Blockchain para cadeia de suprimentos: The Game Changer
Por que precisamos do blockchain para a cadeia de abastecimento? Bem, vivemos em um mundo onde a revolução industrial mantém nossas vidas diárias sob controle. A cadeia de suprimentos é uma parte importante de nossa indústria de produtos. Sem o uso da cadeia de abastecimento, não haverá economia regulada, mas um ambiente caótico.
No entanto, devido às muitas lutas, a indústria da cadeia de suprimentos não está oferecendo todo o seu potencial. Sem mencionar que muitos jogadores ruins estão prejudicando-os tanto interna quanto externamente.
Mas como uma empresa lida com todas as ineficiências de sua cadeia de suprimentos? Com o blockchain sendo a tecnologia líder, pode ajudar aqui também. É por isso que hoje vamos cobrir o blockchain para a cadeia de suprimentos apenas para ajudá-lo a descobrir como isso pode realmente revolucionar sua cadeia de suprimentos.
Então, vamos começar!
Índice
Capítulo 1: O que é uma cadeia de suprimentos?
Uma cadeia de abastecimento é uma cadeia de rede de fornecedores para o fabricante e distribuição de qualquer produto específico entre o comprador final. Esta cadeia geral de uma rede inclui várias atividades, informações, pessoas e recursos.
Além disso, a cadeia de suprimentos também representa todas as etapas que uma empresa realiza para oferecer um serviço ou produto ao usuário final.
Outro fato interessante é que as empresas desenvolvem a cadeia de suprimentos para que possam reduzir seus custos e ser competitivas ao mesmo tempo.
Com a cadeia de suprimentos, vem o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ambos os termos podem parecer bastante semelhantes, mas eles têm suas diferenças.
Normalmente, as etapas da cadeia de suprimentos incluem, na verdade, transformar e mover matérias-primas para produzir produtos acabados, transportá-los e distribuí-los ao cliente. Existem muitas entidades na cadeia de abastecimento, como produtores, fornecedores, empresas de transporte e muito mais.
Além disso, os elementos da cadeia de abastecimento incluirão todos os tipos de funções, como receber o formulário de pedido do cliente. E assim, a funcionalidade se amplia para marketing, desenvolvimento, operações, atendimento ao cliente e muito mais.
Como dissemos, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma parte muito importante de todo o processo. Sem o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a linha de produção de uma empresa não funcionará corretamente e aumentaria ainda mais o custo.
Na verdade, em cada rede, há alguém para atuar como gerente. Mas se nos livrarmos de apenas um elo, toda a cadeia entrará em colapso. Entraremos nessa parte em breve. Mas primeiro, vamos ver como isso realmente funciona.
Como funciona a cadeia de suprimentos?
Tudo começa com a terceirização de fornecedores. Para uma empresa oferecer um serviço tirando tudo do esboço é bastante rebuscado. Então, o que eles fazem é obter matérias-primas de diferentes fornecedores, como para uma produção de alimentos, você precisaria de produtos crus.
Assim que adquirirem os fornecedores, eles farão o pedido, e o fornecedor fornecerá a quantidade e a qualidade necessárias dos materiais. Em seguida, os materiais são todos levados para a fábrica e montados na linha de produção para a confecção do produto final.
Além disso, as empresas testam a qualidade antes de armazená-los nos depósitos. Depois de armazenados, são transportados em vários centros de distribuição. Esses centros de distribuição funcionam como uma estação intermediária entre o fabricante e as lojas de varejo.
Em seguida, os produtos são transportados novamente para os respectivos navios varejistas de acordo com a demanda. No final, o usuário final pode comprá-lo diretamente na loja ou encomendá-lo com antecedência. Tudo parece uma linha suave, mas qualquer elemento desta cadeia falha, então todo o sistema entrará em colapso.
Cinco participantes em cada cadeia de abastecimento
Todas as cadeias de suprimentos são diferentes e pode haver várias maneiras de uma empresa entregar para fazer e entregar os produtos. No entanto, estaremos falando sobre os cinco participantes que vemos em cada tipo de cadeia de suprimentos. Esses são –
-
Fornecedor
Fornecedores são as organizações que fornecem as matérias-primas ou componentes necessários para um produto. Por exemplo, digamos que uma empresa de telefonia móvel deseja produzir telefones celulares. Para isso, eles precisariam de muitos pequenos componentes, como chipsets, materiais para fazer o invólucro, lente, bateria, etc..
Em muitos casos, a empresa não pode produzir todos os itens do zero; mesmo que o fizessem, precisariam de acesso a materiais naturais como ouro, gás, metais, etc. Outras empresas que lidam com esses elementos oferecerão seus serviços, e a empresa de manufatura poderá obter todas as matérias-primas para formá-los.
É aqui que os fornecedores entram em jogo.
-
Produtores
No caso da cadeia de suprimentos, os fabricantes ou produtores são as organizações que fazem o produto. Inclui todas as empresas que oferecem produtos acabados. Normalmente, os produtos recolhem todas as matérias-primas dos fornecedores e, em seguida, fazem o produto acabado.
Portanto, eles precisariam gerenciar todos os fornecedores e linha de produção para reduzir seus custos. Alguns produtores até coletam suas próprias matérias-primas em vez de adquiri-las de fornecedores.
No entanto, nem todos os componentes são desenvolvidos internamente devido ao alto custo e processo demorado.
-
Distribuidores
Os distribuidores são um jogador importante quando se trata da cadeia de suprimentos. Essas empresas pegam a maior parte dos produtos para formar os produtores e, em seguida, entregam os pacotes aos respectivos varejistas. Na realidade, você pode conhecê-los como atacadistas. Além disso, eles vendem para outras organizações também. Além disso, você os encontraria vendendo em uma quantidade maior do que qualquer consumidor individual compraria.
Além disso, os distribuidores funcionam como um amortecedor para os produtores, pois os protegem das flutuações do mercado. Mas como eles fazem isso? Bem, eles armazenam uma boa quantidade de estoque em seus estoques e, se a demanda aumentar, eles começam a vender esse estoque.
Assim, o produtor não sentirá a pressão de fazer mais em um curto espaço de tempo. Além disso, em caso de diminuição da demanda, eles podem simplesmente continuar estocando dos produtores. Assim, os produtores não terão que diminuir sua produção. De certa forma, os distribuidores mantêm a cadeia de abastecimento fluindo em um ritmo constante.
Assim, você veria distribuidores até mesmo para analisar o comportamento do consumidor e comercializar o produto. Além de promover ou vender, eles também precisariam manter o estoque, transporte de produtos e serviços pós-venda.
Eles podem ou não assumir a propriedade total do produto. Portanto, eles podem simplesmente trabalhar como intermediários entre o cliente e o produtor. No caso de aumento da gama de produtos, o distribuidor combina clientes específicos com seus respectivos produtos.
-
Revendedores
Os varejistas também estocam os produtos e vendem apenas uma pequena quantidade ao consumidor em geral. Não apenas isso, mas também rastreiam as demandas e preferências do cliente para o qual vendem. Além disso, eles atrairão clientes por meio de publicidade e, muitas vezes, usarão uma combinação de conveniência, serviços, seleção de produtos e preço como fator de atração.
Além disso, os varejistas de descontos atraem clientes com sua ampla gama de produtos e faixa de preços. Da mesma forma, os restaurantes de fast food usam preços baixos e convencem como o atrativo. O marketing envolve a análise de um grupo específico de pessoas ou a segmentação de apenas um único grupo para um melhor resultado.
-
Clientes
Consumidores ou clientes são um grupo de pessoas que compra ou usa qualquer produto. Aqui, os clientes nem sempre se referem ao público em geral. As grandes organizações também são clientes quando se trata da cadeia de suprimentos. Quando os produtores compram matérias-primas de fornecedores, eles são os clientes. O mesmo vale para centros de distribuição ou varejistas. Então, em cada etapa, há um vendedor e um comprador.
Componentes de uma cadeia de suprimentos típica
Para entender melhor todo o conceito da cadeia de suprimentos, agora falaremos sobre os principais componentes da cadeia de suprimentos. Portanto, usaremos uma cadeia de suprimentos hipotética como exemplo. Na realidade, uma cadeia de suprimentos não é unidirecional; Ele pode ir nos dois sentidos.
Normalmente, quando um cliente não gosta de um produto, ele pode pedir um reembolso ou devolver o produto. Então, nesse caso, a cadeia de abastecimento se moverá na direção oposta.
Normalmente, existem oito componentes na cadeia de abastecimento. Eles estão –
-
Recursos naturais
Na produção de qualquer produto, pode haver necessidade de recursos naturais como água, gás, eletricidade, etc. Por exemplo, se o seu produto precisa de uma quantidade significativa de água, então você precisará de alguém que a levará para você . Fazer qualquer produto agora requer um grande número de recursos naturais.
-
Matéria prima
Estas são as matérias-primas necessárias para a produção de um determinado material, como liga, aço, produtos agrícolas, etc..
-
Componentes
Então, agora, você tem seus recursos naturais e matérias-primas. Agora você precisaria encontrar as necessidades básicas para produzir as mercadorias. Por exemplo, no caso de um laptop, os componentes do seu produto serão discos rígidos, placa-mãe, bateria, etc..
-
Produtos finalizados
Agora é hora de você reunir todos esses recursos, materiais e componentes e criar os produtos acabados. Então, no caso do exemplo do laptop, você vai trazer a placa-mãe, bateria, gabinete, etc. juntos para fazer o laptop.
Além disso, pode ser necessário fazer alterações nas matérias-primas para transformá-las em um componente.
-
Comércio eletrônico e varejo
O produto está pronto e agora é hora de enviar para outras lojas ou listá-los nas lojas online. Na verdade, essas são as lojas que vão vender os produtos acabados.
-
Reciclagem e Devoluções
Na realidade, uma cadeia de suprimentos de boa qualidade não flui em uma direção. As empresas devem sempre oferecer uma opção para o cliente devolver o produto se não ficar satisfeito com ele. Nesse caso, existem produtos devolvidos. Alguns deles podem ser reciclados ou reutilizados. Em qualquer caso, o cliente receberá um reembolso por esse produto.
-
Distribuição
A distribuição é uma das categorias que ocorrem várias vezes em uma cadeia de suprimentos. Se você observar com atenção, verá que há distribuições em vários níveis da cadeia de abastecimento. Por exemplo, nem toda empresa está em contato direto com o usuário geral.
Uma empresa fornecedora não se comunicará diretamente com o usuário geral, mas entrará em contato com os produtores. Além disso, isso torna o produtor um usuário final. Então, o fornecedor distribui os materiais para os produtores.
Da mesma forma que o produtor distribui para o centro de distribuição e assim por diante. Assim, em cada interação fornecedor-cliente, haverá algum tipo de distribuição, seja em grande quantidade ou pequena.
-
Transporte e armazenamento
É outro componente que ocorre em vários níveis da cadeia de abastecimento. Em cada etapa, você precisaria de transporte. E, devido à globalização, agora as empresas precisam de serviços de transporte mais do que nunca.
Além disso, o processo de armazenamento também ocorre em todas as etapas. Pense no fornecedor, por exemplo. A organização coleta todos os materiais e os armazena para transporte. Se eles não os armazenassem adequadamente, a qualidade seria arruinada. Além disso, o mesmo vale para produtores, distribuidores e varejistas. A única fase que não precisa de armazenamento é o consumidor geral.
Então, esse era o componente hipotético da cadeia de suprimentos. Agora que você sabe tudo sobre isso, temos certeza de que está pronto para avançar para o próximo capítulo. No próximo capítulo, falaremos sobre a entidade que cuida de todo o processo desses componentes. Portanto, eles são semelhantes a uma entidade governante.
Capítulo 2: O que é gerenciamento da cadeia de suprimentos?
Agora é hora de nos aprofundarmos um pouco mais na cadeia de suprimentos. Com a cadeia de suprimentos, vem a gestão da cadeia de suprimentos.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é o processo de gerenciamento de um fluxo de produção dentro da rede da cadeia de suprimentos. Aqui, uma empresa vai gerenciar tudo, desde os componentes brutos até o fornecimento do produto final.
Existem basicamente seis fases principais em cada sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Vamos ver o que são.
Fases de uma gestão tradicional da cadeia de suprimentos
-
Planejamento
Nesta fase, o gerente irá planejar a linha de produção para estar alinhada com as demandas do cliente e oferecer a máxima produção com o mínimo de erros. Além disso, quando a cadeia de suprimentos for estabelecida, o gerente determinará as métricas adequadas para uma cadeia perfeita. Normalmente, isso dependeria do objetivo da empresa.
-
Abastecimento
Em seguida, é escolher os melhores fornecedores que possam fornecer a qualidade e a quantidade de produtos de que a empresa precisa. Além disso, o gestor estabelecerá um processo de monitoramento do recebimento desses suprimentos. Sourcing também se refere a manter um bom relacionamento com os fornecedores.
-
Fazer
A fabricação dos produtos, os testes de qualidade, a embalagem está nessa fase. Assim, o gerente irá organizar todas as atividades de produção do produto e depois agendá-las para a entrega.
-
Entregando
Receber pedidos de clientes, programar entregas, faturar e receber pagamentos está nesta fase. Além disso, tudo precisa ser coordenado para diminuir os erros humanos.
-
Retornando
Gerenciando todos os defeitos e mercadorias indesejadas e garantindo seu retorno à fábrica.
-
Possibilitando
O gerente se certificará de que tudo está dentro do regulamento. Isso inclui principalmente design de produto, recursos humanos, finanças, vendas e garantia de qualidade.
Capítulo 3: Questões-chave na cadeia de suprimentos
Existem alguns problemas importantes quando se trata da cadeia de abastecimento. Claro que parece tudo simples e de fácil manutenção. Na realidade, a cadeia de abastecimento está lidando com muitos problemas, o que está custando às empresas sua parte justa das receitas.
Vamos ver quais são esses problemas, vamos?
-
Globalização
Sim, globalização. Mesmo que a globalização reuniu a economia mundial, ela ainda processa uma grande ameaça a gestão da cadeia de abastecimento. Na realidade, a globalização está levando muitas empresas a terceirizar suas operações de outros países.
Em primeiro lugar, para reduzir todos os custos em toda a cadeia de abastecimento, muitas empresas estão mudando seu terreno de operação em países onde o custo da mão de obra é mais barato. Além disso, esses países ajudam, pois oferecem impostos mais baixos e menor custo de transporte. Portanto, para muitos países, a terceirização não significa realmente apenas um país; pode envolver várias vezes.
No entanto, a terceirização não apenas estende o nível de produção, mas também aumenta o sistema de compras das empresas. Além disso, ter suprimentos espalhados pelo mundo complica esse processo.
E assim, agora as empresas precisam lidar com colaborações e coordenação com várias partes além da fronteira. Isso é principalmente para logística, armazenamento e fabricação. Além disso, eles também devem fornecer aos clientes os produtos com entrega rápida, embora todo o sistema seja bastante complexo.
No final, as empresas também precisam manter a visibilidade em todas as fases para que cada etapa de sua linha de produção permaneça o mais eficiente possível.
Em segundo lugar, conforme as empresas expandem suas vendas no mercado global, elas precisam localizar seus produtos para atrair melhor os clientes. Além disso, este processo requer um nível significativo de mudança no sistema e adaptação a diferentes preferências e culturas.
Portanto, os riscos inerentes de perda de visibilidade, controle e gerenciamento adequado são iminentes. Além disso, isso acontece apenas quando os aplicativos não estão integrados. Portanto, isso exigirá diversos sistemas de gerenciamento de dados em outro local.
Um exemplo
Muitos fabricantes na Ásia estão usando e-mail ou fax para se comunicar com seus parceiros comerciais. Por outro lado, fornecedores na Europa e América do Norte já usam EDI há muitos anos. No entanto, como a tecnologia está amadurecendo, os mercados podem ignorar os EDIs totalmente e se concentrar em mais abordagens de driver de API para comunicação. É semelhante a pular linhas fixas quando os telefones celulares começaram a surgir.
Então, para ficar à frente do jogo, você teria que saber se pode enfrentar esses desafios de uma maneira fácil ou não. Infelizmente, não há outra maneira de ficar à frente do jogo.
-
Mudanças rápidas no mercado
O comportamento do consumidor depende de muitos fatores, como aspectos pessoais, sociais, culturais e psicológicos. Além disso, essas coisas são sempre afetadas pela revolução tecnológica e pela globalização.
A mídia social está fazendo com que os consumidores cumpram as novas invenções. Por outro lado, também pressiona as empresas a apresentar produtos relevantes e mantê-los interessantes e divertidos. Então, o marketing de mídia social não é tão bom quanto parece, porque agora há mais concorrência do que nunca.
Assim como a globalização, as mudanças rápidas no mercado também estão causando muitos problemas na cadeia de abastecimento.
Em primeiro lugar, agora os produtos vêm com vida útil mais curta, pois a demanda do mercado está sempre mudando. Além disso, isso faz com que as empresas fiquem em apuros, onde teriam que projetar ou desenvolver novos produtos de vez em quando.
No entanto, eles também precisam se certificar de que o custo geral de fabricação permaneça baixo, porque ninguém pode prever por quanto tempo esse produto estará em demanda.
Na realidade, isso geralmente requer uma opção de cadeia de suprimentos flexível, o que é bastante difícil. Além disso, a cadeia de suprimentos sempre precisa estar pronta para o desenvolvimento de novos produtos. E isso consome muito tempo e recursos de gerenciamento.
-
Recursos e previsões
Em segundo lugar, as empresas não precisam apenas oferecer novos produtos, mas também adicionar recursos aos já existentes. Para fazer isso, eles precisam acomodar a linha de produção mais recente na cadeia de abastecimento. Além disso, faz com que mais recursos apareçam com um projeto de cadeia de suprimentos de baixo custo.
Finalmente, com os mercados mudando tão rapidamente, agora as empresas também precisam prever as demandas de seus produtos. Obviamente, fazer previsões no mercado em mudança é bastante difícil. No entanto, se eles não forem precisos, eles podem enfrentar uma redução em suas receitas.
E assim, a cadeia de abastecimento tem que ser ágil para responder bem em caso de quedas e picos na demanda.
Antes que as empresas possam prever as demandas, elas precisam ter acesso a todos os dados disponíveis dos consumidores e de sua cadeia de suprimentos. Por exemplo, se seus tempos reais forem menores do que seus prazos de entrega, eles precisam ter mais estoque para gerenciar o estoque em excesso. Em última análise, aumentaria o custo e afetaria outros níveis também.
É por isso que os varejistas também precisam harmonizar os dados de maneira adequada para garantir que possam oferecer o melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos possível.
-
Conformidade e Qualidade
Além de mudar o comportamento do consumidor, a mídia social também se concentra mais em produtos de alta qualidade. Portanto, agora os consumidores esperam uma qualidade excepcional na faixa de preços mais baixa. De acordo com uma pesquisa recente, os consumidores lêem avaliações, feedbacks e comentários antes de comprar qualquer produto ou serviço. Além disso, isso também resulta em aumentos na atividade da plataforma de mídia social.
Além disso, não apenas aumentou as expectativas, mas também aumentou os danos de recall das empresas da cadeia de suprimentos. Assim, agora, todas as empresas estão sob pressão para criar produtos consistentes e de alta qualidade.
Sim, eles certamente podem fazer isso, se verificarem a qualidade em todos os níveis da cadeia de abastecimento, como compras, produção, embalagem, transporte e manuseio de produtos. No entanto, quando se trata de milhares de produtos todos os dias, mantê-lo se torna uma tarefa difícil.
Além da qualidade do produto, há outro problema chamado de conformidade. Todas as empresas devem se certificar de que atendem às regulamentações internacionais e locais para embalagem, fabricação, transporte e manuseio do produto.
Além disso, isso aumenta sua carga geral de trabalho, onde eles precisam preparar materiais de conformidade, como licenças, permissões e certificação. Portanto, pode se tornar bastante opressor para muitas empresas e complicar o projeto da cadeia de abastecimento.
Diferentes tecnologias emergentes, como IoT, blockchain ou smart packaging, podem ajudar a mudar as formas complicadas. Mas as empresas precisam mantê-los com cuidado ou saber como manuseá-los com cuidado. Além disso, como seus 20 anos de canal de rede não são adequados para a utilização de big data e microsserviços, eles teriam que lidar com isso com cuidado.
-
Falta de Transparência
Lembra-se de como demos um exemplo de fabricação de laptops anteriormente? A maioria desses ingredientes vem basicamente de mercados asiáticos. Como você é o consumidor, você não sabe realmente o verdadeiro valor de cada um desses componentes, não é?
No entanto, a falta de transparência é totalmente outra questão da cadeia de abastecimento. Se você encontrar uma peça defeituosa em seu produto, torna-se totalmente impossível identificar de fato a origem da peça defeituosa ou qual entidade foi responsável por ela.
Quer saber, vamos ver um exemplo para ver como isso realmente pode ser perigoso e quão agudo esse perigo é.
Um exemplo
Em 2006, houve um grande problema nos EUA. Um surto de E-Coli começou a se espalhar e o culpado foi o espinafre. Além disso, afetou 199 pessoas e, entre elas, 22 crianças menores de 5 anos. Além disso, 31 dessas pessoas desenvolveram algum tipo de problema renal e 3 delas morreram..
E tudo aconteceu só por causa do espinafre. Portanto, como resultado, toda a indústria de alimentos entrou no caos. Além disso, eles começaram a procurar a fonte do espinafre infectado para impedir que se espalhe mais.
Então, as pessoas começaram a parar completamente o espinafre. No final, o FDA levou para encontrar a fonte um total de 2 semanas consecutivas e, durante essas duas semanas, toda a indústria permaneceu bloqueada. Você pode imaginar a perda ou má gestão que isso causou?
Sem falar que a fonte veio de apenas um fornecedor e um lote. Além disso, para aquele lote único, todo o sistema parou. Além disso, durante esse tempo, muitos agricultores ficaram sem um tostão por causa do bloqueio.
É por isso que o sistema precisa urgentemente de total transparência. Portanto, é fácil descobrir a origem do problema antes que todo o resto seja afetado.
Um mecanismo de rastreamento adequado ajudaria muito na cadeia de abastecimento.
-
Corrupção
O problema em administrar uma cadeia de suprimentos adequadamente é que você precisaria confiar em cada pessoa para fazer seu trabalho de acordo. Além disso, você também precisa se certificar de que todos estão tratando os protocolos da cadeia de suprimentos da maneira certa e que ninguém está agindo mal.
No entanto, é normal presumir que nem todas as pessoas serão confiáveis em uma cadeia de suprimentos. Na maioria dos casos, os humanos são propensos à corrupção e, portanto, agora você também terá que lidar com problemas internos.
Existem muitos casos de corrupção que podem prejudicar o sistema geral da cadeia de suprimentos. Vamos ver o que eles são –
Possíveis cenários de corrupção
Alguém dentro da cadeia de suprimentos pode preferir certos fornecedores sem ver outras aplicações. Além disso, eles também podem insistir para que o fornecedor diga que eles podem atender às especificações. No entanto, esse pode não ser o caso.
Imagine que você precisa ampliar suas linhas de produtos e, para isso, precisa adquirir alguns componentes. Pode haver uma situação em que apenas um fornecedor oferece esses componentes; no entanto, ele pode ser uma pessoa sombria, para começar.
Os relacionamentos pessoais também podem afetar o processo de tomada de decisão de uma cadeia de suprimentos. No caso de aquisição, podem ser favoráveis às partes com as quais mantêm uma relação pessoal.
Às vezes, o fornecedor pode enganá-lo com base em suas demandas. Talvez você precise de um componente que só eles podem fornecer, nesse caso, podem exigir mais do que o preço atual.
Em muitos casos, o suborno afeta a qualidade de seus produtos. Além disso, um mau fornecedor pode subornar um dos oficiais de compras e chegar a um acordo com ele.
Em muitos casos, as verificações de qualidade do produto final podem ser forjadas para parecer que são de alta qualidade, ao passo que, na vida real, não são. Além disso, ocorre principalmente quando os funcionários não cumprem com a qualidade exigida dentro do prazo.
Outro grande problema pode ser quando os funcionários ou oficiais começam a roubar o estoque ou trocar produtos com falsificado sem nenhuma maneira de rastreá-lo. Na realidade, este cenário pode facilmente ocupar um pedaço da sua reputação.
Resumindo, há muitos componentes e pessoais em sua cadeia de suprimentos e você não pode controlá-los sozinho. É aqui que o blockchain para a cadeia de suprimentos pode ajudar. Mas vamos falar sobre isso em breve.
-
Altos custos
Aí vêm os problemas de alto custo que todas as empresas enfrentam ao longo de seu ciclo de cadeia de suprimentos. Basicamente, existem quatro tipos de custos na cadeia de abastecimento –
- Custos de Qualidade
- Custos de Estoque
- Custos de transporte
- Custos de Aquisição
Custos de Qualidade
Cada produto que você vende precisa ter um certo nível de qualidade. Qualquer coisa menos do que isso causaria mais problemas ao longo do caminho. Portanto, para ter certeza de que todos os seus produtos estão no ponto, você precisa contratar especialistas em controle de qualidade e verificadores. Obviamente, isso significaria mais recursos humanos e mais custos.
Além disso, qualquer produto que esteja abaixo do seu nível de qualidade seria descartado. Então, isso tiraria parte do dinheiro também.
Custos de Estoque
Os estoques são uma das partes cruciais de uma cadeia de suprimentos porque você armazenará todos os seus produtos lá. Portanto, como uma empresa de ponta, você precisaria de um grande espaço de armazenamento junto com o ambiente para preservar melhor também a qualidade dos produtos. Além disso, custaria muito mais.
No entanto, é aqui que a situação fica um pouco difícil. Em muitos casos, as empresas fazem empréstimos para pagar os custos do estoque. Portanto, eles não só têm que pagar o empréstimo, mas agora também têm que devolver os juros agregados.
Além disso, ter um estoque sem a segurança adequada seria impraticável. Portanto, você precisaria de pessoais de segurança adicionais para cuidar também do gerenciamento de estoque. Além disso, muitas empresas também lidam com produtos roubados, danificados, obsoletos ou expirados.
Custos de transporte
Como você já sabe, há muitos pontos de transporte no sistema da cadeia de abastecimento. Além disso, em cada etapa, algum tipo de transporte é necessário. Então, isso adiciona mais custos de transporte. Por outro lado, se você terceirizar seus componentes de outros países, o transporte desses países pode consumir uma grande parte do seu cheque.
Na realidade, soluções baratas não são suficientes porque vão acabar demorando mais tempo e isso pode atrasar o processo da cadeia de abastecimento.
Custos de Aquisição
Outra opção de custo óbvia são os custos de aquisição. Aqui, você está adquirindo todos os seus componentes de outra empresa em troca de dinheiro. Com base em suas demandas e componentes, o custo pode variar.
Além disso, se seu componente for muito raro ou apenas alguns fornecedores puderem oferecê-lo, os custos aumentariam muito mais do que o valor de mercado. Além disso, se você for uma grande empresa, você não pode ir pessoalmente ao fornecedor e comprar seus materiais.
No final, você estará contratando executivos que cuidarão disso para você. Portanto, você não apenas gastará dinheiro na aquisição, mas também pagará salários e bônus ao seu oficial. Além disso, você também precisa treiná-los adequadamente antes que eles possam lidar com o campo bem o suficiente.
-
Relativamente lento
O sistema de gestão da cadeia de suprimentos de moeda é bastante pobre e sujeito a problemas. Sem falar que é excessivamente lento devido à falta de habilidades de gestão adequadas. Além disso, processos de autenticação pesados, gerenciamento de logística inadequado, negócios em fusos horários diferentes também tornam todo o processo bastante regressivo.
Além disso, o uso de métodos de pagamento de terceiros leva de 3 a 5 dias úteis para ser finalizado e, nesse tempo, seus materiais e componentes permanecem presos e sua linha de produção atrasa.
-
Fraco atendimento ao cliente
A cadeia de abastecimento não significa apenas fazer o produto e distribuí-lo aos varejistas. Também significa uma gestão adequada do cliente. Na realidade, os clientes desempenham um papel vital na cadeia, pois cada produto é o resultado de suas demandas.
Portanto, se uma empresa não consegue satisfazer seu cliente, a reputação da empresa pode estar em jogo. Por exemplo, um cliente obteve um produto de baixa qualidade de uma marca confiável. Assim, o cliente entrou em contato com o suporte ao cliente para obter um valor melhor pelo preço. Nesse caso, se o suporte ao cliente não puder oferecer os serviços adequados em conformidade, certamente a empresa perderia o cliente.
Sim, pode parecer que não é algo para apenas um cliente, mas imagine quando existem centenas deles. Com a ajuda das redes sociais, a falta de profissionalismo daquela empresa iria desaparecer em pouco tempo. Além disso, isso resultaria na perda de milhares de clientes a longo prazo.
Portanto, para tornar as coisas mais eficientes, é necessário um melhor suporte ao cliente. No entanto, a atual cadeia de suprimentos não é capaz de oferecer esse recurso necessário de forma adequada.
Blockchain para o resgate
Até agora, aprendemos que as cadeias de abastecimento são uma das partes cruciais do seu negócio. Portanto, não há como contornar os problemas que a cadeia de abastecimento está enfrentando. Além disso, a cadeia de abastecimento atual está sujeita a erros e não é capaz de atender às demandas dos consumidores.
Então, como você consegue mais eficiência neste?
Bem, é aqui que o blockchain para a cadeia de abastecimento entra em jogo.
Cadeia de suprimentos e blockchain andam de mãos dadas, e nós vamos te dizer como. Mas, primeiro, se você tem uma vaga ideia sobre a tecnologia blockchain, então continue a ler e descubra mais sobre ela.
Um blockchain é um sistema de razão imutável distribuído e descentralizado. Aqui, o livro-razão assume a forma de um bloco de corrente, cada um interligado com o bloco anterior e o próximo para localizar a posição exata em que foi adicionado.
Sem mencionar que todas as informações sobre esses blocos são criptograficamente criptografadas e também com data e hora. Além disso, aqui nenhuma autoridade central participa na gestão de todo o processo, mas o grupo de usuários que o utiliza.
Então, você vê que a parte da corrupção da cadeia de abastecimento já se foi no blockchain para o esquema da cadeia de abastecimento.
No entanto, três propriedades principais do blockchain o tornam tão irresistível para a cadeia de suprimentos e a parceria do blockchain. Vamos ver o que eles são –
- Transparência
- Imutável
- Descentralização
Claro, existem outros recursos também, mas esses três recursos principais são super sólidos para a combinação de cadeia de suprimentos e blockchain. Portanto, agora você verá como o esquema de blockchain para a cadeia de abastecimento pode fazer a diferença.
-
Descentralização
Vamos começar com a descentralização. É o conceito central da tecnologia blockchain. Na realidade, o que significa é que qualquer tipo de informação no livro-razão não teria propriedade exclusiva, mas todos na rede farão parte dela.
O problema com a cadeia de suprimento de moeda é a falsificação de dados. Além disso, os oficiais de compras e os fornecedores nem sempre são 100% confiáveis e honestos. Além disso, eles falsificam os dados e não há como provar que os dados não são autênticos.
No entanto, com o blockchain para a cadeia de abastecimento, esse conceito de falsificação terá desaparecido há muito tempo.
Quando tudo na cadeia de abastecimento está visível para todos, ninguém seria capaz de possuir quaisquer dados. No entanto, você deve estar se perguntando que mesmo que eles não sejam os donos dos dados, isso pode impedi-los de alterá-los?
Bem, há outro blockchain para o recurso de cadeia de suprimentos para isso. Vamos ver o que é.
-
Imutabilidade
Bem, a imutabilidade no blockchain da cadeia de suprimentos geralmente significa que ninguém pode adulterá-la. Além disso, qualquer informação que você adicionar ao livro-razão não pode ser alterada.
Imagine quanto valor agregaria à cadeia de abastecimento. Na realidade, o blockchain para a cadeia de abastecimento funciona dessa forma, de modo que ninguém pode alterar qualquer um dos dados depois de inseri-los. No entanto, em caso de erros, o blockchain privado para a cadeia de abastecimento pode oferecer alteração.
Mas em todos os casos, a transação precisa ser verificada, e os usuários da rede terão o controle exclusivo disso. Mesmo que alguém tente alterar os dados hackeando, isso causaria um efeito de avalanche, que alertaria as autoridades imediatamente. Portanto, não há como qualquer força interna ou externa invadir o sistema.
É hora de passar para o último, mas mais importante, recurso do blockchain para o esquema da cadeia de abastecimento.
-
Transparência
Com a ajuda da transparência, a cadeia de suprimentos e o sistema de blockchain podem se destacar em seu melhor. Sim, os blockchains privados oferecem a privacidade de que você precisa; no entanto, também oferece transparência. Isso significa que as pessoas na rede serão responsáveis por suas ações.
Tudo o que acontece na rede é visível para todos ou seletivamente visível. Assim, as pessoas seriam capazes de ver o que outra pessoa está fazendo. No entanto, no caso de uma empresa, o sistema é um pouco diferente, pois dá mais poder aos indivíduos com autoridade superior. Devido à natureza das empresas empresariais, torná-lo um canal público seria muito mais difícil de lidar.
Assim, funcionaria como o sistema de rede interna com transparência dentro dos funcionários da empresa. E é assim que você cria uma cadeia de suprimentos sólida e uma dupla de blockchain.
Leia mais sobre a história da tecnologia Blockchain.
Capítulo 4: Os benefícios da descentralização do gerenciamento da cadeia de suprimentos
Se você implantar o blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, poderá melhorar a eficiência geral de várias maneiras. Na realidade, o gerenciamento da cadeia de suprimentos requer muita coordenação dentro do sistema de dados. Quando o sistema está lento, sem gerenciamento em locais diferentes e as receitas estão caindo, o blockchain na cadeia de abastecimento é um farol de esperança.
Você pode alterar facilmente as estruturas legadas com exemplos de cadeia de suprimentos de blockchain e desfrutar de compartilhamento de informações fácil e rápido. Além disso, você também será capaz de evitar falsificações e aumentar a satisfação geral do cliente.
Além disso, o blockchain para a cadeia de abastecimento existe para se livrar da burocracia desnecessária e ajuda a reduzir os recursos desnecessários de forma excelente. Então, é fácil apenas redesenhar a nova cadeia de suprimentos e esquema de blockchain sem quaisquer problemas.
De qualquer forma, agora vamos mergulhar nos benefícios do blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e ver quais benefícios ele oferece.
-
Sistema Ledger Transparente
Blockchain na cadeia de suprimentos ajuda a oferecer acesso mais transparente em todas as operações da cadeia de suprimentos. Além disso, toda vez que qualquer produto vai do ponto A ao ponto B, ele será registrado no razão. Então, em resumo, criaria uma trilha de onde veio o pré-corte do ponto A ao ponto B. Além disso, as empresas podem usar isso em caso de recall.
Por outro lado, usando esses clientes saberá exatamente onde o produto veio, e finalmente será uma plataforma transparente. Também ajudará a manter outras pessoas responsáveis por quaisquer erros que possam ter cometido no livro-razão.
-
Rastreamento em tempo real
Com a transparência, vem a opção de rastreamento em tempo real. Sim, com o blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos, você pode rastrear seus produtos em tempo real! Além disso, você também pode saber em que condição eles estão e apontar com exatidão sua localização enquanto estão em movimento.
Por exemplo, imagine que você pediu materiais do fornecedor quando o fornecedor anexa os chips RFID aos produtos, você saberá exatamente em que condição ou localização eles estão.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode então rastreá-lo de seu PC usando os exemplos da cadeia de suprimentos do blockchain. Além disso, com isso, eles podem estimar quanto tempo levaria para os materiais chegarem à fábrica.
Uma vez aqui, eles podem rastrear o processo de produção e verificar o ambiente do estoque sempre que quiserem. Então, eles não terão que sequer intervir pessoalmente para saber o que exatamente está acontecendo na linha de produção usando os exemplos da cadeia de suprimentos do blockchain.
-
Transações mais rápidas
Outro grande benefício do esquema de blockchain para a cadeia de suprimentos. Na realidade, há muita espera para obter o pagamento em diferentes níveis da cadeia de abastecimento. Mas com o blockchain para o esquema da cadeia de suprimentos, seria moleza.
Os exemplos da cadeia de suprimentos de blockchain têm o potencial de quebrar o recorde de transações da Visa a cada segundo, que é 10.547. A velocidade é um dos recursos lucrativos de todo sistema de pagamento e, com exemplos da cadeia de suprimentos de blockchain, você obtém tudo em um só lugar.
Na realidade, quanto mais rápido for o blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos, melhor será o processamento de todas as transações. Portanto, em suma, o blockchain na cadeia de abastecimento tem o maior potencial de escala do que o sistema Web 2.0 típico.
Outro grande fato sobre o blockchain é o gerenciamento da cadeia de suprimentos são as opções de micropagamento. Portanto, você não está apenas enviando grandes quantidades, mas também quantidades menores em meros segundos! Quão legal é isso?
-
Corrente sem confiança
Em seguida, vem o benefício sem confiança do blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Na realidade, a gestão da cadeia de abastecimento tem que confiar que o produto seria autêntico e entregaria dentro de um determinado prazo. No entanto, com o blockchain no sistema da cadeia de abastecimento, você pode ter certeza de que.
Portanto, não há necessidade de colocar sua confiança cega em nenhuma das partes. Além disso, em caso de pagamento, muitas empresas permanecem na incerteza absoluta de que poderão recebê-lo. No entanto, o blockchain no sistema da cadeia de suprimentos vem com integração de contrato inteligente. O contrato inteligente irá automatizar o processo de pagamento assim que a entrega for feita.
Portanto, as empresas podem simplesmente respirar de uma vez por todas as incertezas.
Este processo pode ser integrado em diferentes níveis da cadeia de abastecimento. Por exemplo, os fornecedores podem usá-lo para pagar aos fabricantes e os consumidores podem usá-lo para pagar ao fornecedor.
-
Certificação de Produto
A certificação do produto é uma obrigação quando se trata da cadeia de suprimentos. De que outra forma os fabricantes podem provar que o produto é autêntico e não é falsificado? É aqui que o blockchain para as etapas de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Os funcionários podem usar os exemplos da cadeia de suprimentos de blockchain para certificar todos os produtos em todos os setores. Além disso, pode ajudar saber se o produto foi substituído por falsificado ou não. Além disso, o consumidor pode facilmente verificar o blockchain na plataforma da cadeia de abastecimento e saber com certeza que o produto é autêntico.
Todos os anos, milhões de dinheiro são desperdiçados devido a atividades fraudulentas e produtos falsificados. No entanto, com o blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, finalmente acabaria.
-
Maior Segurança
A cadeia de suprimentos precisa ser o lugar seguro definitivo. Com a ajuda do blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, agora ele realmente pode ser ultra-seguro. Como o razão é imutável, ninguém pode alterar os dados. Além disso, seus protocolos de segurança multicamadas na cadeia de abastecimento e blockchain mantêm o hacker longe do sistema.
Como resultado, não há um único ponto de entrada. Se um hacker quiser atacar o blockchain no sistema da cadeia de suprimentos, ele precisará atacar a rede com vários dispositivos ao mesmo tempo, o que é totalmente impossível. Na realidade, isso consome mais recursos do que ele realmente vai ganhar, então não vale a pena.
-
Menor pegada de carbono
Com a fabricação de produtos, vêm as emissões de carbono adicionais. No entanto, com a ajuda do blockchain no sistema da cadeia de abastecimento, a necessidade de um retorno teria desaparecido. Quão? Bem, é porque com exemplos de cadeia de suprimentos de blockchain você pode controlar a qualidade com mais precisão.
Portanto, em cada estágio, você pode produzir resultados de alta qualidade de forma consistente. Assim, o processo de devolução ou reciclagem da cadeia de abastecimento reduzirá drasticamente. E não só aumentaria a receita, mas também eliminaria o processo extra de fabricação de produtos. Portanto, menos pegada de carbono.
Portanto, o blockchain para a cadeia de abastecimento não só garante mais receita, mas também garante uma linha de produção mais ecológica.
-
Custos Reduzidos
Por último, mas não menos importante, o custo reduzido oferece mais benefícios do que nunca. Na realidade, o principal objetivo de todo gerenciamento da cadeia de suprimentos é projetar uma linha de produção econômica, não importa como o mercado mude.
Mas com o blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos, seria finalmente possível. Além disso, não apenas reduzirá o custo em todos os níveis, mas também reduzirá os erros e aumentará a receita. Com a ajuda do blockchain para o esquema da cadeia de abastecimento, a necessidade de muitos intermediários se foi.
Então, o salário extra, as perdas por má gestão desapareceriam para sempre. Além disso, o processo de duplicação parece assumir o custo extra também. Com exemplos de cadeia de suprimentos de blockchain, há duplicação reduzida.
Com menos pessoas e um sistema mais rápido, reduzirá drasticamente muitos custos de forma eficaz.
Capítulo 5: Casos de Uso da Cadeia de Suprimentos Blockchain
-
Acordo de transação ponto a ponto
A transação ponto a ponto é um dos aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos. Qualquer empresa hoje está disposta a investir em um processo de transação mais rápido, significativo e contínuo. Além disso, ao longo da história, as empresas experimentaram uma queda nos custos quando usaram um processo de liquidação mais rápido.
Por outro lado, os pagamentos internacionais na cadeia de abastecimento drenam mais de US $ 1,6 trilhão a cada ano. Portanto, não se trata apenas de uma transação ponto a ponto, mas também de melhorar a receita. Com o blockchain para a cadeia de suprimentos no sistema, agora as empresas podem realmente aproveitar o benefício.
Além disso, não há terceiros envolvidos, o que o torna ainda mais seguro. Além disso, os pagamentos são automatizados com integração de contato inteligente, portanto, não há riscos adicionais também. O que mais você pode querer, certo?
-
Transparência de auditoria
A transparência da auditoria é outra das aplicações do blockchain na cadeia de abastecimento. Houve algumas grandes armadilhas na história devido a serviços de auditoria ruins. Além disso, sua marca pode estar em risco se você não conseguir manter os padrões da lei. Portanto, qualquer único erro na cadeia tem consequências ao longo do caminho.
De qualquer forma, essa situação é totalmente evitável se a empresa começar a usar o blockchain para casos de uso da cadeia de suprimentos. Eles não apenas obterão uma plataforma segura para processos de auditoria, mas também se livrarão de erros. Além disso, a plataforma pode fornecer uma visão totalmente transparente de quaisquer ineficiências que você pode facilmente evitar.
Em última análise, isso ajudaria os auditores a fazerem escolhas mais sábias e seguras em toda a cadeia.
-
Rastreamento de feedback do consumidor
Hoje em dia, com as mídias sociais em todos os lugares, os consumidores podem interagir com suas marcas favoritas de forma mais livre. Assim, muitos consumidores acham que as empresas theta devem oferecer produtos de uma forma que não os deixe se sentindo culpados de forma alguma.
Além disso, desejam que as empresas sejam mais comunicativas e sociais com seus clientes. Além disso, a maioria desses consumidores está mais interessada em gastar dinheiro em uma marca mais verde. É por isso que, em última análise, você precisará rastrear os feedbacks dos clientes de acordo e saber exatamente o que eles querem.
Se você não usar o conselho do cliente, eventualmente o cliente perderá o interesse ou se sentirá indesejado e deixará de comprar todos os produtos.
Com o blockchain para a cadeia de abastecimento, as empresas podem rastrear todos os feedbacks dos clientes e trabalhar nisso. Mais importante, eles podem utilizar os aplicativos blockchain na cadeia de suprimentos com mais informações sobre o processo.
-
Informações de custo precisas
As cadeias de suprimentos precisam lidar com muitos problemas de gerenciamento no que diz respeito a custos ou orçamentos. Assim, um único erro pode levar à perda de milhões de receitas. De acordo com um estudo, mais de 88% das empresas têm objetivo de redução de custos, mas apenas 17% podem realmente fazer isso.
Então, você vê que o gerenciamento de dados desconectado não está ajudando a indústria da cadeia de abastecimento de forma alguma. É por isso que blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos seria uma ótima opção para escolher aqui.
Com o blockchain, as empresas podem obter uma única fonte de informações para coletar todos os dados e usá-los para gerenciar suas informações contábeis. É por isso que é uma das aplicações blockchain na gestão da cadeia de abastecimento.
-
Melhores dados de envio
Não há dúvida de que o impacto de um sistema de entrega preciso possui um impacto direto no valor da marca. Além disso, um estudo mostrou que mais de 89% dos consumidores se preocupam com o processo de entrega e 83% se preocupam com o produto ser danificado durante a entrega.
Sem falar que os consumidores não voltam ao varejista uma vez que recebem uma entrega ruim. Portanto, não está apenas prejudicando o valor da marca, mas também para outros participantes, como distribuições e varejistas. No entanto, muitas marcas ainda não oferecem um sistema de entrega de alta qualidade, pois não há melhor comunicação durante o transporte.
Na realidade, para reduzir o problema, os aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos podem realmente ajudar. Com seus recursos de visualização em tempo real e sistema de rastreamento adequado, ele pode oferecer melhores dados de envio. Assim, as empresas podem se comunicar muito melhor e de forma eficiente e aumentar a satisfação do consumidor.
-
Evitando Violação de Conformidade
Os custos de conformidade em todas as cadeias de suprimentos são altos e, além disso, são extremamente difíceis de manter. No entanto, se as empresas ignorarem esses custos, isso pode levar a taxas de violação que podem destruir uma grande parte da receita.
Devido à globalização agora, as empresas trabalham em diferentes regiões. E cada região vem com seu próprio conjunto de conformidades. Na realidade, ao manter todos os locais em uma vasta cadeia de abastecimento, pode haver regras que muitos ignoram.
Portanto, como resultado, eles estão presos a uma enorme multa e acusação criminal. Para reduzir esse blockchain, os aplicativos na cadeia de suprimentos podem ser uma ótima solução. Não o único blockchain pode controlar todas as conformidades; também torna o gerenciamento bastante fácil. Assim, pode ajudar a evitar a violação da conformidade juntamente com a prevenção de qualquer tempo de prisão.
-
Proveniência
A procedência é um grande desafio quando se trata de cadeia de suprimentos. Muitas empresas não fornecem informações adicionais sobre a autenticidade do produto. Além disso, muitos realmente não usam muitos recursos para verificar se as matérias-primas são realmente de alta qualidade ou não.
Em um mundo onde a falsificação está tomando conta da economia, saber que o que você possui é autêntico é extremamente importante.
Além disso, é principalmente para os consumidores, pois eles merecem o produto pelo qual estão pagando. No entanto, como todos os dias há uma grande maioria de produtos produzidos e até vendidos, fica mais difícil provar que eles não são falsificados.
Para tornar as coisas mais simples, os aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos podem ajudar muito. Além disso, as empresas podem verificar a autenticidade do blockchain para a rede da cadeia de abastecimento. Além disso, eles também podem adicionar as informações e provas no código QR de cada produto que fabricam.
Dessa forma, ambas as partes obtêm Proveniência sem complicações.
Quer saber como obter a prova de conceito perfeita do Blockchain? Confira nosso guia!
-
Nenhum erro humano
Existem dezenas e milhares de funcionários em uma grande indústria de cadeia de suprimentos. O uso total da robótica ainda não faz parte da linha de produção, sem mencionar que na gestão você precisa de pessoas com habilidades. No entanto, os humanos estão sujeitos a erros. Assim, acabou $ 50.000 – $ 150.000 está perdido devido a um simples erro humano.
É basicamente devido ao processamento manual. Não só leva mais tempo, mas também está cheio de dados erógenos. Para ajudar nessa situação, os aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos podem agilizar o processamento de dados na rede.
Transações automatizadas, entrada de dados, manutenção de registros e rastreamento do processo tornam o blockchain para o sistema da cadeia de suprimentos uma tecnologia lucrativa. Assim, as empresas agora podem economizar milhões se investirem em blockchain para a cadeia de abastecimento.
-
Segurança alimentar
A segurança alimentar, uma das maiores preocupações de qualquer indústria alimentar no mercado. Na realidade, as indústrias alimentícias têm um esforço extra para manter todos os materiais fora de qualquer contaminação. Devido à natureza delicada de cada material, as empresas precisam ser extremamente cuidadosas e oferecer produtos de alta qualidade.
Achamos que você já sabe como a contaminação por E.coli quebrou toda a indústria de alimentos e deixou muitas pessoas sem emprego. É por isso que as indústrias de alimentos precisam de cuidados extras para não enfrentar qualquer situação semelhante.
No entanto, os aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos podem ajudar nesse sentido. Pode garantir um melhor rastreamento e verificações de qualidade para evitar qualquer contaminação. Assim, as pessoas, em geral, podem obter segurança alimentar na indústria de produtos usando blockchain para a cadeia de abastecimento.
-
Automação
Os processos de automação sempre oferecem melhor fluxo de caixa e reduzem a necessidade de grandes empréstimos do banco. Sim, existem muitas ferramentas de digitalização neste setor, mas mais de 33% dos fabricantes estão decepcionados com isso.
Além disso, mais de 94% dos fabricantes acham que as ferramentas de automação podem realmente mudar o cenário da linha da cadeia de suprimentos. Bom, o link já está aí, grande visibilidade e automação vão ajudar o gestor a chegar a uma velocidade maior de dados.
Na realidade, os aplicativos de blockchain na cadeia de suprimentos são os processos de automação mais avançados e confiáveis de todos. Usar o recurso de contrato inteligente e rastreá-lo pode automatizar o pagamento quando certas regras são atendidas.
Portanto, é um fluxo de caixa fácil para todos no blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos.
-
Reduzindo produtos falsificados
Os US $ 4,2 trilhões em mercadorias pirateadas e produtos falsificados prejudicarão a economia global. E para piorar por causa disso 5,4 milhões de empregos estão em risco até o ano de 2022.
Embora a alfândega e o controle de fronteira estejam tentando o seu melhor para evitar a entrada de produtos falsificados, nenhuma força humana é capaz de lidar com a natureza dos produtos falsificados.
Para lidar com produtos falsificados, que melhor maneira do que emitir mais códigos QR, chips RFID ou códigos NFC para rastrear os produtos. Além disso, os aplicativos de blockchain na cadeia de abastecimento são mais do que capazes de lidar com o fardo.
Com o blockchain para a cadeia de suprimentos, as empresas podem rastrear suas entregas e manter uma vigilância estrita para ver se seus produtos estão sendo substituídos ou não.
Assim, a conexão ponta a ponta pode reduzir relativamente de uma vez por todas os produtos falsificados.
-
Aplicação de políticas e tarifas comerciais
Fazer cumprir as políticas comerciais é uma grande preocupação quando um fabricante embarca de outro país. Existem certos regulamentos específicos para negócios, e muitos parecem ignorá-los. Além disso, mais de $ 200 bilhões de segredos comerciais são roubados a cada ano por várias partes. Apenas colocar as tarifas em vigor não impedirá que isso continue.
Mesmo que as empresas estabeleçam tarifas, muitas podem apenas canalizar os produtos e colocar um adesivo “Fabricado na” para evitar custos mais altos. É por isso que muitos especialistas acreditam que os aplicativos de blockchain na cadeia de abastecimento ajudarão a ajudar a aplicar as políticas comerciais.
Além disso, também pode impedir que bens roubados canalizem custos mais baixos. Como resultado, o blockchain para a cadeia de suprimentos novamente leva a vitória para a melhoria.
-
Verificação de Identidade
A cadeia de suprimentos precisa de verificação de identidade adequada em todas as fases de suas vidas. Na realidade, há muitos funcionários no setor e controlá-los manualmente é quase impossível. Além disso, muitas empresas têm informações confidenciais que desejam proteger da força externa. Assim, apenas dar acesso aos funcionários que têm a verificação adequada é uma obrigação.
Nesse caso, o blockchain para integração da cadeia de suprimentos ajudaria muito. Essa tecnologia oferece um processo de autenticação sólido que o hacker não seria capaz de violar. Assim, somente as pessoas que possuem a devida identificação podem entrar na cadeia. Além disso, apenas pessoais que têm autoridade superior podem acessar os arquivos.
-
Gestão de inventário
Muitas empresas geralmente perdem o controle de seus estoques. Obviamente, o gerenciamento de estoque é uma necessidade, pois ajuda a saber quanto espaço de armazenamento ainda resta e quais são as condições de seus produtos. Se não houver gerenciamento adequado, isso abre portas para atividades mais fraudulentas e análises de dados ruins.
Como resultado, a gestão desmorona. Portanto, o blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode mudar o cenário para sempre. Como tem a capacidade de rastrear mercadorias e gerenciar o estoque sem trabalho de base, ninguém pode mexer nos estoques novamente.
Além disso, ajudaria a gerenciar a vida útil do produto também.
Confira nossa folha de dicas do Ultimate Blockchain para saber mais sobre o blockchain da maneira mais fácil!
Capítulo 6: Como o Blockchain para a cadeia de suprimentos pode funcionar
Muitos de vocês podem se perguntar como uma cadeia de suprimentos pode realmente funcionar usando uma plataforma de blockchain. Então, para ajudá-lo a entender melhor, aqui está uma plataforma de cadeia de suprimentos e blockchain hipotética. Vamos ver como isso funciona.
Passo 1:
Nesta etapa, começaremos primeiro com o encontro com os parceiros de negócios perfeitos no blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos. Assim, usando o blockchain na plataforma da cadeia de abastecimento, ambas as partes podem procurar seus fornecedores ou fabricantes autenticados.
Como cada pessoa no mercado terá que mostrar a identificação adequada antes de obter acesso à rede, não haveria problemas falsos da empresa depois que duas partes se encontrassem na plataforma para chegarem a um acordo.
Além disso, usando contratos inteligentes, o fabricante pode colocar o pedido no blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento.
Passo 2:
O fornecedor então coleta todas as matérias-primas do pedido e carrega seus documentos de teste de qualidade no blockchain na plataforma da cadeia de abastecimento. Além disso, o fabricante verifica a autenticidade dos documentos e libera o pedido de transporte.
Assim que o fornecedor obtém a confirmação, ele marca todo o material com chip RFID para o devido rastreamento e informa os produtores. Depois disso, eles enviarão os materiais e notificarão os produtores.
Portanto, ambas as partes irão rastrear a remessa em tempo real e garantir que o produto chegue ao destino em um bom ambiente.
Etapa 3:
Assim que o fabricante receber o produto, o contrato inteligente iniciará automaticamente e liberará o pagamento para o fornecedor. Agora é hora de rastrear a linha de produção em cada estágio com a ajuda do blockchain para o esquema da cadeia de abastecimento.
Além disso, usando a plataforma de cadeia de suprimentos e blockchain, eles também podem ver a condição dos produtos em cada etapa. Isso permitirá que eles antecipem quanto tempo um produto levará para ser finalizado.
Depois que o produto acabado estiver pronto, o gerente de controle de qualidade testará os produtos e fará o upload dos documentos de teste para validação adequada. Além disso, cada produto terá seu código QR e chip RFID relevantes adicionados antes de movê-los para o armazém.
Em seguida, a autoridade monitorará o processo de armazenamento do warehouse usando o blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos. E quando tudo estiver pronto, eles iniciarão outro contrato inteligente com o distribuidor e enviarão os produtos. Portanto, tudo vai continuar nos exemplos da cadeia de suprimentos do blockchain.
Passo 4:
Nesta fase, as cadeias de abastecimento passam para os distribuidores. Depois de rastrear a remessa dos produtores no recebimento, o contrato inteligente liberará automaticamente o pagamento. No entanto, eles podem optar por armazená-lo em seu depósito ou enviá-lo diretamente para os varejistas.
Em qualquer caso, ambos os cenários precisariam de blockchain para plataforma de cadeia de abastecimento para monitoramento.
Etapa 5:
Os varejistas entram em jogo neste. O mesmo processo de rastreamento vai aqui também. Portanto, quando os produtos chegarem a determinados pontos de varejo, o processo de pagamento será iniciado automaticamente. No entanto, o blockchain nas plataformas da cadeia de suprimentos pode ajudar de outras maneiras também.
Por exemplo, pode ajudar a prever o comportamento do consumidor com base na análise de mercado. Então, usando a cadeia de suprimentos e a plataforma de blockchain, o varejista pode saber exatamente o que o consumidor deseja.
Os varejistas também podem oferecer aplicativos com tecnologia de blockchain para o usuário final. Isso ajudaria o usuário final a fazer o pedido sem problemas.
Etapa 6:
É a última etapa do blockchain para a cadeia de abastecimento, e o usuário final será o único poder nesta. Em primeiro lugar, usando o aplicativo, eles podem rastrear seus pedidos nas lojas varejistas. Em segundo lugar, eles podem escanear o código QR para saber se é autêntico ou não.
Por último, caso tenha algum problema, pode reclamar diretamente ao serviço de apoio ao cliente através da aplicação e obter o reembolso ou a troca do produto. Então, você vê que exemplos de cadeia de suprimentos de blockchain podem realmente mudar a maneira como a cadeia de suprimentos típica funciona.
Veja como o Blockchain revoluciona o financiamento do comércio!
Capítulo 7: Blockchains empresariais populares adequados para cadeia de suprimentos
Ok, então há muitos blockchains empresariais no mercado. No entanto, nem todos são adequados para a cadeia de abastecimento. Além disso, existem muitas empresas implementando o blockchain. Selecionamos o blockchain empresarial popular apenas para você. Então, vamos ver o que eles são –
-
Hyperledger
Vamos começar com um dos maiores players do mercado. O Hyperledger é mais do que capaz de lidar com qualquer tipo de caso de uso. Portanto, quando se trata de cadeia de suprimentos, ela pode oferecer recursos lucrativos. As empresas da cadeia de suprimentos Blockchain podem facilmente integrar o Hyperledger com suas redes legadas existentes.
Hyperledger é o produto do Linux e surgiu em 2016. Além disso, o Hyperledger parece ter muitas colaborações sob suas asas – 185 para ser exato. Além disso, a melhor parte sobre esta plataforma de blockchain é que ela oferece dez projetos diferentes que oferecem algumas características específicas.
Portanto, as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain podem simplesmente pegar o que precisam. Agora chega de Hyperledger. Vamos ver o que ele oferece em blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos.
O que ele oferece?
Rede Blockchain permitida
Bem, em primeiro lugar, as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain podem facilmente utilizar sua plataforma autorizada. Na realidade, a plataforma com permissão garante que todos os usuários da rede tenham uma identidade autenticada.
Além disso, a melhor parte é que cada pessoa na rede teria credibilidade por qualquer delito que esteja cometendo. E assim, você pode localizá-los facilmente se algo parecer suspeito no blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento.
Alta escalabilidade e desempenho
A Hyperledger está oferecendo a todas as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain uma arquitetura modular. Além disso, esta arquitetura modular ajuda a dimensionar em grandes quantidades e divide o processo de transação.
Portanto, você recebe um grande impulso. Portanto, o desempenho geral do blockchain para a cadeia de abastecimento melhora muito.
Disponibilidade de dados privados
Existem algumas informações confidenciais que as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain desejam manter em sigilo. No entanto, com o blockchain Hyperledger para a plataforma da cadeia de abastecimento, você pode fazer exatamente isso!
Os arquivos confidenciais permanecem ocultos para todos e apenas o usuário autenticado pode acessá-los. Assim, todos verão as informações de que precisam saber.
Consultas ricas
Na realidade, as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain teriam dificuldade em entender a linguagem de codificação. Bem, nem todo empresário é um programador, certo? Para ajudá-los, o Hyperledger oferece ricas linguagens de consulta para ajudá-los a pesquisar qualquer coisa facilmente no razão. É assim que o blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos ajuda!
Arquitetura plugável
Você pode conectar e desconectar qualquer recurso no blockchain para a rede da cadeia de suprimentos. Além disso, ajuda a aumentar a flexibilidade das empresas da cadeia de suprimentos de blockchain.
Confira nosso guia sobre interoperabilidade de blockchain agora!
-
Enterprise Ethereum
É mais um blockchain empresarial adequado para a cadeia de abastecimento. As empresas da cadeia de suprimentos de blockchain precisam ter um backup, pois são novas na tecnologia. E assim, a empresa Ethereum irá ajudá-los de todas as maneiras.
Além disso, se você desenvolver um novo tipo de blockchain para a plataforma de gerenciamento da cadeia de suprimentos com base no Ethereum, eles o certificarão oficialmente. Assim como o Hyperledger, eles são uma grande empresa com mais de 250 membros.
Basicamente, eles têm dois tipos de plataforma, tanto pública quanto privada. No privado, você pode iniciar transações dentro de uma rede privada.
Qual é a visão deles?
Plataforma Aberta
Sua visão principal é oferecer uma plataforma aberta para todas as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain. Além disso, eles também querem estabelecer que não oferecem um produto, mas um padrão para o desenvolvimento de blockchain para gerenciamento da cadeia de abastecimento.
Acesso Autoritativo
A Enterprise Ethereum ajudará todas as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain com diretrizes de desenvolvimento e operacionais para qualquer projeto Ethereum. Portanto, se você lançar um blockchain para o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos, eles examinarão o desenvolvimento. Portanto, você obterá o melhor do melhor suporte técnico desde o início.
Fornecer suporte governamental
Os projetos de blockchain enfrentam principalmente problemas com governos. No entanto, com Enterprise Ethereum blockchain para a cadeia de abastecimento do seu lado, você não terá que se preocupar com nada. Além disso, a EE cuidará de todas as questões técnicas inteiramente para as empresas da cadeia de suprimentos de blockchain.
Obtenha recursos lucrativos do domínio público
Há também um blockchain Ethereum público. Portanto, quaisquer mudanças no domínio público afetarão os privados também. Além disso, o blockchain para empresas da cadeia de suprimentos pode levar principalmente os recursos de que precisam. Portanto, nenhum recurso extra irá desacelerar o blockchain para a plataforma de gerenciamento da cadeia de abastecimento.
Padrões em desenvolvimento
O EE utilizará todos os padrões da plataforma de blockchain pública anterior, que está no ar desde 2015. Além disso, as empresas da cadeia de abastecimento de blockchain podem obter a versão melhor da empresa Ethereum.
-
Corda
Corda de R3 é na verdade a versão comercial do software Corda. Além disso, é um código aberto principalmente para usuários de blockchain corporativos. Em suma, se você deseja obter um blockchain para a cadeia de suprimentos que gira em torno da qualidade dos serviços ou da infraestrutura de rede, Corda é sua melhor aposta.
Começou a jornada em 2015 e agora tem mais de 200 membros entre o seu meio. No entanto, Corda é principalmente para organizações financeiras. Mas eles estão começando a se expandir para outros setores, incluindo a cadeia de abastecimento.
O que o Corda Enterprise oferece?
Firewall de aplicativo
Um dos melhores recursos do blockchain Corda é o firewall de aplicativo. Além disso, este firewall de aplicativo oferecerá suporte para o esquema de plataforma de cadeia de fornecimento de blockchain. Além disso, o firewall do aplicativo oferece suporte a autorizações adequadas.
Portanto, de certa forma, quando qualquer terceiro tentar entrar no blockchain da plataforma da cadeia de suprimentos, ele o rejeitará imediatamente. Além disso, os usuários com as habilidades adequadas obterão o controle do gerenciamento de acesso. Assim, cada usuário pode cuidar da rede por conta própria.
Você deve estar se perguntando que isso é ótimo, mas como faço para me comunicar com o mundo exterior? Bem, é simples, a rede mantém os invasores fora, mas não limita o acesso dos usuários a dados externos. Para garantir que ninguém possa violar o canal, eles oferecem medidas extras de segurança.
Então, você vê que Corda pode ser uma plataforma perfeita para blockchain para gerenciamento de cadeia de suprimentos.
Existem alguns recursos?
Não apenas um firewall, mas há mais recursos para cada blockchain para esquema de cadeia de suprimentos. Assim, Corda lhe dará todas as ferramentas de que você precisa para otimizar o ambiente de TI. Portanto, com isso, você terá opções de monitoramento, governança, procedimentos de recuperação e alta disponibilidade. Além disso, você também terá nós de última geração, suporte ao cliente e cronogramas de lançamento.
No entanto, o blockchain Corda para a cadeia de suprimentos também oferece suporte a bancos de dados Oracle e SQL. Portanto, seria mais fácil para seus desenvolvedores integrá-lo.
-
Quorum
Quorum é uma criação de J.P. Morgan, que usou Ethereum como a tecnologia raiz. Mesmo ele usando Ethereum, há muitas diferenças entre as duas partes. Além disso, o ambiente é explicitamente projetado para lidar com todas as pressões de empresas, como o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Portanto, usar o Quorum como a tecnologia em blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos seria excepcional.
Características do Quorum
Autoridade de gerenciamento de nós
O blockchain corporativo do quorum determina uma autoridade designada e essa pessoa ajuda a aprovar quais nós podem entrar na plataforma. Portanto, a plataforma não será de domínio público, mas permanecerá privada. Além disso, apenas usuários autorizados podem entrar na rede. Principalmente essas pessoas seriam parceiros de negócios e funcionários internos.
Transações Privadas
O melhor recurso que você pode usar em seu blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos são as transações privadas. Isso significa que você poderá liquidar o pagamento de forma privada, com apenas o seu parceiro de negócios tendo acesso.
Além disso, nenhum usuário pode ver ou acessar o histórico de transações privadas. Seria apenas visível para as partes transacionando no blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento.
Acordo por Votação
Outro grande recurso do Quorum é que ele não possui algoritmos de consenso que consomem energia. Além disso, ele executará o blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos no Quorumchain. É um mecanismo de votação que permite uma transação mais rápida.
Além disso, o algoritmo atribui direitos de voto a usuários especiais, e somente eles podem participar do acordo. Então, você vai acabar com um blockchain escalonável para a plataforma da cadeia de suprimentos.
Desempenho de alta qualidade
O desempenho das redes da cadeia de suprimentos com base no Quorum é excelente. Se você comparar com outros jogadores no mercado, verá que é bastante superior. Além disso, você obterá uma alta taxa de transação em seu blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento.
Quer qual empresa oferece serviços BAAS? Confira Nosso Blockchain como um guia de serviço agora!
Capítulo 8: Empresas do mundo real usando blockchain para cadeia de suprimentos
-
De Beers
A De Beers está usando projetos de cadeia de suprimentos para rastrear diamantes desde os mineiros até o varejista. No momento, eles já rastrearam 100 diamantes de alto valor usando o blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos. Além disso, a De Beers é um dos maiores produtores de diamantes do mercado. Além disso, eles querem usar a plataforma para verificar a autenticidade dos diamantes.
E para se certificar de que os diamantes não vieram de uma zona onde são usados para a violência. Na realidade, outros cinco fabricantes de diamantes investiram no projeto piloto denominado “Tracr”.
“Tracr” é um excelente acréscimo à lista de projetos de blockchain da cadeia de suprimentos. De qualquer forma, os cinco fabricantes incluem –
Jóia de Vênus, Rosy Blue NV, KGK Group, Diarough e Diacore. Recentemente Alrosa também se juntou ao projeto.
-
BHP Billiton
Você deve ouvir sobre a BHP Billiton. Eles são uma das maiores empresas de mineração do mundo atualmente. Além disso, eles estão entusiasmados com o blockchain desde o início e fazem parte de duas grandes empresas – Hyperledger e Enterprise Ethereum Alliance.
No momento, eles estão usando projetos de blockchain da cadeia de suprimentos para registrar o movimento de rochas do poço e também para coletar amostras de fluidos no razão. Além disso, eles estão usando blockchain para sistema de cadeia de abastecimento para proteger dados em tempo real durante o processo de entrega.
Existem também aplicativos da web projetados especificamente para fornecedores. Portanto, eles podem usá-lo e saber o status exato do blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento.
-
Dole
A Dole está usando blockchain para a plataforma da cadeia de suprimentos para evitar a contaminação de alimentos. Na realidade, a Dole é uma empresa de alimentos que ofereceu um relato sensato sobre o quão tóxica a indústria de alimentos se tornou, enquanto trabalha com métodos antiquados.
De acordo com a Dole, eles acreditam que o blockchain para a cadeia de suprimentos é a solução definitiva para reduzir o escopo de epidemias. Além disso, eles também acham que os projetos de blockchain da cadeia de suprimentos podem realmente oferecer rastreabilidade e transparência.
É por isso que eles estão trabalhando com IBMs Food Trust para eliminar a contaminação de alimentos bons. No entanto, tudo ainda está em execução nas fases de teste.
-
Subway e Tyson
A Tyson e a Subway aderiram a uma solução de rastreabilidade da cadeia de abastecimento alimentar. Além disso, o provedor é FoodLogiQ (um provedor SAAS). No momento, eles têm um projeto piloto onde várias empresas estão interessadas em experimentar.
Além disso, o objetivo principal dos projetos de blockchain da cadeia de abastecimento é buscar os desafios e oportunidades em blockchain para solução de cadeia de abastecimento.
De acordo com as empresas de alimentos, a demanda dos clientes por total transparência é o principal motivo do lançamento do projeto. Na realidade, o objetivo é dar ao cliente uma espiada dentro da linha de produção e informá-lo de que nenhum produto químico é adicionado à cadeia de abastecimento.
-
Nestlé e Carrefour
A maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé e um dos maiores supermercados da França, o Carrefour, está lançando o blockchain para o projeto da cadeia de abastecimento. Além disso, o projeto vai oferecer maior transparência na indústria de alimentos.
De acordo com as empresas, elas trabalharam com a IBM para o projeto e levou apenas seis meses para concluí-lo totalmente.
Na verdade, eles estão oferecendo apenas um produto chamado Mousseline Puree. Com a ajuda do aplicativo, os clientes podem escanear o código QR e saber exatamente de onde vieram as batatas junto com informações adicionais.
É por isso que é um ótimo exemplo de cadeia de suprimentos de blockchain na indústria de alimentos.
-
Unilever
A Unilever também está fugindo para os projetos de blockchain da cadeia de suprimentos. Na realidade, eles estão usando projetos de blockchain da cadeia de suprimentos para gerenciar o processo da cadeia de suprimentos do chá. De acordo com eles, eles lançaram atualmente um projeto de blockchain que usa a tecnologia para gerenciar transações na cadeia de abastecimento.
Além disso, a empresa está fazendo parceria com bancos e muitas empresas iniciantes para rastrear os produtores de chá no Malaui, pois eles são o principal fornecedor. Além disso, os projetos de blockchain da cadeia de abastecimento também podem atingir mais de 10.000 agricultores.
Outro projeto da Unilever é criar transparência na cadeia de suprimentos de anúncios digitais. Para isso, eles estão recebendo suporte técnico da IBM.
-
Walmart
O Walmart está usando a solução de cadeia de suprimentos da IBM para alimentar seu blockchain para o projeto de rastreabilidade de alimentos da cadeia de suprimentos. Além disso, eles planejam rastrear a comida da fazenda até sua loja em tempo real na estrutura de projetos de blockchain da cadeia de suprimentos.
O Walmart está trabalhando com a IBM há muito tempo, especificamente em 2016. Além disso, eles já estavam usando outros projetos de blockchain da cadeia de suprimentos para manter a produção. No entanto, agora eles vão pedir aos fornecedores que ofereçam total transparência na produção de folhas verdes.
Mas por que eles estão fazendo isso? Principalmente porque o Walmart quer oferecer ao seu cliente o mais alto nível de qualidade e reduzir qualquer tipo de contaminação nos alimentos. Então, que melhor solução do que o blockchain para a cadeia de abastecimento, certo?
-
Tomcar Australia
Tomcar Australia é uma empresa fabricante de automóveis de Melbourne, e eles têm usado bitcoin para vender e comprar seus produtos. Não é exatamente um blockchain para o projeto da cadeia de suprimentos, mas apenas uma maneira de liquidar o pagamento dentro do nível de produção com dinheiro digital.
Segundo eles, 40% de seus materiais são importantes em escala global. Portanto, usar uma solução baseada em blockchain é muito mais adequado para eles. Além disso, eles não só pagam com bitcoin, mas também aceitam bitcoin como método de pagamento de seus clientes.
Então, agora os clientes podem apenas usar a plataforma blockchain e comprar o carro desejado sempre que quiserem.
-
Abu Dhabi National Oil Company
A Abu Dhabi National Oil Company está trabalhando com a IBM para garantir um blockchain para um projeto de cadeia de suprimentos que rastreia a produção de gás e petróleo. Além disso, a ADNOC é uma empresa estatal e lida com mais de 10,5 pés cúbicos de gás e 3 milhões de barris de petróleo por dia.
Então, no que diz respeito aos exemplos de cadeias de suprimentos de blockchain, este é enorme. O projeto piloto já rastreia os valores financeiros e as quantidades de transações bilaterais everting. Segundo a empresa, o projeto pode ser único por ser o primeiro da cadeia de abastecimento de gás e petróleo. Além disso, o projeto é altamente escalonável e pode lidar facilmente com sua alta carga de trabalho.
-
Martine Jarlgaard Londres
A estilista Martine Jarlgaard está utilizando a tecnologia do futuro com bastante rapidez, como podemos ver. Ela usará projetos blockchain da cadeia de suprimentos para rastrear a indústria de vestuário para ver se tudo está certo ou não.
Portanto, a indústria da moda também está revolucionando com a tecnologia de razão distribuída. No momento, o projeto piloto de blockchain da cadeia de suprimentos girará em torno de suas próprias coleções. Além disso, ela fará parceria com a Provenance e outra empresa chamada A Transparent. Com a ajuda da tecnologia, o estilista rastreará desde a matéria-prima até a peça acabada.
-
Plantaze
Plantaze é um produtor de vinho que irá rastrear sua produção de vinho e eliminar vinhos falsificados para sempre. Então, para isso, eles estão usando o blockchain piloto da OriginTrail para o projeto de cadeia de suprimentos. No momento, a primeira fase do projeto já está concluída.
Basicamente, os vinhos falsificados estão varrendo o mercado há muito tempo e mais de 50% deles são falsos. Não só aumenta os problemas de saúde, mas também diminui o valor da marca.
Portanto, usando os projetos de blockchain da cadeia de suprimentos de sensores inteligentes, a empresa pode rastrear facilmente todas as suas entregas e garantir que as pessoas recebam o produto real.
-
Kahawa 1893
Kahawa 1893 é uma das marcas de café que está mudando a forma como a cadeia de abastecimento do café funciona. Usando os serviços do Bext360, eles usarão o blockchain para a plataforma da cadeia de abastecimento para rastrear a origem do café.
Como eles têm uma abordagem muito seletiva para escolher os grãos de café, é altamente necessário que os fornecedores se mantenham fiéis ao seu acordo. Além disso, eles não apenas rastrearão a origem, mas também rastrearão o processamento dos grãos de café e gerenciamento de estoque.
Além disso, como doam 25% de sua receita para sustentar a mulher na linha de produção, o sistema de pagamento também seguirá a tecnologia blockchain.
-
Novartis
A Novartis é uma farmacêutica sueca que monitora a temperatura do medicamento usando projetos de cadeia de suprimentos em bloco. Além disso, eles farão o possível para rastreá-los em tempo real para que possam saber com certeza que o medicamento não está vencido.
Por outro lado, identificar o produto falsificado também é uma possibilidade devido ao bloqueio do esquema de gerenciamento da cadeia de abastecimento.
Na realidade, a Novartis está tentando criar um consórcio que conectará outras indústrias farmacêuticas na Europa também. Além disso, ele também conectará outros hospitais, instituições educacionais, etc. Então, basicamente, cada entidade dentro da comunidade de saúde usará blockchain para a cadeia de abastecimento.
-
Anheuser-Busch InBev
Junto com a BanQu, a empresa está lançando uma plataforma de transparência da cadeia de suprimentos para a Zâmbia. Além disso, terá como foco a rastreabilidade e transparência da cadeia de valor da cultura da mandioca. Além disso, também capacitará mais de 2.000 agricultores de pequena escala na região.
O sistema de gestão de identidade do BanQu ajudará os agricultores a obter maiores oportunidades. É porque as grandes marcas estão procurando melhorar a gestão e melhorar o alcance de seu fornecedor. Além disso, usando a plataforma, a empresa cervejeira pode produzir amidos de alta qualidade para a produção de cerveja.
No final, o projeto de cadeia de suprimentos e blockchain está desbloqueando uma enorme plataforma para as empresas cervejeiras obterem facilmente matérias-primas de alta qualidade.
-
SEIVA
A SAP está lançando um rastreador de cadeia de suprimentos baseado em blockchain que ajudará qualquer empresa a rastrear seus produtos do início ao fim. No momento, eles estão trabalhando com duas dezenas de empresas de tecnologia, farmacêuticas e de transporte para testar sua invenção. No entanto, ainda não sabemos se mais marcas estão usando a solução SAP.
Principalmente, seu objetivo é focar na indústria de medicamentos e alimentos e agregar mais valor à gestão da cadeia de suprimentos.
Muitas empresas como a Tate & Lyle e Natura, Naturipe Farms, Johnsonville, Maple Leaf Foods, etc. está atualmente envolvida no processo.
-
Rolls Royce e Airbus
Sim, alguns dos maiores fabricantes de peças para aeronaves e fornecedores aeroespaciais agora estão explorando soluções de cadeia de suprimentos e blockchain. Essas empresas são Roll-Royce, Airbus, Sabre e S& Grupo. Além disso, eles estão usando uma solução movida a blockchain para rastrear as peças e o processo da cadeia de abastecimento.
Há um grande problema com as peças de transporte, pois na maioria das vezes elas são roubadas ou falsificadas. Assim, eles estão em extrema necessidade de rastrear todos os suprimentos para garantir que cada parte seja autenticada, porque é uma questão de segurança do consumidor.
-
Ford
A Ford está trabalhando com a IBM para rastrear sua matéria-prima de cobalto dos fornecedores. Além disso, eles querem ter certeza de que o cobalto que estão obtendo é de alta qualidade. Além disso, eles fizeram parceria com outras empresas para apoiar o processo de mineração e processo de rastreamento.
Outro grande aspecto do blockchain para o projeto da cadeia de abastecimento é validar os minerais que as empresas usam em produtos de consumo. De qualquer forma, eles irão adicionar os dados no livro-razão quando o cobalto estiver devidamente etiquetado e embalado. E assim eles podem realmente garantir um melhor controle de qualidade usando a plataforma descentralizada.
Confira Nosso Blockchain para Guia de Treinamento Gratuito Empresarial agora!
Capítulo 9: No final
Até agora, falamos sobre o que é a cadeia de suprimentos e como funciona o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Mais importante, apontamos os benefícios e a utilidade do blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Para tornar as coisas mais reais agora, você sabe que existem várias indústrias já experimentando essa nova tecnologia. Obviamente, o blockchain sendo uma tecnologia bastante nova, virá com alguns problemas.
Mas os benefícios superam facilmente os problemas, uma vez que leva a indústria da cadeia de suprimentos em uma versão mais digitalizada. Agora que você sabe tudo sobre isso, é hora de intensificar seu jogo. Com o blockchain do seu lado, você não terá mais que lidar com cadeias de suprimentos legadas.