Aplicativos descentralizados: o que é um dApp?
O mundo de criptomoeda não só mudou a forma como as pessoas veem o dinheiro, mas também criou uma gama de palavras novas e emocionantes que não existiam antes. Um dos chavões mais populares usados pelos blockchain comunidade são aplicativos descentralizados, também conhecidos como dApps.
Há uma boa chance de você estar se perguntando, ‘o que é um dApp e o que ele faz?’. Depois de ler este guia, você será capaz de responder a ambas as perguntas!
Primeiro, vou dar uma visão geral de o que torna um aplicativo descentralizado. Também mostrarei como a tecnologia funciona e como pode ser usada para resolver problemas do mundo real. Tudo será explicado de forma clara e simples, com exemplos para ajudá-lo a entender cada parte do processo de aprendizagem. Para começar, vamos ter certeza de que entendemos o que queremos dizer com o termo ‘descentralizado’.
Aplicativos descentralizados: o que faz "Descentralizado" Significar?
Se algo é descentralizado, significa que não é controlado, controlado, ou administrado por uma única pessoa ou autoridade. Satoshi Nakamoto, o criador de Bitcoin, projetou a primeira criptomoeda do mundo com o objetivo de descentralizando dinheiro. No entanto, como este guia explicará mais tarde, a descentralização não é boa apenas para o dinheiro – ela pode ser aplicada a praticamente qualquer coisa!
Último cupom Coinbase encontrado:
FATO INTERESSANTE
Satoshi Nakamoto é um pseudônimo. O criador do Bitcoin usou esse nome ao estabelecer o Bitcoin, mas mais tarde revelou-se falso. Ninguém sabe quem é o verdadeiro criador!
Para simplificar, usaremos o exemplo do Euro (EUR). Quando um consumidor entra em seu supermercado local e paga seus mantimentos com papel-moeda, eles estão contribuindo para um sistema centralizado. Isso ocorre porque o comprador e o vendedor não controlam o fluxo de euros.
Essa função está reservada ao Banco Central Europeu, cujas competências lhe permitem fazer muitas coisas sobre as quais os cidadãos comuns não têm controle. Isso pode incluir taxa de juros, aumentando a oferta de dinheiro ou taxas.
Infelizmente, como a história sugere, os bancos centrais nem sempre recebem coisas direita, e são as pessoas que usam os bancos que pagam o preço. Contudo, Bitcoin desafiou essas crenças introduzindo uma moeda descentralizada.
Por ser descentralizada, a moeda tem nenhum banco central ou governo que possa controlar seu uso. Em vez de, a rede Bitcoin permite que a sociedade tenha o controle. Isso significa que qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode visualizar e verificar as transações.
Ao usar seu poder de computação, os computadores na rede Bitcoin (também conhecidos como nós) são recompensado com novo Bitcoin. É por isso que os nós também são chamados de mineradores. Eles minam verificando as transações e são recompensados por isso – é semelhante a como um minerador de ouro é recompensado com ouro. Usando este sistema, o blockchain pode ser executado de forma descentralizada.
Então, agora que você entende o que é descentralização e como ela pode ser aplicada ao dinheiro, o próximo passo é entender o papel de um contrato inteligente no mundo da aplicação descentralizada.
O que é um contrato inteligente?
A tecnologia de contrato inteligente foi introduzido pela primeira vez pela Ethereum em 2015, criando muito mais possibilidades do que apenas transações financeiras. Essencialmente, os contratos inteligentes permitem duas ou mais pessoas para entrar em um acordo com base nas condições especificadas. Uma vez que essas condições sejam atendidas, o contrato inteligente é executado automaticamente.
Para aplicar aplicativos descentralizados a um exemplo do mundo real, pense sobre vendendo uma casa. Normalmente, você deve pagar por um corretor e taxas de aplicação. Agora, vamos imaginar que com um contrato inteligente:
- Você coloca sua casa em um contrato inteligente (isso é possível usando um token que representa a propriedade de sua casa). Você definiu o preço em 150 ETH.
- A condição do contrato inteligente é que SE alguém enviar 150 ETH para o contrato inteligente ENTÃO o token é enviado para o endereço dessa pessoa.
- Então, se alguém quiser comprar sua casa, basta enviar a quantidade certa de ETH para o contrato inteligente.
- Se for a quantidade certa, o token (a propriedade da sua casa) é enviado para essa pessoa e o 150 ETH é enviado para você. Se não for o valor correto, a ETH será devolvida ao remetente e sua casa ficará no contrato inteligente.
Usando o contrato inteligente, você não precisa de um corretor. Você também não precisa pagar nenhuma taxa de inscrição. Não existe uma autoridade central de confiança e, portanto, nenhuma comissão pode ser cobrada! Tudo o que você terá que pagar é a taxa de transação Ether para os nós na rede Ethereum que estão minerando / verificando transações. Essa taxa é muito pequena! É normalmente cerca de US $ 0,30 a US $ 1,30.
Taxa média de transação da Ethereum | Fonte: bitinfocharts
Existem infinitos usos de contratos inteligentes, incluindo reservar hotéis / voos, vendendo um carro, emprestar dinheiro e muitos, muitos mais.
A principal vantagem da tecnologia de contrato inteligente é que elimina a necessidade de terceiros para verificar um acordo. Cada transação está disponível para visualização no blockchain público e, neste exemplo, os recursos foram distribuídos automaticamente com base nas condições do contrato. Como os contratos inteligentes são executados em um sistema descentralizado (o blockchain), não há terceiros em quem confiar!
Por causa dos contratos inteligentes, podemos economizar quantias infinitas de dinheiro que normalmente são gastas em comissões e taxas de processamento. Não só isso, mas também podemos economizar uma quantidade infinita de tempo!
Outra grande vantagem dos contratos inteligentes capacitando aplicativos descentralizados:
Assim que o contrato inteligente for submetido ao blockchain, é impossível que seja alterado ou alterado, tornando impossível reverter. Isso significa que ninguém pode violar o contrato!
O que é um dApp?
Se você seguiu nosso guia até agora, agora deve ter um bom entendimento do que significa operar em um sistema descentralizado. Você também vai entender o quanto os contratos inteligentes podem melhorar o futuro dos negócios.
Isso agora nos leva ao assunto do que, muitas vezes referido como um dApp. Antes de entrarmos na tecnologia de dApps (ou, simplesmente – aplicativos descentralizados), primeiro seria uma boa ideia entender a história de aplicativos regulares (centralizados) e como eles funcionam. Em seguida, explicaremos por que tornar esses aplicativos descentralizados é tão importante.
Uma breve história de aplicativos centralizados
Nos primeiros dias dos computadores, os aplicativos precisavam ser instalados diretamente no dispositivo do usuário. Pense em alguns dos jogos que você pode ter jogado, como Tetris ou Solitário. Estes foram exemplos de aplicativos instalados em seu computador localmente e não tinham relação com um servidor externo (ou seja, a Internet).
Nos últimos dias dos computadores, os aplicativos ganharam a capacidade de se comunicar com a World Wide Web. Um ótimo exemplo disso seria um navegador da web que permite ao usuário enviar e receber dados de qualquer lugar do mundo. A seguir veio aplicativos móveis, fornecendo os mesmos recursos e benefícios de um PC conectado à internet.
O ponto principal aqui é que todos esses aplicativos são centralizado, que é literalmente o oposto de descentralizado formulários. Isso pode não preocupar o usuário comum, mas se você pensar sobre isso por um momento, você pode começar a entender como isso nos afeta. Existem muitas maneiras pelas quais os aplicativos centralizados nos afetam e nos causam problemas, e é por isso que a descentralização é tão importante!
Significado de dApp: Por que os dApps são tão importantes e como funcionam os dApps?
o Facebook – o gigante da mídia social – é usado por pessoas em todo o mundo. Mesmo que seja proibido na China (um país que tem cerca de 20% da população global), ainda existem mais de 2 bilhões de contas ativas do Facebook em uso!
Pense sobre a quantidade de informações privadas que você dá ao Facebook. Apenas criando uma conta no Facebook, você fornece dados pessoais como seu nome completo, data de nascimento e o país em que vive. No entanto, por meio do uso posterior do Facebook, você fornece muito mais do que isso.
Fonte: newgenapps
O Facebook pode ter acesso a sua localização, suas fotos, onde você trabalha, o que você come no café da manhã, com quem você está em um relacionamento, e se você tem ou não um peixe de estimação. Multiplique essas informações por 2 bilhões de usuários e a equipe do Facebook terá um banco de dados muito grande. Esses dados são todos mantidos de forma privada, em seus centralizado servidores.
Isso significa que você está confiando no Facebook para não abusar das informações que você forneceu. No entanto, essas informações costumam ser vendidas para empresas de marketing!
Servidores centralizados também são ruins porque se eles desligarem (porque foram hackeados ou falharam / quebraram), então toda a rede será desligada – você não conseguiria acessar o Facebook. Se o Facebook usasse servidores descentralizados em vez disso, e fosse mais como um aplicativo descentralizado, não importaria se um sistema fosse desligado, porque a rede é a informação é compartilhada em muitos nós diferentes, não apenas um ponto central.
Não só isso, mas o Facebook com servidores descentralizados também significaria que você não teria que confiar suas informações a ninguém. Em vez disso, ele seria armazenado em um banco de dados compartilhado sobre o qual ninguém tem controle. As informações seriam criptografadas e a única pessoa com o poder de descriptografá-las seria você!
Outro exemplo
Você tubo é outro excelente exemplo de centralização – a equipe de gerenciamento do YouTube tem controle total sobre os vídeos enviados. Se houver algo com que a plataforma não concorde, eles podem excluir o vídeo. Eles também podem bloquear o usuário que fez o upload!
Outra coisa: embora os usuários possam ganhar dinheiro com seus vídeos, O YouTube fica com uma grande porcentagem dos lucros. Se o YouTube fosse um aplicativo descentralizado, isso não seria um problema. Em um dApp, não há terceiros (como o YouTube) para pagar e não há terceiros para excluir seus vídeos ou bloquear você!
Tecnologia
dApps são como uma interface para contratos inteligentes e o blockchain. Pense no blockchain como a Internet, nos contratos inteligentes como a World Wide Web e em aplicativos descentralizados como o YouTube e o Facebook.
Não é exatamente assim, mas vai ajudá-lo a imaginar..
Basicamente, os aplicativos descentralizados nos permitem usar contratos inteligentes e o blockchain de uma forma amigável. No exemplo que usamos anteriormente sobre a venda de uma casa usando um contrato inteligente, o dApp seria o que você baixa no seu telefone ou usa no seu PC para definir um preço para sua casa, inserir os detalhes e fazer upload de fotos, etc..
Quando alguém pressiona “comprar” no dApp, o dApp envia o ETH para o contrato inteligente.
Como faço para construir um aplicativo descentralizado?
Embora aplicativos descentralizados estejam agora disponíveis através de muitos blockchains diferentes, Ethereum ainda é o mais popular. É por isso que você costuma ouvir o termo ‘Ethereum dApp’.
Aqueles que estão interessados em construir um contrato inteligente ou um dApp devem aprender Linguagem de programação de Ethereum – Solidez.
Os desenvolvedores por trás do Ethereum projetaram o Solidity para que qualquer pessoa com um bom conhecimento de linguagens mais básicas, como Java ou Pitão, poderia aprender como usá-lo. Se você gostaria de aprender Solidity, você pode usar nosso Programa Space Doggos!
Space Doggos é um curso passo a passo que irá te ensinam o básico do Solidity de uma forma divertida. Basta seguir os passos e construir seu próprio jogo! É projetado especificamente para iniciantes. Aprender linguagens de codificação muitas vezes pode ser enfadonho e enfadonho, por isso tornamos isso divertido!
Exemplos do mundo real de aplicativos descentralizados
Agora você deve ter um bom entendimento do que é um aplicativo descentralizado. Você também deve saber que os dApps usam contratos inteligentes e que são desenvolvidos com a linguagem de programação Solidity. Embora a Máquina Virtual Ethereum tenha sido lançada apenas em 2015, existem muitos aplicativos descentralizados já disponíveis. Vamos dar uma olhada em três dApps populares que você pode acessar hoje:
Observação: A Máquina Virtual Ethereum (EVM) é como um computador global que permite que as pessoas criem contratos inteligentes. Sem ele, não haveria rede descentralizada para executar transações!
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
Etherisc
Etherisc é um aplicativo descentralizado que melhora a indústria de viagens! O Etherisc dApp permite aos usuários comprar ou vender seguro para atrasos e cancelamentos de voos. Usando o blockchain Ethereum, todo e qualquer contrato de seguro está disponível para visualização em um banco de dados público.
Uma vez que um contrato de seguro foi acordado, é impossível mudar. Existem muitos pacotes de seguros diferentes para investir, todos com um nível de risco diferente.
Mais importante ainda, a descentralização permite que os usuários recebam pagamentos assim que o resultado do evento for verificado. Isso mesmo – pagamentos instantâneos! É tudo graças à tecnologia de contrato inteligente que os aplicativos descentralizados aproveitam ao máximo.
Golem
O Golem projeto leva a descentralização para o próximo nível. O Golem dApp permite aos usuários alugue seu poder de computação extra em troca de seu próprio token – GNT.
Pessoas que precisam de energia extra podem contratar de outro usuário em uma pessoa para pessoa base. Todas as transações são completamente independente da rede de Golem, garantindo que a plataforma opere de forma descentralizada.
Ethlance
O Ethlance plataforma tem como objetivo descentralizar o mercado de freelancer. Normalmente, quem quer vender suas habilidades e conhecimentos para clientes online deve passar por um terceiro. Como resultado, tanto o freelancer quanto o cliente deverão pagar uma taxa, com algumas plataformas cobrando até 20% do valor total do projeto. Aquilo é enorme!
Isso funcionaria muito melhor em um sistema descentralizado, e é por isso que o Ethlance foi criado! Como Ethlance é dApp, freelancers e empregadores usam contratos inteligentes para lidar com suas transações. Dessa forma, não há intermediário para pagar taxa também! Também significa que as pessoas sempre são pagas em dia e somente quando o trabalho é concluído.
O que o futuro reserva para os dApps?
tem mais de 1.000 aplicativos descentralizados atualmente em desenvolvimento, com muitos buscando tornar o mundo um lugar mais transparente e justo. A comunidade do blockchain acredita que os aplicativos descentralizados transformarão muitos setores, variando da política e jogos de azar à energia e contabilidade.
Aqui, vamos explicar como duas dessas indústrias (energia e política) podem se beneficiar de aplicativos descentralizados.
Energia
A eletricidade é um recurso raro exigido por todos. Infelizmente, o setor de energia é controlado principalmente por grandes corporações, cujo único objetivo é ganhar o máximo de dinheiro possível.
Por causa disso, as pessoas não têm escolha a não ser pagar preços caros só para ter acesso a eletricidade. Power Ledger é apenas uma organização de blockchain que está desenvolvendo um dApp para resolver este problema do mundo real.
A ideia por trás do Power Ledger é permitem que as pessoas vendam sua eletricidade extra por meio de um mercado ponto a ponto. Não só o projeto promover energia verde como a energia solar, mas também garante que os compradores paguem um preço justo e transparente. Isso elimina a necessidade de intermediários (grandes corporações) que normalmente fariam uma grande parte do lucro.
Política
Votação em uma eleição governamental é um direito humano importante para todos. No mundo real, muitas vezes ouvimos que os governos tentam assustar eleitores com ameaças e violência. Ouvimos até mesmo dizer que eles trapaceiam o sistema de votação com fraudes. Como resultado, a política é uma indústria que se beneficiaria muito com a descentralização.
Um grupo de desenvolvedores que está procurando resolver esses problemas criou FollowMyVote, que permitirá que as pessoas votem usando o blockchain Ethereum. Ao usar um aplicativo descentralizado para verificar a identidade dos eleitores, as eleições agora podem ser seguras, protegidas e transparentes.
Com FollowMyVote, o sistema de votação não pode ser enganado – cada voto é verificado de forma independente no blockchain público e não pode ser alterado.
Outros potenciais da indústria:
- Jogatina
- Anúncio
- Contabilidade
- Bancário
- Seguro
- Empréstimos e hipotecas
- Verificação de Identidade
- Imobiliária
- … e muitos, muitos outros!
Conclusão
O objetivo deste guia é que você aprenda o que são aplicativos descentralizados e o que eles podem fazer. Ao ler este artigo na íntegra, agora você deve compreender a principal tecnologia por trás de um dApp. Você sabe que dApps (aplicativos descentralizados) são aplicações de blockchain.
Você também deve ser capaz de explicar o que significa ser descentralizado e por que é tão importante.
Talvez você decida aprender Solidity e criar seu próprio aplicativo descentralizado? Gostaríamos muito de saber o que você pensa sobre nosso guia e quaisquer ideias que você tenha para o futuro da tecnologia descentralizada.
Comece a aprender Solidity hoje com Doggos do Espaço! E se você está olhando para a negociação de criptomoedas, escolha a plataforma certa para você mesmo!