Quando o Blockchain foi inventado? Um olhar aprofundado

Você já se perguntou quando foi inventado o blockchain? Se você fizer isso, você veio ao lugar certo. 

O Blockchain, embora seja uma tecnologia nova, tem uma rica origem e história. É por isso que, neste artigo, exploraremos nossas origens de blockchain em detalhes.

Se você está interessado em aprender sobre blockchain, então é sempre uma boa ideia conhecer sua história, pois ela vai te ensinar a necessidade da tecnologia de blockchain e como ela se encaixa nas demandas atuais do mercado.

Antes de começarmos nosso caminho para aprender sobre as origens e a história do blockchain, vamos aprender rapidamente sobre o blockchain.

O que é Blockchain e quando foi inventado o Blockchain?

Blockchain é uma rede ponto a ponto onde os pares podem se comunicar e fazer transações entre si sem a necessidade de uma entidade centralizada. Para tornar a rede autossustentável, cada par terá uma cópia do livro-razão e também haverá um algoritmo de consenso que se encarregará de validar e armazenar as transações em blocos que fazem parte da “cadeia de blocos”.

Então, se você quiser enviar dinheiro para outra pessoa usando uma rede blockchain, você não precisa se registrar para nenhum serviço. 

Tudo que você precisa é de uma carteira que seja capaz de se conectar à rede blockchain e iniciar a transação. Feito isso, a rede usará seu algoritmo de consenso para chegar a um consenso sobre a transação e, finalmente, adicionar ao bloco. 

A transação torna-se imutável assim que o bloco é adicionado à cadeia.

Existem muitos benefícios do blockchain, incluindo:

  • Melhor transparência
  • Segurança melhorada
  • Rastreabilidade verdadeira
  • Custo reduzido
  • Maior velocidade e eficiência

E mais!

Se você quiser saber mais sobre o blockchain e entendê-lo tanto do ponto de vista técnico quanto de iniciante, consulte Blockchain para iniciantes: Guia de primeiros passos.

Da Centralização à Descentralização

Nosso trabalho prospera na centralização. Quase todos os aplicativos de mídia social que você abre em seu computador são controlados por uma empresa ou um grupo de empresas que fornecem o serviço no lugar de seus dados, mesmo quando negam que não usam seus dados para benefícios monetários. Se você fechar a tela do computador e for ao banco, também encontrará a centralização no centro de quase todas as funções.

E porque não? A centralização tem sido muito bem-sucedida no que diz respeito à globalização. O século 21 reuniu uma infinidade de invenções que capacitam as empresas a globalizar seu mercado e aproveitar as vantagens de tratados e colaboração internacionais que permitem que todas as empresas estejam no mesmo nível de concorrência.

A palavra centralização foi usada pela primeira vez na França em 1794. Em 1820, a palavra “descentralização” foi usada pela primeira vez.

Em inglês, a palavra centralização surgiu em 1800.

Como você pode ver, os conceitos de centralização e descentralização têm quase dois séculos. 

Com a centralização conquistando uma base sólida sobre como o mundo funcionava, só foi o momento em que as pessoas começaram a perceber que também há necessidade de descentralização. No início do século 20, o povo americano respondeu negativamente à centralização; eles culparam a produção industrial em grande escala por destruir as pequenas ou médias empresas.

Existem várias abordagens para a descentralização que são mais semelhantes à natureza distribuída.

A jornada da Internet em relação à centralização e descentralização

A Internet também viu o mesmo ciclo de mudança e crescimento no que diz respeito à centralização e descentralização. Quando a Internet surgiu, todos estavam quase convencidos de que ela é descentralizada. No entanto, com o máximo de comunicação fluindo por meio de várias empresas, entendeu-se que a internet não é verdadeiramente descentralizada. 

Logo, muitos novos projetos começaram a surgir que tentavam resolver o problema da descentralização. Alguns dos projetos incluem FreedomBox, Namecoin, ArkOS e assim por diante! O foco de todos esses projetos era tornar a internet mais descentralizada com o tempo. 

E.F.Schumacher em seu livro, “Small is Beautiful: A Study of Economics As If People Mattered.” usou outro termo conhecido como “tecnologia apropriada”. O termo enfatizou fortemente as tecnologias que são de pequena escala, mas com eficiência energética e descentralizadas.

Tudo isso leva à tecnologia Blockchain.

A ascensão da tecnologia Blockchain: Quando foi inventada a Blockchain?

A ideia de blockchain não é nova. Stuart Haber e W.Scott Stornetta em 1991 também imaginou algo semelhante ao blockchain. Eles criam suas primeiras cadeias criptograficamente seguras de blocos com carimbos de data / hora para que ninguém possa violá-los. 

No ano seguinte, Haber, Stornetta e Bayer usaram árvores Merkle para refinar ainda mais o design. Melhorou a eficiência do sistema e permitiu-lhes armazenar vários certificados de documentos em um bloco.

Então, há outro avanço interessante que está relacionado às criptomoedas com o princípio subjacente de um sistema que é semelhante à tecnologia de blockchain.

B-Money

W.Dai, um conhecido engenheiro de computação com seu principal trabalho em criptomoedas e criptografia, mencionou a ideia de dinheiro descentralizado, b-money em 1998. É um esquema em que os usuários podem permanecer anônimos usando seus pseudônimos digitais e também fazer transações com cada um ao mesmo tempo em que cumpre contratos sem a necessidade de qualquer ajuda de fora.

Este processo de pensamento pode ser encontrado em seu site B-Money, ele começou sua linha de pensamentos mencionando que não há necessidade de governo ou violência em uma comunidade onde as pessoas estão ligadas sem saber sua verdadeira identidade.

Sua teoria mencionou claramente que tal sistema é possível onde uma comunidade pode operar sem estar confinada por regras e regulamentos de uma única entidade. Os participantes podem cooperar entre si e, portanto, podem usar a comunidade para conduzir a troca de dinheiro e fazer cumprir contratos. 

Ele também mencionou habilmente dois protocolos em que o primeiro protocolo era “todos montam lá um banco de dados (separado)”. O banco de dados terá uma conta completa de cada pseudônimo de dinheiro e, portanto, todos conhecem coletivamente a propriedade do dinheiro.

Ele teorizou a necessidade de resolver problemas computacionais onde mencionou é a criação de dinheiro.

Fascinante né?

Bem, a ideia de criptomoedas não era nova, e sempre houve teorias a respeito.

Em 2008, uma pessoa chamada Satoshi Nakamoto (pseudônimo) lançou o papel branco bitcoin, que se baseou na ideia compartilhada por W.Dai de criar bitcoin. Bitcoin é a criptomoeda aqui. No entanto, a tecnologia usada pelo bitcoin é a tecnologia blockchain.

No entanto, há informações conflitantes online, onde poucos recursos mencionam o ano da tecnologia blockchain em 2009 e outros como 2008. Escolhemos a Wikipedia porque é mais confiável do que outras fontes online.

Então, se você for perguntado quando foi inventado o blockchain? A resposta deve ser 2008 e não 2009.

Blockchain separa do Bitcoin

Bitcoin é uma criptomoeda que utiliza tecnologia blockchain. Isso significa que levou alguns anos antes que os desenvolvedores começassem a perceber o potencial da tecnologia blockchain e começassem a usá-la além de apenas criar criptomoedas. 

Ainda há muitas pessoas que acreditam que bitcoin e blockchain são a mesma coisa.

Mas, na realidade, o bitcoin usou a tecnologia blockcahin como sua tecnologia subjacente.

Então veio 2017, onde a demanda por bitcoin cresceu e atingiu novos patamares. Esta tecnologia de blockchain permitiu alcançar novas pessoas e massas.

 

Tecnologia Blockchain: a jornada continua

A tecnologia blockchain subjacente do Bitcoin é a tecnologia de primeira geração. Isso deixou muito espaço para melhorias na tecnologia blockchain.

Luta Tecnológica Bitcoin

Um dos problemas que sofreu é a falta de velocidade para fazer as transações acontecerem. A falta de escalabilidade prejudicou o bitcoin. Mas, agora, os desenvolvedores de bitcoin já estão trabalhando para introduzir uma rede relâmpago que melhora a transação de bitcoin por segundo de 7 TPS para um número respeitável.

O VISA, por outro lado, oferece 24.000 transações por segundo.

Bitcoin também sofre com taxas de transação que podem ser bastante onerosas para a pessoa que está fazendo a transação.

No entanto, o cenário atual está mudando rapidamente, pois o bitcoin agora está testando e implantando redes de iluminação.

Os dois componentes de sua rede elétrica incluem o Daemon de rede de iluminação e Neutrino. A carga pesada da rede é retirada da cadeia usando a rede relâmpago.

O Neutrino é um cliente focado na privacidade que é fácil de usar e focado na privacidade. O Lightning Network Daemon, por outro lado, cuidará de outros aspectos da rede.

Ethereum: Apresentando Contratos Inteligentes

A falta de perfeição na tecnologia blockchain do bitcoin significou toneladas de oportunidades para outros criarem tecnologia blockchain que pode ser mais flexível quando se trata de escalabilidade, compatibilidade e configurabilidade.

Ethereum foi lançado em 30 de julho de 2015 por Vitalik Buterin e Gavin Wood. Introduziu contratos inteligentes que permitiram aos desenvolvedores codificar condições e requisitos e criar contratos virtuais entre duas partes. 

Portanto, se você comprar uma casa de um vendedor, ambos podem criar um contrato inteligente autoexecutável que terá todas as condições subjacentes, incluindo o pagamento do empréstimo, transferência de propriedade e assim por diante. Depois de fazer todo o pagamento, o contrato inteligente será executado e passará a propriedade do vendedor para você.

Leia mais sobre Ethereum aqui: 

  • Incluir o artigo 1 do Ethereum de nosso blog
  • Incluir o artigo 1 do Ethereum de nosso blog

Soluções de blockchain baseadas em tecnologia de Ledger distribuídas

A tecnologia de razão distribuída é um termo abrangente dentro do qual a tecnologia blockchain se enquadra. 

Agora, você poderá encontrar excelentes soluções DLT, incluindo Hyperledger, Quorum e Corda. Todos eles têm uma abordagem diferente para resolver o problema do razão distribuído. Cobrimos todos eles em 101Blcockahins.com, então verifique-os abaixo.

  • Artigo Hyperledger
  • Artigo do quorum
  • Artigo Corda

perguntas frequentes

Quando foi inventada a criptomoeda?

A ideia de criptomoeda é antiga e remonta aos anos 1900.

A primeira implementação de criptomoeda real foi feita em 2008, quando Satoshi Nakamoto lançou o white paper bitcoin.

No entanto, David Chaum em 1983 lançou a ideia do dinheiro eletrônico, conhecido como Cash.

Em 1998, Wei Dei lançou sua ideia de b-money. A ideia é uma criptomoeda que será distribuída e oferecerá um sistema de caixa eletrônico com anonimato.

Quando a tecnologia blockchain foi inventada?

Satoshi Nakamoto inventou a tecnologia blockchain em 2008 com o lançamento do white paper bitcoin.

Quando o blockchain foi inventado pela primeira vez?

A tecnologia blockchain e blockchain significam a mesma coisa. Este blockchain foi inventado pela primeira vez em 2008.

Quem inventou a criptomoeda?

O termo “criptomoeda” foi inventado nos anos 1900. Em 2008, Satoshi Nakamoto fez a implementação real quando lançou o white paper bitcoin.

 

Conclusão

Isso nos leva ao final do artigo, onde discutimos as origens e a história do blockchain. Nosso foco era encontrar a motivação por trás da tecnologia blockchain, seu caminho de evolução e as pessoas que estão por trás dela.

Então, o que você acha do artigo? Você acha que fomos capazes de cobrir isso em profundidade? Comente abaixo e deixe-nos saber.