Golpes de Bitcoin a serem evitados em 2021
O Bitcoin e o mercado geral de criptomoedas passaram por uma ascensão meteórica nos últimos anos e, com isso, os golpistas de Bitcoins. O aumento do preço do Bitcoin e da capitalização de mercado está atraindo novos investidores que se reuniram no mercado na esperança de ganhar dinheiro rápido.
Eles podem não entender totalmente a tecnologia, mas leram histórias sobre investidores experientes que transformaram alguns milhares de dólares em milhões e agora estão ‘Milionários bitcoin‘.
Golpes de Bitcoin para ficar atento
A perspectiva de ganhar dinheiro online misturada com ganância traz à tona o que há de ruim na natureza humana. Embora o mercado de criptomoedas seja frequentemente retratado como arriscado, fraudulento e usado por organizações criminosas. A realidade é que onde quer que haja ganância, haverá golpes online.
Se pudermos detectar os sinais claros, os investidores podem evitar esses golpes e proteger seus ativos criptográficos. Os 5 golpes de Bitcoin a seguir são os mais comuns a serem evitados.
Nº 1 – Golpes falsos de troca de bitcoin
No hype que é o Bitcoin, existem muitos usuários que não suspeitam de nada e visitam bolsas falsas na pressa de comprar Bitcoin.
Semelhante ao phishing, esses sites de golpes podem parecer uma troca de criptografia confiável. No entanto, esses sites são apenas uma ilusão para roubar suas informações pessoais.
As trocas de golpes usarão material promocional atraente que parecerá bom demais para ser verdade. Isso inclui ofertas para se inscrever para reivindicar uma recompensa por “tempo limitado”, um bônus adicional se você depositar grandes quantias ou a promessa de multiplicar seu investimento inicial em alguns meses.
As trocas falsas de Bitcoins normalmente cobram taxas excepcionalmente altas para transações, tornam muito difícil sacar fundos ou simplesmente roubam seu dinheiro e nunca mais se ouvem falar dele.
Estudo de caso: Um exemplo recente foi na Coreia do Sul, onde funcionários do governo expuseram uma troca falsa chamada BitKRX. Eles enganaram clientes inocentes, fingindo ser uma troca legítima, ao se anunciarem como uma filial da KRX, a maior plataforma de negociação financeira da Coreia do Sul.
Também esteja atento às trocas com aplicativos sofisticados para smartphones. Isso pode ser bastante sofisticado, mas pode ser uma fraude de Bitcoin. Basicamente, eles podem roubar suas informações em seu telefone, como detalhes de login para sua troca real.
Existem casos conhecidos em que esses aplicativos foram baixados de lojas de aplicativos legítimas, como o Google Play.
Como evitar a troca falsa de bitcoin Scams
- Fique com trocas de Bitcoin populares, bem conhecidas e legítimas, como Coinbase, Binance e Bitit.
- Marque a troca em seu navegador e sempre use-a
- Pesquise exaustivamente a troca antes de registrar uma conta
- Seja diligente com o material promocional que parece bom demais para ser verdade
- Não seja pressionado a se inscrever em uma troca para receber ofertas especiais
Nº 2 – Malware em carteiras de software
Há muito tempo que o malware é o favorito entre os golpistas online. Os usuários que baixam software como carteiras de software Bitcoin podem conter malware prejudicial. Isso pode ser um pouco mais difícil de identificar.
Assim que o malware infectar seu PC, ele terá acesso à sua carteira de software e drenará sua conta, monitorará a “área de transferência” em busca de endereços e senhas de criptomoedas ou apenas roubará suas chaves privadas.
Walware é um método online comum de golpes
Como evitar malware em carteiras de software
- Compre e use um confiável e respeitável carteira de hardware para armazenar todos os seus ativos de criptomoeda
- NÃO compre uma carteira de hardware de revendedores não autorizados
- NÃO basta baixar qualquer carteira Bitcoin na App Store
- Certifique-se de que o site tenha um cadeado e clique nele para garantir que os detalhes do nome da organização correspondam à descrição do site
- Use ExpressVPN ou NordVPN para criptografar todo o seu tráfego, incluindo URLs que você pesquisa e protege sua identidade
- Certifique-se de que seu antivírus esteja atualizado
NordVPN.com
# 3 – Empresas fraudulentas que prometem maiores retornos
Você pode ter ouvido falar dessas empresas antes, pois foi bem divulgado. Essas empresas fraudulentas “negociarão” seu dinheiro no mercado de criptomoedas e prometem uma porcentagem fixa
retorno de idade que está bem acima de um investimento médio.
Embora possa parecer atraente no início, esses sites de criptografia (ou moedas) enriquecem rapidamente e são normalmente um esquema ponzi ou pirâmide.
Os recém-chegados são atraídos pela perspectiva de multiplicar seu investimento inicial dentro de um período de tempo definido, como 12 ou 18 meses.
Estudo de caso: O exemplo agora famoso foi Bitconnect que retirou o maior golpe da história da criptomoeda. A empresa garantiu aos investidores um retorno total de até 40% ao mês – quanto mais dinheiro você depositasse, maiores e mais rápidos os lucros você poderia obter.
Uma imagem usada pelo BitConnect para explicar como seu esquema funciona
Tudo pode parecer bem no início. O equilíbrio começa a aumentar e atrair entusiasmo. É difícil acreditar que pode ser uma fraude se eles estão pagando corretamente?
Mas quando você tenta retirar alguns lucros, há sempre uma complicação.
Os golpistas farão contato e o convencerão a depositar mais fundos para aumentar os retornos. Quando os 12 ou 18 meses acabam, é tarde demais e sua criptografia arduamente conquistada se foi.
Como evitar empresas que prometem retornos mais elevados
- Não se preocupe em pesquisar coisas como “como fazer Bitcoin de graça” ou projetos semelhantes
- Confie em seu instinto. Se parece bom demais para ser verdade, geralmente não é
- Nunca forneça Bitcoins ou chaves privadas para uma bolsa que irá “negociá-los” por você
# 4 – Phishing
Você já deve saber sobre o primeiro golpe da lista em seu local de trabalho. Uma maneira comum de segmentar usuários usando engenharia social é usar um e-mail não solicitado que pareça legítimo.
O e-mail pode parecer ser de uma organização confiável, como um banco ou, neste caso, uma bolsa de criptomoedas ou carteira de software.
O e-mail geralmente contém um link para outro site que parece quase idêntico à página de troca ou carteira de software que você normalmente visitaria.
Infelizmente, isso tudo é um disfarce para obter suas informações de login.
Como evitar golpes de phishing
- Nunca abra um e-mail que pareça suspeito de ter recebido de uma entidade confiável como seu banco ou bolsa de criptomoeda
- Certifique-se de sempre verificar o URL para ter certeza de que está visitando o site real
- Não clique em nenhum link enviado a você por e-mail que pareça suspeito
- Nunca desista de sua chave privada para ninguém, incluindo trocas
- Marque a troca real do endereço da carteira do software e sempre use-a para visitar o site
- Certifique-se de que o site tenha um cadeado e clique nele para garantir que os detalhes do nome da organização correspondam à descrição do site
- Use ExpressVPN ou NordVPN para criptografar todo o seu tráfego, incluindo URLs que você pesquisa e protege sua identidade
- Certifique-se de que seu antivírus esteja atualizado
- Compre uma carteira de hardware e deixe seu Bitcoin ‘offline’
Aqui estão alguns artigos relevantes que você deve ler a seguir:
- Kraken vs Gemini: comparação de troca de criptografia 2021
- Revisão da Coinmama: Bitcoin, Trading & Honorários
- StealthEX Review: Crypto, Instant Swaps & Honorários
- Análise de tokenização: recursos e taxas do Exchange & Mais
- Revisão do Exocrow: Is It Safe & Legítimo?