Prós e contras da moeda digital do banco central
A discussão a seguir descreve uma visão geral das diferentes iniciativas existentes do CBDC que podem fornecer uma base sólida para a compreensão dos prós e contras da moeda digital do banco central.
Os avanços tecnológicos e a redução do uso de dinheiro fizeram com que vários bancos centrais investigassem as possibilidades de introduzir alternativas digitais ao dinheiro. A digitalização está continuamente transformando a atividade econômica, trazendo muitas rupturas para a sociedade, ao mesmo tempo que revoluciona muitos aspectos da vida diária de um indivíduo. Como resultado, ele atrai muitas preocupações para a revisão de abordagens convencionais. Assim, com a redução do uso de dinheiro e o aumento das preferências dos clientes por sistemas de pagamento digital, os bancos centrais estão em dúvida sobre a introdução de CBDCs.
Portanto, é importante ter uma impressão clara dos prós e contras da moeda digital do banco central para chegar a uma conclusão razoável. Muitos bancos centrais têm investido ativamente esforços na pesquisa dos resultados da adoção do CBDC. No entanto, muitos dos bancos centrais estão hesitando em implementar os documentos conceituais do CBDC na prática.
Como alternativa digital ao dinheiro físico do banco central, o CBDC pode oferecer muitas vantagens. No entanto, os contras da moeda digital do banco central apresentam implicações para a instabilidade na política monetária e no setor de serviços financeiros em geral. A discussão a seguir descreve o histórico dos CBDCs e as premissas essenciais antes de mergulhar em suas vantagens e contratempos.
Inscreva-se agora:Masterclass de moeda digital do Banco Central
Introdução e histórico do CBDC
A influência da tecnologia gerou ideias para novas abordagens aos sistemas de pagamento, resultando assim em perspectivas para o CBDC. A chegada dos CBDCs tem apontado as possibilidades de modificações tecnológicas atuando nos dois sentidos na política monetária. As empresas que usam a tecnologia blockchain foram capazes de desenvolver novos sistemas de pagamento que podem contornar o papel dos bancos centrais em uma liquidação. Ao mesmo tempo, os bancos centrais estão considerando as possibilidades de oferecer novas formas de canais de pagamento no varejo, capazes de contornar o papel de intermediários.
O que é CBDC?
Antes de prosseguir com o esboço dos prós e contras da moeda digital do banco central, é importante compreender a diferença entre a moeda digital do banco central e as reservas tradicionais. Você pode diferenciar o CBDC das reservas tradicionais refletindo sobre sua definição. Embora não haja uma definição clara de CBDC, você pode considerá-lo uma forma eletrônica de moeda do banco central. No entanto, o CBDC apresenta certas características que estabelecem sua singularidade.
Em primeiro lugar, oferece melhores e mais amplas funcionalidades de acesso em comparação com as reservas. CBDC também apresenta melhor funcionalidade excepcionalmente melhor no caso de transações de varejo quando comparado ao dinheiro. O CBDC também inclui uma estrutura operacional distinta quando comparada a outras variantes da moeda do banco central, permitindo assim que o CBDC atenda a um propósito central distinto.
Mais importante de tudo, um CBDC deve ter a capacidade de pagar juros, apenas com premissas realistas para pagar taxas de juros, diferentes da taxa sobre as reservas. A moeda digital do banco central também é considerada como moeda eletrônica do banco central, bem como um passivo eletrônico para o banco central. Como um passivo do banco central, pode ser na forma de um token ou armazenado em uma conta para a execução de transações, bem como para a manutenção de valor. Os diversos aspectos relacionados ao CBDC eliminaram completamente as possibilidades dos contras da moeda digital do banco central. No entanto, não há razão para negá-los completamente.
Outras moedas digitais estão ameaçando a própria existência do CBDC. Por exemplo, o Facebook já está trabalhando em uma moeda digital chamada Libra. A carteira Novi é a carteira blockchain primária compatível com ela a partir de agora. No entanto, é uma grande preocupação para os bancos centrais porque esta moeda pode representar uma ameaça para o sistema monetário e moedas fiduciárias.
Diferentes formas de CBDC
A nova taxonomia da moeda também aponta possibilidades para traçar diferenças entre duas formas potenciais de CBDCs. Os traços mais significativos da moeda, de acordo com as novas definições, enfocam o emissor, a forma, a acessibilidade e o mecanismo de transferência. O emissor pode ser um banco central ou qualquer outra entidade.
A forma na definição de dinheiro se refere ao dinheiro eletrônico e físico. Em termos de acessibilidade, o dinheiro pode assumir duas opções, como acesso limitado ou universal. O mecanismo de transferência de dinheiro pode ser centralizado ou descentralizado (ponto a ponto) por natureza.
Como resultado, os novos aspectos incluídos na definição de moeda fornecem uma base confiável para diferenciar as duas formas de CBDC eletrônico, como o banco central emitido e as variantes peer-to-peer. O CBDC de varejo está disponível para o público em geral, e a variante CBDC de atacado está disponível apenas para instituições financeiras. Agora, é importante estabelecer as suposições específicas sobre o CBDC para refletir sobre os prós e contras da moeda digital do banco central.
Leia também:Moeda digital do Banco Central de atacado e varejo
Premissas gerais sobre CBDCs
A primeira suposição sobre o CBDC é que eles não são cripto-ativos como o Bitcoin. CBDCs podem escolher adotar DLT que pode servir como um link semelhante entre CBDC e criptomoedas. No entanto, os CBDCs são consideravelmente diferentes das criptomoedas, pois serviriam como passivo do banco central, em paridade com as notas de banco.
Basicamente, um dos proeminentes profissionais da moeda digital do banco central, ou seja, a confiança, separa os CBDCs das criptomoedas ou moedas estáveis. O segundo fator aponta para a abordagem convencional dos bancos centrais emitindo dinheiro digital em reservas. Ao contrário, os projetos de CBDC considerados em muitas propostas de bancos centrais implicam na necessidade de CBDCs baseados em tokens. Como resultado, o CBDC é diferente dos saldos em contas de reserva e as variantes comuns de dinheiro de banco comercial estão no formato baseado em conta.
É importante notar também que a popularidade do CBDC não depende apenas dos novos avanços tecnológicos. Conforme discutido anteriormente, o uso do cartão tem diminuído constantemente junto com a redução drástica no uso de dinheiro.
Uma alternativa melhor
Os bancos centrais querem criar um método alternativo de pagamento e armazenamento de valor, em vez de abolir completamente o dinheiro com os CBDCs. Os bancos centrais querem se preparar para um futuro potencial, onde o dinheiro físico não pode mais ser qualificado como moeda com curso legal.
Existem muitas soluções de blockchain para moeda digital do banco central. Portanto, a introdução de CBDCs poderia ajudar a oferecer um método de pagamento confiável e flexível para os consumidores, em alinhamento com a tendência da digitalização. Por outro lado, a redução do uso de caixa está criando preocupações notáveis quanto à estabilidade do sistema financeiro e da economia como um todo.
Todas essas suposições mostram claramente que os contras da moeda digital do banco central são evidentes em aspectos tecnológicos, de sistema, jurídicos e econômicos. Além disso, as questões éticas ganham atenção com foco na rastreabilidade no desenho do CBDC ou garantia do anonimato.
No entanto, os usuários provavelmente podem preferir o CBDC com base no pagamento, na funcionalidade associada e nos custos totais para os usuários. Também é importante considerar a importância da expertise tecnológica, coragem e visão para a implementação do CBDC. Os profissionais da moeda digital do banco central tornam-se instrumentos atraentes para chamar a atenção dos bancos centrais para os CBDCs, especialmente com as restrições na infraestrutura de pagamento atual em termos de suplementos e complementos tecnológicos. Como resultado, a demanda por novos modelos de pagamento está aumentando consideravelmente nos últimos tempos.
Aqui está um guia para ajudá-lo a entender as diferenças de Crypto vs CBDC.
Iniciativas atuais do CBDC
Com as suposições sobre os CBDCs se tornando claras, é importante refletir sobre as iniciativas existentes dos CBDCs. Uma visão geral das iniciativas existentes do CBDC pode fornecer uma perspectiva crítica sobre os contras e vantagens da moeda digital do banco central. Vamos descobrir mais sobre as iniciativas existentes do CBDC para aumentar a clareza na comparação entre os prós e os contras da moeda digital do banco central.
Os bancos centrais empregam diferentes abordagens de design, métodos, tecnologias e participação de partes interessadas para os atuais projetos de pesquisa do CBDC. Um estudo do Bank of International Settlement (BIS) constatou que cerca de 70% dos bancos centrais pesquisados afirmaram seu engajamento com forma específica de trabalho do CBDC.
Por exemplo, os EUA estão atualmente desenvolvendo um novo tipo de ativo digital chamado dólar digital. Esta iniciativa afetará definitivamente a economia global e iniciará uma mudança drástica. No momento, eles estão planejando trabalhar em uma carteira digital de dólares para armazenar todas as moedas digitais. Mesmo sendo uma moeda digital, os bancos federais serão responsáveis por regular e manter o valor.
Todos os bancos centrais envolvidos no estudo demonstraram ter iniciado pesquisas teóricas e conceituais sobre o CBDC. Curiosamente, quase metade dos bancos centrais pesquisados no estudo afirmou que já havia passado para as fases de prova de conceito e orientada para a funcionalidade. Atualmente, muitos bancos centrais estão trabalhando em projetos piloto de moedas eletrônicas.
Fatores de projeto de CBDC
Os recursos de design do CBDC, como escalabilidade, segurança, interoperabilidade, flexibilidade e acessibilidade são componentes críticos associados ao design nos designs CBDC propostos.
Uma das menções proeminentes entre as implementações reais do CBDC refere-se à iniciativa E-krona na Suécia. O declínio radical no uso de dinheiro junto com a afinidade tecnológica das pessoas na Suécia tem sido crítico na emissão da criptomoeda emitida pelo banco central.
Portanto, pode-se descobrir diretamente um dos notáveis profissionais da moeda digital do banco central neste exemplo da vida real. No entanto, o Banco Central da Suécia não está considerando a tecnologia de razão distribuída como base para a solução E-krona.
O Banco Central da Suécia visa garantir uma disponibilidade mais ampla da E-krona ao público em geral a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por outro lado, uma das desvantagens da moeda digital do banco central observada neste caso refere-se ao fato de que não renderia juros nos primeiros dias. Além disso, não há acordo sobre colocar E-krona em uma conta com Riksbank ou armazená-los como unidades baseadas em valor em um aplicativo ou localmente em um cartão.
Outras Iniciativas
A Autoridade Monetária de Cingapura ou MAS e o Banco do Canadá também sinalizaram projetos para obter informações sobre o uso de moedas digitais. Atualmente, o Banco do Canadá está trabalhando na iniciativa ‘Projeto Jasper’, trazendo os setores público e privado em colaboração para compreender as maneiras pelas quais a tecnologia de razão distribuída pode transformar o sistema completo de pagamentos.
A iniciativa ‘Projeto Ubin’ em Cingapura também se concentra na utilização de DLT para compensação e liquidação de títulos e pagamentos. O projeto mostra os profissionais da moeda digital do banco central, pois pode apoiar o MAS e a indústria na compreensão do potencial dos CBDCs. Além dessas menções notáveis, muitos outros projetos CBDC estão atualmente em andamento em várias regiões. Por exemplo, o Banco da Tailândia lançou o Projeto Inthanon e o Banco do Japão e o Banco Central Europeu colaboraram para a iniciativa do Projeto Stella.
A China está lançando um projeto CBDC chamado projeto DCEP. Esta certamente será uma das mudanças inovadoras em nossa história econômica global. No entanto, é apoiado pelo governo e eles são responsáveis por regulamentá-lo.
Prós e contras com moedas digitais do banco central
Após uma visão geral dos fundamentos do CBDC e as suposições básicas sobre eles juntamente com as atuais implementações do CBDC, vamos prosseguir em direção aos prós e contras da moeda digital do banco central. Os bancos centrais enfrentam problemas ao considerar a adoção do CBDC devido à natureza vaga de avaliar as possibilidades de moeda fiduciária digital.
Além disso, os bancos centrais também devem notar as implicações positivas e negativas da moeda fiduciária digital para a estabilidade financeira e a política monetária. Portanto, a avaliação dos prós e contras da moeda digital do banco central pressupõe que eles estejam associados às funções do banco central. Agora, vamos dar uma olhada nos aspectos positivos e negativos associados à moeda digital do banco central em detalhes.
Profissionais de moeda digital do Banco Central
A moeda digital do banco central ou CBDC surgiu como uma escolha promissora para os bancos centrais competirem com o dinheiro digital. As iniciativas recentemente lançadas no setor de ativos criptográficos por gigantes da tecnologia como o Facebook pintam os CBDCs como opções favoráveis. No entanto, é importante olhar para os profissionais da moeda digital do banco central para descobrir o valor que eles oferecem. Aqui está uma olhada em algumas das vantagens notáveis com as moedas digitais do banco central que você deve considerar.
- O principal aspecto positivo da moeda digital do banco central refere-se aos menores custos de transação. Os CBDCs podem fornecer o suporte para pagamentos institucionais e de varejo mais rápidos com custos de transação reduzidos.
- Os profissionais da moeda digital do banco central também se concentram principalmente em promover o crescimento econômico ao lado da inovação digital. Os CBDCs poderiam oferecer uma jurisdição de moeda digital confiável ao lado da criação de um ecossistema de criptografia muito atraente. Como resultado, eles podem levar à melhoria da atividade econômica ao lado de incentivar os efeitos colaterais em outros setores de tecnologia.
- Os CBDCs podem fornecer uma alternativa consideravelmente econômica ao dinheiro para armazenamento de valor. O fator de custo é menor em CBDCs, pois não impõe carga sobre os custos de produção, armazenamento, transporte e descarte. Ao mesmo tempo, os CBDCs também apresentam alternativas seguras para distribuição e redução de preocupações com relação a fraudes no ecossistema de pagamentos.
- As organizações poderiam ganhar a reputação de pioneiras capitalizando as oportunidades com a CBDC nos estágios iniciais. Ao expressar um interesse ativo no CBDC nos estágios iniciais, uma empresa pode ser pioneira nas definições de política monetária em relação aos CBDCs. Posteriormente, as empresas que trabalham na CBDC também podem desempenhar um papel crucial na definição dos vários padrões aplicáveis com a CBDC.
- A liquidez é um fator proeminente entre os profissionais da moeda digital do banco central, ajudando os bancos centrais a oferecer suporte de liquidez de curto prazo. Curiosamente, os usuários também podem aproveitar os benefícios de liquidez com a CBDC em feriados. Portanto, os CBDCs podem ser úteis para a redução eficaz dos riscos de instituições individuais envolvidas no desencadeamento sistemático de reações em cadeia.
- A inclusão financeira vem imediatamente à mente quando você pensa em CBDCs. As moedas digitais do banco central podem ajudar a melhorar o acesso a pagamentos digitais para a maioria das famílias sem conta bancária. Os CBDCs podem ajudar os usuários a acessar as ferramentas de pagamento digital atuais a custos consideravelmente mais baixos ou nulos, sem uma conta bancária.
- A introdução de CBDCs também poderia aumentar a competição no cenário dos sistemas de pagamento. Além disso, eles também podem estimular a motivação entre os participantes privados para a inovação. Além disso, os profissionais da moeda digital do banco central também podem aumentar a competição entre os bancos. Bancos iriam competir pela atração de depósitos bancários relativos a ativos que poderiam migrar para o CBDC.
- O benefício mais importante que você pode encontrar nos CBDCs refere-se à falta de envolvimento de intermediários. Como resultado, os CBDCs poderiam desempenhar um papel crucial no aumento da velocidade de liquidação ao lado do suporte para pagamentos em tempo real. Como você pode ver, há muitas semelhanças com os recursos da tecnologia blockchain.
- Por fim, os CBDCs também podem atuar como uma ferramenta direta de política monetária com a condição de que rendam juros. Portanto, pode apoiar um melhor controle direto sobre a oferta de dinheiro.
- Os profissionais da moeda digital do banco central também apontam para melhores níveis de privacidade. Eles podem fornecer a garantia de melhor anonimato em comparação com os atuais pagamentos com cartão de banco comercial.
Assista à conferência virtual sob demanda sobre Ativos Digitais e Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) agora!
Moeda digital do Banco Central Contras
Depois de refletir sobre os prós da moeda digital do banco central, vamos refletir sobre os contras da moeda digital do banco central. Eles podem oferecer uma melhor impressão do potencial do CBDC. Aqui estão os contratempos notáveis que você pode encontrar com CBDCs.
- CBDCs têm restrições geográficas proeminentes, uma vez que são aceitos apenas no país que os emite.
- Os bancos centrais podem se tornar concorrentes diretos dos provedores de serviços de pagamento, forçando os bancos a perderem receitas. Além disso, novas oportunidades de investimento com a CBDC poderiam reduzir a demanda de depósitos do consumidor. Posteriormente, os CBDCs podem reduzir os empréstimos bancários para a economia em geral e o crescimento econômico.
- Os CBDCs baseados em criptografia não têm nenhum vínculo com a moeda convencional e podem apresentar maior volatilidade de preços.
- Os contras da moeda digital do banco central também apontam o aumento da competição por bancos comerciais. A natureza dos CBDCs como substitutos dos depósitos bancários pode motivar os bancos a aumentar suas taxas de depósito. Então, pode resultar em uma transição para o financiamento de atacado do financiamento de depósito.
- As moedas digitais do banco central também podem aumentar os riscos de corridas bancárias em todo o sistema. Esses tipos de corridas bancárias podem aumentar mais rapidamente em tempos de crise financeira, sem qualquer dependência de tempo e proximidade.
Conclusão
Como você pode notar claramente, as moedas digitais do banco central apresentam propostas diferentes para os primeiros usuários. Enquanto os profissionais da moeda digital do banco central apresentam convites claros para emitir CBDCs imediatamente, os contras pintam uma imagem completamente contrastante. No entanto, os contras da moeda digital do banco central fornecem os insights ideais para práticas proibidas na implementação do CBDC.
Se você quiser saber mais sobre as moedas digitais do banco central, precisará escolher 101 Blockchains. Introduzimos um CBDC Masterclass recentemente em nossa plataforma para todos os alunos aspirantes. Você pode acessar o suporte de especialistas da indústria para aprender sobre CBDCs com nossa masterclass. Registre-se agora e mergulhe no mundo das moedas digitais do banco central!