O que é Monero: onde e como comprar Monero
Ei, pessoal! Bem-vindo ao meu guia completo sobre a criptomoeda, Monero! Aqui, você aprenderá tudo sobre o Monero, bem como onde e como comprar Monero!
Monero é uma criptomoeda bastante única e diferente, especialmente quando comparada com Bitcoin. Devido à sua singularidade, lentamente, mas continuamente, ganhou popularidade.
Lançado em abril de 2014, o Monero agora tem uma capitalização de mercado de cerca de $ 1,6 bilhão. Geralmente é a 10ª ou 11ª maior criptomoeda, dependendo da capitalização de mercado desse dia específico.
Monero oferece mais privacidade do que a maioria das criptomoedas, incluindo Bitcoin ou Litecoin. Você já ouviu falar sobre isso também, mas não sabe o que faz?
Bem, vou dizer exatamente o que ele faz e muito mais neste guia. Também o conduzirei por um processo passo a passo de onde e como comprar Monero.
Então, ao final deste guia, você terá uma compreensão clara de o que é monero, como funciona e como comprar Monero.
Vamos começar com o histórico de Monero e o que o torna tão diferente!
Origens de Monero
Você sabia que o projeto original que deu origem ao Monero se chamava Bytecoin? Em 2012, o Bytecoin inicialmente usou o protocolo CryptoNote no qual Monero é construído. Mais sobre CryptoNote mais tarde.
Último cupom Coinbase encontrado:
Bytecoin começou a ganhar popularidade em 2014, mas havia um problema – 80% dos Bytecoins já foram minerados. Simplificando, não havia moedas suficientes restantes de Bytecoin para durar a longo prazo.
Foi quando alguns desenvolvedores se juntaram para criar uma nova moeda de Bytecoin e a chamaram de Monero. Monero significa “moeda” em Esperanto – uma língua auxiliar internacional construída.
Você pode pensar em Monero como um filho de Bytecoin, pois manteve a maioria das características de Bytecoin.
Hoje, Monero é liderado por um grupo de 7 desenvolvedores, dos quais apenas dois saíram para revelar sua identidade. 5 deles optaram por permanecer anônimos.
Então, é daí que vem o Monero, que ganhou muita popularidade desde então, como você pode ver no gráfico acima. Atualmente custa cerca de US $ 90.
Vamos seguir em frente e aprender mais sobre os recursos do Monero!
Como o Monero é diferente?
Como Bitcoin, Monero é uma moeda digital que pode ser usado para enviar ou receber pagamentos. Além disso, como Bitcoin, Monero é construído em tecnologia blockchain. Mas, ao contrário do Bitcoin, ele usa o algoritmo CryptoNote – isso é o que o torna tão único.
A seguir estão os principais recursos do Monero, que são bastante diferentes do Bitcoin e de todas as outras criptomoedas criadas a partir do Bitcoin.
Privacidade
Em uma transação Monero, as identidades do remetente e do destinatário permanecem 100% privado. Além disso, as transações Monero não podem ser ligados entre si e não pode ser rastreado até seu ponto de partida.
Por exemplo, considere que você transferiu 15 Monero (XMR) para Bob. Bob ainda transfere 12 XMR para Kate. Kate então transfere 10 XMR para Mike. Há duas coisas a serem observadas aqui:
- Somente você e Bob saberiam sobre os 15 XMR que você trocou, apenas Kate e Bob saberiam sobre os 12 XMR que trocaram e assim por diante. Ninguém mais no mundo pode saber, a menos que as pessoas envolvidas na transação decidam contar a eles.
- 10 XMR recebido por Mike não pode ser vinculado a nenhuma das transações anteriores. Então, esses 10 XMR nunca podem ser rastreados até você.
Agora, se você fizesse as transações acima usando Bitcoin, o mundo inteiro seria capaz de ver o seguinte:
- O endereço público de cada remetente e destinatário;
- Os endereços de todos os remetentes e destinatários desse Bitcoin, desde que foi criado.
Uma vez que todos podem ver no que você está gastando seu dinheiro, Bitcoin não é considerado privado. Mesmo que apenas revele o endereço público, ainda é possível rastrear esse endereço público até a pessoa que o está usando.
Este é um dos principais fatores que tornam o Monero bastante popular. Ninguém quer que o mundo inteiro saiba sobre todas as suas transações, mesmo que sejam completamente legal.
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
Fungibilidade
Este recurso de som complexo do Monero é um resultado direto de seu recurso de privacidade.
Simplificando, quaisquer duas unidades que possam se substituir são fungíveis. Por exemplo, 1 onça. de ouro de um determinado grau vale o mesmo que outra 1 onça. de ouro do mesmo grau, e uma nota de $ 50 pode ser trocada por qualquer outra nota de $ 50.
Assim como notas de ouro e dólar, Monero também é fungível. Alguém poderia pensar que todas as criptomoedas deveriam ser fungíveis, mas não é o caso. Bitcoin e todas as outras criptomoedas que são construídas em Bitcoin não são fungíveis. Você consegue adivinhar porque?
É porque cada transação Bitcoin pode ser rastreada para ver onde tudo foi usado. Se alguém descobrir que foi usado em comércio ilegal, pode recusar-se a aceitá-lo. Portanto, os Bitcoins contaminados não podem ser trocados pelos bons.
No entanto, traçar a história de uma moeda Monero não é possível. Assim, todas as moedas Monero são iguais – portanto, fungíveis.
Escalabilidade
A escalabilidade do Bitcoin é atualmente um dos tópicos mais debatidos no universo da criptomoeda, mesmo entre as pessoas que estão tentando aprender como comprar Monero. Refere-se basicamente aos problemas relacionados a o número de transações que a rede Bitcoin pode processar de uma vez.
Demora cerca de 10 minutos para processar um bloco de transações Bitcoin. Isso leva a um máximo de cerca de 7 transações processadas por segundo. Você sabe quantas transações podem ser processadas pela operadora de cartão de crédito Visa? São 24.000 transações por segundo! Isso é uma grande diferença!
Agora você pode ver porque precisamos que as criptomoedas sejam escalável. Monero faz um trabalho melhor do que Bitcoin em escalabilidade. No Monero, um bloco de transações é processado a cada 2 minutos. Não é perfeito, mas é melhor do que 10 minutos!
Mineração
Mineração é o processo de verificar as transações de criptomoeda. Por exemplo, Mineiros de bitcoin certifique-se de que todas as transações Bitcoin que acontecem no blockchain Bitcoin são válidas.
Basicamente, eles fazem o que um banco ou uma empresa de cartão de crédito faz no caso de transferências online. Em troca por fazer este trabalho, mineiros são recompensados com a criptomoeda que estão minerando.
A ideia por trás da mineração era fazer com que o sistema descentralizado. Então, era para ser uma atividade que poderia ser realizado em seu computador normal, em casa ou no trabalho.
Com o tempo, a mineração de Bitcoin se tornou uma tarefa para profissionais, pois exige hardware altamente especializado e caro. Monero, no entanto, ainda pode ser extraído de casa usando seu CPU ou GPU. É um fator muito importante que torna o Monero verdadeiramente descentralizado e muito popular entre os mineiros.
Monero e Bitcoin são como maçãs e laranjas – embora sejam semelhantes em alguns aspectos, também são muito diferentes um do outro em outros aspectos.
Antes de começarmos a aprender como comprar o Monero, vamos detalhar exatamente como o Monero funciona.
Como funcionam as transações Monero?
Suponha que você queira enviar 6 XMR (Monero) para Bob para comprar um computador dele. Esta transação incluiria as seguintes etapas antes de você ficar feliz com aquele computador.
- Você pediria a Bob seu endereço público e enviaria 6 XMR para ele. Pense em um endereço público como o número da sua conta bancária, que você pode usar para receber fundos.
- Monero miners irá incluir sua transação em um bloco que é um grupo de transações acontecendo no mesmo período de tempo.
- Esses mineiros verificarão sua transação para verificar se você realmente possui os 6 XMR que deseja enviar para Bob. Eles também garantem que você não gaste o dobro. O gasto em dobro acontece quando você envia as mesmas moedas Monero para duas ou mais pessoas.
- Geralmente, leva 2 minutos para um minerador verificar sua transação. Feito isso, o resto dos mineiros da rede serão informados. Eles vão verificar os resultados alcançados por este minerador para ter certeza de que não há engano.
- Com isso, 6 XMR será recebido com sucesso por Bob e ele ficará feliz em lhe dar o seu computador.
Então, é seguro usar o Monero??
Eu diria que sim!
Você já viu que o Monero resolve a questão do gasto duplo. Além disso, sua tecnologia blockchain garante que os dados inseridos por meio de transações de envio não possam ser editados.
Você deve ter ouvido falar de muitos incidentes em que os servidores do banco foram hackeados, resultando em perdas graves. Bem, uma das razões pelas quais a tecnologia blockchain está se tornando tão popular é que ela é muito eficaz em evitar tais violações de segurança.
Agora, antes de saber como comprar Monero, seria uma boa ideia ver como será o seu futuro e o que você deve considerar antes de fazer sua compra.
Potencial de Monero
Você tem todo o direito de se sentir mal se não tiver investido no Monero alguns anos atrás. Cresceu de $ 10 em janeiro de 2017 para $ 494 em janeiro de 2018! Se você tivesse investido $ 500 em janeiro de 2017, teria se tornado $ 24.700 em apenas um ano!
Embora você não possa mudar isso, você pode tentar entender o potencial futuro do Monero para fazer um investimento informado.
Algumas coisas são a favor do Monero e outras não. Vamos ver o que são:
Profissionais de Monero
- Privacidade e anonimato, algo que pode ser muito desejável;
- O maior velocidade de processamento de transações;
- Favorável para mineração, pois não envolve um grande investimento inicial como para Bitcoin ou Ethereum.
Contras de Monero
- A privacidade, que é a maior força do Monero, também está trabalhando contra ela. Monero se tornou uma das criptomoedas favoritas dos criminosos que o estão usando para financiar o comércio ilegal e o terrorismo.
Isso fez do Monero um alvo óbvio para as autoridades regulatórias. Pode ter um efeito negativo no futuro de Monero se alguns regulamentos desfavoráveis forem forçados a ele.
- Não tem uma comunidade tão grande como Bitcoin, Ethereum ou Litecoin. Então, o desenvolvimento tecnológico pode ser mais lento no caso do Monero. Por exemplo, ainda não há carteira de hardware disponível para Monero, algo que é uma necessidade no caso de armazenamento de criptomoedas.
Olhando para esses prós e contras, acredito que Monero está aqui para ficar. Pode não se tornar a criptografia nº 1, mas realmente acredito que permanecerá entre as 15 principais por muito tempo.
Agora que você sabe o que é Monero e como funciona, é hora de responder a outras perguntas, como ‘como comprar Monero?’, ‘Onde comprar Monero?’, ‘Como armazenar Monero?’ E assim por diante.
Como Comprar Monero?
Comprar Monero pode ser um pouco mais complexo do que comprar Bitcoin ou Ethereum devido à falta de opções. Neste processo passo a passo sobre como comprar o Monero, mostrarei duas maneiras de comprar o Monero:
- Usando outras criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, Litecoin);
- Usando Dinheiro Fiduciário (USD, EUR, GBP, JPY).
Se você já possui outras criptomoedas e deseja trocá-las pelo Monero, o processo é simples. Infelizmente, não há muitas opções se você deseja comprar o Monero diretamente usando moeda fiduciária.
Para comprar Monero ou qualquer outra criptomoeda, a parte mais importante é encontre a troca mais adequada para suas necessidades. As trocas de criptomoedas são basicamente plataformas da web que permitem comprar e vender criptomoedas. Algumas plataformas permitem que você troque XMR por outras moedas, enquanto outras permitem que você compre Monero com um cartão de crédito ou débito, ou uma simples transferência bancária.
Os principais itens que você deve ter em mente ao selecionar uma troca são:
- Eles aceitam moeda fiduciária ou permitem apenas a troca de criptomoedas?
- Quanto de taxa de transação eles cobram?
- Quão seguros eles são?
- Quais criptomoedas eles suportam?
- Eles aceitam cartão de crédito / débito ou aceitam apenas transferência bancária?
De qualquer forma, vamos primeiro ver onde comprar Monero usando outra criptomoeda.
Como comprar Monero com Bitcoin ou Ethereum
Existem muitas bolsas que permitem que você compre Monero usando outras criptomoedas importantes, como Bitcoin ou Ether. A vantagem de usar este método é que as taxas de tais trocas são geralmente mais baixas do que aquelas que aceitam moeda fiduciária.
Se você não possui nenhuma criptomoeda, mas ainda deseja usar este método, você deve primeiro ir a uma bolsa como Coinbase, conforme mostrado no instantâneo abaixo. Coinbase é a troca mais amigável para iniciantes que compram Bitcoin e Ether com fiat, então eu recomendo que você comece por aí.
O processo de registro da Coinbase é muito simples e amigável. Você pode verificar as taxas cobradas pela Coinbase para o seu país aqui.
Para obter um guia detalhado sobre como comprar criptografia com Coinbase e plataformas semelhantes, leia nosso "Como comprar criptomoeda" guia.
Depois de receber o Bitcoin em sua conta, você pode iniciar o processo de compra do Monero. Para fazer isso, primeiro você precisa transferir o Bitcoin para uma bolsa que ofereça suporte ao Monero.
Existem muitas bolsas que suportam Monero. Alguns dos mais populares são:
Vamos nos concentrar em Binance neste guia – é uma das plataformas mais utilizadas, com um faturamento diário atual de cerca de US $ 1,89 bilhão. Binance cobra uma taxa de transação de cerca de 0,1%.
Passo 1: Crie uma conta no Binance indo aqui e preenchendo as informações mostradas abaixo.
Depois de preencher essas informações, você receberá um link de verificação de e-mail. Você deve verificar e fazer login para prosseguir.
Passo 2: Ao fazer login pela primeira vez, você terá a opção de habilitar 2FA (Autenticação de 2 fatores) para sua conta. É altamente recomendável que você faça isso para garantir a segurança de seus fundos.
Você também será solicitado a envie seus documentos de verificação de identidade, como um passaporte ou carteira de motorista. Quando você os enviar, sua conta será ativada em qualquer lugar dentro de 12-24 horas.
Etapa 3: Quando você fizer o login, vá para a guia rotulada ‘Fundos’E clique no depósito. Haverá um menu suspenso para selecionar a criptomoeda que você precisa depositar. Ao selecionar Bitcoin, você será mostrado um endereço de depósito Bitcoin, que você deve anotar ou copiar (se você escolher Ethereum, é claro que exibirá um endereço Ethereum).
Passo 4: Você tem que enviar seu Bitcoin de Coinbase para este endereço. O depósito do Bitcoin levará cerca de 10 a 20 minutos.
Etapa 5: Agora você pode comprar o XMR acessando o ‘IntercâmbioNa página inicial e localizando o par XMR / BTC, conforme mostrado na imagem abaixo.
Depois que a compra for concluída, você poderá ver suas moedas XMR na conta Binance. Saber onde guardar o Monero com segurança também é algo de que tem de se preocupar. Não se preocupe – falarei sobre isso mais tarde neste guia.
Agora, vamos descobrir como comprar Monero usando sua moeda fiduciária, como USD ou EUR!
Como comprar Monero com dólares americanos ou euros
Uma das poucas bolsas de renome que oferece o Monero diretamente contra uma moeda fiduciária é a Kraken. Então, Kraken é a melhor resposta para a pergunta ‘onde comprar Monero usando USD?’.
Kraken cobra uma taxa de transação, mas geralmente é inferior a 0,36%! Nada mal né?
Deixe-me guiá-lo pelas etapas.
Passo 1: Vamos para a plataforma Kraken aqui e registre-se preenchendo suas informações conforme mostrado no instantâneo abaixo.
Passo 2: Depois de se inscrever, o processo é semelhante ao de Binance. Ao fazer login, você verá as guias chamadas ‘Ser verificado‘ e ‘Segurança‘, Conforme mostrado no instantâneo abaixo.
No Kraken, existem vários níveis de verificação, cada um com valores crescentes de limites de depósito / retirada. Requer que você apresentar diferentes tipos de prova de identidade (ou seja, passaporte, carteira de habilitação, etc.) em cada nível, conforme mostrado abaixo.
Na guia de segurança, Kraken oferece uma variedade de opções para habilitando 2FA – meu favorito pessoal é Google Authenticator.
Etapa 3: Assim que sua conta for ativada, você pode depositar fundos em sua conta Kraken. Kraken aceita depósitos fiduciários em USD, EUR, JPY, e cafajeste. Eles só aceitam fundos por transferência bancária e não aceitam cartões de crédito ou PayPal.
Para fazer um depósito, faça o login e vá para Conta > Financiamento > Depósito. Selecione o tipo de depósito que deseja fazer e siga as instruções fornecidas.
Passo 4: Depois de ter fundos em sua conta, vá para o "Nova ordem" guia para fazer pedidos de compra de Monero. Quando o pedido for executado, você receberá o Monero em sua conta.
Agora que você sabe como comprar Monero, também precisa saber onde armazene-os porque armazená-los em uma bolsa não é a opção mais segura. Kraken nunca foi hackeado, mas é possível.
Portanto, se quiser garantir ainda mais a segurança do seu Monero, você precisará de uma carteira para armazenar suas moedas XMR (Monero).
Como Armazenar Monero?
Minha primeira preferência para armazenar qualquer criptomoeda é uma carteira de hardware, pois são a opção mais segura disponível, mas infelizmente, ainda não há uma carteira de hardware Monero disponível.
No entanto, isso logo mudará. Ledger, uma das carteiras de hardware líderes, está atualmente trabalhando na integração do Monero. Felizmente, eles não demoram muito para fazer isso!
Até que isso aconteça, você pode considerar o uso de uma ou duas outras opções:
- MyMonero – É uma carteira da web, então você pode simplesmente ir ao site e criar uma conta para começar a usar.
- Monerujo – É uma carteira móvel disponível apenas para telefones Android. Se você tem um telefone Android, pode fazer o download e começar a usá-lo.
Então, é assim que você pode comprar e armazenar Monero. Antes de encerrar este guia, quero dizer que você também pode ter Monero sem comprá-los. Confuso?
Estou me referindo à mineração Monero.
Mineração Monero
De mineração monero, você não precisa comprar moedas XMR para obtê-las, tecnicamente. No entanto, você precisa gastar dinheiro com custos de eletricidade e uma boa placa gráfica e / ou processador, é claro.
Configurar a mineração Monero não é uma tarefa muito difícil (muito, muito mais fácil do que a mineração Bitcoin).
A coisa mais importante a fazer é verifique se a mineração de Monero é uma atividade lucrativa para você ou não. Tudo depende de custos de eletricidade e localização. Você precisa ter certeza dos números, caso contrário, você pode perder dinheiro.
Conclusões
Então, agora você sabe o que é Monero e como funciona. Você também conhece seus principais recursos, como privacidade e fungibilidade – as coisas que o tornam único e popular.
Com um bom entendimento do segurança e potencial futuro de Monero, você também deve ser capaz de decidir se deseja comprá-lo ou não. Se você ainda não tem certeza, não se preocupe. Investir não é algo que deva ser apressado. Seja paciente, pesquise bastante e sempre fale com um consultor financeiro antes de investir.
Se você decidir investir no Monero, está pronto para ir – agora você sabe como comprar o Monero, onde comprar, onde você pode economizar em taxas e como fazer isso com dinheiro.
Não só isso, mas você também sabe que pode começar a minerar Monero se não quiser comprá-lo.
Então, o que você acha do Monero? Você vê isso como uma boa oportunidade de investimento? Sua privacidade é boa ou ruim? Você está pensando em minerá-lo? Avise! Eu adoraria ouvir suas opiniões.