O que é um contrato inteligente e como funciona?
É 2021 – mesmo aqueles que não estão familiarizados com blockchain provavelmente já ouviram falar de Ethereum. Ethereum é o segundo maior criptomoeda com um enorme valor de mercado de mais de $ 44 bilhões. Para entender completamente o Ethereum, deve-se entender corretamente o que é um contrato inteligente.
Ethereum não é apenas uma moeda; Isso é também uma plataforma que permite que outros aplicativos de blockchain sejam construídos nela. A plataforma Ethereum usa uma moeda chamada Éter, que é usado para pagar por transações.
O blockchain Ethereum funciona como o Bitcoin blockchain; uma rede de computadores (ou nós) executa software que confirma transações na rede.
O éter funciona mais como combustível do que uma criptomoeda normal. Da mesma forma que você precisa de gasolina ou diesel para seu carro, você precisa de Ether para execute os contratos inteligentes e aplicativos no blockchain Ethereum.
Por causa do crescimento em popularidade que a Ethereum tem visto (isso é óbvio ao visitar qualquer plataforma de troca de criptografia lá fora), a pergunta ‘o que é um contrato inteligente?’ tornou-se uma das perguntas mais frequentes no espaço criptográfico recentemente.
Observação: Se acontecer de você ter grandes quantidades de moedas ETH, certifique-se de mantê-las carteiras seguras de criptomoeda. As opções recomendadas incluem Ledger Nano S, Coinbase e Trezor Model T.
No entanto, se você ainda não tem e deseja comprar, é recomendável fazer isso via Simplex – maneira rápida e segura de comprar criptomoedas com seu cartão de crédito.
Então, o que é um contrato inteligente? Bem, vamos dar uma olhada mais profunda.
O que é um contrato inteligente: o que você encontrará neste guia
O objetivo deste guia é ajudá-lo a compreender o que é um contrato inteligente e como funcionam os contratos inteligentes.
Último cupom Coinbase encontrado:
Eu entendi aquilo "contratos inteligentes ”podem parecer confuso inicialmente. Depois de explicá-los, você vai perceber que eles são mais simples do que você pensa.
Até o final deste "Contrato inteligente explicado" guia, você nunca terá que pesquisar no Google “o que é um contrato inteligente?” de novo. Você entenderá como e por que os contratos inteligentes começaram, o código que ele usa, como pode ser usado e por que pode mudar a sociedade para sempre!
Antes de entrarmos nas coisas mais técnicas, é importante falar sobre a história dos contratos inteligentes. Saber por que e como os contratos inteligentes foram criados torna mais fácil entender seu propósito no mundo do blockchain.
Quando foram inventados os contratos inteligentes?
Em 1994, Nick Szabo (a criptógrafo), teve a ideia de ser capaz de registrar contratos na forma de código de computador. Este contrato seria ativado automaticamente quando certas condições são atendidas. Essa ideia pode potencialmente eliminar a necessidade de empresas terceirizadas confiáveis (como bancos).
Porquê? A resposta é simples – porque você não precisa mais de um terceiro confiável ao fazer uma transação. Em vez disso, os contratos (ou transações) são auto-executado em uma rede confiável que é totalmente controlada por computadores.
Boa ideia, certo? Szabo trabalhou nessa ideia por muitos anos e até escreveu um livro chamado “Contratos inteligentes: blocos de construção para mercados livres digitais“. O problema era que em 1994, a tecnologia blockchain não existia.
Mas agora!
Em 2009, o Bitcoin introduziu o primeiro uso da tecnologia blockchain. Em 2015, a Ethereum foi fundada por um jovem inteligente chamado Vitalik Buterin, e introduziu os primeiros contratos inteligentes funcionais.
(Para saber mais sobre a tecnologia blockchain, confira nosso "Blockchain Explicado" guia.)
O que é um contrato inteligente?
Não quero apenas ensinar a você o que é um contrato inteligente, também quero que você se lembre das informações fornecidas. Então, para fazer isso, destaquei três pontos chave que você deve ler e tentar lembrar o que é um contrato inteligente:
Um contrato inteligente é um acordo entre duas pessoas na forma de código de computador. Eles são executados no blockchain, portanto, são armazenados em um banco de dados público e não podem ser alterados.
As transações que acontecem em um contrato inteligente são processado pelo blockchain, o que significa que podem ser enviados automaticamente sem terceiros. Isso significa que não há ninguém em quem confiar!
As transações só acontecem quando as condições do acordo forem atendidas – não há terceiros, portanto, não há problemas com a confiança.
Como funciona um contrato inteligente?
Sim, como funcionam os contratos inteligentes, então?
Para encontrar a resposta, vamos começar examinando como um contrato inteligente pode ser usado:
Vamos imaginar que John queira comprar a casa de Mike. Este acordo é formado no blockchain Ethereum usando um contrato inteligente. Este contrato inteligente contém um acordo entre John e Mike.
Em termos mais simples, o acordo será parecido com este: “QUANDO John pagar Mike 300 Ether, ENTÃO John receberá a propriedade da casa”.
Uma vez que este acordo de contrato inteligente tenha sido colocado em prática, ele não pode ser alterado – o que significa que John pode se sentir seguro para pagar Mike 300 Ether pela casa.
Sem o uso de um contrato inteligente neste cenário, Mike e John teriam que pagar muitas taxas a empresas terceirizadas. Incluindo o banco, um advogado e um corretor imobiliário.
É ótimo, certo? Não mais comissões e nada mais atrasos esperar por um advogado e corretor para processar o acordo! Este é apenas um dos muitos exemplos de como um contrato inteligente pode ser usado.
Os contratos inteligentes são executados automaticamente assim que as condições do acordo forem atendidas. Isso significa que não há necessidade de terceiros, como um banco, uma corretora ou um governo.
Como isso é possível?
Como mencionado antes, temos o blockchain agradecer. Por causa da tecnologia blockchain, somos capazes de descentralizar contratos inteligentes para que sejam justos e sem confiança. Por descentralizar, quero dizer que eles não são controlados por um partido central (como um banco, corretor ou governo, etc.).
O blockchain é um banco de dados compartilhado executado por muitos computadores (chamados ‘nós’) pertencentes a muitas pessoas diferentes. Por causa disso, nem uma única pessoa ou empresa tem controle sobre ele.
Isso significa Está quase impossível hackear isso – o hacker precisaria hackear mais da metade dos nós se quisesse atacar o blockchain ou os contratos inteligentes executados nele. Portanto, os contratos inteligentes podem correr com segurança e automaticamente sem que ninguém seja capaz de mudá-los! Agora você sabe ainda mais sobre o que é um contrato inteligente!
Para que são os Contratos Inteligentes atualmente em uso?
Como eu disse antes, Mike & A venda da casa de John não é o único cenário em que contratos inteligentes podem ser usados. Os contatos inteligentes podem ser usados para qualquer tipo de transação – não precisa ser financeira.
As possibilidades são infinitas para contratos inteligentes. Eles já estão sendo usados para negócios e serviços financeiros, seguro, autorização de crédito, processos legais, e até mesmo para acordos de financiamento coletivo (ICOs).
Vejamos como os contratos inteligentes já estão beneficiando certas indústrias e como irão beneficiar outras indústrias no futuro …
Seguradoras
Duas seguradoras, Atlas Insurance em Malta e Axa na França, testou contratos inteligentes em 2017. Eles tinham protótipos que compensavam clientes de companhias aéreas caso seus voos atrasassem.
Vejamos um exemplo:
John está prestes a voar de Nova York para Los Angeles. Ele envia $ 5 em criptomoeda para o contrato inteligente da Axa Insurance e fornece seu número de voo. Axa envia $ 95 para o contrato inteligente. Portanto, há $ 100 no contrato inteligente.
Se o voo de John estiver no horário, Axa receberá $ 100 do contrato inteligente. Mas se o avião estiver atrasado, $ 100 são enviados para John do contrato inteligente. Tudo é automático.
Isso economiza muito tempo e dinheiro. Isso também significa que John não precisa confiar que a AXA pagará a ele a quantia acordada se seu voo atrasar – ele sabe que, se estiver atrasado, o contrato inteligente enviará instantaneamente sua compensação ($ 100).
Você sabia?
Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?
Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado
Sistemas de Saúde
Os sistemas de saúde usarão contratos inteligentes para registrar e transferir dados com segurança.
Já podemos ver exemplos de contratos inteligentes sendo usados na indústria médica por empresas como EncrypGen. Este é um aplicativo que usa contratos inteligentes para transferir dados do paciente de forma segura, não permitindo acesso de terceiros.
Por aqui, os pacientes estão no controle de seus próprios dados. Se os pesquisadores quiserem usar os dados do paciente, eles devem pagar por isso. Não só isso, mas o paciente tem que escolher se quer ou não vender para eles.
Governos
Para os governos, contratos inteligentes executados no blockchain podem tornar os sistemas de votação completamente inseguros e muito mais seguros.
Aplicativos como FollowMyVote usar contratos inteligentes e tecnologia blockchain para proteger votos de fraude. Quando a transação de votação é gravada no blockchain, ela não pode ser alterada. Quando a votação terminar, o contrato inteligente enviará um token para um endereço que representa o vencedor da votação.
Dessa forma, a votação é sempre justa, ou seja, o vencedor está sempre correto.
Gestão de negócios
As empresas podem se beneficiar massivamente de contratos inteligentes. Em vez de pagar a equipe para administrar as folhas de pagamento, eles podem usar contratos inteligentes.
As empresas podem simplesmente estabelecer um contrato inteligente que diga QUANDO a data for 28/03/18, a empresa enviará João 2 ETH. Isso significa que John sempre será pago em dia e nunca será mal pago. A empresa se beneficia porque é tudo automatizado, economizando muito tempo e dinheiro!
ICOs
Se você deseja iniciar seu próprio projeto que usa o blockchain, você pode construir seu projeto no blockchain Ethereum, como vimos anteriormente. No entanto, você vai precisar de algum dinheiro!
Como você vai conseguir o dinheiro de que precisa? Bem-vindo ao ICOs.
A ICO (Oferta inicial de moeda) é um sistema de crowdfunding para novos aplicativos que usam a tecnologia blockchain. Você cria um contrato inteligente e um token para aquele contrato inteligente. Vamos imaginar que você chame seu token de ABC.
Você deseja arrecadar $ 10.000.000 para iniciar seu projeto e construir seu aplicativo – vamos imaginar que $ 10.000.000 é igual a 10.000 Ether. Você decide que vai colocar 100.000 tokens ABC no contrato inteligente, e que cada token ABC vai valer 0,1 Ether.
Dessa forma, se você vender todos os 100.000 tokens ABC, terá os 10.000 Ether de que precisa, porque 100.000 x 0,1 = 10.000.
Agora, no contrato inteligente, você escreverá algo como: SE 0,1 ETH for enviado para o contrato inteligente, ENTÃO o contrato inteligente enviará 1 ABC para o endereço que envia 0,1 ETH. Dessa forma, as pessoas que contribuem para a OIC sempre recebem a quantidade certa de token ABC.
Lembrar! É crucial manter suas criptomoedas em carteiras seguras. A maioria opções recomendadas estamos Ledger Nano S, Coinbase e Trezor.
Por que as pessoas iriam querer comprar o token ABC?
Os dois motivos mais comuns pelos quais as pessoas compram tokens de ICOs são:
- O token pode ser usado no aplicativo depois de construído;
- O preço do token pode aumentar quando o projeto se tornar mais popular.
Você pode pensar em ICOs como uma versão blockchain de Kickstarter. A principal diferença é que ele automatiza todo o processo de crowd-sale em um ambiente seguro maneira.
Como os contratos inteligentes são criados?
Contratos inteligentes podem ser construídos em várias plataformas de blockchain, incluindo Ethereum e NEO. Como Ethereum é a escolha mais popular para desenvolvedores, vou falar sobre os contratos inteligentes da Ethereum.
Contratos inteligentes são desenvolvidos usando a linguagem de codificação original do Ethereum, chamado Solidez.
Se você quiser aprender Solidity, pode experimentar nosso Space Doggos tutorial Solidity interativo! É uma maneira divertida e amigável de aprender Solidity. Seguindo as etapas do curso, você criará seu próprio jogo Solidity!
Conclusão
Você pode ver nos exemplos que dei que contratos inteligentes já estão começando a substituir intermediários. Também vimos o potencial que isso tem para aplicações futuras – lembra da venda da casa de John e Mike? Eles não precisavam de um agente imobiliário, advogado ou banco, eles?
Então, se os contratos inteligentes cumprirem seu propósito, talvez um dia vivamos em um mundo livre de intermediários.
O que aconteceria então?
A melhor coisa de não ter intermediários é o fato de que nós economizamos muito dinheiro. Não só isso, mas também não precisaríamos mais confiar em ninguém.
Porém, também há uma desvantagem potencial: as pessoas podem perder seus empregos. Um intermediário é uma pessoa real, assim como você e eu. Por que alguém pagaria um funcionário para fazer um trabalho que poderia ser feito de graça usando um contrato inteligente? Eles não iriam.
É claro, ninguém sabe o que o futuro reserva. Tudo o que podemos fazer é adivinhar e prever, mas devemos estar preparados para todos os resultados possíveis.
Portanto, como você pode ver, os contratos inteligentes podem tornar o mundo um lugar melhor, sem comissões. Pode reduzir fraude, atrasos, e o custo geral de muitas coisas. No entanto, à medida que avançamos com a tecnologia, eliminamos a necessidade de determinados trabalhos. Agora que leu este guia, você deve se sentir à vontade para responder à pergunta de ouro: ‘o que é um contrato inteligente?’.
Se, depois de ler este guia, você decidir comprar moedas ETH, é recomendável fazer isso via Simplex – processamento de pagamentos sem fraude. Ele permite que você compre criptografia com seu cartão de crédito em algumas etapas fáceis. Além disso, certifique-se de escolher um carteira criptografada confiável, tal como Ledger Nano S, Coinbase e Trezor.
O que você acha dos contratos inteligentes? Nos informe!