Blockchain vs criptomoeda: não fique confuso!
Há várias pessoas que estão explorando o mundo dos blockchains recentemente. As pessoas costumam confundir blockchains com criptomoedas. Alguns tendem a acreditar que são apenas sinônimos. Bem, você pode adivinhar que certamente não são a mesma coisa. Então, quais são as grandes diferenças entre eles? Segure seus cavalos, você saberá tudo sobre esses dois neste artigo de blockchain vs criptomoeda.
Blockchain vs criptomoeda: o que é um Blockchain?
Ok, então primeiro vêm os blockchains. O blockchain é uma tecnologia onde transações ou dados são armazenados. Cada bloco da cadeia contém uma parte única de dados ou informações. Esses blocos combinam uma cadeia completa e funcionam como um grande livro-razão digital. Todos os dados são armazenados cronologicamente.
Bem no início, quando Satoshi Nakamoto inventou a tecnologia, ele deu o nome de sua blockchain como Bitcoin. Novamente, o nome da criptomoeda no ecossistema também é Bitcoin. É aqui que a confusão começou. Em seguida, era apenas um ponto a ponto de dinheiro eletrônico.
Após a crise econômica de 2008, o mundo clamava por um novo dinheiro que não fosse perdido devido a alguns erros dos bancos. O mundo odiava os bancos porque muitas pessoas perderam tudo o que tinham. Bitcoin começou a mostrar o potencial de ser o novo dinheiro à prova de bancos (!) Em que as pessoas podem confiar.
Mais tarde, muitos outros blockchains vieram à luz como Ripple e Ethereum. Eles tornaram a tecnologia ainda mais sofisticada. Eles nos mostraram que um blockchain pode ter muitos outros aspectos. Ele pode armazenar qualquer tipo de dados. Em certo sentido, foi um boom tecnológico. O que as pessoas podem fazer com essa tecnologia de blockchain é ilimitado.
Características do Blockchains
Um blockchain tem 4 características principais. Eles são os seguintes,
1. Descentralizado. Portanto, ninguém pode modificar ou manipular a maneira como um blockchain deve agir.
2. Um livro-razão distribuído para se proteger contra fraudes e facilitar o gerenciamento.
3. A cunhagem de moedas é um cenário comum. Você pode pensar em minerar Bitcoins como cunhagem de moedas.
4. Ecossistema livre de adulteração.
Blockchain vs criptomoeda: o que é uma criptomoeda?
A criptomoeda é uma história totalmente nova e diferente! Você pode chamá-lo de ativo que a tecnologia blockchain usa – o dinheiro da rede. Em termos técnicos, as pessoas costumam chamá-lo de “tokens”. Embora existam blockchains que não usam tokens em seu ecossistema. É um blockchain sem token. Ripple sem sua moeda XRP pode ser um grande exemplo desse tipo. Veremos isso mais tarde, é outra história.
Quando trocamos materiais ou serviços, temos que usar um item monetário comum que ambas as partes concordam em confiar como tendo valor. A criptomoeda é aquele bem comum em que ambas as partes confiam – meio de troca.
Você pode colocar assim – blockchains são o banco federal dos EUA e criptomoedas são dólares americanos.
Como vimos os blocos de blocos sem token, também existem criptomoedas sem bloco. IOTA é um ótimo exemplo desse tipo de empresa de contabilidade distribuída.
Nem toda moeda tem o mesmo nome do Blockchain que usa. Como, Ethereum usa Ether (ETH) e Ripple usa XRP.
Várias criptomoedas podem ser construídas no mesmo blockchain. Por exemplo, até você pode fazer sua própria criptomoeda usando o blockchain do Ethereum. A tecnologia é realmente sofisticada e sólida.
Como você poderia ter criptomoedas?
Então, você quer ter criptomoedas? Normalmente, existem dois cenários sobre como você poderia fazer isso –
1. Extraia a moeda usando seu poder de processamento e energia elétrica.
2. Compre a moeda em qualquer centro de troca de criptografia confiável.
Características de criptomoedas
Existem algumas características ou propriedades comuns dos criptos,
1. Irreversível, ou seja, quando a transação é feita onde não há caminho de volta.
2. Pseudônimo.
3. Rápido e seguro
4. Você não precisa pedir permissão para dar ou receber dinheiro de alguém.
5. O abastecimento do mercado é estritamente controlado. Existe apenas um número limitado de bitcoins no planeta.
6. Com base no sistema IOU, então não há dívidas.
Palavras Finais
Então, pessoal, era isso. Acho que você entendeu a essência da confusão entre blockchain e criptomoeda. Nunca se confunda com o assunto. Se você está planejando investir em criptomoedas, é melhor ter uma ideia de tudo o que importa. Aqui estão alguns artigos excelentes que estariam à frente da corrida do conhecimento. Espero que você tenha uma ótima jornada pela frente!