteceria entre dois pares. Na realidade, é diferente de quaisquer outros servidores centralizados porque, nesses, o servidor atuaria como intermediário.

Mas em Hyperledger Indy, não haverá um intermediário.

Provas de conhecimento zero

Com a ajuda da prova de conhecimento zero, você pode divulgar apenas as informações necessárias, sem mais nada. Portanto, quando você precisar comprovar suas credenciais, só poderá optar por liberar as informações de que precisa. Por exemplo, se você precisa divulgar sua certidão de nascimento, então você pode escolher apenas fazer isso.

Então, isso dá a você uma quantidade adicional de controle sobre suas informações.

Está se sentindo intrigado com as provas de conhecimento zero? Consulte nosso guia sobre a prova de conhecimento zero para entender como o conceito funciona.

Por que você precisa do Hyperledger Indy?

Vamos explorar alguns dos principais problemas da infraestrutura existente. Isso ajudará você a entender por que este projeto é realmente importante.

Gestão Centralizada de Identidade

Em primeiro lugar, vamos verificar o que o gerenciamento centralizado de identidade tem feito durante todos esses anos. Na realidade, a Internet foi construída para conectar pessoas sem depender de um intermediário. No entanto, à medida que a internet começou a se tornar mais privatizada, intermediários terceirizados começaram a surgir.

E, finalmente, agora se tornou uma parte fundamental dessa infraestrutura. De qualquer forma, a base é baseada em um modelo centralizado que vem com uma única entidade controladora que tem acesso a tudo.

Na realidade, a autoridade centralizada pode fazer alterações em seu conteúdo, pode roubar suas informações e até mesmo usá-las indevidamente da maneira que desejar.

Mais ainda, mesmo que não os roubem, eles ainda coletam uma grande quantidade de informações pessoais que os hackers podem obter facilmente. Além disso, o grande volume de informações também aumentou as chances de violações de dados.

É por isso que esse sistema de gerenciamento de identidade centralizado falha terrivelmente e pode levar a esses problemas –

Falta de Transparência

Como não há transparência em sistemas centralizados, parece que muitos problemas de violação de privacidade estão aumentando ao longo dos anos. Por exemplo, o compartilhamento ilegal de dados de pacientes da DeepMind, Cambridge Analytica Scandal e multas no Facebook por roubar informações do usuário para anúncios.

Todas essas fontes não confirmaram se o usuário tinha consentimento ou não. Mais ainda, eles não seguiram nenhuma regra de privacidade e rastrearam todo o seu histórico para produzir anúncios.

Falta de controle

Outra grande falha do sistema centralizado é que você não tem nenhum controle sobre ele. Em muitos casos, suas informações serão usadas de acordo com as necessidades das autoridades. Por exemplo, mesmo se você excluir sua conta do Facebook, o Facebook ainda terá algumas informações deixadas no servidor.

Portanto, você nunca pode excluir todas as informações deles. De qualquer forma, esta é apenas uma das consequências ruins que vêm com um modelo de servidor centralizado.

Roubo de identidade

Qualquer hacker pode hackear facilmente todos os seus dados que você compartilhou na Internet, sem se esforçar muito. Mais ainda, o problema surge quando alguém sequestra seus dados e exige um alto resgate para que eles sejam devolvidos.

Pode ser qualquer tipo de informação, como informações de sua conta bancária, dados confidenciais de sua empresa ou até mesmo seus arquivos pessoais que você não deseja que sejam abertos.

De acordo com o Índice de Nível de Violação, a cada segundo, 214 registros são roubados ou perdidos. Então, isso significa que em um dia, 18.525.816 registros são roubados todos os dias! Até mesmo seus dados podem estar nessa lista, e você nem saberá sobre isso.

Como você pode ver, com tantos hacks de dados acontecendo todos os dias, é evidente que os sistemas centralizados estão falhando muito para proteger as informações dos hackers.

Consulte Mais informação: Blockchain vs. banco de dados: entendendo a diferença entre os dois

Sem identidade global

Os sistemas centralizados não possuem nenhum sistema de registro global, o que pode atrapalhar na hora de solicitar determinados documentos, como passaporte, carteira de habilitação, cartão PAN, etc..

Na realidade, pode ser muito demorado e torna o processo complicado. No momento, não há nenhuma autoridade global que possa autenticar seus documentos com apenas um único documento de identidade.

Como resultado, obter esses documentos pode se tornar muito difícil quando você vai de um país para outro. Mais ainda, o processo de coleta de todas essas informações é um trabalho tedioso.

Fardo económico

O sistema de gerenciamento de identidade atualmente cobre seus principais interessados ​​- detentores de identidade, empresas verificadoras e partes que verificam os usuários. No geral, o pagamento para cada setor custa uma boa quantia de dinheiro.

De qualquer forma, as empresas KYC precisam processar informações de várias organizações, como seguradoras, hospitais, bancos, etc., o que as torna sobrecarregadas e precisariam de mais recursos.

Para atender a todas as demandas de mão de obra, as empresas cobram um alto custo de verificação, que se torna uma taxa de processamento oculta para indivíduos.

Como você pode ver, no final, será você quem vai pagar mais para verificar suas credenciais. De acordo com uma pesquisa, as empresas KYC gastam mais de US $ 48 milhões todos os anos apenas para o processo de verificação.

Mais ainda, o tempo para liberar um indivíduo é de 26 dias, e também, se o usuário quiser fazer alguma alteração, leva 20 dias para fazê-lo, o que é muito tempo.

Portanto, torna-se um fardo para todas as partes interessadas no longo prazo. De qualquer forma, as identidades federais podem usar uma única identidade para muitos fins, com o consentimento do usuário. No entanto, como é armazenado em um servidor centralizado, também se torna não transparente para os usuários.

Identidade centrada no usuário

Assim, depois que todos os modelos falharam, o foco mudou para uma identidade mais centrada no usuário, onde os usuários controlarão quais informações são compartilhadas. Mas também foi limitado ao registro de identidade que pode revogar o acesso a qualquer momento que quiserem.

Assim, o conceito de identidades autossoberanas começou a surgir, e vai manter as informações nas mãos do usuário, e não em organizações ou terceiros. Mas a base da arquitetura precisa de uma plataforma descentralizada.

E é aqui que a arquitetura Hyperledger Indy entra em jogo. Por ser uma plataforma descentralizada, pode ser a solução perfeita para todos os problemas. Mais ainda, a arquitetura Hyperledger Indy é especificamente para soluções baseadas em identidade.

Confira os 15 projetos do Hyperledger agora mesmo!

Quais são os componentes típicos do Hyperledger Indy?

Criptografia

Qualquer tipo de solução de identidade que usará o agente Hyperledger Indy usará criptografia de conhecimento zero. Neste SDK do Hyperledger Indy, uma prova de conhecimento zero garantirá que um usuário possa provar a qualquer outro que conhece certas informações sem revelar mais nada.

Então, significa que o usuário só vai compartilhar que conhece certas informações e, a partir disso, pode saber se está falando a verdade ou não..

Nós

No Hyperledger Indy SDK, todos os nós podem ser classificados em três tipos principais – nó completo, um nó mestre e nós. Na realidade, um dispositivo que realiza transações no blockchain é um nó. Por outro lado, no Hyperledger Indy SDK, um cliente que opera na rede e mantém uma cópia completa do razão é um nó completo.

De qualquer forma, um nó mestre é realmente responsável pela governança descentralizada no SDK do Hyperledger Indy.

Mas e quanto ao consenso da Hyperledger Indy? Bem, na realidade, o consenso da Hyperledger Indy é, na verdade, protocolos de tolerância a falhas bizantinas redundantes (RBFT).

Mais ainda, o consenso da Hyperledger Indy é, na verdade, uma forma avançada do modelo de tolerância a falhas bizantino do Plenum.

Neste consenso Hyperledger Indy, você verá várias instâncias paralelas do protocolo BFT (Byzantine Fault Tolerance). Mais ainda, cada instância terá uma réplica primária. Mesmo que todas as outras instâncias de protocolo possam solicitar uma solicitação, apenas uma instância mestre pode executá-las.

É por isso que o consenso da Hyperledger Indy é bastante eficiente.

Ledger

De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, a árvore Merkle faz o backup do livro-razão. Mais ainda, todos os nós têm réplicas do livro-razão.

Agente

Os agentes Hyperledger Indy podem vir em muitas variedades. Na realidade, alguns deles podem ser bastante simples e estáticos. E eles são mais adequados para casos de uso de IoT que requerem uma única conexão com fio. Por outro lado, os agentes Hyperledger Indy também são baseados em nuvem e complexos. Eles são mais adequados para casos de uso corporativos.

Estado e armazenamento

É mais ou menos semelhante ao Ethereum, e o estado da rede é mantido por Patricia Trie. Basicamente, é uma combinação de Merkle Trie e Radix Trie. Por outro lado, o armazenamento no sistema é implementado com leveldb, pois oferece implementação de banco de dados de valor / chave. Ele também oferece mapeamento ordenado.

Consulte Mais informação: Enterprise Ethereum: Blockchain privado para empresas

Benefícios para o usuário do Hyperledger Indy

Ao controle: Os usuários terão controle total sobre suas identidades.

Transparência: Qualquer coisa no livro-razão é visível para todos. No entanto, as informações serão criptografadas.

Acesso: Somente o usuário terá acesso aos seus dados.

Interoperabilidade: Os usuários podem usar suas identidades em qualquer rede que lhes permita.

Consentimento: Qualquer outra parte que deseje acessar certas informações precisará do consentimento do usuário.

Existência: Todos os usuários terão existência independente completa no livro-razão.

Longevidade: Ele permanecerá no livro-razão pelo tempo que o usuário desejar. Então, eles também podem excluir suas identidades se quiserem.

Portabilidade: Os usuários também podem transportar seus IDs para outros dispositivos.

Minimização: A divulgação de qualquer tipo de documentação vem com grande minimização.

Proteção: A plataforma protegerá os direitos do usuário o tempo todo.

Consulte Mais informação: 6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer

Jogadores de identidade auto-soberana na Hyperledger Indy

Existem especificamente três tipos de jogadores de identidade no Hyperledger Indy. Vamos ver o que são –

Provedor de identidade: Não possui provedor centralizado, mas funciona de forma descentralizada com regras pré-definidas. Basicamente, esses nós irão emitir suas identidades.

Proprietário da identidade: Proprietários de identidade têm suas identidades verificadas no livro-razão e terão pares de chaves pública-privada para segurança.

Validador de identidade: Esses nós ganharam confiança na rede e participam do processo de validação.

Leia também: Blockchain para identidade digital

Como funciona o processo?

Um usuário pode fornecer seu nome ou qualquer outra forma memorável por humanos para o ID na fase inicial.

Depois disso, o nome do ID será convertido em um código ou chave único, que é chamado de identificadores descentralizados (DID) no razão. Haveria um valor associado a ele conhecido como objeto descritor DID (DDO). Juntos, eles são chamados de registros DID.

Você pode identificar um usuário com a ajuda de um registro DID. Na realidade, a chave privada do proprietário irá proteger criptograficamente seu registro DID.

A seguir, o usuário obterá uma chave pública correspondente ao par de chaves gerado no DDO. Além disso, o DDO terá certos serviços de interação para o detentor da identidade.

O usuário terá acesso às especificações do método DID que permitirão que ele saiba exatamente como ele pode registrar, atualizar, revogar ou resolver sua identificação no livro-razão.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

Casos de uso da Hyperledger Indy

Há muitos casos de uso possíveis do Hyperledger Indy para empresas e indivíduos. Vamos ver o que eles são –

Documentos Digitais

Você pode obter qualquer tipo de documento em formatos digitais, como certidão de nascimento, passaporte, carteira de motorista, etc. A melhor parte é que você também pode ter outra documentação importante na rede, especificamente para casos de uso de blockchain corporativo.

 Autenticação sem senha

Outro dos melhores casos de uso do Hyperledger Indy é que ele permite que você tenha um processo de autenticação sem senha. Em qualquer sentido, como as senhas são muito mais fáceis de quebrar, é por isso que você pode fazer login em um site seguro com sua impressão digital ou qualquer outra forma de biometria do seu celular.

Fim do Spam

Com os casos de uso do Hyperledger Indy, você não receberá mais e-mails de spam. Além disso, você não terá que verificar seus números de telefone de vez em quando. Com suas camadas superprotetoras, nenhum e-mail de spam pode passar sem sua permissão.

Gestão de Sócios

Isso é mais adequado para empresas, pois elas podem usar casos de uso do Hyperledger Indy para gerenciar seu modelo de associação descentralizado. Basicamente, o agente Indy se tornará seu cartão de membro, e você pode usá-lo em qualquer lugar que permita.

Restrições de idade

Hoje em dia, a internet se tornou um lugar onde tudo está aberto a todos. Às vezes, sem restrições, as pessoas podem fazer mau uso das informações. É por isso que sites, dispositivos e serviços podem funcionar de forma mais eficiente com uma restrição de idade adequada.

Por exemplo, os desenvolvedores de jogos podem impedir que menores de idade joguem certos jogos ou façam certas compras dentro do jogo.

Consulte Mais informação: Casos de uso e estudos de caso do Hyperledger Fabric

Alerta de vulnerabilidade

Com os casos de uso do Hyperledger Indy, os desenvolvedores podem assinar oficialmente um software que desenvolveram antes de lançá-lo no mercado. Assim, permitindo ao usuário saber se o software é legítimo ou não. Basicamente, com o software de cópia malicioso, os hackers podem obter acesso ao dispositivo de um usuário.

Mas um usuário receberá alertas imediatamente se houver alguma forma de vulnerabilidade no software se usar Indy.

Verificação de emprego

Ao contratar um novo funcionário, as empresas podem facilmente fazer uma verificação de antecedentes com a ajuda de um ID descentralizado. Portanto, se o funcionário alegar ter experiência anterior ou possuir certificação adequada, isso será associado à sua carteira de identidade.

Assim, a empresa pode verificar se as credenciais são verdadeiras ou não, solicitando apenas esses documentos.

Proveniência

A procedência é uma questão importante quando se trata de negócios, como cadeia de suprimentos ou comércio. De acordo com o tutorial do Hyperledger Indy, as empresas podem obter facilmente a procedência de um material. Mais ainda, até mesmo os consumidores obterão a proveniência dos produtos que estão comprando. Vai oferecer um nível diferente de confiança entre o fabricante e os consumidores.

Acesso Global

Com a ajuda dessa tecnologia, você pode mover-se para qualquer lugar com um único ID. Isso significa que, mesmo que você vá para o exterior, eles podem apenas usar sua identidade para verificar suas credenciais. Então, em vez de obter uma nova identidade em outro país ou área, você pode reutilizar sua identidade em qualquer lugar que tenha permissão para ir.

Além disso, com DID, muitas pessoas que não têm acesso à identificação irão obter sua identidade e desfrutar das facilidades que vêm com ela.

Recuperação de uma identidade descentralizada comprometida

Se, de alguma forma, você perder sua identidade, poderá recuperá-la novamente. Mas você precisará ter documentos de prova de identidade para solicitar um provedor de identidade. Na realidade, o provedor de identidade terá todos os documentos no livro-razão, então você pode combinar suas credenciais com eles e obter sua identificação novamente.

Depois disso, os validadores de identidade podem validar sua identidade novamente com a ajuda de informações biométricas. Então, você será verificado e terá acesso ao seu ID novamente.

Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

Conclusão

A Hyperledger Indy está aqui para resolver todos os nossos problemas relacionados com identidades. Há tantas pessoas no mundo que nem têm identificação. Como resultado, muitos não podem desfrutar das instalações que vêm com ele em um país. Mas com identidades descentralizadas, será muito mais fácil emitir um ID.

Como você pode ver, o Hyperledger Indy é repleto de recursos e é uma plataforma bem estruturada. Assim, as empresas podem se integrar facilmente com o sistema e atualizar todos os seus modelos limitados para modelos muito melhores.

Se você é apenas um novato e deseja compreender as diferentes tecnologias de blockchain mais profundamente, recomendamos começar com nosso guia gratuito de blockchain.