Projeto: DABL – Implante seus aplicativos mais rapidamente

Todos os desenvolvedores por aí já devem saber sobre DAML – a linguagem de programação revolucionária que todos nós estávamos esperando. Mas agora o Digital Asset traz uma grande surpresa para todos os fãs por aí – projeto: DABL.

Logo depois de entrar no ar, o projeto DABL está criando um burburinho na comunidade do blockchain. Quero dizer, por que não? É uma tecnologia de próximo nível que está tornando nossas vidas muito mais fáceis, especialmente para os desenvolvedores.

Porém, muitos de vocês podem não ter um entendimento completo de como funciona ou que tipo de benefícios oferece. Então, para ajudar sua mente preocupada, eu reuni este guia com foco no projeto DABL.

Apenas sente-se, pegue uma xícara de café e vamos começar!

O que é projeto : DABL?

Em primeiro lugar, vamos começar com o que é este projeto. DABL é na verdade uma plataforma em nuvem que o ajudará a otimizar seu aplicativo ou solução SaaS desde o início até a linha de chegada. Você sabe qual é a melhor parte?

Bem, a melhor parte é que esta plataforma foi projetado para ajudá-lo a fazer tudo com o mínimo de desenvolvimento possível.

Pense em como pode ser fácil desenvolver seus projetos sem perder muito tempo e recursos. Na realidade, a arquitetura do projeto DABL é uma ótima opção para qualquer desenvolvedor que queira desenvolver aplicativos de back-end simples e escaláveis.

Além disso, agora vem com uma experiência sem servidor! Além disso, qualquer tipo de aplicativo que não precise de suporte de back-end pesado, como aplicativos da web, pode se beneficiar muito da arquitetura DABL.

Mais ainda, os desenvolvedores já estão olhando para esta plataforma e construindo aplicativos DABL do projeto para ela.

A poderosa combinação de DABL e DAML é verdadeiramente surpreendente.

projeto dabl

Quais são os benefícios do Projeto DABL?

Usar DABL pode ser uma ótima opção para seu processo de desenvolvimento. Na realidade, você não apenas conseguirá iniciar seu aplicativo muito mais rápido, mas também poderá fazê-lo com muito poucos engenheiros e um design limpo.

De qualquer forma, vamos verificar os benefícios de usar esta plataforma.

  • Suporta Qualquer DAML Inscrição: O DABL realmente permitirá o upload de qualquer um de seus aplicativos sem alterar o código ou modificar a estrutura. Então, você pode dimensionar seus aplicativos DAML automaticamente em nenhum momento.
  • APIs de aplicativos gratuitos: Qualquer código de seu aplicativo escrito em DAML criará e definirá automaticamente todas as APIs para seu aplicativo na plataforma. Portanto, isso significa que tudo que você precisa fazer é conectar seus dispositivos IoT ou UI ao seu back-end, e é isso!
  • Autenticação gratuita e controle de acesso: Qualquer usuário do aplicativo pode se autenticar diretamente usando as APIs. Mais ainda, o código do aplicativo DAML define cada ação e dados autorizados. Então, você não precisa de nenhuma política complicada ou lógica subjacente para manter a solução segura e manter as regras.
  • Suporte de API de terceiros: Você também pode usar APIs de terceiros ou quaisquer serviços diretamente em seu aplicativo usando a arquitetura DABL. Assim, você não precisará de nenhum componente ou arquitetura adicional para isso.
  • Compatível com DAML Ledger: Talvez você apenas queira gerenciar seu próprio ambiente de aplicativos. Portanto, para isso, qualquer aplicativo que você escreveu para o DABL é compatível com qualquer outro tipo de DAML plataforma de razão baseada. Então, isso também ampliará seu espectro de mercado.

Confira mais de nossos guias:

  • Hashing na criptografia
  • Empresas que investem em Blockchain
  • Oráculos Blockchain: Conheça os fundamentos

Tutorial DABL

Agora é hora de dar uma olhada no console das plataformas. Portanto, aqui você obterá um breve tutorial do DABL. Mas vou sugerir que você confira os tutoriais da plataforma para obter orientação adequada. De qualquer forma, vamos começar!

Console DABL

Casa

Esta é a primeira guia que você verá o console DABL. Se você tiver algum aplicativo existente nele, você o verá aqui. Mas se você não tiver nenhum, verá uma opção para criar sua própria.

Apps

Aqui, você pode ingressar em um aplicativo para o qual tenha convidado. Mais ainda, você verá uma opção “Join by Ledger ID” para manter o aplicativo em sua lista. Além disso, a melhor parte é que você pode usar um nome personalizado para o aplicativo para sua conveniência.

Depois de ingressar em um aplicativo, você pode criar novos contratos no livro-razão, exercer suas escolhas e até mesmo ver seus contratos ativos.

Atividade recente

Se você ingressou em qualquer livro-razão, pode ver a guia de atividades recentes. Usando isso, você pode ver os modelos de contrato, todas as partes e assim por diante.

Área de trabalho

Depois de entrar no DABL, você terá seu próprio espaço de trabalho. Na realidade, este recurso permite que você gerencie todos os seus livros e organize os arquivos de seus projetos. Mais ainda, você pode fazer upload de seus arquivos DAML aqui também.

Guia Quick Build

Você verá uma mensagem “Quer saber o que fazer a seguir?” opção na interface. Depois de clicar nele, você pode ver a contagem de arquivos e partes do seu aplicativo DABL. De qualquer forma, aqui você pode fazer upload de DAML Triggers, recursos de IU e assim por diante.

Guia Implementações

Para ver a guia de implantações, você deve clicar em um livro-razão de sua área de trabalho e ver o console. Na realidade, esta guia permitirá que você configure arquivos, gerencie artefatos de aplicativos, publique o front-end de seu aplicativo.

Modelos DAML

Esses modelos definem principalmente a estrutura funcional e de dados de seu aplicativo.

Serviços Automatizados

A maioria dos aplicativos terá serviços de automação por padrão. Na realidade, eles fazem isso usando DAML Triggers ou serviços automatizados em Python.

DAML Triggers

DAML Triggers realmente permite que você escreva processos automatizados em seu aplicativo usando DAML. Se você deseja implantar um DAML Trigger, você precisa compilar todos os modelos DAML e DAML Triggers separadamente nos arquivos own.dar. A partir daí, você pode arrastar e soltar seu DAML e DAML Trigger.dars em seu livro-razão.

Integrações

As integrações ajudarão seu aplicativo a se comunicar com o mundo externo. Depois de implantar uma integração em seu livro-razão, ela manterá as conexões entre seu livro-razão DABL e o sistema externo como um oráculo no livro-razão.

App UI

Em DABL, você pode implantar e hospedar seus componentes de front-end para seu aplicativo. Para isso, você deve publicar arquivos no subdomínio específico do razão. Os arquivos devem estar no formato .zip. Para obter mais informações, confira o tutorial DABL.

Guia Live Data

Você pode usar esta guia para explorar todos os seus contratos DAML em seu livro razão como um explorador de livro-razão.

projeto : Tutorial DABL: como implantar um aplicativo de amostra?

Este é um tutorial DABL muito básico para implementar um aplicativo de amostra. Depois de fazer login na plataforma, você notará que há alguns aplicativos de amostra na parte inferior da área de trabalho. A partir daí, você pode implantá-los em um livro-razão e, em seguida, iniciar seu processo de implementação.

  • Em primeiro lugar, você deve criar um projeto em seu espaço de trabalho. Você pode fazer isso clicando em “Novo Projeto” e dando a ele um nome e um livro-razão.
  • Em seguida, você pode encontrar um aplicativo para implantar na seção inferior da área de trabalho. Depois disso, clique em “Adicionar ao projeto”.
  • Depois disso, escolha seu livro-razão e projeto, e você verá DABL implantando todos os arquivos automaticamente.
  • Os arquivos levarão algum tempo para serem implantados. Então, quando terminar, você pode clicar no livro-razão e configurar os arquivos implantados.
  • Para isso, você terá que ir para a guia de implantação. Lá você verá a guia Ação necessária e os arquivos de automação não configurados abaixo dela. Para automação, certifique-se de implantar como parte do UserAdmin ao configurar. Depois disso, basta clicar em “Iniciar”.
  • Em seguida, você deve publicar seu ativo de IU na guia de implantação. Se eles não forem publicados, você precisa publicá-los clicando em “Publicar”.

Pronto! Agora você está ao vivo!

Além disso, para interagir com o aplicativo, você pode usar o console DABL ou seguir o subdomínio de URL na guia Implementações para interagir com sua IU ao vivo

Quais são os casos de uso de DABL?

DABL e DAML fazem uma combinação matadora para a criação de uma estrutura para o desenvolvimento de aplicativos flexíveis e combináveis ​​sem o ritmo lento. Na realidade, tudo que você precisa fazer é escrever o código que irá descrever as características de seu aplicativo sem se preocupar em gerenciar a arquitetura.

Depois de implantar na arquitetura do projeto DABL, você só terá que pagar pelo que está usando e nada mais.

A taxa de preço variável ainda não foi publicada, mas o uso será medido pela frequência com que seu aplicativo atualiza o livro-razão..

Aqui estão bons casos de uso de DABL. Vamos dar uma olhada!

Aplicativos de escalonamento automático

Em DABL, você pode implantar um aplicativo DAML sem qualquer tipo de configuração ou desenvolvimento de infraestrutura. Assim, você pode desenvolver um aplicativo totalmente funcional do zero e lançá-lo em poucos dias!

Além disso, os aplicativos em execução no DABL serão escalonados automaticamente quando o tráfego começar a aumentar. Mais ainda, só então você terá que pagar pelo aumento do tráfego, nem um minuto antes.

Back-ends de aplicativos de várias páginas (MPA)

Outro dos casos de uso do projeto DABL é que você pode usá-lo para conduzir aplicativos ricos de múltiplas páginas. Mais ainda, apenas um único arquivo pode gerar todas as APIs, controles de acesso, funções, permissões e assim por diante.

De qualquer forma, o DAML divide principalmente todas as etapas de um fluxo de trabalho em uma série de mudanças de estado e funções. Mais ainda, o arquivo DAML descreverá os controles altamente granulares que você tem sobre as permissões de dados no fluxo de trabalho.

Nesse sentido, você pode usar DABL para simplificar os esquemas de autorização e autenticação usando uma técnica de mapeamento para mapear uma camada de autenticação.

Aplicativos orientados a eventos

Você sabia que os aplicativos DAML podem produzir aplicativos orientados a eventos reproduzíveis e tangíveis usando a sequência de eventos? Mais ainda, pode fazer isso em vários sistemas díspares e torná-lo disponível para conclusões definitivas.

Este é um dos benefícios de um aplicativo DAML em execução no DABL. Junto com isso, você verá que os aplicativos DAML darão suporte a componentes e sistemas externos. Assim, você pode escalar muito mais rápido com DABL.

Estendendo Máquina de Estado

Quase todas as empresas, principalmente aquelas no estágio inicial de transformação digital, podem buscar refinar, consolidar e codificar seu negócio principal.

Portanto, para ajudá-lo com isso, você pode usar a linguagem autodescritiva do DAML que pode capturar esses fluxos de trabalho.

Mais ainda, essa linguagem pode descrever a separação de ações com base na função e as combina em uma máquina de estado mais ampla. Então, você pode ver que DAML é ideal para estender sua máquina de estado, e você pode fazer isso com facilidade usando DABL.

Aplicativos auditáveis ​​e transparentes

Usar um aplicativo SaaS pode realmente prejudicar o valor da sua marca, pois isso tem problemas com o uso indevido de dados do aplicativo. Mas em DABL, qualquer um de seus aplicativos está livre desse escrutínio, pois os usuários podem ver os dados principais relevantes para eles.

Mais ainda, os usuários também podem auditar qual entidade ou usuário tem permissão para acessar certos dados a qualquer momento. Por isso, oferece uma infraestrutura transparente para eles, aumentando o valor da sua marca.

Além disso, desenvolver aplicativos dessa maneira ajudará você e sua empresa a ganhar a confiança de seus consumidores, o que também aumentará o tráfego.

Consulte Mais informação:

  • Conceitos de Blockchain que você deve conhecer
  • Blockchain Academy: comece com cursos Blockchain!

Como o DABL se compara a outras plataformas?

DABL vem com elementos de SaaS, FaaS, iPaaS e PaaS. Aqui, vou comparar alguns deles com DABL para dar uma ideia melhor de como essa tecnologia é comparada com DABL.

DABL vs. IaaS

Muitas vezes, na infraestrutura como serviço (como Azure, GCP, AWS), os provedores oferecem aos usuários para gerenciar seus componentes de aplicativos virtuais que você pode encontrar em qualquer data center.

Eles não oferecem sugestões aos desenvolvedores. Mais ainda, o desenvolvedor é o único responsável por escrever o código para o aplicativo e a infraestrutura. Na realidade, isso pode levar sua equipe a um caminho de DevOps muito complicado.

Mas os aplicativos DABL podem ser executados a partir de um único arquivo com backup DAML. Isso significa que você só precisa descrever o comportamento de sua estrutura, e a plataforma cuidará do resto.

Assim, sua equipe não terá que passar por nenhum procedimento complicado de DevOps.

DABL vs. PaaS

Você pode pensar em Platform as a Service como um IaaS atualizado. Embora as plataformas PaaS sejam mais orientadas e ajudem no desenvolvimento do aplicativo, ainda existem muitos aborrecimentos que o desenvolvedor tem que manter.

Na realidade, você escreverá menos código ou trabalhará um pouco menos na infraestrutura, mas ainda terá que dimensionar muitos componentes por conta própria e em conjunto com a arquitetura PaaS. Isso significa trabalhar entre componentes, servidores – torna a inicialização do aplicativo lenta e complexa.

Mas os aplicativos DABL não terão que lidar com esses problemas. Na maioria das vezes, os desenvolvedores nem sabem sobre a infraestrutura subjacente. E eles não precisam se preocupar com isso. Na verdade, DABL cuidará do resto.

DABL vs. iPaaS

A Plataforma de Integração como Serviço é um nicho de servidor em nuvem popular, desenvolvido para conectar aplicativos locais à nuvem.

O objetivo principal é conectar APIs de terceiros e legadas entre si e torná-las acessíveis fora da infraestrutura legada. À medida que os aplicativos incorporam mais e mais APIs em seus processos principais, muitos desenvolvedores criarão normalização de dados e camadas transacionais para dar suporte ao crescente ecossistema de APIs.

Mas em DABL, você pode chamar APIs externas para o aplicativo, mesmo sem desenvolver outra camada de agregação no sistema. APIs externas são normalizadas em DAML e os desenvolvedores de aplicativos têm uma maneira simples de interagir com muitas APIs de qualquer tipo. Então, isso significa que é mais fácil integrar APIs externas sem se preocupar com problemas de gerenciamento.

DABL vs. FaaS

A arquitetura DABL parece seguir a experiência sem servidor que você encontrará na plataforma Function as a Service. Hoje, o FaaS é adequado para processos e serviços de computação de ponta com funções simples e diretas.

Além disso, eles são principalmente sistemas sem estado e orientados a eventos. DABL parece se inspirar nessas plataformas. É principalmente focado em capacitar os desenvolvedores, em vez de sobrecarregá-los no desenvolvimento de aplicativos.

Assim, em DABL, você terá uma experiência sem servidor com design simples e limpo. Mais ainda, você pode se beneficiar muito ao se conectar a quaisquer serviços sem servidor também. Não há restrições para isso.

Quer saber mais sobre o Blockchain? Confira nossos cursos de blockchain agora!

Nota Final: Melhor Amigo dos Desenvolvedores

Parece que DABL tem tudo. Na realidade, esta plataforma é altamente adequada para lançar qualquer aplicativo baseado em DAML sem se preocupar com a infraestrutura! Tudo que você precisa fazer é descrever a lógica de negócios ou comportamentos de seu aplicativo, e a plataforma cuidará do resto.

Pode ficar mais fácil? Tenho certeza de que os desenvolvedores certamente irão adorar esta plataforma. Por que não deveriam? Leva menos tempo para construir e iniciar qualquer aplicativo nele.

De qualquer forma, agora que você conhece este projeto, a decisão final depende de você. Mas eu diria que você definitivamente deveria dar uma chance a este aqui!