Stellar vs Ripple: Qual é a melhor escolha?

Então, você já ouviu falar sobre Stellar Lumens e Ripple, mas não tem certeza de como eles se comparam? Bem, não se preocupe. Esta é uma das perguntas mais feitas no mundo da criptomoeda, pois ambos os blockchains são muito semelhantes, e hoje é meu trabalho explicar essas semelhanças e diferenças na batalha Stellar vs Ripple.

Aliás, você sabia que os dois projetos foram criados pela mesma pessoa !? (Explicarei mais sobre isso mais tarde!)

De qualquer forma, para ajudar a esclarecer as coisas, vou dar uma explicação completa de como cada uma dessas plataformas funciona, seguida por uma visão geral de suas principais diferenças.

Depois de abordar a tecnologia, explicarei por quem os blockchains foram projetados para serem usados. Esses dois titãs da criptomoeda têm finalidades diferentes e são direcionados a públicos diferentes.

Então, ao final da leitura do meu guia Stellar vs Ripple, você não apenas será um especialista em ambos os projetos, mas também será capaz de decidir qual deles você acha que é o melhor!

Então, o que você está esperando? Vamos começar descobrindo mais sobre o Ripple!

Explicando os principais elementos do Ripple

O Ripple foi criado em 2012 pelos programadores americanos David Schwarz e Jed McCaleb, com Chris Larson ajudando no lado comercial das coisas. O projeto tem sua própria criptomoeda chamada XRP, que possui a terceira maior capitalização de mercado de todas as criptomoedas. Muitas vezes há confusão sobre a diferença entre Ripple e XRP, então deixe-me esclarecer as coisas e, em seguida, passar para a batalha Stellar vs Ripple.

Último cupom Coinbase encontrado:

Ripple é o nome da empresa que desenvolve tecnologia de software. Esta tecnologia é alimentada pela criptomoeda nativa do Ripple – XRP.

A tecnologia Ripple foi criada para permitir que os bancos transfiram dinheiro internacionalmente em apenas alguns segundos, praticamente sem custo. A razão pela qual os fundadores decidiram construí-lo foi porque o atual sistema de pagamentos transfronteiriços é lento, caro e ineficiente.

Esse setor é enorme, com cerca de US $ 150 trilhões sendo transferidos entre bancos internacionais a cada ano. No entanto, a maioria dessas transações passa por uma organização centralizada chamada SWIFT.

O envio de pagamentos por meio do SWIFT às vezes pode levar dias antes de chegar ao banco destinatário, especialmente se moedas menos populares forem usadas. O SWIFT também precisa usar bancos correspondentes, o que ajuda a conectar o remetente e o receptor à rede.

Cada terceiro envolvido na transação cobra sua própria comissão, e é por isso que custa tanto aos bancos enviar dinheiro para o exterior.

No entanto, o sistema Ripple usa algo chamado tecnologia de razão distribuída, que permite aos bancos contornar terceiros e, em vez disso, negociar de banco para banco.

A criptomoeda XRP também pode ser usada por bancos que usam a tecnologia Ripple, pois ajuda a fornecer liquidez entre duas moedas diferentes. No total, serão 100 bilhões de moedas XRP emitidas, com a equipe Ripple segurando quase 60% desse estoque.

É importante lembrar que embora o protocolo Ripple esteja sendo direcionado ao setor bancário, ele pode ser usado por qualquer pessoa para enviar e receber fundos, carteira a carteira.

Então, agora que você sabe o que são Ripple e XRP, a próxima parte do meu guia Stellar Lumens vs Ripple vai lhe dar uma visão geral dos Stellar Lumens!

Linha inferior de lumens estelares

Stellar Lumens foi criado dois anos depois, em 2014, por Jed McCaleb, que foi co-fundador da Ripple. Assim como mencionei antes, onde há uma diferença entre Ripple e XRP, também há uma diferença entre Stellar e Lumens!

Stellar é a tecnologia que permite que os fundos sejam enviados e recebidos de forma rápida e barata. Stellar também usa um protocolo de razão distribuído para processar transações e seu código é muito semelhante ao Ripples. Na verdade, muitas pessoas pensam que é um fork do Ripple, no entanto, os desenvolvedores do Stellar Lumens dizem que não. Então, o Stellar vs Ripple já está começando.

Nota: Quando as pessoas usam o termo fork, significa que uma nova blockchain foi construída a partir do código de uma blockchain mais antiga, mas foram feitas mudanças para torná-la diferente. Um dos mais famosos bifurcações é o Bitcoin Cash, que bifurcou do código Bitcoin original, mas tornou as transações mais rápidas.

Lumens é a criptomoeda que suporta a tecnologia Stellar e às vezes é chamada de XLM, que é seu símbolo. Lumens tem se saído muito bem desde que foi lançado e agora é uma das dez criptomoedas mais importantes de vários bilhões de dólares.

Embora o Stellar também possa ser usado por bancos, a equipe está direcionando seu protocolo para o mundo em desenvolvimento. A ideia é que, usando o Stellar, cidadãos comuns e organizações de países mais pobres poderão transferir dinheiro internacionalmente praticamente sem nenhum custo, em apenas alguns segundos.

Aqui está um exemplo rápido de como alguém pode usar a rede Stellar.

  1. John está na Argentina e quer pagar Bob, no Quênia, pela entrega de café.
  2. Normalmente, John precisaria usar a rede SWIFT, que é lenta e cara. No entanto, desta vez ele usará Stellar Lumens para fazer o pagamento.
  3. John transfere pesos argentinos por meio do Stellar, que rapidamente se converte em lúmens, que depois se converte rapidamente em xelins quenianos.
  4. A transação foi concluída em apenas alguns segundos, praticamente sem taxas.

O protocolo Stellar também pode trocar duas moedas fiduciárias diretamente se houver atividade suficiente, no entanto, se isso não for possível, pode apenas usar Lumens para unir as duas.

Então, agora que você sabe o que os dois projetos fazem, a próxima parte do meu guia Ripple vs Stellar vai falar sobre suas principais semelhanças!

Stellar vs Ripple – Principais semelhanças?

Antes de considerar suas diferenças, é importante entender o quão semelhantes ou diferentes são Stellar vs Ripple. Como mencionei brevemente antes, o código de ambos os blockchain é quase idêntico, razão pela qual às vezes são difíceis de distinguir.

Primeiro, ao contrário do Bitcoin (onde as pessoas podem contribuir com seu poder de computação extra para ajudar a verificar as transações), nem Stellar nem Ripple usam mineradores. Isso ocorre por causa de como a tecnologia funciona.

No Bitcoin, qualquer pessoa pode minerar simplesmente baixando o cliente em seu dispositivo e, em troca, é recompensado com novas moedas. Cada computador que ingressa no sistema é chamado de nó e eles auxiliam no funcionamento da rede Bitcoin, razão pela qual a rede Bitcoin é descentralizada.

Embora Lumens e XRP ainda sejam descentralizados, eles não permitem que o público execute nós. Atualmente, os desenvolvedores por trás de Stellar e Ripple executam seus próprios nós em vários servidores, no entanto, bancos e organizações privadas que decidem usar a tecnologia também podem executar nós.

A segunda semelhança importante é que Stellar e Ripple usam um livro razão distribuído para verificar um movimento de fundos. Isso significa que as transações levam apenas alguns segundos para serem processadas e as taxas são normalmente inferiores a um centavo.

Como o razão é distribuído

Ambos os protocolos conseguem isso cobrando apenas uma pequena fração de uma moeda, por exemplo, 0,0001 XRP ou 0,0001 XLM.

É importante lembrar que ambos os projetos podem querer manter o valor de suas moedas baixo, caso contrário, pode ser muito caro para usar como um sistema de pagamento global.

Uma semelhança adicional em Stellar vs Ripple é que o suprimento de moedas é controlado pelos desenvolvedores. Ao contrário do Bitcoin, onde novas moedas são gradualmente liberadas pela rede até que o suprimento máximo seja alcançado, Stellar e Ripple podem aumentar a circulação sempre que desejarem.

Nota: Há uma diferença entre o suprimento de moedas e as moedas em circulação. Por exemplo, o suprimento total de Ripple é 100 bilhões, o que significa que esta é a quantidade máxima que existirá. No entanto, a quantidade em circulação é de apenas cerca de 40 bilhões, com a equipe Ripple segurando os outros 60 bilhões.

É por isso que algumas pessoas não gostam de nenhum dos projetos, pois pensam que é muito centralizado (controlado por uma única entidade).

Vamos recapitular algumas de suas semelhanças:

  • Ambos co-fundados por Jed McCaleb
  • Nenhuma mineração permitida – nós privados
  • Ambos usam tecnologia de razão distribuída (DLT)
  • Transações quase instantâneas e gratuitas
  • Perfeito para transferências internacionais
  • Desenvolvedores controlam o fornecimento circulante

Então, agora que você conhece algumas das principais semelhanças, a próxima parte do meu guia Ripple vs Stellar vai falar sobre como os dois projetos diferem!

Stellar vs Ripple: Principais diferenças

Como você já percebeu, as tecnologias por trás de Stellar e Ripple são muito semelhantes. No entanto, eles têm suas diferenças. Então, vamos começar a batalha Stellar vs Ripple.

Primeiro, é importante entender por que Jed McCaleb decidiu deixar Ripple para criar Stella. McCaleb tem paixão por ajudar os sem-banco – pessoas em países mais pobres que não têm acesso a serviços financeiros diários.

Como já fez muitas vezes, McCaleb doou Lumens grátis para os necessitados, o que também está em seus planos para o futuro. É por isso que Stellar se autodenomina “Organização sem fins lucrativos”.

É aqui que o Ripple é diferente na batalha Stellar vs Ripple. Eles estão procurando atingir o setor de pagamentos transnacionais de vários trilhões, fornecendo tecnologia a bancos e instituições financeiras. Espera-se que, assim que começarem a usá-lo, também comprem o XRP para resolver os problemas atuais de liquidez.

A próxima diferença importante é a maneira como os nós chegam a um consenso (acordo). Um modelo de consenso é uma tecnologia que confirma e valida transações sem a necessidade de usar um intermediário de terceiros. Existem muitos tipos diferentes de consenso, com os dois mais populares sendo Proof-of-Work (usado pelo Bitcoin) e Proof-of-Stake (usado pelo Dash).

No entanto, Stellar e Ripple não usam nenhum dos dois. Stellar usa algo chamado “Protocolo de consenso estelar”, enquanto Ripple usa “Prova de correção”.

Em seguida, embora eu tenha mencionado anteriormente que os desenvolvedores de Stellar e Ripple podem liberar moedas quando quiserem, há uma pequena diferença em como o suprimento funciona. A equipe Stellar afirmou que irá adicionar uma inflação de 1% a cada ano ao estoque de moedas Lumens, que é como dinheiro do mundo real.

Por exemplo, quando o Federal Reserve dos EUA imprime mais dólares, ele cria inflação. Se uma moeda está inflada, significa que seu valor diminui à medida que há mais em circulação.

Por outro lado, a moeda XRP de Ripple é deflacionária. Isso porque eles decidiram que queimarão as taxas de transação, o que significa que, com o tempo, a quantidade em circulação diminuirá.

Nota: Quando as moedas são queimadas, isso significa que elas são enviadas para um endereço de carteira que nunca pode ser acessado. Isso ocorre porque as chaves privadas são inalcançáveis, o que significa que as moedas nunca podem ser gastas.

Além disso, na batalha Stellar vs Ripple, muitas pessoas pensam que Ripple é mais centralizado do que Stellar. Quando Jed McCaleb deixou Ripple para criar o Stellar, a equipe Ripple conseguiu congelar suas moedas XRP. Embora isso já tenha sido resolvido, mostra que o Ripple tem mais controle do que um projeto descentralizado deveria ter. Muitas pessoas escolhem Stellar em vez de Ripple por este motivo.

Estelar Ondulação
Objetivo do Projeto Ajude os que não têm bancos nas regiões mais pobres. Fornecer aos bancos e instituições financeiras tecnologia para resolver os problemas de pagamentos transfronteiriços lentos e caros.
Modelo de consenso Protocolo de consenso estelar Prova de Correção
Fornecer Inflacionário (1% ao ano) Deflacionário (taxas de transação queimadas)
Ao controle Considerado menos centralizado Considerado mais centralizado

Então, agora que você conhece as principais diferenças entre os dois, vou falar sobre as equipes por trás desses projetos!

Estelar vs Ripple: a equipe

Stella Lumens é gerenciada pelos fundadores originais, Jed McCaleb e Joyce Kim. McCaleb é altamente experiente no mundo da tecnologia da Internet e já iniciou muitos outros projetos. Isso começou com eDonkey, que foi uma das primeiras plataformas de compartilhamento de música ponto a ponto.

Depois disso, ele criou uma das primeiras bolsas de Bitcoin, a MT. Gox, que a certa altura hospedava mais de 70% de todas as transações de Bitcoin! Depois que ele vendeu MT. Gox, McCaleb então fundou a Ripple.

O projeto Ripple e sua moeda XRP são gerenciados por uma empresa-mãe chamada Ripple Labs. Curiosamente, eles eram originalmente chamados de Opencoin, no entanto, eles mudaram a marca para Ripple Labs em 2015. Sua sede está localizada em San Francisco, Califórnia, e tem mais de 150 funcionários! Portanto, a batalha Stellar vs Ripple é bastante dura!

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, é altamente experiente no mundo dos negócios e já ocupou cargos anteriores na AOL e no Yahoo. Garlinghouse é a face pública da Ripple e fez muitas aparições na televisão nos EUA. Chris Larsen, que co-fundou o projeto, é agora o presidente da empresa, o que significa que ele ainda tem uma grande influência.

No final das contas, Stellar e Ripple têm equipes realmente fortes, o que é uma das coisas mais importantes a se considerar ao investir em um projeto. No entanto, Ripple Labs são considerados mais corporativos do que Stellar. Eles também têm uma equipe muito maior e receberam muitos investimentos privados. No entanto, isso não impediu que Stellar se tornasse rapidamente uma das 10 principais criptomoedas!

Se você leu meu guia Stellar vs Ripple até agora, agora deve ter um bom entendimento de como cada projeto funciona, bem como suas semelhanças e diferenças. A próxima parte do meu guia Stellar vs Ripple vai ver como eles se saíram até agora …

Stellar vs Ripple: Posição de Mercado Atual

Lumens agora é uma moeda de bilhões de dólares, tendo alcançado patamares de US $ 13 bilhões em dezembro de 2017. Sua conquista mais impressionante até agora é a parceria que formou com a IBM.

O negócio foi oficialmente lançado em março de 2018 e permitirá que a IBM mova facilmente fundos entre bancos no sul do Pacífico. Se for bem-sucedido, espera-se que ele se expanda para outras regiões. Emocionante!

Parceria da IBM com Stellar

Se Stellar Lumens puder formar mais parcerias como a da IBM, há uma boa chance de continuar a aumentar em valor.

Em abril de 2018, o Ripple era a terceira criptomoeda mais valiosa disponível, muito atrás do Ethereum, mas muito à frente do Bitcoin Cash! Curiosamente, por um curto período de tempo no final de 2017, Ripple ultrapassou Ethereum para se tornar a moeda número 2, no entanto, isso já foi revertido.

Como você esperaria de um projeto que já existe há mais de dois anos, a Ripple formou parcerias ainda mais importantes. Na verdade, eles testaram sua tecnologia de razão distribuída com mais de 100 bancos diferentes, incluindo UBS e Santander!

Ondulação da parceria com o Santander

O mais importante para o valor do XRP aumentar é que os bancos o utilizem para pagamentos internacionais. No momento, a tecnologia Ripple não precisa de XRP para funcionar, no entanto, pode ser útil quando os bancos precisam para liquidez.

Isso ocorre porque, quando os bancos desejam negociar em uma moeda diferente da sua, eles também têm que abrir um cartório no país para o qual desejam enviar o dinheiro. Isso pode ser muito inconveniente, pois o banco deve manter fundos em todas as contas notariais que possui. O XRP resolveria esse problema, então há uma boa chance de que os bancos decidam começar a usá-lo.

Conclusão

Bem, esse é o fim do meu guia Stellar Lumens vs Ripple! Se você leu todo o caminho, agora você deve ter um bom entendimento de como cada projeto funciona, bem como um monte de outras coisas!

Eu expliquei em detalhes suas principais semelhanças e diferenças de Stellar vs Ripple. E agora você deve saber que (embora ambas as plataformas tenham tecnologia semelhante), ambas estão em jornadas diferentes. Então, a questão importante é: qual você acha que é melhor?

Se você estudar as tabelas de preços de ambas as moedas, as mudanças no valor são bastante semelhantes. Isso pode significar que os investidores estão decidindo investir em ambos, simplesmente porque não podem tomar uma decisão final … Acho que nunca saberemos.

Em última análise, Lumens e XRP tiveram um desempenho incrivelmente bem e as tecnologias Stellar e Ripple formaram algumas parcerias incríveis.

Eu adoraria saber se você decidiu fazer um investimento e, em caso afirmativo, com qual você decidiu ir? Ou talvez você não tenha conseguido decidir nenhum dos dois e optou por investir em ambos? Deixe-me saber no comentário abaixo!