O Bitcoin é uma bolha: o grande estouro da bolha do Bitcoin
Desde os primeiros dias do Bitcoin, os céticos sempre perguntam – o Bitcoin é uma bolha? É apenas mais uma tendência exagerada e exagerada? O conceito de “bolha do Bitcoin” intrigou as pessoas por muitos anos – houve muitas ligações e afirmações de que o “estouro da bolha do Bitcoin” aconteceu em diferentes ocasiões ao longo do tempo – mas a criptomoeda ainda está viva e bem.
Neste tutorial, vamos tentar descobrir os mistérios da bolha do Bitcoin – o que é, por que as pessoas estão falando sobre ela, como é caracterizada e assim por diante. Vamos falar sobre os argumentos “a favor e contra” que são mais frequentemente levantados quando falamos sobre esta “bolha”.
Depois disso, tentaremos responder à pergunta que sempre nos anseia – o Bitcoin é uma bolha? E se for … Quando a bolha do Bitcoin estourará?
O que significa bolha?
Portanto, temos a pergunta – o Bitcoin é uma bolha? Mas o que significa a expressão “Bolha bitcoin”Realmente significa?
Último cupom Coinbase encontrado:
Em termos financeiros, um “bolha”É um estado em que um ativo permanece obsoleto por mais tempo, depois explode e seu preço sobe vertiginosamente. O “explodido“Que foi referenciado acontece quando o preço desse ativo cai tão rapidamente quanto subiu.
A queda tem que ser muito específica, entretanto – e por específica quero dizer permanente. Se o ativo (neste caso, Bitcoin) consegue subir novamente, então não foi um “estouro da bolha”.
Como saber se é uma explosão ou um alarme falso enquanto a queda está acontecendo? Bem, essa é a parte complicada – você não pode dizer tudo tão facilmente.
Se você é um especialista em Bitcoin que segue a moeda desde seu início, pode ser capaz de dizer algumas coisas sobre seu futuro. No entanto, quando se trata de criptomoedas, elas têm uma característica muito importante – são absolutamente imprevisíveis e extremamente voláteis.
Você pode ter seguido o Bitcoin dia a dia desde o minuto em que foi lançado e ainda estar completamente desalinhado com suas previsões. Existem tantas coisas imprevisíveis que podem acontecer para influenciar o preço da moeda que se torna quase impossível acompanhar.
Agora vou mostrar por que as pessoas acreditam que a bolha do Bitcoin estourou.
The Bitcoin Bubble
As pessoas tendem a definir bolhas financeiras de muitas maneiras diferentes. Para simplificar, vou dividi-lo em três partes principais.
- No início, o preço de um ativo é muito baixo e nada digno de nota. Ele flutua um pouco, mas está em uma baixa constante na maior parte do tempo. É aqui que as pessoas não dão muita atenção ao ativo, ele ainda não participou de nenhuma situação ou evento notável para ser notado.
- A certa altura, o ativo começa a ganhar força e a subir de preço. O que diferencia esse crescimento de qualquer outro crescimento normal de ativos é a intensidade – o preço sobe com intensidade e velocidade crescentes. Isso acontece porque, embora as pessoas vejam que o ativo é promissor, também querem investir nele e obter lucro rápido. Quanto mais pessoas começarem a aderir ao movimento, mais rápido o preço inflará – como uma bolha.
- O terceiro e último estágio é o colapso – assim como o preço subiu sem nenhuma razão aparente, ele também caiu. É aqui que as pessoas começam a entrar em pânico, vendendo todos os seus ativos, temendo que o preço caia ainda mais e elas percam dinheiro. Isso se torna um ciclo sem fim até que o preço do ativo caia completamente – ou, em outras palavras, a bolha estoura.
Agora, com o conhecimento fornecido acima em mente, dê uma olhada no gráfico abaixo:
Isso te lembra de algo?
Este é o gráfico de preços do Bitcoin, desde o momento de seu início até os dias atuais.
Como você pode ver, este gráfico tem a maioria das características de uma bolha – um início lento e obsoleto, um pico repentino e uma queda igualmente repentina. Mas a última parte é um pouco diferente – o preço não caiu para zero. Além disso – parece ter estabilizado.
Este é frequentemente um dos principais argumentos visuais que os apoiadores do Bitcoin usam ao tentar refutar a afirmação de que o Bitcoin é uma bolha. Quando essa bolha financeira estoura, o preço chega a zero rapidamente e geralmente não há chance de recuperação. Quando se trata de Bitcoin, no entanto, podemos ver que esse não é o caso.
Então, o Bitcoin é uma bolha? Vamos analisar alguns dos argumentos “a favor e contra” mais comuns para obter uma imagem maior.
PRA
Pessoas que respondem à pergunta “Bitcoin é uma bolha?” com uma resposta positiva, tenha alguns grandes argumentos para apoiar esta afirmação.
Em primeiro lugar, eles dizem que o Bitcoin simplesmente não é tangível – é uma moeda descentralizada, o que significa que nenhum governo a apoiaria. As moedas Fiat têm uma certa estabilidade porque têm grandes bancos e governos que as apoiam. Além disso, eles são sancionados e até incentivados – você pode pagar seus impostos com moedas fiduciárias e usá-los para outros assuntos oficiais. Quando se trata de Bitcoin (e da maioria das outras criptomoedas), no entanto, esse não é o caso. Diferentes governos tendem a sancionar o Bitcoin de maneiras muito diferentes, simplesmente porque ele não tem um proprietário concreto – nenhuma pessoa ou organização controla a criptomoeda em questão.
Outro grande argumento é que o Bitcoin foi simplesmente exagerado e inflado muito além da medida. Foi o primeiro fenômeno desse tipo – havia muito menos pessoas que compraram para usá-lo em comparação com o número de pessoas que queriam simplesmente lançá-lo – comprar na baixa e vender na alta.
Uma vez que a cripto-moeda não tinha um apoio forte o suficiente de apoiadores que se preocupassem com seu bem-estar, o preço continuou sendo inflado por aqueles que estavam simplesmente procurando maneiras de obter lucro rápido.
Por causa da volatilidade do Bitcoin, governos em todo o mundo decidiram sancionar e taxar seu uso, com alguns indo ao ponto de proibir a criptomoeda. Este foi um dos principais fatores que levaram à enorme queda do preço do Bitcoin.
Provavelmente um dos argumentos mais fortes que afirmam que o Bitcoin é uma bolha é que ele é simplesmente muito desajeitado e, bem … antigo.
Agora, criptomoedas como Litecoin, IOTA e Ethereum conseguiram superar o Bitcoin em quase todos os aspectos possíveis. Litecoin é quatro vezes mais rápido que Bitcoin, IOTA é tecnicamente superior e Ethereum é uma rede real usada para construir e criar outras criptomoedas. Todos os dias, vemos criptos novos e bastante aprimorados entrarem no mercado – Bitcoin era o original e o principal para criptomoedas no mercado, mas por quanto tempo essa reputação pode durar até que as pessoas comecem a perceber as desvantagens da moeda?
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
CONTRA
Mesmo fazendo a pergunta “O Bitcoin é uma bolha?” tornou-se comum em várias comunidades criptográficas ao redor do mundo, muitas pessoas ainda acreditam na criptomoeda e zombam de qualquer afirmação de que ela é uma bolha. Vamos tentar analisar os principais argumentos que as pessoas têm ao responder “não” à pergunta “Bitcoin é uma bolha?”.
Em primeiro lugar, embora o preço do Bitcoin flutue muito, isso não significa que ele não tenha um valor consistente. Como mencionei no capítulo acima, as pessoas tendem a valorizar o Bitcoin por muitos motivos diferentes. A moeda se tornou um exemplo do mundo real de uma moeda que não requer nenhuma jurisdição centralizada nem governança – seu valor é ditado pelas pessoas que a usam. Isso, por sua vez, oferece uma solução para explicar por que o Bitcoin não é uma bolha.
Enquanto alguns investidores estão certos de que o Bitcoin chegou ao fim, outros não têm problemas em investir em algo considerado volátil.
Muitas pessoas veem o Bitcoin como um portal financeiro – quantas vezes você se deparou com várias comparações envolvendo Bitcoin na Internet? Comparações como:
… Esta torneira Bitcoin, que foi fundada em 2010, originalmente distribuía 5 Bitcoins por usuário – isso custaria US $ 20.000 hoje! …
Alguns investidores colocam dinheiro no Bitcoin principalmente PORQUE ele é volátil – eles esperam e esperam que o preço da moeda suba rapidamente em um futuro próximo (ou distante). É por isso que o argumento para a inconsistência do Bitcoin não é uma razão válida para descartá-lo como uma bolha simples.
Além disso, ao falar sobre por que o Bitcoin não é uma bolha, vale a pena ressaltar que a moeda teve talvez quatro ou cinco “estouro de bolha” ao longo de sua vida. As pessoas têm perguntado “O Bitcoin é uma bolha?” há muito tempo agora – e a criptomoeda sempre ressuscitou das cinzas.
Verdade seja dita, esta é a maior queda que a moeda já experimentou, mas como você provavelmente viu no gráfico que mostrei anteriormente, ela já começou a se estabilizar. Muitos dos apoiadores do Bitcoin acreditam que, embora desta vez a queda tenha sido mais significativa, ainda é apenas isso – outra queda de muitos.
Bitcoin é uma bolha?
Então, agora que falamos sobre os argumentos “a favor e contra” de por que o Bitcoin é uma bolha e por que o Bitcoin não é uma bolha, qual é a conclusão real? Existe algum??
Seja qual for o caso, é evidente que o Bitcoin foi uma virada de jogo por várias definições desse termo. Isso vale tanto para mercados digitais quanto para opiniões sociais.
Ao longo dos anos, o Bitcoin teve seus altos e baixos. Cada vez que a moeda despencava no preço, as pessoas corriam para prever várias coisas – desde grandes aumentos em apenas uma questão de horas até quedas absolutas ou, em outras palavras, “estouro da bolha”.
No entanto, quando perguntado “o Bitcoin é uma bolha?”, Seria bastante ingênuo ter uma resposta fria “sim” ou “não”.
Uma coisa parece quase certa – se o Bitcoin é uma bolha, ainda não estourou. O preço da moeda parou de cair e agora está lenta mas seguramente subindo novamente.
Vários eventos globais ditam as flutuações de preço do Bitcoin – enquanto alguns governos proíbem as criptomoedas, outros as adotam. Todos os dias, há inúmeras notícias em torno de vários eventos relacionados a criptomoedas. Algumas dessas notícias são positivas, outras – nem tanto. O que é certo, porém, é que todos esses eventos influenciam o preço do Bitcoin de uma forma ou de outra, e embora a moeda tenha um uso real e real, as pessoas a usarão.
Conclusão
Se você perguntasse a diferentes pessoas “o Bitcoin é uma bolha?”, Provavelmente obteria respostas diferentes. Algumas pessoas assegurariam que o Bitcoin está longe de se parecer com algo como uma bolha financeira, enquanto outros jurariam que o “estouro da bolha do Bitcoin” já aconteceu há muito tempo.
Se a cripto-moeda em questão É uma bolha, mas ainda está viva, quando a bolha do Bitcoin estourará? Bem, a resposta é muito simples – assim que deixar de ser útil para a população em geral.
Há uma regra de ouro no mundo da criptomoeda que diz que a criptografia permanecerá viva e prosperando enquanto tiver um uso real e aplicável. E quando se trata de Bitcoin, não parece que vai perder seu uso tão cedo.
Quando perguntado “quando a bolha do Bitcoin estourará?”, Provavelmente ninguém poderia oferecer uma resposta sólida e concreta. Embora tenha havido muitas situações semelhantes ao longo da história (a crise financeira de 2008, o estouro da bolha do Mississippi etc.), o Bitcoin é um pouco diferente de todos eles. O fato de essa criptomoeda ser descentralizada tem suas desvantagens, claro, mas no final do dia, é provavelmente também sua maior força.
Então, o Bitcoin é uma bolha? Bem, só o tempo poderá dizer. Mesmo se for o caso, certamente ainda não estourou.
Espero que este guia tenha sido útil para você. Tente se manter atualizado sobre as notícias relacionadas ao Bitcoin, sempre faça o máximo de pesquisa possível e você deverá ser capaz de formar sua própria opinião sobre a questão “O Bitcoin é uma bolha?”.