Como criar uma criptomoeda: dicas e truques
Você deve ter ouvido falar de Bitcoin ou Ethereum, e talvez até de Ripple, mas, na verdade, existem mais de mil moedas e tokens diferentes disponíveis. Na verdade, de acordo com Wikipedia, existem mais de 1.384 criptomoedas em uso em todo o mundo. Isso é um monte de criptos! Então, por que não adicionar ao pacote? Bem, talvez você consiga, depois de eu lhe ensinar como criar uma criptomoeda.
Antes de começarmos, porém, há três coisas que você precisa saber:
VOCÊ PRECISA
UMA BOA IDEIA
Construir um token / moeda para construir um token / moeda está fadado ao fracasso. Precisa ter um propósito (precisa agregar valor ao mundo).
VOCÊ PRECISA GANHAR
CONFIANÇA DAS PESSOAS
Para fazer isso, você precisa construir uma ‘comunidade’. Este é um seguinte para sua criptomoeda. Manter uma comunidade de criptografia é um trabalho árduo, então preste bastante atenção a este ponto.
VOCÊ PRECISA DE CODIFICAÇÃO & CONHECIMENTO DE SEGURANÇA CRIPTO
Sim, você pode contratar ‘talentos’, mas precisa entender como seu token / moeda vai funcionar.
Ao final deste guia: você entenderá os fundamentos de como criar uma criptomoeda e a importância de construir a confiança das pessoas que apóiam sua criptomoeda!
Este guia também ajudará você a entender como é importante ter uma boa ideia e um propósito para sua criptografia (e por que você precisará de muito dinheiro extra para ajudar a financiar este projeto!).
No entanto, se você decidir que em vez de criar uma criptomoeda, você quer comprar alguns, Tenho algumas plataformas diferentes para você oferecer: Coinbase, Binance e Coinmama. Enquanto usa essas plataformas, você poderá comprar Bitcoin, Ethereum ou qualquer outra criptomoeda instantaneamente!
Além disso, sempre escolha um carteira de criptomoeda confiável e segura para manter seus ativos protegidos, se você decidir criar uma criptomoeda ou simplesmente comprar algumas moedas. É recomendado ir para carteiras de hardware, como Ledger Nano X e Trezor Model T.
Como começar
O verdadeiro ‘começo’ começa com a sua ideia, mas falaremos disso mais tarde. Primeiro, vamos falar um pouco sobre tecnologia.
Último cupom Coinbase encontrado:
Existem duas maneiras principais de criar uma criptomoeda:
- Construa seu blockchain – ele terá sua própria ‘moeda’
- Use NEO, Ethereum ou uma plataforma semelhante para criar um aplicativo – este terá seu próprio ‘token’
Portanto, a primeira coisa que você precisa decidir ao descobrir como criar uma criptomoeda é se você vai construir um “token” ou uma “moeda”. Você vai começar do zero? Ou crie um token em uma tecnologia que já seja confiável e disponível?
Moedas e tokens são criptomoedas. A diferença é: uma moeda pertence a seu blockchain, enquanto um token é construído em um blockchain existente. Então, pode haver milhares de tokens construídos em um blockchain, enquanto só pode haver uma moeda.
Aqui estão algumas das moedas mais populares:
Algumas dessas tecnologias de blockchain podem ser usadas para ajudar a criar tokens. O blockchain mais popular para a construção de aplicativos e tokens é Ethereum.
Ethereum vs NEO: a escolha mais popular para tokens
ETH
✓ Máquina Virtual Nativa
✗ Executa na mineração de Prova de Trabalho até
para atualização de rede de prova de aposta
✓ Carteira média de desktop
✓ Opções de terceiros de qualidade
✓ carteira de hardware
NEO
✓ Máquina Virtual Nativa
✗ Sistemas de nó, delegação e votação
atualmente incompleto, planos desconhecidos
✓ Carteira média de desktop
✗ Opções mínimas de terceiros
✗ Sem carteira de hardware
Os tokens construídos no Ethereum são chamados de tokens ERC-20. O blockchain Ethereum é um ótimo campo de jogo para pessoas que estão tentando aprender como criar uma criptomoeda porque o blockchain Ethereum foi o primeiro a oferecer este serviço e é muito confiável.
NEO é muito semelhante, mas em vez disso usa o Padrão NEP-5 token e permite que as pessoas usem o blockchain NEO para criar aplicativos e tokens. É a segunda plataforma mais popular!
Ethereum pode ter a vantagem de confiança e popularidade, mas NEO tem uma vantagem própria. No NEO, você pode construir com muitas linguagens de programação diferentes, incluindo C ++ e Java. No Ethereum, você só pode construir usando Solidity (linguagem de programação do Ethereum).
Isso significa que os desenvolvedores que usam NEO não precisam aprender uma nova linguagem e, em vez disso, podem usar uma linguagem com a qual já estão familiarizados.
Então, o que você prefere aprender a criar uma criptomoeda? Se você gostaria de usar Ethereum, você precisa aprender Solidity. Se você usa NEO, pode usar uma linguagem pré-existente com a qual já pode estar familiarizado.
A boa notícia é: a solidez não precisa ser difícil de aprender. Ele foi projetado para ser semelhante ao Python, JavaScript e C ++ para torná-lo mais fácil de aprender. Além disso, temos nosso próprio curso de treinamento interativo Solidity que ensina o idioma, mostrando como criar seu jogo Solidity passo a passo. É uma maneira nova e divertida de aprender: chama-se Space Doggos.
Além disso, se você estiver interessado em comprando essas criptomoedas, você pode fazer isso no Coinbase ou Binance.
Construindo uma ‘Moeda’ vs. Construindo um ‘Token’
MOEDA:
✓ Tem seu Blockchain
✗ Muito caro
✗ Leva muito tempo
SÍMBOLO:
✓ Construído em um blockchain existente
✓ Não é caro
✓ Não Leva Muito Tempo
Decidir se você precisa de uma moeda ou um token é uma grande escolha: ele determina muitas coisas para o seu projeto, incluindo a quantidade de dinheiro que você precisa gastar.
Aprender como criar uma criptomoeda (o que requer a construção de um blockchain do zero) é muito caro e leva muito tempo. Você também precisa de uma equipe incrível de desenvolvedores!
No entanto, se você não precisa do blockchain, pode apenas criar um token. Desta forma, em vez de construir seu blockchain, você pode simplesmente construir um aplicativo que rode em um blockchain existente – como Ethereum ou NEO.
Sim, criar um token e um aplicativo (dApp / aplicativo descentralizado) ainda requer muito tempo, dinheiro e uma grande equipe de desenvolvedores. Mas, é muito mais fácil e barato de fazer do que criar uma moeda / construir seu blockchain!
Ofertas iniciais de moedas (ICOs)
Quando uma empresa tradicional decide abrir o capital em bolsa de valores, a empresa oferece uma Oferta Pública Inicial – que é uma forma de captar recursos em troca de ações.
Bem, as ofertas iniciais de moedas (ICOs) são muito semelhantes. Os ICOs são a forma como as empresas com experiência em blockchain levantam fundos para seus projetos de criptografia. Mas em vez de os investidores comprarem ações, eles recebem “tokens”.
FATO INTERESSANTE
Tentar descobrir como criar uma criptomoeda, de modo que os ICOs podem ser muito, muito úteis. E como o setor de criptografia é atualmente muito popular, agora pode ser um ótimo momento para começar um!
Ganhar confiança desempenha um papel importante no sucesso de uma OIC. Os ICOs mais bem-sucedidos são aqueles que têm uma equipe forte de desenvolvedores / fundadores e um roadmap sólido. Um roteiro informa aos investidores o que o projeto planeja alcançar no futuro e como eles planejam usar os fundos.
Agora, vamos dar uma olhada mais profunda na criação de criptomoedas. Mas primeiro, farei algumas suposições.
- Você não tem milhões de dólares no banco para criar sua própria “moeda” de criptomoeda blockchain
- Você prefere seguir o caminho mais fácil e criar dApp e token com base em um blockchain confiável existente
Então, vou ficar com a versão menos técnica, menos cara e menos extrema de como criar uma criptomoeda. Veja como criar um “token”.
O início
As ICOs oferecem uma maneira rápida de arrecadar fundos para o seu projeto, mas não será fácil. Para iniciar com sucesso uma nova criptomoeda por meio de um ICO, aqui está o que você precisa:
- Uma ‘grande ideia’ – como seu projeto de blockchain ajudará uma indústria específica? Que problema vai resolver?
- Uma forte equipe de desenvolvimento para criar seus tokens ERC-20 ou NEP-5
- Uma forte equipe de desenvolvimento para criar seu contrato inteligente ICO – quando os usuários enviam criptografia para o seu contrato inteligente, o contrato inteligente envia a quantidade certa de seu token para eles
- Uma auditoria externa profissional – serve para verificar se seu token e contrato inteligente estão seguros para que você não seja hackeado
- Um white paper bem escrito – este é um documento que apresenta sua ideia, o problema que ela resolve, seu roteiro e como funciona / a tecnologia que usa
- Uma campanha de marketing – site, mídia social, pré-&-desenvolvimento da comunidade pós-venda, fóruns e mídia
- Uma equipe de gerenciamento de comunidade
Vejamos por que você precisa de todas essas coisas para criar um projeto de criptomoeda bem-sucedido.
A grande ideia de como criar uma criptomoeda
Este é o centro do seu projeto! Você precisa pensar sobre como seu dApp ajudará no setor que você está almejando. Você está planejando remover um intermediário atual (como um banco ou uma corretora)? Você está procurando resolver problemas do mundo real (como pobreza ou falta de educação)?
Você precisa pensar sobre um problema real e como a tecnologia blockchain pode resolvê-lo. Se o seu projeto não traz nenhum benefício real, por que alguém vai querer investir ou usá-lo? Se você quer criar valor, você deve agregar valor.
Aqui estão alguns setores que podem fazer seu cérebro fluir com ideias: armazenamento de arquivos, serviços de conteúdo, seguros, marketing, comunicações ponto a ponto, finanças, medicina e energia / eletricidade. Todas essas indústrias podem ser ajudadas massivamente usando a tecnologia blockchain via dApps.
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
A Equipe de Desenvolvimento
Uma das maiores partes de como criar uma criptomoeda é escolher o (s) desenvolvedor (es) certo (s) para o seu token e o contrato inteligente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Você deve ter muito cuidado e escolher um desenvolvedor em quem possa confiar para fazer um bom trabalho.
A ideia é o primeiro fator-chave, mas é inútil sem uma boa equipe. Você precisa de uma equipe talentosa para ajudar a dar vida à sua ideia! Eu recomendaria apenas contratar pessoas com anos de experiência trabalhando com tecnologia de blockchain.
Para fazer os contatos de que você precisa, você deve se envolver mais na comunidade do blockchain. Eu sugiro ir a eventos de blockchain, conectar-se com novas pessoas e construir relacionamentos dentro da indústria. Isso ajudará você a encontrar as pessoas certas para se juntar ao seu projeto!
Contrato Inteligente
Os contratos inteligentes desempenham um papel importante quando se trata de como criar uma criptomoeda. Para aqueles que não sabem o que é um contrato inteligente, deixe-me explicar brevemente:
Um contrato inteligente é como um contrato tradicional; exceto que é digital, executa no blockchain, é executado automaticamente e não pode ser alterado.
Dentro de um contrato inteligente, as regras são escritas. Em um contrato inteligente ICO, as regras podem ser algo como SE um usuário enviar 1 ETH para o contrato inteligente, ENTÃO o contrato inteligente enviará 100 tokens para esse usuário.
Como o contrato inteligente opera automaticamente, não há terceiros controlando-o. Isso significa que o usuário não precisa confiar em você.
Em vez disso, eles confiam no contrato inteligente, que é apenas um código. Se o código estiver correto, ele não pode enganá-lo. Assim, o usuário sabe que sempre receberá o número certo de tokens e que irá recebê-los no prazo.
As regras do contrato inteligente são escritas por seus desenvolvedores, então você deve decidir essas regras dependendo de como deseja que seu ICO funcione.
Para obter mais informações sobre contratos inteligentes, consulte meu O que é um contrato inteligente guia.
Uma Auditoria Externa Profissional
Como eu disse há pouco, os contratos inteligentes são apenas códigos. Isso é o mesmo para tokens. Descobrir como criar uma criptomoeda também inclui descobrir a segurança dela. Portanto, para um usuário confiar no código, ele precisa saber que ele é seguro. É por isso que você precisa de uma auditoria profissional.
Isso não significa apenas que o usuário / investidor pode se sentir seguro, mas também significa que você pode se sentir seguro – você não gostaria de gastar todo esse dinheiro em contratos inteligentes e desenvolvimento de token apenas para ser hackeado, não é??
É uma etapa importante que traz legitimidade ao seu projeto. Essas auditorias são frequentemente chamadas de auditorias de segurança ICO, e você pode obtê-las de empresas como Garantia Prática. Certifique-se sempre de que a empresa de auditoria que você escolher é confiável e tem uma longa história.
Fazer com que seu ICO seja verificado com uma auditoria profissional ajudará a promover seu projeto de criptomoeda. Ele promove o fato de que seu projeto está seguindo os padrões da indústria e as políticas de proteção de dados – agrega valor extra ao seu projeto. É uma etapa crucial!
Artigo bem escrito de como criar uma criptomoeda
Se você quiser aprender como criar sua criptomoeda, precisará saber como fazer um bom white paper. Quando digo bom, quero dizer bom – um white paper é o que os investidores usarão para julgar seu projeto.
FATO INTERESSANTE
Criar um bom white paper para apresentar ao público deve ser uma de suas principais prioridades. Se um ICO está ativo, mas não tem um white paper, você deve ter muito cuidado com isso!
Então, vamos ver o que torna um white paper ICO brilhante. De acordo com Pesquisa VentureBeat, um white paper deve seguir este formato:
- Todos os white papers devem estar em formato PDF – white papers em PDF podem ser acessados em diferentes sistemas e navegadores sem se preocupar com problemas de formato / estrutura e layout.
- Contagem de páginas – todos os white papers devem ter duas versões. Um white paper regular (20-100 páginas) e um papel lite (cerca de 2-8 páginas). Um artigo final é apenas uma versão mais curta do white paper – ele destaca todas as informações importantes.
- A boa gramática é imprescindível – Se você tiver problemas com isso, por que não contratar revisores de white paper externos?
- Idiomas – seu white paper deve estar em vários idiomas. Contrate tradutores para que você possa lançar seu white paper nos idiomas mais populares. Eu recomendo inglês, mandarim, espanhol, japonês e coreano. Se você pode fazer mais, vá em frente!
- Responda as seguintes questões:
- Qual é sua ideia?
- Por que sua ideia / solução é necessária?
- Quais são os fundos da ICO que serão usados para?
- Quando os tokens serão liberados para que possam ser negociados e listados nas bolsas?
- Quando o projeto será concluído? (Mostre um cronograma detalhado das etapas que você executará da ICO para projetar um sucesso!)
- Quem é sua equipe? O que eles fizeram no passado? Como eles são qualificados para o trabalho?
Marketing para o seu ICO
Outra grande parte de como criar uma criptomoeda é criar uma estratégia de marketing para ela. Você precisa conquistar o apoio e a confiança de uma comunidade local. Você precisará de um site, um bom domínio e uma boa presença nas redes sociais. Além disso, existem vários ferramentas de marketing e vendas online que pode ajudá-lo a anunciar seu ICO.
Mídia social
Eu recomendaria Facebook, Twitter e LinkedIn, no mínimo. Se você leva a sério a mídia social, também aconselho Instagram e Snapchat, embora tudo dependa da natureza do seu projeto.
Você pode gerenciar isso sozinho ou contratar uma equipe para fazer isso por você. De qualquer forma, você deve criar uma forte campanha de mídia social que aumente a popularidade de seu ICO.
Site de mídia social de profissionais de marketing B2B
Aperte & meios de comunicação
É aqui que o seu ICO ganha credibilidade real, e como o ICO é uma grande parte de como criar uma criptomoeda com sucesso, a credibilidade é crucial. Se artigos sobre seu projeto forem publicados em sites de mídia bem conhecidos e respeitados (como Forbes, Business Insider, etc.), seu ICO será muito mais confiável.
Você pode tentar criar esses negócios sozinho ou, novamente, pode contratar uma equipe para fazer isso por você. Quanto mais popular o site, mais caro o artigo (normalmente). Então, veja o que está disponível e decida o que é melhor para você.
Conteúdo Patrocinado
Anúncios do Facebook e do Google costumavam ser ótimos para ICOs, no entanto, os anúncios relacionados à criptografia foram proibidos por esses dois provedores. Isso se deve aos gastos irresponsáveis de usuários em ICOs que não tiveram um desempenho muito bom. Eu recomendaria olhar para publicidade no LinkedIn e no Twitter em vez disso. Como essas duas plataformas são mais voltadas para os negócios do que as outras, elas podem se beneficiar muito com o seu plano de como criar uma criptomoeda.
Blogging
Isso é super importante! Você precisa manter sua comunidade atualizada, e esta é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode postar em um site como o Medium ou simplesmente postar em um blog em seu site. De qualquer forma, o conteúdo que você postar deve ser relevante para o andamento do seu projeto.
Marketing de email
Isso é muito eficaz, e eu sempre recomendaria fazer isso desde o início do seu projeto.
Você precisa coletar os endereços de e-mail de seus apoiadores para mantê-los atualizados por e-mail. Sempre que você tiver novidades ou uma nova promoção, pode contatá-los diretamente enviando um e-mail.
Para coletar seus endereços de e-mail, existem muitos métodos diferentes que você pode usar. Eu recomendaria inserir uma assinatura de boletim informativo para o seu site. Dessa forma, qualquer pessoa que esteja interessada em seu ICO pode enviar seu endereço de e-mail e receber suas atualizações diretamente em sua caixa de entrada de e-mail.
Promoções
Em seu caminho como criar uma criptomoeda, você precisará promovê-la muito. As promoções podem incluir coisas como novos bônus em seu ICO e novas recompensas generosas. Por “bônus”, quero dizer que os ICOs muitas vezes estruturam sua venda de tokens para incluir um bônus (como um desconto) para os primeiros compradores.
Por exemplo, você pode definir um bônus de 20% para a primeira semana de seu ICO. Isso significaria que qualquer pessoa que comprar seu token na primeira semana de seu ICO receberá 20% a mais de tokens do que pagou. Então, se John comprar 100 tokens na primeira semana, o contrato inteligente enviará a ele 120 tokens.
Por “recompensas generosas”, quero dizer que você pode oferecer tokens grátis para pessoas que promovem seu ICO. Por exemplo, você pode oferecer 5 tokens para qualquer pessoa que compartilhe seu link ICO no Facebook e Twitter.
Essa pode ser uma maneira muito econômica de comercializar o seu ICO! Especialmente porque não requer nenhum custo inicial.
Gerenciando sua comunidade
A comunidade pode ser uma coisa poderosa para se cercar enquanto aprende como criar uma criptomoeda. Você também precisará de um lugar onde sua comunidade possa conversar e fazer perguntas. O aplicativo mais popular para isso é o Telegram. É um aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou o Facebook Messenger. No entanto, ele é conhecido por sua segurança e se tornou um aplicativo favorito e muito confiável no mundo da criptografia.
Telegram não tem como objetivo gerar receita,
nunca vai vender anúncios.
Telegrama
Então, na minha opinião, montar um grupo bem administrado do Telegram é essencial! Isso ajudará a promover um bom envolvimento da comunidade e a construir relacionamentos com seus apoiadores.
Você também deve usar os fóruns. Muitos investidores pesquisam fóruns ao pesquisar um projeto – eles gostam de ver o que as pessoas estão dizendo sobre um projeto e como a equipe está respondendo às perguntas.
Quer você use fóruns para compartilhar seu caminho de como criar uma criptomoeda, bate-papos em grupo ou ambos: provavelmente você precisará de uma equipe de gerenciamento da comunidade. Isso depende de quão popular seu ICO será, mas de qualquer forma, é melhor economizar tempo. Você prefere gerenciá-lo sozinho ou gastar parte de seu orçamento para conseguir uma equipe para gerenciá-lo para você?
Você deve considerar o fato de que sua comunidade confiará mais em você se você for rápido em responder às mensagens. Parece mais credível e confiável!
Como sua comunidade provavelmente será composta por pessoas de todo o mundo, você pode querer uma equipe com base em todo o mundo também. Se eles tiverem funcionários remotos baseados em fusos horários diferentes, você pode ter um sistema de gerenciamento de comunidade 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Uma empresa que oferece este serviço é Social. Eles estão sediados no Reino Unido, têm muita experiência em gerenciar ICOs de sucesso e podem fornecer uma ampla gama de serviços úteis, incluindo gerenciamento de comunidade.
Eu recomendaria encontrar uma empresa como a Go Social que tem uma boa reputação – caso contrário, você pode acabar com uma empresa que o representa mal e faz você parecer mal!
O aspecto do dinheiro em como criar uma criptomoeda
Dinheiro dinheiro dinheiro. Você precisará de dinheiro para pagar pelo contrato inteligente e pelo desenvolvimento do token, pelo site, pela auditoria, pelo white paper, pelo marketing e pelo PR (gerenciamento da comunidade).
Eu não posso mentir para você – é caro. Os desenvolvedores de contratos e tokens inteligentes podem cobrar muito dinheiro porque não há muitos deles em comparação com quantos ICOs eles são. Você pode esperar que as taxas comecem em torno de US $ 100 / hora, embora alguns possam cobrar muito mais.
Quanto tempo leva para um desenvolvedor concluir o contrato inteligente e o token pode variar dependendo do que você precisa. Para uma estimativa geral, eu permitiria 2 semanas (trabalhando de segunda a sexta, das 9h às 17h). Isso é um total de $ 8.000 se você estivesse pagando $ 100 / hora!
As auditorias também não são baratas – geralmente variam de US $ 3.000 a US $ 10.000. Novamente, tudo depende do que você precisa.
Eu poderia continuar falando sobre preços e dar-lhe os custos médios, etc., mas não adianta. Tudo depende do que você quer e de quem você conhece.
Se você se conectar com as pessoas certas, poderá tornar o processo de criação de uma criptomoeda muito mais barato. Então, o que eu aconselho é fazer muitas pesquisas e conversar com muitas pessoas.
Conclusão: a parte mais importante e sua primeira etapa!
Este tutorial ‘faça sua criptomoeda’ passou pelo trabalho técnico e não técnico que você precisa fazer para criar uma criptomoeda bem-sucedida por meio de um ICO. Mas continuamos voltando a um ponto-chave. Seu projeto só terá sucesso se você tiver uma boa ideia! De acordo com coinmarketcap, existem mais de 1.500 criptomoedas no momento (15.03.18). Para se destacar, você precisa ter um propósito forte – você precisa de uma ótima solução para um problema importante.
Por exemplo, BitDegree é uma solução para o sistema educacional. Antes do BitDegree, os alunos tinham que pagar altas taxas para fazer cursos e obter qualificações. Agora, eles podem usar o BitDegree para aprender e serem pagos para fazê-lo porque, no ecossistema BitDegree, alunos e professores são pagos por futuros empregadores.
Os empregadores influenciam os cursos, ou seja, quando os alunos são qualificados, eles têm todos os atributos necessários para o trabalho com o empregador. Isso economiza muito dinheiro para os empregadores porque é muito mais caro para eles seguirem a rota de treinamento tradicional.
Isso abre muitas oportunidades para empregadores, alunos e professores – resolve um grande problema! Isso é exatamente o que sua ideia precisa fazer. Se você precisar de qualquer ajuda adicional sobre como criar sua própria criptomoeda, vá para a página de tutoriais e cursos do BitDegree e aprenda com os melhores!
Caso, depois de ler este guia, você decida escolher uma maneira mais fácil de obter criptomoedas, certifique-se de escolher as trocas de criptomoedas mais confiáveis, como Coinbase e Binance. Além disso, mantenha seus ativos em carteiras de hardware seguras o tempo todo!