O que é uma criptomoeda? Explicando criptografia para iniciantes

Então, o que é uma criptomoeda? Vamos conversar!

Em 1990, as pessoas começaram a se perguntar “o que é a Internet?”. Trinta anos depois, é uma pergunta que não precisa mais ser feita.

Daqui a trinta anos, as pessoas não precisarão se perguntar: “o que é uma criptomoeda?”. Será uma parte normal de suas vidas cotidianas, assim como a internet é hoje. Ao final deste guia, você também não precisará perguntar.

Depois de ler este guia, você será capaz de responder, “o que é uma criptomoeda?” E muitas outras perguntas também. Você saberá por que foram inventados, para que são usados ​​e por que ainda estaremos falando sobre eles em 2046!

Não há tempo para esperar, então vamos começar!

O que é uma criptomoeda: a definição

Existem muitos tipos de criptomoedas, mas todos eles têm as mesmas seis coisas em comum. Essas são as coisas de que eles precisam para serem chamados de criptomoeda. Prepare-se para algumas palavras grandes!

Último cupom Coinbase encontrado:

Criptomoedas são:

Digital: Criptomoeda é digital dinheiro (ou moeda digital, significa a mesma coisa). Isso significa que só existe em computadores. As criptomoedas não têm moedas com a imagem da cabeça de uma rainha ou notas de papel com “In God We Trust” escrito nelas..

Pessoa para pessoa: As criptomoedas são passado de pessoa para pessoa online.

Global: Não há uma criptomoeda para a Espanha e outra para a China, por exemplo. Uma criptomoeda é a mesma em todos os países. Eles podem ser usado livremente entre países e além das fronteiras.

Criptografado: Não há regras sobre quem pode usar a criptomoeda e para que ela pode ser usada. Nomes reais não são usados ​​para contas. Cada usuário recebe códigos em seu lugar. É aqui que obtemos a parte criptográfica da definição de criptomoeda. Crypto é latim para "escondido". Então, criptomoeda se traduz como dinheiro escondido.

Descentralizado: No mundo da criptomoeda, não há bancos. Cada um está encarregado de seu próprio dinheiro, ele não é mantido em um banco. Um banco é um centro onde muitas pessoas guardam seu dinheiro. As criptomoedas não são gerenciadas por um servidor central, é por isso que dizemos que são descentralizado.

Não exige confiança: A forma como as criptomoedas são construídas significa que você não precisa confiar em ninguém no sistema para que ele funcione.

É uma ideia muito estranha, não é? O truque para entender a criptomoeda é primeiro entendo um pouco sobre dinheiro normal – as coisas que temos em nossos bolsos.

Como funciona o dinheiro normal

O dinheiro em nossos bolsos não vale nada por si só, é apenas papel e pedaços de metal, certo? Nós estamos autorizados a negociar o dinheiro em nossos bolsos por bens e serviços porque o governo diz que podemos. Isso é chamado Dinheiro Fiduciário. Dólares americanos, libras esterlinas e yuans chineses são todas moedas fiduciárias.

Sabemos que quando vamos ao supermercado, podemos trocar o dinheiro fiduciário em nossos bolsos por comida. Sabemos disso porque confiamos no que o governo nos diz.

Quando temos mais dinheiro fiduciário do que podemos manter em nossos bolsos, nós abrimos uma conta no banco. Para abrir uma conta bancária, devemos fornecer ao banco nossos dados pessoais. Quando nosso dinheiro está no banco, não podemos ver, mas sabemos que está lá. Então, basicamente, nós confiamos no banco.

O que é uma criptomoeda: um homem colocando moedas em uma jarra.

Os bancos são um exemplo do que chamaríamos de sistema confiável de terceiros. Bancos e governos são empresas terceirizadas em quem confiamos. Para deixar mais claro, vamos ver um exemplo.

Peter está com fome e Paul quer que sua cerca seja pintada. Paul vai ao banco e tira $ 10. Paul então paga a Peter $ 10 para pintar sua cerca. Peter fica feliz em pintar a cerca de Paul porque confia no governo e sabe que pode comprar um hambúrguer por US $ 5. Ele come seu hambúrguer e coloca seus outros $ 5 no banco porque confia que o banco irá mantê-lo seguro.

A transação acima é apenas entre Peter e Paul, mas é necessário que ambos confiem em um terceiro para que funcione.

Como a criptomoeda faz as coisas de maneira diferente?

As criptomoedas não precisam de bancos e governos. Os usuários podem enviar dinheiro uns aos outros online, sem a necessidade de confiar uns nos outros ou em terceiros com seu dinheiro ou informações.

As criptomoedas fazem isso por registrando cada transação (como aquele acima entre Peter e Paul) em um banco de dados compartilhado chamado um blockchain. Este blockchain é compartilhado entre milhares de poderosos sistemas de computador chamados nós.

Cada nova transação é verificado por um nó. Se mais da metade dos nós concordar que é válido, ele é adicionado ao blockchain. Os nós recebem uma nova moeda para verificar as transações, isso é chamado de mineração. A mineração garante que apenas as informações corretas são adicionadas ao blockchain. Depois que as transações são adicionadas a ele, não podem ser alteradas ou excluídas.

O que é uma criptomoeda: logotipo da criptomoeda Dogecoin.

Você não precisa fornecer seu nome, endereço ou data de nascimento ao usar criptomoeda. Sua conta tem uma chave pública e uma chave privada. Pense nisso como se fosse sua conta de e-mail. Sua chave pública é como seu nome de usuário e sua chave privada é como sua senha. Você precisa de ambos para acessar sua conta.

Os usuários estão ocultos, mas as transações não são. Todos podem ver todas as transações que acontecem no blockchain, mas você não pode ver os nomes dos usuários por trás de cada transação.

Criptomoeda para iniciantes

Agora, se um novato (e todos nós conhecemos um!) Perguntar a você, “o que é uma criptomoeda?”, Diga a eles que é dinheiro digital que você pode enviar para qualquer pessoa no planeta sem usar um banco. Eles não precisam fornecer nenhuma informação pessoal para fazer uma transação, e as transações ocorrem em uma rede na qual eles podem confiar.

O novato também pode querer saber como as criptomoedas começaram. Não é um problema! Continue lendo e você também será capaz de responder a essa pergunta!

A história da criptomoeda

Na década de 1990, muitas pessoas diferentes tentaram construir criptomoedas. Os que chegaram mais perto foram DigiCash, HashCash e Dinheiro B. Nenhum deles acertou com a tecnologia ou o suporte de que precisava para ter sucesso.

A história da criptomoeda realmente começa com Bitcoin. Bitcoin era a primeira criptomoeda real do mundo, e ainda é o mais famoso. O criador do Bitcoin é chamado Satoshi Nakamoto, mas ninguém sabe quem é! Ninguém jamais conheceu Satoshi pessoalmente. Eles podem ser um homem, uma mulher ou todo um grupo de pessoas!

Em 12 de janeiro de 2009, O blockchain Bitcoin de Satoshi ficou online. A primeira negociação de Bitcoin foi por 10 BTC (Bitcoins). Satoshi enviou para um codificador chamado Hal Finney.

Satoshi só falou em painéis de mensagens na internet e em e-mails. Em abril de 2011, Satoshi havia partido. Tudo o que sobrou de Satoshi Nakamoto é Bitcoin – e o nome.

O que é uma criptomoeda: página inicial da criptomoeda Bitcoin.

Demorou alguns anos para que as pessoas se interessassem pelo Bitcoin. No entanto, quando eles começaram a entender o que ele poderia fazer, A popularidade do Bitcoin cresceu e cresceu. As pessoas viram que o Bitcoin tinha todas as seis coisas que listamos anteriormente e começaram a comprá-lo e usá-lo.

Então, para que é usada uma criptomoeda como o Bitcoin? Bem … vamos falar sobre um dos sites onde as pessoas começaram a usar Bitcoin – o que ajudou a torná-lo famoso!

Rota da Seda

Rota da Seda estava um mercado negro online. Era como uma Amazon ou eBay ilegal. Ele usava Bitcoin como sua principal moeda de negociação. Os clientes podiam comprar todos os tipos de coisas, usando Bitcoin, sem que ninguém soubesse quem eles eram. Muitas dessas coisas eram ilegais, coisas como drogas, bens roubados, e armas. O Silk Road até tinha anúncios de assassinos!

O Silk Road foi fechado em 2013, após dois anos de comercialização. Da América FBI apreendeu milhões de dólares em Bitcoins, tornando-o um membro muito improvável da comunidade criptomoeda!

A história do Silk Road chegou aos jornais de todo o mundo. Isso era bom e ruim para o Bitcoin. Foi ruim porque Bitcoin tornou-se associado ao crime online, mas foi bom porque mostrou que o Bitcoin funcionou. A história do Silk Road mostrou ao mundo que o Bitcoin era útil e que havia um grande grupo de pessoas que queria usá-lo (mesmo sendo criminosos).

Compare trocas de criptografia lado a lado com outras

Você sabia?

Você já se perguntou quais trocas de criptografia são as melhores para seus objetivos comerciais?

Ver & compare as trocas de criptografia TOP3 lado a lado

O que aconteceu depois?

Quando foi ao ar em 2009, o Bitcoin valia zero dólares e zero centavos. Em abril de 2011, você poderia obter 1 Bitcoin para $ 1. Em 17 de dezembro de 2017, o Bitcoin teve seu melhor dia até agora. Você poderia trocar 1BTC por $ 20.052! Hoje, em 7 de agosto de 2021, você pode negociar 1BTC por $ 11.822. Nada mal né?

A negociação de criptomoedas tornou-se muito popular. Centenas de outras criptomoedas seguiram o Bitcoin no mercado, são chamadas altcoins.

Como bitcoin, Altcoins usam tecnologia blockchain, mas eles tentam fazer as coisas de maneira um pouco diferente. Vamos dar uma olhada no melhor do resto;

  • Litecoin é muito semelhante ao Bitcoin, mas seu sistema torna a mineração mais fácil para usuários que não têm computadores poderosos.
  • Dogecoin é uma altcoin divertida com um Shiba Inu cachorro como mascote. Fãs de dogecoin costumam usá-lo para apoiar boas causas, como poços no Quênia e a equipe jamaicana de bobsled!
  • BitcoinCash foi criada quando um grupo de usuários do Bitcoin discordou de algumas das regras do Bitcoin e se separou para formar sua própria moeda digital em 2017. Um grande desacordo como este é conhecido como um garfo duro.

Nota: você pode imaginar uma bifurcação de maneira semelhante ao funcionamento de uma atualização de telefone celular. Algumas pessoas optam por atualizar seus telefones, enquanto outras não. Ainda é o mesmo telefone, no entanto, tem recursos diferentes.

Nem todo mundo que usa a tecnologia blockchain está tentando criar criptomoedas. Algumas pessoas estão tentando construir blockchains maiores, Melhor, e pode fazer mais. O exemplo mais conhecido disso é Ethereum.

O que é uma criptomoeda quando não é realmente uma ‘moeda’?

Criador de Ethereum Vitalik Buterin queria construir um blockchain que fosse mais avançado do que o Bitcoin. Ele queria criar uma plataforma que poderia fazer mais do que apenas uma moeda digital.

Ethereum permite que os usuários construam dApps e configurar contratos inteligentes. Os contratos inteligentes podem orientar muitos tipos diferentes de transações, incluindo o comércio de criptomoedas. Eles também podem ser usados ​​para orientar a folha de pagamento de uma empresa, o contrato de aluguel do seu carro ou até mesmo a compra de uma casa.

Nota: os dApps são como aplicativos regulares (como Facebook, Google ou Twitter), mas são executados em um blockchain, não em um servidor central. Você pode descobrir mais sobre dApps em nosso "O que é um dApp" guia.

Coloque desta forma – se o Bitcoin deseja substituir seu aplicativo de banco on-line, o Ethereum deseja substituir todos os seus outros aplicativos! Agora, você vê o que quero dizer?

A forma como a Ethereum está usando a tecnologia blockchain é vista por muitas pessoas como o futuro da criptomoeda. Ethereum é a próxima grande coisa!

O que é uma criptomoeda: a plataforma Ethereum.

Para saber mais sobre Bitcoin e Ethereum, consulte nosso Ethereum VS Bitcoin guia.

Agora sabemos como responder a algumas perguntas;

  • O que é uma criptomoeda?
  • Quando foi criada a criptomoeda?
  • Quais são as principais criptomoedas por aí?

Agora, vamos fazer outra pergunta muito importante.

As criptomoedas são boas ou más??

Coisas boas sobre criptomoeda (Yay!)

  • É transparente: Isso significa que todos que usam um blockchain de criptomoeda podem ver todas as negociações que já foram feitas. Você não precisa confiar em outros usuários.
  • Controle pessoal: Isso significa que cada usuário é responsável por seu próprio dinheiro, ninguém além do usuário pode obtê-lo. É descentralizado, lembra? Então, é diferente de dar ao banco o controle do seu dinheiro.
  • É para todos: As criptomoedas estão abertas a todas as pessoas no planeta. Os bancos têm regras sobre quem pode ter uma conta, criptografia não. Existem dois bilhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso total a contas bancárias!
  • É rápido: Uma negociação de Bitcoin leva cerca de uma hora, embora possa demorar até dez minutos. Na maioria dos bancos, um banco internacional para transferência bancária pode levar de 1 a 5 dias.
  • É seguro: Uma rede blockchain de criptomoeda está espalhada por milhares de computadores, tornando-os quase impossível hackear.

Algumas coisas ruins sobre criptomoeda (Booo!)

  • Pode ser instável: Criptomoedas precisa ser mais popular antes que todos comecem a usá-los. As moedas Fiat não precisam ser populares, pois são apoiadas pelo governo. Se a criptomoeda que você possui se tornar impopular, talvez você não consiga usá-la.

  • Se você perdê-lo, ele se foi para sempre: Se sua criptomoeda desaparecer – ou você perder sua chave privada – você não pode recuperá-lo. Você não pode ligar para o Bitcoin para reclamar. Lembrar, não é um banco.
  • Os criminosos gostam disso: Se você é um criminoso, então isso provavelmente não é uma coisa ruim, mas para o resto de nós – é! As contas de criptomoeda são ocultadas, para que as pessoas possam usá-las para crimes. Se as pessoas virem que criminosos e terroristas o estão usando, podem não querer usá-lo sozinhas.

Antes de terminarmos nosso guia para criptomoeda, vamos responder a mais uma pergunta.

Conclusões – Como as criptomoedas podem mudar o mundo?

Na vida, devemos ser muito cuidadoso sobre em quem confiamos. A maioria das pessoas só confia realmente em sua família e seus amigos. Não daríamos nossas informações pessoais a um estranho na rua, porque não confiamos nele. No entanto, é exatamente isso que fazemos sempre que abrimos uma conta bancária ou pagamos algo online.

Podemos ser capazes de confiar em bancos, governos e outros terceiros na maioria das vezes, mas não podemos confiar neles o tempo todo.

Em 2008, a economia mundial quebrou. Os bancos usaram muito mal o dinheiro que lhes era confiado. Os governos do mundo não conseguiram parar milhões de pessoas perdem muito dinheiro.

Outra coisa também estava acontecendo em 2008 – Bitcoin estava sendo criado. Coincidência? eu acho que não.

As criptomoedas removem o poder que os bancos e governos têm sobre nossas vidas. Eles nos devolvem o poder. Eles também fornecem esperança para todas as pessoas que foram deixadas de fora do sistema bancário moderno.

O que é uma criptomoeda: a crise financeira de 2008.

Pense no que as criptomoedas podem trazer para países como o Afeganistão. No Afeganistão, apenas 10% dos adultos têm contas bancárias, e estes são controlados principalmente por homens. O que é uma criptomoeda para uma mulher afegã? Liberdade.

Síria, Iêmen e Líbia estão todos em um estado de guerra civil. Imagine poder enviar ajuda diretamente para as pessoas desses países. O que é uma criptomoeda para um sírio? É um link para o resto do mundo, para pessoas que querem ajudar.

E finalmente…

Quando fazemos perguntas como “o que é uma criptomoeda?”, Estamos realmente perguntando “o que uma criptomoeda vai fazer para mim?”. A resposta é – a criptomoeda vai colocar você no controle do seu dinheiro. A criptomoeda fará de você parte de uma família global livre para o comércio internacional e poderá tornar o mundo um lugar melhor para todos nós vivermos.

O que você acha? Você está interessado no mundo da criptografia e pronto para pule para uma troca e começar a negociar?