Blockchain e IoT: The Dynamic Duo

Em um mundo onde as tecnologias estão amadurecendo extremamente rápido, duas das tecnologias – Blockchain e IoT estão ganhando popularidade exponencialmente. Para ser franco, essas duas tecnologias estão realmente mudando a maneira como o mundo funciona agora.

Veja a IoT, por exemplo; é praticamente uma parte de nossas vidas diárias agora. Por outro lado, a tecnologia blockchain ganha popularidade entre as empresas. No entanto, também está lentamente entrando em nossas vidas diárias por meio de todos os dApps.

Na realidade, ambas as tecnologias andam de mãos dadas e criam uma dupla tecnológica sólida. É por isso que cobriremos tudo relacionado a blockchain e IoT neste guia.

Então, vamos começar!

 

Capítulo 1: O que é a Internet das coisas (IoT)?

Bem, vamos começar com o básico. Se você pesquisar na web, provavelmente verá muitas respostas técnicas, o que realmente não o ajudará muito. Então, aqui está uma definição curta, mas não complicada de IoT –

“É um sistema ou interconexão de dispositivos e objetos de computação do dia a dia via internet, que permite que eles recebam e enviem dados.”

O que? Ainda não está claro? Deixe-me explicar de forma mais simples. Bem, agora todas as pessoas no mundo usam um celular, um desktop, um laptop ou um tablet regularmente. Além disso, é seguro dizer que esses dispositivos estão conectados à internet.

Você vê, na realidade, a internet é realmente uma virada de jogo. Imagine todos os benefícios que você está obtendo apenas na internet. Antigamente, você só podia ligar e enviar mensagens usando o telefone.

No entanto, agora você pode jogar, ler um livro, ouvir música, assistir a um filme, etc., tudo pela internet! Então, com a introdução de dispositivos inteligentes, quase tudo está ao seu alcance.

Porém, com os avanços tecnológicos, agora, todos os dispositivos conectados à internet podem se conectar entre si sem a necessidade de um meio humano. Isso significa que seu celular pode se comunicar com seu desktop ou dispositivos domésticos inteligentes.

Além disso, muitas empresas agora podem obter acesso aos dados de seus respectivos setores automaticamente, sem coletá-los manualmente. Além disso, eles podem até mesmo controlá-los online.

O conceito de Internet das Coisas é um pouco amplo e muitas coisas se enquadram nele. Além disso, as possibilidades são enormes e tornam nossas vidas mais fáceis do que nunca.

 

Por que a IoT é importante?

Bem, a questão é: por que a internet das coisas importa em primeiro lugar? Se algum dispositivo estiver conectado à Internet, ele poderá enviar e receber informações da Internet. Assim, essa capacidade nos dispositivos o torna inteligente.

Por exemplo, agora você pode usar seus smartphones para jogar. Além disso, se desejar, você pode usá-lo para jogar qualquer tipo de jogos para celular em seu dispositivo. Mas isso não significa que seu smartphone veio com todos os jogos do mundo.

Na verdade, é apenas se conectar à internet e permitir que você tenha acesso a ela. Todos os jogos que você está jogando são armazenados em outro lugar. Assim, para ser inteligente, seu smartphone não precisa ter um supercomputador ou armazenamento massivo.

Ele pode apenas receber as informações ao se conectar a qualquer supercomputador localizado em algum lugar do mundo! Muito legal, hein?

 

Com base nos dispositivos, você pode dividi-los em três categorias diferentes. Esses são –

  • IoT que pode coletar qualquer informação e enviá-la para outros dispositivos.
  • IoT que pode receber qualquer informação e pode analisar ou funcionar com base nela.
  • Dispositivos que podem fazer as duas coisas.

Na realidade, todos os três tipos podem se beneficiar se puderem interagir uns com os outros.

 

Coleta de informações e envio

Normalmente, aqui, os dispositivos IoT podem monitorar ou coletar informações de seus ambientes, como movimentos, temperatura, qualidade do ar, umidade e até mesmo luz! Depois de coletar as informações, ele pode enviá-las diretamente para uso pela internet e podemos analisá-las mais detalhadamente.

Por exemplo, um agricultor pode coletar informações de quanta umidade o solo tem antes de regar as plantações. Com base no nível de umidade, ele pode regar as plantações quando necessário. Se ele não consegue acessar quanta umidade o solo tem, ele pode regá-lo pouco ou mais.

Como resultado, as colheitas podem morrer e acabar com um desperdício total de recursos. Mas com a ajuda dos dispositivos IoT, não haveria chance de estragar as safras.

 

Receber informações e, em seguida, funcionar com base nisso

Não é uma nova estratégia. Vemos muitas máquinas recebendo informações e funcionando com base nisso diariamente. Por exemplo, quando você disca um número em seu telefone e pressiona o botão de chamada, ele inicia o processo de chamada com base em seu comando. Ou pode ser você ligando seu carro com a chave e seu carro recebendo o comando e ligando o motor.

No entanto, os dispositivos IoT podem receber informações de longe e então agir sobre elas. Talvez você esteja usando o telefone para acessar o feed da câmera de vigilância de sua casa. Além disso, você também pode deixar a impressora 3D saber o que você deseja imprimir e, em seguida, ela começa a imprimir.

Então, você vê que esses dispositivos também tornam nossas vidas mais fáceis do que nunca.

 

Fazendo tudo por conta própria

Com a revolução dos dispositivos IoT, agora ele pode fazer as duas coisas acima. Esses dispositivos podem coletar informações, enviá-las e, em seguida, analisá-las e agir de acordo com elas. Deixe-me explicar com um exemplo básico.

Digamos que o agricultor esteja usando essa tecnologia para monitorar e gerenciar a agricultura. Aqui, os dispositivos IoT podem primeiro coletar as informações do solo e, em vez de enviá-las ao agricultor, podem enviá-las ao sistema de irrigação.

Além disso, o sistema de irrigação pode então ligar automaticamente se as safras precisarem ser regadas. E não liga, então não liga. Na realidade, você também pode subir um degrau.

Aqui, os dispositivos IoT podem se conectar à internet e aprender sobre a previsão do tempo. Se vai chover, então não vai regar as plantações porque a chuva vai fazer isso. No entanto, se o dispositivo IoT não tivesse essas informações, regá-lo quando necessário e receber chuva logo em seguida faria com que as safras morressem.

Então, você vê com a conexão à internet; o dispositivo pode realmente tornar muito mais fácil para o agricultor.

E este é apenas um exemplo, pense no que isso pode fazer no nosso dia a dia!

 

Capítulo 2: Quais são os componentes da IoT?

Todo tipo de sistema IoT vem com alguns componentes básicos. Sem eles, o sistema não funcionaria com tanta eficiência. Todos os componentes têm diferentes tipos de funções e todos os componentes se comunicam entre si e criam um ecossistema funcional.

Então, para te ajudar a aprender mais sobre isso. Vamos ver o que são, vamos?

 

1. Dispositivos ou sensores

Vamos começar com dispositivos ou sensores que coletam informações do ambiente. Além disso, pode ser apenas uma simples leitura do tempo ou até mesmo um videoclipe.

Em qualquer caso, pode haver um único sensor ou uma coleção de sensores dentro de um dispositivo. Todos eles podem obter informações diferentes do ambiente ao qual estão expostos.

De qualquer forma, na camada inicial, ele coletará as informações necessárias e as enviará para a próxima camada. Principalmente, eles têm diferentes aplicações, como –

  • Detecção de intensidade de luz
  • Detecções de temperatura
  • Nível de umidade ou monitoramento de umidade
  • Detecção de proximidade
  • Detecção de pressão
  • Detecção de localização

Existem muitos mais aplicativos do que estes. No entanto, só mencionei alguns deles para ajudá-lo a entender melhor o que eles realmente fazem.

 

2. Conectividade

No próximo segmento, temos conectividade. Isso significa que os dados que os sensores recém coletados seriam enviados para as nuvens. Mas como isso chegaria lá? Na realidade, esses sensores ou dispositivos precisam de um meio para se conectar à nuvem.

Normalmente, muitos dos dispositivos modernos realmente usam uma rede de baixa energia, Bluetooth, Wi-Fi ou satélite para se conectar à nuvem.

Usando esses dispositivos, os sensores podem retransmitir diretamente as informações que acabaram de coletar. Nem é preciso dizer que cada um desses métodos tem seus prós e contras. Por exemplo, sempre há uma compensação, como largura de banda, alcance ou consumo de energia.

Não importa o tipo de conectividade, ele executará a tarefa de uma forma ou de outra. Normalmente, os dispositivos conectados de baixa potência na indústria de IoT são muito populares hoje em dia. Ele consome menos energia e economiza muita bateria. Além disso, eles também são bastante eficientes.

 

3. Gateway

Normalmente, o gateway gerencia principalmente o tráfego de dados entre os protocolos e as redes. É bidirecional, é claro. Na realidade, ele também garante a interoperabilidade total dentro dos sensores e traduz todos os protocolos de rede para os dispositivos.

Às vezes, o gateway pode pré-processar as informações coletadas de todos os sensores e dispositivos antes da transmissão. Além disso, o processamento dessas informações pode ser necessário devido ao protocolo TCP / IP.

Portanto, se o gateway não seguir os protocolos TCP / IP, a transmissão simplesmente não pode ser estabelecida.

Outro grande aspecto desse componente de nível médio é que ele pode oferecer segurança para os dados. Principalmente os gateways IoT têm métodos de criptografia para mascarar os dados de serem adulterados.

Então, sem um bom gateway, seu sistema IoT não será capaz de se conectar à nuvem.

 

4. Nuvem

Em seguida, vem a nuvem. É uma parte muito importante do sistema IoT. O que a nuvem faz aqui é oferecer ferramentas para gerenciar todos os dados massivos dos sensores. Depois de obter todas as informações, você precisará classificá-las, processar e armazenar.

Isso pode levar meses sem uma ferramenta adequada e pode resultar em perdas sem um bom espaço de armazenamento. E é exatamente isso que a nuvem oferece. Qualquer empresa com o direito de ver os dados pode facilmente entrar na nuvem e vê-los.

Assim, ajuda a tomar uma decisão melhor para as autoridades envolvidas. A nuvem IoT nada mais é do que uma coleção de dispositivos de alto desempenho que podem processar bilhões de informações e gerenciar o tráfego para oferecer uma conexão perfeita.

Normalmente, pode haver milhões de sensores, gateways, instalações de armazenamento conectados a ele. Assim, com a ajuda de todas as informações, qualquer empresa pode fazer um plano de negócios sólido.

 

5. Processamento de Dados

É outro componente do sistema IoT que ajuda a processar os dados conforme você precisa. Na realidade, pode ser uma tarefa simples, como apenas verificar todas as leituras de umidade dos sensores.

No entanto, também pode ser a identificação de um objeto apenas a partir de um feed de vigilância. Nesse caso, seria muito mais complexo de lidar e precisaria de processamento para simplificá-lo para o próximo estágio.

Gosta de dar ao usuário uma estimativa de quanta umidade está no solo ou alertar quando um objeto não identificado é encontrado na filmagem de vigilância.

 

5. Analytics

Analítica é muito importante quando se trata de sistema IoT. Basicamente, aqui, os dados processados ​​são analisados ​​para virem com novos dados. Normalmente, este componente ajuda a gerenciar e monitorar um sistema. Por exemplo, os agricultores podem usar o sistema IoT e as análises para saber se o solo precisa de água ou não.

Normalmente, há sempre uma saída de dados desejada de qualquer tipo de indústria. Se o sistema IoT detectar alguma irregularidade, ele pode facilmente transmiti-las para ações rápidas.

Na realidade, esses recursos analíticos ajudam as empresas a impedir qualquer situação indesejada. E como a maior parte do sistema IoT vem com análises em tempo real, torna-se muito mais eficiente gerenciar qualquer tipo de indústria.

Às vezes, a análise é muito eficiente na previsão do mercado. Assim, ajuda muitas empresas a saber como mudar seu modelo de negócios e obter mais receita. A informação é o fator mais significativo aqui e, sem uma análise de máquina adequada, pode levar dias para prever quaisquer dados incomuns por humanos.

 

6. Interface do usuário

A interface do usuário é praticamente a camada superior do sistema IoT. Depois de reunir todas as informações, enviá-las, processá-las, analisá-las, o sistema deixaria o usuário ver qual é a saída.

Por exemplo, uma empresa precisa manter 30 ° Celsius em seu espaço de armazenamento. No entanto, se ficar mais baixo ou mais alto do que isso, a empresa pode não perceber. Como resultado, os produtos podem ficar estragados.

A este respeito, o sistema IoT pode coletar as informações de temperatura e, após processá-las, pode notificar o usuário sobre o aumento e diminuição da temperatura.

Existem muitas formas de alertar, como notificação, texto, e-mail, sirenes, etc. Além disso, com a interface do usuário, você pode verificar o sistema a qualquer momento.

Em muitos casos, o sistema IoT permite que o usuário execute outras ações na IU. Portanto, se o usuário perceber que a temperatura está subindo, ele pode ajustá-la diretamente na IU.

Em muitos casos, a IoT também pode executar as mesmas tarefas sem nenhuma interação humana. No cenário de armazenamento, o sistema IoT pode ajustar automaticamente a temperatura quando vê que não está ideal.

Promove muitas eficiências desta forma.

 

Capítulo 3: Quais são os problemas da IoT?

Na realidade, a IoT é uma tecnologia maravilhosa. Mas como a tecnologia ainda não amadureceu muito. Então, ao que parece, a infraestrutura não é totalmente segura. Existem muitos desafios de segurança a serem superados e tudo começa com o processo de fabricação do sistema.

Há muitos casos de riscos de segurança de IoT no passado. Em 2016, o fabricante de IoT não tornou a infraestrutura robusta; como resultado, muitas das senhas usadas eram vulneráveis.

Assim, os hackers usaram ataques de botnet para derrubar o sistema de segurança e causaram problemas massivos. Informações privadas foram roubadas e muitos perderam o acesso aos seus dados.

Portanto, você vê, embora possa parecer que a arquitetura IoT pode funcionar por conta própria. Mas, por sua vez, simplesmente não pode. As brechas e limitações de segurança destacam as ameaças em todos os sentidos.

Agora, vamos dar uma olhada nos problemas de segurança da IoT abaixo –

  • Falta de Conformidade na Etapa de Fabricação

Diariamente, novos dispositivos IoT estão sendo lançados no mundo. No entanto, muitos deles têm grandes problemas de segurança. Mas por que isso? Bem, é principalmente porque a maioria das empresas de manufatura não gasta uma boa quantidade de tempo na camada de segurança.

Por exemplo, muitos rastreadores de fitness permanecem visíveis mesmo depois de serem conectados com Bluetooth. Ou pode-se acessar facilmente os cadeados de impressão digital se eles tiverem o mesmo endereço MAC que o dispositivo IoT.

Você vê que esses problemas podem causar grandes problemas. No entanto, em vez de consertar esses dispositivos antes de implementá-los, os fabricantes realmente não fazem nada a respeito.

Assim, os problemas de segurança desses dispositivos continuam se acumulando. Além disso, em vez de se concentrar na segurança, eles se concentram principalmente na estética do design.

Como resultado, muitos consumidores enfrentam problemas diferentes com suas informações pessoais e propriedades.

 

  • Sem atualizações ou testes suficientes antes do lançamento

Existem 23 bilhões de dispositivos IoT no mundo agora. E aumentará para 60 bilhões em 2025. Mesmo que a grande quantidade de dispositivos IoT seja esmagadora, ainda não há fases de teste suficientes antes de implementá-los.

Sem falar na falta de atualizações. Em muitos casos, as atualizações no software podem corrigir qualquer problema subjacente após o lançamento. No entanto, a maioria das atualizações leva muito tempo para corrigir os problemas de segurança. Além disso, em muitos casos, alguns dispositivos nem mesmo recebem nenhuma atualização.

Assim, um cliente pode comprar um dispositivo IoT pensando que é seguro. Mas com o tempo, o sistema se tornaria obsoleto. Assim, os hackers podem facilmente entrar no sistema e causar estragos.

Isso tudo se deve à falta de testes adequados nas fases iniciais e, posteriormente, não sendo rápidos o suficiente para ajudar seus consumidores a obter segurança completa.

 

  • Pouca ou nenhuma Consciência e Conhecimento do Usuário sobre Dispositivos IoT

Esse problema é basicamente a falta de conhecimento do lado do usuário. Com o passar dos anos, muitas pessoas aprenderam como detectar e-mails de phishing ou spam. Além disso, agora eles sabem como proteger suas senhas e ter cuidado com sites ruins.

No entanto, a IoT é uma tecnologia bastante diferente. Assim, muitas pessoas ainda não entendem completamente. Mesmo que a maioria das falhas de segurança venha dos fabricantes, a falta de conhecimento adequado coloca todos em risco.

Na realidade, enganar humanos é a maneira mais fácil de obter acesso. Todos ignoram esta grande ameaça à segurança, onde a parte manipula outra parte para obter acesso a uma rede.

Portanto, sem uma educação adequada sobre como manter a segurança, os problemas de segurança da IoT continuarão aumentando. Não apenas os proprietários, mas também as empresas correm um grande risco neste ponto.

 

  • Furos de segurança nas atualizações do dispositivo

Outro grande problema de IoT são as brechas de segurança que vêm com as atualizações do dispositivo. Como você já sabe que o software que o fabricante oferece nem sempre é o perfeito. Mesmo que eles usem a última edição desse software, outras vulnerabilidades podem surgir eventualmente.

Na realidade, para acompanhar o jogo, a equipe de software despacha uma atualização sem verificar tudo de uma vez. Sim, obter atualizações rápidas é realmente ótimo. No entanto, se a atualização causar mais problemas por causa de uma atualização instável, o tempo rápido não ajudará, não é??

Por outro lado, mesmo que a atualização não venha com nenhuma lacuna, ainda não é 100% segura. Quando você estiver atualizando seu dispositivo, o dispositivo irá enviar todas as suas informações como um backup para a nuvem.

Se o caminho não for criptografado junto com os arquivos, o hacker pode invadir o sistema e roubar todas as informações.

 

  • Sem processos de segurança física

Ok, então falamos sobre problemas de software ou problemas de segurança de rede. Mas e quanto aos problemas de segurança física? Um dispositivo IoT não só pode ser hackeado pela Internet, mas também por meio de adulteração física.

Em muitos casos, os dispositivos IoT podem funcionar de forma autônoma e não precisam de nenhum usuário para funcionar corretamente. No entanto, eles precisam ter segurança física total de quaisquer ameaças externas.

Alguns podem ficar em um local isolado por um longo período. E se alguém pode adulterá-los de fora, não haveria garantias de quais informações ele pode obter.

Em vez de fabricar dispositivos IoT de baixo custo que são frágeis, os fabricantes precisam se concentrar mais na robustez física. Na realidade, esta é uma tarefa seriamente desafiadora com todos os produtos falsificados à espreita.

 

  • Vulnerável a ataques DDoS

Quem não sabe sobre os ataques DDoS? Muitas empresas são vítimas desses ataques totalmente abusivos que ocupam todo o espaço da rede em poucos minutos. Na realidade, os hackers visam uma rede específica e começam a enviar spam para a rede com tráfego em um curto espaço de tempo.

E, devido ao aumento do tráfego, a largura de banda é ocupada rapidamente e o sistema trava. Agora que muitas pessoas adicionaram medidas de segurança para lidar com esses problemas, os dispositivos IoT ainda estão atrasados.

Os dispositivos IoT são muito mais vulneráveis ​​e sujeitos a ataques DDoS com frequência. Os hackers podem descobrir facilmente dispositivos IoT vulneráveis ​​em uma rede e atacá-los, causando o colapso de toda a rede.

Assim, o setor de IoT precisa urgentemente de uma solução para lutar contra esses tipos de ataques.

Leia sobre como o Blockchain pode transformar a indústria de segurança agora!

  • Senhas padrão previsíveis

Outro grande problema são as senhas padrão que acompanham os dispositivos IoT. Normalmente, muitos fabricantes de IoT implementam dispositivos com a mesma senha padrão. Sem mencionar que eles também não são muito seletivos na escolha dessa senha.

Como resultado, torna-se muito fácil para os hackers adivinhá-los e invadir o sistema dos usuários.

Na realidade, a empresa deve informar seus consumidores para alterar a senha assim que a obtiverem. No entanto, eles não fazem isso e, muitas vezes, os hackers se aproveitam dessa negligência. Além disso, todos eles continuam usando o mesmo “admin” como nome de usuário para quase todos os tipos de dispositivos IoT.

Se eles não forem seletivos sobre isso desde a fábrica ou mesmo avisar os consumidores, os hacks continuarão acontecendo.

 

  • Falta de resistência contra ataques de botnet

Os dispositivos IoT são extremamente vulneráveis ​​a ataques de malware. Normalmente, eles não vêm com todas as medidas de segurança que os computadores fazem. Na realidade, um único dispositivo infectado não pode fazer muito. No entanto, se centenas deles ficarem no caminho, eles podem causar muitos danos.

Na realidade, o hacker infectaria os bots com malware e os enviaria para todos os dispositivos vulneráveis. Depois de infectá-los, ele pode controlá-los facilmente para lançar um ataque coletivo contra outro DNS.

Principalmente, isso leva a ataques DDoS. Portanto, o hacker não precisará de nenhuma força adicional para lançar o ataque. Mas ele só pode usar os dispositivos infectados para agir como o bruto.

Além disso, esses ataques de botnets coletivos são uma séria ameaça às redes de energia, instalações de tratamento de água, sistema de transporte e muito mais.

 

  • Espionagem e espionagem industrial

Os hackers não apenas usam os dados para pedir resgate, mas também podem usá-los para obter informações confidenciais. Em um mundo competitivo, todas as indústrias estariam dispostas a pagar uma grande soma de dinheiro para obter informações confidenciais de outras empresas.

Como os dispositivos IoT são vulneráveis ​​a isso, seria muito fácil acessá-los e espionar sem que ninguém percebesse. Além disso, o hacker pode espionar a empresa e vazar as informações para outras partes.

Isso pode prejudicar seriamente o valor da marca e a imagem que as empresas criaram ao longo dos anos. Às vezes, esses dispositivos IoT são direcionados por países. Como resultado, muitos países baniram dispositivos IoT para garantir total segurança nacional.

A Alemanha proibiu uma boneca baseada em IoT que dava acesso a qualquer pessoa em um raio de 30 metros.

 

  • Propenso a alto-jacking do dispositivo

Ransomware é um dos piores malwares que existe no momento. Na verdade, ele não rouba suas informações, mas as criptografa e bloqueia o acesso. Além disso, depois disso, você teria que pagar algum dinheiro para recuperar o conteúdo bloqueado.

No entanto, conforme o malware está evoluindo, ele tem como alvo dispositivos IoT mal protegidos. No momento, os casos desses dispositivos IoT afetando ainda são raros, mas está se tornando popular lentamente. Isso pode levar a muitos problemas. Principalmente jacking alto, um carro ou sistema doméstico é o mais crucial.

 

Invasões domésticas

É a elevação mais assustadora que você poderia enfrentar. Agora, muitas pessoas usam dispositivos domésticos inteligentes para controlar cada uma das funcionalidades em casa. Na realidade, o hacker pode acessar seu sistema doméstico e prendê-lo nele, a menos que você pague o dinheiro.

Ou eles podem até bloquear você, a menos que você pague a taxa dentro de um curto período de tempo.

 

Veículo High Jacking

Os carros inteligentes são muito populares agora. Principalmente carros autônomos que não precisam de nenhum motorista para levá-lo aonde deseja. No entanto, eles dependem exclusivamente de dispositivos IoT. Se o hacker puder obter acesso a ele, ele pode impedir o seu carro de funcionar.

Além disso, ele também pode sequestrá-lo enquanto você estiver no carro, pois ele estará no controle exclusivo de seu carro. Estes são apenas alguns dos exemplos de crimes letais que os hackers podem cometer.

 

  • Falta integridade de dados

Como você já sabe, os dispositivos IoT sempre têm transmissões de dados. Principalmente os dispositivos estão sempre trabalhando coletando informações, processando-as, enviando-as de um lado para outro. Às vezes, alguns dispositivos IoT podem enviar as informações para a nuvem sem nunca criptografá-las.

Como resultado, o hacker pode facilmente obter acesso a ele e usá-lo em seu próprio benefício. Sem falar que ele pode adulterar os dados da nuvem e enviar informações falsas ao usuário.

Na verdade, um cenário comum seria o setor de saúde. Se ele obtém acesso aos dados de saúde, pode adulterá-los e criar informações falsas que podem custar vidas.

Além disso, e se o hacker obtiver acesso a um marca-passo ou outra máquina que ajuda os pacientes a viver? Os hackers podem, então, colocar a vida do paciente em risco para conseguir dinheiro.

 

  • Dispositivos Rogue IoT

O que significa um dispositivo IoT não autorizado? Bem, devido ao aumento de produtos falsificados, também há um grande número de dispositivos IoT falsificados. Na realidade, esses dispositivos estão substituindo os originais e sendo instalados em escritórios ou residências.

Depois de obter acesso à rede, eles podem corromper facilmente todos os dispositivos conectados a essa rede. Por que eles estão aumentando?

Bem, principalmente porque não existe um canal adequado para proveniência. Assim, as empresas falsificadas usam essa oportunidade para obter acesso a um sistema e travá-lo para sempre.

Ou pior, roubá-lo por dinheiro. Você nem pode imaginar o dano que pode causar a qualquer indústria se um dispositivo falsificado entrar no sistema.

 

  • Cripto-Mineração com IoT Bots

Sim, agora os hackers visam dispositivos IoT para minerar criptomoedas. Os dispositivos IoT vêm com recursos de GPU e CPU, e hackeá-los significaria obter todo o poder de computação.

Como resultado, seus dispositivos IoT não funcionarão corretamente e, lentamente, quebrarão. Na realidade, a mineração de criptografia tem um custo enorme em qualquer dispositivo.

Portanto, se de alguma forma o seu dispositivo for infectado por crypto bots, ele começará a tomar o poder de computação e lentamente quebrá-lo. Mesmo que esses bots não roubem informações do seu dispositivo, mas garantirão que seu dispositivo não seja utilizável.

 

  • Problemas de privacidade de dados

Os dispositivos IoT lidam com muitas das nossas informações diariamente. Então, no final das contas, essas são uma fonte massiva de informações para qualquer usuário. Na realidade, muitas empresas compram informações do usuário e evitam nossa privacidade para prever comportamentos.

Vender essas informações para outras empresas é um golpe direto aos nossos direitos de privacidade. Sem mencionar que as empresas que exploram nossas informações para ganhar mais negócios são realmente horríveis.

No entanto, como muitos dispositivos IoT não atendem às nossas preocupações com a privacidade, essas informações estão sendo divulgadas todos os dias.

 

  • Incapaz de detectar Hacks menores

Nem todos os hacks de dados começam com mudanças perceptíveis. Na realidade, a maioria dos hackers hackea pequenas coisas em segundo plano que passam despercebidas. Normalmente, esses hacks não são muito prejudiciais ainda e podem ser interrompidos se notados no estágio inicial.

No entanto, a maioria das micro-violações no sistema IoT passa despercebida. Além disso, o sistema simplesmente não é capaz de detectar essas pequenas mudanças ou malware.

Como resultado, ele se acumula lentamente e, finalmente, lança um ataque massivo.

 

  • Processo de automação arriscado

Bem, os processos de automação são realmente ótimos. Eles tornam nossas vidas muito mais fáceis. No entanto, o uso de automação vem com sua cota justa de riscos. Mas usar apenas um único sistema autônomo para gerenciar milhares de dados não é uma ótima opção.

Uma única mudança no código poderia derrubar toda a indústria. Ou se um hacker entrar no sistema e alterar apenas um número simples, isso pode afetar os milhares de dados que o sistema está mantendo.

Então, pode parecer uma ótima opção, mas não é.

 

  • Portal de comunicação não confiável

O gateway de comunicação é um dos componentes vitais de qualquer sistema IoT. No entanto, em muitos casos, esse gateway permanece aberto e muitos hackers têm acesso a ele. Se o gateway não vier com nenhum protocolo de criptografia, ele pode facilmente vazar informações para outras pessoas.

Sem um canal privado de comunicação, não há como uma rede IoT ser 100% protegida.

 

Como o Blockchain pode ajudar a IoT

Bem, os servidores centralizados estão impulsionando a indústria de IoT por enquanto. Mas quando se trata de solução de longo prazo, os sistemas centralizados não serão suficientes. Na verdade, qualquer tipo de servidor centralizado não é bom o suficiente para dispositivos IoT futuros, dadas todas as vulnerabilidades de segurança.

Portanto, se os dispositivos IoT quiserem atingir todo o seu potencial, eles terão que se afastar dos servidores centralizados de uma vez por todas.

O Blockchain na IoT ajudará a estabelecer a conectividade e confiança que todos desejam, sem problemas. Como todos os nós do blockchain e da internet das coisas funcionarão sem servidores centralizados, é mais eficiente.

Com a ajuda do blockchain na IoT, muitos fabricantes podem finalmente obter um investimento seguro e acessível. Mas antes de vermos como o blockchain para empresas pode mudar os setores de IoT, vamos ver quais recursos ele pode usar no processo.

 

  • Sem confiança

Com o blockchain na IoT, qualquer parte pode obter a verdadeira forma de conectividade sem confiança. Normalmente, com o blockchain na IoT, os dispositivos usarão diretamente a rede para verificar quaisquer dados. Além disso, ele pode usar os contratos inteligentes para automatizar quaisquer processos dentro da plataforma de blockchain e internet das coisas.

No entanto, como você sabe, não haveria nenhum servidor centralizado ou qualquer provedor de terceiros no controle de seus dados dentro do blockchain no sistema IoT.

 

  • Autonomia

O Blockchain na IoT realmente ajuda os dispositivos inteligentes a se monitorarem e a trabalharem de forma independente. Além disso, com a ajuda da lógica autoexecutável do blockchain, eles podem operar qualquer tipo de tarefa no sistema de blockchain e internet das coisas.

No entanto, o fabricante precisa especificar a lógica antes de lançar o produto para qualquer tarefa específica. Nesse ínterim, eles também podem oferecer uma IU para os usuários alterarem os parâmetros da lógica de uma maneira fácil.

Na realidade, isso pode agilizar facilmente muito trabalho e se livrar diretamente do intermediário sem quaisquer problemas de blockchain na IoT.

 

  • Custo Amigável

Bem, outro grande recurso do blockchain na IoT será o ambiente de baixo custo que apresenta. Normalmente, a segurança medida para IoT torna essa tecnologia mais cara do que outros dispositivos. Mas com o blockchain na IoT, não haveria necessidade de uma rede de segurança adicional.

O Blockchain e a internet das coisas podem gerenciar tudo por conta própria, sem problemas. Na realidade, os provedores de serviços têm o monopólio da indústria de IoT, junto com os dispositivos de suporte.

Mas com o blockchain na IoT, a tecnologia seria mais acessível aos consumidores regulares. Além disso, não haverá qualquer problema de custo de danos no sistema de blockchain e internet das coisas.

Assim, ele economiza muito dinheiro no final.

 

Leia sobre como o Blockchain pode transformar o financiamento comercial agora!

 

Capítulo 4: Blockchain e IoT: Possíveis casos de uso

  • Alta segurança de dados

De acordo com uma pesquisa recente, mais de 81% das empresas e do governo acreditam que um desastre de IoT as afetará nos próximos dois anos. No entanto, apenas 28% deles estão fazendo algo a respeito. Aqui, me refiro às medidas de precaução que as empresas devem tomar para mitigar os riscos da IoT.

Mas, como você pode dizer, nem mesmo um terço das empresas busca qualquer serviço de mitigação de risco de IoT. O resultado?

Bem, não é definitivo, mas eventualmente não teremos meios de nos proteger das ameaças externas.

Portanto, os casos de uso de blockchain e IoT podem realmente ser úteis aqui. Com os casos de uso de IoT blockchain, a empresa obterá uma rede segura e completa que pode oferecer as facilidades que nenhum provedor terceirizado pode oferecer. Os casos de uso de IoT blockchain podem oferecer o processo de verificação com base em algoritmos de consenso para tornar a entrada de dados mais justa.

Outro grande fato seria a imutabilidade do sistema blockchain e IoT. Quando um indivíduo tenta manipular a rede IoT blockchain, ele detecta imediatamente o problema.

Assim, blockchain e IoT podem ser uma ótima solução para todos os problemas de segurança.

 

  • Processo de validação de dados mais forte

A popularidade e a demanda por Big Data estão crescendo tremendamente nos mercados. Na realidade, é bastante evidente que até o ano de 2023, ela se tornará uma indústria de mais de US $ 100 bilhões. Mas por que isso? Bem, os dados estão se tornando uma grande parte de nossas vidas e são o produto mais desejado de todos os tempos.

Além disso, obtemos tantos dados de todos os dispositivos IoT, computadores, etc. No entanto, não temos nenhuma boa tecnologia para realmente verificar se os dados são válidos ou não.

Isso cria um grande dilema na indústria em crescimento. No entanto, com o blockchain e o sistema IoT em ascensão, seria finalmente possível. Assim, você pode depender do blockchain, e a IoT usa casos para ajudar a verificar todas as informações antes de adicioná-las ao razão.

Como você já sabe, a verificação de dados faz parte da IoT do blockchain. E todos os nós usam métodos diferentes para validar todas as informações para excluir qualquer informação falsa que receba um lugar no livro-razão.

Ao fazer isso, os casos de uso de IoT blockchain podem simplesmente acabar com os problemas de verificação de dados e ajudar a expandir a indústria de Big Data também.

 

  • Anonimato de dados para privacidade extra

A Internet das coisas não é apenas para usuários corporativos, mas também para nossas vidas diárias. Na realidade, quase tudo em uma casa inteligente está equipado com essa tecnologia. No entanto, com essa exposição tão íntima a esses dispositivos, nossas privacidades estão em grande perigo.

Em muitos casos, esses dispositivos podem passar nossas informações privadas para o mundo exterior. Portanto, não temos mais controle total sobre nossas próprias informações confidenciais. Isso pode causar um problema catastrófico, e os usuários logo perderão a fé em qualquer grande marca.

No entanto, os casos de uso de blockchain e IoT também podem ajudar aqui. Como você já sabe, a tecnologia de razão distribuída é totalmente capaz de lidar com essa bagunça. Além disso, o blockchain IoT oferece total anonimato.

Isso ajudaria os usuários a retomar o que é exclusivo deles e não permitiria nem mesmo um único olhar curioso em suas vidas. Além disso, as empresas também podem se beneficiar dos casos de uso de blockchain de IoT. Com blockchain e IoT, eles podem obter mais popularidade e exposição.

 

  • Firewall contra ataques DDoS

Lembra como o ataque DDoS pode paralisar uma rede corporativa? Muitas empresas são vítimas desses ataques totalmente abusivos que ocupam todo o espaço da rede em poucos minutos.

Os dispositivos IoT são muito mais vulneráveis ​​e sujeitos a ataques DDoS com frequência. Os hackers podem descobrir facilmente dispositivos IoT vulneráveis ​​em uma rede e atacá-los, causando o colapso de toda a rede.

Mas com a ajuda de casos de uso de blockchain e IoT, todos os ataques DDoS podem ser resolvidos. Na realidade, o blockchain IoT funciona como um firewall para todos os tipos de ataques de malware. Mas com DDoS, isso teria que aumentar um nível.

Qualquer sistema blockchain e IoT pode detectar tráfego de spam quando tudo começar. No entanto, conforme a largura de banda diminuiu, o proprietário precisa obter mais largura de banda para compensar a perda. Aqui, os casos de uso de IoT blockchain podem emprestar largura de banda dos nós distribuídos na rede para prevenir o ataque.

 

  • Visibilidade de ponta a ponta

Uma rede totalmente transparente é uma rede confiável. Na realidade, o problema com nossos servidores centralizados típicos é a falta de transparência total. Portanto, muitos são céticos sobre se podem confiar no sistema ou não. Além disso, é mais comum nas empresas também.

No entanto, com a ajuda de casos de uso de blockchain e IoT, agora ninguém enfrentaria esse dilema. O blockchain IoT é capaz de oferecer visibilidade de ponta a ponta em tempo integral.

Como a maioria das empresas também precisa de um canal privado, os casos de uso de IoT blockchain podem oferecer canais privados entre apenas duas partes.

Além disso, os dispositivos IoT podem usar este canal para se comunicarem entre si sem problemas. Assim, o sistema blockchain e IoT muda os riscos de hacks de dados com este método.

 

  • Rastreamento em tempo real

Um dos principais componentes da IoT são os sensores e as etiquetas RFID. Com eles, qualquer pessoa pode rastrear objetos para garantir sua autenticidade total. Na realidade, devido à falta de um sistema de rastreamento adequado, muitos fabricantes enfrentam problemas no comércio.

Não apenas o comércio, mas também a cadeia de suprimentos precisa urgentemente de rastreamento em tempo real. Na realidade, os dispositivos IoT são capazes de lidar com todo o rastreamento, mas também precisam de gerenciamento de risco.

Portanto, com a ajuda de casos de uso de IoT blockchain, qualquer empresa pode agora rastrear seus produtos sem problemas. Mais ainda, eles podem fazer isso em tempo real! As plataformas Blockchain IoT podem oferecer a localização correta de qualquer mercadoria sem qualquer interferência.

Assim, os dispositivos blockchain e IoT permanecem seguros e não há nenhum caso de produtos falsificados. Como você pode ver, é tudo por causa dos casos de uso de blockchain e IoT.

 

  • Identidade para dispositivos IoT

Bem, há outro grande problema na indústria de IoT, e é a falta de identidade para os dispositivos de IoT. Normalmente, não há como verificar a autenticidade do dispositivo. Além disso, o simples status da empresa ou quando foi criado nem mesmo está disponível para verificação.

Além disso, onde o dispositivo IoT está atualizando o software ou tem uma assinatura do emissor ou não, é algo que os usuários devem saber.

Mas com a ajuda de casos de uso de blockchain e IoT agora eles podem saber com certeza. Na realidade, o blockchain e o sistema IoT armazenarão criptograficamente as informações de identidade de cada dispositivo IoT. Sem mencionar que a camada de segurança oferecerá proteção total no sistema IoT blockchain. Agora os dispositivos seriam mais autênticos, não deixando espaço para golpistas.

Assim, os casos de uso de IoT blockchain podem certamente mudar as formas típicas para o bem.

 

  • Mais controle de acesso

Todos os dispositivos conectados podem se beneficiar muito do sistema blockchain e IoT. Além disso, os casos de uso de blockchain da IoT podem oferecer controle de acesso total para recursos virtuais e físicos. Além disso, o sistema também é capaz de armazenar o registro de quem acessa que tipo de recursos o tempo todo.

Por exemplo, o bloqueio inteligente habilitado para blockchain e IoT pode armazenar as informações de quem entrou no prédio naquele momento. Ele também irá armazenar qualquer tipo de tentativa de entrada. Além disso, se a chave não corresponder, ele interromperá todas as tentativas de acessá-lo.

O mesmo se aplica ao compartilhamento de arquivos entre dispositivos IoT. Normalmente, ele não permite que outros dispositivos acessem os dados se não estiverem autorizados a fazê-lo. Com a ajuda de casos de uso de blockchain e IoT, você pode até especificar indivíduos e seu nível de acesso.

 

  • Melhores Conformidades

Na realidade, existem tantos cenários envolvendo processos em que é necessário saber se eles estão sendo cumpridos de forma adequada. Além disso, isso se aplica principalmente a processos envolvendo várias partes.

De qualquer forma, você pode obter uma melhor experiência de conformidade com a ajuda de contratos inteligentes no sistema de blockchain e IoT.

Digamos; um paciente precisa compartilhar seu histórico médico com médicos relevantes para examinar melhor o problema. No entanto, o paciente também deseja manter a privacidade e não permite nenhuma informação adicional por um determinado período de tempo.

Com os casos de uso de blockchain da IoT, é totalmente possível. Além disso, os casos de uso de blockchain e IoT podem prever se uma conformidade específica está sendo atendida ou não. Além disso, o sistema de blockchain e IoT também pode interromper qualquer conformidade adicional se as anteriores não forem atendidas de forma adequada.

 

Leia sobre como o Blockchain pode transformar o sistema de saúde agora!

 

  • Melhor controle de qualidade na fabricação de IoT

O estágio de fabricação é crucial para dispositivos IoT. Na realidade, não há controle de qualidade ou coisa parecida. Você vê que esses problemas podem causar grandes problemas. No entanto, em vez de consertar esses dispositivos antes de implementá-los, os fabricantes realmente não fazem nada a respeito.

Assim, os problemas de segurança desses dispositivos continuam se acumulando. Além disso, em vez de se concentrar na segurança, eles se concentram principalmente na estética do design.

Mas com a ajuda de casos de uso de blockchain e IoT, o cenário mudará completamente. Com o sistema blockchain e IoT, as empresas podem gerenciar a qualidade de cada dispositivo que produzem. Não só pela segurança física, mas também pela segurança do software.

Na realidade, a enorme quantidade de dispositivos pode se tornar bastante opressiva para ser perfeita. Mas com a ajuda dos sistemas blockchain e IoT, eles podem facilmente retirá-lo.

 

  • Gerenciamento de nuvem mais forte

A nuvem é uma grande parte da arquitetura IoT. Principalmente os dispositivos estão sempre trabalhando coletando informações, processando-as, enviando-as de um lado para outro. Às vezes, alguns dispositivos IoT podem enviar as informações para a nuvem sem nunca criptografá-las.

Como resultado, o hacker pode facilmente obter acesso a ele e usá-lo em seu próprio benefício. Na realidade, mesmo a nuvem não é totalmente capaz de lidar com todos os problemas de segurança. Como existem muitas redes na mesma nuvem, às vezes ocorrem vazamentos de dados.

Mas com a solução blockchain e IoT, você pode proteger facilmente a nuvem com mais eficiência. Mais importante, antes de qualquer um dos dispositivos IoT enviar os dados para a nuvem, todos eles seriam criptograficamente criptografados no blockchain e na rede IoT.

Assim, com o blockchain na IoT, a nuvem estaria mais segura do que nunca. Não haveria vazamentos e ninguém seria capaz de hackear seu caminho para a rede.

Então, em última análise, é uma ótima solução com a ajuda de blockchain e internet das coisas.

 

  • Gateway de comunicação segura

Em muitos casos, o gateway permanece aberto e muitos hackers têm acesso a ele. Se o gateway não vier com nenhum protocolo de criptografia, ele pode facilmente vazar informações para outras pessoas. Portanto, é extremamente importante para um gateway seguro para os dispositivos IoT também.

Por exemplo, digamos que seu termostato esteja enviando a temperatura exata de sua casa para a nuvem. Se o hacker tiver acesso a ele, ele pode alterar o valor da temperatura da sua casa sem problemas.

Mas como o gateway pode ser protegido? Bem, o sistema blockchain e IoT é totalmente capaz de oferecer um gateway de canal de comunicação privado para a indústria. Além disso, o blockchain e o canal de internet das coisas estão totalmente fora do alcance de qualquer tipo de interferência.

Como resultado, ninguém pode interceptar no meio de um canal de comunicação na blockchain e na rede IoT.

 

  • Melhor Processo de Automação

O uso de automação vem com seu quinhão de riscos. Mas usar apenas um único sistema autônomo para gerenciar milhares de dados não é uma ótima opção.

Uma única mudança no código poderia derrubar toda a indústria. Ou se um hacker entrar no sistema e alterar apenas um número simples, isso pode afetar os milhares de dados que o sistema está mantendo.

Portanto, você precisaria de blockchain e IoT para gerenciar o processo de automação para que ninguém possa ter acesso a ele. Na realidade, o processo geralmente está vinculado a uma cadeia de outras obras que se alimentam mutuamente. Além disso, para fazer a análise perfeita e agir em conformidade é necessário para os processos de automação.

Mas se alguém arrebatar os resultados, o processo será interrompido. Como a blockchain e a plataforma da internet das coisas são imutáveis, isso impediria que alguém alterasse os resultados.

Assim, o blockchain e a IoT evitarão qualquer processo de automação arriscado para sempre.

 

  • Criptografia para autorização multifator

Você sabe como nossas senhas não são mais suficientes para oferecer segurança total? Com as opções de senha padrão do fabricante, tornou-se relativamente fácil para qualquer hacker apenas adivinhá-la e obter acesso.

Na realidade, muitos não usam senhas multifatoriais ou métodos de autorização. Então, ele se torna muito mais sujeito a hacks. No entanto, com o blockchain e a rede IoT, você obterá autorizações multifatoriais que também podem incluir identidades biométricas.

Mas ainda assim, não é o suficiente. É por isso que todas as chaves de autorização multifatoriais também seriam criptografadas e armazenadas no sistema de blockchain e internet das coisas.

É exatamente assim que o blockchain e o sistema IoT funcionam para oferecer segurança total.

  • Ambiente colaborativo para economia compartilhada

A economia compartilhada é uma das indústrias em ascensão no momento. Além disso, é uma economia onde o compartilhamento ponto a ponto de serviços, bens ou qualquer outro tipo de recurso acontece. Desnecessário dizer que quase todo o setor de economia compartilhada depende fortemente da credibilidade dos dispositivos IoT.

Nesse caso, o sistema blockchain e IoT é a escolha perfeita. O acoplamento de ambos os sistemas daria aos dispositivos IoT o impulso de que precisam. Além disso, com a ajuda do blockchain e da internet das coisas, você pode até criar um ambiente colaborativo também.

Imagine um cenário onde você pode obter acesso a todas as indústrias de compartilhamento de uma plataforma. Não só seria altamente seguro, mas também aumentaria as receitas.

Portanto, devo dizer que o blockchain e a IoT também são o par perfeito para esta indústria.

 

Capítulo 5: Blockchain corporativo adequado para IoT

Essas três principais plataformas de blockchain corporativas são mais adequadas para todos os tipos de empresas de IoT de blockchain.

 

  • Ethereum Enterprise

Ethereum Enterprise seria as plataformas de blockchain corporativas mais maduras que existem. Normalmente é uma plataforma pública, mas para empresas, a plataforma inclui canais privados especiais.

Na realidade, você pode usar o Ethereum em quase todos os tipos de indústria, incluindo IoT. Então, para a plataforma IoT e blockchain, Ethereum Enterprise seria um candidato perfeito.

Enterprise Ethereum é na verdade uma plataforma aberta e não um produto para as empresas de IoT de blockchain. Todas as empresas de IoT de blockchain desejam autenticação adequada e acesso mais controlado. E a empresa Ethereum oferece exatamente isso.

Normalmente, em empresas de IoT de blockchain típicas, eles teriam que lidar com questões governamentais, mas a EE é totalmente capaz de oferecer suporte dessa maneira. Além disso, as atualizações constantes são perfeitas para soluções de IoT e blockchain.

No entanto, você precisa saber que, embora o Enterprise Ethereum seja muito popular, é um pouco pobre em escala. Mas a enorme quantidade de suporte e dApps deve compensar as baixas taxas de transação.

 

  • Hyperledger

O Hyperledger é atualmente uma das principais plataformas de blockchain corporativas do mercado. Como a plataforma é adequada para uma ampla variedade de setores, ela também é perfeita para IoT e blockchain. Atualmente Hyperledger vem com dez projetos diferentes, cada um sendo adequado para finalidades diferentes.

Qualquer empresa de IoT de blockchain pode usar sua tecnologia, uma vez que são de código aberto e promovem um ambiente colaborativo. Além disso, para empresas de IoT de blockchain, eles podem oferecer um sistema de blockchain permitido que permitiria apenas pessoas autorizadas e mais ninguém.

Sem mencionar que a alta escalabilidade é perfeita para qualquer empresa de IoT de blockchain no mercado. Mais importante ainda, a necessidade de saber a disponibilidade de dados será um grande impulso para a plataforma IoT e blockchain.

Para ajudar as empresas de IoT de blockchain, elas também oferecem linguagens de consulta ricas que ajudam a entender melhor o razão. De qualquer forma, a estrutura modular é a melhor opção para IoT e blockchain porque oferece serviços plug and play.

Além de tudo isso, a plataforma é superprotegida.

 

Confira nosso guia Hyperledger Vs Ethereum agora mesmo!

 

  • Quorum

Quorum é outro grande blockchain empresarial mais adequado para empresas de blockchain e IoT. Você ficará satisfeito em saber que a plataforma foi desenvolvida para transações de alta velocidade e alto rendimento. Portanto, se as empresas de blockchain e IoT desejam obter uma plataforma mais rápida, devem dar uma olhada no Quorum.

Na realidade, a falta de qualquer algoritmo de consenso pesado na rede garante a saída rápida dessa plataforma. Além disso, para empresas de IoT de blockchain, Quorum oferece autoridade de gerenciamento de nó.

Isso ajudará a autoridade a aprovar os nós e a garantir que a rede permaneça privada. Além disso, uma das melhores características do Quorum que as empresas de IoT de blockchain adorariam é a transação privada.

Aqui, apenas as pessoas que realizam transações podem ver seus bancos de dados e mais ninguém. Bem, todas as empresas de IoT de blockchain precisariam de desempenho de ponta, não é? Então, para isso, o Quorum traz a última palavra em tecnologia revolucionária que supera todas as outras no mercado.

 

Capítulo 6: Exemplos de Blockchain IoT em funcionamento

  • Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos

Vamos começar com o bom exemplo do Departamento de Segurança Interna. Eles estão usando blockchain e IoT para provar que as informações das vigilâncias mais amplas são legítimas. Na realidade, o DHS acredita que os dispositivos IoT típicos nas fronteiras não são suficientes para oferecer uma divulgação completa sobre o que acontece.

Muitos adversários poderiam facilmente adulterar os dados e não haveria como saber. Além disso, é uma questão de segurança nacional garantir que tudo que for capturado nos dispositivos IoT seja 100% legítimo.

É por isso que eles estão usando projetos de blockchain da IoT para proveniência. Além disso, estão trabalhando com a Factom e já investiram $ 199.000 para o desenvolvimento do projeto.

O que Factom está fazendo neste exemplo de blockchain de IoT é criar uma identificação de dispositivo para cada IoT para prevenir spoofing. E devido à natureza da tecnologia de blockchain, é muito fácil conseguir esta maravilhosa solução de blockchain e IoT.

 

  • Maersk

A Maersk está trabalhando com a IBM para mudar a maneira como a cadeia de suprimentos global funciona. Para isso, eles estão usando blockchain e IoT, combinados para ter mais transparência dentro da indústria. Na realidade, esta solução irá promover o comércio seguro e eficiente na indústria da cadeia de abastecimento.

Além disso, também trará mais apoio para a transparência e compartilhamento de informações entre as partes comerciais.

Mas como eles farão isso? Bem, em primeiro lugar, a plataforma será baseada em blockchain e eles usarão os dispositivos IoT para conectar todos os processos a ela. Na realidade, você pode fazer isso apenas com dispositivos IoT, mas as limitações e riscos de segurança seriam imensos.

Assim, a plataforma usará o blockchain para agilizar e se livrar das limitações dos processos típicos da cadeia de suprimentos. Além disso, este é um dos bons projetos de blockchain de IoT na cadeia de suprimentos agora.

Este é realmente um ótimo exemplo de blockchain de IoT, pois utiliza os pontos fortes de ambos os dispositivos de blockchain e IoT.

 

  • Pfizer, McKesson e AmerisourceBergen

Outro grande exemplo de blockchain de IoT é a solução da MediLedger para saúde. Nos projetos de blockchain da IoT, muitas empresas farmacêuticas, bem como atacadistas, estão participando extensivamente.

Entre eles, Pfizer, McKesson e AmerisourceBergen estão assumindo a liderança. Na realidade, existem mais jogadores de ponta no jogo. Porém, no anúncio inicial, apenas os nomes dessas empresas foram divulgados.

A solução usará blockchain e plataforma IoT para rastrear e proteger cada medicamento sendo produzido. No mundo das falsificações, agora é necessário ver se os medicamentos realmente vêm de fontes autênticas ou não.

Outro uso deste projeto é a solução de estorno para descontos. Normalmente, as empresas farmacêuticas têm diferentes pontos de preços com organizações de compras em grupo (GPO) e atacadistas.

Às vezes, devido a uma grande quantidade de demanda, os produtos farmacêuticos podem oferecer descontos para GPOs. Porém, como o atacadista cuida da distribuição, é necessário que ele conheça os descontos.

Assim, eles podem cobrar de volta dos produtos farmacêuticos para obter receitas. Com a ajuda desta solução de blockchain e IoT, eles podem fazer isso facilmente com total transparência.

 

  • Commonwealth Bank

Outro ótimo exemplo de blockchain de IoT é a solução de IoT blockchain de bancos da commonwealth. Na realidade, o banco da Commonwealth está usando projetos de blockchain da IoT para lidar com duas questões principais – compartilhamento de ativos e comércio global.

1. Compartilhando ativos

Com a solução blockchain e IoT, o banco da commonwealth está dando a um cliente para compartilhar ativos e rastreá-los na rede. Além disso, eles recentemente o testaram em um teste agrícola em que três agricultores compartilhavam um único pulverizador e, com a ajuda do sistema, eles puderam decidir como ele deveria operar.

Como tudo estava na rede imutável, ninguém pode obter as informações dos ativos compartilhados e alterá-las. Assim, pode ser uma solução maravilhosa para os setores de economia compartilhada em crescimento.

2. Comércio

O Commonwealth Bank também está colaborando com cinco empresas australianas diferentes da cadeia de suprimentos para promover instalações comerciais transparentes e seguras. Para isso, eles estão usando blockchain e IoT juntos para rastrear todo o processo de envio.

Além disso, ele também pode rastrear os produtos manufaturados e em que condições eles se encontram antes de fazer o comércio.

É desnecessário dizer que a solução de blockchain e IoT torna tudo mais fácil no comércio global. De qualquer forma, eles já comercializaram 17 toneladas métricas de amêndoa de Victoria para a Austrália. Na realidade, o teste é um grande sucesso e a colaboração entre as companhias de navegação continuará.

 

  • Van Dorp

Outro grande exemplo de blockchain da IoT seria a colaboração de Van Dorp e Timeseries. Aqui, eles estão usando projetos de blockchain da IoT para manter dispositivos domésticos inteligentes. Na realidade, Van Dorp é um fornecedor técnico de FM que gerencia mais de 17.000 edifícios.

Em cada uma dessas casas, existem milhares de ativos, como sistemas de CA, sistemas de iluminação ou sistemas de aquecimento. Cada um desses sistemas precisa de manutenção adequada e, sem uma rede transparente, torna-se impossível rastrear um problema.

Além disso, leva muito tempo e, como resultado, as residências são incomodadas.

No entanto, com a ajuda do blockchain e da solução IoT, eles agora podem rastrear cada componente de todo o edifício que mantêm. Isso não só aumenta sua eficiência, mas também ajuda as residências também.

Além disso, com mais automação na rede, eles sabem exatamente qual é o problema e quais profissionais podem corrigi-lo.

 

  • The Freshwater Trust

The Freshwater Trust está colaborando com a IBM para lidar com o problema da seca na Califórnia. Além disso, a University of Colorado Boulder também é membro do projeto. Na realidade, eles querem gerenciar os aquíferos, pois estão em grande risco.

Um aqüífero é na verdade uma camada de rochas subterrâneas contendo água. Além disso, você pode extrair a água subterrânea dessas rochas e usá-la como uma fonte pura de água.

No entanto, devido ao mau gerenciamento, eles estão em sérios pontos de risco. Mas, com a ajuda de projetos de blockchain da IoT, eles podem rastrear facilmente as correlações do clima e a precipitação. E eles saberiam exatamente quando e de onde podem extrair água subterrânea.

Não apenas isso, mas os sensores IoT armazenariam todos os dados no blockchain e no sistema IoT, e os usuários comuns podem rastrear o quanto eles usaram. Além disso, eles também podem comprar a água subterrânea e negociá-la como parte.

Portanto, é um ótimo exemplo de blockchain de IoT em funcionamento.

 

  • Telstra

A Telstra é uma empresa de telecomunicações que está usando projetos de blockchain de IoT para proteger todos os seus dispositivos domésticos inteligentes de IoT. Na realidade, eles estão testando a solução de blockchain e IoT para ver se ela pode realmente detectar qualquer violação ou hacks de segurança.

Para isso, eles criaram um ambiente de hacking e tentaram hackear as redes conectadas aos dispositivos IoT. Foi um grande sucesso, pois a rede conseguiu detectar qualquer problema em um segundo. Na realidade, para o meio ambiente, eles estão usando redes privadas, pois promovem a produção mais rápida.

Portanto, com a ajuda deste exemplo de blockchain de IoT, eles podem oferecer mais segurança para dispositivos domésticos inteligentes. No entanto, eles ainda estão em fase de teste e não lançaram nenhuma solução pública ainda. Assim, após uma experimentação mais completa com os dispositivos IoT, eles irão implementá-los para seus clientes.

 

  • Smart Electric Power Alliance (SEPA)

Outro grande exemplo de blockchain da IoT é a solução que o SEPA está usando para proteger as redes de energia. SEPA é uma organização que se concentra na promoção de energia limpa usando pesquisa, educação, colaborações e padrões.

No entanto, à medida que aumenta a necessidade de geração de energia, aumentam também as complicações. Mas, para gerenciar essas operações complexas, muitos sensores, redes e tecnologias de IoT são usados. Na realidade, esses dispositivos IoT são altamente vulneráveis ​​a ataques cibernéticos.

É por isso que a SEPA está usando projetos de blockchain da IoT para proteger o ecossistema para a vida. Além disso, a solução blockchain e IoT garante que todos os dados desses sensores sejam válidos. Ele também funciona como um firewall quando se trata de ataques cibernéticos.

Assim, tornando a arquitetura da rede elétrica o mais sólida possível. De acordo com a SEPA, atingir esse nível de segurança e eficiência não é possível com sistemas centralizados típicos.

 

  • Biblioteca do Brooklyn

Normalmente, nas estações de carregamento públicas, seus dispositivos móveis são bastante vulneráveis. Muitas pessoas ilícitas podem facilmente entrar em dispositivos móveis e sequestrar seus telefones. Para impedir isso, a Biblioteca Pública do Brooklyn está trabalhando em um ótimo exemplo de blockchain de IoT.

Na realidade, eles estão oferecendo uma excelente estação de carregamento de celulares inteligentes apoiada por projetos de blockchain da IoT. O que essa tecnologia fará é oferecer total segurança e comodidade para os usuários sem se preocupar com o seu dispositivo ser hackeado.

No entanto, esses usuários teriam uma conexão direta com seus cartões de biblioteca e a usariam para obter um passe na biblioteca.

Mas como o serviço é totalmente gratuito, talvez você precise assistir a um vídeo de 15 a 30 segundos ou até mesmo preencher uma pesquisa geral da Biblioteca do Brooklyn.

Isso ajudará a biblioteca a oferecer melhores serviços e a analisar as cobranças que você gostaria de fazer.

 

  • O diamante virgem

Bem, outro grande exemplo de blockchain da IoT seria a empresa chamada Virgin Diamond. Aqui, a empresa está oferecendo uma proveniência total dos diamantes vindos diretamente da mina. Então, de certa forma, você receberá uma joia com diamantes perfeitamente não utilizada.

De acordo com a empresa da indústria de diamantes, o comprador acha que cada diamante que está comprando é realmente novo. No entanto, na verdade, não é esse o caso. Muitos diamantes são reciclados, e não há como saber se alguém usou esse diamante no passado ou não.

Mas com a ajuda de projetos de blockchain de IoT, eles podem oferecer a seus clientes a divulgação completa de sua autenticidade e proprietários anteriores.

Na realidade, pode ser uma ótima notícia para os clientes que desejam presentear ou colocar as mãos em novos diamantes.

 

  • Universidade de Nevada, Reno

A Universidade de Nevada, Reno, está colaborando com a Filament para a criação de uma tecnologia baseada em blockchain e IoT. Na realidade, a tecnologia é projetada para criar infraestruturas rodoviárias e novos padrões para veículos autônomos.

A partir de agora, o hype para veículos autônomos está crescendo exponencialmente. No entanto, preparar o conceito não é um trabalho fácil. Além disso, não se trata apenas do cartão, mas se o sistema dentro dele é confiável.

Bem, ele precisa ser totalmente capaz de detectar qualquer objeto na estrada e agir de acordo. Sem mencionar que ele precisa ter opções de segurança e privacidade adequadas. Você definitivamente não quer que seu carro inteligente seja sequestrado.

Assim, a universidade está colaborando para criar um ambiente sustentável em blockchain e IoT para se certificar de que a rede é a prova completa.

Na realidade, a IoT detectará e retransmitirá as informações e o blockchain irá armazená-las no livro-razão imutável. No entanto, também precisaríamos de IAs na mistura, para tomar as decisões adaptativas com clareza.

 

  • Kouvola Innovation

A Kouvola Innovation está usando uma solução blockchain e IoT para impulsionar o setor de logística. Bem, o setor de logística precisa urgentemente de uma mudança. Além disso, devido à falta de gerenciamento e rastreamento adequados, muitas dificuldades logísticas estão pagando o preço com receita.

No entanto, com a ajuda da tecnologia blockchain e IoT, eles podem obter uma plataforma segura para gerenciar o tráfego de dados operacionais.

Na realidade, a solução não se limita apenas à empresa, mas todos estão abertos para aderir e usufruir dos benefícios.

No momento, o projeto parece ter Kouvola Innovation e mais cinco partes no mix. Eles estão –

  • Região de Örebro County, Suécia
  • Valga County Development Agency, Estônia
  • Universidade de Tecnologia de Tallinn, Estônia
  • Sensei LCC, Estônia
  • Instituto de Transporte e Telecomunicação, Letônia

Todas essas empresas têm grandes expectativas de inovações de blockchain e IoT e estão testando o projeto para aperfeiçoá-lo ainda mais.

 

  • Apical

Você consegue imaginar um exemplo de blockchain da IoT para a indústria de óleo de palma? Bem, a indústria do óleo de palma lida muito com questões de sustentabilidade e rastreabilidade. Assim, fica muito difícil provar se o óleo de palma é autêntico ou não..

No entanto, com a nova colaboração da Apical e de outros grandes nomes da indústria do óleo de palma, os problemas podem chegar ao fim. Com a recém-formada aliança de garantia de sustentabilidade e inovação, a indústria pode mudar definitivamente.

No momento, eles estão recebendo suporte tecnológico da SAP. Na verdade, a plataforma baseada em Blockchain e IoT seria capaz de rastrear a produção de óleo de palma e oferecer segurança nos dados armazenados.

Como resultado, os produtos falsificados à base de óleo de palma reduziriam drasticamente. Ainda não conhecemos quaisquer outros recursos desta plataforma, mas ainda está nas fases iniciais.

Provavelmente vai demorar um pouco mais para se tornar uma tecnologia mais madura.

 

  • Aquai

A Aquai está trabalhando com a NetObjex para oferecer um sistema de água inteligente aos seus consumidores. No momento, eles estão trabalhando em projetos de blockchain de IoT que podem ajudá-los a fabricar, desenvolver e até mesmo distribuir sistemas de água.

Além disso, também os ajudará a identificar qualquer tipo de dano catastrófico e vazamento de recursos hídricos. No mundo em rápida mudança, com muitas indústrias que produzem lixo tóxico, a água limpa está lentamente se tornando muito escassa.

Além disso, prevenir esses problemas seria uma ótima solução para propriedades comerciais e residenciais.

O que a solução Blockchain e IoT fará é usar seus sensores para detectar qualquer tipo de contaminação ou vazamento no sistema de purificação. Mas com a ajuda do blockchain, eles podem proteger essas informações e até mesmo apontar a localização exata da contaminação.

Pode isto se tornar melhor?

É uma inovação e esperamos ver mais soluções de água potável como esta.

 

Leia sobre como o Blockchain pode transformar a indústria de seguros agora!

 

Capítulo 7: EndNote – Qual é o futuro da IoT e Blockchain?

Blockchain e IoT estão mudando o mundo enquanto falamos. Eles não estão apenas dominando a paisagem industrial, mas também nosso dia a dia como o conhecemos. Na realidade, a IoT e o blockchain dependem exclusivamente da conectividade do mundo.

Na verdade, tanto a IoT quanto o blockchain parecem ter muito em comum. Ambas as tecnologias são exageradas com muito pouco conhecimento do que fazem.

Sem mencionar a enorme quantidade de dados com os quais a tecnologia pode lidar. Portanto, é crucial que as empresas continuem explorando a IoT e o blockchain para a melhoria do futuro.

Embora a IoT tenha tido alguns contratempos importantes, mas com a IoT e a rede blockchain, esses contratempos terão passado.

Por meio de nosso guia, falamos sobre como o blockchain é ótimo para a IoT. Mas a verdade é que a IoT também é um excelente ajuste para blockchain. Para obter todo o blockchain de informações do mundo real e usar dispositivos IoT facilmente.

No final, só podemos assumir o melhor do blockchain e da IoT. No entanto, teríamos que ver se eles podem corresponder às expectativas ou não.