Uma revisão: O Ethereum funciona?
A plataforma Ethereum é uma das famosas criptomoedas. Ele é mantido em segundo lugar em relação ao valor do Bitcoin. No entanto, quando se trata de recursos, ele supera facilmente o Bitcoin. Mas não é nisso que vamos nos concentrar hoje. Hoje, vamos nos concentrar no Ethereum e entender como ele funciona.
Na época de seu lançamento, muitos também estavam céticos sobre como Ethereum. É por isso que também tentaremos responder à pergunta: “O Ethereum funciona?” Vamos começar.
O que é Ethereum?
Créditos da imagem: Ethereum
Para entender melhor, primeiro precisamos entender a plataforma Ethereum. É uma plataforma que permite a execução de aplicativos descentralizados (Dapps). A melhor analogia é “A Internet”. Assim como a internet, ele é distribuído. Mas nos dá mais segurança, transparência e escalabilidade. O blockchain Ethereum consiste em nós que participam da obtenção de consenso e outras atividades relacionadas à plataforma. Toda a infraestrutura funciona de forma que os Dapps possam ser hospedados e executados nela. É por isso que você verá o Ethereum florescer tanto recentemente. Projetos como EOS, TRON e assim por diante.
Foi criado em 2015 por Vitalik Buterin, um programador baseado em Toronto. Ele também lançou um token associado à rede. É conhecido como “éter”. O éter atua como o combustível para o funcionamento da rede.
Especulações sobre Ethereum quando foi lançado pela primeira vez
Quando a ideia foi anunciada, houve grandes especulações sobre o que a rede Ethereum seria capaz de realizar. No entanto, os céticos e as especulações lentamente foram diminuindo com o lançamento do testnet público. O testnet era capaz de executar DAOs e quase transformar contratos inteligentes completos.
Naquela época, a API JavaScript para Ethereum também estava em obras, solidificando seu domínio após o lançamento. Para garantir que os bugs sejam lançados o mais rápido possível, eles também liberou recompensa por caça a insetos.
Logo, os clientes v1 foram atendidos com a ajuda do navegador Mist e Ethereum GO.
Como funciona o Ethereum?
A rede Ethereum permite que os desenvolvedores desenvolvam aplicativos para o blockchain. Em comparação, o Bitcoin não faz isso. Os aplicativos podem funcionar por conta própria e trazer resultados predefinidos pelo programador. O software que permite esse tipo de comportamento é conhecido como contratos inteligentes.
Contratos inteligentes são semelhantes aos contratos legais que funcionam no mundo real. Acontece que os desenvolvedores agora têm a capacidade de escrever contratos com código. Isso é inovador, pois pode automatizar tarefas no blockchain. Os Contratos Inteligentes também se beneficiam de outras propriedades do blockchain, como integridade, transparência e, em alguns casos, privacidade.
Vamos dar um exemplo para obter um melhor entendimento. Um amigo deseja que o seu envie tokens que ele criou. A taxa que ele escolheu é de 5.000 tokens para um ethereum. Para evitar qualquer trabalho manual, ele pode redigir um contrato inteligente e depois pedir que você envie o referido valor. Assim que o endereço onde os tokens estão armazenados receber o éter, ele enviará automaticamente a quantidade certa de tokens para o seu amigo. Ele automatiza tudo, e essa é a beleza dos contratos inteligentes.
Outro recurso do blockchain Ethereum é o Dapps. Eles são aplicativos descentralizados que funcionam no blockchain. É como aplicativos simples executados no blockchain. Vamos explorá-lo comparando-o a contratos inteligentes.
Contratos inteligentes vs Dapps
Crédito da imagem: Ethereum
A principal diferença entre Dapps e contrato inteligente é a de uma interface. Dapps permite que o usuário se conecte com o blockchain. Além disso, os Dapps têm capacidade ilimitada em comparação com os contratos inteligentes. Dapps pode ter muitos usos em comparação com contratos inteligentes apenas para uso comercial.
ICOs na plataforma Ethereum
A oferta inicial de moedas (ICO) é usada por startups para arrecadar dinheiro. Ao fazer ICOs, as startups vendem seus tokens para investidores públicos ou privados. A rede Ethereum, devido aos seus recursos, é perfeita para startups criar e liberar tokens. Também existe o padrão ERC20 que garante que os tokens liberados no blockchain atendam a um determinado padrão.
Ether: abastecendo a plataforma
Ether é diferente de Ethereum. É uma criptomoeda que abastece toda a rede. Ele também alimenta os Dapps e dá aos desenvolvedores incentivo para criar Dapps. No momento em que este artigo foi escrito, o valor de 1 éter está em torno de $ 600. Ele chegou a US $ 1.300 em dezembro de 2017.
Ethereum funciona?
Então, o ethereum funciona? Claro que sim. Funciona como pretendido? sim. Ethereum é o burro de carga da revolução do blockchain, e as coisas só vão evoluir a partir daqui. Em comparação, o Bitcoin é visto apenas como armazenamento de valor.
Então, o que você acha do Ethereum? E você acha que funciona? Comente abaixo e deixe-nos saber.