Rede relâmpago: explicação completa
Bem-vindo ao meu guia da Lightning Network!
Neste guia, vou dizer o que é a rede Lightning, como funciona e para que pode ser usada. Você não precisa ir a nenhum outro lugar para ter a rede Lightning explicada para você.
Ao final deste breve guia, você saberá o que é bom, o que é ruim e o que é importante sobre a rede Bitcoin Lightning. Vou começar vendo onde tudo começou…
Bitcoin foi criado por ‘Satoshi Nakamoto’ em 2009. Em 2011, eles se foram, e nunca mais se ouviu falar deles! Ninguém sabe quem é Nakamoto ou exatamente como eles gostariam que a plataforma fosse desenvolvida no futuro.
Isso é um problema porque o Bitcoin é uma peça de tecnologia incrível, mas não é perfeita. Se vai continuar a ser a maior criptomoeda do mundo, então precisará mudar e melhorar. É aqui que entra a comunidade Bitcoin…
A comunidade Bitcoin está cheia de desenvolvedores, engenheiros e cientistas da computação talentosos e entusiasmados. Todos eles têm ideias sobre como melhorar a rede Bitcoin. Algumas dessas idéias são tão pequenas que mal são notadas e algumas são tão grandes que novas criptomoedas são criadas por elas!
O desenvolvimento sobre o qual vou falar hoje é um dos mais importantes até agora. Chama-se rede Lightning e pode mudar para sempre a forma como usamos a criptomoeda.
O que é a Lightning Network?
Último cupom Coinbase encontrado:
A Lightning Network funciona como uma central descentralizada
A Lightning Network foi proposta pela primeira vez por Thaddeus Dryja e Joseph Poon em 2015. O problema que foi projetado para resolver é um dos maiores que as criptomoedas enfrentam, escalabilidade.
Escalabilidade é o quão bem uma plataforma pode lidar com um grande aumento no número de usuários. Para entender o problema, vamos dar uma olhada rápida em como o Bitcoin funciona …
Bitcoin Basics
Bitcoin é uma plataforma descentralizada de pagamento ponto a ponto. Seu descentralizado porque não é administrado por uma empresa como a Visa e não tem um líder (Satoshi Nakamoto já se foi, lembra?). O Bitcoin é executado por seus usuários em uma rede de milhares de computadores chamados nós.
Os nós contêm um registro completo de todas as transações de Bitcoin que já foram feitas. Este registro é chamado de blockchain. Mais da metade de todos os nós precisam concordar que cada nova transação é válida antes de poder ser adicionada ao blockchain. Isso é chamado consenso.
1 quadra de novas transações leva cerca de dez minutos para ser processado e adicionado ao blockchain. Os nós que fazem a maior parte do trabalho de processamento de transações são chamados mineiros e eles são pagos pelo trabalho que fazem. Isso significa que o envio de Bitcoins não é apenas lento, mas também pode ser bastante caro.
Você pode adivinhar o resto a partir daqui! Vamos voltar à escalabilidade.
O problema de escalabilidade
Conforme o Bitcoin se torna mais popular, sua rede de nós cresce. Quanto mais nós houver, mais tempo levará para chegar a um consenso sobre novas transações. A velocidade média de transação diminui à medida que a rede fica maior.
No momento, o Bitcoin pode processar cerca de 3-7 transações por segundo (Tx / s). Agora compare isso com dois dos concorrentes do mundo real do Bitcoin. O PayPal pode processar 150 processos Tx / se Visa em torno 2000 Tx / s, mas pode ir tão alto quanto 56.000 quando está ocupado. Quando o Bitcoin está ocupado, os usuários esperam 6 dias para que as transações sejam processadas! As taxas de transação também tendem a aumentar durante os períodos de maior movimento, então os usuários têm que pagar mais por menos.
Esse é o problema de escalabilidade com o qual o Bitcoin e muitas outras criptomoedas estão lutando. O que a rede Lightning fará a respeito? Vamos descobrir…
Como funciona a Lightning Network?
Você deve ter ouvido a rede Lightning ser explicada como um 2ª camada solução. Isso significa que a rede Lightning está tentando resolver o problema de escalabilidade adicionando uma camada extra à rede Bitcoin. É assim que funciona …
A Lightning Network permite que os usuários configurem seus canais de pagamento. Isso significa que milhares de transações de pequeno e médio porte podem ocorrer fora do blockchain principal.
Imagine que Joe trabalha para Thad. Thad paga a Joe 1BTC por dia por um contrato que dura 30 dias. A dupla configurou um canal de pagamento na rede Bitcoin Lightning. Esta informação é adicionada ao blockchain principal e é chamada de âncora transação.
Todos os dias, 1BTC é transferido de Thad para Joe em seu novo canal de pagamento. Essas transações são chamadas micropagamentos e eles acontecem instantaneamente. O par precisa concordar com cada transação dentro de seu canal de pagamento.
Ao final de 30 dias, o contrato é encerrado e a dupla fecha o canal de pagamento. O saldo final do canal é enviado para a rede, processado e adicionado ao blockchain principal. Isso é chamado de assentamento transação. Assim, embora 30 micropagamentos tenham ocorrido entre Thad e Joe em seu canal de pagamento, apenas duas transações precisam ser adicionadas ao blockchain principal.
Usando a rede Lightning, Thad conseguiu enviar Bitcoin para Joe rapidamente e o blockchain principal ficou livre para processar transações mais grandes. Todo mundo é um vencedor!
A seguir, vou olhar mais de perto como Thad e Joe configuraram seu canal de pagamento e como o sistema pode crescer para se tornar uma rede inteira …
Canais de Pagamento
Para configurar um canal de pagamento na rede Lightning, Thad e Joe precisam de um carteira multi-assinaturas. Isso é um pouco como uma conta bancária conjunta. Uma carteira com várias assinaturas é criada por meio de um depósito de fundos. Em nosso exemplo, seria um depósito de 1-30BTC de Thad. Esta é a transação âncora que é adicionada ao blockchain principal.
Uma carteira com várias assinaturas exige que cada usuário forneça dois tipos de informações para que as transações ocorram. Eles estão;
- Endereço público: Esta é a localização digital do Bitcoin. Você pode pensar nisso como um endereço de e-mail, as informações podem ser enviadas e recebidas a partir dele.
- Chaves privadas: Isso funciona como uma senha para o endereço público. Cada usuário tem suas linhas privadas de código que eles usam para “assinar” transações indo e voltando do endereço público.
Se algum dos usuários não fornecer essas informações, as transações no canal de pagamento não acontecerão. Então, como um canal de pagamento se torna uma rede de pagamento super rápida?
Redes de Pagamento
O que é especial sobre os canais de pagamento da rede Lightning é que eles podem se conectar para se tornarem redes de pagamento de milhares ou até milhões de usuários.
Joe e Thad não precisam configurar canais de pagamento com todos os usuários da rede Lightning para fazer transações com eles. Vamos imaginar que Joe seja casado com Lou e eles tenham um canal de pagamento para despesas domésticas. Este canal de pagamento conecta Thad e Lou por meio de Joe, então Thad e Lou agora podem enviar Bitcoin um ao outro sem configurar outro canal de pagamento.
Agora imagine que Thad, Lou e Joe tenham, cada um, 10 canais de pagamento exclusivos com outros usuários e cada um desses usuários tenha configurado 10 canais de pagamento exclusivos. Em breve, você estará diante de uma rede de milhões de nós capazes de enviar Bitcoins uns para os outros instantaneamente. Um único pagamento poderia passar por milhares de nós para chegar ao seu destino em menos de um segundo!
Eu sei o que você está pensando. Se meu pagamento passa por milhares de nós diferentes para chegar onde eu quero, o que impede outro usuário de roubá-lo? Leia mais para descobrir…
Segurança de rede relâmpago
Micropagamentos na rede relâmpago são guiados por contratos inteligentes. Contratos inteligentes são conjuntos de regras que devem ser seguidas para que as transações ocorram. Por exemplo, os usuários podem atribuir taxas às transações que são pagas a cada nó por onde passa. Um contrato inteligente garantiria que as taxas só fossem pagas após a conclusão da transação.
Isso dá a todos os usuários da rede Lightning um bom motivo para não interferir nas transações.
Uma nota rápida sobre as taxas de rede Lightning
As taxas de rede relâmpago são provavelmente muito pequenas em comparação com as taxas cobradas pelos mineiros no blockchain principal. O trabalho realizado pelos nós da rede Lightning é muito mais fácil do que pelos mineradores. Qualquer usuário que tentasse cobrar altas taxas para permitir que os pagamentos passassem por seu nó seria evitado. No entanto, as taxas logo chegariam a valores respeitáveis devido ao alto volume de transações da rede Lightning.
Dois outros recursos importantes da segurança de rede Lightning são relógios e compromissos de revogação assimétricos. Aqui está o que eles fazem;
- Timelocks pode ser usado para definir um limite máximo de quanto tempo um canal de pagamento permanece aberto. Isso impede que um usuário desapareça e deixe o saldo bloqueado na carteira. Em nosso exemplo, se Joe trabalhou apenas 15 dias e depois desapareceu, Thad poderia reivindicar de volta os 15BTC restantes na carteira usando um bloqueio de tempo predefinido.
- Compromissos de revogação assimétricos são uma forma de punir os usuários que tentam trapacear o sistema e remover sua cota de uma carteira no momento que lhes convém. Os compromissos de revogação assimétricos permitem que os usuários estabeleçam condições em que o usuário trapaceado poderia reivindicar o saldo total de uma carteira, deixando o trapaceiro sem nada!
Agora você sabe o que é a rede Bitcoin Lightning e como ela funciona. Vamos ver em que estágio de desenvolvimento a rede está e quem a está usando …
Linha do tempo da Lightning Network
Pode-se argumentar que a data de lançamento da rede Lightning foi 6 de dezembro de 2017, quando seu protocolo foi emitido pela primeira vez em GitHub. No entanto, a rede oficial Lightning demônio não foi lançado até 7 de janeiro, 2017, então esta também pode ser considerada a data de lançamento da rede Lightning!
Observação: Um daemon é um programa executado no fundo de um computador.
Em 27 de dezembro de 2017, um desenvolvedor chamado Alex Bosworth pagou seu Bitrefill conta de telefone celular usando a rede Bitcoin Lightning. Acredita-se que este seja o primeiro uso de um pagamento Lightning Network na rede principal do Bitcoin.
Desde então, a rede mainnet Lightning está em uma longa fase de testes. Vários desenvolvedores têm pesquisado e testado projetos de rede Lightning. Os principais são Lightning Labs, ACINQ e Blockstream.
Em março de 2018, a Lightning Labs lançou o Lightning Charge, uma ferramenta para desenvolvedores criarem lApps com. LApps são aplicativos Lightning, como serviços de pagamento que serão baseados na rede Lightning.
Espera-se que os bancos e outras grandes organizações usem o Charge para criar lApps que seus milhões de clientes usarão. Um dos primeiros lApps a se tornar popular é Poketoshi, um jogo em que os usuários fazem lances para controlar personagens Pokémon famosos com pagamentos em rede Lightning!
É hora de ver onde estão todos esses fãs de Pokémon! Estou lançando Poketoshi!
Um jogo parecido com o ‘Twitch’, usando @relâmpago microtransações de rede.⚡
Visita – https://t.co/uZ2wUNq9Vl
Também está usando @OpenNodeCo como tecnologia subjacente para processar todos os pagamentos ?
– João Almeida (@ joaodealmeida94) 16 de junho de 2018
Outras criptomoedas também estão começando a seguir o exemplo do Bitcoin. Litecoin lançou sua rede Lightning em Abril de 2018 e Stellar incluiu a rede Lightning em seu Roteiro de 2018.
A rede Lightning será executada em qualquer plataforma que ofereça suporte a contratos inteligentes e carteiras com várias assinaturas. Isso significa que poderíamos ver as redes Lightning fornecendo soluções de segunda camada para plataformas como Ethereum, Ripple e Zcash em breve.
O motor de pesquisa e análise, 1ml, lista mais de 2.500 nós com mais 7.800 canais de pagamento operando na rede Lightning hoje. No entanto, a rede não está pronta para ser usada por milhões de pessoas e problemas recentes confirmaram isso …
Problemas da rede Lightning: 2018
Em janeiro de 2018, a co-fundadora do Lightning Labs, Elizabeth Stark, criticou a Blockstream por permitir que seus clientes paguem por mercadorias usando a rede Lightning mainnet. Stark acusou a Blockstream de arriscar o dinheiro de seu cliente usando tecnologia que ainda não foi devidamente testada. Ela tweetou, “Má jogada @Blockstream.”
Mal movimento, @blockstream.
– elizabeth stark (@starkness) 17 de janeiro de 2018
Em março de 2018, a rede sofreu um DDoS ataque. O ataque veio depois que um desenvolvedor de Bitcoin, Peter Todd, avisou a comunidade sobre esses tipos de risco. Ele também explicado que ataques como esses na rede Lightning também podem afetar o blockchain principal do Bitcoin.
Observação: Um DDoS é um ataque distribuído de negação de serviço em que os hackers interrompem uma rede com milhares de solicitações falsas ou spam.
Agora você sabe de onde veio a rede Lightning e para onde está indo. Você até sabe quando foi a data de lançamento da rede Lightning (você só precisa escolher uma!). Antes de ir, vou fazer um resumo de tudo de bom e tudo de ruim neste novo desenvolvimento emocionante …
Lightning Network: prós e contras
Minha avó sempre me diz para começar com as más notícias, então aqui está!
CONs
✗ A Lightning Network ainda não está pronta. É difícil dizer o quão bem sucedido poderia ser até que seja usado por centenas de milhares de pessoas. Infelizmente, a rede Lightning tem problemas suficientes para manter a comunidade de desenvolvimento ocupada por um longo tempo.
✗ Você precisa estar online para impedir trapaceiros. Algumas das medidas de segurança que mencionei anteriormente funcionam apenas quando os usuários estão online. Os desenvolvedores sugeriram o uso de um serviço de cobrança de taxas que protegeria os contratos inteligentes enquanto os usuários estivessem offline. Esses Torre de vigia os serviços ainda estão nos estágios iniciais de criação em lugares como Lightning Labs.
✗ A rede pode se tornar muito centralizada. Alguns membros da comunidade de criptografia estão preocupados que a forma como as redes de pagamento se formam pode fazer com que a plataforma se torne mais centralizada. Isso significa que nós bem financiados com milhares de canais de pagamento poderiam se tornar poderosos hubs centrais através dos quais a maior parte do tráfego de rede fluiria. Imagine uma versão blockchain de uma grande empresa como a Amazon na rede Bitcoin Lightning! As criptomoedas devem eliminar o intermediário, não incentivá-lo!
E agora a boa notícia!
PROs
✓ É uma solução de longo prazo para o problema de escalabilidade. Outras plataformas – como Bitcoin Cash – fizeram alterações no Bitcoin que acreditam resolver o problema de escalabilidade. No entanto, suas soluções tendem a ser de curto prazo. Se a rede for realmente escalável, ela virá na forma de um projeto como a rede Lightning. Algumas outras soluções sugeridas são grandes o suficiente para resolver o problema completamente.
✓ Micropagamentos significam micro-taxas. A rede Lightning poderia resolver o segundo maior problema do Bitcoin, que são as taxas altas. Quando foi criado, o Bitcoin prometia transações super-rápidas e taxas baixas ou sem taxas. Até agora, não foi entregue. Mas com a Lightning Network, pode ser capaz de em breve!
✓ A rede Lightning oferece aos usuários mais controle. O blockchain principal do Bitcoin é amplamente controlado pelos mineiros. Os mineiros usam equipamentos muito poderosos e caros para completar as tarefas envolvidas no processamento de transações. Na rede Lightning, os nós podem ser executados por qualquer pessoa; em laptops, PCs domésticos e (um dia em breve) telefones celulares. Bitcoin foi projetado para incluir a todos e é exatamente isso que a rede Lightning quer fazer.
Isso é tudo pessoal, explicou a rede Lightning. Vou deixar você com algumas últimas reflexões…
Pensamentos finais
Em 23 de janeiro de 2018, a principal empresa de serviços de pagamento, Listra, anunciou que estava encerrando seu suporte para pagamentos de Bitcoin. Gerente de produto, Tom Karlo, disse que o Bitcoin “se tornou mais adequado para ser um ativo do que um meio de troca”. Isso significa que o Bitcoin é valioso, mas não é mais bom em ser dinheiro!
Como tecnologia, o Bitcoin está anos à frente do sistema bancário tradicional, mas como sistema monetário, tem muito trabalho a fazer. Quero que você pense em todas as pequenas compras que faz durante o dia. Você consegue imaginar a compra de uma passagem de ônibus ou uma xícara de café com uma transação de Bitcoin? O ônibus estaria atrasado e seu café estaria frio no momento em que a transação fosse adicionada ao blockchain!
Usar o blockchain Bitcoin principal para pequenas compras é como usar uma transferência bancária ou um cheque para pagar por uma xícara de café. Você simplesmente não faria isso. Você usaria um cartão de crédito ou dinheiro, não é??
Nos Estados Unidos, 72% de todas as compras que não sejam em dinheiro são feitas com cartões de crédito e débito, mas eles só compensam 3% dos gastos totais em dólares. Esses são os tipos de micropagamentos que deveriam estar acontecendo na rede Lightning. Imagine quão mais rápido a rede Bitcoin seria executada se o blockchain principal fosse usado apenas para processar 28% das transações que representam 97% do gasto total?
Para que o Bitcoin tenha sucesso como dinheiro digital, ele precisa se tornar um “meio de troca” melhor. Na minha opinião, a rede Lightning é a melhor solução que foi sugerida até agora. Ainda não está totalmente pronto, mas quando estiver, poderemos ver o tipo de rede Bitcoin que Satoshi Nakamoto estava imaginando em 2009.