Bitcoin Fork: História e Futuros Bitcoin Forks
A indústria de tecnologia de criptomoeda e blockchain criou muitos termos novos e interessantes. Um desses termos é Fork. E não, esta não é a coisa que você usa para comer sua comida com!
Neste guia, explicarei tudo o que você precisa saber sobre esses garfos recém-apresentados. Começarei explicando o que realmente é um fork do BTC, seguido por uma discussão sobre alguns dos mais populares e conhecidos garfos dos últimos anos.
Depois disso, falarei sobre alguns garfos de Bitcoin planejados para o futuro, seguidos de minha opinião sobre se acho ou não que o Bitcoin sempre será a criptomoeda número um.
Então, o que você está esperando? Temos muito o que discutir, mas vamos começar descobrindo o que essa inovação realmente é!
O que é BTC Fork?
Em sua forma mais simples, é quando alguém cria uma cópia do código do blockchain do Bitcoin e faz alterações nele. Essas mudanças podem ser feitas por uma série de razões, como o blockchain anterior sendo hackeado, ou porque melhorias precisam ser feitas. Geralmente, existem dois tipos de garfos de blockchain – um ‘Garfo macio’ e um ‘Garfo duro’.
Último cupom Coinbase encontrado:
Um garfo macio é mais fácil do que um garfo rígido, pois apenas pequenas alterações são feitas no blockchain. Um garfo macio é conhecido como "compatível com versões anteriores" porque, embora as transações antigas não sejam mais válidas, as novas transações são reconhecidas por nós antigos e novos. Para um soft fork ter sucesso, ele precisa receber um “consenso da maioria”, que é como uma votação pública.
Observação: Um nó é usado para descrever um dispositivo que está conectado a um blockchain para ajudar a verificar as transações. Existem milhares de nós Bitcoin localizados em todos os mundos!
Um fork de Bitcoin rígido é ligeiramente diferente, pois essencialmente cria um novo blockchain. Bitcoin Cash é um exemplo famoso de um hard fork Bitcoin. Como a maioria dos blockchains como o Bitcoin são de código aberto, qualquer pessoa pode visualizar e copiar o código, o que significa que um hard fork do Bitcoin pode ser executado por qualquer pessoa.
Então, agora que você sabe o que essa inovação realmente é, a próxima parte do meu guia é sobre alguns dos mais famosos retrabalhos de Bitcoin de todos os tempos!
Os mais populares
Bitcoin Cash
Em 2017, um grupo de desenvolvedores de Bitcoin influentes decidiu realizar um fork do cliente Bitcoin, o que resultou na criação de uma criptomoeda e blockchain completamente nova, Bitcoin Cash (BCH).
A principal razão por trás dessa divisão do Bitcoin foi porque as taxas de transação do Bitcoin estavam se tornando muito caras. Na verdade, no que começou com menos de um centavo em 2009, aumentou rapidamente para alguns dólares por transação.
No entanto, antes que a bifurcação do Bitcoin fosse realizada, o grupo de desenvolvedores tentou convencer a comunidade do Bitcoin a fazer as alterações necessárias no cliente Bitcoin original.
As alterações que uma equipe de desenvolvedores queria fazer era aumentar o tamanho máximo do bloco de 1 MB para 8 MB. Isso permitiria que os mineiros adicionassem mais transações em um bloco, o que teria reduzido as taxas que os usuários de Bitcoin pagam para transferir fundos.
Lembra como eu disse que um soft fork precisava receber a maioria dos votos? Bem, infelizmente, a maioria dos usuários de Bitcoin não queria fazer a mudança, então eles tiveram que criar um blockchain totalmente novo.
O blockchain Bitcoin Cash foi lançado oficialmente em 1º de agosto de 2017. Assim como o Bitcoin, o suprimento de Bitcoin Cash é limitado a 21 milhões de moedas e cada bloqueio leva 10 minutos antes de ser confirmado.
Por outro lado, como o tamanho máximo do bloco foi aumentado em oito vezes, permitiu que o blockchain Bitcoin Cash (ou fork do Bitcoin) escalasse mais transações. Escalabilidade (ou escala) é a quantidade máxima de transações que um blockchain particular pode processar a cada segundo.
O Bitcoin é muito limitado neste sentido, pois só pode processar uma média de 7 transações por segundo. Esta é uma das coisas que atualmente estão deixando o Bitcoin na mão – se ele for usado como um sistema de pagamento global, deve melhorar seu desempenho de escalabilidade.
Fonte: cointelégrafo
Devido às mudanças que foram implementadas após a divisão do Bitcoin, o Bitcoin Cash pode processar cerca de 61 transações por segundo.
Curiosamente, qualquer pessoa que estivesse segurando o BTC no dia da divisão do Bitcoin recebia exatamente a mesma quantidade de moedas Bitcoin Cash (BCH). O que isso significa é que se você mantivesse 0,5 BTC, também receberia 0,5 BCH quando o Bitcoin Cash fosse lançado.
Desde que este fork do Bitcoin foi lançado, ele tem sido um projeto de muito sucesso. Na verdade, no momento da redação deste artigo, em junho de 2018, é a quarta criptomoeda mais valiosa do setor. Em dezembro de 2017, o BCH atingiu seu maior recorde de mais de US $ 4.000, com uma capitalização de mercado total de pouco menos de US $ 70 bilhões!
A principal pessoa por trás do projeto Bitcoin Cash é um conhecido investidor em criptomoedas chamado Roger Ver. Ver, muitas vezes referido como "Bitcoin Jesus", acredita que o Bitcoin Cash é realmente o "Bitcoin real", e ele acha que ultrapassará o Bitcoin como a criptomoeda número um.
Bitcoin é a invenção mais importante da história do mundo desde a internet.
Investidor em startups relacionadas ao bitcoin,
Roger Ver
Então, agora que você sabe sobre o fork do Bitcoin Cash, o próximo hard fork do Bitcoin que eu gostaria de discutir é o Bitcoin Gold.
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
Bitcoin Gold
O BTC Gold é um fork blockchain do Bitcoin que foi lançado oficialmente em outubro de 2017. Enquanto o Bitcoin Cash estava preocupado em reduzir as taxas de transação, as pessoas por trás do Bitcoin Gold queriam tornar o Bitcoin mais "descentralizado".
Embora o Bitcoin ainda seja tecnicamente descentralizado e o sistema não seja controlado por nenhuma autoridade única, nem seja apoiado por nenhum banco central ou estado-nação, ainda existem algumas preocupações com a forma como as transações são verificadas / minadas.
Isso ocorre porque a grande maioria da mineração de Bitcoin é controlada por apenas alguns pools na China. Uma piscina de mineração é onde muitas pessoas “juntam” seus recursos de hardware para dar a eles uma chance melhor de ganhar o prêmio de mineração.
Uma vez que a recompensa Bitcoin é ganha, ela é dividida entre o pool, com base em quanto cada pessoa investiu. Em última análise, isso dá às pessoas que administram a piscina de mineração muito poder e influência sobre a rede, razão pela qual alguns acreditam que esse fork do Bitcoin se tornou muito centralizado.
No início, antes que os pools de mineração se tornassem dominantes, era possível extrair Bitcoin usando uma CPU ou GPU básica, o que significa que qualquer pessoa poderia fazer isso no conforto de sua casa. Esses dias já se foram se você quiser uma chance de ganhar a recompensa – não apenas você precisa fazer parte de um grupo de mineração, mas também precisa ter um hardware ASIC muito caro.
Mas adivinhe quem fabrica muitos hardwares de mineração? Um dos maiores reservatórios de mineração da indústria!
Em resposta, Bitcoin Gold instalou um novo processo de mineração que garante que hardware especializado e caro não possa ser usado para aumentar as chances de alguém ganhar o prêmio de mineração.
Pense nisso assim:
Se uma Ferrari competisse com 10 Mini Cooper, qual carro você acha que ganharia? Bem, obviamente a Ferrari, pois tem o motor mais potente! No entanto, o Bitcoin Gold muda as coisas para que, em vez de uma Ferrari na corrida, haja apenas 10 Mini Coopers, dando a todos uma chance justa de ganhar.
Assim como o Bitcoin e seu fork do Bitcoin BTC Cash, o Bitcoin Gold limitará seu suprimento de moedas BTG a um máximo de 21 milhões. Além disso, o tamanho máximo do bloco de 1 MB também não foi aumentado. No entanto, em vez de levar 10 minutos como o Bitcoin, o Bitcoin Gold pode confirmar uma transação em apenas 2,5 minutos, tornando-a quatro vezes mais rápida!
A outra grande diferença é a maneira como os mineiros verificam as transações. Curiosamente, o Bitcoin Gold também usa Prova de Trabalho (assim como o Bitcoin), mas foi modificado para permitir que apenas GPUs explorem, não ASICs.
Assim como a bifurcação do Bitcoin Cash, qualquer pessoa que tivesse Bitcoin no momento do lançamento recebia quantias idênticas em Bitcoin Gold.
Desde que foi lançado, o Bitcoin Gold também teve um desempenho muito bom. A moeda BTG atingiu seu maior recorde em dezembro de 2017, atingindo pouco menos de US $ 8 bilhões em capitalização de mercado.
No entanto, em maio de 2018, o Bitcoin Gold experimentou o temido “ataque de 51%”. É quando alguém (ou um grupo de pessoas trabalhando juntas) consegue obter 51% ou mais do poder de hash total do blockchain, o que significa que eles podem temporariamente fazer alterações na rede. Isso resultou em pouco mais de $ 18 milhões em moedas Bitcoin fork BTG roubadas e convertidas em uma troca de terceiros.
Na verdade, esse ataque é bastante irônico porque o objetivo do Bitcoin Gold era evitar que os mineiros centralizados ganhassem muito controle. Como resultado, acredita-se que os desenvolvedores estão planejando executar um fork do código Bitcoin Gold, para garantir que isso não aconteça novamente.
Então, agora que você sabe sobre o fork do Bitcoin Gold, a próxima parte do meu guia do fork do BTC vai falar sobre o Bitcoin Private!
Bitcoin Privado
O Bitcoin Private foi lançado oficialmente em março de 2018, no entanto, não era realmente um fork direto do Bitcoin original. É aqui que as coisas ficam um pouco complicadas:
- Bitcoin Private foi bifurcado de um blockchain chamado ZClassic.
- ZClassic foi bifurcado de um blockchain chamado ZCash.
- ZCash foi bifurcado do Bitcoin original.
Seu fundador e principal desenvolvedor, Rhett Creighton, também criou o ZClassic e, desde então, outros se juntaram à equipe. A ideia que Creighton teve era combinar a privacidade e sigilo do ZClassic com a segurança e popularidade do Bitcoin.
Assim como nos outros garfos de Bitcoin que mencionei, qualquer pessoa que possuísse BTC no momento do lançamento recebia um suprimento 1: 1 de Bitcoin Private (BTCP). Além disso, qualquer um que possua ZClassic (ZCL) também foi premiado com um fornecimento 1: 1. Isso significa que se você tivesse BTC e ZCL, teria recebido moedas Bitcoin Private duas vezes!
No total, haverá um suprimento máximo de 21 milhões de moedas BTCP. O tamanho do bloco é o dobro do tamanho do Bitcoin em 2 MB e também é capaz de confirmar uma transação quatro vezes mais rápido.
Além disso, assim como o Bitcoin fork BTC Gold, o mecanismo de mineração foi modificado para evitar que as pessoas usem hardware caro, o que significa que é uma rede muito mais justa e igual do que o Bitcoin. Para esclarecer, ele também usa o mecanismo de consenso de Prova de Trabalho.
O Bitcoin Gold não é apenas muito mais rápido e justo do que o Bitcoin original, mas, como o nome sugere, também permite mais transações privadas. Assim como o blockchain ZClassic, o Bitcoin Private usa algo chamado "ZK-Snarks".
Embora cada movimento de fundos ainda seja lançado no livro-razão público, tanto o remetente quanto o destinatário permanecem privados. É um pouco diferente do Bitcoin original, pois embora a identidade do mundo real do remetente e do destinatário não seja revelada, é possível descobrir quanto tem um determinado endereço de Bitcoin. Além disso, você também pode ver quanto um determinado endereço enviou e recebeu no passado.
Desde que o Bitcoin Gold foi lançado em março de 2018, ele atingiu um recorde histórico de pouco mais de US $ 1,5 bilhão em capitalização de mercado, que atingiu em abril de 2018.
Então, agora que você sabe sobre Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e Bitcoin Private, o último fork do Bitcoin que eu queria discutir foi o Bitcoin Diamond!
Bitcoin Diamond
O Bitcoin Diamond foi bifurcado diretamente do cliente Bitcoin original. O foco principal de sua equipe de desenvolvimento era permitir que os usuários permanecessem ainda mais anônimos. Nesse sentido, sua finalidade é muito semelhante ao Bitcoin Private.
Quando foi lançado pela primeira vez em novembro de 2017, o Bitcoin Diamond distribuiu suas moedas de uma forma ligeiramente diferente para os outros garfos Bitcoin que mencionei. Enquanto todos os outros mantiveram seu estoque total em 21 milhões de moedas, o Bitcoin Diamond aumentou em 10 vezes. Como resultado, se você tivesse 0,5 BTC no momento da bifurcação, teria recebido 5 moedas de diamante Bitcoin (BCD).
Assim como o Bitcoin Cash, o tamanho máximo do bloco foi aumentado de 1 MB para 8 MB e o tempo de confirmação da transação é de 10 minutos. Algumas pessoas na comunidade de criptomoedas acreditam que o Bitcoin Diamond é uma farsa, e muitos não gostam que a equipe nem mesmo tenha lançado um white paper.
No momento em que escrevemos, em junho de 2018, tudo o que sabemos sobre os fundadores é que eles eram originalmente mineradores de Bitcoin, atendendo pelo nome de “Equipe Evey” e “Equipe 007”. De qualquer forma, atingiu um recorde histórico de pouco menos de US $ 1 bilhão em capitalização de mercado, que atingiu em abril de 2018.
Tabela de comparação
Se você leu este guia Bitcoin Fork até este ponto, agora você tem uma boa ideia dos garfos mais populares que aconteceram até agora. Antes de prosseguirmos, dê uma olhada no gráfico de comparação abaixo, que compara as principais características dos diferentes blockchains bifurcados.
Próximos BTC Forks
Antes de continuar, quero mencionar algumas coisas importantes que você deve considerar se estiver segurando Bitcoin e esperando algumas moedas grátis de qualquer garfo de Bitcoin que esteja por vir.
- Nunca envie Bitcoin para outro endereço apenas porque um blockchain recém-bifurcado assim o ordenou. Se o garfo for legítimo, as moedas estarão disponíveis com base em seus acervos atuais.
- Se o blockchain recém-bifurcado solicitar que você envie suas chaves privadas, não o faça. Isso é definitivamente um golpe.
- Sempre pesquise o garfo você mesmo. Muitos novos blockchains usam a “marca” Bitcoin para tentar convencer os usuários de que eles são confiáveis. Nem sempre é o caso.
De qualquer forma, agora que resolvemos, podemos dar uma olhada em alguns garfos que estão por vir. Ambos os próximos forks BTC abaixo ainda estão em estágio de desenvolvimento, então não temos uma data exata dos forks Bitcoin ainda, e nenhuma das informações pré-lançadas é final.
Bitcoin anônimo: Este projeto busca combinar a Prova de Trabalho e a Prova de Participação para melhorar a forma como as transações são exploradas. Eles também planejam usar a tecnologia ZK-Snark que mencionei anteriormente (Bitcoin Private).
BitcoinZeroX: A data de fork do Bitcoin está agendada para setembro de 2018, mas ainda não foi confirmada. O garfo será uma combinação de Bitcoin e Hexxcoin. O objetivo desta bifurcação BTC é criar um blockchain ainda mais anônimo do que o Bitcoin Private. Todos os portadores de Bitcoin, Hexxcoin ou ambos, receberão BitcoinZeroX em uma base 1: 1.
Bitcoin sempre será o número um?
Como você provavelmente sabe, o Bitcoin é a primeira e original criptomoeda. Quando foi lançado em 2009, o objetivo principal do Bitcoin era criar um sistema de pagamento global que pudesse ser usado por qualquer pessoa no mundo, sem a necessidade de as transações serem confirmadas por terceiros.
No entanto, embora o Bitcoin esteja chegando ao seu décimo ano de negociação, os tempos de transação ainda são muito lentos, em apenas 10 minutos. Além disso, a rede só pode lidar com cerca de 7 transações por segundo e as taxas de transação parecem estar cada vez mais altas.
Existem muitos outros projetos de blockchain que podem lidar com transações mais rápidas, baratas e eficientes, o que os torna muito mais adequados para um sistema de pagamento global. Embora a equipe Bitcoin esteja procurando resolver isso com a introdução da atualização da ‘Rede de Iluminação’, não há garantia de que será capaz de resolver seus níveis de desempenho.
Portanto, embora eu ache que o Bitcoin sempre será a criptomoeda número um em termos de uso, valor e capitalização de mercado, não acho que será adotado como um sistema de pagamento global. Em vez disso, acho que a maioria das pessoas usará o Bitcoin como uma ‘reserva de valor’. Isso é semelhante a um ativo do mundo real, como ouro ou prata.
Em última análise, não acho que nenhum dos garfos de Bitcoin que mencionei vá longe o suficiente para se tornar um sistema de pagamento global verdadeiramente útil. Eles sempre estarão trocando o nome original do Bitcoin, que muitas pessoas não gostam.
No entanto, esta é apenas minha opinião pessoal. Eu posso estar certo ou completamente errado! Teremos apenas que esperar e ver…
Conclusão
E esse é o fim do meu guia de fork do Bitcoin. Felizmente, você leu tudo e agora deve ter um bom entendimento do que é um fork e os motivos pelos quais eles acontecem.
Também listei 4 das criptomoedas mais populares que foram bifurcadas do Bitcoin. Alguns deles se concentram em melhorar os níveis de desempenho do Bitcoin original (como taxas mais baixas e escalonamento de mais transações), enquanto outros se concentram em maior privacidade ou descentralização.
Avançando para o futuro, lembre-se de fazer sua própria pesquisa antes de qualquer bifurcação de Bitcoin que esteja por vir, e não se deixe enganar por golpistas que tentam roubar suas chaves privadas!
Como sempre, deixe-me saber o que você pensa sobre os garfos que mencionei, ou se você acha que Bitcoin sempre será a criptomoeda número um de escolha.