Que problemas o Blockchain resolve?

O Blockchain pode resolver muitos problemas do mundo real e oferecer um melhor modelo de negócios e estrutura econômica para todos nós. Vamos explorar esses problemas e as possíveis soluções que o blockchain oferece.

Estamos mais acostumados a ouvir sobre blockchain junto com Bitcoin e criptomoeda. No entanto, sua aplicação vai muito além de ativos digitais. Na verdade, o blockchain é de longe uma das tecnologias mais inovadoras e revolucionárias de nosso tempo.

De acordo com relatórios, estima-se que os gastos globais com blockchain aumentem e ultrapassem US $ 15,9 bilhões até 2023.

Além disso, quase todas as seções industriais estão procurando adotar a tecnologia blockchain e colher seus benefícios. Isso começa para as esperadas empresas de fintech, até mesmo para as indústrias de mídia e saúde.

Então, o que torna o blockchain essa força massiva a ser considerada? Bem, para o propósito desta leitura, reunimos uma lista que cobre alguns dos problemas do mundo real e como o blockchain oferece soluções eficazes e eficientes. Mais ainda, também saberemos qual é o principal problema de blockchain tentando resolver?

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

Problemas que o Blockchain resolve: O que é Blockchain?

Como o nome pode fazer você pensar, Blockchain nada mais é do que uma cadeia de blocos – bem, pelo menos teoricamente. Os “blocos” aqui representam informações digitais que estão vinculadas ou “encadeadas” a outros blocos usando um hash criptográfico do bloco anterior.

Esta estrutura única torna-o super seguro e resiliente a qualquer tipo de modificação de dados, e é aqui que reside a maior parte de sua aplicação.

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração que não existe uma autoridade central governando o blockchain. Isso o torna um sistema completamente democratizado. Em seguida, como a informação fornecida é imutável, ela pode ser facilmente compartilhada e aberta ao público, permitindo níveis incomparáveis ​​de transparência.

Esses dois fatores tornam o blockchain literalmente a próxima grande coisa desde o surgimento da Internet. Mas quais problemas o blockchain resolve, tornando-o tão popular e inovador?

Bem, aqui estão alguns exemplos de problemas do mundo real que o blockchain resolve. Então, sem mais delongas, vamos começar:

Saiba mais sobre os fundamentos do blockchain aqui: Blockchain para iniciantes: Guia de primeiros passos.

Os 10 principais problemas do mundo real que o Blockchain resolve

Agora que você tem uma compreensão básica do que é o blockchain e como funciona, vamos examinar rapidamente alguns problemas do mundo real e como essa tecnologia revolucionária pode ser usada para resolvê-los e oferecer soluções. Também saberemos qual é o principal problema de blockchain tentando resolver?

1. Pagamentos transfronteiriços

O problema: O estado atual dos pagamentos internacionais por meio de canais bancários é um hotch-potch, para dizer o mínimo. É um processo de várias etapas que envolve muitos intermediários. Além disso, cada etapa do processo leva muito tempo e também exige uma grande quantidade de dinheiro.

Na verdade, de acordo com o Banco Mundial, a taxa de transação média para pagamentos em todo o mundo é de cerca de 7%. Isso é muito!

Como o Blockchain resolve os problemas

Blockchain ajuda a agilizar todo o processo, eliminando todo e qualquer intermediário e procedimentos demorados, portanto, a carga de atrasos desnecessários.

Ao usar seu livro-razão distribuído seguro e sofisticado, uma vez que uma transação é registrada, o pagamento é quase instantaneamente transferido para a parte receptora. Uma vez que a transação não pode ser revertida ou alterada, ela também garante melhor responsabilidade e segurança do que o sistema atualmente empregado.

De acordo com a Deloitte, para transações feitas usando blockchain, as partes envolvidas incorrem em cerca de 40% a 80% menos taxas de remessa do que os métodos tradicionais. Não só isso, mas todas as transações são processadas e concluídas em questão de 4 a 6 segundos, em vez de ter que esperar dias.

E quando você inclui os benefícios de segurança e transparência adicionais na mistura, o blockchain é certamente a melhor solução para transações monetárias globais.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Atualmente, várias empresas de fintech estão usando blockchain para resolver esse problema. Nomes notáveis ​​no campo incluem:

Círculo: Permite que os usuários transfiram dinheiro com segurança (várias moedas com suporte) para mais de 29 países.

Ondulação: Ajuda bancos, provedores de pagamento e trocas de ativos digitais a enviar e receber dinheiro globalmente, super-rápido e com taxas de remessa mínimas.

WeTrade: A WeTrade oferece uma plataforma digital inovadora que permite que bancos e empresas trabalhem de forma colaborativa em toda a Europa, oferecendo oportunidades seguras, transparentes e.

Quer saber mais sobre a tecnologia blockchain? Confira nosso guia de definições de blockchain final agora!

2. Gestão da Cadeia de Abastecimento

O problema: O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos se refere ao planejamento e execução de todos os processos relacionados que levam à implantação de um produto acabado. Geralmente, constitui uma rede de entidades – indivíduos ou empresas que começam com fornecedores de matéria-prima, diretamente para os fabricantes do produto e, em seguida, para os distribuidores.

Uma cadeia de suprimentos bem otimizada garante produtividade máxima com redução de atividades fraudulentas e custos indiretos. Como você pode imaginar, implementar isso no mundo real é um trabalho muito agitado. Esforços de automação foram feitos usando IA e aprendizado de máquina, mas o blockchain promete ser uma virada de jogo nesta área. Então, este é um dos problemas do mundo real resolvido pelo blockchain.

Como o Blockchain resolve os problemas

Um dos principais benefícios que o blockchain traz para o gerenciamento da cadeia de suprimentos seria a interoperabilidade.

A transparência no compartilhamento de dados garante que todos estejam na mesma página – desde os fabricantes até os varejistas, fornecedores e até mesmo os empreiteiros. Por sua vez, isso ajuda a reduzir qualquer conflito e atraso nas operações.

Além disso, uma vez que todos os produtos podem ser rastreados em tempo real, isso reduz os riscos de extravio ou de bens presos na cadeia de abastecimento.

E se isso não for tudo, o blockchain oferece escalabilidade em níveis inimagináveis, com grandes bancos de dados disponíveis em vários locais em todo o mundo. Isso significa que não importa o tamanho do seu negócio ou quão espalhado pelo mundo, usando o blockchain, você será capaz de gerenciar sua cadeia de suprimentos sem esforço.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Alguns exemplos de empresas que usam blockchain para gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos são:

Origintrail: Eles oferecem um protocolo de troca de dados que pode ser usado por cadeias de suprimentos interconectadas.-

Openport: Uma plataforma Blockchain conecta diretamente transportadores e transportadores, o que reduz custos e otimiza o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Walmart: Walmart, uma das maiores lojas de varejo, está utilizando blockchain para melhorar sua cadeia de suprimentos.

Leia sobre como o Blockchain pode transformar o financiamento comercial agora!

3. Questões de responsabilidade com contratos e acordos tradicionais

O problema: Basicamente, criamos contratos e acordos porque existe uma falta de confiança entre as partes da transação. Como resultado, passamos por esse procedimento legal de criação de contratos, um processo de várias etapas que envolve ainda mais partes e toneladas e toneladas de papelada.

Como resultado, muito tempo e dinheiro são gastos com os intermediários. Imagine a última vez que você criou um contrato e quanto dinheiro você teve que pagar ao seu advogado para criar toda aquela papelada regulamentar, ou quanto tempo você gastou dirigindo até o centro da cidade para reunir todas as assinaturas.

Embora consideremos isso a norma e parte da criação de contratos e acordos, todos esses inconvenientes podem ser evitados com o uso da tecnologia blockchain, especificamente contratos inteligentes.

Então, este é um dos problemas do mundo real resolvido pelo blockchain.

Como o Blockchain resolve os problemas

Bem, os blockchains permitem algo conhecido como Contratos Inteligentes, uma solução engenhosa e substituta futura para contratos e acordos tradicionais. Portanto, a próxima pergunta óbvia seria: o que é um contrato inteligente?

Bem, um contrato inteligente consiste basicamente de algumas linhas de códigos que você pode armazenar em um Blockchain. Eles são programados para executar certas ações – de preferência, processar uma transação assim que os termos e condições especificados nas linhas de código forem atendidos.

Agora, uma vez que os contratos inteligentes são armazenados no blockchain, os termos e condições não podem ser alterados ou manipulados. Além disso, tudo está aberto e disponível publicamente, permitindo maior transparência.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Existem inúmeras startups e empresas que já adotaram contratos inteligentes em troca de acordos tradicionais. Aqui estão algumas menções notáveis:

Tradelanse: Ajuda a digitalizar a cadeia de abastecimento facilitando acordos e contratos tradicionais.

Tradeix: Tradeix está reescrevendo finanças de capital de giro e comércio usando blockchain. Eles fornecem valor para financiadores alternativos, bancos, fornecedores de valor agregado e assim por diante!

Curioso sobre o impacto do blockchain nos governos? Confira nosso guia sobre blockchain para o governo agora mesmo!

4. Roubo de identidade 

O problema: Em sua essência, sua identidade nada mais é do que uma coleção de reivindicações a respeito de você como pessoa. Isso inclui dados sobre onde você mora, o número do seu passaporte, carteira de habilitação, número do seguro social e assim por diante. Todos esses são pontos de dados usados ​​por governos e armazenados em bancos de dados centralizados.

Um malfeitor pode potencialmente obter um desses documentos e, explorar certas falhas de segurança, rouba sua identidade. Eles agora podem usar sua identidade para obter alguma vantagem financeira ou obter crédito em seu nome. Esse é um problema sério! Na verdade, muitos criminosos também roubam a identidade de uma pessoa morta para cometer crimes e se safar. Então, este é um dos problemas do mundo real resolvido pelo blockchain.

Como o Blockchain resolve os problemas

Blockchain oferece uma nova solução para o problema. Em uma plataforma descentralizada, você obtém acesso a uma chave privada e uma chave pública. A chave pública é disponibilizada ao público.

E por causa da natureza aberta e transparente do blockchain, todos podem acessar seus registros públicos. No entanto, oferece segurança concreta, pois ninguém pode alterar ou editar seus dados.

Agora, caso você queira acessar seus dados pessoais ou fornecer autorização, você pode usar sua chave privada para verificar sua identidade. É um método simples, mas oferece muita segurança contra roubo de identidade restrito, uma vez que é realizado hoje.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Uma tonelada de novas startups Blockchain surgiu girando em torno do gerenciamento de identidade. Aqui estão alguns notáveis:

Validar ID: A empresa usa a tecnologia Blockchain para fornecer soluções de identidade digital, incluindo um serviço abrangente de assinatura eletrônica. Seu serviço se esforça para fornecer serviços simples e econômicos que também oferecem segurança de alta classe.

NewBanking: O NewBanking permite que os usuários compartilhem suas identidades na web sem se preocupar em perder ou sacrificar seus dados confidenciais.

Sovrin: Sovrin está oferecendo a primeira rede de identidade autossoberana (SSI) do mundo.

Uport: Uport permite que a empresa construa um ecossistema confiável e ofereça aos clientes e parceiros uma maneira de realizar transações com segurança.

Leia também: Blockchain para identidade digital

5. Gerenciando e protegendo dados de pacientes em organizações de saúde

O problema: Os sistemas de saúde atuais usam sistemas centralizados para registrar e gerenciar os dados do paciente. Eles podem ser menos seguros e sujeitos a informações incorretas.

Tem havido inúmeros casos de violação de dados em hospitais onde dados de pacientes, como informações de cartão de crédito e registros de testes genômicos, foram roubados. Na verdade, entre o período de 2009 a 2017, mais de 176 milhões de registros de pacientes foram comprometidos devido a violações de dados.

Além disso, o estado atual da comunicação inter-hospitalar dos dados do paciente é uma bagunça completa. Muitas vezes os pacientes optam por mudar de hospital. Às vezes, por causa de emergências, eles são internados em hospitais de uma rede diferente.

Agora, uma vez que o sistema atual não facilita a troca rápida e fácil de registros de pacientes de seu provedor de cuidados primários, eles agora são forçados a criar um novo registro médico, o que é uma perda de tempo e também de dinheiro.

Como o Blockchain resolve os problemas

O Blockchain pode ajudar a criar um registro descentralizado de dados de pacientes que seja transparente e público para acesso de todos os hospitais. Além disso, não há como corromper os dados, então todo o problema de comunicação inter-hospitalar está resolvido.

Em seguida, vem a segurança. Apesar de ser transparente e público, o blockchain também pode ajudar a manter seus dados privados, ocultando sua identidade com códigos seguros que protegerão todos os seus dados confidenciais. Se e mesmo necessário, você precisa fornecer uma chave privada e só então as informações estarão acessíveis.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Muitas empresas adotam o blockchain no setor de saúde para fornecer melhor gerenciamento e segurança para os dados do paciente. Aqui estão alguns nomes notáveis:

BurstIQ: A empresa fornece soluções Blockchain para ajudar as empresas de saúde a gerenciar grandes quantidades de dados de pacientes de forma segura.

MedicalChain: Ajuda a manter a integridade dos registros de saúde. Médicos, hospitais e laboratórios podem solicitar informações do paciente, mas a identidade do paciente permanece segura e protegida de fontes externas.

Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)

6. Direitos autorais digitais e pirataria

O problema: Você sabia que a indústria de cinema e TV dos EUA sofre uma perda de cerca de US $ 71 bilhões por ano devido à violação de direitos autorais? Grandes empresas de mídia como a Sony e outras estão constantemente lutando em guerras legais contra a pirataria e a distribuição ilegal de mídia.

Mas por que essas indústrias estão sofrendo tanto?

Bem, você ficaria surpreso em saber que as indústrias de mídia, especificamente a indústria da música, ainda se apegam a sistemas legados e modelos de negócios que eram relevantes na época em que o formato de cópia impressa era popular. O sistema não é adepto do mundo da internet.

É por isso que alguns jogadores selecionados adotaram essa tendência de digitalização e estão atualmente dominando o mercado de streaming.

Como o Blockchain resolve os problemas

O Blockchain pode ajudar artistas e criadores a digitalizar os metadados de seu conteúdo, como carimbos de data / hora e direitos de IP (propriedade intelectual) em livros contábeis imutáveis.

Agora, o criador pode colocar com segurança seu conteúdo em um mercado aberto ao público, mas sabe imediatamente quando ocorre uma violação de direitos autorais e, portanto, pode tomar medidas legais.

Além disso, o blockchain pode gravar cada vez que o conteúdo é acessado ou usado. Isso cria uma espécie de rastreamento transparente em tempo real, o que também abre a possibilidade de mecanismos de precificação baseados no consumo, que serão melhores para o consumidor.

No que diz respeito às transações, contratos inteligentes podem ser estabelecidos para fornecer facilidades de micropagamento entre o consumidor e o criador.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Um dos nomes mais proeminentes da indústria ativamente envolvidos na ideia de blockchain para DRM seria a Sony.

Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.

7. Sistemas Governamentais e Setores Públicos

O problema: A maioria dos governos locais e setores públicos em todo o mundo dependem de métodos e sistemas antigos para todos os seus processos, que são lentos, caros e abrem espaço para a corrupção.

Por exemplo, as violações de dados internos podem processar dados confidenciais sobre governos em alto risco. Depois, é o caso dos processos intensivos em mão de obra, que tomam muito tempo e também aumentam o custo.

Além disso, por ser um sistema centralizado, abre espaço para muitos abusos e corrupção interna. Isso pode resultar em aumento da desconfiança entre o governo e seu povo, o que normalmente se traduz em ainda mais problemas no estado.

Como o Blockchain resolve os problemas

Em primeiro lugar, os modelos de governo baseados em Blockchain permitem que empresas, governos e indivíduos compartilhem recursos com segurança dentro do razão distribuído com total tranquilidade. Como a estrutura é imutável, você não precisa se preocupar com fraude ou manipulação de dados.

Em segundo lugar, seguindo a natureza descentralizada do blockchain, torna as operações do governo mais transparentes, reforçando assim a confiança das pessoas no sistema.

Finalmente, usando contratos inteligentes, muitas tarefas de mão-de-obra intensiva podem ser automatizadas, o que pode agilizar o processo, ajudando a reduzir tempo e custo.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Dubai será uma das primeiras cidades do mundo a implementar a política de blockchain. Isso permitirá que seu governo facilite as transações usando blockchain, sempre que possível.

Consulte Mais informação: 6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer

8. Financiamento coletivo e arrecadação de fundos 

O problema: Crowdfunding está se tornando cada vez mais popular à medida que empresas e startups podem facilmente levantar fundos de uma maneira relativamente barata e descomplicada. Também foi e ainda é a principal forma de arrecadação de fundos para organizações sem fins lucrativos.

Mas, dito isso, as plataformas de Crowdfunding estão infestadas de uma série de problemas, começando com abuso de investidores, questões de segurança e até transações ilegais. Tudo isso cria medo nas mentes dos investidores, afastando-os das plataformas de crowdfunding.

Como tal, tanto as organizações, como os investidores, estão enfrentando problemas devido à forma como as coisas funcionam atualmente.

Como o Blockchain resolve os problemas

Os sistemas baseados em blockchain permitem títulos ou crowdfunding inicial. Em essência, é semelhante a ofertas públicas em que uma empresa ou startup emitirá tokens que funcionarão como ações da empresa, mas sem troca de capital.

Um usuário pode comprar os tokens usando moedas fiduciárias como USD e, assim, apoiar a startup ou empresa.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Até agora, literalmente, centenas de empresas usaram títulos para suas necessidades de arrecadação de fundos. Petro é de longe o mais bem-sucedido do grupo, acumulando mais de US $ 5 bilhões em sua campanha.

Leia também: Mais de 10 casos de uso Enterprise Blockchain

9. Imóveis

O problema: O estado atual do mercado imobiliário é uma bagunça complexa. Por exemplo, se você está planejando comprar uma casa nova, simplesmente ter dinheiro para comprar o terreno não é suficiente.

É um processo longo e tedioso que envolve muita papelada, verificação de antecedentes e muitos intermediários. Não é preciso dizer que isso vai exigir mais dinheiro, mas também é um processo estressante que vai consumir muito do seu tempo.

E depois há o medo da fraude do vendedor – quando alguém vende uma propriedade que não é dela, para começar.

Como Blockchain resolve os problemas

Bem, você pode digitalizar sua propriedade e ativos imobiliários e armazená-los em um blockchain. Isso o torna imutável, então não pode ser adulterado. Além disso, cada transação subsequente é armazenada para referências futuras.

Tudo isso torna impossível para uma pessoa trapacear e vender sua propriedade que não é dela. Da mesma forma, uma vez que você possui uma propriedade, ela é registrada ali mesmo no blockchain e não pode ser alterada ou negada.

Além disso, com a natureza descentralizada do blockchain juntamente com o uso de contratos inteligentes, você pode automatizar a maioria das legalidades demoradas e agilizar todo o processo.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Atualmente, muitas startups e empresas estão aproveitando o blockchain para revolucionar o mercado imobiliário. Alguns exemplos incluem:

Propy: Eles são uma das primeiras empresas a introduzir o uso de contratos inteligentes na compra e venda de imóveis. A primeira transação feita usando o sistema deles foi um apartamento de $ 60.000 na Ucrânia.

PropertyClub: É uma startup baseada em Nova York que oferece uma plataforma movida a blockchain onde as pessoas podem comprar, vender e investir em propriedades imobiliárias, alavancando contratos inteligentes.

Curioso sobre o impacto do blockchain no mercado imobiliário? Confira nosso guia sobre blockchain para imóveis agora!

10. Esportes e ESports

O problema: A indústria de esportes e esportes eletrônicos segue uma abordagem da velha escola para gerar receita. Isso envolve a criação de campanhas para vender ingressos para eventos, criação de assinaturas de canal para mostrar um jogo ao vivo e assim por diante.

Embora o modelo esteja funcionando, ele não está otimizado. Por exemplo, não incentiva os espectadores por seu envolvimento, o que pode atrair mais atenção para esportes e esportes eletrônicos. Além disso, o financiamento coletivo é um pouco raro neste setor, mas é uma promessa imensa para permitir que os atletas gerem renda com base no desempenho.

Todos esses problemas podem ser facilmente resolvidos com a introdução do blockchain no mercado.

Como o Blockchain resolve os problemas

Bem, em primeiro lugar, o blockchain pode ser usado para criar novos modelos de receita, tokenizando equipes e introduzindo programas de fidelidade. Também permite a criação de novos mercados onde as pessoas podem começar a apostar em seus times favoritos.

Da mesma forma, os atletas individuais podem criar opções de crowdfunding aproveitando contratos inteligentes para começar a ganhar dinheiro e oferecer melhor desempenho.

Um sistema baseado em blockchain pode até mesmo ajudar a rastrear o engajamento e interação do usuário, que pode então ser usado para criar programas de incentivo para promover ainda mais interação e engajamento do público.

Quem está usando atualmente o Blockchain para esta finalidade?

Várias empresas e startups estão começando a implementar o blockchain para ajudar a revolucionar o futuro dos esportes e esportes eletrônicos. Algumas menções honrosas seriam:

SportyCo: A empresa oferece patrocínios criptográficos para atletas.

PlayerTokens: A empresa ajuda a tokenizar jogadores para promover a participação dos fãs.

Curioso sobre o impacto do blockchain no seguro? Confira nosso guia sobre blockchain em seguros agora!

Empacotando

Portanto, este foi nosso rápido olhar para alguns dos problemas atuais em diferentes setores da indústria e como a tecnologia Blockchain pode ajudar a resolver esses problemas. Também incluímos algumas menções de empresas atuais e startups que estão adotando a tecnologia para preparar o caminho para o futuro.

Esperamos que esta leitura tenha ajudado a desenvolver uma melhor compreensão e apreciação do blockchain. No entanto, se você ainda tiver algumas perguntas sobre alguns outros problemas que o blockchain resolve e como ele o faz, então dê uma olhada em nosso curso gratuito de blockchain.